O Grupo TATA indiano adquiriu todos os direitos de propriedade intelectual do jato executivo Grob G180. O Grupo desenvolverá e fabricará o jato para uso militar.

A aeronave bimotor de alta altitude está atualmente nos estágios finais de testes na Alemanha e deve chegar à Índia nos próximos meses.

Esta seria a primeira vez que uma entidade privada indiana está pensando em fazer uma aeronave completa de nível militar, que até agora era domínio da estatal Hindustan Aeronautics Ltd (HAL).

A Tata Advanced Systems Ltd (TASL) está apresentando as capacidades da aeronave no show Aero India 2021, na Estação da Força Aérea de Yelahanka.

Embora a empresa não tenha compartilhado os detalhes do projeto, é muito provável que a aeronave seja baseada no Grob G180SPn. O jato de fabricação alemã nunca chegou à produção em série devido a problemas financeiros.

De acordo com a TASL, a aeronave que está desenvolvendo é projetada para voar a 41.000 pés de altitude com uma altitude máxima de 45.000 pés e pode ser usada para fins de coleta de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR).

Espera-se que a aeronave bimotor de asa baixa tenha um alcance de 1.800 milhas náuticas e uma autonomia de 6 a 7 horas com capacidade de carga útil superior a 1.000 kg.

Nenhum pedido firme dos militares indianos foi feito, mas a TASL está confiante de que receberá pedidos em um futuro próximo.

Especificações:
Comprimento: 14,81 m
Envergadura: 14.86 m
Altura: 5,12m
Velocidade: Mach 0.70
Alcance: 3.425 km
Teto: 12.500 m

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Eu queria que a Elite brasileira fosse inteligente e empreendedora igual a da Índia.

Marcos10

Eu queria que o Governo brasileiro fosse inteligente e empreendedor igual ao indiano.
Houve inúmeros projetos militares concebidos ao longo dos anos aqui, com o Estado brasileiro simplesmente a contemplar a coisa até a empresa falir.

Nostra

Important thing is to persist with the projects inspite of sabotage by some of own politicians , military , bureaucrats and media , working for selfish interests and for foreign powers. Keeping the projects alive under constant threats both local and foreign is more important untill better govt arrives is the key. Eg Kaveri engine was shut down by previous corrupt government after letting it suffer due low funding. Current government split program into two. 1. A 110+ kn engine with foreign partnership. 2. Kaveri derivative engine without afterburner to power stealth combat UAV ( Pic below ) So even… Read more »

João Adaime

Caro Gabriel BR
Perdemos este bonde ainda no século XIX com Mauá, que foi boicotado por brasileiros e estrangeiros.
E a situação pouco mudou de lá para cá.
Abraço

Nilo

Foi um estrangeiro, o escocês Richard Carruthers, seu mentor e conselheiro no mundo dos negócios, onde aprendeu inglês, contabilidade e a arte de comerciar, utilizou seus atributos ao bem do país e o que dispertou? Inveja destrutiva. Olhe para dentro do pais.

Last edited 3 anos atrás by Nilo
João Adaime

Prezado Nilo
Você leu “Mauá, o Empresário do Império”, do Jorge Caldeira? Se não, recomendo. Eu nem comprei. Peguei na biblioteca pública.
Abraço

Nilo

?

Foxtrot

Eles são.
Possuem uma inteligência e empreendedorismo sem igual em coisas escusas.
Já vimos muitos exemplos disto kkkk.

João Adaime

Prezado Foxtrot
Criatividade é conosco mesmo. Sabemos encontrar oportunidades até nas piores crises, como a da covid. Teve loja de vinhos vendendo respiradores.
Ainda bem que nossas “otoridades” são atuantes. Para evitar denúncias como estas, extinguiram a Lava Jato.
Abraço

João Augusto

Eu não sei você, colega, mas tenho a sensação de que a mentalidade da elite brasileira é a que teria prevalecido nos EUA se o Norte não tivesse vencido a guerra civil…

Gabriel BR

Não , é diferente para caramba .
Li alguns livros a respeito do sul dos EUA e pude constatar que eles também tinham um projeto de ser potência mundial apesar daquele racismo imbecil deles. Nossa elite é muito é apátrida mesmo!

