quinta-feira, junho 24, 2021

Gripen para o Brasil

Suíça passa a ter dois caças prontos para a ação em 15 minutos

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

A Força Aérea Suíça relata que as duas aeronaves armadas são usadas principalmente para ‘missões quentes’ e ‘missões reais’

A partir de hoje (30/12), a polícia aérea suíça estará de prontidão 24 horas. Agora, dois caças armados estarão em operação 24 horas por dia, 7 dias por semana, para acionamento em no máximo 15 minutos, segundo informe do Exército.

Isso significa que o projeto Air Police Service 24 (LP24) foi implementado com sucesso e dentro do prazo.

Em 2015, a Força Aérea operou apenas no horário comercial. O LP24 deu o primeiro passo em 2016: por 50 semanas, duas aeronaves estiveram disponíveis nos dias de semana das 8h às 18h. Em 2017, essa presença foi ampliada para 365 dias.

Desde o início de 2019, os jatos estão em modo de alerta das 6h às 22h e até o final de 2020 serão expandidos para 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Operações de luz azul e verificações pontuais

Os dois aviões armados seriam usados ​​principalmente para “missões quentes” e “live missions”, disse o comunicado. As primeiras são “missões de luz azul” desencadeadas por aeronaves que violam gravemente a soberania aérea suíça ou os regulamentos de tráfego aéreo.

As “Live Missions”, por outro lado, são verificações aleatórias de aeronaves estrangeiras que só podem voar sobre a Suíça com autorização diplomática. Em 2020, graças ao LP24, 15 dessas “missões quentes” e 290 “live missions” foram realizadas até o momento.

O local principal do serviço permanente de polícia aérea, que futuramente será denominado “Alerta de Reação Rápida (QRA)”, é o campo de aviação militar de Payerne/VD.

A prontidão da frota é aumentada

O pessoal técnico – como os mecânicos de aeronaves – está disponível 24 horas por dia devido aos novos horários de plantão, trabalhos adicionais de manutenção podem ser realizados na frota F/A-18 fora do horário normal de operação, escreve o exército. Graças a essa sinergia, a prontidão da frota está sendo continuamente aumentada, o que por sua vez beneficia o treinamento e a prontidão operacional da Força Aérea.

FONTE: www.tagesanzeiger.ch

NOTA DO EDITOR: Segundo um amigo que mora na Suíça, aumentaram a verba e assim acabou a situação vergonhosa de só ter um caça F/A-18 em prontidão de segunda a sexta em horário comercial, com pausa para o almoço!!!
Segundo ele, foi uma jogada esperta dos militares, colocar o país no ridículo na mídia internacional. Só assim os políticos liberaram mais verbas.

- Advertisement -

36 Comments

Subscribe
Notify of
guest
36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flanker

No Brasil, já tivemos 2 aeronaves de alerta H24 em Anápolis, Canoas e Santa Cruz. Hoje em dia, tem alerta tb em Manaus. Não sei se hoje operam com 2 ou 1 aeronave em alerta. Isso sem falar em Porto Velho, Boa Vista e Campo Grande, com os A-29.

Rinaldo Nery

Duas aeronaves só se o ESTALE (Estado de Alerta) é acima de ZERO.

Flanker

Valeu, Rinaldo. Talvez fosse esse o caso, devido à guerra nas Falklands em 1982, quando os 2 F-103E em alerta em Anápolis foram acionados para interceptar o Ilyushin cubano.

William Duarte

Antes de mais nada feliz ano novo a todos participantes. Uma pergunta para um dos amigos responder:: Como é realizada esta prontidão de caças no Brasil, aonde ficam e quantos ficam preparados, em quantos minutos são colocados no ar?

MARS

Não quer o CPF dos pilotos também? rsrsrs Brincadeiras a parte, acho que isso é informação classificada, se não é, deveria ser!

LUIS NATAL

William, algumas Bases possuíam hangares de alerta para acionamento imediato, geralmente próximos à cabeceira mais utilizada, contando ainda com uma estrutura de apoio para pilotos e mecânicos. Não sei que tipo de prontidão é realizada hoje. Acredito que as bases junto à fronteira Oeste estão com uma carga de trabalho mais pesada!

