Patrulha conjunta da Rússia e da China no Pacífico sinaliza laços militares mais fortes entre Moscou e Pequim

O Japão e a Coréia do Sul acionaram caças para acompanhar bombardeiros russos e chineses que realizaram uma missão de patrulha conjunta sobre o Pacífico ocidental em uma demonstração de laços militares cada vez mais estreitos entre Moscou e Pequim.

Os militares russos disseram que dois de seus bombardeiros estratégicos Tu-95 e quatro bombardeiros chineses H-6K sobrevoaram o Mar do Japão e o Mar da China Oriental na terça-feira, dia 22 de dezembro.

A Força Aérea de Autodefesa do Japão acionou os caças para acompanhar os bombardeiros, que sobrevoaram as disputadas ilhas Takeshima/Dokdo no Mar do Japão, disse a agência de notícias Kyodo, citando o Ministério da Defesa.

As ilhas são controladas pela Coreia do Sul, mas também reivindicadas pelo Japão. Os aviões russos e chineses também sobrevoaram o estreito de Tsushima, que separa o Japão do ponto mais ao sul da península coreana, bem como uma área próxima à ilha de Okinawa, no sul, onde estão dezenas de milhares de soldados americanos.

A Coreia do Sul também acionou jatos atrás dos aviões russos e chineses “em preparação para situações acidentais” depois que eles entraram na “zona de identificação de defesa aérea” do país, de acordo com a agência de notícias Yonhap.

Os militares sul-coreanos e o Ministério das Relações Exteriores entraram em contato com seus colegas russos e chineses para expressar suas preocupações com o incidente.

O ministério da defesa da Rússia disse que a missão conjunta tinha como objetivo “desenvolver e aprofundar a parceria abrangente Rússia-China, aumentar ainda mais o nível de cooperação entre os dois militares, expandir sua capacidade de ação conjunta e fortalecer a estabilidade estratégica”.

O ministério acrescentou que o voo de patrulha “não foi dirigido contra terceiros países”.

A missão de terça-feira foi o segundo voo desse tipo desde uma patrulha de julho de 2019 na mesma área.

Segue-se a declaração do presidente russo Vladimir Putin em outubro de que a ideia de uma futura aliança militar Rússia-China não poderia ser descartada – um sinal de aprofundamento da cooperação militar entre Moscou e Pequim em meio a tensões crescentes em suas relações com os EUA.

Até aquele momento, a Rússia e a China haviam saudado sua “parceria estratégica”, mas negaram qualquer conversa sobre a possibilidade de formar uma aliança militar.

Putin também observou em outubro que a Rússia vinha compartilhando tecnologias militares altamente sensíveis com a China, o que ajudou a aumentar significativamente sua capacidade de defesa.

A Rússia tem buscado desenvolver laços mais fortes com a China à medida que suas relações com o Ocidente se deterioram para níveis pós-guerra fria devido a questões como a anexação da Crimeia da Ucrânia por Moscou e acusações de intromissão da Rússia nas eleições presidenciais dos EUA em 2016.

FONTE: The Guardian/AP IMAGENS: MoD da Rússia, Coreia do Sul e do Japão

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Sollo

O Japão ainda paga caro pelo que fez na 2ª guerra. Perdeu territórios e devido às atrocidades que cometeu contra seus vizinhos, e sobre as quais jamais tiveram a decencia de pedir desculpas, é odiado na região e se tornaram dependentes dos EUA em seu território como escudo dissuasório. Num conflito isolado envolvendo apenas China e Japão ninguém nas redondezas tomaria parte.

Luiz Tridade

Nunca… E repito: Nunca o Japão deixará de ter apoio dos EUA caso a China venha se engraçar. Faz parte da política de defesa dos EUA manter o Japão sob tutela de sua defesa.

