Todas as principais etapas da fabricação de um caça Su-57 em um único vídeo!

A Corporação Aeronáutica Unida (UAC) divulgou um vídeo em seu canal oficial no YouTube mostrando as principais etapas de fabricação do caça Su-57 de quinta geração.

No vídeo, pode-se ver como os construtores montam a fuselagem das aeronaves: inicialmente, só se pode imaginar os contornos da futura aeronave, mas, aos poucos, ela se completa. Aplicam-se então revestimentos e tintas especiais e, finalmente, o caça sai do hangar com sua camuflagem “digital” característica.

Os especialistas também verificam no vídeo o funcionamento dos flaps, o trem de aterragem, as bases de apoio e os motores. A cena final mostra o Su-57 decolando.

Os caças Su-57 de quinta geração são produzidos em uma fábrica de aeronaves em Komsomolsk no Amur (Khabarovsk Krai, no Extremo Oriente da Rússia).

A empresa entregará cinco Su-57s para a Força Aérea Russa antes do final deste ano. A primeira aeronave da lista entrou em serviço com um dos regimentos aéreos do Distrito Militar do Sul no final do ano passado.

FONTE: Russia Beyond

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aéreo

Este avião não me convence!

MFB

Está mais para quinta categoria do que quinta geração.

XFF

Inveja é uma doença grave.

Canarinho

Bom mesmo somos nos que nao fazemos nem um quinto do que os caras.

Andre

Só sobrou à indústria aeronáutica russa ser comparada à brasileira mesmo. Ficou bem atrás até da chinesa.

Mauro Cambuquira

Excelente é o seu, do seu país. Vai lá faz um igual. O nosso aqui do Brasil, mais ou menos parecido, não foi feito aqui, muito menos desenvolvido por nós. Ah! Ele chegou de navio… Temos a enorme quantidade de um só. Ah! Não podemos contar com ele ainda… Portanto não arrume confusão com pólvora por aí.

Andre

Bons tempos em que as capacidades sovieticas eram comparadas às americanas. Sobrou comparar às brasileiras mesmo. Deve dar uma saudades….

Julio Buzoli

Se jogar um osso nesse comentário, os vira-latas se matam!
seu país”, disse o norueguês…


Jadson Cabral

vira-latas e ufanistas, os dois a 80km/h, quem ganha? Tem um pessoal engraçado aqui que acha que faz questão de fechar os olhos para os problemas do pais e quem discorda é taxado de vira-lata.

Willber Rodrigues

Se eu fosse russo, eu te perguntaria “legal fera…e seu país, fabrica o quê mesmo?”

Dart

HAHAHAHAH mudou a cotação do dólar sua opinião.

Ari Levinson

A cotação da verdinha não muda, mas é verdade….

O Su-57 na verdade é um “tipo 5G”…rs!

Andre

Ainda mais sem motor com capacidade super Cruise. Vai ser um 5–

Agressor's

E o F-35, ele é Full Stealth ou um Stealth All-Aspect?

Antoniokings

O F-35 é ‘full problem’

Neto

Financial problems…

DSC

Literalmente, todos os caças modernos estão cheios de problemas no inicio do programa e de sua vida operacional. O F-35 apenas teve/tem/terá muito mais que a média, pois é, muito simplesmente, uma aeronave e programa revolucionário, no estado da arte, e muito mais complexo que qualquer outro já pensado/criado/desenvolvido/feito. Portanto, não entender isso, e passar todo o tempo de sua vida criticando e falando baboseira sobre o F-35 só apenas porque ele teve/tem problemas, só demonstra que você é ignorante e tem um grande atraso mental… Você, e também todos aqueles que colocaram like nesse seu comentário (tô assumindo que… Read more »

Carlos Campos

kkkkkkkkkkk

XFF

Cuidado que inveja mata.

Sandro Malta Moran

E precisa te convencer de algo?

João Augusto

É só não comprar.