Rinaldo Nery

Temos ALEBAS 365 dias por ano, 24 horas por dia. Período ALFA (durante o expediente) e período BRAVO (fora do expediente). Só muda o tempo de acionamento. Os E-99 também cumprem ALEBAS. Uma aeronave em ESTALE zero.

Flanker

É mais ou menos como eu falei no meu post anterior. Anápolis e Canoas tem hangares de alerta para duas aeronaves, próximos às cabeceiras mais urilizadas. Santa Cruz mantém alerta nos hangarestes de linha de voo, pois não tenho conhecimento de que existam hangares de alerta lá. Em Manaus é realizado alerta tb é acredito que se já a partir dos hangares normais da própria Unidade. Se são mantidas 1 ou 2 aeronaves de alerta em cada uma dessas localidades, aí eu não sei informar. O tempo, desde o acionamento até a decolagem, acho que tb gira ao redor de… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Flanker
Rinaldo Nery

Já falei: 01 aeronave em ESTALE zero.

Gabriel

Que situação, os militares terem que expor o país ao ridículo, para os políticos pensarem um pouco em “defesa”.

A culpa na verdade é dos eleitores, que elegem os adoradores da “bambilandia” e “ilha da fantasia”, que acreditam que diplomacia se faz com “paz e amor”.

Cristiano de Aquino Campos

A Suiça, sempre foi neutra e não foi atacada a mais de 100 anos. Nem durante a segunda guerra e a guerra fria ela se envolveu ou foi envolvida. Acho que eles estão mais focados e no caso de terrorismo.

Antoniokings

Só pode ser para casos específicos de segurança, pois em uma guerra esses dois aviões, muito provavelmente, seriam atacados no solo em menos de 15 minutos.
A Suíça é muito pequena e creio que a base onde eles estão seria alcançada muito rapidamente.

Marcelo Andrade

Sim, mas antes os invasores teriam que invadir o espaço aérao da França, Alemanha e Itália!

Nunão

🐢 Em apenas cinco anos resolveram o difícil problema de manter um par de caças numa base aérea em alerta 24/7. Esses suíços são uns supersônicos. 🐌

pangloss

Se o plano dos militares suíços era colocar o país em situação de escárnio, conforme narrado na nota do editor que encerra o post, devo dizer que a missão foi cumprida com louvor.

Nunão

O escárnio foi em 2014.

Não precisava de mais de 5 anos pra focar no problema e resolver, ainda mais num país que décadas atrás tinha boa experiência em manter aeronaves de alerta 24/7 não só no solo, mas também em voo.

Louvor passa longe.

Last edited 5 meses atrás by Nunão
Alexandre Cardoso

O plano dos militares era conseguir mais verbas para a Defesa, pôr o País em situação de escárnio fez / teve de fazer parte dos militares. Felizmente o Plano deu certo, ou seja, conseguiram mais verbas para a Defesa.

Adriano RA

Parece-me que o maior problema suíço é a ferocidade com que uma parcela considerável dos políticos locais trabalham para convencer a população de que gastos com defesa são inúteis, um desperdício. São populistas travestidos de progressistas que também são fortes na Alemanha.

Carlos Campos

tentar eles tentam, mas a população não aceita essa visão de mundo fácil, até dinheiro de “graça” a população não aceitou.

João Fernando

Não seria pq guardava dinheiro de todos os lados envolvidos?

Defensor da liberdade

Acho que a sorte da Suíça é ser um local que não tem nada estratégico em termos militares e econômicos para ser tomada, a menos que queijo, chocolate e relógio sejam estratégicos. (para os gordinhos talvez?)

Além do mais é sabido que eles colaboraram com os nazis na SGM, não é à toa que receberam aviões BF 109, e muito, mas muito ouro vindo dos nazis, certeza que não foi por causa dos queijos e relógios.

Antoniokings

Em quantas horas Hitler demoraria para dominar a Suíça no auge do poderio da Wermacht?

Paulo Siqueira

Provavelmente em um tempo bem mais curto que a China quando esta invadiu o Tibet!

Last edited 5 meses atrás by Paulo Siqueira
Antoniokings

Faz sentido, visto que o Tibete tem 1.228.000 km2 e a Suíça apenas 41.200 km2.

Marcelo Andrade

Pra que? A suiça era o banco do Terceiro Reich!