Paulo Sollo

Sem dúvidas, pois com a gigantesca tolice que o Japão cometeu ao atacar Pearl Harbour, condenou-se não apenas a uma trágica e humilhante derrota servindo de cobaia para Nukes, como também a se tornar uma base permanente dos EUA naquela região estratégica. Boots on forever…

Luiz Tridade

O facismo é um sistema que esta baseado na arrogância e com isso se condena à erros dantescos. Foi o caso de Pearl Harbour. Mas eu vejo um pouco de ressentimento com os EUA quando vc fala da base permanente no Japão… Ou será impressão?

Paulo Sollo

Sim meu caro, é uma interpretação equivocada sua. Não tenho ressentimentos contra nenhum povo, estou apenas apontando o fato de que a base permanente é consequência da grande M. que fizeram contra os EUA.
Os japoneses são um povo orgulhoso e muito capaz. Você acha que eles não prefeririam autonomia total?

ted

Soldados americanos estupraram meninas japonesas. Por que ainda estão em solo japonês? Maravilha! continuarem a fazer exercícios com os americanos na Amazônia.

Alves

Naquela época ficar sob jugo dos Estados Unidos era definitivamente melhor ao povo japonês e ao Japão do que sob o jugo de Tojo e e seus generais, ou poderia cair nas mãos do Stalin e o comunismo que crescia.
Dentro das opções possíveis ficar com os Estados Unidos foi a menos pior.

Francisco Vieira

E onde fica a justificativa do tal “ataque preventivo”, tão falado nos dias de hoje?

Paulo Sollo

Ataque preventivo de quem contra quem?
Ataque preventivo atualmente só funciona contra os mais fracos que não tem nukes nem apoio de alguma potência militar.

filipe

Eu acho mais prudente o Japão se aliar aos EUA, O Japão é constantemente ameaçado pela Coreia do Norte e já tem o problema histórico da China e Rússia, nada mais lógico do que se aliar a Coreia do Sul e aos EUA, sem esquecer da Austrália e Índia.

Flamenguista

Concordo….Para um país que viu sua constituição escrita pelos americanos, nada mais lógico. O povo japonês, em sua maioria, é grato aos EUA por ter vencido a guerra, caso contrário, o Japão iria se exaurir em recursos materiais e humanos para tentar a vitória….Em tempo, sou descendente de japoneses e morei por anos naquele país.

Mirade1969

O Japão imperial era muito militarista e tinha um código de honra ultrapassado que idealizava um passado de vitórias e mas que causou massacres nos países que ele invadiu na sua sanha imperialista, não é a toa que países como a China e Coréias tem um ódio do passado beligerante japonês que não deve ser um orgulho para o povo japones visto que foram mortos por volta de 30 milhões de pessoas nos países invadidos. Que sirva de exemplo para países que endeusam um passado glorioso banhado em sangue e militarismo .

Kemen

Caro colega, não sou contrario ao que escreveu, muitas guerras geraram masacres indevidos e desnecessarios fruto da bestialidade humana, mas existiram muitos outros masacres pouco divulgados, que eu as vezes encontrei em literaturas fiéis neutras. Isso ocorre porque o vencedor dita as regras da propaganda pública e sempre é o heroi.

Kemen

O fato de ter genética japonesa e ter vivido um tempo ali, não significa que essa é a opinião de todos os japoneses que vivem dentro e fora do Japão, essa foi a sua opinião. Não estou correto?

Flamenguista

Perfeito….Só citei isso pelo fato de ter contato com a cultura, tanto lá, quanto aqui. E caso vc leu meu comentário, eu não disse que TODOS estão agradecidos.Minha opinião é embasada em fatos, puro e simples.

Carlos Campos

Uma parte da população é grata sim, outra parte mal sabe o que aconteceu naquela época.

Antoniokings

Há cerca de duas semanas, os chineses lembraram do famoso massacre de Nanjing.
Os chineses nunca esquecerão isso, só que sua vingança não será a destruição pura e simples do Japão, a qual são plenamente capazes de realizar.
O Japão será apenas ‘uma linha auxiliar’ da China.