Chris

Ta ! Olhando as diferenças na fuselagem… É difícil acreditar que seja tao stealth qto os americanos (A própria Russia nem afirma isso). Mas que é um senhor aviao, stealth e tem tecnologia,… Pra mim… Não ha dúvidas !

Alias… Nao ser tao stealth, pode lhe render outras vantagens !

Willber Rodrigues

Se é o melhor, eu não sei. Mas que é o 5° geração mais bonito, isso é inegável.

Saldanha da Gama

2!!!!!!!!! disparado

Tomcat4,2

3!!!!!!! com certeza!!!

Carlos augusto

Com certeza é mais bonito que a baleia assassina chinesa, aquele enorme com uns canards gigantes…

Zorann

Não dá para negar né. É muito bonito. E construído em um país que apesar de todas as dificuldades (como por exemplo, não ter uma economia grande), consegue investir/gerar novas tecnologias e exportando.

Pstx2021

Falou tudo

Tomcat4,2

Falou tudo e , olha que aqui só falamos de “1”(UM) avião e nem tocamos em todo o absurdo e completo portfolio da indústria de defesa russa!!!

Ari Levinson

Matéria chapa branca que não elide os problemas do Su-57 que a mídia estatal russa convenientemente empurra para embaixo do tapete, a começar pelo RCS maior que o aceitável para um caça de quinta geração e os atrasos constantes na entrada em serviço do motor definitivo.

Fabio Jeffer

O F-35 possuía inúmeros problemas que foram sendo resolvidos com o tempo, aliás ainda hoje possui muitos problemas

Ari Levinson

Sim, você está certo!

Mas a diferença é que a mídia dos EUA tem acesso às notícias acerca dos problemas do avião ao passo que a mídia estatal russa não noticia os problemas do Su-57 levando os incautos e sugestionáveis (não é o seu caso) a acreditarem que o avião é isento de problemas

Last edited 3 anos atrás by Ari Levinson
Mirade1969

Só por isso eles vão parar o projeto e a fabricação e a promoção dele. Todo projeto em maior ou menor grau tem algum entrave e se ele está entrando em operação agora mais de 10 anos após o primeiro voo é por que foram resolvido satisfatoriamente estes entraves.

Hank Voight

Tanto foram resolvidos satisfatoriamente que o motor definitivo, que era para ter entrado em serviço em 2019, tem previsão agora para 2025

Mauro Cambuquira

Prefiro preocupar com os nossos problemas. Atualmente só temos um F-39. Precisamos resolver isso com uma quantidade maior, podemos pedir alguns F-35 emprestadados, doados, ganhados, sei lá. Esqueça os outros, resolve essa cuestão pra mim ou pra nós aí tá Okay! Abraço!

igortepe

Daqui a uns 30 anos quando os EUA já estiverem colonizando Marte, eles doarão os F35 que já estarão totalmente ultrapassados para o Brasil.

Elias

Concordo com você. Hoje em dia eu tenho um pé atrás para o que é noticiado e abafado pelos órgãos de divulgação

LUIZ BELO

Igual aos problemas astronômicos da Boeing que so foram conhecidos depois dos desastres do MAX. So veio a público depois dos acidentes a negligência da Boeing e da FAA.

Antoniokings

Ah é?
Agora são os motores superaquecendo.
Isto não tem mais jeito, camarada!

Hank Voight

O que não tem mais jeito é o gap tecnológico que se abre deixando a Rússia para trás…rs!

Gilmar

Às vezes me pergunto se esse gap é tão grande assim.
Apesar da diferença econômica gigantesca que existe entre Rússia e EUA, equipamentos como S-400, mísseis de cruzeiro, mísseis hipersonicos, fragatas e submarinos modernos, Su-35, maior drone de combate do mundo, entre outros, estão para nos fazer refletir sobre esse gap é assim tão grande.

