Concepção do Embraer KC-390 da Força Aérea Portuguesa

Concepção do Embraer KC-390 da Força Aérea Portuguesa

A autorização de reescalonamento de encargos da compra de cinco aeronaves KC-390 ao fabricante brasileiro Embraer foi hoje publicada em Diário da República, por resolução do Conselho de Ministros que produz efeitos retroativos a finais de outubro

Uma das metas contratuais relativas ao fabrico da primeira aeronave, a Estação de Montagem Estrutural – AC1, estava inicialmente prevista para março de 2021 mas ocorreu em outubro passado, e a antecipação de etapas contratuais depende de autorização do Estado.

O ministro da Defesa Nacional, Gomes Cravinho, na segunda-feira, anunciou uma poupança de 3,5 milhões de euros com o pagamento adiantado de uma parcela, de um total de 827 milhões de euros, à brasileira Embraer pelos cinco aviões K-390, substitutos dos Hércules C-130.

“O processo de fabrico está adiantado. Podíamos fazer duas coisas: avançar no pagamento ou respeitar aquilo que estava inicialmente contratualizado, que é, conforme determinados marcos no processo, ir pagando ‘X’”, explicou na altura o governante.

O contrato de aquisição das cinco aeronaves, um simulador de voo e a manutenção dos aviões por 12 anos, foi assinado pelo primeiro-ministro, António Costa, em agosto de 2019, prevendo o pagamento em várias prestações até 2030.

A decisão de adiantar o pagamento foi tomada na reunião do Conselho de Ministros de 29 de outubro.

O primeiro destes aviões de carga e transporte tem entrega prevista à Força Aérea Portuguesa para março de 2023, seguindo-se mais um a cada ano, até fevereiro de 2027. Os KC-390 são produzidos maioritariamente no Brasil, mas há componentes fabricados no Parque da Indústria Aeronáutica de Évora.

FONTE: 24.sapo.pt

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Ao que parece, os irmãos portugueses são bons clientes.

Doug385

Os únicos que honraram a parceria até agora. Quanto ao vizinho mais ao sul…

Marcos

Os vizinhos do sul estão no projeto por causa de um “acordo de camaradas” entre o petismo e o kirchnerismo

A Embraer salvou a FAdeA em 2010

Bardini

E a Aerolineas Argentina opera um bocado E-190 desde 2010…

Vitor

E não pagam pro BNDES… Já tentaram devolver e terminar o acordo…

fewoz

Não sabia que não pagavam. É sério isso? Mesmo assim, vamos ver o lado positivo: é vitrine para a Embraer. Quanto mais operadores, mais visibilidade.

EduardoSP

E porque o BNDES não executa as garantias?

nonato

No caso de Cuba e Venezuela, a garantia era o tesouro nacional brasileiro..

bit_lascado

Talvez porque não tenha garantias?

Adriano RA

Verdade. Argentinos e Tchecos nunca firmaram nada… e são parceiros industriais do Programa KC-390. Das 32 cartas de intenção que a Embraer tinha, só uma vingou até agora. A Argentina, aliás, corre até perigo de embargo por parte dos ingleses, pois muitos componentes do avião vem da Inglaterra. O documento abaixo apresenta informações interessantes sobre o Programa e origem dos componentes:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8953/1/Desenvolvimento%2520tecnol%25C3%25B3gico.pdf&ved=2ahUKEwi2hJTT2PDsAhUEIrkGHWm5BFsQFjABegQIAxAB&usg=AOvVaw3A74CQWLbGf85LXjiPOkjx

Filipe Prestes

Imagino que por tee componentes britânicos da BAE Systems (o fly-by-wire por exemplo) o KC-390 tb seja vetado aos argentinos

LUIS NATAL

Acredito que não! A venda do KC-390 vai beneficiar empresas inglesas através de aquisições indiretas! Acredito que o veto vai continuar apenas para aeronaves de caça e/ou ataque.

Ricardo

Vizinho ao Sul é namorar com “calote” nos pagamentos

Jack

Bem observado

Fresney

E kd los ermanos e rep tcheca ?

Nuno

Portugueses e brasileiros não são irmãos. 

