Concepção do novo interceptador

Concepção do novo interceptador

A corporação estatal russa Rostec comunicou sobre o início do desenvolvimento de um caça interceptador de nova geração, o MiG-41

“O desenvolvimento do caça interceptador de nova geração já começou. O projeto do Futuro Complexo Aéreo de Intercepção Distante sob a designação de MiG-41 está em desenvolvimento”, indica um comunicado da corporação.

Tradicionalmente, o trabalho de desenvolvimento resulta na criação de um protótipo do novo aparelho.

O caça MiG-41 (PAK-DP, ou Futuro Complexo Aéreo de Intercepção Distante) que está sendo desenvolvido para substituir o interceptor de grande altitude MiG-31, poderá voar no limiar do espaço.

O MiG-41 será um “avião absolutamente novo” e não uma modernização profunda do MiG-31, contando com novas tecnologias para operações em zonas árticas.

Anteriormente, a revista norte-americana Military Watch afirmou que a Rússia poderia desenvolver um novo tipo de caça, reunindo as capacidades mais notáveis do MiG-25 e do MiG-31, bem como tecnologias de nova geração. O MiG-41, observou a edição, seria inclusive capaz de ameaçar satélites inimigos.

FONTE: Sputnik News

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luís Henrique

Muitos falam dos Su-27, Su-30, Su-35, mas o caça mais poderoso da Rússia para combate ar-ar BVR é o MiG-31 BM e BSM.

O mesmo deverá ocorrer com o MiG-41.
O Su-57 será exportado para vários países, e operado em maior quantidade na própria Rússia.
E o MiG-41 será provavelmente maior, mais pesado, mais caro e será operado em menor quantidade e talvez nem será exportado. Ou terá uma exportação mais limitada.

ADAIR HAMES

Só o fato de de alcançarem grandes altitudes já lhe dão uma vantagem sobre os outros vetores, se tiverem realmente a velocidade de mach-4…será um vetor de respeito.

Marcelo

não acredito em Mach 4. Li na AviationWeek que deverá manter Mach 2.35 por longo período, a mesma velocidade do Mig-31, mas por trechos mais longos.

Paulo

Esse conceito de interceptador puro não estaria obsoleto atualmente? Os principais caças da atualidade já nascem multifuncionais, investir nesse conceito parece-me mais uma forma de jogar dinheiro fora.

Flanker

Também penso dessa maneira.

Palpatine

Talvez faça sentido para a Rússia devido ao seu enorme território

Saldanha da Gama

Eles tem o su35 e 57 multifuncionais, este aí é específico para interceptar e deixar o espaço aéreo limpo, facilitando aos outros outro tipo de missão. Não é concorrente, é complemento estratégico.

Cristiano de Aquino Campos

Pelas caracteristicas dele, ele deve interceptar satelites militares em orbita baixa, falvez até misseis balisticos e drones de cima para baixo. Não tem muito como ser multifuncional num caça assim.

beto

Sim, ou os Russos tem alguma tecnologia “alienigena”, ou eles estao regredindo e muito, quando vi imagem, cheguei a pensar que era um projeto cancelado dos xings no maximo.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Nope. Quando se tem 6 fusos horários para defender um interceptador puro faz muito sentido…

Otto Lima

Presumo que o MiG-41 venha a fazer nas VKS (Forças Aeroespaciais) a função que hoje é do MiG-31 e o Su-57, a função que hoje é do Su-27/30/35 e do MiG-29/35. Mas quem faria as funções do Su-33 e do MiG-29K nos grupamentos aéreos embarcados da AV-MF (Aviação Naval)?

Entusiasta Militar

Eu ja achava o MIG-35 o melhor caça do mundo … agora vem essa belezinha ai … vou colocar essa imagem de papel de parede no note agora mesmo kkkk

André Luís

A Sukhoi irá participar tbm. Imagino que o avião poderá ter as dimensões do Su-34, a fuselagem do Su-47 (monobloco), as asas adaptadas para alta velocidade e com shape furtivo, e cockpit lado a lado. Quanto ao motor, li por aí que seria o mesmo motor a ser utilizado pelo Su-57, o que achei estranho, considerando que a Rússia quer um avião com 4. alguma march de velocidade. Enfim, são apenas especulações.

pangloss

Mach 4? É isso mesmo?
A Rússia projeta aviões que são excelentes no Super Trunfo. Mas, quando vão para o Banco Imobiliário, acabam quebrando o país, que assim nem se credencia para o jogo seguinte, o War.