Hank Voight

Vamos aos fatos: O S-400 assim como o S-300 tem se mostrado incapaz de neutralizar as incursões israelenses na Síria, especialmente aquelas levadas a cabo pelos F-35I O Su-35 em oportunidades diversas se mostrou incapaz de impedir a aproximação dos F-22 dos jatos de ataque russos na Síria. Segundo consta tiraram uma fotinha do IRST para a Sputnik fazer propaganda mas não elide esse fato…. No terreno dos caças 4G+ o Su-35 ficará perigosamente atrás do novíssimo F-15EX especialmente no tocante a radar, capacidade de mísseis ar-ar e suíte EW. E lembremos que o “cobra de pugachev” só serve para… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Não há em lugar nenhum do mundo, uma definição do indice de RCS que um caça tem que ter para ser considerado um caça de 5°geração. Até porquê, o RCS não e o único critério de definição de um 5G. O quê se adota, como definição e que se a aeronave, tiver um RCS bem menor do quê teria, em relação a seu peso e tamanho, já se considera um caça com técnologia voltada para aumento de discrição como: fuselagem sem ângulos retos, uso de materiais absorvedores de radar, transporte intermo de armas, integração de sensores e redução assinatura de… Read more »

Luís Henrique

Sim. E eu fico com o general da USAF: Não se pode determinar a RCS de uma aeronave, apenas olhando para ela.

Muitos “ispecialistas” definem o Su-57 como não sendo furtivo na base do olhometro

Cristiano de Aquino Campos

Pois e amigo, subestimar o inimigo e dar a vitória para ele. Me lembra de um fato pouco lembrado, de um missil ar-ar americano recente, guiado por infravermelho que não foi tão eficiente contra um caça de origem Russo em teste pois descobriram que o mesmo não estava calibrado para os motores Russos. Tem a materia aqui no site.

Gilmar

Os Russos por falta de capacidade técnica, ou por doutrina de emprego de seus caças, dão maior ênfase ao uso da eletrônica, seja por interferência direta (força bruta), ou dificultando a localização e travamento de seus caças.

Rodrigo Maçolla

“Bela Máquina não” e se é bonito voa bem , eu gosto como os russos mantem a tradição como o uso do mesmo design nas rodas do trem de pouso, isso da identidade ao avião

Mirade1969

É para operar em pistas pouco preparadas. Isso pode fazer a diferença em um conflito.

Antoniokings

Segundo a ‘Military Watch’ é o avião mais moderno do Mundo.
O piloto praticamente não precisa fazer nada tamanho nível de automação da aeronave.

Hank Voight

Vai dar F-16V, creio….
Sds!

Antoniokings
Hank Voight

A credibilidade desse site é a mesma de uma nota de 3 reais ou seja, está no mesmo patamar de Sputnik e Southfront

JuggerBR

Não sabia que o Sargento da Policia de Chicago Hank Voight entendia de avião… heheh.
E acho que noticia da Sputnik vale nota de 2,50 no máximo…

XFF

Isso é um espetáculo!. A engenharia aeronáutica da Rússia é bastante avançada.
Os invejosos devem estar morrendo raiva, pois tinham quase certeza que SU-57 não ia sair do papel.rs

Mauro Cambuquira

A falta de conhecimento leva alguns a ignorância do alheio. Os russos colocaram em orbita essa semana um modulo de acoplamento da ISS, que é para substituição de outro. Tudo foi feito de forma remota. Nós temos Alcântara para chamar de meu e só!

Leandro

Cadê as câmaras de dilitio e o reator de matéria/antimatéria?

Antoniokings

Aparentemente, foram instadas no F-35.
As notícias é que os motores estão ‘fritando’.
Surpreso com mais esse problema?

Ari Levinson

Quem estão sendo “fritados” pelos F-35 israelenses são os membros da Guarda Revolucionária Iraniana no Iraque e na Síria….