Cristiano de Aquino Campos

Chamamos os argentinos que tem origem espanhola de irmãos e você quer dizer que os portugueses, de onde viemos, e falamos a mesma lingua de não sermos irmãos?

Luciano

Provavelmente é comentário de algum naciolistinha português de M.. que não conhece a história do próprio país.

fewoz

Nem adianta perder tempo discutindo com este tipo de português. Moro aqui em Portugal e posso garantir que muita gente aqui é culta e parece não ter grandes preconceitos conosco. De vez em quando aparecem umas maçãs podres, mas o negócio é ignorá-los… Dá pra ver que ele só quer destilar preconceito, visto o outro comentário dele aqui no post.

frapal

Portugal invadiu e saqueou o que hoje é chamado Brasil. Então que história é essa de chamar portugueses de “irmãos”. Saqueou nossas riquezas por mais de trezentos anos. Mais uma vez: “Entre países não existe amizade apenas interesses”. Entendam isso por favor.

Fabio bezerra

Na realidade não houve saque, pois não dose saquear aquilo que pertencia ao Reino Português. E o Brasil pertencia a Portugal. Não se pode reescrever a história, já está escrita é fato!! Sou brasileiro mas não gosto dessas tentativas de se reescrever a história. Outro dia estava vendo um documentário que se queria cassar as medalhas de honra do congresso dos EUA , para os soldados que lutaram a guerra indigna americano. Meus caros esses homens estavam em sua época fazendo o que foi ordenado por seus superiores. Da mesma forma o estado português fez com a sua terra na… Read more »

Carlos Campos

Portugal não nos saqueoum nem somos um país pobre por causa deles, deixa de viralatismo, com certeza vc tem ascendência portuguesa.

Nuno

Portugueses e brasileiros não falam a mesma língua.

Acacor

Há diferenças. Mas o que caracteriza falar a mesma língua é ser inteligível. E esse é o caso. Pode haver alguma dificuldade no início, mas rapidamente se contorna. Tanto mais qdo é na parte escrita, em que são quase idênticas. Uma situação completamente diferente é com o espanhol, que é ininteligível ao primeiro contato quando falado, e muito diferente na parte escrita.

Vitor

Claro que sim. É nossa Patria mãe. Estamos conectados para sempre assim como Americanos e Ingleses…
Esse é um Orgulho fútil e ignorante que foi cultivado no golpe contra o Império no Brasil.

Agressor's

“Americanos” e brasileiros também não são irmãos!

Sérgio Luís

Pragmatismo sim!

Gabriel BR

A capital de vosso país já foi um dia aqui no Rio de Janeiro e fomos parte de um mesmo país. Recebemos o povo português quando Portugal sucumbiu diante das tropas de Napoleão. A comunidade portuguesa é uma das maiores no Brasil e temos equiparação do ponto de vista legal. Os portugueses são os únicos estrangeiros que possuem direitos políticos no Brasil assim como os brasileiros também são os únicos estrangeiros com direitos políticos em Portugal. Apesar de uns poucos como você , continuarei a fazer parte do fã clube dos brasileiros admiradores de Portugal aqui no Brasil . Continuarei… Read more »

Peter nine nine

Obrigado

Datafire

Exacto, penso que o canal de Youtube Impérios AD devia ser obrigatório nas escolas brasileiras e portuguesas.
https://www.youtube.com/channel/UCel-VAIVXORe47DTgcq3WLg

Um maneira simples e prática de acabar a tentativa de reescrever a história.

Fabio Araujo

A Embraer agradece!

Aguiar Silva

Portugal tem uma força armadas enxuta, mas bastante profissional. Único parceiro que honrou os compromissos para comprar a aeronave. Diferente da Argentina, um Kc-390 estará presente em desastres ambientais, transporte de pessoas e até como ambulância e ainda geraria empregos na Argentina… E fora que ajudaria trazer a confiança das forças armadas. Mas não, eles querem comprar caças para o desfile militar…

Mensageiro

Kkkkkk triste verdade

filipe

O Brasil é o líder dos países de expressão portuguesa, assim com os EUA são os lideres dos países de expressão inglesa, o Brasil é o líder cultural , Industrial e politico desses países , é a maior influência desses países , o nosso Itamaray já deveria saber explorar mais a influência do Brasil, Portugal na Europa, Angola + Moçambique+ São Tomé e Príncipe + Guine Bissau + Cabo Verde na África, Timor Leste na Ásia-Pacífico, o Brasil é o lider disso tudo, o KC-390 é exemplo disso, já se deveria pensar na exportação dos navios Patrulha Macaé , exportação… Read more »

Last edited 3 anos atrás by filipe
Nuno

O brasil não é um país de expressão portuguesa. Actualize-se.Líder cultural?! Agora carnaval é cultura?! Também é líder destacado em Covid-19, por alguma razão esqueceu-se de referir!

