Home Aviação de Transporte FAB prepara o KC-390 para o Exercício Culminating

FAB prepara o KC-390 para o Exercício Culminating

4168
86

Está previsto o lançamento de paraquedistas brasileiros e americanos, além da atuação em conjunto com aeronaves de outras Forças Aéreas

O KC-390 Millennium inaugura mais uma etapa na Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave participará pela primeira vez de um Exercício Operacional. A ação inédita ocorrerá entre os dias 12 de janeiro e 05 de fevereiro no Exercício Culminating, em Louisiana, nos Estados Unidos da América (EUA). Os detalhes da participação do KC-390 no treinamento foram apresentados no apronto operacional, realizado nesta quinta-feira (07/01) por militares do Esquadrão Zeus (1º GTT), na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis.

Foram repassadas informações sobre o cronograma das missões, logística, configuração das tripulações, segurança de voo, medidas sanitárias e regras internacionais.

Durante o Exercício Operacional Culminating está prevista a realização de saltos operacionais de paraquedistas brasileiros e americanos a partir do KC-390. O treinamento é uma operação conjunta entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos, com a participação de aeronaves de outras Forças Aéreas, e tem, entre os objetivos, a preparação de militares e tripulantes para missões de emprego em operações aeroterrestres.

Em uma das missões previstas, o KC-390 vai integrar um voo de pacote, com a participação de 16 aeronaves, incluindo nove C-17 e seis C-130J, e será realizado o lançamento de mais de quatro mil paraquedistas em apenas uma noite.

A complexidade e caráter inédito da missão exigiram treinamentos específicos dos tripulantes do KC-390 realizados em dezembro de 2020. Nesse período, os militares foram capacitados no módulo contratual Operational Familiarization (OPFM), ministrado pela EMBRAER, como tripulantes instrutores da aeronave em lançamento de paraquedistas pelo método semiautomático ou enganchado. Os militares realizaram também lançamentos na Zona de Lançamento da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o comandante do Esquadrão Zeus (1º GTT), Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, a aeronave e os militares tiveram bom desempenho durante o período de treinamento e estão preparados para participar do exercício que é um marco na história do KC-390 e da Força Aérea Brasileira.

“Nós temos tudo para mostrar para o mundo a capacidade do KC-390, que pela primeira vez vai lançar paraquedistas junto com outras aeronaves estrangeiras. O Exercício conjunto vai ser muito importante não só para o 1° GTT, como também para a FAB e para o país”, destacou.

A participação do KC-390 no Exercício Culminating também será instrumento para a fundamentação doutrinária, especialmente na Ação de Força Aérea denominada Assalto Aeroterrestre, que consiste no emprego de Meios Aeroespaciais para introduzir forças paraquedistas e seus equipamentos, prioritariamente por lançamento e eventualmente por meio de pouso, em áreas de interesse.

“É um momento ímpar para desenvolvimento conjunto de doutrina não só da FAB quanto também do Exército Brasileiro porque o KC-390 tem sistemas diferentes, sistemas novos”, complementou.

O comandante da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, ressaltou o preparo realizado pelos militares para o Exercício. “Todos os preparativos foram realizados, inclusive com a participação de integrantes do Exército Brasileiro, de maneira que as tripulações estão capacitadas a cumprir as ações de Força Área previstas para a Missão”, destacou.

De acordo com o Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira, a participação do KC-390 no Exercício Culminating reforça a capacidade de atuação da FAB. “É a primeira vez que nós vamos fazer o lançamento de paraquedistas dentro de um cenário de exercício operacional, que é bastante diferente do que lançar os paraquedistas em um circuito de tráfego para uma missão de treinamento local. É uma honra muito grande nós termos sido convidados para participar desse exercício em conjunto com o Exército, utilizando pela primeira vez a aeronave mais nova da FAB”, destacou.

KC-390

Desde a entrega do primeiro KC-390 Millennium, em setembro de 2019, a FAB já recebeu quatro aeronaves, que vêm participando de diversas missões fundamentais para o país, como a Operação COVID-19, de apoio no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, e na missão de assistência humanitária à República Libanesa.

A aeronave e a tripulação vêm passando por fases de certificação e, após a conclusão de determinadas etapas, as tripulações passam a operar as diversas funcionalidades do avião até atingir a capacidade final de operação (Final Operational Capability – FOC), que estará disponível em todos os KC-390 Millennium da FAB.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest
86 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
7 dias atrás

Vamos apostar que todas as fotos, ou sua maioria, vão ser tiradas pelos americanos e não brasileiros? Tá uma forças armadas que não gosta de fotos é a nossa!

