M-346

M-346

O Ministério da Defesa do Uruguai estuda a futura aquisição de caças para a FAU (Força Aérea Uruguaia). Foram apresentadas 3 alternativas para seu futuro avião de caça, sendo que para isto foram consideradas algumas variáveis.

Em primeiro lugar tem 2 itens não negociáveis, um deles é o fato de que tem que ser uma aeronave “zero horas”, nova em folha, e a outra é a de que deve vir equipada com radar (até a presente data a FAU não possui aeronaves de caça com esse ítem) e capacidade de, ao menos, simular combates BVR.

Tendo dito isto, as opções apresentadas até o momento são o italiano Leonardo M-346 LFFA (preferido), o chines L-15B e uma terceira opção que estaria entre o coreano FA-50 ou uma oferta da Suécia para o Gripen C (ainda não definida).

A preferência pelo M-346 LFFA é valorizada pela avançada tecnologia embarcada, baixo custo da hora de voo, pelo ciclo de vida útil da célula e motor. A vida útil da célula e no entorno das 8.000 horas, e os motores (ocidentais, coisa muito valorizada) com una vida útil de 4.000 horas e um TBO a cada 2.000 horas aproximadamente. Isto se traduz em mais de 4 décadas de vida útil com uma única troca de motor em toda a vida útil (voando aproximadamente 180 a 200 horas anuais).

L-15

Já o L-15, por exemplo, tem um ciclo de vida útil não muito esclarecido de não mais das 4.000 horas, além de vir equipados com motores Ivchenko-Progress AI-222 (ucranianos) con uma vida útil comprovada de não mais do que 1.500 horas e um TBO a cada 700-800 horas. O que se traduz em uma vida útil 50% inferior ao M-346 LFFA. Naturalmente que é possível realizar programas de extensão da vida útil que somariam de 2.000 a 3.000 horas extras, mas isso significaria um custo adicional importante, sem falar que isso vai requerer de cinco trocas de motores ao longo da sua vida útil.

De todas formas tudo isto agora está na órbita do Ministério da Defesa e do Poder Executivo que terá que tomar junto a Comissão de Defesa do Parlamento (acordo de defensa interpartidário para que seja uma política de longo prazo) e tem como ingredientes acordos comerciais compensatórios (a China pode levar muita vantagem nisso) e também o fato que a Marinha está procurando 3 OPVs novos para patrulla de águas azuis. Então pode vir um pacote aviões-navios.

Finalmente, o número de aeronaves solicitadas em primeira instância é de 6, com opção no contrato de um segundo pacote de mais 6. Para analisar, a FAU também está a procura de um turboélice moderno para COIN-patrulla e treinamento (para complementar os atuais PC-7). Necessita pelo menos 6 em uma primeira instância.

Em dezembro estarão chegando os 2 aviões KC-130H comprados a Espanha é a previsão de que início do ano estejam chegado 2 helicópteros Bell 212 modificados para complementar os 4 que atualmente tem a FAU (2 deles estão a serviço da ONU no Congo). Há estudos para substituir todos os UH-1H pelo Bell UH-1N ou por algum outro.

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Thom

A aeronave italiana é ótima para esse serviço. Agora sendo ela “zero bala”,o custo não se aproximaria um gripen C.
A questão aí é puramente o custo de operação e manutenção. Uruguai pode possuir aeronaves mais modernas que os “hermanos”. hahahahahaha

Rodrigo M

Seria lindo de se ver! Ahahaha..

Jhon

Se Brasil tivesse planejamento estratégico, poderia oferecer um pacote com financiamento do Bnds: coloca o gripem, super tucano e um opv tipo os fabricados no Chile, gera emprego e manteria indústria produzindo.

Allan Lemos

O Uruguai não teria condições de operar o Gripen E.

João Fernando

Vc pelo menos sabe onde fica o Uruguai????

Antoniokings

O Uruguai tem cerca de 3 ,5 milhões de habitantes.
Como eventuais inimigos, poderia ter Brasil, Argentina ou uma potência militar que vem de longe.
Em quaisquer desses cenários, não haveria a mínima chance de sobrevivência para os uruguaios mesmo se operassem Gripen, Typhoon, F-15, Su-35 ou seja lá o que for.
Além de serem mais caros.
A melhor alternativa são esses jatos de treinamento parrudos, que servem para algumas operações especiais.

RENAN

Israel

glasquis 7

Só os mortos no Holocausto são mais do que toda a população do Uruguai. Não se compara.

RENAN

Tô me referindo a história de Israel que lutou contra um número superior de soldados e venceu

Glasquis 7

Sim, Sparta também, o Chile também, e até no filme o último samurai também mas nada disso se compara.

RENAN

Vai dizer que não existe nada de chance de uma história se repetir e o Uruguai vencer por exemplo uma Argentina?
Crava 100%?

Alejandro Pérez

O Uruguay como país pequeño nunca entraría num conflicto bélico para ganhar…empatando ja é vitoria. Se os propios brasileros se colocam como ameaça para un país pequeno e pacífico, dai mesmo que o Brasil nao venderá nada pro Uy. Por sorteo as relações entre os dois países é mais que amistosa, igualmente que com a Argentina. E assim seguirá sendo.

RENAN

Acredito na estratégia de dependência, FMS é um programa que mata a indústria nacional do país, então se o Brasil fornecer sempre versões primária de seus equipamentos o país vizinho sempre estará um passo atrás em tecnologia e sempre será dependente de nós. Além disso evita que este país busque tecnologia com países mais avançados como EUA, china, Rússia, Alemanha, frança, Inglaterra, etc.

Glasquis 7

Crava 100%?”

Sim. Sem ajuda externa o Uruguai não vence a Argentina mesmo na atual situação .

RENAN

Jamais menosprezar um adversário, independente de seu poder tecnológico.

Eu daria uma chance de 5% de o Uruguai vencer

Glasquis 7

Jamais menosprezar um adversário,”

É algo que eu defendo e sem menosprezar o Uruguai, que deve ter gente muito arraigada ao seu país o que os tornaria um rival e tanto, não tem chance de enfrentar a Argentina.

Mesmo tendo que aceitar que estou contradizendo algo que eu mesmo discuto.

Alejandro Pérez

Pra que enfrentar militarmente a Argentina…e ter o risco de ganhar…que faríamos com essa encrenca????

Vilela

90% de vencer, basta a Royal Navy apoiar o que não seria difícil…

Alejandro Pérez

mas nao perdemos.

Manoel Claudino

Uruguai já enfrentou Brasil e venceu, com a ajuda da Argentina. Coisa que os gaúchos tentaram e não conseguiram.

Wilson Look

O resultado dessa guerra em questão é bem polêmico, pois ambos os lados reclamam a vitória.

Se formos olhar apenas os termos do tratado de paz então podemos dizer que a vitória foi tanto do Brasil como do Uruguai, dado que ambos tinham termos muito favoráveis.

glasquis 7

com a ajuda da Argentina.”

Então tu acha que o Uruguai conseguiria ajuda da Argentina numa guerra contra a Argentina?

Além disso, estamos falando que do Uruguai só.

Alejandro Pérez

Uruguay + Estados Unidos + ONU.

Glasquis 7

Uruguay + Estados Unidos + ONU.é muito diferente de Uruguai Vs Argentina.



Alejandro Pérez

Uruguay Jamaica entraría sozinho num conflito.

Alejandro Pérez

O Uruguay não existia, existiu desde 1830. Nem a Argentina existia como tal. Eram as Provincias Unidas + Orientais x Império do Brasil.

Alejandro Pérez

gaúchos e paulistas….digamos a verdade.

Allan Lemos

Israel é Israel. Não tem nem comparação.

J R

É sério que estão aventando uma guerra Brasil/Uruguai?

Kemen

Só palhaçada, em vez de coisa mais interesante ou séria, uma lástima.

BCPL

Deixa a rapaziada passar o tempo, pô… Uruguay é um bom vizinho… Brasil também é.. Brincar de imaginar como seria numa eventual guerra estando em um fórum militar, não mata ninguém, literalmente.

RENAN

Basta existir dois para haver um desentendimento. Do mesmo jeito que dois irmãos brigam um dia dois vizinhos brigam. Lógico pode levar 5000 anos para isso acontecer. Mas ninguém sugeriu que está em vias de fato. Pois simplesmente o Uruguai não dispõe de meios para isso. Porém basta a superioridade tecnológica se inverter que passa a ser possível. Vamos imagina que a China invista pesado no Uruguai e fomente sua defesa. Para criar um ponto de atenção aqui, e distrair os EUA. O Uruguai armado com equipamentos chineses iria desestabilizar a região facilmente, dependendo do presidente é muito fácil criar… Read more »

Emmanuel

Parece mentira, mas concordo com o que você falou.
2020 realmente é um ano estranho.

Antoniokings

Junte-se aos bons!

Luis

Hola. Si es correcto el razonamiento. Uruguay no necesita cazas para una eventual guerra sino para proteger sus fronteras de los aviones usados para contrabando de droga. Igualmente sería buena cosa poder comprar aviones ” de frontera”. Lo ideal sería contar con Super Tucano para apoyo a tierra y con Gripen como caza pure sang. El costo de la inversión inicial es grande, pero teniendo al proveedor al lado se asegura muchos años de vuelo para estos sistemas. Abrazo

Rafael Oliveira

Exato. Não tem como saltar de A-37 para o Gripen E (nem o C, a bem da verdade). São décadas de atraso e pessoal não qualificado para dar um salto tão grande.