Paulo Sollo

Sugiro mais uma vez aos que não conhecem e que tem estômago forte que assistam ao filme Men Behind The Sun, que mostra as experiências monstruosas levadas a cabo pelos japoneses com o povo da Mandchúria no infame campo 731. Inclusive após a guerra os cientistas que atuaram nas atrocidades ao invés de condenados foram levados para os EUA para transferirem seus conhecimentos no desenvolvimento de armas biológicas. Não estou aqui querendo passar pano para os chinos porque duvido que também não sejam capazes de atrocidades contra povos dominados. É só para demonstrar que as idéias sobre mocinhos e bandidos… Read more »

Kemen

Filmecos e séries holiwoodanos, onde a fantasia geralmente esta longe da realidade. Mentes que na falta de leituras idôneas de historiadores, geógrafos e arqueólogos, adotam as perspectivas mostradas nos filmes como sendo a realidade.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Paulo Sollo

Está falando M&rd@.
Os fatos mostrados no filme foram fartamente documentados e provas foram encontradas aos montes.
Portanto antes de ceder a um impulso ofensivo, ignorante e desonesto de acusar os outros de terem “mentes que na falta de leituras idôneas de historiadores, geógrafos e arqueólogos adotam as perspectivas mostradas nos filmes como sendo a realidade”, procure da próxima vez se informar sobre a questão, pois você acaba de demonstrar de forma vergonhosa que é exatamente aquilo que acusa os outros de serem…

Last edited 3 anos atrás by Paulo Sollo
MGNVS

Paulo Sollo… infelizmente grande parte dos comentaristas aqui desprezam documentarios e filmes historicos… e mais… sempre tentam desqualificar os comentarios alheios com baboseiras ideologicas. Documentarios e filmes historicos sao sim fontes importantes de pesquisa. So para citar alguns: 13 dias que abalaram o mundo – fala sobre a crise dos misseis em Cuba e o quanto estivemos perto da extincao. Homens de Coragem – sobre o afundamento do U.S.S Indianapolis que levou parte das bombas atomicas na 2 guerra. Grande parte da tripulacao morreu pq foi devorada por tubaroes. Ghazi Attack sobre o afundamento do submarino pakistanês em uma das… Read more »

Jefferson SC

Quanto comentário besta. Todas as pessoas que erraram há 80 anos já morreram, vão matar pessoas por erros que nunca cometeram? Pensamento de gente medíocre…a história humana é isso mesmo, essas palavras idiotas. Viva com qualidade, a maioria não passa dos 65 anos com qualidade, muitos morrem antes, diante de tragédias ds vida. Não sabemos de onde surgimos e para onde vamos, brigamos por ilhas idiotas no meio do nada. O ser humano é muito pobre, essas atitudes são ridículas. Não existe povo, existe gado…acordem! Esse é o mal do militarismo, do nacionalismo. Esqueçam essa bobagens pregadas por marginais, nada… Read more »

Bosco

Antonio,
Numa escala de 0 a 10 me diz quem foi mais cruel e matou mais o povo chinês:
A- os japoneses nas décadas de 30 até a SGM?
B- o Partido Comunista Chinês de Mao a partir de 49?

Antoniokings

C – Inglaterra, França, Espanha, Alemanha, Portugal e EUA com suas políticas de colonização/escravidão e guerras quer, durante séculos levaram e ainda levam desgraça e morte a todos os Continentes do Mundo?

Mestre D'Avis

Obrigado por referir Portugal! Já agora Kings, imagino que não existia colonização e escravidão antes de Portugal e os outros a espalharem pelo mundo certo?
É que eu vivo num pais que foi colonizado por Romanos e Árabes e quero saber se posso culpar eles da minha desgraça. Isso prescreve antes do Séc XV certo?

Porque não responde a pergunta do Bosco? Os 30 milhões de mortos de fome foram culpa dos Japoneses?

Atrocidade não desculpa atrocidade

Paulo Drusnam

Calaaaaado.