Saldanha da Gama

2!!!!!!!!!!!!!

Willber Rodrigues

Digamos que eu seja um empresário brasileiro…
Me dê apenas UM motivo pra arriscar meu dinheiro bancando projetos do meu próprio bolso, pra oferecer a 3 FA’s com um largo histórico de calotes, compras a contra-gotas ou que atrasam pagamentos?

Gabriel BR

Não precisa ser projeto militar , apenas produza alguma coisa .

Hellen

Conta gotas quando o produto é nacional,agora quando é estrangeiro sempre a quantidade e grande !!!

Willber Rodrigues

Nem isso.
A gente levou mais de 20 anos pra comprar 36 Gripens.
A Índia, numa canetada, comprou quase 90 Tejas.
Não importa se é produto nacional ou importado, a compra é sempre a conta-gotas.

Zorann

Existe um custo Brasil enorme por trás de tudo. Tenta empreender para você ver se é fácil.

Gabriel BR

A Elite tem o poder para mudar isso! E mais , eu sou um empreendedor.

Luciano Ferreira lima

Eu queria que cada brasileiro, do grande ao pequeno parasse de reclamar (brasileiro é reclamao passivo) e fizesse o seu dever de casa e deixasse de olhar o terreno alheio. Até o momento vi poucos com moral para críticas construtivas. Para bom entendedor meia palavra basta mas sei que daqui a pouco o valentaodo monitor gerará ecos distorcidos. Entender entendeu mas entendeu como lhe convém.

Carlito

Disse uma grande verdade. Isso se reflete inclusive nos comentários neste site, composto basicamente por choradeira. Seja lá qual for o tópico debate, sempre encontraremos lamentações do tipo “país sério é outra coisa”, “o governo não ajuda”, dentre outros absurdos.

Gabriel BR

Então comece a dar o seu exemplo para o Brasil , mostre para o Brasileiro o seu caminho de sucesso e sua conta milionária…

Carlito

Prezado, quando ele diz que gostaria que cada um fizesse sua parte, estava referindo-se não apenas empresários, mas a todos os demais profissionais que compõem uma empresa e uma nação. Um simples operário pode contribuir muito buscando qualificação e aumentando a sua produtividade. Então farei a inevitável pergunta, VOCÊ tem algo para mostrar ao invés de criticar e choramingar?

Guacamole

Parabéns aos indianos. Mas não vejo como uma boa noticia para o Brasil. É mais um player pra ter que competir contra. E os indianos com essa concepção de “Made in Índia” podem acabar aprendendo a desenvolver aviões a um preço mais baixo que o nosso só por causa do tamanho do mercado deles. Já sei que alguns vão dizer que estamos seguros porque eles não conseguiram nem mesmo fazer o HAL TEJAS direito, mas lembre-se que precisamos de ajuda para fazer o AMX com a italia, e precisamos de novo de ajuda para fazer o Gripen com a Suécia.… Read more »

Foxtrot

Pois é!
Com a dita “abertura do mercado brasileiro a concorrência” era para ter uma livre concorrência entre empresas estrangeiras e nacionais.
Após anos da abertura de mercado não temos empresas brasileiras de veículos ( ouve várias tentativas barradas pelas multi estrangeiras e preconceito brasileiro), eletrônicos, eletro eletrônicos etc.
E o mesmo caminho está sendo seguido no ramo da defesa.
Parabéns aos Indianos!
Espero um dia ainda ver que aprendemos a lição.

Pedro ESIE

Qual abertura de mercado? Não tivemos abertura de mercado.

Foxtrot

Pesquise sobre o governo Collor de Melo e verá.

Foxtrot

Se não tivemos abertura de mercado, então a Coca Cola, Fiat, Ford, Wolks, GE etc etc etc são todas nacionais ?
Pois as mesmas estão em plena atividade aqui em teoria concorrendo com as que deveriam ser nacionais.

Hellen

Ate 2002 se tinha so 4 fabrica marcas de carro no brasil ( ford,fiat,chevrolet,golzinho )!!!!
Hoje tem mais de 20 marcas facil facil !!!!