Pedro

Bom, já é alguma coisa nao? E a Europa que nem carta para super trunfo consegue ter e também estão quebrados no Monopoly e para jogar War precisam pedir para os EUA jogar por eles? Agora nao adianta nada ter um monte de super trunfo, estar cheio do dinheiro e casinhas no Monopoly, assim como cheio de exercitos no War se “quem jogará” é indolente, senil e ate ja com sinais de demência como os EUA!

Luís Henrique

Mach 4 à 4.3
O Su-27 só viu vitórias em conflitos.
Os MiG-29 sofreram mais baixas que vitórias, mas eram versões downgraded, operados contra países mais ricos ou contra uma coalizão com ampla superioridade numérica, aeronaves AEW, etc.
Mesmo assim o MiG-29 tem 6×18 em fontes ocidentais e em fontes russas um score bem melhor.

André Luís

“Declarações anteriores de velocidades acima de 3-4M indicam a necessidade de um novo motor turbojato. Ao mesmo tempo, não está excluída a utilização de uma das amostras existentes ou desenvolvidas com características adequadas. Em particular, a nível de rumores, houve relatos da possível integração do “Produto 30″ desenvolvido para o PAK FA.” topwar.ru “Mas, quando vão para o Banco Imobiliário, acabam quebrando o país” Exatamente, por isso se nota uma modéstia na composição das forças russas. Vejamos, por exemplo, a marinha: apesar das maquetes de destroyeres, os russos estão investindo em fragatas de 5 mil toneladas. E recentemente, apresentaram uma maquete de… Read more »

carvalho2008

Um Mig-31 Stealth

Oráculo

Bingo!

carcara_br

Precisa de muita tecnologia pra isso, uma parte dos custos mais elevados nas novas gerações de caças advêm justamente da manutenção das camadas de materiais absorventes/transparentes aos radares.
Ter esses materiais em condições extremas de temperatura seria um belo progresso.

Mondelo

Uma pergunta de leigo, a alta velocidade desse caça não poderia degradar o revestimento anti-radar dele?

Defensor da liberdade

Talvez os russos empreguem escudos de plasma, tornando-o furtivo, assim como o Mig 1.44, e recebendo a posição dos alvos através de data link de um AEW&C.

Mas isso é apenas suposição minha, manjo de nada.

Eu sendo os russos não investiria nisto aí, partiria para um caça 6G, desta vez 100% furtivo, com arma de energia dirigida, e com elevado nível de IA.

Flanker

Escudo de plasma? Tá bom…….

Defensor da liberdade

“Especialistas em aviação russos afirmam que o design heterodoxo (do Mig 1.44), o uso de materiais absorventes de radar(RAM), e armas montadas internamente, forneceram uma seção transversal do radar (RCS) de menos de 0,3 m 2 (3,2 pés quadrados), comparável ao do F-22 Raptor. O RCS cai para 0,001 m 2 (0,011 pés quadrados) com o uso de um escudo de plasma (Gordon 2001, p. 34)”

ESCUDO DE PLASMA!
E-S-C-U-D-O D-E P-L-A-S-M-A!
ESCUDOOOO….
PLASMAAAA….

Sacou?

Defensor da liberdade

Comparável não é similar.

Defensor da liberdade

A referência da citação está logo no final dela.

Victor Filipe

Se você tivesse a minima noção do que plasma realmente é, você saberia que a ciência ainda não detêm o conhecimento necessário para manter o plasma de maneira uniforme no formato de um escudo em volta de uma aeronave e não estaria aqui escrevendo essas mer#@%

Defensor da liberdade

Tá vendo o autor da fonte, na citação? Vá questionar com ele.

carcara_br

Qual o RCS médio do raptor?
Tudo depende da régua, pra esse pessoal que acha que o avião é invisível e que pode/vai penetrar as defesas antiaéreas mais densas jogando bombas de queda livre com no máximo algumas dezenas de km de alcance, o valor mais importante deveria ser o RCS médio.
Já pra quem vai ficar atacando da periferia das defesas antiaéreas jogando bombas/ mísseis com centenas de Km, ai sim o RCS 0º-0º frontal é mais importante.

Victor Filipe

Então você é apenas um papagaio burro que só repete as besteiras que vé? não tem nenhuma capacidade de raciocínio e discernimento pra não repetir e propagar asneiras? bom saber.