Jones

Lindo esse caca, os russos são incríveis. Fazem as coisas acontecerem.

leonidas

O bicho é bonito hein?
Imaginem ele com um canopi e motores com escapa ao estilo F 22!
Nossa senhora ia detonar geral…
Não tenho a manha, mas gostaria de ver uma arte gráfica dele nesta configuração 🙂

Melky Cavalcante

O pessoal está levando muito pro pessoal as coisas. Mas o fato é que a Rússia não tem Know-how no desenvolvimento de aeronaves Stealth, É ingenuidade achar que Rússia (pós USSR) que nunca desenvolveu uma única aeronave de combate, vai em um piscar de olhos desenvolver algo que se equipare aos modelos Stealths americanos, que desde os anos 80 vem ganhando Know-how na área, não não vai. E isso não é desmerecer o trabalho dos russos, que certamente fizeram um ótimo trabalho das condições que têm, e nem falar que o Su-57 é ruim, por que não é. Mas não… Read more »

Thiago A.

Em parte concordo, a quantidade de pesquisas/projetos e recursos dos EUA é improponivel para qualquer nação ( feita exceção para a China). Mas o fato de que outras nações não tenham aeronaves furtivas e de 5* geração não implica que não possuam o conhecimento necessário para produzi-las . Reino Unido, França e até Alemanha ( me vêm em mente o MBB Lampyridae já anos 80) produziram muitas pesquisas e demonstradores de tecnologia para avaliar viabilidade e maturidade das mesmas . Pode não resultar na produção em série de um vetor, mas não estão parados , serve para manter e desenvolver… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Thiago A.
Antoniokings

Vc até começou bem com o ‘ pessoal está levando muito pro pessoal as coisas’.
Depois, começou com seu achismo.
Além de utilizar um axioma do tipo ‘os americanos têm experiência’, fato comprovado com os infindáveis e insolúveis problemas do F-35.

Xui

Se realmente fosse um caça funcional a Rússia jamais mostraria sua fabricacao. É apenas um SU-35 repaginado com RCS semelhante a um ATR. Apenas marketing

Thiago A.

Não entendi essa relação entre capacidade do vetor e a divulgação de imagens do procedimento de montagem/ fabricação … Coisa bastante comum por sinal, você encontrará imagens e vídeos desse procedimento praticamente de todos os fabricantes.

Mauro Cambuquira

Mudaram o layout do site, atraiu uma gama de entendedores entendidos mesmo!

Maurício.

Roberto, se os croatas estão buscando o melhor caça entre esses que você mencionou, sinto muito, mas o Rafale é muito mais caça que o F-16, se os croatas forem pela lógica, vai dar o caça da Dassault.
Só para esclarecer, eu nem sou muito fã do Gripen, nem era o meu favorito para a FAB, mas o tempo do F-16 na FAB já passou faz décadas, você tem que superar isso, rsrsrs.

Maurício.

Roberto, a parte da FAB foi uma “zoada” minha, já que eu sei que você gosta muito do F-16. Eu estou sempre criticando a demora do IRST no Gripen, esses tempos eu disse que no quesito superioridade aérea eu prefereria um Mirage 2000 modernizado do que um Gripen, no F-X2 era o meu menos favorito, pode acreditar, eu não acho o Gripen tudo isso que falam, mas temos que admitir que ele é um bom caça, e mais novo e moderno que um F-16, armado com Meteor não deve em nada para um F-16, Mirage ou até mesmo um Rafale.… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Maurício.
Alexandre

F 16 já era , pode até estar em um milhão de países, mas continuará tendo maior RCS que um Gripen Ng, continuará sem voo super cruise, continuará fazendo uso de um POD de IRST, por não ter o mesmo organico na sua fuselagem, o que aumenta o arrasto, aumenta o RCS ainda mais e ocupa um hard point desnecessariamente. Continuará tendo que fazer uso dos tanques conformais(CFT) para ter um alcance melhor, mas que reduz sua manobrabilidade. Fora as limitações de armamentos, porque não tem código fonte aberto, ou seja, depende da boa vontade yanque por completo para se… Read more »

Zorann

A Croacia nao vai dar conta de manter o Rafale. É F-16

Maurício.

