VÍDEO: motor J85 sai voando durante teste de bancada

25

Teste realizado com um motor General Electric J85 no ano de 2005 acabou em acidente. O momento em que o motor se solta da bancada e sai voando descontroladamente foi filmado. Veja no vídeo a seguir.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcio

Isso tem um nome Falta de Procedimento Operacional Padrão, ou alguém relaxou na sua aplicação. Essas salas são blindadas, portanto acho que o motor ficou confinado e destruído no ambiente de testes.

M65

Isto mesmo. Não observou o POP e/ou achou que não ia ocorrer algo errado.

Nilo Rodarte

Baita prejuizo! Além do motor pelo jeito fez um estrago na estrutura de teste toda.

Maurício

Difícil imaginar um erro desses numa estrutura controlada dessas. Redundância de procedimentos são chatos, mas a chave para mitigar as falhas que podem ser catastróficas.

Certamente alguém perdeu o emprego.

Ricardo da Silva

Onde foi? Algum ferido? Quanto em prejuízo?

Luís Inácio da Silva

Esse incidente aconteceu na Suíça. Tinha esse vídeo no YouTube

Andrey

Uma pergunta aos mais entendidos ,nesse questionamento,se esse motor equipa os A 37 que é subsônico,mesmo usando com o PC ele não conseguiria romper a barreira do som?
Sempre tive essa dúvida se é o formato da aeronave que impede ou é outro fator?

RenanZ

Diversos fatores,
motor, estrutura da fuselagem, formato (fluidez aerodinâmica), mas ouso dizer que as asas seriam o principal fator para aeronaves de regime transônico, e conjunto propulsor para aeronaves supersônicas.

Em aeronaves hipersônicas, além destes acima, há ainda os fatores térmicos a serem considerados.

Hélio

Só para ilustrar, os motores atuais tem capacidade para fazer os aviões comerciais romperem a barreira do som, o que impede são justamente os fatores citados, isso tem mais a ver com aerodinâmica do que com o empuxo.

Andrey

Pensei só na aerodinâmica mesmo,esqueci do resto,rs.
Valeu pela resposta.

Clésio Luiz

Basicamente aerodinâmica. Acho que o arrasto aumenta ao quadrado da velocidade.

Veja, por exemplo, que o Mirage IIIC atinge Mach 2,2 com míseros 6.000 kgf de empuxo, enquanto um F-16A com um motor que gera 10.700 kgf só atinge Mach 2,0.

E o pior é que cada faixa de velocidade exige uma forma aerodiâmica apropriada. Por exemplo, em velocidades subsônicas, nariz de aeronave redondo é mais eficiente que um pontudo. Daí você ver aeronaves comerciais, que aspiram a maior eficiencia possível, sempre terem narizes redondos.

FERNANDO

Bem, foi divertido!
Eu queria saber onde foi parar?
heheheheheh

Alex

Alguém perdeu o emprego.

MCruel

Bom… “estava” funcionando bem… não mais!

José C. Messias

Os motores J-85 dos F-5 da FAB são testados há anos no PAMASP, a exemplo do que é mostrado no final do vídeo, com total segurança.
Inclusive, já foi permitido ao público ver parte desses ensaios durante a realização do Domingo Aéreo no PAMASP, quando as instalações do banco de Provas são liberadas ao público em visitas dirigidas pelo excepcionais profissionais que lá trabalham. Banco de provas esse que passou recentemente por um processo de digitalização da coleta de dados, realizado por alguns desses profissionais diferenciados. Orgulho de se ver!

Marcelo Andrade

Sim, tb tinha uma empresa que esqueci o nome que mantinha os J85 para a FAB.

Rommelqe

É acidentes acontecem, por mais que tenham sido tomados todos os cuidados e obedecidos protocolos. Algumas vezes ocorrem por imperícia, desconhecimento ou até mesmo descaso e desonestidade intelectual. O caso ilustrado no video – por mera suposição mesmo – aparentemente foi decorrente de ter sido atingido um valor de empuxo maior do que o nominal (afinal é um dos parâmetros que estava sendo medido e no test rig voce procura justamente ampliar o envelope operacional até limites não necessariamente conhecidos); os pinos de conexão à bancada teriam colapsado por cizalhamento como aliás até já ocorreu em pelo menos um caso… Read more »

nonato

Cizalhamento?
?

Rommelqe

Ver https://www.significados.com.br/cisalhamento/ Caro Nonato: quando alguem corta um fio elétrico, por exemplo, com um alicate, o rompimento se dá por cizalhamento. Um outro exemplo interessante é voce considerar uma viga de ponte rodoviaria: vamos aplicar uma força concentrada no meio do vão desta viga; na seção central voce vai ter uma tensão mecânica que inclui efeitos de flexão e, talvez, torção; na seção de apoio desta viga junto aos pilares voce tem praticamente só cizalhamento pois as vigas estão, normalmente, somente apoiadas (tecnicamente é dito que ela não está engastada); logicamente a seção da viga tem que ter uma área… Read more »

nonato

Esse audio ficou horrível.
Uma especie de trilha sonora de filme de terror, mas sem qualidade nem sequencia
Doi nos ouvidos.

Marcelo Andrade

Mas é pra ser, um motor desses voando por ai é coisa de filme de terror!! Só deve ter desligado porque os cabos e linhas de combustível se soltaram.

Hellen

Deu pra ver no video que o motor ja se movimentava na bancada mesmo antes de se aplicar potencia máxima no motor !!!!

Marcelo

O pior foi o responsavel pela a operação da bancada de teste nao receber nenhum alerta de vibracao excessiva de algum sensor conectado na bancada e fora do parametro e nao ter desligado a turbina para fazer um check de segurança !!!!

Carlos Alberto Soares

Onde foi ?