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  DOUGLAS TARGINO
7 dias atrás

Isso tem mudado, ano passado vários exercícios foram feitos e muitas fotos e filmagens desses exercícios foram divulgadas!

Barak MX para o Brasil
Barak MX para o Brasil
Reply to  DOUGLAS TARGINO
7 dias atrás

Nada a ver. Flickr de FAB está cheio de fotos.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Barak MX para o Brasil
4 dias atrás

É menos cansativo reclamar do que pesquisar Barak!!! Para alguns aqui….

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  DOUGLAS TARGINO
7 dias atrás

Discordo completamente disso, quando eu servi o exército nos anos oitenta, tinha vários fotógrafos (até civis) que perambulavam pelo quartel tirando fotos e vendendo aos soldados. Além dos próprios fotógrafos e cinegrafistas militares do batalhão encarregados de documentar cerimônias, formaturas, eventos e o dia a dia da corporação. Eu não sei se na Marinha e na FAB era assim, mas no exército era assim. Digo era porque hoje deve ser mais ainda com celulares, internet e as redes sociais.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Karl Bonfim
6 dias atrás

O problema e divulgação. Não divulgamos as nossas forças armadas como os EUA, Russia, China, Europeus e etc…

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  DOUGLAS TARGINO
7 dias atrás

The underdog syndrome is strong on this one.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  DOUGLAS TARGINO
4 dias atrás

Visite o site da FAB, lá tem muitas!!

Fabio Araujo
Fabio Araujo
7 dias atrás

Uma boa oportunidade para mostrar o KC-390, devem ter vários observadores internacionais participando do exercício sem falar de outras nações fazendo parte do mesmo!

Pablo
Pablo
7 dias atrás

Que ótimo saber dessa participação do KC-390, era uma dúvida que acho que a maioria tinha. Excelente oportunidade para mostrar suas grandes capacidades e versatilidade, e ainda faz uma propaganda a mais.

Last edited 7 dias atrás by Pablo
Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Pablo
5 dias atrás

Será uma oportunidade interessante para divulgação da sua operacionalidade… Nem tanto para as forças estadunidenses (que naturalmente estão fechadas com o produto da LM), mas às outras forças que operam o C-130 (nas diversas versões) e não têm nenhum compromisso industrial com a LM…. Rogo por sucesso!!!

Flamenguista
Flamenguista
7 dias atrás

Com certeza fará bonito lá nos EUA…

Flamenguista
Flamenguista
7 dias atrás

Uma pergunta meio off topic… Qual blindado 8×8 no mercado poderia ser transportado pelo KC??

Pablo
Pablo
Reply to  Flamenguista
7 dias atrás

Depende do blindado que te refere, se for blindado de transporte ao estilo guarani, tem muitos e acredito quase todos dessa categoria possam ser transportados, se tiver uma torre com canhão de 105 ou 120mm, ai ja limita muito mais. Por exemplo, se eu não estiver enganado o Centauro I pode ser transportado, ja o centauro II não devido a diferença de peso entre ambos.
O stryker, tanto com torre como sem, o KC tem capacidade para ambos.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Flamenguista
7 dias atrás

Ele foi projetado para levar um Pátria AMV 8×8, ou 1 LAV-25, e outros 8×8 de dimensões e pesos semelhantes!

RPiletti
RPiletti
7 dias atrás

Quatro mil paraquedistas em uma só noite… qual o tamanho total da nossa brigada?

RPiletti
RPiletti
Reply to  RPiletti
7 dias atrás

Sei que não será nossa brigada que irá saltar, o questionamento é para conseguir assimilar melhor o tamanho do exercício americano…

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  RPiletti
7 dias atrás

Pelo que li por aí serão 172 paraquedistas brasileiros! A delegação completa será composta por 203 homens.

Last edited 7 dias atrás by 737-800RJ
Doug385
Doug385
Reply to  737-800RJ
7 dias atrás

Uma companhia completa.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Reply to  RPiletti
7 dias atrás

Tentei pesquisar aqui, mas não fala. Mas pela capacidade de transporte e quantidade de soltados, pode por umas 50 vezes maior que a nossa.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Reply to  DOUGLAS TARGINO
7 dias atrás

Se referindo o total por pais… Colega meu é paraquedista, ele falou que não tem sensação melhor (eu não teria coragem).

Marcos Cooper
Marcos Cooper
Reply to  DOUGLAS TARGINO
7 dias atrás

Imagine o orgulhoi dele Douglas, voando no nosso -390 ao lado dos C-17 da USAF!

