O secretário assistente da Força Aérea dos EUA para aquisição, tecnologia e logística, Dr. William Roper, revelou que o programa de Next Generation Air Dominance (NGAD) da Força Aérea dos EUA alcançou o chamado “status e-Series”.

O status refere-se à engenharia projetada digitalmente da aeronave de 6ª geração (e programa). O e-Series permite que o mais avançado demonstrador de voo das forças dos Estados Unidos voe no mundo real anos antes de um projeto de desenvolvimento padrão (old school).

A designação e-Series para o NGAD trouxe o programa para uma próxima etapa. Roper disse que “a engenharia digital leva a tecnologia de criação de computador para o próximo nível, renderizando não apenas o design de sistemas complexos, mas sua montagem, ambiente e até mesmo desempenho físico em realidade virtual de alta potência”.

O NGAD já voa como um demonstrador de sexta geração e segue o primeiro e-Plane da Força Aérea, conhecido como eT-7A Red Hawk, que foi construído em 36 meses por meio de métodos digitais.

T-7A Red Hawk
T-7A Red Hawk

“O Programa de novas asas do A-10, o Programa de Substituição do Motores do B-52 e o Dissuasor Estratégico com Base no Solo atenderam ao padrão e-Series”, explicou Hoper. Alguns outros programas também e muitos virão para as Forças Espaciais e Forças dos EUA.

Todos eles alavancaram virtualizações autorizadas para substituir ou truncar atividades do mundo real de forma significativa e alcançaram um desempenho de mudança de paradigma.

Embora o design auxiliado por computador (CAD) exista por mais de seis décadas, ele afirma que a nova tecnologia de realidade virtual (VR) é muito superior devido ao seu poder de computação.

Roper escreveu: “Um aumento de um trilhão de vezes no processamento de computador transformou essas ferramentas de projeto iniciais nos modelos de engenharia digital poderosos de hoje, chamados de threads digitais e gêmeos digitais, que substituem a prototipagem e testes do mundo real por fontes virtuais confiáveis da verdade.”

Cada novo e-System nos convida a reimaginar sua aquisição e operacionalização”, escreveu Roper. “A e-Series deve guiar a metamorfose analógico-digital da Força Aérea e Espacial. Diante dos adversários e desafios que estes dois Serviços enfrentam, é melhor que essa metamorfose seja rápida”.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Turatti

Apesar de parecer ir numa direção diferente da ideia do F-22, possivelmente buscando custos mais acessíveis… Ver pela primeira vez com a difusão atual da informação o surgimento de um novo benchmark para caças(caças mesmo, não um faz-tudo) é bastante excitante!

filipe

Esse caça vai dar muita dor de cabeça para os hackers chineses…

carcara_br

É bem provável que os chineses já tenham competência pra desenvolverem os próprios modelos. Afinal se você pode gastar inteligência e poder computacional pra invadir sistemas de segurança provavelmente consiga igualmente desenvolver sistemas de simulação e fabricação.
Pra mim o e-series é a prova que até os EUA já colocaram suas sandálias da humildade e perceberam que vão competir com um adversário muito qualificado e capaz.

Antoniokings

O problema é o ‘poder computacional’ nos projetos americanos.
Deram problemas no F-35, Zumwalt, , Classe Ford e etc.
Tá complicado por lá

Kemen

Sonhar na Argentina não é proibido. Mas não tem nenhum sentido.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Nick

será que apresentará uma evolução dos 5ª geração, ou apresentará uma série de novos conceitos que não existem no F-22/F-35, por exemplo?

Eduardo

Novos conceitos.

Kemen

É provavel que saiam na frente na 6a. geração como sempre foi com as aeronaves, mas ainda falta muito tempo. A ultima correria o F-35 veio com vários problemas no produto final, relatados pela USAF.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Andre

Lembrando que a quinta geração foi iniciada pelo f22, bem antes do f35 e de qualquer outro país. A quarta geração tbm trouxe muitos problemas e um avião muito caro – f14. Foram necessários uns 10 anos para que a quarta geração estivesse bem estabelecida e com custos razoáveis através do f16.

Antoniokings

Esse poder de computação……..

Marcos10

Pelo que entendi, a aeronave de sexta geração é fabricada pela IA.

André Nobre

Para reflexão… excelente vídeo de simulação no youtube de dogfight entre um F-16 e um Su-57 Felon usando a estrutura da DCS…
Um verdadeiro massacre para o Viper…. Temos que pensar como caças de 4a geração terão que conviver com essas novas gerações….

F-16C Viper Vs Su-57 Felon Dogfight | Digital Combat Simulator | DCS |

Andre

É exatamente isso que define uma nova geração, capacidade de combate muito superior à antiga. Veja o que o f14 fez com os migs 23 e 25 na guerra Irã Iraque, mesmo ele tendo sido lançado poucos anos depois do mig25.

Gosto muito de ver esses vídeos de dcs mas a maioria que vejo é wvr e dificilmente chegaria a esse ponto.

Outro dia vi um vídeo de 1 f15 vs 7 mig29. Começou bvr e acabou wvr com os 7 migs abatidos.

Flanker

“Massacre para o Viper”…..isso quer dizer massacres DO Viper ou NO Viper?

fulcrum

Quando aparecer a versão real e a china aparecer também decolando o seu 6gen muitos ficaram atordoados.