Kemen

Não acho que os politicos que pensam na economia de seus paises se importem muito com o passado.

https://pt.euronews.com/2020/11/16/uniao-europeia-de-olho-no-maior-mercado-do-mundo-via-pequim

Antoniokings

Exato.
Queriam ou não, o poder econômico está se deslocando para o Oriente (ou já se deslocou) e queiram ou não (de novo) muitos indivíduos e alguns países perderão poder econômico e tudo que se relaciona a isso.

Paulo Drusnam

Até calado voce esta errado….calaaado!

Pablo Maroka

Estou falando! em véspera de natal o mal não descansa!

Ainda sim parece que Putin está disposto em montar em cima dos yuan chineses ao se mostrar amigo nesse ponto com os chineses, algo não comum.

Antoniokings

O mal não descansa, por isso tem suas águas patrulhadas.

Kemen

Tem razão o mal não descansa, a C-19.2 já esta a caminho.

Cristiano de Aquino Campos

Uma area em que ambos podem se juntar e na construção de porta-aviões nucleares. A Russia tem os reatores e a China os estaleiros para construção dos mesmos.
Ambos querem ter e não duvido nada de surgir um acordo do tipo, vamos construir 6 PA, dois para a Russia e 4 para a China, a Russia fornece os reatores, propulsores e quem sabe a defesa anti-aerea e os Chineses, constroem os PA e toda a eletrônica restante.
Seria mais lógico.

Luiz Tridade

É um caminho desenhado mas para tal se precisa também se superar ou então ajustar em contrato o que cada um pode saber de segredos de construção. E isso no caso de um só estaleiro para construção é praticamente impossível! Não sei não…

Luiz Tridade

Agora definitivamente o Ocidente tem pepino encruado para descascar… A Rússia fortalecendo laços de defesa e realizando patrulha juntos se desenha no futuro um tratado de defesa mútua dos dois e ae o caldo engrossa para a questão de Taiwan.

Cristiano de Aquino Campos

Lembrando que nem na epoca da união soviética em que ambos os países eram comunistas ele eram aliados ou entrosados assim.

Paulo Sollo

Taiwan é uma carta muito forte que os EUA tem no bolso. Se os chinos tivessem algo de muitíssimo valioso para oferecer em troca, os EUA abririam o caminho para eles.

Observe que ninguém, fora o Uruguai, reconheceu Taiwan como nação independente. Isto significa que as possibilidades estão em aberto, mas o preço da negociação é bem alto.

Luiz Tridade

Como vc bem disse Taiwan é uma moeda de marketing do capitalismo muito bem usado durante a guerra fria do século XX e agora neste século. O futuro dirá o que será dessa ilha…

Antoniokings

Dá crédito aqui para o Kings, por favor.
Venho dizendo há tempos que isso ia ocorrer.
E digo mais.
A Europa vai sair fora dessa disputa com Rússia e China e os EUA não vão aguentar os custos dessa disputa.
Pode anotar e me cobrar depois.

sub urbano

A Europa não tem força para operar no Pacífico. Já não tinham na II Guerra quando foram (literalmente) comidos pelos japoneses, não terão agora contra o gigante chinês. O ocidente é vez os outra seduzido pelos mistérios do Oriente e vez ou outra toma uma sabugada. Gregos e Ianques foram dos poucos bem sucedidos, é pouco para um lapso temporal de 3 mil anos.

Em tempo, ainda sobre a antropofagia nipônica, segundo um oficial japonês, a parte mais saborosa do corpo humano era o fígado. Holandeses, americanos, australianos e ingleses fizeram parte do cardápio.

Carlos Campos

acordo mútuo com a China? duvido o Putin assinar isso.

Billy

Um movimento de pinças russo-chines sobre o Japão afastando os americanos do arquipélago e jogando ao mar suas tropas estacionadas na Koreia.

Flanker

Sonhos de Natal dos orientais que moram aqui…..e povoam esse site de forma massiva…….nunca vi tantos chineses e russos morando por aqui como todos esses que frequentam o site…..mas, como eu falei…..é um sonho apenas……sonhem….não custa nada, mesmo….