Agnelo
Agnelo
Reply to  RPiletti
7 dias atrás

Da Bda Inf Pqdt são 6.041.
No exercício são 172.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Agnelo
7 dias atrás

Obrigado, era este o número que estava buscando… sendo assim, em um exercício eles colocarão no ar o equivalente a mais de 60% de toda nossa brigada… números consideráveis.

Agnelo
Agnelo
Reply to  RPiletti
7 dias atrás

Boa noite
Sim, muita coisa.
Mas é importante lembrar q, provavelmente, o efetivo de uma Bda Aet americana está nesse número de 4.000. Talvez pouco mais.
Existem estruturas na nossa Bda q lá é da Divisão, q da pra cada Bda aquilo q for necessário.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Agnelo
4 dias atrás

Pelo que sei, tanto americanos tb saltarão do KC como saltaremos do C-17 e C-130J, vão mesclar a rapaziada!!

filipe
filipe
7 dias atrás

O KC 390 veio para ficar … chegar, ver e vencer …

PCOA
PCOA
7 dias atrás

frente a frente, KCTão e Gordo!!!!

Billy
Billy
7 dias atrás

Putz….o sujeito manda essa: “…mostrar para o mundo…” parece até o Dia D !

Rodrigo Mac
Rodrigo Mac
7 dias atrás

Até um caravan lança paraquedistas. Não sei qual a necessidade de gastar dinheiro com isso, não passa de propaganda gratuita da fab pra tentar implacar o KC no mercado internacional.

Doug385
Doug385
Reply to  Rodrigo Mac
7 dias atrás

Se for propaganda, já é motivo suficiente.

Flanker
Flanker
Reply to  Rodrigo Mac
7 dias atrás

“Brilhante” ideia….vamos suspender a encomenda dos 28 KC-390 e substituir por 28 Caravan……

Caio Andrade Garcia
Caio Andrade Garcia
Reply to  Flanker
7 dias atrás

boa… imagina transportar ambulâncias em um Caravan kkkk

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Rodrigo Mac
7 dias atrás

Cada um que aparece…

Rafael costa
Rafael costa
Reply to  Rodrigo Mac
7 dias atrás

É cada jumento que aparece aqui !

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Rafael costa
7 dias atrás

cuidado para não ofender aos jumentos!!
kkkk
Poderão de processar por calúnia e difamação!!!
kkkkk

Pablo
Pablo
Reply to  Rodrigo Mac
7 dias atrás

Parabéns, merece dois óscares. Caso perca um ainda tem o outro

Caio Andrade Garcia
Caio Andrade Garcia
Reply to  Rodrigo Mac
7 dias atrás

já vendemos 7

Andre
Andre
Reply to  Rodrigo Mac
6 dias atrás

Se não sabe, não fale. Não sabe a necessidade de treinar nossos militares e vem aqui defecar pelo lado errado

Cláudio Severino da Silva
Cláudio Severino da Silva
Reply to  Rodrigo Mac
5 dias atrás

Assim como o ST-29, o KC-390 foi encomendado pela FAB à Embraer. Assim como a FAB recebe royalties sobre a venda dos ST-29, smj, também receberá pelas vendas do KC/C-390.

Last edited 5 dias atrás by Cláudio Severino da Silva
Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Cláudio Severino da Silva
3 dias atrás

O que é ST-29?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Rodrigo Mac
4 dias atrás

Amigo, pesquise o que será a Operação Culminating, Os saltos são uma parte , dela. Será uma Operação para treinamento e procedimentos de Guerra Assimétrica. O KC-390 hoje é o principal vetor de transporte da FAB.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
7 dias atrás

Por falar em Exercício Culminating, sem trocadilhos, espero que essa participação culmine em mais interesses e vendas para o KC-390.

Caio Andrade Garcia
Caio Andrade Garcia
Reply to  Karl Bonfim
7 dias atrás

sem dúvidas! Hércules é um projeto dos anos 1950…tá no limite.

Sergio Cintra
Sergio Cintra
Reply to  Caio Andrade Garcia
7 dias atrás

Dos 12 listados como ativos, e o contrato deles de manutenção realizados com a OGMA em Portugal em 2018, os dois mais antigos são justamente os KC´s – que em alguns locais constam em 1972 e em outros nos finais de 1975, as suas chegadas – ou sejam mais de 45 anos de “ralo” no mínimo. O 2461 – o primeiro a entrar na manutenção em 2019 – estava ontem (8-Jan ) na Região dos lagos-RJ, fazendo Revo com a Marinha e o 2462 coincidentemente, fazia hoje o seu 1o. voo em Portugal após as manutenções. Ô! projeto “porreta” esse,… Read more »

RENAN
RENAN
7 dias atrás

Está é a vitrine que faltava
Vamos vender unidades aos EUA
Uma pena que será montado lá a exemplo do a29
Mas já alguma coisa

Andre
Andre
Reply to  RENAN
6 dias atrás

O grosso da grana não está na linha de produção mas no desenvolvimento. Melhor montar lá e vender do que montar aqui e não vender.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  RENAN
5 dias atrás

Acho muito difícil os EUA comprarem o KC-390. Porém sim, são uma bela vitrine e se quiserem montar lá e vender via FMS por mim está ótimo. Mas também acredito que serem poucas as chances de isso acontecer.

