EUA parecem assumir nova postura agressiva com as intrusões da China na ADIZ de Taiwan

TAIPEI (Taiwan News) – Uma aeronave de guerra eletrônica da Marinha dos Estados Unidos (USN) foi vista na terça-feira (26 de janeiro) voando em paralelo com um avião chinês equivalente dentro da zona de identificação de defesa aérea de Taiwan (ADIZ).

No que pode ser uma nova tática da administração Biden para deter as incursões diárias de aviões de guerra chineses na ADIZ de Taiwan, os observadores de aeronaves detectaram uma aeronave de guerra eletrônica e de reconhecimento Lockheed EP-3E Aries II da USN voando em uma rota quase paralela com um Shaanxi Y-8G da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF).

Às 9h36, o usuário Ketagalan do Twitter detectou pela primeira vez o sinal de um Y-8G com o número de registro 30518 perto de Taiwan. Às 10h16, Ketagalan relatou que o avião da PLAAF estava voando na costa de Shantou, na província de Guangdong.

O observador de aeronaves CANUK78 às 10h05 relatou que um EP-3E foi detectado indo do Canal de Bashi em direção ao Mar da China Meridional, próximo à costa do ponto mais ao sul de Taiwan, Eluanbi. CANUK78 acrescentou que um Boeing P-8A Poseidon parecia estar voando com o EP-3E.

Lockheed EP-3E Aries II
Y-8G

Às 10:59 da manhã, o usuário Indo-Pacific News do Twitter relatou que o EP-3E estava indo em direção ao Mar da China Meridional acompanhado de um P-8A. O Indo-Pacific News também apontou que o grupo de porta-aviões liderado pelo USS Theodore Roosevelt estava operando nas proximidades.

Os Aircraft Spots, entusiastas de aeronaves, relataram às 11h04 que um EP-3E da USN com o número de registro 156528 e o Y-8G da PLAAF “voaram diretamente paralelos um ao outro enquanto operavam no Mar da China Meridional perto de Taiwan”.

A aeronave chinesa estava seguindo a mesma rota de voo que outros aviões da PLAAF voaram quase diariamente na extremidade sudoeste da ADIZ de Taiwan desde meados de setembro do ano passado.

Incomum neste incidente foi que uma aeronave militar dos EUA comparável estava voando em paralelo com um avião chinês ao mesmo tempo e a uma distância próxima.

Em incidentes anteriores, quando aviões de combate chineses voaram dentro da ADIZ de Taiwan, aeronaves militares dos EUA às vezes também estiveram dentro ou perto da ADIZ, mas em uma extremidade oposta da zona e nunca se movendo em uma rota paralela a tão curta distância.

Às 11h42, o observador de aeronaves Evergreen Intel relatou que o avião chinês fazia parte da 20ª Divisão Aérea do Comando do Teatro Ocidental, 59º Regimento Aéreo, com base em Luzhou, na província de Sichuan.

FONTE: Taiwan News

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Uma hora vai dai merd@

Entusiasta Militar

Verdade … Tanta sucata chinesa nos céus é uma ameaça para qualquer um se essas porcarias copias baratas caírem na cabeça de um pobre inocente

Jadson Cabral

Seus comentários são sempre sem embasamento, totalmente desprovidos de conteúdo e carregados de xenofobia. Parece o Antonio Kings da extrema direita. Com a diferença de que, pelo menos às vezes, os comentários do Kings tem algum embasamento técnico e ele não é xenofóbico.

Elias

Ser piloto militar nestas horas deve ser muito tenso . Nervos a flor da pele e sangue de barata . Se é louco meu

Rinaldo Nery

Ambos atualizando sua OBE (Ordem de Batalha Eletrônica)…

Jota

Boa tarde Rinaldo. Já ia te perguntar o que é OBE , mas com uma busca rápida achei o “Manual de Campanha :A GUERRA ELETRÔNICA NA FORÇA TERRESTRE ” do EB. É a mesma definição para a FAB? … “ORDEM DE BATALHA ELETRÔNICA (OBE) – Documento que contém o levantamento da capacidade que um país ou força possui de explorar, para fins militares, o espectro eletromagnético. Deve conter, ainda, seus recursos no campo do combate eletrônico. É apresentada sob a forma de planos, ordens, listagens, calcos, diagramas, manuais ou imagens, contendo os objetivos, a identificação, a localização, o dispositivo e outras… Read more »

rinaldo nery

É isso mesmo. E é feito em tempos de paz.