Nascimento

Vejo certo desconhecimento da maioria acerca da neutralidade da Suíça e, principalmente seu nível de preparo. Não foi por acaso que o nazismo varreu toda a Europa na IIGM e deixou a Suíça incólume. TB não foi pelos bancos suíços guardarem dinheiro nazista não, foi puro pragmatismo. A Suíça é composta por um pequeno platô e o restante de terrenos acidentados, excelentes para defensores e terríveis para atacantes. Junte-se a isso excelentes FA, e o resultado é um pesadelo para qualquer atacante, até mesmo a Wermarcht. A força aérea Suíça derrubou quantias consideráveis de aeronaves aliadas e nazistas durante a… Read more »

Marcelo M

Excelente resposta. Um país pequeno não exerce dissuasão apenas mostrando que o país grande pode ser derrotado, mas também mostrando que, mesmo que a derrota seja inevitável, o custo será alto demais.

Douglas R.J.Santos.

tá de brincadeira …eu teria vergonha de anunciar essa notícia do meu país….funcionar só em horário comercial….sem comentário…..

Alexandre Cardoso

Vergonha é deixar a Defesa sem verbas suficientes para proteger o País. Os Militares suíços fizeram muito bem em fazerem o que fizeram.

Alexandre Cardoso

Assim os políticos suíços não tiveram como continuar a fingir que estava tudo bem …

Last edited 5 meses atrás by Alexandre Cardoso
Marcelo Andrade

Olha, trocava todo nosso alerta 24H pelo padrão de vida deles!!!

nonato

Como funciona isso no Brasil, sem entrar em detalhes sigilosos.
São para que tipos de situações?
invasão estrangeira?
Sequestro de aviões?
Em filmes americanos é comum ver F 16s escoltando aviões de passageiros.
Como são vistas as ameaças?
Pelo radar?
Os radares cobrem todas as fronteiras e costa?
Esses caças em alerta ficam sempre no solo? Nunca patrulhando?
Não deveriam ficar (em qualquer pais inclusive na Suíça) mais aviões em vez de apenas 2?
Ou se confia de que uma guerra ou invasão em maior escala geralmente não ocorre da noite para o dia?

Flanker

“Como funciona isso no Brasil, sem entrar em detalhes sigilosos. São para que tipos de situações? INTERCEPTAÇÃO DE AERONAVES SUSPEITAS OU NÃO IDENTIFICADAS invasão estrangeira? NÃO Sequestro de aviões? SIM Em filmes americanos é comum ver F 16s escoltando aviões de passageiros. Como são vistas as ameaças? Pelo radar? SIM Os radares cobrem todas as fronteiras e costa? PRATICAMENTE TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, COM POUQUÍSSIMAS OU INEXISTENTES ÁREAS CEGAS Esses caças em alerta ficam sempre no solo? SIM Nunca patrulhando? PRA QUE? Não deveriam ficar (em qualquer pais inclusive na Suíça) mais aviões em vez de apenas 2? NO BRASIL… Read more »

Rinaldo Nery

Volto a postar: nos EUA NÃO HAVIA ALEBAS no CONUS (Continental US) antes do 11 de setembro. O Chefe do Estado Maior da USAF veio a Brasília conhecer como funciona nosso sistema de controle integrado. Nos EUA, a USAF e o FAA bateram MUITA cabeça no 11 de setembro. Dois F-16 decolaram DESARMADOS!

Cristiano GR

Feliz Ano Novo a todos!

Em 1994 houve um avistamento coletivo de ovni em minha cidade, no RS, por volta das 00:15 em menos de meia hora passou 2 caças em cima da nossa cidade, com toda a população na rua principal buscando um novo avistamento e informações do fato. Em linha reta, dá uns 310 km de Santa Maria e uns 600 de Canoas.

Funcionario da Comlurb

Segundo um site de notícias europeu, essa prontidão 24/7 foi conseguida graças a RAF :

“De 24 de novembro a 18 de dezembro de 2020, foi realizado um exercício de treinamento em Yorkshire com 40 pilotos, 70 tripulantes de solo e 10 aeronaves F / A-18 da Força Aérea Suíça.”

Reportagens especiais

Primeiras fotos da apresentação do protótipo do KC-390

Os editores do Poder Aéreo estão nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, participando da...
- Advertisement -
- Advertisement -