Na minha opinião, no quesito beleza, ainda está para nascer um caça de quinta geração mais bonito que o F-22.

DSC

Compartilho da mesma opinião.
Pode estar longe de ser um dos caças mais bonitos de todos os tempos, mas para mim o F-22 é o 5G mais bonito.

O Su-57 não é feio, mas parece um Flanker espalmado, imo.

Last edited 3 anos atrás by DSC
JuggerBR

F-14 Tomcat, insuperável…

Marquês de São Vicente

A Rússia é de fato impressionante. Com um PIB nominal de $ 1.4 Tri e depois de todo o desmanche ocorrido na década de 90, ainda é capaz de manter-se relevante na produção de tecnologia militar. Parabéns aos russos.

Andre

Parabéns a Rússia. Eles têm muito a comemorar, apenas 30 anos depois de entrada em operação dos primeiro avião furtivo americano e apenas 4 anos depois do chinês, provavelmente, eles colocam em operação sem primeiro avião stealth, com impressionantes 5 unidades a serem entregues este ano, sem o motor definitivo, sem super Cruise, sem…. E como muitos colegas têm comparado a indústria aeronáutica russa à brasileira, é o que sobra, já que ficaram atrás até da chinesa. Os indianos acertaram em pular fora dessa barca furada, não divulgam mas imaginem os custos de todos esses atrasos e receber um avião… Read more »

Brummbär

Pare de falar besteiras. Mesmo com o motor de 1 estágio o Su-57 tem um dos melhores, se não o melhor, desempenho de vôo dentre todos os caças já construidos, incluindo a capacidade de supercruise de mach 1.22 á mach 1.6, podendo chegar à até mach 1.9 com o motor izdeliye 30.

Andre

sim, não se esqueça do escudo de plasma e do radar fotônico. O imenso interesse e os diversos contratos em vista de serem fechados, a enorme quantidade encomendada e a analise da Índia mostram que é um avião fantástico.

Brummbär

Te pedi pra que parasse de falas besteiras, e não que criasse outras. “não se esqueça do escudo de plasma e do radar fotônico.” Nunca foi proposto o uso de um escudo de plasma para o Su-57 e o ROFAR é para ser utilizado em apenas futuras atualizações/modernização do mesmo. “os diversos contratos em vista de serem fechados” Você mesmo inventou isso, os russos nunca afirmaram isso. “e a analise da Índia mostram que é um avião fantástico. ” Indianos? Não são os indianos que afirmam que o Mig-21 venceu o F-15 em uma RedFlag? Não são os indianos que… Read more »

Andre

Escudo de plasma foi citado por um colega seu aqui no aéreo, não foi invenção minha. Imagino que o português não seja sua língua natal, afinal, “diversos contratos” foi uma ironia às diversas ofertas anunciadas pelos russos e nenhuma fechada. Já sobre a análise indiana, talvez você acompanhe o assunto há pouco tempo ou não se lembre que a Rússia convidou os indianos para participarem do desenvolvimento do su57 e depois de analisar o projeto e o progresso até aquele momento, eles disseram: não, obrigado. Um sitezinho russo defendendo equipamentos russos? Quantos sites chineses falando que o j20 é muito… Read more »

Brummbär

“Escudo de plasma foi citado por um colega seu aqui no aéreo.” Então vá e critique este meu dito “colega”, e não os russos, que nunca falaram respeito de um escudo de plasma para o Su-57. “foi uma ironia às diversas ofertas anunciadas pelos russos e nenhuma fechada” Se você acha errado um vendedor ofertar seu produto, então das duas uma, ou você é idiota ou um péssimo vendedor. “Já sobre a análise indiana, talvez você acompanhe o assunto há pouco tempo ou não se lembre que a Rússia convidou os indianos para participarem do desenvolvimento do su57 e depois… Read more »