Fernando Turatti

No mínimo deve ter sido divertido o quanto ele pode ter embaralhado os sensores chineses.

Vinicius Momesso

E vice versa, dado que o avião chinês era do mesmo tipo.

Fernando Turatti

A diferença é que um dos dois países desenvolve e mesmo fabrica(a maioria) dos processadores mais poderosos do mundo, assim como os softwares mais avançados.
Não tem como duvidar de onde seria mais agradável estar dentre as duas opções.

Wagner

A Huawei discorda.

Fernando Turatti

A Huawei discorda tanto que precisa encomendar seus chips, sejam os desenvolvidos Estados Unidos com design britânico(qualcomm/arm), seja mandando fazer o design britânico em Taiwan.
Só fala esse tipo de coisa quem não faz NENHUMA ideia do que é o mercado e a indústria de processadores no planeta.

Last edited 3 anos atrás by Fernando Turatti
Wagner

A despeito do design de processadores civis da Huawei ser Qualcomm ou de qualquer outra empresa do silicon valley, acreditar que a China, um país com gente e capacidade de processamento que tritura a mais avançada criptografia ocidental, seja presa fácil na arena eletrônica é de uma ingenuidade ímpar.

Last edited 3 anos atrás by Wagner
Fernando Turatti

Ué, literalmente você foi quem trouxe a Huawei para o baile.
Para a China ter equipamentos de ponta em processamento, só importando.

Cristiano de Aquino Campos

Não devemos confundir equipamento civil com militar. O equipamento Chines ou Russo de uso militar pode ser tão bom quanto o ocidental, só que mais caro ou complexo ao ponto de não ser usado no mercado civil. Devemos lembrar que os telidos S-300/400 e 500 são nada mais que radares eletrónicos operados por computador que usam programas avançados. Ou alguem acha que o processador e programa deles e importado dos EUA?

Fernando Turatti

Brother, não existem fábricas na China capazes de construírem bons processadores. Não existem empresas na China capazes de desenvolverem bons processadores.
Não importa o quanto o governo queira, elas NÃO EXISTEM.

Vinícius

Duvido que os americanos, japoneses, indianos, australianos… e demais povos em atrito com a China, sejam ingênuos a esse nível.

PACRF

Ingenuidade ímpar e achar que só China espiona.

Cristiano de Aquino Campos

Pois é, o povo subestima muito o inimigo.
Me lembra o caso de um certo abate de avião furtivo, por um sistema de defesa anti-aéreo inferior, que quando ocorreu, disseram que não ia acontecer, depois aconteceu por sorte, não foi o clima que ajudou, foi sorte e o clima que ajudaram.

Flanker

Onde estava escrito ou garantido que o F-117 era imune à abate? Para esse abate, quantas misspes foram realizadas de forma incólume? Repetir e falar sempre nesse caso de abate de um F-117 l, parece querer fazer crer que isso foi algo corriqueiro. E o que um abate ocorrido na guerra dos Balcãs, há 30 anos, tem a ver com processadores chineses de hoje?

ANGELO CHAVES

Eu concordo contigo em relação a pensar que a China é frágil em guerra eletrônica.

Cristiano de Aquino Campos

As vezes os chips e eletrónica militar Chinês ou Russo e tão bom e sofisticado quanto o americano. A diferênça e que os americanos, conseguiram tornar mais barato o repasse dessa técnologia para uso civil, como em celulares. A Russia a anos, investe em técnologia eletrónica e digital. Tem satelites e computadores tão bons, que dão medo no ocidente com ataque cibernético, más você não conhece uma marca de celular ou computador Russo.

