Após treinamento nos EUA, o KC-390 retornou ao Brasil e já avança nas próximas etapas de implantação da aeronave

Missão cumprida com sucesso. Essa é a avaliação da primeira participação do KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) em um Exercício Operacional Internacional. As conquistas inéditas do KC-390 aconteceram em Louisiana, Estados Unidos, entre os dias 12 de janeiro e 05 de fevereiro, durante o Exercício “Culminating”. As principais imagens do treinamento podem ser conferidas no álbum do Flickr da Força Aérea Brasileira e nos vídeos no canal da FAB no Youtube.

O treinamento em conjunto com o Exército Americano, Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Americana teve, entre os objetivos, a preparação de militares e tripulantes para missões de emprego em operações aeroterrestres.

De acordo com um dos um dos integrantes da tripulação do KC-390, Major Aviador Bruno Américo Pereira, a sensação é de dever cumprido “Nós conseguimos fazer os voos de acordo com o planejado, realizando também a missão de lançamento de paraquedistas, com o C-17 e C-130 da Força Aérea Americana. Agora nós vamos continuar a formação e desenvolvimento doutrinários da aeronave”, comenta.

Com um balanço positivo da participação no Exercício “Culminating”, o KC-390 cumpriu etapas fundamentais para o processo de implantação da aeronave, tais quais: a conclusão da primeira participação em um treinamento com cenários militares e objetivos referentes às práticas de combate, a realização do lançamento de paraquedistas com uma tripulação 100% composta por tripulantes da Força Aérea Brasileira e a participação em um voo de formatura tática com aeronaves militares já consagradas.

De acordo com o Capitão Aviador Anderson Dias Santiago, uma aeronave em fase de implantação traz muitos desafios. “Nós estamos ampliando as nossas capacidades e pudemos colocá-las em prática no Exercício ‘Culminating’. Então, para nós foi um ganho muito grande. Nós temos trabalhado há alguns anos no desenvolvimento de técnicas e práticas e esses procedimentos foram muito bem executados durante o treinamento”, destacou.

“Temos a convicção de que a nossa aeronave é muito capaz e estamos prontos para participar de qualquer exercício que venha a acontecer”, complementa o Capitão Santiago.

Na edição de fevereiro do Notaer é possível conferir os próximos exercícios operacionais que o KC-390 participará.

KC-390

O primeiro KC-390 Millennium foi entregue à Força Aérea em setembro de 2019. E, após cerca de um ano e meio operando a aeronave multimissão, a FAB atualmente conta com quatro KC-390 em sua frota realizando missões fundamentais para o país, como a Operação COVID-19, de apoio no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, e na missão de assistência humanitária à República Libanesa.

A participação do KC-390 em treinamentos como o exercício “Culminating” é fundamental para o aprimoramento da utilização da aeronave. A capacidade operacional e de atuação do KC-390 são obtidas mediante o acúmulo de experiências em exercícios conjuntos, o que também possibilita o desenvolvimento doutrinário para a utilização segura da aeronave.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Karl Bonfim

Parabéns para a FAB, ao Exército e a EMBRAER!
Agora é esperar que essa participação no Exercício Culminating “rendam bons frutos” para essas três instituições…

Bueno

Top d+!!

KC390 FA2855 em voo… será que vai para Massachusetts e de la para Lisboa!!

https://www.flightradar24.com/BRS55/26d43c0f

Junior

Será que ele estará na Idex nos EAU que começa no final desse mês?

Bueno

Não sei Junior. Idex nos EAU  sera 25 fevereiro ou foi remarcada?
esta voltado para Jacksonville ou direto para o Brasil … ai vai ser o voo mais longo sem escala.

Junior

A Idex continua de pé com a data original

Bueno

FAB2855 já esta no RJ Parabens a FAB e aos militares que cumpriram a missão.. caga de trabalho pesada

RENAN

Espero que venda muito