RENAN
RENAN
Reply to  Leandro Costa
5 dias atrás

Acredito que os EUA irá operar o kc390 pode demorar mais vai acontecer

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  RENAN
5 dias atrás

Por que acha isso?

RENAN
RENAN
Reply to  Leandro Costa
4 dias atrás

Exemplo a parceria com a Sierra Nevada na fábricação do super tucano. (A29 ) Isso facilitaria um acordo nós mesmo modos para o KC 390. O Kc 390 se comprovado a sua economia de operação e manutenção daqui uns dez anos os EUA poderá sim optar por este pequeno avião para reduzir seus custos logístico que é enorme. Mas tudo irá seguir de forma lenta. Primeiro vários países da OTAN irá comprar depois os EUA. Com o tempo eles notaram que o produto é bom e venderá com ou sem eles, portanto será melhor gerar emprego e renda lá produzindo… Read more »

Last edited 4 dias atrás by RENAN
Flanker
Flanker
Reply to  RENAN
4 dias atrás

NotarÃO

Nilo Rodarte
Nilo Rodarte
7 dias atrás

Uma bela vitrine. Uma otima oportunidade de treinamento. Integração entre forças. Só ganhos.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
7 dias atrás

Não sei porque, mas torço para que pelo menos um desse pessoal todo que vai saltar se chame Jerônimo.

Pablo
Pablo
Reply to  Clésio Luiz
7 dias atrás

Entendedores entenderão 😂😂😂😂😂

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Clésio Luiz
6 dias atrás

Uma justa homenagem aos nativos

Wellington Góes
Wellington Góes
7 dias atrás

Bacana!!!

Rommelqe
Rommelqe
7 dias atrás

Nosso contigente inclui 172 paraquedistas, ou seja, mais do que o dobro da capacidade do KC390. Minha curiosidade é saber se serão lançadas mais do que duas levas em um mesmo exercício ou seja, o KC390 seria utilizado inclusive em sucessivas operações no mesmo TO para testar a prontificação e meios adequados para sucessivos lançamentos, incluindo o embarque inicial, o voo em formação com a esquadrilha, lançamento das tropas, volta ao aeroporto com sucessivo embarque de outras tropas, etc. Por outro lado, entendo que a participação de tropas brasileiras nesse exercício foi decorrente de convite específico para que os aliados… Read more »

Art
Art
Reply to  Rommelqe
6 dias atrás

Vai ter brasileiro sendo lançado em C-17 e americano no KC isso é praxe nessas operações. Faz parte da diplomacia militar.

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  Rommelqe
5 dias atrás

O lançamento de paraquedistas americanos a partir do KC390 esta claramente dito na matéria, mas a minha curiosidade e em relação à composição das equipes. Por exemplo, um copiloto americano? Um lider de liberação dos elementos? O planejamento das atividades?

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Rommelqe
3 dias atrás

O planejamento é norte americano. Haverá um Airlift Package Commander, norte americano, que vai liderar o vôo de pacote. Talvez algum brasileiro componha o Estado Maior da manobra, como observador.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Rommelqe
4 dias atrás

Serão vários lançamentos e estes fazem parte de um exercício maior em terra tb. Não é uma Operação para lancar , recolher e voltar para o Brasil. Foram quase 2 anos de preparação!! Os sites de Defesa aqui divulgam isso há meses!!

Rommelqe
Rommelqe
7 dias atrás

Complementado meu comentário anterior: entendo que o KC390 também muito possívelmente será demonstrado/testado no lançamento de cargas, incluindo pallets, e veículos. Lembrar que seus sistemas de bordo são inclusive dotados de controle específico para otimização destas operações.Vai ser ótimo!!!

angelo
6 dias atrás

Vai ser o destaque do exercício pois todas as outras aeronaves eles já conhecem bem e a aviônica do KC é linda.
E se fosse necessário alta velocidade no deslocamento da missão por exemplo acompanharia tranquilo o C17 que parece o pai dele , mas o filho tem uma cara de mais invocado com a sonda na frente.