João Fernando

No caso seria a China? Pq lembrei daquele rolo de caças americanos usando processadores chineses

Mauro Cambuquira

É verdade. Há tempos aqui na Trilogia teve um post falando da quantidade de produtos made in china nos equipamentos sensíveis das forças dos EUA. Era um bom percentual e isso assustou muito.
Agora, achar que a China e Russia não tem processadores tão capazes quanto os americanos é realmente ingenuidade ou torcida.

Tadeu Mendes

Não é ingenuidade do comentarista. É a realization njua e crua.

A tecnologia de manufatura é a pedra no sapato dêles.

Tadeu Mendes

Aonde você leu isso?

Last edited 3 anos atrás by Tadeu Mendes
Cristiano de Aquino Campos

Essa afirmátiva já não e verdadeira a algum tempo. Sem falar que o avião Chines pode ter equipamento Russo. A Russia investe mais e a mais tempo em eletrónica que a China e Talves os EUA.
OBS. Não devemos confundir capacidade tecnológicaz comârcial com militar. Só porquê um país esta mais desenvolvida na aplicação civil, não significa que tal superioridade ocorre na arena militar.

EB75

Tá começando a ficar bom o filme… vou até colocar umas pipocas no microondas, rssssss

Antoniokings

Aproxima-se o momento da reintegração de Taiwan ao Continente.

Allan Lemos

Ai você acorda.

Marcelo

Acorda, a maçã era para a Branca de Neve!

Antoniokings

E os anõeszinhos tudo em volta.

Heinz Guderian

Sim uma hora ou outra irão conseguir, mas é capaz das baixas serem tão grandes para a China, que vai ter que fazer Taiwan de cemitério para enterrar seus mortos.

RPiletti

Entre 10 a 15 anos… isto se forem prudentes…

Paulo Siqueira

Taí um tipo de coisa que só uma mente doentia como a sua seria capaz de tamanho delírio!Mas não me espanto mais com esses espasmos mentais desses devotos de xixiping!

Tadeu Mendes

O cara é um recalcado.

Tadeu Mendes

Só se os EUA forem varridos do mapa. O Pentágono já mandou o recado.

Aliás, vão despachar Marines para Taiwan.

Alfredo Araujo

Imaginem se na guerra fria existissem “ferramentas” como essas, para os entusiastas “fuxicarem” o vai e vem de meios militares ?!?
Matérias como essas seriam diárias ? Ou talvez em intervalos X de horas ?!?

Wagner

Deu saudade da Tecnologia & Defesa…

João Adaime

Este filme todos nós aqui já vimos antes.
Na primeira versão acabou na Segunda Guerra Mundial. Na segunda terminou na derrocada da URSS.
Agora, na terceira versão, o filme está apenas no começo, ainda estão passando os créditos. Tem muitos rolos de filme para serem desenrolados para sabermos o final.

LEONARDO CORREIA BASTOS

Toda ditadura só dura até enquanto conseguem controlar/manipular a massa…

Cristiano de Aquino Campos

Então no caso da China, vai durar séculos! Eles nunca tiveram um regime democrático em quatro mil anos.

Cristiano de Aquino Campos

Lembrando que para a derrocada soviética, precisou de duas guerras mundiais e uma econômia fragil de um sistema de governo após 72 anos. O regime comunista já tem 72 anos, e eles estão se tornando superpotência agora e eles estão econômicamente falando a anos luz do quê a união soviética foi no seu auge.
O quê quero dizer com isso? Que essa história vai demorar muito tempo e seu fim e imprevisivel.

Juarez

João, Taiwan não será o Sudetos da Ásia. No primeiro tiro que os Chineses dispararem, vai chover Tomahawk, LRASM, JASSM e toda a merda que ele coloca que o Tio Sam tem no seu arsenal, e os Chineses sabem muito bem disto.

Antoniokings

Sabe aquele espasmo antes da morte.
São os EUA.