Alejandro Pérez

Pilotos uruguayos participan ativamente em manobras com otras formas e fazendo intercambio. O A37 é da mesma geração do F5 (mesmo motor) e com simuladores não sería nenhum problema. Tudo se aprende

Rafael Oliveira

Motor é só um fator. A tecnologia do F-5 do Brasil não se compara com a de um A37, que nem radar tem, muito menos usa mísseis. E mesmo os pilotos brasileiros sofrerão um pouco para se adaptarem a uma aeronave no estado de arte. Tudo se aprende, mas vão levar anos e pelo menos uma geração de pilotos até eles dominarem um aeronave atual. Isso, caso comprasse o Gripen ou similar, o que eu duvido muito.

Alejandro Pérez

Um día debemos começar…se vier o Gripen, o M346 ou o FA80…fazemos una parrillada monumental!!!!!

Kemen

No se olvide del matambre.

Alejandro Pérez

FEITOOOO!!!!!

Eduardo

Usted esta de broma? Intercambio? jajajajaja

Alejandro Pérez

Si….intercambios. USAAF, por ejemplo.

Eduardo

UY de A-37 e USAF de F-16 ao menos? Aprendem a pilotar o F-16? Não né?

Kemen

Se tiver piloto usando a liberada “fumacinha de erva” com certeza não.

Alejandro Pérez

A mesma que os bazucas lotam as praias de Rocha buscando?

Diego Tarses Cardoso

Essa doeu em Kemen kkkk

Kemen

Esta torcendo… bem, nunca torci pelo flamengo…___

Não posso negar que temos muito tráfico de drogas, mas a maioria vem de fora e é ilegal seu uso e venda , o uso de canabis foi legalizado no Uruguai, talvez também fiquem repletos de turistas “drogaditos”…

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Eduardo

Punta del Diablo que o diga, o lugar bem asqueroso! Cheio de maconheiros, de ambas nacionalidades.

Alejandro Pérez

O E não…mas o C/D sim.

J R

Acho que até o C/D devem estar com o preço bem acima do desejado pelo Uruguai.

danieljr

Seria uma boa fazer uma oferta em bloco, os italianos com o M346, nós com o super tucano e os OPV vindos ou da Itália ou fabricados em algum lugar da América do Sul (tem alguns modelos na região). Estruturava uma oferta de financiamento atrativa, envolvendo bancos dos diversos fornecedores se necessário. Seria produtos e fornecedores de qualidade, empregos na região, possível contrato de manutenção que gera estabilidade no fornecimento de suprimentos, na cadeia logística e nos preços. Vários pontos positivos

glasquis 7

Se, e eles pagariam a oferta em bloco como, ou já dá a ideia pensando no Calote em bloco?

Alejandro Pérez

O Uruguay não é Brasil nem Argentina, especialistas en calotes….

Glasquis 7

Não, mas não tem como sustentar uma compra como essa.

Alejandro Pérez

Tem…e por isso se busca preço, crédito e offset.

Eduardo

Brasil nunca deu calote!! Sofreu com hiperinflação, mas nunca deu calote.

Alejandro Pérez

Hahahahahah…1982.

Astolfo

Grande porcaria é o Uruguai também!

Você vem aqui zombar da maior potência militar da América Latina, com uma economia zilhões de vezes maior e mais dinâmica que a do Uruguai, mas convenientemente se esquece que o Brasil teve que DOAR blindados para que o seu país tivesse algo com que operar!

Vá desprezar países em outro lugar, mal educado e ignorante!

Alejandro Pérez

Opa querido…troca o remédio…Não ta fazendo efeito. Primeiro, sou brasileiro. Depois, moro no Uruguay e o Uruguay adora o Brasil, e os brasileiros, e sempre os recebem com muito carinho. Economía se mede pelo valor bruto ou pelo valor per cápita e de IDH da sua sociedade? Sendo assim o Uruguay não é uma porcaría não…Quais blindados o governo amigo do Brasil doou pro Uy? Os mesmos M41 doados pelos EUA pro Brasil…e pq o Br doou esses blindados com aval dos EUA?? Por um acordo de amizade pelo fechamento de fronteiras nas Olimpíadas e na Copa do MUndo…Mas vc… Read more »

Dani

Professor de historia e nao sabe que ouruguay tem tanto default qto o Brasil : 9
Isso devido sua economia ser totalmente dependente do Brasil e Argentina q tem 8.
Qto aos M41 nao vieram de graça pagamos os 50 milhoes com minerios inclusive atomicos eestude o acordo militar de 52 de getulio.

Kemen

Grande Getulio Vargas.

rui mendes

Cuidado no com o menino, então toda gente pode dizer o que quer do país dele, mas depois ele diz uma coisa do Brasil, e já não pode e é mal educado.
Grande lata.

J R

Falidos meu filho, quem tem crédito não quebra, foi só dar mais apoio político aos EUA na guerra fria e liberar umas importação e tudo se resolveu! kkkkk. Gente é sério que estão comparando Brasil e Uruguai? Pow eles são nossa querida Taiwan, Montevideu é uma das cidades imperiais. O Brasil é para onde olham quando a Argentina resolve se meter a besta com eles (acho que ainda sonham em anexar as terras para além do Prata. kkkkk).

Kemen

Nada, os dois compartem a bacia do Prata, apesar de posições antagônicas politicas ocasionais, fruto da democracia os governos se respeitam.__ Um de um lado do rio o outro do outro lado, falam a mesma lingua sem levar em conta particularidades da fala dos argentinos, apesar do ego enraizado nas mentes dos argentinos, fruto da posterior imigração italiana, também as pessoas em sua maioria se respeitam.

Kemen

É a mais pura realidade.

sj1

Brasil , calotes ?!

Diego Tarses Cardoso

Não me lembro do Brasil dando calote em alguém, apenas recebendo. Também não me lembro do Uruguai dando calotes.

J R

o Brasil deu em 1987 e tornou nossa vida muito difícil…

Kemen

Si vamos por la verdad, Brasil nunca dejo de pagar lo que debia, tampoco tuvo deudas repasadas a fondos abutres, muchas decadas atras solamente recurrio al FMI, hoy tiene muchas reservas.__ Em Latino America és el pais que mas puede obtener creditos com facilidad.

danieljr

Que eu saiba o Uruguai não está tão ferrado assim. Se o crédito deles na praça fosse tão baixo quase ninguém faria proposta de negócios, acho que só a China pra ficar com alguma coleira no Uruguai e colocar seus materiais aqui na região, já que a China poderia bancar facilmente um calote desse montante.

Glasquis 7

Não está ferrado mas, seu volume económico não dá pra sustentar uma compra como essa. Navios, caças, etc… tudo num mesmo pacote.

Eduardo

Exato, é o típico “pobre mas honrado”. Não deve, mas não tem crédito alto também por não ter escore.

Alejandro Pérez

Engano seu….ten muito crédito e liquidez em dólares invejáveis. Busque os indices financeiros dos últimos 15 anos.

glasquis 7

Tem muito crédito e liquidez sim, assim como uma economia confiável e um sistema fiscal eficaz e estável mas não tem volume econômico.

Se aplicar o 5% (seria um absurdo) do PIB seria um volumem pequeno pra comprar Navios e caças num mesmo pacote.

Alejandro Pérez

de 300 a 500 milhoes de dólares em 20 anos…negociado de Estado a Estado. Com essa grana se fazem maravilhas….

Glasquis 7

Sim, se fazem maravilhas mas não se compram caças e Navios militares ao mesmo tempo. Além disso, tem o custo de operação.

Cristiano de Aquino Campos

Sim. Até porquê e uma compra de prateleira. Não exigem fabricação no pais e transferência de técnologia, custando 4X mais caro.
Obs. Sem as própinas e desvios.

Kemen

Isso seria o 5% do PIB do Uruguai? __ Já… vocês dois de volta a escola! kkkkkkk

Kemen

Tem conta errada ai, aprenda a fazer contas, com 2,45 bilhões de dólares num ano daria para comprar bastante.

Uruguai PIB anual + – 59.650.000.000 (mais de 59 bilhões de dólares)

glasquis 7

aprenda a fazer contas,”

Aprenda a ler pois não fiz nenhuma cota, quem fez foi o Alejandro Pérez

Kemen

Se nos atermos ao Defense Budget, veremos que o Uruguai apesar de ter 3,5 vezes menos militares, tem um Defense Budget maior.__ Se considerarmos os tamanhos dos paises e suas populações, relativamente o Uruguai estaria melhor que a Argentina, no que se refere apenas ao abaixo mencionado.

Argentina Defense Budget (USD)

$4,200,000,000

Uruguay Defense Budget (USD)

$4,950,000,000

A divida externa do Uruguai é 7,5 vezes menor que a da Argentina.

As reservas do Uruguai são 3,46 vezes menores que as da Argentina.

Alejandro Pérez

Qual o PIB do Uruguay?