 

fewoz

Ok, então o Brasil é um país de expressão francesa ou inglesa… O português só tem relativo status a nível mundial por causa de um país de 10 milhões de habitantes e não por um de 210 milhões, certo? Você não sabe nem o que significa cultura e acha que esta é a única manifestação brasileira. Pra fechar com “chave de ouro”, consegue fugir ainda mais do tópico falando sobre a pandemia. Nunca vi um comentário mais ignorante na minha vida. O povo português é, de forma geral, muito bacana e bem-educado, mas você mostra que há sempre uma exceção… Read more »

Alexandre

Lógico que é , expressão cultural vai muito além do carnaval. Eu poderia falar de muitas coisas, como da musica Brasileira que tem muito mais penetração a nível mundial que a música de portugal, poderia falar das novelas também, que tem mais audiência em todo o mundo que as portuguesas e/ou futebol, que apesar de ser um esporte, mas que tem a capacidade de levar nossas tradições para todos os admiradores. Quanto a covid, temos aqui 210 milhões de pessoas, vai querer comparar com portugal com 10 milhões? Mesmo assim, estamos bem e com tudo aberto, vcs aí estão fechados… Read more »

Hcosta

Realmente aquele comentário é no mínimo vergonhoso mas não me parece que atacar os portugueses seja a melhor forma de responder.
E algum cuidado como se refere à pandemia. O que está a acontecer na Europa costuma repetir-se no Brasil mas a um nível mais perigoso. Não se brinca com uma situação assim tão trágica.

Alexandre

Eu ataquei ou eu me defendi? e sim , tenho direito de me defender atacando, estou sem paciência com estrangeiros que vem em sites Brasileiros para dizer desaforos.
E Portugal está tendo uma segunda onda, porque na primeira, eles fizeram um isolamento muito bom, então a maior parte não contraiu o vírus. Aqui o isolamento não foi tão bem feito, e todos sabemos o motivo, mas isso fez com que a maior parte da população tenha sido exposta ao covid. Por isso acho que não vamos ter segunda onda, pelo menos não na proporção que estamos vendo na Europa.

Hcosta

Não é problema de se defender ou não, são os argumentos que são do mesmo nível. Ou seja só demonstra que não é muito diferente do comentário que critica. E isso faz toda a diferença .
Um desinformado Brasileiro não é muito diferente de um desinformado Português.

Alexandre

Realmente, um desinformado português não é muito diferente de um desinformado Brasileiro, vc é o exemplo claro disso. Primeiro porque não é uma questão de desinformação, e sim de calar quando vem estrangeiros em sites Brasileiros desfazer de nosso País. Segundo, porque devemos responder no mesmo nível, se a crítica é construtiva , ótimo, responderemos com argumentos construtivos. Do contrário, se a questão é sem nível, então que tenhamos uma resposta igual. Simples assim.

Hcosta

Perdeu, mais uma vez, uma grande oportunidade para demonstrar que não é um desinformado, para não chamar outra coisa.

E, já agora, o senhor é o dono deste site? Se não é, não tem nada a dizer sobre quem pode ou não comentar. O Brasil não precisa de alguém como o senhor para o defender. Inevitavelmente haverão outros com maior capacidade e nível do que o senhor.
E lamento ter de descer ao seu nível.