LEONARDO CORREIA BASTOS

Se já tivesse tido a oportunidade de morar na China, vc jamais iria se dar ao trabalho babar o ovo chinês..

smichtt

Não precisa sequer morar. Ficando pelo menos 30 dias já dá para modificar a percepção.

Welington S.

O Sr. Sede de Guerra entrará em ação brevemente. Pode anotar.

Jagdverband#44

Foram eleger democratas…

Defensor da liberdade

Quem dizia isso era vocês, da turma do astrólogo, que Biden iria entregar Taiwan à China

Karl Bonfim

Esse e avião chinês é muito interessante, derivado do Y 8 de transporte, seria uma ideia para uma versão do nosso C-390 Millennium, ou seja um E-390!!!

rinaldo nery

Por que cismam com a plataforma C-390 pra tudo?

Alessandro

Será que os “democratas” vão manter a tradição e criar mais uma guerra em algum lugar do mundo?

Depois levam a fama de pacíficos e ganham prêmios Nobel da paz, é uma PIADA!!

Luiz Trindade

Por nada não?!? Mas você esta se importando porque com isso?!? É norte-americano e vai para guerra caso os EUA entrem em guerra em algum lugar? Olha para o seu quintal pois temos problemas suficientes aqui para resolver!

André Amorim Mondelo

Guerras podem acabar chegando no quintal dos outros. Então e bom ficar de olho nelas.

LEONARDO CORREIA BASTOS

Guerra Fria 2.0!! Que comecem os jogos…

Fabio Araujo

Os chineses estão testando o novo presidente americano!

Rico Zoho

Xi Jiping que uma guerra ou várias. Está claramente arrumando confusão com Índia, Taiwan e Vietnã. Coisas de ditador. Como a economia chinesa já não demonstra aquela potência toda de crescer a 10% ao ano e com vários países ocidentais com programas de retorno de suas empresas a casa, pode ser que o dono da China queira uma guerra como forma de reforçar seu poder político e sua popularidade. É uma aposta arriscada. Muito, muito arriscada.

Cristiano de Aquino Campos

Desses que falou, só a India e um desafio militar por si só.

TukhMD

A última vez que se meteram a besta com os vietnamitas levaram uma sova bem dada.

Marcelo

A guerra é um modo de aquecer a economia e poder gastar um grana com o orçamento de guerra !!!!!
A industria de guerra aguarda ansiosamente % do governo chines !!!

Elintoor-_

Quando o avião chinês se aproximou e todas as telas se apagaram, toda a tripulação yankee borrou a calça, pousaram imediatamente e pediram baixa…

Luiz Trindade

O governo Biden esta sendo mais determinado que o governo Trump.

Adriano Madureira

?auto=compress%2Cformat&q=90 Da última vez que se encontraram,um caça chinês foi perdido e uma aeronave americana foi apreendida e desmontada pelos chineses… ?auto=compress%2Cformat&q=90 O turboélice EP-3E Aries envolvido no acidente foi construído pela Lockheed Martin e estava equipado com receptores, antenas e software especial para capturar e processar uma série de sinais. Os aviões espiões geralmente transportavam uma tripulação de linguistas, criptógrafos e técnicos, e aquele que sobrevoava o Mar da China Meridional naquele dia transportava uma equipe de reconhecimento de dezoito membros da Marinha, Fuzileiros Navais e Força Aérea, além de seis membros equipe de bordo. A aeronave deixou Okinawa no… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Adriano Madureira
Vinícius

Besteira. Os Democratas são tão belicistas quanto os republicanos, ou até mais.
Essa questão do fim “fim dos EUA com a eleição do Biden” não passa de histeria coletiva.

Homero

ADIZ de Taiwan indo fundo sobre o território da China continental serve pra que? Talvez sirva como provocação…

Nilton L Junior

Ou seja vão configurar a ADIZ conforme a reação do outro. O governo do Biden não é boca mole como era o paspalhão, sabe que é importante mostrar ao Império Chinês as capacidades eletrônicas do Império Americano.
E ainda tem comentário de gente que está século 19 em relação ao as capacidades tecnológicas dos Chineses, para esses Shenzhen ainda é um vilarejo.