Defensor da liberdade

Não sou um papagaio, não sei nada sobre RCS e escudos de plasma em aviões, coloquei a fonte pois foi a primeira que me trouxe a luz a existência de escudos de plasma para aeronaves. Se o que o cara escreveu é bobagem, ao acusador cabe o ônus da prova, portanto você quem deve contestá-lo.

Andre

Escudo de plasma hahahhahah….rcs 0,3m2 comparável ao do f22…. hhahaha…. canhão fotonico? Motor de íons? Capacidade de voar no hiper espaço?

Mondelo

Puxa gosto pra caramba dos equipamentos militares russos, mas esse tipo de informação acaba com a credibilidade deles. Eles não precisam disso. Agora se o caça entregar todos os requisitos do programa será uma arma fantástica. Mas sem escudo de plasma por favor, kkkkkk.

Andre

O problema é que isso não é informação, é bobagem de quem vive em outra realidade. Todo equipamento moderno tem suas qualidades e defeitos, mas tem uns aqui que analisam as próprias fantasias.

Wagner

Não é páreo para os Klingons.

Pedro

Provavelmente a velocidade e armamento tera um peso maior na criaçao do escopo da aeronave que a furtilidade.

Mondelo

Pedro, mas se o armamento for interno já vai melhorar bastante a furtividade dele em relação ao MIG-31.

Concordo com você que o foco maior desse caça será a velocidade e capacidade de armamento, mas pelo desenho, ele será furtivo também.

Será um baita caça, se os russos conseguirem tirar do papel.

Sds.

gordo

O SR 71 tinha características furtivas e não tinha revestimento.

angelo

Pelo design acima, parede q será um missil em forma de caça….saiam da frente….se correr eu pego se ficar eu explodo…rsrsrs

Antoniokings

Pelo que eu li esse avião será de 6ª geração e usará sistemas novos, como laser, I.A, interação com drones Okhotnik, bem como os novos motores Saturn 30, que serão os mais poderosos do Mundo para caças.

TeoB

boa tarde, coloca a fonte ai de onde vc leu pra gente ver tbm…

João Adaime

Notícia que “beneficia” ambos os lados da guerra fria 2.0.
Os russos mantém os EUA e aliados com a guarda alta, forçando-os a mais gastos.
A indústria bélica dos aliados usa esta notícia para alarmar ainda mais seus governos, com o objetivo de arrancar mais verbas.
No final todos os envolvidos ganham.
Menos os contribuintes, que são os que bancam a conta.

Marcelo

a sociedade ganha empregos de alta qualidade e de renda alta.

João Adaime

Caro Marcelo
Pois foi o que eu disse:
“No final todos os envolvidos ganham”.
Abraço

Marcelo

ok!

JuggerBR

Todos, nada. Projetos assim sugam os recursos que vão faltar lá na ponta, na escola primária, hospital do interior ou manutenção de infra estrutura. Recursos são finitos, sempre…

João Adaime

Prezado JuggerBR
Repare nas minhas duas últimas linhas do comentário:
“No final todos os envolvidos ganham.
Menos os contribuintes, que são os que bancam a conta.”
Por envolvidos devemos entender todos que trabalham na ou para a indústria de defesa.
Contribuintes são você, eu e todos os demais que só pagam a conta. E não é só a indústria de defesa que suga nossos parcos recursos. A corrupção leva o naco maior.
Abraço

Antoniokings

O que vc diz faz todo sentido.
Mas, pela enxurrada de novas armas russas muito modernas que estão sendo colocadas em serviço, este alarme está parecendo ao que é dado ao pessoal que está na praia quando chega uma tsunami.
Vem o Khinzal (sem defesa), depois vem o Zircon, SARMAT, S-500, Poseidon e por aí vai.
Está ficando difícil para o Ocidente.

Bosco

Daqui a 15 anos quando ele estiver pronto e se eu estiver vivo e com minhas faculdades mentais preservadas, eu teço algum comentário. Até lá… nada a declarar.

Adriano RA

Caças a Mach 4, lançando mísseis e drones hipersônicos. Bosco, cuide-se bem, precisaremos de seus comentários por muito tempo ainda.

Fabio Jeffer

Ou seja, até lá vc procura ou espera ou torce, por um defeito no projeto, uma deficiência, um atraso no cronograma, ou qualquer coisa pra mostrar seu lado torcedor, o que é uma pena pra alguém com amplo conhecimento nesse assunto

Last edited 3 anos atrás by Fabio Jeffer
Andre

Até lá deve seguir os mesmos caminhos de projetos como o su57 ou o armata. Lança um protótipo e 10 anos depois ainda não saiu disso….aí vão falar que não precisam, que tem as bombas atômicas, que os árabes que não sabiam usar, que o ocidente se cuide, que o xxxx (Use qualquer país no lugar do xxx) vai passar o EUA, ….ou seja, vai falar aquilo que já vêm falando há uns bons 30 anos mas que ainda não passou de discurso.