Carlos Bernardo

Sou português e não gostei do seu comentário. Sobre o covid e tendo em conta a população o Brasil tem o dobro dos caso e o triplo dos óbitos pois o Brasil tem 42 vezes mais casos, 21 vezes mais população e 65 vezes mais óbitos. O que tu conheces da cultura portuguesa? Nada. Conheces Amália e Eusébio, para ti os portugueses fazem pão, as mulheres têm bigodes e tu ficaste parado no tempo. Por acaso sabes onde nasceu Carmem Miranda? E como podes tu falar de uma nação que com apenas um milhão de habitantes teve um Império que… Read more »

Alexandre

Se vc é português e não gostou do meu comentário, paciência! Só respondi o comentário arrogante de um outro português. Vamos ver depois desse segundo surto de covid como vai ficar a situação em Portugal, não conte vitória antes do tempo. Aqui já está de boa e penso que não terá segunda onda. Se eu não conheço a cultura de Portugal, sendo Brasileiro, é uma prova cabal que a cultura de vcs é insignificante, pois não influencia nem suas ex colônias. Continuem assistindo novelas Brasileiras. Portugal de fato foi um grande império no passado, nunca disse o contrário, mas acabou… Read more »

Carlos Bernardo

Se não for para publicar inteiro prefiro apagar a resposta

Last edited 3 anos atrás by Carlos Bernardo
rui mendes

Quem acabou com essa crise financeira, foram os Portugueses, com o aumento brutal de impostos e a ajuda imediata e decisiva para sair dessa crise, foi da UE, como actualmente, nesta crise do covid, que virou também crise financeira, é a UE que está a ajudar todos os estados membros, como têm que ser, pois esses estados membros, é que são a UE. Portugal e o Brasil são dois estados aliados, mas quanto aos investimentos do Brasil aqui, é normal, e vice-versa, pois empresas Portuguesas também já investiram aí, depois eu pessoalmente tenho orgulho de pertencer a uma UE, onde… Read more »

Carlos Bernardo

Estás a dar explicações a mais a quem gosta de ser ignorante e arrogante. No canal de André Carvalho no youtube pode-se ver dois vídeos onde aborda o ensino no Brasil sobre Portugal que são bons de consultar para entender as razões da animosidade brasileira para com Portugal. Dás demasiadas explicações a quem não sabe a razão de Portugal ter militares na RCA “Entre estes temas contam-se o apoio português à estabilização da República Central Africana,  em resposta ao pedido de ajuda formulado pelas autoridades francesas ao abrigo do artigo 42/7 do Tratado de Lisboa” (extrato de um texto num site… Read more »

Alexandre

Portuga, ignorante é vc, que na falta de argumentos , usa da ofensa para tentar prevalecer.
No mínimo, vc deva respeitar os Brasileiros quando estás a postar em um site Brasileiro. Entenda, aqui não é o muro que vcs picharam em Portugal com frases xenófobas e racistas contra os Brasileiros.
Educação é uma coisa que está se tornando rara em seu País, será que isso foi debatido no canal de André Carvalho? ou quem sabe a xenofobia?

Alexandre

Não me lembro de ter feito algum comentário contra vc, somente contra um outro Português que entrou num site Brasileiro para dizer que nós não somos irmãos e que não temos relevância na cultura portuguesa. Conversa de renda per capita, de PIB, e de outros indicadores não convencem mais ninguém. Segundo esses indicadores, a Venezuela tem um IDH próximo do Brasil, uma grande piada! Conheço Portugal e conheço o Brasil, tenho parente casada com português que vive no RIO, tem negócios no Rio e não quer voltar para Portugal. Então lhe digo sem medo de errar, grande parte da população… Read more »

Rui Manuel Fernandes Palmeira

a diferença entre falar com uma pedra e um brasileiro como este, é que a pedra nao insulta a inteligencia… o Brasil nunca ajudou Portugal, apesar da bajulação de alguns portugueses em relaçao ao Brasil, os brasileiros investem apenas na compra de casas… e pouco mais! os maiores investidores sao os alemaesm franceses e chineses e norteamericanos, o investimento da Embraer tem sido um fracasso, pois o volume de negocio das fabricas de Évora nem chega a 100 milhoes de euros (em Evora existe um fabricante dee sensors aeroonauticos a TE, esses sim emprega 1800 pessoas, ainda é dee longee… Read more »

