Aeronaves da Força Aérea Brasileira carregaram, nesta segunda-feira (18), vacinas para o Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Santa Catarina, além do Distrito Federal

A Força Aérea Brasileira (FAB) empregou, nesta segunda-feira (18), diversas aeronaves para o transporte de imunizantes de uso emergencial para o enfrentamento à pandemia no País. Em coordenação com o Ministério da Defesa e em apoio ao Ministério da Saúde, a FAB realizará o transporte das vacinas para 12 cidades brasileiras.

No primeiro dia de distribuição de imunizantes, um KC-390 Millennium entregou vacinas nos estados do Goiás, Piauí e Ceará. Com um carregamento total de 199 caixas de vacinas, o avião decolou às 10h10 (horário local) da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), carregando 77 caixas para Goiânia (GO), 26 para Teresina (PI) e 96 para Fortaleza (CE). A aeronave pousou na capital cearense às 17h50 (horário de Brasília).

Já uma aeronave C-130 Hercules da FAB decolou, às 12h55, da Base Aérea de São Paulo, levando 45 caixas de vacinas para Brasília (DF) e 108 caixas para Manaus (AM). Após o descarregamento na capital federal, o C-130 Hércules decolou, às 15h50 (horário local), da Ala 1 – Base Aérea de Brasília com destino a Manaus (AM), onde pousou às 19h50 (horário de Brasília). Os próximos destinos são Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

Carregando vacinas para os estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, uma aeronave C-105 Amazonas da FAB decolou da Base Aérea de São Paulo às 10h (horário de Brasília), chegando a Florianópolis (SC), às 11h30. Em seguida, o C-105 Amazonas decolou, às 13h20, da Base Aérea de Florianópolis com destino a Campo Grande (MS), onde chegou às 15h30.

Ainda estão previstas duas aeronaves C-97 Brasília, operadas pelos Esquadrões Tracajá (1º ETA) e Cobra (7º ETA), que realizarão voos para Macapá (AP) e Tabatinga (AM), respectivamente.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas serão usadas, preferencialmente, para uso em programas de saúde pública e, inicialmente, destinadas para imunização de pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.

As Forças Armadas estão, desde o início da Operação Covid-19, dedicando todos os seus esforços no apoio à população brasileira, no enfrentamento à pandemia da COVID-19 e, a partir deste momento, estão concentrando seus esforços no apoio à vacinação.

Operação COVID-19

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves 24 horas por dia e sete dias por semana em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carvalho2008

Quase tudo foi entregue em 24 horas nos Estados.

Atrasos de cinco horas é atraso? Não, não é, a não ser que você considere isto para o horarioa dos eventos comemorativos de lançamento para tirar foto de governadores.

Um excelente trabalho da FAB.

Antes que perguntem, …”Haaa, mas a FaB e MS ja poderia ter transportado as vacinas antes para que ja estivessem nos Estados antes da liberação da Anvisa…!!! ???

Não, não poderia, pois se desse alguma reprovação do órgão competente ANvisa, o GF poderia ser processado por gastar milhões de logística numa vacina que foi nao autorizada…

Sequim

Este desgoverno de malucos e de incompetentes deve desculpas formais à China. Enquanto não houver isso, não haverá vacinas da Coronavac.

João ESIE

Não existe pedidos de desculpas á países. EUA não pediram desculpas pelo abatimento de um Boeing de um avião civil do Irã que ocorreu uma morte de mais de 150 pessoas, eles não pediram desculpas pelas bombas nucleares no Japão, não pediram desculpas pela invasão criminosa no Iraque. Japão nunca pediu desculpas pelos massacres à Coréia do Sul e China. Os Europeus nunca pediram desculpas pelo seus erros dos passados que ainda estão presentes até nos dias atuais. Pedir desculpas apenas para filhos e pais, entre países não existe!

Sequim

Note que eu disse GOVERNO e não BRASIL. Quem ofendeu de forma gratuita a China foi este desgoverno de m@#$%da. Agora, quando o País necessita de toda a ajuda possível, sofremos as consequências de um bando de tresloucados que ocupam o Palácio do Planalto.

Ten Murphy

Mas o país (que você alega não ter dito) não é um ser vivo, senciente, ele é algo intangível representado pelo seu: governo!!! Pode-se dizer que o país é o governo na medida em que este representa aquele, já que aquele não pode representar a si mesmo por não existir como um ente dotado de pessoalidade. Logo, o governo não pede desculpas poie é ele mesmo a cara do país.

Carvalho2008

Quanto a ficar provocando seu maior cliente, o amigo temntotal razão. Falta de necessidade, falta de senso…a diplomacia e GF errou feio nisto…foi como trabalhar numa empresa e tratar mal um colega de trabalho e depois descobrir que ele é filho do dono…nao vai acabar bem….

Sequim

E prescrever cloroquina como ” tratamento precoce”, não dará processos? Com certeza sim.

Carvalho2008

Quem prescreve é o medico e tratamento precoce não é igual a cloroquina muito menos exclusivo a ela. Teve sintomas mesmo que leve, vá ao medico, não é para ficar em casa e somente ir se piorar. Va ao primeiro sinal e o medico clinicará o tratamento.

Sequim

Até ontem havia um robô no site do Ministério da Saúde que prescrevia automaticamente cloroquina como ” tratamento precoce” contra a Covid. Hoje, por “coincidência” este robô saiu do ar. A Associação Médica Brasileira emitiu nota repudiando o uso de cloroquina como tratamento precoce contra a Covid. Houve lives com o ministro da Saúde e documentos escritos do MS recomendando expressamente o uso de cloroquina como tratamento precoce contra a Covid. Agora está começando a “Operação Eu Não Disse o Que Eu Disse” por parte deste desgoverno.

LEONARDO CORREIA BASTOS

Pequim, vai trabalhar! Arruma um outro forum pra ficar falando de política que aqui o assunto é outro…

Last edited 3 anos atrás by LEONARDO CORREIA BASTOS
Carvalho2008

Dificilmente renderia processos alem daqueles motivados politicamente. Ha especialistas contra, ha especialistas a favor. Existe a possibilidade de ser inocuo, existe a possibilidade de ser potenciador auxiliar. Somente quando a politica sair da medicina e boas analises daqui a anos sera possivel saber. Crime é ficar de braços cruzados. Quem da a ultima palavra é o medico e cada im tenha o seu. Eu tenho tido uma experiencia complicada neste ano de 2020 e devo ter deixado o convenio maluco. Não foi fácil o que conheci de medicos nao é bolinho e por ultimo, ainda peguei covid numa internacao cirurgica… Read more »

Nilo

Onde e em que momento Caravalho2008 cita cloroquina?
Seguim!! O Conselho Médico está sendo criticado por médicos por por não coibir colegas de promover terápias sem evidências, no Brasil noticias falsas sobre cloroquina ainda circulam, o judiciário é letárgico e só funcionará se (é uma condição).

Last edited 3 anos atrás by Nilo
santiago

A FAB fez seu serviço, o problema foi quem prometeu entregar as vacinas antes mesmos que os representantes presentes na cerimônia de sp chegassem em seus estados. Gasta saliva e falta coordenação, infelizmente está fazendo as forças armadas parecer uma simples repartição pública para o público em geral.

João Fernando

Onde que a cloroquina foi autorizada???

Tutu

As vacinas do meu estado foram entregues em um avião da PF.

João Fernando

Imagens apenas possíveis graças ao ImperaDória…

Nilo

Mais um idolatra. A crise mal mostrou sua face.

Last edited 3 anos atrás by Nilo