Mgtow

Acho que vc está equivocado. Aqui está infestado mesmo é de estadunidense tupiniquim que se acham o “ocidente”..kkkkkkk

Dario

As pessoas as vezes esquecem de maneira um tanto maldosa que a sociedade japonesa mudou radicalmente no pós guerra, esquecem o que a Constituição imposta – e amplamnte referendada pelo povo, fez pelo cidadão comum japonês e como isso mudou o seu trato com o mundo que os cerca. Eu sei que parte dos comentaristas deste blog não são muito instruídos ou prezam por um mínimo de sensatez, assim, sugiro alguns livros para aqueles que querem ter uma noção da sociedade japonesa do pós-guerra: “Embracing Defeat” de John Dower, “A Modern History of Japan” de Andrew Gordon, “When the empire… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Dario
JT8D

Não tenho o conhecimento que você demonstra sobre esse assunto. Mas me parece que a crítica mais forte ao Japão se deve a eles não terem pedido desculpas aos seus vizinhos, ao contrário do que fizeram os alemães

Dario

Olha, sem me estender muito, e eu não sou nenhum perito no assunto, os japoneses sabem o que significa politica, social e economicamente pedir as tais desculpas. Eles consideram que foram enganados por suas elites militares – até o Imperador usou este argumento. Consideram que sofreram também com a guerra nos bombardeios contra a população civil, nos bombardeios atômicos e nos estupros e assassinatos de civis japoneses na China e nos campos de trabalho da Russia. Então, para eles, isso é só mais um argumento da retórica de preconceito contra os japoneses, pode ser parte da verdade em maior ou… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Dario
Bosco

Dario, Eu particularmente acho essa história do ressentimento chinês aos japoneses pura balela para os vermelhuxos justificarem o comportamento chinês. Querem emplacar essa narrativa. A China está se fortalecendo militarmente para impor sua vontade na região e ser hegemônica e visa puramente o poder pelo poder, com todas as suas beneces (lê-se: ganhos econômicos). Não tem nada a ver com o rancor com as atrocidades japonesas ou com pedidos de desculpas. Isso é só mais uma balela repetida à exaustão pelos mesmos que condenam os EUA pelas bombas em Hiroshima e Nagasaki. Eles mudam de lado e de narrativa como… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Bosco
Paulo Sollo

Você já esteve na China? Não. Você não sabe sobre nada sobre o que eles pensam e sentem. Então de onde tira suas conclusões senão de suas crenças pessoais? E porque suas crenças pessoais devem ser consideradas como verdades? Você é apenas mais um defendendo radicalmente seu ponto de vista condicionado, o lado que você foi ensinado a gostar. E essa sua acusação de mudar de lado, de colocar japoneses como vítimas e depois algozes. Sendo você alguém parcial, um militante, não é capaz de entender nem aceitar a liberdade de elogiar e criticar a gregos e troianos, a depender… Read more »

Bosco

“Você já esteve na China? Não. Você não sabe sobre nada sobre o que eles pensam e sentem.” Meu caro, a política expansionista chinesa não leva em consideração a vontade popular já que lá é governado por um regime autoritário. Ponto! Então, esteja eu certo ou não acerca do nível de ressentimento do povo chinês com os japoneses por conta de atrocidades passadas, isso não é levado em conta na aplicação da política externa chinesa porque o partido comunista chinês é movido “de causis suis” e estão alheios às reivindicações populares. Quanto ao resto que você disse ao meu respeito,… Read more »

MGNVS

Excelente argumentacao
Perfeito seu comentario.
Questoes geopoliticas devem ser vistas de forma imparcial e devem ser separadas de baboseiras ideologicas inuteis e sem embasamento algum.