Alexandre

Realmente, debater com pedra não insulta a inteligência. Vamos a realidade das pedras: 1) A EMBRAER emprega 2500 funcionários em Portugal, empregos de nível que certamente não ganham salário mínimo Português, isso em Evora, uma cidade de apenas 56 mil habitantes. A operação da EMBRAER em Portugal gera 300 milhões de Euros por ano em receitas, quando completar 10 anos de EMBRAER em portugal, serão mais ou menos 3,5 bilhões de Euros em receitas com exportações, e não estamos falando do mercado interno. https://www.publico.pt/2019/08/22/economia/noticia/embraer-ja-exporta-300-milhoes-ano-partir-portugal-1884181 Se observarmos a arrecadação de impostos, que, creio ser da ordem de 20% em Portugal nesse… Read more »

Bueno

Carnaval? Quer falar de cultura do Brasil associando a carnaval? O Brasil é um país continental, com inúmeros estados com diferentes e ricas culturas.
Aquele que faz afirmações do que não conhece, é apenas um tolo ignorante.

Gabriel BR

Carnaval é cultura sim e quem trouxe ao Brasil foram os portugueses com o nome de “Estrudo” .

Carlos Bernardo

“Entrudo”

Paulo Sollo

Carnaval sempre foi cultura em todos os países onde acontece. Ademais a riqueza cultural do Brasil se estende amplamente através de inúmeras manifestações criativas mundialmente admiradas nos campos da música( MPB, bossa nova, choro, música erudita, dentre outras) literatura( inúmeros escritores e escritoras do quilate de Jorge Amado, Machado de Assis, Adélia Prato, etc, etc, etc…) cinema, teatro,televisão ( os portugueses adoram as novelas brasileiras e o português falado no Brasil). E apesar dos demais países de língua portuguesa também terem sua cota de grandes nomes da cultura, o Brasil de fato é referência gajo. Estas suas manifestações de preconceito… Read more »

Augusto

Nuno, não fique triste. Portugal já formou um império da exploração, mas voltou a ser somente uma “orelha da Europa”. Quando quiser se sentir um pouco menos irrelevante, diga que tem parentes distantes no Brasil.

rui mendes

Quem pertence a uma potência como a União Europeia, não se sente irrelevante, aqui é primeiro mundo, não é … tu sabes.

Hcosta

Discordo.
Brasil é, de longe, o maior país em termos económicos, culturais, etc. mas não lidera.
Penso que é devido à falta de coerência na política internacional e de uma questão de escala, um país continental vs outros países com níveis de desenvolvimento muito baixos.
Mas acho que não existem politicas de aproximação por parte do governo Brasileiro.
Quantos Brasileiros sabem o que é a CPLP?
Quantas vezes estes países são referidos numa estratégia Brasileira? Talvez numa nota de rodapé.
Pelo menos, como português, é a ideia que tenho.

Vitor

você so esquece que a construção naval Brasileira não é nem um pouco competitiva com o mercado mundial. Talvez aqui seja um dos lugares mais caros de construir no mundo… Muito melhor essas marinhas comprarem algo da Europa ou da China …

Marcos10

Nos acordos firmados não existe qualquer obrigatoriedade de compra, portanto afirmar que esse ou aquele país deixou de honrar compromissos é uma inverdade. O único país que deixou de honrar compromissos foi o próprio Brasil, que atrasou as parcelas a serem pagas à Embraer, comprometendo seriamente o caixa da companhia.

Marcos10

São dois vídeos que deveriam ser trazidos aqui: um referente aos abastecimentos feitos pelo KC390 nos AMX e F5 e outro do abastecimento feito nos helicópteros pelo C130.

Marcos10

Não! Até porque reabastecimento de helicópteros em voo no Brasil é novidade. A pergunta correta seria: os UH60 brasileiros podem receber kits de reabastecimento?

Fabio Araujo

Não sei se os nossos UH-60 tem sonda de reabastecimento, mas creio que possam receber quando forem fazer alguma atualização se houver interesse e verba para isso!

Clésio Luiz

Ele errou, foi o H-36 Caracal:

https://www.youtube.com/watch?v=dp2Psoo-E8k

Salim

Deveriam antecipar entrega para KC ser vitrine para paises OTAN e oriente. Tem acelerar homologação capacidade uso pista náo preparada ( urgente, este argumento pesa negativamente contra c130)), reabastecimento aéreo caças e helicópteros e pouso Antatrtica.