Michel

Impressionante!!!
Tecnologia de patrão. Já está parecendo os caças do anime Robotech, que davam combate ao inimigo no espaço sideral.

Marcelo

sim, é esperado que esse avião tenha capacidade anti espacial (contra satélites por exemplo). Suas armas deverão ser hipersônicas, mas não ele em si.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

A Russia oferece radar móvel para detectar aeronaves stealth.

Ou seja, em algum tempo, todo o dinheiro gasto em compósitos e novos materiais para diminuir a assinatura de radar, pode ter encontrado a lata do lixo, e muitas forças aéreas que gastaram fortunas para ter aeronaves supostamente invisíveis, conquanto talvez menos capazes em combate que as visíveis, terão acumulado alguns micos.

Claro que estou exagerando no texto acima. A furtividade ainda terá importância por bastante tempo, mas é a prova de que à uma nova arma, quase que automaticamente surge estudo para uma contra-medida.

Bardini

E tome maquete…

Andre

A cooperação com o Irã tem rendido frutos.

Brummbär

Que comentário ridículo… a Mig nunca apresentou uma maquete para o PAK DP, e todas a imagens que vemos dele são apenas concepções artísticas feitas por entusiastas, isso sem levar em consideração a tendência cada vez maior das maquetes russas se tornarem realidade, coisa que você ignora né?!

Andre

É verdade, vejamos o su57 que nunca teve maquete e teve seu protótipo voando há 10 anos. Hoje já está quase operacional. Quase….

Mas teve as maquetes dos porta aviões. Essas ficaram lindinhas.

Tem mais alguma maquete que virou realidade e eu esqueci?

Brummbär

Sim tem, e muitas:comment image
Todas as embarcações dessa lista deixaram de ser maquetes para se tornar realidade… para a infelicidade do Bardini.

Wagner

3 baterias do S400 vendidas já cobre o projeto,1,5 bi.

Adilson

Não sou da área, apenas entusiasta, mas porque não 3 motores pra ajudar a empurrar o pesadão ??

Marcelo Baptista

Adilson, provavelmente por questões de peso, economia de combustível, manutenção, analise estrutural, entre outros fatores.
Como ainda é um conceito, eles analisarão o peso total previsto, vendo qual dos motores existente no portfólio interno (motores russos) se adequa e pode ser melhorado, ou, se houver dinheiro e interesse, pular para um novo motor, sempre saído de algo já existente.

Hélio

Espero que não percamos mais uma vez a oportunidade. Tenho raiva toda vez que lembro que a participação no SU57 foi rejeitada só para esperar quase 15 anos para operar caças de quarta geração.

Andre

A Índia teve acesso ao projeto e enviou entrar nessa barca furada (na opinião deles, que tiveram os dados em mãos).

Carlos Campos

Não boto fé nisso, os EUA estão tentando fazer uma revolução colorida na Rússia, gastar muito dinheiro nesse caça seria um erro, quer interceptar, compra mais SU 35 ou MIG 35 e espalha melhor pelo país.

Adriano Madureira

Alexei Navalny apostou e talvez por confiar no ocidente,nos países da UE e talvez nos eua,se achou confiante para voltar a Moscou,até o momento sua jogada foi perigosa…

Кремль выиграл !



Meireles

.

Last edited 3 anos atrás by Meireles
Nilton L Junior

Agora sim, um projeto arrojado digno da dinastia MIG, seja bem vindo MIG-41.

Foxtrot

Simplesmente lindo e provavelmente mortal.

JuggerBR

Desenho vindo direto de algum filme pós-futurista dos anos 80…

Luiz Trindade

Rússia pensando lá na frente… Parabéns a República Federativa da Rússia!

Nilton L Junior

Olha não é por nada mas não sei se existe o República no Estado Russo.

Luiz Trindade

Que seja…

Lyw

Esta aeronave tem tudo para se tornar extremamente cara!

Imagino que, na defesa do enorme território russo, uma aeronave como essa faça muito sentido, mas talvez ela só consiga alcançar o que pretende a um custo muito mais alto do que o orçamento disponível seria capaz de dar conta. Veremos…