Rodrigo M

Segundo a Wikipédia, equivalente ao Distrito Federal (Brasilia) em PIB e população.

glasquis 7

Entenda, não é um desprezo ao Uruguai nem ao esforço.

Alejandro Pérez

60 Bilhoes de dólares e aumentando…para um país com uma população de 3,5 milhoes de habitantes…O ideal é ver o PIB per cápita que define a riqueza que o país produz em referencia a sua população. O uruguai vai investir uns 300 a 500 milhoes em equipamento. Pose-se pagar tranquilamente.

Kemen

Por ano ou total?

Kemen

O PIB do Uruguai é maior que o PIB por exemplo de Santa Catarina e menor que o da Bahia.

glasquis 7

Então a Bahia consegue comprar um pacote de Navios de guerra e caças ao mesmo tempo?

Kemen

Interesante achar que essa compra de armamentos não seria paga, você sabe mais que o Lacalle Pou e a Azucena Arbeleche. kkkkkkkk

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Glasquis 7

Entenda que o que sustenta a economia do país é o consumo interno e pra isso precisa de volume demográfico. O Uruguai não tem como gerar divisas suficientes pra comprar material bélico de alto custo em bloco.

Vai comprar caça e depois navios mas todo junto de uma vez não dá. Não é o Brasil é Uruguai. O consumo interno não permite estas aventuras.

Kemen

Eu acho que se estão querendo comprar é porque decidiram comprar, pelo que se sabe até agora. Se podem ou não comprar cabe a eles decidirem em função dos preços e configurações estabelecidas e acordadas com os proponentes.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
glasquis 7

Há décadas estão querendo e não compraram por que não conseguiram. Por que agora seria diferente?

Alejandro Pérez

Italia, Coreia ou China superamos a capacidades industrial e de financiamento do Brasil.
Ainda torço pro BR apresentar as patrulheiras de 500tn Macaé pro Uruguay.

Alejandro Pérez

Muito bom producto que esta sendo desprezado pela mesma MB.

Kemen

As Macaé não são OPV, são patrulheiras de ZEE, se o Uruguai quiser patrulhar sua ZEE servem, mas se quiser OPV tal como mencionado no site tem que pensar em outras com maior alcance e autonomia. As nossas Amazonas são OPV.

Marinha está procurando 3 OPVs novos para patrulla de águas azuis.”

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Alejandro Pérez

e tbm patrulheiros de 500 toneladas…a notícia tem somente parte da info. Nós que estamos a meses acompanhando sabemos o que a ANU quer e precisa.
O único problema das inglesas Amazonas e a carencia de radar e que sao fabricadas na Inglaterra.

Kemen

As Amazonas dispõe de 2 radares um operando na
banda X (defesa aérea e maritima) que é suficiente para um OPV e as armas que dispõe, e outro operando na banda S (navegação)._O sistema de combate é o Osiris.

Billy

Kkk meu imposto em…”caças para o uruguai”??

Tutu

Seu imposto em caças que o Uruguai compraria do Brasil, gerando emprego e renda aqui.

Alejandro Pérez

Pois eh…ten gente que nao entende como funciona a economía….

Diego

E depois eles não pagam que nem os excelentes empréstimos internacionais feitos na era PT

Roberto Bozzo

Nestes momentos é que vemos como faltou, lá trás, uma politica de incentivo a BID e financiamentos externos, criando algo como o FMS americano; poderíamos oferecer Super Tucanos e Gripens E/F com um financiamento a longuíssimo prazo, a juros internacionais (baixos pro nosso padrão) e com isso movimentaríamos nossa economia, aumentaria a escala de produção e melhoraria nossa influência geopolitica na região.

Camargoer

Caro Bozo. O BNDES serve para este tipo de financiamento, tanto para aquisições civis quanto para equipamentos militares. É preciso haver a venda para obter o financiamento. O que tem falhado é na capacidade de soft power em vender os equipamentos.

sj1

No gov lula /dilma foi feita alguma operação desse tipo de financiamento ?

MMerlin

Não existe nada no mundo que se aproxime das condições do FMS americano. Nem China nem União Européia.
E como comentado acima, o BNDES já tem o papel de fomento.
O que falta é poder de lobby na venda de equipamentos militares nacionais.

Mauro

O FMS é juro de mercado, não é essa maravilha toda não, nem em preços e muito menos em prazos. A diferença é que o Estado americano garante ao vendedor em caso de inadimplência, o mesmo que faz o BNDES, mas em termos de taxas e parcelas não muda muito, acho que o BNDES é ainda muito mais benevolente em prazos e perdões moratórios. A Argentina suspendeu o pagamento pelos E-190 da Austral e não deu nada, vai fazer isso com o Tio Sam assim na cara dura. Outra coisa, a Argentina engoliu 12 Texan II, eram 24 originais que… Read more »

Flanker

Somente para treinamento, que era o que os argentinos queriam o Texan II é melhor que o A-29., assim como o aviao brasileiro é bem melhor para missões de combate, como COIN, por exemplo. Quanto ao FMS, ele é usado por quase todo mundo, não somente por países sem crédito privado.

Cristiano de Aquino Campos

O FMS usa juros de mercado no caso de equipamento novo. A sua única vantagem em termos e quando eles querem se livrar de material usado e armazenado e ganhar dinheiro á mais com isso do quê derretendo tudo em uma fornalha.
Obs. Mesmo quando elea dizem que e de graça, o país recebedor só gastando com o transporte, não e verdade. Eles lucram com modernização, revitalização e manutenção de algo que ocupa espaço e dinheiro no armazem e ate virar panela

Alejandro Pérez

O ST ficou caro demas….

Glasquis 7

Mas o M-346 LFFA é mais caro ainda.


Alejandro Pérez

Más e un rato, radar, BVR,…que mais? Se vamos gastar, gasta bem!!!

glasquis 7

Sub sônico.

Kemen

???

  • Maximum speed: 1,255 km/h (780 mph, 678 kn)
  • Stall speed: 176 km/h (109 mph, 95 kn)
  • Never exceed speed: 1,470 km/h (910 mph, 790 kn) / M1.2
  • Range: 1,925 km (1,196 mi, 1,039 nmi)
  • Ferry range: 2,722 km (1,691 mi, 1,470 nmi) with 3 external drop tanks
  • Endurance: 2 hours 45 minutes (4 hours with external drop tanks)
  • Service ceiling: 13,716 m (45,000 ft)
  • g limits: +8 -3
Flanker

Kemen, não sei qual é a fonte desses dados, mas o M346 alcança velocidade supersônica totalmente limpo e em grande altitude. Abastece totalmente e coloca armamento e/ou tanques externos…..foi -se a velocidade supersônica. E ele tb não tem PC.

glasquis 7

Segundo entendo, velocidade supersônica é acima de 1 482 km/h. Ma 0,85 até Ma 1,2 é o voo transônico.

Claro que posso estar enganado.

Kemen

Desculpe colega, as informações que peguei na Wikipidia estão incorretas, tal como me corrigi acima, você esta correto, é subsônico conforme a Leonardo.

glasquis 7

Sem problemas, acontece com todos nos.

Kemen

Sempre é bom rever as definições…

Subsônico, menor que a velocidade do som 1225 Km/h.

Maior que a velocidade do som – Mach 1 maior que 1225 Km/h.

Supersônica ou ultrasônica maior que 1482 Km/h (mach 1,2), até mach 5 6175 Km/h.

Hipersônicas maior que mach 5 6175 Km/h.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Kemen

É as informções acima estão incorretas, coisas da Wikipidea, segundo a Leonardo o limite é 1065 Km/h.

Kemen

Si quieren gastar bién, compren el Gripen C y también pueden escojer entre un radar Pulse Doppler o AESA (este de Saab).__ Pero no los reapasen a Argentina pués podrian tener problemas internacionales, todavia los pilotos de la FAA si que se podrian entrenar con vosotros en cazas supersônicos si llegaseis a un acuerdo.

Gabriel BR

A Opção italiana é a melhor

Alejandro Pérez

Más os chineses matam em preço e prazo.
Como dizem no Uruguay: “carteira cheia mata galã”.

Gabriel BR

Sim , mas devemos levar em consideração que o custo operacional da aeronave chinesa , assim como o mantenimento seriam bem complicados.

Alejandro Pérez

Totalmente de acordo. Com China é “pão hj e miseria amanhã”.

Kemen

Tienen precios de venta bajos, pero si quieres modificar algo o modernizar lo que compraste te cobran muy caro.__ Los repuestos también salen caros si se compara con el precio del producto.
Tienen precios de venta bajos, pero si quieres modificar algo o modernizar lo que compraste te cobran muy caro.__ Los repuestos adicionales también salen caros si se compara con el precio del producto.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
TeoB

Olha que no final das contas o Uruguai vai ter uma força aérea mais moderna que a da Argentina.

Gabriel BR

Eles merecem

Eduardo

Se tá ruim de comprar caças, e por isso vão comprar a quantia risória de 6 unidades, poderiam investir em A-29 Super Tucanos. E comprar uns 12 daí. Certamente dariam um caldo melhor que as 6 unidades A-37 Dragonfly que possuem atualmente.