Marcos10

Isso aí envolve custos. E dinheiro é uma coisa que o GF não tem.

Salim

Marcos, tem e muito, gasta bem mal. Falta patriotismo de agilizar todas as funcionalidades. O efeito multiplicador de posiveis vendas renderia empregos e divisas. Preferem gastar GTE.

RPiletti

Mais de 5bi de bolsonaros por 5 aeronaves, 1 simulador e manutenção por 12 anos… Los hermanos não tem como bancarem isto, deixem só os Guaranis para eles.

Thiago

O Guarani que eles comprar poucos e ainda ter transferência tecnológica? Nem isso merecem

fewoz

Até onde sei, o motor do Guarani é feito em Córdoba. Sei que, a exemplo da “parceria” deles conosco no KC-390, pode não significar muito, mas já é alguma coisa que os incentiva para uma possível aquisição.

Alexandre

Esse kc390 é bonito demais

Vitor

Esse é um Luxo que o planejamento proporciona. Perceberam que o EURO estava forte, Embraer precisando de caixa e foi bom negocio para os Dois.

Diego

Já estive em Portugal, excelente país para se viver, essa parceria foi excelente para a Embraer. Peço desculpas aos portugueses pelos comentários de unânime poucos brasileiros xenófobos e sem qualquer conhecimento ou representatividade.

Peter nine nine

E nós desculpa, pelo português, ou talvez até brasileiro com a mania de que Portugal não pode ser parceiro do Brasil, pela discussão levantada mais acima.

Carlos Bernardo

Lê os comentários de muitos sobre a visita de Marcelo Rebelo de Sousa à India e mudarás a tua vontade de novas parcerias

Hanibal

Com todo respeito mas acredito que mais de 95% (é só um palpite) dos brasileiros nem soube que um líder do governo português esteve em visita recente a Índia (e eu era um destes que não sabia). Talvez uns 5% (e olhe que já estou colocando uma quantidade bem alta) tenha tomado ciência dessa vista, e destes talvez uns 10% tenha ido se manifestar sobre o assunto na internet. E destes 10% talvez (TALVEZ) metade tenha feito comentários depreciativos, como vc vem afirmando. Te pergunto se esse não seria um universo extremamente reduzido de pessoas pra já tirar a conclusão… Read more »

Carlos Bernardo

Grato pelo teu comentário que apreciei e quanto ao último paragrafo podes ver no youtube no canal de André Carvalho três vídeo que aborda este tema com base num artigo escrito pelo jornalista português Carlos Fino que atualmente vive no Brasil e o primeiro tem o titulo de “E  o Brasil continua a desprezar o “pai”? Relações Portugal x Brasil e a EDUCAÇÃO antilusitana no BR”, vídeo este no qual podes encontrar algumas das respostas.

Salim

Faco minha suas palavras, tem gente que deveria exercitar sua sapiência ficando calado.

ADRIANO MADUREIRA

Apesar dos Tchecos,que participam como parceiros,ainda não terem formalizado a aquisição das 2-3 aeronaves que pretendem adquirir,seu quase vizinho a Hungria,que opera um bom número de Gripen C/D,demonstrou interesse e andou com conversações com o governo bolsonaro. No início de 2019, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, realizou uma reunião bilateral com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, como parte de sua visita de trabalho ao Brasil. Durante a reunião foi discutida a possibilidade de cooperação internacional no campo econômico e político entre ambos países. Em maio o ministro das Relações Exteriores, Péter Szijjártó, reuniu-se com o ministro brasileiro das Relações Exteriores,… Read more »

Last edited 3 anos atrás by ADRIANO MADUREIRA
RENAN

Os portugueses aprenderam com os brasileiros sempre somos pontual e pagamos adiantado.

sergio ribamar ferreira

Concordo com o Sr. Teropode. .

Antonio Palhares

O caráter de um povo não é medido pelo tamanho do país.

Alex prado

Pagando adiantado?????. Tomara que não seja prejudicado com esse “presidente” dos EUA se caso o kc tenha componentes americanos.

Fernando Jesus

Pessoal. Eu moro em Portugal e a coisa está difícil aqui. Grande parte da renda vem do turismo e com a pandemia o governo está sem nada de dinheiro. A região do Algarve só tem turismo e tudo fechado. Muitos projetos serão adiados.

joao rocha

grande verdade.

