Saab JAS 39C Gripen

Saab JAS 39C Gripen

A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para definir o que é necessário para atender aos requisitos da Suécia para a operação contínua e eficaz e a disponibilidade do Gripen C/D até 2035. O valor do pedido é 185 MSEK

O trabalho será realizado durante o período de dezembro de 2020 a dezembro de 2021.

“O Gripen C/D é a espinha dorsal da Força Aérea Sueca e será por muitos anos. O resultado do trabalho será que o cliente terá a capacidade de tomar diferentes rumos dependendo de suas necessidades futuras. A experiência da Saab no desenvolvimento de tecnologia de caça avançada dá à Suécia os meios para decidir como o Gripen C/D permanecerá um caça de linha de frente formidável nos anos 2030”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab Aeronáutica.

O Gripen está em serviço com várias forças aéreas, incluindo Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul e Tailândia. A Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido Empire (ETPS) está operando o Gripen como sua plataforma para o treinamento de pilotos de teste. A Suécia e o Brasil também encomendaram, respectivamente, 60 e 36 novos caças Gripen E.

DIVULGAÇÃO: Saab

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer

Olá Colegas. O maior concorrente do Gripe (E/F) é o….. Gripen (C/D).

Fabio Araujo

Realmente apesar do alcance maior e maior capacidade de armamento do E/F o Gripen C/D é um forte concorrente!

ADRIANO MADUREIRA

Amigo,com a Rússia como ameaça nenhuma aeronave pode ser descartada…

Quanto mais aeronaves disponíveis na força aerea sueca para agregar algum poder dissuasório para repelir ameaças,melhor…

Toda ajuda é boa,acho que eles não dispensariam nem o Saab 35 Draken se houvessem unidades.

comment image

Guilherme Poggio

Mas esse aí é austríaco!

ADRIANO MADUREIRA

Sim,mas é um Saab Draken…

Gottfrid

Mal pergunte, como e quando ocorreu essa ameaça da Rússia contra a Suécia ou contra algum país europeu?

JT8D

Talvez após a segunda guerra, quando eles ocuparam a Polônia, a Tchecoslováquia e todos os demais países do Leste Europeu, que só foram libertados com a dissolução da União Soviética. Mais recentemente houve a anexação da Crimeia, antes pertencente à Ucrania. E os aviões russos testam as defesas dos países vizinhos quase que diariamente. Eu acho isso suficiente para causar preocupação

Last edited 3 anos atrás by JT8D
Gottfrid

Como a II Guerra está um pouco distante, vou analisar apenas a questão ucraniana que vocẽ apontou. A Ucrânia tinha um presidente eleito, Viktor Yanukovych, que mantinha uma ligação mais próxima com o Kremlin que com a UE ou EUA. Diante disto, foi implementada uma “revolução colorida”, patrocinada por UE e EUA. Alemanha e França apoiavam o ex-boxeador Klitschko. Entretanto, Victoria “fuck UE” Nulland emplacou seu candidato, Poroshenko. Após ele assuimr a Ucrânia foi varrida por hordas de neonazistas, que matavam e torturavam os próprios cidadãos. Os Right Sektor atuavam como milícia, ao estilo dos freikorps nazistas. Muitos devem se… Read more »

JT8D

Meu caro Gottfrid, obrigado pela aula de geopolítica. Entretanto meu comentário não fez qualquer juizo de valor sobre as ações militares da Russia. Apenas constatei o óbvio, que a Russia é um país fortemente armado e que não hesita em usar essa força para defender o que julga serem seus direitos. Além disso o atual governante da Russia é inegavelmente afeito a demonstrações de poder militar. Na minha opinião ter um vizinho com essas características justifica sim as precauções defensivas que a Suécia vem adotando já há muito tempo