Alejandro Pérez

Temos mais que 6 A37.
O ST e uma boa aeronave…más se quer un LIFT com radar.

Flanker

São 10 A-37.

Ulisses

O radar do M-346 é o Grifo né? Sendo assim talvez ele possa operar até com mísseis Derby ou Derby ER o que seria um grande ganho para o Uruguai.

Alejandro Pérez

Totalmente!!!!!!

Cristiano de Aquino Campos

Vai levar quem financiar e oferecer melhor retorno econômico.

Victor F.

O Uruguai faz fronteira terrestre com apenas 2 países, Brasil e Argentina. Acho que com aviões de caça minimamente modernos, podem fazer frente à Argentina sem muito esforço. Quanto ao Brasil, teriam que comer muito feijão com arroz para enfrentar até mesmo os F-5 sendo vetorados. Ainda mais os Gripen armados com Meteor. Quem é mais capaz nas proximidades é o Chile, mas aí teria que negociar com Bolívia, Paraguai e Brasil, ou com Argentina. Vindo do mar, a coisa fica mais complicada, porque se tiverem que enfrentar alguém que conseguir levar aviões até a costa uruguaia, com certeza vai… Read more »

Clésio Luiz

Já eu diria que a preocupação é interceptar aeronaves civis, como voos comerciais sequestrados e jatinhos executivos operados pelo tráfico.

Faz tempo que o Uruguai estuda algo melhor, mas até hoje tudo ficou nas promessas dos políticos. História que nós infelizmente conhecemos de cór e salteado.

Glasquis 7

Acho que eles querem mesmo é fazer frente à Argentina.”

Ou tal vez, eles apenas queiram ter um Força Aérea no melhor nível que puderem.

Pablo Astorga

Chile siempre puede contar con la ayuda y protección de los ingleses. Los británicos nunca olvidaron el gran apoyo que recibieron de Chile en la guerra de Malvinas contra los argentinos.

glasquis 7

pablito, o que tem vergonha do país no qual nasceu e por isso esconde a sua nacionalidade.

Fala a verdade, a tua mulher fugiu com um chileno pro Chile e por isso tu mete o Chile em toda conversa ne? Não consegue conter a xenofobia explicita que brota pelos teus poros e tem que desabafar em comentários.

Não se preocupa, ela está segura no Chile, as ceboshitas não conseguem nem ameaçar além da Cordilheira.

Kemen

Protección en que?__ No creras que se meterian en una guerra por Chile.__ Llevando en cuenta que en mi opinión aquello de dar apoio a los british, aún que algo limitado me parece que és mas para tener verguenza que para tirar de glorias, afinal Chile esta en el continente sur americano, no en Europa.__ El problema de limites con Argentina lo medio el Papa de Roma.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
glasquis 7

Ah! cara vai estudar antes de postar. ”

El problema de limites con Argentina lo medio el Papa de Roma.”

Os limites foram resolvidos em 23 de julho de 1881 em Santiago do Chile. Foi uma negociação em que a Argentina obrigou ao Chile a desestimar a reivindicação da Patagónia Oriental sob a ameaça de se aliar ao Peru e a Bolívia na Guerra do Pacífico. Uma das tantas traições da Argentina.

Ás vezes acho que a inclusão digital é um peso. O cara não sabe nem da historia própria e quer falar da história dos outros.

Kemen

De glasquis 7 ___ “Ás vezes acho que a inclusão digital é um peso. O cara não sabe nem da historia própria e quer falar da história dos outros.”____ Vai estudar, não conhece a historia do seu continente. 21 de dezembro de 1978___ https://pt.zenit.org/articles/mediacao-de-joao-paulo-ii-entre-argentina-e-chile-exemplo-atual/ ___”CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 17 de outubro de 2008.- A mediação que João Paulo II promoveu há 30 anos em plena crise entre a Argentina e o Chile constitui ainda hoje um exemplo para as nações, reconhece Bento XVI em uma mensagem lida pelo núncio apostólico, Dom Adriano Bernardini, aos participantes das jornadas sobre os frutos… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Kemen

E é dureza, o cara escreve uma informação incorreta, ignorando o que escrevi verdadeiro, mostro com detalhe a verdadeira informação e minha resposta cai no….Awaiting for approval.

__ Bem.. é o direito do site!

Kemen

Sabichão, o Papa mediou o conflito quando a Argentina tinha as tropas prontas para invadir. “A mediação pontifícia de João Paulo II no final de 1978, dois meses depois do início de seu pontificado, permitiu que Chile e Argentina chegassem a um acordo no conflito sobre os seus limites territoriais na região austral (Canal de Beagle).__ O conflito chegou a um nível extremo de tensão no início de dezembro de 1978, durante os governos militares de Pinochet (Chile) e Videla (Argentina), na iminência de uma guerra entre os dois países, chegando ao ponto de que argentinos já estavam colocando em… Read more »

Glasquis 7

O cara escuta uma virgula e acha que sabe história. A mediação à que vc se refere é pelo conflito das Ilhas do Canal do Beagle, nada tem a ver com conflito de fronteiras pois essas ilhas são chilenas e a Argentina tentou tomá-las pra ter projeção territorial sobre a Antártida e o sul do Pacífico. No início foi uma batalha no tribunal internacional por parte da Argentina mas em 1977, o laudo arbitral deferiu a alegação Argentina que deveria ter aceitado Chile a soberania chilena sobre as Ilhas. A “Junta Argentina” decidiu pressionar o Chile (como o fez em… Read more »

glasquis 7

“Sabichão, o Papa mediou o conflito quando a Argentina tinha as tropas prontas para invadir”

Não sou sabichão, estava lá e vi acontecer. Em Santiago muitos conhecidos desapareceram durante esse ano e só reapareceram no ano seguinte.

As ilhas eram, são e serão Chilenas, Argentina tentou invadi-las depois de perder um processo na justiça internacional.

Não foi conflito de fronteira, foi uma tentativa de invasão e anexação de território chileno por parte da Argentina.

Last edited 3 anos atrás by glasquis 7
Flanker

Exato! Sem intenções belicistas. Apenas querem fazer o melhor que puderem. E, olha….as Forças Armadas deles sao bem antiquadas, mas eles cuidam muito bem dos equipamentos deles. Eu sempre gostei muito mais dos uruguaios que dos argentinos….sendo gaúcho, conheço bem esses 2 vizinhos. Uruguaios são amistosos, hospitaleiros e não tem absolutamente nada da arrogância e empáfia dps argentinos.

Ulisses

Eles tem preocupação com a pesca ilegal também. Aeronaves novas e com um período de vida utili tão bom quanto esse do m-346 seriam muito importantes para vigilância e esclarecimento de área marítima. Inclusive com eventual capacidade de dissuadir invasores.

Glasquis 7

Mas pra patrulha naval tem os Cessna O 2 Sky master. Usar caças como patrulha não compensa.

Eles querem dar o salto, modernizar a sua Força Aérea e ampliar as suas capacidades.

Alejandro Pérez

E 2 B200 MP ( Podem checar mais…), 2 Helicopteros Bell 412…a FAU conta com 2 C212 aptos pra pratrulha marítima e os 2 KC130 espanhois que estao por chegar…nao estamos tao mal….

glasquis 7

Acho que quem tem que checar é vc pois esses que vc postou são da FAU, quem faz a patrulha marítima é a Armada e pra isso usa 3 Cessna O2 Skymaster específicos para a função.

Eduardo

Tem gente boa e má em ambos os territórios. Falou MUITA besteira!!

O Argentino também é um povo querido e muito amistoso. É só viajar pelo interior pra ver. E olha que hão cidades grandes pelo interior.

Acontece que em Buenos Aires o porteño não é amistoso como os resto do país. Nem os Argentinos do interior gostam do porteño.

Falta de conhecimento é pouco para definir tuas afirmações vagas.

Flanker

Tu mora no RS? Teu estado faz fronteira com a Argentina? Tu já conversou ou conviveu por um tempo com os moradores de Uruguaiana, São Borja, Itaqui,…..e perguntou para eles o que acham dos argentinos? Você já esteve hospedado em hotéis junto com argentinos? Já andou mais de 600 km dividindo a estrada com argentinos (aqui no Brasil)? Já perguntou para os donos de hotéis o que eles acham da maioria dos hóspedes argentinos em férias de verão e o que eles fazem nos hotéis deles? Que bom que vc teve boas experiências na Argentina…..mas, não me venha falar em… Read more »

Eduardo

Terei que responder por partes tua falta de conhecimento (ignorância). Sou de Poa e minha esposa é de São Borja. E temos parentes em Uruguaiana. Vamos muito pra lá (SB). Por pura ignorância os locais da cidade falam, e muito, mal dos Argentinos por lá. Eles vem, educadamente, fazem suas compras, passeiam, e vão embora. Mas preferem falar mal deles do que dos brasileiros que atiam lixo na rua e cometem delitos. Quando atravessamos a fronteira sempre fomos tratados com respeito e educação Já estive com Argentinos em hotéis também, sempre educados e corteses. Tenho amigos que lá fiz que… Read more »

Flanker

Cara, deixa de empáfia. No meu trabalho, viajo de carro em torno de 4 mil km por mês. …por todo RS…..quanto ao viajar, digo viajar no Brasil dividindo a estrada com os argentinos……..não respeitam absolutamente nada das leis de trânsito!!! Lixo nas ruas?? Uma vez, parado na BR-290 entre Alegrete E Uruguaiana,por conta de obras na mesma, um carro de argentinos estava na minha frente. De repente, uma mulher desceu do banco do carona, tirou sacolas de lixo (latas, garrafas pet, pacotes de alimentos, etc) de dentro do carro e do porta-malas, e simplesmente jogou no barranco ao lado da… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Alejandro Pérez

O Brasil é ameaça pro Uruguay?