Andre

Realmente o português não deve ser sua língua materna. Se eu escrever em inglês ajuda? O caso do escudo de plasma foi para ilustrar como os fanboys russos exageram. Como os su57 nem entrou em operação, nem está com o motor definitivo, e vcs, baba ovos russos, já falam que tem “o melhor desempenho de todos os caças já produzidos”. Da mesma forma que não critiquei eles oferecerem o su57, mas o fato de ninguém ter aceito. Você me viu questionar algum elogio indiano aos equipamentos russos ou está combatendo inimigos imaginários? Outra coisa que você demonstra ainda não ter… Read more »

Brummbär

“O caso do escudo de plasma foi para ilustrar como os fanboys russos exageram” Sim claro, porque vocês haters não exageram nas críticas ao Su-57, não é? “Como os su57 nem entrou em operação” Entrou em operação dezembro do ano passado. ” nem está com o motor definitivo, e vcs, baba ovos russos, já falam que tem “o melhor desempenho de todos os caças já produzidos”.” E você ainda tem a cara de pau de dizer que o português não deve ser minha língua materna, o que eu disse foi:  Mesmo com o motor de 1 estágio o Su-57 tem UM… Read more »

Jones

É lindo demais o SU-57. Melhor que ser bonito é ser superior ao F35 que não sabem o que fazer com ele.

Ari Levinson

Um avião sem radar, sem motores definitivos é superior ao F-35, que tanto sabem o que fazer com ele que não apenas está sendo usado para atacar com sucesso alvos iranianos bem dentro da Síria como está fazendo isso literalmente sambando em cima dos S-300 e S-400 instalado ali?

Amigo, ainda estamos no dia 16 de fevereiro! O Primeiro de abril está longe…?

Andre

O s300 é muito capaz, o problema dele na Síria é que os bons samaritanos russos venderam, entregaram mas não deixam os sírios por as mãos e não disparam um míssel com ele. Então está lá, enfeitando algum hangar sírio.

Brummbär

E desde quando a Síria e a Russia usam S-300/S-400 para defender milícias iranianas?

Ari Levinson

Não apenas usam como estão sendo inefetivos nessa tarefa…rs!

Brummbär

Mentira, e você sabe muito bem disso!
Prove que milícias iranianas estão sendo apoiadas por essas baterias de defesa anti-aérea!
Você está criticando o S-300/S-400 por “falharem” em defender algo que eles nunca foram designados para proteger.

Andre

A Síria não usa desde que o s300 chegou em território sírio, já que, conforme relatório apresentado neste site, os s300 estão sob controle de operadores russos e não sírios, e esses operadora não estão utilizando os s300 contra Israel.

Bela parceria….

Brummbär

“e esses operadora não estão utilizando os s300 contra Israel”
S-300/S-400 são armas defensivas, e só entram em combate quando atacados. O fato de nenhum desses sistemas ter sido destruído na Síria indica duas possibilidades:
-Eles, e as posições que defendem, nunca foram atacadas.
-Israel os atacou, entretanto falhou, e por isso não vemos nenhum S-300/S-400 destruído na Síria.

Ari Levinson

E nem vou falar no fato que o RCS do Su-57 não corresponde ao que se entende ser um valor para caças 5G

Brummbär

Como se você tivesse uma câmera anecoica para saber o RCS do Su-57 e de outras aeronaves de 5 geração…

Ari Levinson

Primeiramente, a própria Sukhoi diz, em suas patentes, que a RCS do Su-57 no aspecto frontal é, em média, entre 0,1 e 1 m². Estas figuras são compatíveis com os ‘Eurocanards’ e últimas iterações dos ‘Teen Fighters’ mas várias dezenas de vezes maiores que as de caças stealth como F-22 e F-35.