Gottfrid

Uma das condiçoes que a Rússia acordou para desmontar o Pacto de Varsóvia foi que a OTAN não ampliasse suas fronteiras para o leste e, como sabemos, a OTAN nunca respeitou o combinado. Portanto, do ponto de vista ocidental a Rússia é um urso no quintal. Mas do ponto de vista da Rússia a OTAN é uma alcateia, a ameaçando por todos os lados, a justificar suas ações defensivas. Vale destacar que antes do golpe na Ucrânia Rússia e Europa estavam bem mais próximas que hoje, com parcerias comerciais fortes, onde a Rússia fornecia matéria prima para a Europa (sobretudo… Read more »

jose luiz esposito

Mais um ! Estudes meu amigo , a Crimeia sempre foi russa , esta conversa é fiada , é uma propaganda globalista contra Vladmir Putin , arqui inimigo da mesma,. A Crimeia foi passada a Administração da República Soviética da Ucrânia , assim que Nikita Kruschev assumiu, depois da morte de Stalin , para afaga-los das desgraças cometidas aos ucranianos por Stalin ( Georgiano ) e Kruschev ( Ucraniano ) , mas foi somente a administração , tudo mais continuou russo incluindo sua população , quase 100% russa, é possível ter continuado assim enquanto os dois mantinhan-se amigos e aliados… Read more »

Last edited 3 anos atrás by jose luiz esposito
JT8D

Jose luiz esposito, eu não disse nada a respeito do direito da Ucrania ou da Russia sobre a Crimeia. O fato é que a Crimeia estava sob controle ucraniano e passou ao controle russo através de uma ação militar. Não tire meu comentário do contexto, ele se referia apenas a que os países daquela região tem motivos de sobra para se armarem. Quanto a quem está certo ou quem está errado, eu não sei, não quero saber e não me importo nem um pouco

Last edited 3 anos atrás by JT8D
jose luiz esposito

Leias o que escreveste! Afirmaste que a Rússia anexou a Crimeia , ela não anexou nada , para usar este termo , a Crimeia não seria russa , ela apenas ocupou para destituir a administração ucraniana , pois poderia haver uma recusa e resistência ucraniana apoiada e insuflada pela UE/OTAN , que ganhariam com isso. Mais uma vez a CRIMEIA sempre foi Russa , a propaganda UE/OTAN /GLOBALISTAS que sempre dizem que a Rússia ocupou, anexou, invadiu etc a Crimeia . É bom que tenhamos Pé Atrás com Alemanha e França , dois países arrogantes , que pensam ter ainda… Read more »

Last edited 3 anos atrás by jose luiz esposito
JT8D

A Crimeia fazia parte da Ucrania e passou a fazer parte da Russia. Que verbo você acharia mais adequado? Se a Russia fosse militarmente inferior à Ucrania você acha que isso teria acontecido? Enfim, eu não sei porque você está tão indignado. Em primeiro lugar, este não era o ponto do meu comentário e eu acredito que qualquer pessoa com inteligência normal deve ter entendido o que eu quis dizer. Em segundo lugar eu posso eventualmente ter uma opinião diferente da sua. Um feliz ano novo para você

Last edited 3 anos atrás by JT8D
jose luiz esposito

Foi passada sua administração pelo Politiburo a Ucrania ( creio em 1953), pela interferência direta de Kruschev ( ucraniano ) , para inicio do amoleciemnto de seu povo contra as desgraças de Stalin ( georgiano ) , a narrativa européia e do Obama, esconde a verdade, para atacar a Putin. Com a independência russa da URSS, e a seguir sua queda , a situação se manteve , mas quando do Golpe na Ucrania , Putin que não é Otário , em cinco horas preventivamente ocupou a Crimeia , pois lá esta situada base de sua esquadra para o Mar Negro… Read more »

jose luiz esposito

A OTAN precisa de Criar Inimigos e Ameaças , precisa de Verbas , fazer extorsão com o Medo , como fazem atualmente com este Vírus Fajuta , a Rússia não pretende avançar sobre a Europa , esta sim precisa de Inimigo Hipotético , pois esta cada dia mais na M…, na Desgraça , na Decadência !!!

ADRIANO MADUREIRA

Desde quando precisa de uma ameaça formal?! Mas para alguns sempre é bom ter um vilão,um inimigo,uma ameaça eminente ou hipotética,real ou imaginária,ou apenas uma desculpa,um pretexto para se empurrar e vender armas…

Wellington Góes

Cansei de dizer isso…. “Ainmm, que tu és pessimista, joga contra a FAB, blá, blá, blá….”