Glasquis 7

Explicita não mas, todo país que possa, por tamanho ou poder, superar vc, deve sempre ser vigiado com atenção especial.

sj1

Excelente resposta, mas que muitos países não aplicam na prática.

Gabriel BR

Não é e nunca será !

J R

Não, muito pelo contrário, mas as FA do Uruguai são bem atuantes na ONU, por isso de vez em quando aparece alguns investimentos interessantes no país vizinho, como carros blindados por exemplo.

Clésio Luiz

Em uma força aérea de tamanho modesto, onde a perda de uma única aeronaves é duramente sentida, operar por uma solução sólida como o M346 faz todo o sentido.

Com o histórico do treinador chinês K-8/JL-8 na Venezuela, eles devem estar desconfiados do JL-10.

Ivanmc

Lá vamos nós! Outro que não vai dar em nada.
Dito isso, às opções mais interessantes e efetivas, em minha opinião, seriam o Gripen C ou FA-50. O resto é treinador.
Olha aí dona SAAB, um nicho interessante para colocar uns Gripens C/D usados, seminovos… alavancaria os negócios, derrepente. Conversa lá com os Uruguaios, ofereça uns dois gripens para demostrarem uns voos, por que não. Traz via Brasil, faz um intercâmbio. Já sai voando aqui de Canoas, Santa Maria que são do lado praticamente, já faz uma parceria … São caças efetivos, numa boa.

Last edited 3 anos atrás by Ivanmc
Argos

Eles querem aviões “zero km”.

Ivanmc

Saab, ainda, oferce Gripens C/D novos para venda se tiver comprador. Vide: “o anúncio da Saab em 9 de setembro de 2020 oferencedo 12 Jas39 modelos C/D para a Croácia.”
E, os usados que citei, hipoteticamente, são demonstradores para uma futura negociação com o Uruguai.
Mas, Argos, te aconselho a ler alguns editais de compras de caças pelos países e até o edital de compra do nosso Gripen mesmo. Até para você compreender certos aspectos de negociações, ofertas, comitivas de demostardores e etc. Vale apena.

https://forcaaerea.com.br/saab-oferece-o-gripen-c-d-a-croacia/

Last edited 3 anos atrás by Ivanmc
Ivanmc

*Demonstradores*

glasquis 7

Todos queremos mas, querer não é poder.

Ivammc

É isso mesmo, glasquis 7

Kemen

Isso, Gripen C e depois os FA-50 seriam os melhores propostos, mas os preços e condições devem pesar bastante na análise, geralmente o M-346 não consegue se livrar daquela aparência de treinador, a versão de combate até poderia ser uma solução para quem quer ter jatos, mas não necessariamente um supersônico com BVR pleno.

Rafael Oliveira

O Uruguai não tem dinheiro para comprar 6 jatos e 6 aeronaves para COIN. Com muito empenho político poderá comprar uma dessas duas opções, o que já será um enorme salto para suas paupérrimas e pessimamente equipadas Forças Armadas.

Alejandro Pérez

Tem…e tem crédito. Dá una olhada nos números macro económicos deles….Renda per cápita…Projeção da economía….Tem…e bastante.

Rafael Oliveira

O PIB uruguaio não chega a US$ 60 bilhões por ano. Na América do Sul só é maior que da Bolívia, Paraguai, Suriname e Guianas. Aliás, é menor do que do estado de Santa Catarina e de vários outros estados brasileiros.
Não adianta a renda per capita ser alta se a população é pequena. Para fazer uma compra militar de mais de US$ 1 bi em aeronaves de caça e COIN precisa ter dinheiro sobrando, o que o Uruguai não tem.

Gabriel BR

Estás profundamente equivocado , Uruguai tem uma economia sólida, uma situação fiscal confortável e boa credibilidade.
Não vai faltar credito para eles na praça!

Rafael Oliveira

A economia pode ser sólida, ter credibilidade e situação fiscal confortável, mas é um economia pequena.
Pe-que-na.
O Uruguai fazer uma compra militar de US$ 1 bilhão é igual o Brasil fazer uma de US$ 31 bilhões. Você consegue ver o Brasil gastar isso com compras militares?
No mais, se o Uruguai estivesse essa maravilha não voava A-37, tampouco usaria Cascavel doado pelo Brasil.

Alejandro Pérez

Doado???? Comprado.

Wilson Look

Do cascavel não lembro, o que eu lembro é a doação dos M41 Caxias, e teve um certo interesse do Uruguai nos M108, retirados de operação no Brasil, o objetivo era receber algumas viaturas por doação e compor uma unidade de artilharia autopropulsada.

Fernando Turatti

Mais ou menos… O orçamento militar do Uruguai saltou de 900M USD pra 1,1B USD em uma década… Uma compra de 1B para quem vai pagar em suaves prestações anuais em uma década seria “encarável” sim, ainda mais se for de equipamento com baixo custo de manutenção. A bem da verdade, muito país com menos recursos acaba voando coisas atuais(Armênia com os Su-30 encomendados, por exemplo, tem PIB 12B). A questão é que o Uruguai sabe que não vai ter como fazer Marinha, Exército e Força aérea no estado-da-arte… Mas umas OPVs já resolvem o problema da pesca ilegal, enquanto… Read more »

Flanker

Como assim, “deles”?? Tu não é uruguaio??

RENAN

Meu Deus!
Brasil acorda usa o BNDS e financia tudo para eles.

Olha as oportunidades desperdiçadas.

Oi Uruguai vamos fazer um contrato de 20 anos te vendo 6 Gripen, 6 ST29, 2 kc 390, fazemos 3 Amazonas novinhas para você temos os projetos ou se preferir fazemos outra embarcação temos outros modelos, tem certeza que não prefere uma Tamandaré? Quer adicionar um ou dois tupi ou um Riachuelo, se quiser pode incluir também 100 Guarani na compra.
Financiamento direto com o BNDS.
Assina aqui …

RENAN

Vamos criar o fms brasileiro, podemos e devemos vender as nações do hemisfério sul. (Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina, Angola, Zâmbia, Malauí, Moçambique, Namíbia, Indonésia, Nova Zelândia, Madagascar, Papua Nova Guine, Tanzânia, Zimbábue, África do Sul.) Quantas aeronaves ST29 poderia ser vendido para estes países uns 6 para cada na média, se conseguir empurrar 1 ou 2 kc 390, quem sabe para alguém conseguir financiar os Gripen, temos também o P600 AEW, Guarani, astros, Riachuelo, tupi usados, tem as Tamandaré, e ainda temos o projeto das Amazonas. O Brasil precisa melhorar sua influência política para conseguir realizar estás vendas,… Read more »

José de Souza

E ainda pode trocar por pólvora desses países todos!

RENAN

Vamos precisar

Alejandro Pérez

BNDS e fraco….
Gripen não é a prioridade.
ST caro e nao pagamos propina.
Amazonas nao tem hangar.
Tamandaré nem saiu da prancheta.
Guaraní?? Ja ten mais de 100 Mowag Piraña 6×6.

Gabriel BR

O problema das Forças Uruguaias é a padronização do equipamento.

Alejandro Pérez

SIM…concordamos.

Flanker

“Amazonas nao tem hangar.”……Tu quer colocar um OPV num hangar? Olha, acho que OPV não voa….
“ST caro e nao pagamos propina”???? Explique essa questão de propina…..

Eduardo

Comentário mais lúcido até aqui.

RENAN

Concordo não adianta fingir está preparando sua aeronáutica para um combate, já que vai gasta dinheiro compre algo relevante, compra 6 aeronave que tenha um poder bélico capaz de ficar na média mundial, isso dará tempo para um dia ter alguma coisa melhor

José de Souza

Bem fez a Costa Rica ao abolir as forças armadas, exemplo seguido recentemente pelo Panamá. A Costa Rica nunca mais teve um golpe de estado, é estável politicamente e com desenvolvimento econômico e humano há décadas, um oásis na América Central. Parece que as FFAA na America Latina são desenhadas para serem usadas contra a sua população.

Alejandro Pérez

O Uy ten Forças Armadas e é “a melhor e única verdadera democracia do continente”.
Costa Rica tem uma Guarda Nacional que de fato é um exército.

glasquis 7

É, tinha que ventilar o “argentinito” que vive em cada uruguaio.

Kemen

Não entendi nada, afinal uma pessoa é argentina ou uruguaia, ou então tem dupla nacionalidade, é isso que quis dizer? kkkkkkk

Glasquis 7

Existe uma piada chilena que diz que um argentino pergunta pra um Chileno;

“O que é o ego?

