No início de fevereiro de 2021, um Alenia EC-27J JEDI (Jamming and Electronic Defence Instrumentation) da Aeronautica Militare (AMI, Força Aérea Italiana) atingiu a marca de 5.000 horas de voo em apoio à Operação Inherent Resolve (OIR), a operação de combate ao terrorismo do Estado Islâmico (ISIS também designado como Daesh) no Iraque e Síria e outras milícias na região.

Os dois sigilosos EC-27Js da AMI pertencem ao Grupo de Trabalho ‘Albatros’ e o tipo começou a operar na área em 10 de agosto de 2016, proporcionando aproximadamente 210 dias de cobertura ininterrupta no teatro da OIR, com mais de 1.000 surtidas contra o ISIS.

Os JEDIs, com os números de série MM62221/46-85 e MM62224/46-89, são a variante de Guerra Eletrônica da aeronave de transporte C-27J Spartan.

O EC-27J foi anunciado em 2010, com seu primeiro voo em 25 de abril de 2014. Ambos os JEDIs são cargueiros C-27J ‘padrão’ convertidos, mas não parecem diferentes externamente em comparação com seus irmãos de transporte. Algumas antenas adicionais, logo abaixo da seção da cauda e da fuselagem, estão conectadas ao EC-27J.

O EC-27J foi desenvolvido para realizar missões de vigilância, proteção e apoio no espectro eletromagnético. Em detalhes, o JEDI é capaz de cobrir uma ampla gama de missões, como a interrupção das comunicações de rádio e, em particular, detonadores remotos comumente usados ​​em Dispositivos Explosivos Improvisados ​​(IED) e operações de apoio à Recuperação de Pessoal.

O EC-27J desenvolveu um equipamento especial “roll-on/roll-off” montado em paletes padrão da OTAN que permite que a aeronave seja rapidamente reconfigurada para JEDI ou missões de transporte.

FONTE: Scramble Magazine

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