Mesmo análises superficiais e cursórias do Su-57 permitem observar diversas características incompatíveis com stealth VLO, mas que são compatíveis com stealth LO.

http://www.gbnnews.com.br/2020/06/o-su-57-e-realmente-um-autentico-caca.html#.YC2AufnmPIV

Boa Leitura!

Last edited 3 anos atrás by Ari Levinson
Brummbär

O link que você postou é uma compilação de quase todas as mentiras e críticas infundadas já criadas a respeito do Su-57, eu poderia escrever um textão refutando todas as baboseiras postadas contidas em seus comentários/links, mas esses 2 textos já fazem isso por mim:
http://fullafterburner.weebly.com/aerospace/sukhoi-pak-fa-the-anti-stealth-gamechanger
https://thaimilitaryandasianregion.wordpress.com/2016/04/27/sukhoi-t-50-pak-fa-russia/

Ari Levinson

O link que você postou é uma compilação de praticamente toda a propaganda chapa branca já criada a respeito do Su-57, eu poderia escrever um textão refutando todas as baboseiras postadas contidas em seus comentários/links, mas o excelente texto em português que postei, com dados técnicos inclusive, já faz isso por mim com perfeição….

Sinto muito!

Brummbär

“O link que você postou é uma compilação de praticamente toda a propaganda chapa branca já criada a respeito do Su-57” Nenhum dos textos que eu mostrei é financiado e manipulado pala Sukhoi. “eu poderia escrever um textão refutando todas as baboseiras postadas contidas em seus comentários/links” Não conseguiu me refutar até agora, e duvido que venha a conseguir fazer isso no futuro, já que seria questionavel dizer que você sequer dedicou 5 min de sua vida pesquisando a respeito do Su-57. “o excelente texto em português que postei, com dados técnicos inclusive, já faz isso por mim com perfeição….… Read more »

Renato H M Oliveira

Eu sou o autor do artigo acima.
Aponte os erros fatuais, por gentileza, ou alternativamente escreva um artigo mostrando porque estou errado.

O primeiro link acima é chapa branca, e o segundo é apenas informativo, não uma análise detalhada. Eu li ambos, além de uns 30 outros, para escrever o meu.

Você tem todo o direito de não gostar ou não concordar com a minha opinião sobre o Su-57, mas não tem direito aos próprios fatos.

Last edited 3 anos atrás by Renato H M Oliveira
Brummbär

“o Irbis-E, tem uma performance comparável ao APG-70 que estreou no F-15E na década de 1980” O Irbis tem um alcance de visão de 350km e um ângulo de visão de 240graus, já o APG-81 do F-35 tem um alcance máximo de 100 milhas(160km) e um ângulo de visão de apenas 120graus. https://www.youtube.com/watch?v=CRkpFsXz9yk “Primeiramente, a própria Sukhoi diz, em suas patentes, que a RCS do Su-57 no aspecto frontal é, em média, entre 0,1 e 1 m².” Aqui está a patente oficial do Su-57: http://fullafterburner.weebly.com/uploads/8/4/8/6/84869598/document.pdf E em nenhum momento eles apresentam qualquer valor de RCS. “Estas figuras são compatíveis com… Read more »

Renato H M Oliveira

O Irbis tem um alcance de visão de 350km e um ângulo de visão de 240graus, já o APG-81 do F-35 tem um alcance máximo de 100 milhas(160km) e um ângulo de visão de apenas 120graus. Falo mais sobre as figuras de alcance neste artigo: http://www.gbnnews.com.br/2020/05/alcance-dos-misseis-teoria-e-realidade.html – resumidamente, alcance é apenas parte da equação, e quando o ângulo de busca é maior o alcance com certeza será bem menor que os 350 km apontados. Além disso, o Irbis tem menos capacidade de lidar com alvos múltiplos e menor resolução até mesmo do que radares antigos como o APG-71 do F-14D.… Read more »