E o Chileno lhe responde;

“O ego é aquele pequeno argentininho que mora dentro de todos nos”

O argentino fica pensando por um momento e pergunta novamente;

“por que pequeno?”

Agnelo

Por fazer isso, delegou sua defesa ao EUA, e há muito tempo, de lá, os EUA operam na AC e AL. Ou seja, delegaram também sua soberania.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Penso que a China leva, porque quando visitei Montevideo, ficou evidente a influência chinesa naquele país.

Mas é um plano factível, adequado ao tamanho do país, e tomara que dê certo.

Seria bom mesmo se eles operassem super tucanos…

Nestor Santos

Esperemos que no sea así.
Si bien China es nuestro principal socio comercial, esperemos prime los aspectos técnicos y no económicos políticos.
De todas maneras algo le vamos a tener que comprar a China, su presión política económica es grande.

Alejandro Pérez

“Influencia chinesa”…explique onde meu caro…moro aquí e nao vejo isso.

Eduardo

A quase totalidade das motos aí é chinesas, dentre tantos outros produtos, carros inclusive. Só pra dar um pequeno exemplo.

Alejandro Pérez

Uma coisa sao os produtos de consumo…Motos e carros populares. mas ultimamente a presença de produtos chineses tem perdido força para produtos brasileiros…China é um grande sócio comercial, sem dúvida, mas para compra de progutos militares ainda sao uma incógita.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Veículos chineses por todos os lados, empresas chinesas, produtos chineses nas prateleiras, etc… e digo mais: quotados em dolar, os veiculos chineses mais baratos que os da concorrência ocidental.

E não, eu não torço pela China. Aliás, torço mais pelo Uruguay, país fantástico que tive a honra de conhecer (um pouco).

Alejandro Pérez

O dolar aqui corre solto…mas tbm temos muitos carros brasileiros e produtos brasileiros nas gondolas…alias, aqui vc encontra produtos do mundo todo…

Diogo de Araujo

Pensem num continente onde estudam. Façam vezes 2. América do Sul.

Kornet

Pena que não saiu os números do FA50 para comparar.
O Uruguai quer é um treinador e não um caça.
O YAK130 tb não seria uma opção?

Nestor Santos

El Yak ya fue ofrecido en el gobierno mede Mujica y era carísimo entre 45 y 48 millones la unidad. Para un avión sin radar, y aunque lo tuviera, me quedo con su gemelo M346 o mejor aún con el FA 50. El inconveniente, creo yo, con este ultimo es su motor con postcombutión que agrega un plus en mantenimiento. De todas maneras estamos hablando de que la hora de vuelo del FA 50 anda en los 3000 +- US dollar, frente a los 4500 de u Gripen C

Alejandro Pérez

Caro…e Russia nao é fiável…

Gabriel BR

Acredito que com 12 aeronaves A-29 , o Uruguai poderia ter um elevado nível operacional e um custo beneficio satisfatório. Hora voo de 1000 dólares !

Kemen

Eles querem jatos e Coin também, os dois, esta assim no site..

Ferreras

No caso do Uruguai, poderia se adotar, ao menos parcialmente, a solução adotada pela Islândia, tendo o Brasil como parceiro.

RENAN

Uma boa abordagem

Alejandro Pérez

Uruguay não é a Islandia…e o Brasil é uma nação amiga e parceira comercial. Deixa assim.

Kemen

Claro que não, não tem aquele gelo em Punta Del Este.__ O Comercio entre Brasil e Uruguay beira os 4 bilhões de dólares.

J R

Com esse comentário já estou ignorando o cidadão…

J R

Perdão, comentário fora de contesto.

J R

Eita que tem gente digitando de algum bar verdinho no Uruguai…
O Brasil não é uma nação amiga? Não somos parceiros comerciais? Acho que você esta tendo uma crise de identidade, ou algo assim, já perdeu a toda a credibilidade em seus comentários, se for professor de história mesmo tenho receio do que anda ensinando

J R

Perdão, ignorar, comentário fora de contesto.

Fabio Araujo

Destes o M-346 tem a desvantagem de ser subsônico, as outras opções são supersônicos o que seria melhor para a função de caça principal!

Nestor Santos

Nuestra Fuerza Aerea no tiene como objetivo principal la disuasión en este momento. Apunta a ser una policía aérea con capacidad de entrenamiento en vectores y guerra moderna, para crear doctrina, por si acaso .
Si me dan a elegir, iría por un paquete con 6 FA50 y 6 kT1 y en un futuro ampliarlo con 6 y 6 más.

Fabio Araujo

Concordo, até porque 6 caças é um número de quem só pensa no mínimo necessário para a defesa do espaço aéreo do país, por isso precisam pesar tudo na hora da compra e por isso nem deviam estar analisando o M-346 que é subsônico, acho que pensando em defesa seria o FA-50, mas o chinês não pode ser descartado!

glasquis 7

Ainda acho que a melhor opção no curto prazo pro Uruguai são os F5. Tem muitos operacionais, com opões de modernização, estoques remanescentes e países amigos com larga experiência que poderiam ajudar na manutenção.

Fabio Araujo

As células estão perto do fim da vida útil, é melhor investir em caças novos pois é uma solução para 20/30 anos!

Glasquis 7

As células estão perto do fim da vida útil”

Como assim? A FAB acaba de receber o último F 5 modernizado e já está no fim da sua vida útil?

Acho que não. Os F5 BR deverão operar tranquilamente por mais 10 anos, assim como os TIII. Eu concluo que, analisando a relação custo benefício, ainda teríamos no F5 uma boa opção.

O único problema poderia ser o encarecimento da operação do caça com o decorrer dos anos mas, acredito que terá uma boa vida ainda até por que é usado por várias forças.

Alejandro Pérez

10 anos nao é nada…os F5 brasileiros foram esticados ao seu máximo.

glasquis 7

Não, não foram.

Glasquis 7

A EMBRAER acaba de entregar o último F 5 e vc vem me dizer que está no fim da vida útil?

Alejandro Pérez

Sim…10 anos…depois??? Museu e espetar em praças.

glasquis 7

Pra quem voa A 37 não deveria ser tão “despectivo”

10 anos mais na FAB por que tem caças chegando. Isso não quer dizer que o caça tem apenas mais 10 anos de vida útil. ,Os F5 pras necessidades do Uruguai, tem mais uns 20 a 25 anos operando e dando capacidade BVR e principalmente, supersônica. Algo que os M 346 não tem

Alejandro Pérez

O M346 chega a velocidade supersonica, sim.
Nao estou sendo despectivo…se assim parece, peço desculpas. A politica da FAB e da Embraer foi esticar ao máximo a vida do F5 até a chegada do Gripen. Depoiis lentamente ele passará ao seu merecido retiro.

Glasquis 7

O M346 chega a velocidade supersonica, sim.”

Claro, pelado, em descida e com vento a favor.

Seja objetivo. o M 346 no chega nem aos 1300 Km/h.

Nestor Santos

15 años 20 más tal vez.
De todas maneras Brasil no nos va a vender su principal vector aéreo en este momento, hasta que el F39 esté totalmente operativo. Recuerden también que los biplaza son pocos en el caso de Brasil, más que difícil se desprendan de ellos.

glasquis 7

Se comprassem os M 346 vc acha que chegariam quando?

Só a contar de 2023 com sorte. Até lá o Brasil já estaria pondo a disposição alguns F5 caso o Uruguai comprasse.

J R

O Uruguai esta no caminho correto, melhor um M-346, um FA-50 nas mãos do que um avião velho, que daqui uns anos vai começar a faltar peças. O F-5 é bom pra nós que já tinhamos vários.

Glasquis 7

Amigo, estamos falando de relação custo/ benefício.
Se for pra comprar caça novo então vai de F 35.

Cada M 346 custa o que 3 F5 M e em questão de combate aéreo é muito inferior pois não tem capacidade supersônica.

J R

Cara viajou heim, custo benefício pra nós que já tinhamos muitos, vão ter que arrumar células a venda, usadas, que não sabem como estão, reformar,formar doutrinha, formar estrutura de apoio, formar pilotos para pilotar eles, para continuar voando o quê? mais dez anos até começarem a cair ou ficar parada por falta de peças fiáveis?

glasquis 7

Vamos por parte: “custo benefício pra nós que já tinhamos muitos,” Então, como ficam o Chile e o México que só tem 12? O problema não é postar sem saber, é querer dar esculacho sem saber sobre o tema. “vão ter que arrumar células a venda, usadas, que não sabem como estão, reformar,formar doutrinha, formar estrutura de apoio, ” As células do Chile e do Brasil, são confiáveis e se ler meu comentário, vai ver que tem uma parte que diz: “com opões de modernização, estoques remanescentes e países amigos com larga experiência que poderiam ajudar na manutenção.” Ou seja, a… Read more »

Last edited 3 anos atrás by glasquis 7
J R

Tá bom, por partes, o México por acaso modernizou os seus? Quisa voam? O México ainda esta com seus por mera falta de vontade de ter uma FA que cumpra sua função. O Chile modernizou os seus nos anos 90! 30 anos atrás!!! As do Brasil já vieram esculachadas dos EUA nos anos 80!

glasquis 7

México por acaso modernizou os seus?”
Não, o que quer disser que, tem 12 celulas em boas condições prontas pra modernizar.

