A aeronave cumpriu dois circuitos de reconhecimento no espaço aéreo de Alexandria, em Louisiana, Estados Unidos

O KC-390 Millennium cumpriu, nos dias 29 e 30 de janeiro, mais uma etapa inédita na Força Aérea Brasileira (FAB), realizando voos no primeiro exercício operacional no exterior que a aeronave participa: o Exercício Culminating, que acontece em Louisiana, Estados Unidos, até o próximo dia 05 de fevereiro.

Os voos realizados pelo KC-390 foram atividades de familiarização e tiveram o objetivo de ambientar a tripulação com relação aos procedimentos locais de operação aérea. A aeronave cumpriu trajetos semelhantes aos que serão executados durante a missão de Assalto Aeroterrestre para lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro, em conjunto com as aeronaves C-17 e C-130J da Força Aérea Americana.

“Nesses voos de familiarização, tivemos a oportunidade de fazer todos os procedimentos simulados de lançamento de paraquedistas. Tudo aconteceu conforme o planejado”, explica um dos integrantes da tripulação do KC-390, Major Aviador Bruno Américo Pereira.

A participação no Exercício Culminating é fundamental para o aprimoramento da utilização da aeronave. A capacidade operacional e de atuação do KC-390, que teve sua primeira unidade entregue à FAB em setembro de 2019, são obtidas mediante o acúmulo de experiências em exercícios conjuntos como o Culminating, além de possibilitar o desenvolvimento doutrinário para a utilização segura da aeronave.

De acordo com o coordenador do Exercício, Major Daniel Elias Souza, o treinamento proporciona desenvolver a doutrina da aeronave. “Nós temos a oportunidade de voar com as aeronaves de outros países e ver que o KC-390 realmente é um avião excelente para ser empregado em Forças Aéreas”, ressaltou.

Segundo o Capitão Rafael da Silva Costa, Mestre de Salto do Exército Brasileiro, foi simulado um trabalho de portas prévio ao salto dos paraquedistas. “É uma satisfação muito grande fazer parte desse momento e auxiliar para que tudo ocorra dentro da segurança e dos procedimentos previstos”, destacou.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Overandout

Ia ser interessante ver o feedback dos estrangeiros envolvidos na operação sobre o 390

leandro

será que eles irão saltar com o kc-390?… seria interessante porem não sei quais as diretrizes do exercício.

Marcelo Andrade

Sim

Jadson Cabral

Tenho essa dúvida tbm. Imaginei que seria interessante misturar a tropa. Colocar brasileiros juntos com os americanos nas aeronaves americanas e vice versa

DOUGLAS TARGINO

Eu quero é fotos, vídeos!

Joelson Cesário

Muitas!

João Fernando

Pandemia rolando solta, vale mesmo a pena NESSE MOMENTO ter um KC a menos?

Pablo

A Fab nao tem que pagar pela corrupção dos políticos e pela hipocrisia da população que nao abre mão da praia, festas clandestinas e barzinhos a noite.

Marcelo Andrade

Amigo, não caia nessa não, já não basta o MPF querer culpar a FAB pela falta de vergonha dos governantes do AM!!! A FAB vem transportando equipamentos e insumos desde marco de 2020!!! Mas pra que mostrar isso né?

Felipe

Vale.

Flanker

De novo Isso?! Já foi debatido e escrito, inclusive por ti, montes e Montes de comentários. A aeronave foi, está lá e só volta quando a operação terminar. Ponto! Não se conforma com isso? Registra uma reclamação no MPF, no COMAER, no Procon, na casa dá mãe Joana….

Wersingentorix

Não sei qual órgão é essa “casa dá mãe Joana”, acho que nem tem assento esse “dá”, mas eu afirmo de acordo com a Lei nº 9.192, de 23 de Novembro de 1995-SP que o PROCON é do Estado de São Paulo, logo não tem competência para esses assuntos.
PS- Seja solidário e democrático e não insipiente.

JC Messias

Excelente!

Matheus

Os outros equipamentos não sei, mas o melhor cargueiro tático do exercício é nosso. ? Os pilotos de Hércules da USAF, RCAF e Itália vão sentir inveja do bichão.

Júnior Galvão

Só espero que não dê prego kkkk ……KC390 É LINDÃO