sub urbano

Se me permite vou dar meu pitaco. Eu acho que a II Guerra acabou com a casta guerreira japonesa, a longa linhagem dos Samurais morreu no Pacífico e na Manchúria. É como se tivessem tirado um gomo da pirâmide social japonesa, sobraram os burocratas e os trabalhadores. Foi uma mudança muito radical para ser explicada apenas com a aceitação do povo por uma nova Constituição. Havia uma casta de espartanos que dedicavam suas vidas a fazer guerra, esses caras morreram no meio do mato lá sangrando, sobrou a peãozada, formiguinhas trabalhadoras, extremamente obedientes e honestas que construiram um país próspero… Read more »

Antoniokings

Prezado sub urbano. Quando me informei em Economia, minha monografia foi sobre o Japão. Quando eu a finalizei, o Japão já começava a dar sinais de estagnação econômica, apesar de ter inúmeras empresas gigantescas, algumas as maiores do Mundo, como bancos, tradings, setor eletrônico, automóveis e etc. Na minha monografia considerei que o Japão teria dificuldades no futuro, pois além dos problemas econômicos que estavam aparecendo, o País não possuía um forte investimento em ciências, que se refletia em uma pequena quantidade de cientistas de renome, inclusive de laureados com o Prêmio Nobel. De lá para cá, o Japão continuou… Read more »

Paulo Sollo

Meu caro amigo, eu tenho plena noção de que o povo japonês atual é deveras diferente daquele da primeira metade do sec. XX, assim como também ocorre com os alemães e todos os povos em geral. Eu vejo que durante a 2ª guerra extravasou-se a um ponto final um tipo de mentalidade e comportamento em relação à outras raças que surgiu na era pré medieval. Os horrores da 2ª guerra levaram a humanidade a um patamar acima do que se encontrava até então. Porém o que eu expus em comentário acima visa unicamente demonstrar que as consequências dos atos ainda… Read more »

Antunes 1980

Estes vetores obsoletos da década de 50/60 realmente seriam utilizados em um conflito real?

Last edited 3 anos atrás by Antunes 1980
Antoniokings

Vão apostar corrida com os B-52s.

Antoniokings

Em tempo.
O novo bombardeiro chinês H-20 dobrará o raio de alcance da frota de bombardeiros chineses podendo carregar, ainda, uma quantidade muito maior de armamentos.

Paulo Sollo

Considerando que eles podem lançar mísseis de cruzeiro a milhares de Km de distância dos alvos, longe da ação de interceptadores e SAMs, a depender do contexto ainda são muito úteis, e o mesmo vale para o B-52.
E estas aeronaves passaram por upgrades em seus sistemas de combate e aviônicos.

Last edited 3 anos atrás by Paulo Sollo
Antoniokings

Paulo Sollo
Os novos bombardeios chineses H-20 estão programados para dobrar as distâncias do H-6.
Assim, podem colocar algumas bases americanas no Pacífico, até a altura do Havaí em seu raio de ação.
E ainda, se forem estacionado perto da Coreia do Norte e se fizerem uma rota pelo Ártico, alcançam o Alaska e parte do Canadá.
Agora, se forem baseados em um local do extremo oriente russo (no âmbito dessa cooperação chegam ao território americano.
Americanos vão pirar.

Matheus S

Em uma cúpula da Organização para Cooperação de Xangai, Putin ofereceu uma base conjunta em território russo para bombardeiros chineses e também russos atuarem juntos.
Essa notícia veio apresentar que a cooperação realmente está acontecendo e que no futuro, pode vir a acontecer de visualizarmos com bastante frequência bombardeiros russos e chineses em exercícios conjuntos.

Antoniokings

O que é excelente.

ADRIANO MADUREIRA

Bombardeiros ainda são importantes,depois ainda tem gente que acha que só ter a bomba atômica é certeza de segurança…

Ter Artefatos nucleares sem ter meios para enviar ao destinatário final não adianta de nada.

Vinicius Momesso

Ele nunca ouviu o conceito de modernização!

ADRIANO MADUREIRA

Não se deixe enganar pela aparência amigo,se tal conceito de bombardeiro não tivesse mais importância,os B-52 americanos teriam virado clips de papel,e olhe que ele poderá voar até 2040.

As aeronaves podem ter desenho dos anos 60-70,mas o recheio é oque importa…

Welington S.