Quisa voam?”

Por que não voariam?
Quer que mande vídeos deles voado?

“O Chile modernizou os seus nos anos 90! 30 anos atrás!!!”

ERRADO!!!

O Chile iniciou as diversas modernizações na década de 90. A última modernização se iniciou em 2016, 4 anos atrás.

Se não sabe, não tente adivinhar.

As do Brasil já vieram esculachadas dos EUA nos anos 80!”

Por favor. A EMBRAER acaba de entregar o último F5 Modernizado. ACABA MESMO, mês passado.

Alejandro Pérez

E tem um respaldo industrial importante…falta peça, faz nova. Instala, segue voando….

RENAN

Podemos vender os mais modernos do mundo

Glasquis 7

Nem precisa vender todos, eles querem uma frota de 12 unidades. De qualquer forma, teriam fornecedores e manutenção em países amigos e com isso já dariam um salto enorme pra uma frota supersônica.

Alejandro Pérez

Nem Brasil, nem Chile, nem Coreia vendem F%. Quem tem guarda. Nao tem no mercado. Ponto.

glasquis 7

Bom, aí vc está certo, quem tem não vende pois na relação custo benefício, é muito bom e tem um bom pacote de modernização e ampliação de capacidades.

Mas, com a chegada do Gripen ao Brasil, tal vez, sobre algo que possa ser negociado.

Alejandro Pérez

Duvido que a FAB se desapegue…investiu (bem) muita grana….

Alejandro Pérez

Onde tem F5 bons pra vender?? Com 20 años de vida útil?

Nestor Santos

No hay.
El F5 era la opción hace 20 años atrás.
Hoy se piensa en aviones con un siclo de vida de entre 30 a 40 años.
Los Gripen C de segunda mano estarian en los 20+-

Glasquis 7

“No hay.”

Há sim, o difícil é encontrar quem queira vender.

El F5 era la opción hace 20 años atrás.”

Engano seu, Em 2013 o Uruguai se mostrou interessado pelos TIII.

Alejandro Pérez

Pasado. Ngm vende F5…entao NAO tem no Mercado.

Nestor Santos

El F5 siempre fué la primera opción para Uruguay, desde que se desactivaron los AT 33 en los 90 y era el paso lógico.
En 2013 aún podíamos conseguir alguno con horas remanentes hoy en 2021 negativo

glasquis 7

O senhor deve dar uma pesquisada.

As células de F5 tem muito caldo pra dar ainda além do mais poderiam ser passados pra uma modernização com reforço estrutural e teriam umas 4.000 horas.

Alejandro Pérez

manda o link da noticia, por favor.

Glasquis 7

https://vimeo.com/220884799

Não preciso inventar.

Assim como é verdade também que a Patrulha marítima é feita pela armada de Uruguai com Cessna O2 Skymaster e não pela FAU.

Alejandro Pérez

E mais dois B200 Armada. A FAU possui 4 C212 aptos para PM.

glasquis 7

Não, o KA 200T é de Assalto e Exploração não de PM e os C212 que a FAU possui, são de carga, não foram adaptados pra PM.

As únicas aeronaves específicas pra PM que a Armada do Uruguai possui, são os 3 Cessna O 2 SM Doados pela Armada do Chile em 2018.

Alejandro Pérez

A FAU possui 3 modelos de C212 Casa Aviocar. O de transporte, 2 ex suecos de patrulla marítima e 2 es portugueses serie 300 aptos para patrulla marítima. 2 B200 KingAir, un com radar e electrónica israelense e outro por atualizar.
Este ano recebemos o Primeiro Augusta 412. Os Skymaster sao 3 e óptimas plataformas de patrulla costeira.

Glasquis 7

com 20 anos de vida útil, acho que o Chile tem. Mas se não me engano, os F5 BR também podem atingir mais 20 anos de operação dando a devida atenção.

O único que poderia ser empecilho seria o custo mas, a FACh renovou até a “pele” das asas e mantem seus caças operacionais numa região de condições climáticas extremas o que me faz pensar que a relação custo/benefício dos F5 é muito favorável.

Alejandro Pérez

Chile nao vende os seus…muita grana pra manter avioes de 1970…Melhor comprar novo.

glasquis 7

Se fosse tão caro mantê-los, o Chile já teria deixado de operar assim como o Brasil mas, continuam operando.

Alejandro Pérez

Chile tem a maior frota de F16 do continente…grana nao é problema pra um país que usa Dodge Durango pros Carabineros….

glasquis 7

Grana é problema para qualquer força, acredite. O Brasil tem um orçamento enorme e ainda assim sofre pra equilibrar as contas.

Kemen

Os F-5 Tiger III do Chile também estão em fim de vida, mas resolveram desloca-los para protegerem o Sul, em vez de desativa-los, ainda tem horas de vôo disponiveis.

glasquis 7

Estão tão “em fim de vida” que a FACh tem programada a sua operação até 2035 e a FAB pelo menos até 2030.

Olha só, que fim de vida longo né?
Vai agonizar demorado assim lá na Patagônia mesmo.

O caça é um interceptador tático supersônico que evoluiu pra um multirol com capacidade BVR a um custo baixo de operação com uma série de implementações tecnológicas e de combate que o tornam um custo/benefício possível pra forças da região.

Alejandro Pérez

Brasil, Chile e outros países gastaram muitos recursos para manter um bom aviao até 2030…e depois??? Isso chama-se fim de vida util…a última modernizacao. Ótimo aviao, mas ja tem décadas de vôo nas asas. Bom pro Brasil, bom pro Chile, ruim pra outros.

Glasquis 7

Fim de vida útil é quando acabam as horas de voo operacionais. O Chile normalmente da baixa no seus médios com bastantes horas remanescentes.

Alejandro Pérez

Se a FAB oferecer a bom preço…pode sair negócio. mas o BR nao vende. Interessante que o Uy foi o primeiro cliente do bandeirante,,,da Marcopolo, Engesa, Bernardinni…e hj o Brasil nao tem uma carteira de produtos para oferecer….Isso que é perda de mercado!

Glasquis 7

Aí está a questão, a FAB receberá nesta década seus novos vetores. O lógico seria a desativação gradual as suas unidades de F5 e seria interessante pra ambas forças uma transferência com apoio logístico.

Tem que ver e dá samba

André Luís

Vai ficar tudo no papel…

Alejandro Pérez

Sim…de compra.rsrsrsrsrs

Kemen

Desses relacionados pelo site, o Gripen C é o melhor, mas duvido que concordem em gastar tanto. O FA-50 seria uma boa opção e poderia abranger também os OPV´s coreanos, seria surpresa e cômico se depois de negada a venda a Argentina o Uruguai opta-se por essa aeronave. O M-346 pode ser uma alternativa caso seu preço fosse “interesante”. Pelo que sei e conheço do Uruguai, o custo e o preço das ofertas devem ter muita importância na escolha isso se não for a principal. O estranho é o Uruguai ter comprado KC-130H que são para REVO. É possivel que… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Eduardo

Os KC-130 são de 2ª mão da Espanha.

Alejandro Pérez

Eram os que estavam a mao imediatamente…Nao, nao serao modificados.

Kemen

Pero los aviones ofrecidos no tienen posibilidad para hacer REVO, no les veo el colector de combustible, o és que yo me engaño?

Kemen

Me engañe, permite REVO. M-346FA • Radar multimodo Grifo-M346 de Leonardo Electronics, optimizado específicamente para el M-346FA con IFF Interrogator, compatible con misiones aire-aire y aire-tierra • Configuración de asiento en tándem adecuada para misiones complejas de aire-tierra, con excelente visibilidad desde ambos asientos • Conjuntos de comunicaciones de red de alta gama, incluido el Tactical Data Link • Sette hard-points esterni per un’ampia varietà di armi ed external stores • Configuración de motor dual, redundancia hidráulica y eléctrica y sistema de control de vuelo Fly-by-Wire de cuatro canales con gestión despreocupada • Capacidad de reabastecimiento de aire-aire para largas… Read more »

glasquis 7

REVO pra FAU? BA está aí do lado.

Alejandro Pérez

manter mais tempo no ar….

Glasquis 7

Eu sei mas no me parece necessário no caso da FAU. Gastar horas de operação em rebo sem rearmar não deveria ser prioridade mas, sou eu falando, tal vez os Oficiais da FAU tenham outra visão.

Mas me parece que compraram KC 130 por que eram os que estavam a disposição. Os outros foram pro Peru.

Glasquis 7

Onde diz rebo, leia-se “REVO”.

Nestor Santos

El tema del REVO va, como dijo el colega, por oportunidad para Uruguay; de la flota Española son los que tienen menos horas; hubo política detras; esos aviones iban a Turquía en un principio; el hecho de ser REVO no afecta su capacidad como transporte; la Fuerza Aerea Uruguaya hace entrenamiento de REVO con los kC 130 de la Fuerza Aerea Argentina, cosa que ahora no será necesaria.

Alejandro Pérez

Salieron hoy a hacer pruebas con el probe…estan completos. Vienen completos.

Gustavo

A aeronave para o Uruguai é o Gripen C.
Tomara que dê certo!