Edu
Edu
6 dias atrás

Uma porrada de C-17, uma porra de C-130 e apenas uma unidade do KC-390 para este exercício de grande porte?

Andre
Andre
Reply to  Edu
6 dias atrás

O exercício é das formas armadas americanas. Vamos lá participar….

Pablo
Pablo
Reply to  Edu
6 dias atrás

Recem foi entregue o quarto kc, ja parou pra pensar o mínimo possível que talvez nao tenha outra tripulação 100% treinada Ou que devido aos poucos exemplares poderiamos ficar sem um ativo devido as manutenções?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Pablo
4 dias atrás

Pablo, não perca seu tempo amigo…. achava que esse blog era para quem gosta de aviação!!

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Edu
4 dias atrás

Meu, o avião ainda está sendo recebido, criando-se doutrina, diagonal de manutenção, não é carro não!! Cada adolescente!!! Vai mandar os 4 que temos? E aqui, como fica? As operações de transporte para combater a pandemia não cessaram, como acham a Foice de SP e a Globo!!

João Bosco
João Bosco
6 dias atrás

O KC-390 Milenium é uma aeronave que tem tudo para dar certo. E a politrica da Embraer em envolver a aeronave em tudo quanto é tipo de operação e divulgar éuma interessante jogada de markenting para a aetonacve. Creio eu que essa aeronave vai fazer muito sucesso ainda…..

Nilton L Junior
Nilton L Junior
6 dias atrás

Que tudo corra bem, vamos fazer bonito.

Alex Faulhaber
Alex Faulhaber
5 dias atrás

Tem que tomar cuidado com sabotagem

Elintoor-_
Elintoor-_
Reply to  Alex Faulhaber
5 dias atrás

Sim Alex, vão sabotar sim! Colocarão um rastreador invisível em nosso KC-390 para saber onde ele está…

Rodrigo Maçolla
5 dias atrás

Faltou dizer quantos KC-390 vão participar ??? Um só ?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Rodrigo Maçolla
4 dias atrás

Sim, atuais 25% da frota!

Tomcat4,2
Tomcat4,2
5 dias atrás

O futuro(Kc-390) vai dar um rolê ao lado do passado(Kc-130) e mostrar quem vai mandar na bagaça daqui pra frente. 😉

Cláudio Severino da Silva
Cláudio Severino da Silva
5 dias atrás

O efetivo a ser empregado neste Culminating é de 203 homens, sendo 172 paraquedistas. Como ele será transportado até o local? Além do KC-390, serão utilizados os Hercules C-130?

fabio
fabio
Reply to  Cláudio Severino da Silva
5 dias atrás

Eu vi uma foto o efetivo descendo de um avião 767 alugado

Pablo
Pablo
Reply to  Cláudio Severino da Silva
5 dias atrás

Em outro site fiz essa pergunta do transporte da tropa, segundo o site, iriam em um avião comercial e somente um kc da fab vai participar

Last edited 5 dias atrás by Pablo
Gabriel
Gabriel
5 dias atrás

Pqdt brasileiros, com fuzis brasileiros, lançados de uma aeronave brasileira.

Quantos Exércitos no mundo conseguiriam participar de uma operação, com o Exército Americano, da mesma forma?

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Gabriel
3 dias atrás

Vários. Ouviu falar num negócio chamado OTAN?

Billy
Billy
4 dias atrás

Será que ainda existe razão para esse exercício?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Billy
4 dias atrás

Estão se preparando há 2 anos!! Sempre ocorreu lá e o EB foi convidado em 2018!!

Bueno
Bueno
4 dias atrás

chegando em boa Vista!!
Muito feliz com este acréscimo no currículo do KC390
Boa sorte para todos da FAB e EB , capacidade tecnica sabemos que tem para levar a Bandeira e o nome do Brasil !

O KC-390 FAB 2855 que esta indo é a 3º Aeronave entregue em 27/06/20.
Imagino a grana na capacitação da tripulação para 4 aeronaves já entregues… E o plano são 28!
Produzir , manter e operar equipamentos militares é para gente Grande Brasil!!

https://www.flightradar24.com/ZEUS09/268c8a5f

Bueno
Bueno
Reply to  Bueno
4 dias atrás

Mudou para- BRS55
passando pela Guyana, evitando o espaço aereo da Venezuela. Prudente!

https://www.flightradar24.com/BRS55/268d06b7

Last edited 4 dias atrás by Bueno
Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
4 dias atrás

Vai ser uma bela vitrine para o avião!!