Uma terceira guerra mundial em algum momento irá acontecer, facto! Não sabemos a hora, dia, mês e muito menos o ano, porém, tenho dito que neste dia, a Rússia se voltará contra a China e se aliará com os EUA.

Carlos Campos

Esqueceram do ódio entre eles para ficar de olho no Urso e no Dragão.

Andromeda1016

Não. Cada um acompanhou os bombardeiros de forma isolada.

Andromeda1016

Quando este fato ocorreu pela primeira vez no ano passado, Sul Coreanos e Japoneses mandaram seus caças para interceptar os aviões chineses e russos, mas enquanto que os caçar japoneses tiveram de acompanhar os invasores à distância os caças sul coreanos foram de encontro aos mesmos chegando mesmo a abrir fogo contra eles (canhão). É que estavam atravessando território controlado pela Coreia do Sul, sobrevoando as ilhas Dokdo que os japoneses reclamam para si mas está dentro de espaço aéreo e marítimo Sul Coreano. Ocorrido o evento os governos Chinês e Russo entraram em contato direto com o governo Sul… Read more »

Andre

Depois da aproximação entre Israel e a Arábia Saudita, logo veremos a aproximação entre Japão e Coreia do Sul. Parece que alguém está fazendo errado a lição de dividir para conquistar….

Essa aproximação da Rússia com a China está parecendo a aproximação dos nazistas com os comunistas em 1938. A Russia se aproximando do país mais alinhado ideologicamente e mais avançado que eles.

ps antes que os comunistasinhos surtem, mais alinhado não é a mesma coisa que igual.

Andromeda1016

Uma aproximação verdadeira só ocorreria com a saída do atual partido do poder e se a esquerda japonesa o assumisse. Isso se mostrou factível com Yukio Hatoyama, o último primeiro ministro da esquerda a assumir o poder, quando este devolveu à Coreia do Sul uma grande quantidade de tesouros e bens saqueados pelos japoneses durante a colonização (ainda existem muitos tesouros que o governo japonês se nega a devolver à Coreia do Sul), como gesto de boa vontade. Tal gesto estava funcionando mas acabaram sendo retirados do poder por motivos políticos

Andre

Tanto o atual Partido Democrático da Coreia quanto o Partido Liberal Democrático, no Japão, são partidos Sociais Democratas, liderando seus países com politicas economias liberais e forte senso de livre mercado em suas relações internacionais. Os dois partidos também são muito fortes em suportar a assistência social estatal, provendo um estado de bem estar social para sua população. No Brasil, ambos seriam considerados de direita, em seus países de origem, ambos são de centro. Concordo com você que uma verdadeira aproximação é muito difícil, a rixa entre os dois países é muito mais antiga do que aconteceu no sec. XX,… Read more »

Andromeda1016

O PLD do Japão é conservador, com membros diretamente ligados aos políticos que geriram o país durante a segunda grande guerra, e os EUA permitiram que esse povo continuasse no poder por medo de que a influência comunista crescesse lá. O Partido Democrático sul coreano é de esquerda tendo sua base de sustentação os sindicatos e grupos de proteção dos diretos humanos, minorias e ambientalistas além de serem pró Coreia do Norte. Manipulam o sentimento anti japonês do povo coreano para ganhar força política razão pelo qual a relação entre os dois países deteriora sempre que eles chegam ao poder… Read more »

MGNVS

Uma Aliança Militar entre Russia e China colocaria essa parte do mundo num estado de tensao muito grande porque envolveria outros países na questao. Países como Japao, Coreia do Sul, Taiwan e Australia se aliariam de forma precipua aos EUA… do outro lado teríamos Russia, China e Korea do Norte. Para complicar mais ainda a situacao ainda temos o barril de polvora entre India e Pakistan. Sabemos que a India é tradicional comprador de material militar russo e o Pakistan sempre foi aliado da China e traz junto Bangladesh. Se o Pakistan se aliar ao bloco China-Russia entao a tendencia… Read more »