Alejandro Pérez

Deus lhe ouça!!!!

Kemen

Se for o Gripen C poderiam escolher como radar o novo AESA ou o PS-05 Pulse Doppler.

Nestor Santos

En el supuesto que llegarán los Gripen a Uruguay, que personalmente dudo, si bien seria una excelente opción, vendran tal cual están, a lo sumo una recorrida mayor y listo se entregan, a volarlos hasta que se agoten en 20 años.

Alejandro Pérez

Para nosotros “20 años no es nada”….ni cerca le damos la catanga que le dan los Suecos….

Glasquis 7

Ha tá, fiquei sabendo de uns 22 a venda pra Israael. Vai que sobra algum pra vcs.

Como disse antes, “é aquele pequeno argentininho que vive no coração dos uruguaios.”

Glasquis 7

Então, nesse caso seria o mesmo que um F5 BR ou um TIII só que mais caro de comprar e de operar pois as opções do mercado de manutenção são menores e mais caras.

Nestor Santos

No es lo mismo.
El Gripen sigue en producción con nuevas versiones en cartera.
El F5 está en el ocaso de su carrera. Los paises que lo modernizaron los van a usar hasta el final.

Glasquis 7

Estou me referindo à relação custo/benefício. Um F5 Modernizado deve custar uns 20 K e um custo de U$D 3.000 H/V. (conjecturando)

Encontra um Gripen ou um M 346 com esses custos.

Alejandro Pérez

Volto a dizer, com o $$$ que se tem disponível, serão acordos entre Estados…nao serão compras diretas. Isso coloca em prática o que chamamos ” valor político”. Veremos o que sai. Tem ainda muitas noticias saindo a tona…Pena que o Poder naval nao fez uma matéria sobre os possíveis candidatos a OPV e patruleiras da ANU. Tem muita surpresa.

Glasquis 7

com o $$$ que se tem disponível,”

Ah é?

Então, diz aí de quanto estamos falando?

Alejandro Pérez

500 milhoes de dólares pra começar..

glasquis 7

Eu não acredito que o Uruguai consiga dispor desse dinheiro. Se assim fosse, teriam comprado muito antes e não esperar um momento de recessão econômica mundial pra comprar.

Mas, quem sabe eu me engane?

Seria muito bom o Uruguai comprar um pacote investindo valores que nem o Peru ou o Chile investem em pacotes fechados.

O que vejo é que seu raciocínio é muito contraditório. Pra FACh e pra FAB os F5 são caros mas, um M 346 não é caro pra FAU.

Bom, o tempo dirá.

Alejandro Pérez

O factor mais importante: mudou o governo.

Alejandro Pérez

ta…quer me matar do coração!!!!!!

Nestor Santos

El Gripen C sería el ideal siempre y cuando hubiera política de estado al respecto.
Si esto último se diera al llegar al final de los 20 años de vida operativa que se estima para esos cazas, se debería tener definido el recambio, que para mí sería Gripen E de segunda mano y poder ser modernizados en Brasil que supongo que a esa altura estará en ese trámite, Upgrades de media vida, para sus aparatos

Alejandro Pérez

Puede ser…Gripen C ahora…20 años Gripen Made in Brazil…

paulo

O Debatedor Argos disse que não tem Gripen C “Zero”.
Olha o nível lkkl

Satyricon

Lagoa Santa está repleta de T-27 “sobrando”, cuja modernização já teve o voo de seu primeiro exemplar. Dificilmente serão todos modernizados para a FAB, portanto muitos permanecerão onde estão. Muito provavelmente a FAB poderia chegar a um valor simbólico, desde que modernizados pela Embraer, no caso dos treinadores. O T-27 é um vetor muito melhor que os KT-1, com muitas horas disponíveis, e com certeza mais baratos.
Seria muito vantajoso para ambos (Uruguai e Brasil)
No caso dos caças, acho difícil encontrarem algo melhor que o M-346.
Torço por nossos vizinhos

Nestor Santos

Me gusta el AT27 modernizado y en su momento cuando se compraron lo Pilatus debieron ser los primeros los elegidos.
El tema con los KT1 es que son 0horas.
¿Los AT27 tienen un remanente horas para volar 30 años más, que será lo exigido en Uruguay?

Satyricon

30 anos, provavelmente não.
Mas o custo seria uma fração de qualquer aeronave nova.
https://www.aereo.jor.br/2020/10/30/treinador-t-27m-tucano-modernizado-realiza-primeiro-voo-em-minas-gerais/

Alejandro Pérez

Seriam ideais pra equipar o extinto Escuadrón 1, com uma série de aeronaves que possam ser distribuídas ao longo da fronteira. Sei que a eletrõnica foi feita a novo, mas as celulas pouco e nada se sabe…

Pavan

Até a guarda civil metropolitana tem radar e os aviões de caça da força aérea do uruguai não…

Last edited 3 anos atrás by Pavan
Nestor Santos

Eso no es así.
Las unidades aéreas de la policía no tienen ese equipamiento. Solamente equipos FLIR.

Alejandro Pérez

O Uruguay tem radares…e a guarda metropolitana não tem caças….nem radares.

paulo

Se o Uruguai não está preocupado em comprar um caça de verdade, eu vou me estressar?! Kk Eu quero ver quando ele for invadido por uma força externa e subjugado. Não que seja o caso, mas vai que. É uma piada mesmo.
Um país que não compra um caça minimamente capaz nos dias de hoje é muito prepotente e seus governos só utilizam a máquina pública para se locupletarem enquanto estão no poder.

Last edited 3 anos atrás by paulo
Alejandro Pérez

De quem vc esta falando??? Primeiro vc nem deve saber onde fica seu umbigo, menos o Uruguay. Foeça externa invadindo o Uruguay? Cara…vc ficou no tempo do joguinho WAR e da Segunda Guerra…te atualiza. Seria bom vc ver o significado da palavra ”prepotente”…
E os governos uruguaios são muito diferente aos brasileiros…sendo de esquerda ou centro direita… Te convido a um dia visitar e conhecer…vai te surpreender

paulo

Creio que o seu problema é falta de estudo na compreensão de textos, volte a estudar que ajuda. Contudo, não adianta dar chiliques e tentar me ofender porque o Uruguai continua sem uma aeronave de combate minimamente descente, simples assim. Aceita que dói menos.

Last edited 3 anos atrás by paulo
Alejandro Pérez

ok…escreve sem chorar agora..

William Duarte

Soberania é fundamental, mas acho a situação do Uruguai atipica neste contexto. Dois vizinho enormes em relação a ele que invadem suas terras em minutos, entretanto, ambos querem o Uruguai soberano (antes era até para ter um estado tampão entre os dois, hoje esta soberania esta mais ligada a questão cultural totalmente solidificada) Eles precisam de uma guarda costeira eficiente, na avião o Super Tucano encaixa como luva no mais no caso do Uruguai, alguma capacidade de artilharia e uma boa diplomacia com o Brasil e a Argentina, coisa muito fácil de fazer e ter salvo o futebol.

Alejandro Pérez

Vc analiza o Brasil invadiendo o Uruguay?

Alejandro Pérez

O ST é um excelente produto, mas ficou muito caro para ser um Turbo hélice,por melhor tecnología embarcada…mas é relativamente lento, nao supera o A37 em prestações ( que o digam os Colombianos)…é um aviao para uma missao específica. Gostaría de ter ele como treinador avançado…mas é muita grana.

Diego

Botou argentino no bolso ?????

sergio ribamar ferreira

Parabéns a FAU!

Entusiasta Militar

Ha alguns anos atrás, Durante uma entrevista de um ex-comandante da Aeronáutica, ele disse do interesse da FAB em comprar um LIFT jato de combate para substituir no futuro o jato A1-AMX e apoiar as operaçoes aereas dos caças Gripens por serem mais baratos de comprar e operar. Acho que ele estava prevendo que somente um Lote de 36 Gripens seria comprado e pelo jeito nao estava errado. Com os constante cortes no orçamento da defesa, o Sonho de comprar 144 caças gripens em 4 lotes distintos, sera substituído pela realidade de um lote apenas de 36 caças e olhe… Read more »

Luiz Trindade

Se o Gripen C não sair para eles a opção mais viável seria o M-346 italiano ou o coreano FA-50. A opção chinesa esta com muitos pontos não esclarecidos e pode ser um tiro no escuro!

Alejandro Pérez

Totalmente de acordo. E acho que a FAU entende assim. Ocidental e seguro.

Marcelo M

Entendi que querem jatos, mas realmente o super tucano não teria um custo benefício bem melhor para o Uruguai. A única deficiência sendo a incapacidade de interceptar jatos civis quando necessário.

Alejandro Pérez

Com $$ o ST e um jato, teríamos uma FAU atualizada. Mas, a prioridade é subt o A37 por um jato com radar. Quem sabe mais a frente adquirir ST. Quem sabe…

Luis

La estrategia de defensa uruguaya se basa en detener al invasor el tiempo suficiente para recibir ayuda de sus aliados. Existen 4 divisiones de ejercito con relativa autonomía para cubrir áreas. En ese contexto se necesita un avión polivalente de bajo costo de mantenimiento. Abrazo