Caças Rafale cortam linha de transmissão de energia em exercício de treinamento de baixa altitude

42

Em 17 de fevereiro de 2021, dois caças Dassault Rafale da Armée de l’Air et de l’Espace (AdlA, Força Aérea e Espacial Francesa) da 4ª Escadre de Chasse (EC-4), com base na Base Aérienne 113 Saint Dizier/Robinson, cortaram três linhas de transmissão na aldeia de Castellet (Alpes de Haute Provence).

As linhas de energia partidas iniciaram um incêndio e privaram cerca de 300 moradores de eletricidade por horas. O fogo foi extinto por bombeiros e não foram registradas vítimas.

Os dois Rafales haviam decolado da base aérea Orange/Caritat (BA115) em Vaucluse para um exercício de treinamento de baixa altitude.

Embora ambas as aeronaves tenham pousado com segurança, uma delas sofreu danos consideráveis, como mostram as imagens divulgadas.

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Ainda bem que foi só danos materiais, o prejuízo foi considerável, mas ainda bem que ter conseguiram pousar pois voando a baixa altitude e grande velocidade se caísse não sei se daria tempo de ejetar!

Rodrigo M

Sim, há algum tempo um piloto de AMX em acidente similar aqui no Brasil infelizmente não teve a mesma sorte.

Flanker

O acidente com o A-1 ocorreu em dezembro de 2012 na divisa de SC com o RS. A aeronave 5540, do esquadrão Poker, colidiu com uma linha de transmissão de energia da usina de Machadinho, e caiu na barragem., matando o piloto, o capitão Halmenschlager.

Felipe W.

Deu pt no rafinha agora cabeças vão rolar…

Flanker

PT? Acho que não.

Gustavo

Em menos de 6 meses estarão voando novamente.

Barak MX para o Brasil

Interessante essa parte do Rafale feita de material composto.

Nilo

Sim.

Last edited 3 anos atrás by Nilo
Doug385

Interessante mesmo. Parece aqueles móveis de MDF.

Zorann

Ri muito….

Saldanha da Gama

2!!!!!!!!

Tomcat

Me pareceu a mesma coisa quando vi a primeira foto

Mauro Cambuquira

Uai, pensei a mesma coisa. Esse trem de material composto é madeira com cola e depois fazem laminação. Isaque meu sobrinho faz também!

Tutu

Realmente.

A maior parte das superfícies externas são feitas de material composto.

Fabio Araujo

Esses materiais compostos ajudam a diminuir o RCS do caça?

Guy Barroso

Sim.
Materiais metálicos refletem mais ondas de radar.
Compósitos menos.
O problema é que tem lugares que não é possível usar compósitos, como o Motor por exemplo.
Compósitos não gostam muito de altíssimas temperaturas e Raios UV, degradam com o tempo.

Rommelqe

Sim mas sua principal função é reduzir o peso do avião. Quanto a suportar corte por cabo elétrico de alta tensão aí tenho lá minhas duvidas de qual é mais resistente, por que a estrutura em aluminio deforma menos e dependendo da “geometria de corte” é capaz até de ser pior. A estrutura do AMX que foi acidentado também numa linha de transmissão (perto da UHE Machadinho no Rio Grande de Sul) possui uma estrutura toda em aluminio. Se olhar para o bloco que contem a turbina é uma parte muito rígida (para ter uma idéia é usinada a partir… Read more »

Rommelqe

Olhando a segunda foto dá para perceber que o Rafale atingiu o cabo eletrico “de raspão, à esquerda do piloto. A laçada do cabo rasgou parte da fuselagem à esquerda do piloto e o tanque de combustivel externo; imagino que atingiuo eixo de giro do canard e se rompeu ali ou mesmo antes de atingir mais criticamente a estrutura. Se fosse aluminio acho que deslizaria plea estrutura e provavlemente teria arrancado o canard ou algo assim.

Clésio Luiz

Vamos ver também que tipo de cabos foram cortados. No caso do Rafale, eu duvido muito que tenha sido cabos grossos de linhas de transmissão de longas distâncias.

carcara_br

Uma vez eu chutei uma pedra, meu dedão abriu igualzinho.

Dod

Pensa no susto, uma vez eu voando uma linha de pipa enroscou no meu rotor de cauda.O cara fica alguns meses pensando no pior

Nilo

Quem mandou você não instalar uma Antena de Cortar Linha de Pipa.

Saldanha da Gama

esta foi ótima… kkk kkkk kkk

Dod

Não sou o dono hahahah

Rommelqe

Mas veja, falando sério, que muitos helicopteros tem aquele dispositivo para cortar linhas de transmissão na região da conexão do eixo principal com o rotor. Aliás, foi este dispositivo que serviu de inspiração para o dispositivo, obrigatorio por lei que ninguem obedece, para todas as motos… Mas também quem viu alguem cortado por linha de pipa revestida com cerol não deixa de ter a antena corta linha na moto…que nem os americanos no Vietnã cujos jipes tinham um dispostivo deste tipo, certo? Se o seu helicoptero for um simples R22 da vida pode comprar esse aparato e mandar instalar…vai que… Read more »

Mayuan

As leis no Brasil são formuladas de uma forma curiosa. O cerol na linha é proibido desde um tempão. Aí ninguém liga pra coibir isso e como o Estado não faz sua parte, sapeca uma lei obrigando o motociclista a ter as antenas…

Carlos p silva

A Cartografia das cartas eletrônicas falhando aí….

Xui

Precisam atualizar as cartas WAC da França.

Rinaldo Nery

1 : 250.000 ou 1 : 500.000. Não se navega a baixa altura com WAC (1 : 1.000.000).

Edubr

Correto CAP, CNAM pra navegação militar

Gabriel BR

Ainda bem que ninguém se feriu .
O duro é que toda organização ou empresa de grande porte sofre com um percentual de acidentes e a luta diária é administrar o risco de maneira a não perder vidas e minimizar danos materiais.

Rodrigo Cesar

Além de eficientes, provaram ser robustos. Se fossem F35 (muito mais caros) teriam explodido, já que caem sozinhos.

Flanker

Essa conclusão é sua, apenas.

Marcos Cooper

Baseado em quê vc afirma isso?

Mayuan

Nas vozes da cabeça dele ué rsrsrsrs

Paulo Eduardo Sipoli Faria

comment image

Elias

Mas em questão de letalidade é muito superior ao rafale , já que argumentou sem baseamento, eu também posso . Questão de opinião

Elias

Perdão “embasamento”

Pedro Bó

O piloto era o Joe Mirolha do Casseta & Planeta?

Sérgio Luís

Muita mas muita sorte!

Cristiano GR

A parte aparente do tal material composto parece fibra de vidro misturada com madeira. kkk
Este tipo de acidente serve para chamar a atenção sobre como estão desleixando para o cuidado com luzes de sinalização de antenas, notei que muitas antenas de comunicação estão ficando sem a tradicional luz de sinalização na ponta e isto não é exclusivo do Brasil.

Kit Carson

No passado um AT26 Xavante teve um acidente levemente similar em Fortaleza, quando um alvo de treino rebocado saiu levando alguns fios de alta tensão juntos… uma galera ficou sem energia durante alguns dias!