F-14A Tomcat do esquadrão VF-84 embarcado no USS Nimitz em 1987

Em junho de 1987, o porta-aviões nuclear USS Nimitz e o cruzador nuclear USS California, da Marinha dos EUA, passaram pelo Brasil e realizaram o exercício Top Exercise (TOPEX) 1-87 com navios da Marinha do Brasil.

Saiba como foi como foi o exercício no relato em primeira mão do editor Alexandre Galante, que na época estava embarcado na fragata Niterói.

Para ler a matéria, acesse o site Poder Naval clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luís o As

Lembro do F-14 na base de Santa Cruz.

Wagner

Uau que oportunidade incrivel! Quisera eu ter visto essa fera da Grumman! Talvez o mais lindo e impressionante caça a jato já produzido.

Luiz Floriano Alves

A complexidade minou a carreira de F-14. Com o aumento dos sistemas, aumentam exponencialmente as chances de falhas. Acudires são péwssimos para a moral dos pilotos.

Maurício Veiga

Eu vi, fotografei e botei a mão nesse bicho!!! Mas não foi em Santa Cruz…

Maurício Veiga

A inveja está matando alguém!!! Kkkk…

Leandro Costa

Não fui eu quem negativou, mas estou com inveja mesmo! Hehehehehe

MGNVS

OFF-TOPIC
Alguma noticia sobre o saque e furto de material eletronico sensivel no aviao presidencial do Putin? Aquele equivalente ao Air Force One, os russos chamam de “O Aviao do Fim do Mundo”.

Carlos Crispim

Nossa, que matéria sensacional de tirar o fôlego !!!!! Jesus amado, como o F-14 com as asas enfleixadas era lindo de morrer!!!! Imagino ele voando hoje em dia com um radar AESA, eletrônica do F-22/35, mísseis de última geração, até mesmo se o AIM-54 Phoenix fosse atualizado, talvez com alcance dobrado ou triplicado, não tinha pra mais ninguém !!!!!

Leandro Costa

É basicamente o que a Grumman queria ter feito com projetos continuados do Tomcat, que inclusive acho que você encontra matérias aqui no PA sobre isso.