Fabio Araujo

O Gripen C/D é um excelente caça e as atualizações que ele sofreu a partir dos desenvolvimentos do Gripen E/F e outras atualizações a parte aumentaram a vida útil dele.

JT8D

Para o tamanho da Suécia a autonomia do C/D está de bom tamanho. É só atualizar o software e os sensores (radar AESA, IFR) para os padrões do E/F e eles tem um caça defensivo à altura das ameaças por muitos anos ainda

Rodrigo Maçolla

Concordo,

Guilherme Poggio

Não dá para deixar o C/D no mesmo padrão do E/F. Existem inúmeros gargalos. Um deles é a capacidade interna de geração de energia.

JT8D

Radar AESA parece que é uma das melhorias previstas, embora não seja o mesmo radar do E/F. Fico imaginando se o WAD pode ser integrado nos C/D. Imagino que seria interessante, até para padronização da interface de pilotagem

nonato

A maioria dos caças do mundo não têm tela WAD.
Ou seja, ter ou não ter não fará tanta diferença.

Guilherme Poggio

Integrar WAD nos C/D eu não vejo problema nenhum. É mais fácil do que colocar glass cockpit em F-5 da década de 70.

nonato

Isso corrobora minha critica à demora no desenvolvimento do gripen E.
Na minha opinião, é o mesmo caça, um pouco mais longo para caber mais combustível e com algumas melhorias tipo radar AESA. Radar AESA vai no avião, mas não é o avião.
Isto é, é um item à parte.
Não faz sentido demorar no desenvolvimento do avião por causa do radar.
A não ser dissessem.
O caça está pronto, falta o radar, tipo o SU 57 com motores provisórios.
Quando os motores estiverem prontos é só colocar.

JT8D

O Boeing 737 MAX também era uma modificaçãozinha simples num avião existente. E deu um prejuízo monstro para a Boeing

Wellington Góes

Meu amigo, tu sabes bem que o projeto Gripen 2010 daria ao C/D (na época a Flygvapnet queria esse projeto), praticamente, as mesmas capacidades do E/F, mantendo o mesmo airframe… A maior exigência de energia se daria através de melhorias no RM-12, que a Volvo já estava desenvolvendo… Só não foi pra frente, por causa da “genialidade” da SAAB com o tal Gripen NG (hoje atual E/F)… O que isso gerou?! Aumento de custos… Quem pagou a conta? Nós, os brasileiros “ixpertos”… Tu sabes disso, cansei de dizer que o Gripen C/D continuaria, isso porque a própria Flygvapnet não deixaria… Read more »

Guilherme Poggio

Não tem como. O F404 atingiu o seu ponto máximo e a airframe do Gripen C não absorve mais nada. Situação similar aconteceu com o Hornet. Não tinha mais para onde evoluir. Tiveram que projetar um novo avião.

Wellington Góes

Discordo Poggio… O Super Honet nasceu, como um produto diferente do Honet… A missão era outra, outras necessidades (substituir o Tomcat como CDF)… O Gripen E/F nasceu, mas não por causa da necessidade de substituir um outro vetor e sim para querer deixá-lo mais “parrudo” para algumas concorrências, mas só no Brasil venceu… A USNavy precisava do Super Honet… A Flygvapnet não precisava do Gripen NG (hoje Gripen E/F). Quanto ao F-404… O RM-12 por si só era melhor e mesmo assim a Volvo estava trabalhando nas melhorias de potência… Claro, não foi pra frente, porque a SAAB agiu politicamente… Read more »

JT8D

O alcance do C/D não atendia aos requisitos do FX-2 e a única forma de acomodar mais combústível era reprojetar a célula. Não tem segredo, não tem mistério, não tem teoria da conspiração

Last edited 3 anos atrás by JT8D
Elias

Você é o primeiro a falar , o gripen ng só foi desenvolvido por causa do dinheirinho do “ixperto” brazuca . Bom há de concordar que é melhor do que criar do zero