Defensor da liberdaade

Marcopolo manda lembranças….

Carlito

A maioria das empresas brasileiras bem sucedidas atuam em nichos. A Marcopolo é uma delas. Desde que as montadoras passaram a produzir apenas chassis, as encarroçadoras independentes tiveram um grande crescimento. A Marcopolo através da marca Volare, em tempos recentes lançou um veículo integral, ou seja, carroceria e chassi próprio, e tem tido dificuldades em posicionar este produto no mercado, já que começa a bater de frente com produtos feitos por montadoras tradicionais. Agora tentará emplacar produtos no.segmento ferroviário. Aposta bastante arriscada, mas que se der certo, será um golaço. De qualquer forma, a grande dificuldade de empresas como a… Read more »

Defensor da liberdade

Carroceria para ônibus não é nicho. Carroceria para motorhome é um nicho.

Carlito

Qualquer coisa é nicho dentro de um contexto macro. A Embraer fabrica aviões, mas estrategicamente atua dentro de determinados nichos. Dentro do contexto da indústria automotiva, a produção de ônibus é sim um nicho. Aliás, carroceria é considerado um implemento, já que chassi é de fato o veículo em si. Aliás, tecnologicamente falando, a produção de carrocerias ônibus é algo bastante rudimentar. Uma fábrica de carrocerias de ônibus é na verdade uma grande serralheria. O processo de fabricação é extremamente manual, havendo pouca automatização, e até hoje utilizam-se processos, técnicas, ferramentas e materiais bastante simples. A própria Marcopolo somente agora… Read more »

Carlito

Prezado, qual é a marca do seu celular? Seria Gradiente, Multilaser ou Tec Toy? Alguma vez você teve uma TV SEMP, Cineral, CCE ou Gradiente? Você usa marcas como Nike ou Adidas? Prefere bolachas Nestlé ou Marilan? Esta é a grande diferença entre a Índia e o Brasil. Ainda que os produtos feitos neste país muitas vezes possam ser de qualidade inferior, os indianos sentem orgulho daquilo que eles mesmos fabricam. E serei sincero, embora os indianos estejam se saindo muito bem em muitas áreas, precisa ser muito patriota para ter orgulho de certas coisas produzidas por lá. Uma das… Read more »

Foxtrot

“Enfim, no dia em que o consumidor brasileiro passar a valorizar aquilo que tem, talvez as empresas nacionais consigam obter maior sucesso no mercado e maior longevidade. Obviamente as empresas nacionais também poderiam colaborar um pouco se investissem um pouco mais em desenvolvimento e qualidade…” Meu caro, se leu bem meu post foi exatamente o que escrevi. Além da sabotagem das multi estrangeiras (sim isso existe e os episódios mais recentes são o caso Dolly xCoca Cola e Troller x Ford dentre muitos), tem o preconceito dos consumidores nacionais frente a tudo o que é feito aqui. Vide exemplos aqui… Read more »

Carlito

Meu caro, esquece essa história sabotagem de multinacionais sabotando as pobres empresas brasileiras. Ninguém é mais responsável pelo fracasso do Brasil que o próprio brasileiro. Essa estória entre a Ford e a Troller é uma balela tão grande quanto a estória da Gurgel ter ido à bancarrota por conta de uma suposta conspiração das montadoras estrangeiras. A Ford salvou a Troller. Essa é a verdade. A Troller estava a um passo de fechar as portas antes de ter sido comprada pela Ford. E isso não foi feito porque os gringos ficaram com pena, e sim por conta de uma série… Read more »

Gabriel BR

Montadora eu nem ligo muito , mas nossa elite só quer saber de viver de rentísmo e subsidio estatal Temos que abrir mais o mercado para obrigar nossa elite a trabalhar e agregar valor a sociedade.

Willber Rodrigues

A elite BR, além de terem ainda muito da mentalidade de “sinhô de engenho” do séc. XIX, defende o liberalismo e estado mínimo….pros pobres. Porque a elite BR não perde a chance de mamar em subsídios bancado pelo pagador de impostos.