Peter nine nine

Olhe, eu vou lhe ser sincero… Sou português e ainda não senti nada…

CIRO

Brasil é uma potência .. só precisa de autoridades e políticos patriotas

Luiz Trindade

Vamos torcer que seja primeira venda de outras que se seguirão…

Fabio Araujo

Por falar no KC-390, um KC-390 e um C-130 além do Navio Doca Multipropósito Bahia levaram equipamentos e suprimentos para o Amapá nesta crise por conta do apagão!
https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-defesa-ativa-operacao-amapa-e-forcas-armadas-apoiam-o-estado-com-navios-aeronaves-e-tropas

MestreD'Avis

Incrivel a agressividade que se lê nestes comentários. É um dos motivos que me retira a vontade de aprticiapr nesse fórum. Um comentário incendiário de um “português” de vão de escada é atacado por xenofobia pura e dura e desconhecimento histórico de vários lados. Comentários sobre a noticia = zero! Ia deixar alguns factos sobre uma dessa ideias pré concebidas mas vendo o nivel é melhor nem deixar nada. Gostava de ter um dos colegas brasileiros para discutir civilizadamente o porquê desse ressentimento mutuo mas em publico a conversa ia ficar infectada por algo pior que COVID – Xenófobos! Quanto… Read more »

MestreD'Avis

Galante,obrigado mas não tem que pedir desculpa pelo que os outros escrevem! Vi idiotas com afirmações infundadas dos dois lados por isso não há que culpabilizar uns ou outros. Pena que se gastam dezenas de comentário em algo que não reporta minimamente ao assunto do tópico

Carlos Bernardo

Como escrevi comentários anteriormente e leio no teu que viste “idiotas com afirmações infundadas”, gostava de saber se eu escrevi alguma mentira ou algo sem fundamento? Se sim, qual ou quais?

Peter nine nine

Mestre… Partilhamos a mesma preocupação em relação ao kc… As pistas curtas. De acordo com dados disponíveis, o kc precisa de um quilómetro de pista (mais até), mais que os 700/800 metros do… Do A400 Atlas ª_ª. O Kc tem conforto, voa rápido em estilo airliner, mas pergunto me se consegue aterrar num qualquer bocado de terra “meio plano” de um qualquer teatro africano ou do médio oriente, como é costume acontecer com os C130 em serviço. Depois ah uma grande diferença entre operar de uma pista de terra batida e operar a partir de uma espécie de pista. Sim… Read more »

MestreD'Avis

Exactamente Peter. Não duvido das capacidades em termos de carga e velocidade quando comparado com o C-130 (o alcance com 20t de carga já é outra conversa), mas gostaria de ver essa capacidade comprovada. Refere o A-400 e acho incrivel como nunca se pensou na possibilidade de adquirir pelo menos 2 para dar á FAP uma capacidade de transporte estrategico que nunca teve. Basta pensar no apoio á missão na RCA e na capacidade do Atlas de transportar um Pandur sem ter que recorrer ao aluguer de Antonov. E com Espanha a reduzir a encomenda era fácil fazer um bom… Read more »

Mayuan

Só há que se considerar que embora o A400 faça mais, também custa bem mais. You get what you pay for.

Salim

Parabéns pela iniciativa., opinião e análise e uma coisa , comentários descabidos e inverocimeis visando somente agressão gratuita devem ser coibidos.

Carlos Bernardo

Existe no youtube um canal de um brasileiro de nome André Carvalho que como foi professor no Brasil fala sobre o antilusitanismo do ensino brasileiro, tendo por base um artigo escrito por Carlos Fino, que agora se encontra a viver no Brasil onde está a fazer uma tese de doutoramento. São 3 vídeos e os títulos são “E o Brasil continua a desprezar o “pai”? Relações Portugal x Brasil e a EDUCAÇÃO antilusitana no BR”, “Relações Portugal x Brasil e a EDUCAÇÃO antilusitana no BR. Brasil continua a desprezar o “pai”? 2″ e “Relações Portugal x Brasil e a EDUCAÇÃO… Read more »

MestreD'Avis

Obrigado Carlos. Já encontrei os videos