Brummbär

“Irbis tem menos capacidade de lidar com alvos múltiplos e menor resolução até mesmo do que radares antigos como o APG-71 do F-14D” O Irbis-E é capaz de acompanhar 30 alvos e atacar 8, já o APG-71 é capaz de acompanhar 24 alvos e atacar 6. “Tomei como base um artigo da Jane’s, uma das mais importantes na área de Defesa, então eu fico com a palavra deles, embora de fato não colocaram a fonte primária.” A Jane’s cita a patente, a patente não cita RCS, e você contínua a confiar na Jane’s? “mas já foram estimados por diversas publicações”… Read more »

Hipólito Brandão Nina

Lendo os comentários da torcida, fica aqui minha pergunta: se o f-35 é tão bom assim por que os EUA estão investindo no f-15x e em versões melhoradas do f-16.

Andre

Talvez você não tenha reparado, imagino que tenha ficado muito nas entrelinhas, mas está matéria é sobre o Su-57. Ou talvez você tenha postado na matéria errada (fiz isso há poucos dias…).

DSC

Sério isso?

Primeiro, os EUA não estão investindo no F-16. Neste momento, comprar mais F-16s é só uma ideia, uma de muitas para o futuro da USAF (e se isso acontecer será uma má decisão/escolha pra eles*)

Segundo, os americanos só estão comprando F-15EX muito basicamente devido a uma combinação de fatores que são, o lobby da Boeing, a necessidade um pouco urgente de substituir os F-15C/D, junto com o fato que ainda não foi dada ordem para iniciar a produção em massa do F-35.

DSC

*Recomendo ler os seguintes artigos/relatórios/estudos:

Air Force: Don’t Buy Old Combat Aircraft
https://www.forbes.com/sites/davedeptula/2021/01/28/air-force-dont-buy-old-combat-aircraft/?ss=aerospace-defense&sh=13d438f53409

USAF Fighter Force Procurement: A Comparative Analysis of the F-35 and F-15EX Programs
http://a2dd917a-65ab-41f1-ab11-5f1897e16299.usrfiles.com/ugd/a2dd91_76f97b453a564c4cbc0e8f7446693da3.pdf

Resolving America’s Defense Strategy-Resource Mismatch: The Case for Cost-Per-Effect Analysis
https://a2dd917a-65ab-41f1-ab11-5f1897e16299.usrfiles.com/ugd/a2dd91_9eb547d3420d47bc932c95f7e949d024.pdf

Ensuring the Common Defense: The Case for Fifth Generation Airpower 
http://docs.wixstatic.com/ugd/a2dd91_662dd97d81c34910a970569ea97d1cf2.pdf

Jones

Se a engenharia da Embraer melhorar o 14 Bis de Dumont, penso que supera o F35. É uma derrota ! Trilhões foram gastos para apresentar essa pérola. Imagino a vergonha que passaram ao apresentar esse nojo para o Governo Americano, Aliás, não foi tanta vergonha assim, pois é parte do jogo desviar recursos para manter as empresas privadas e seus benefícios.

Ari Levinson

Os prepostos iranianos mortos na fronteira da síria com o Iraque discordam de você

Carlos Campos

Pq a Boeing precisa de Trabalho e doa para os dois partidos nos EUA, eles não vão deixar a Boeing Morrer, a Boeing já é praticamente pré selecionada para o novo caça stealth da USNAVY

JuggerBR

Não sei como é a produção de um caça ocidental, mas achei ‘manual’ demais a linha de montagem, trabalhador esmerilhando, rebitando… Achei que era menos artesanal e mais automatizado, para fins de diminuir erros humanos.

Paulo Drusnam

Aviãozinho feio

Francisco Vieira

Para uns quebrados (PIB menor que o brasileiro, em 2019) que querem se proteger do dono do dólar, estão ótimos!

Carlos augusto

Deveria ser proibido criticar algo sem ter nada melhor para mostrar.