Foxtrot

Depois que a escravidão no Brasil foi “provida”, nossa burguesia não trabalhou mais.
Nem na escravidão trabalhavam, imagina agora.
Só querem comer mortadela e arrotar caviar.
Vivem pregando a teoria do terraplanismo e raça superior,.
Mas no fundo sabem que fazem parte de “sopa” genética que é a sociedade nacional.
Falam “Brasil acima de tudo” mas no fundo querem dizer Miame acima de tudo.
Absurdo

Rui Chapéu

Olha…. acho que não é bem eles que tão comendo mortadela heim…… ehaiioeahioaehioe

Foxtrot

Não debato com robôs dementados !

Athos Franca

A embraer poderia ser uma nova fabricante de automóveis elétricos e híbridos. Tecnologia e nome consolidado no mundo não lhe falta, além do que a embraer já esta no ramo de satelites, navios e vai entrar na fabricação de drones. Poderia criar robôs humanoides como fazem os asiáticos.
Também weg e agrale poderiam fabricar seus automóveis eletricos e híbridos.
A Caoa tá indo pra lá….

Foxtrot

Em um país que não se privilegia a ciência, P&D etc (e hoje mais do que nunca nossa ciência está sofrendo com cortes de verbas, sabotagens etc), não compensa fazer isso. Primeiro porque não terá apoio para comercializar seus produtos seja no mercado local ou internacional. Segundo porque irão “fuçar” no quintão das nações que somos submissos a elas. E como sabemos que nosso governo é submisso as grandes nações ocidentais, muito provavelmente irão obrigar a Embraer e se vender a outra caso a mesma se aventure nestes ramos. O Brasil por escolha própria está fadado a ser o eterno… Read more »

Rui Chapéu

Que abertura do mercado brasileiro??????

Coloque ai no google :Índice de Liberdade Econômica

Estamos no número 153 de 180 países.

Perdemos pra Uzbequistão, Congo, Gâmbia…

A India está em 130 nessa lista pra ter uma ideia.

Foxtrot

Vai pesquisar a era Collor de Melo e verá.

Marcelo

A abertura de mercado no governo fhc foi so para privatizar as nossas principais empresas estrategicas (vale do rio doce ,usiminas,embraer e tantas outras ) seguindo o consenço de Washington !!!!!
Consenso de washinton significa os paises de primeiro mundo se apoderar das riquezas dos paises subdesenvolvidos !!!!
Libera o livre mercado aqui no brasil sem controle igual todo mundo pede vc vai ver o que a multinacionais vao fazer aqui nesse brasil sem lei !!!!

Last edited 3 anos atrás by Marcelo
carvalho2008
Hellen

Impressionante a quantidade de aquisições que a india faz !!!!

nonato

A Índia não adquiriu nada.
Será que esse avião serve para a finalidade pretendida?
Quem desenvolveu não foi uma empresa renomada…

Fabio Araujo

Mas nesse ponto sou mais a Embraer, ela fez do zero os seus jatinhos, não comprou um projeto de quase 15 anos de uma empresa falida!

Emerson GS

Basta olhar o Praetor 600, projeto pra Awacs, e daria uma belíssima aeronave de guerra eletrônica. Más a falta de visão no Brasil e dê doer ?

Fabio Araujo

Esqueceu o R-99? O R-99 EMB-145 RS/AGS é um avião de sensoriamento remoto com vários sensores eletrônicos, em 2003 uns trabalhadores tinham sido sequestrados pelo Sendero Luminoso no Peru e a pedido das autoridades peruanas um R-99 foi para o Peru e ajudou a localizar o acampamento dos sequestradores no meio da floresta amazônica no Peru na operação de resgate.

carvalho2008

O Praetor 600 de fato parece ser uma promesa de excelente plataforma AEW imbativel em sua categoria.

Ele seria pouco menor que o R-99, mas tem quase 250 km/h a mais de velocidade final e incriveis 5.556 km de autonomia…bem mais…

um grande salto de projeto e economia….

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008
Neto
carvalho2008

muito bom!!

Denis

Ô, bichinho feio!! Credo!