A Força Aérea Brasileira divulgou mais fotos em seu Flickr do primeiro caça F-39E Gripen em voo sobre Brasília (DF) e ao lado do caça F-5M.

Este F-39E Gripen é uma unidade de testes equipada com instrumentos para a continuidade da campanha de ensaios, que teve início em agosto de 2019, na Suécia.

O Saab JAS 39E/F Gripen é o novo caça de nova geração (NG) da Força Aérea Brasileira e da Força Aérea Sueca. Desenvolvido pela Suécia em parceria com o Brasil, o Gripen E/F é designado F-39 na FAB.

Serão adquiridos inicialmente 36 caças pela FAB, 28 unidades da versão E monoposto e 8 da versão F biposto.

No total, mais de 350 especialistas brasileiros (engenheiros, técnicos e operadores de montagem) serão treinados na Suécia até o final do Programa de Transferência de Tecnologia, que envolve mais de 60 projetos de compensação (offset).

O Gripen E/F de nova geração possui várias melhorias em relação à versão C/D, incluindo um novo motor GE F414 mais potente, maior autonomia devido ao reposicionamento do trem de pouso principal, novo radar AESA, sensor IRST, Wide Area Display (WAD) e nova suíte de guerra eletrônica.

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pablo

legenda pra ultima foto é:
Passado, presente e futuro juntos.

Fernando Turatti

dava pra dar essa legenda pra qualquer foto de F-5 sozinho. Teve F-5EM ficando pronto esse ano ainda.

Pablo

F-5 é o passado e presente. O futuro é o Gripen.

Last edited 3 anos atrás by Pablo
bbc

Finalmente a foto histórica:os protótipos do F-5M e F-39E, lado a lado, 15 anos entre seus primeiros voos (2004-2019).

Fabio Araujo

Belo caça + belas paisagens = Fotos excelentes!

Tomcat

O piloto está sendo o sueco ainda?

Manuel Flávio Vieira

Na Suécia já estão voando pilotos brasileiros desde agosto. Acho que vc encontra até em matéria aqui no PA. Entretant o Marcus Wandt, que voou o caça no Brasil é o piloto chefe de testes da SAAB, o que mais voou o Gripen E, que é um protótipo. Por ser um protótipo, tiveram de obter autorização para o caça sueco voar sobre cidades no Brasil. Deve ser difícil autorizarem pilotos com apenas 3 meses de experiência.

A C

O piloto em questao eh tambem um analista de sistemas de bordo com vasta experiencia no produto. Apesar de mostrar as cores da FAB, a aeronave ainda pertence ao fornecedor (SAAB). Este deve concluir os testes antes da entrega ao cliente (FAB). Entenda que hah clausulas contratuais que devem ser cumpridas antes da entrega, principalmente com relacao aos resultados de testes. Quando o fornecedor considera determinado item de teste completado, os resultados devem ser analizados e confirmados pelo cliente. Entenda que este eh o momento do cliente identificar o maximo de correcoes a ajustes possiveis pois o que for aprovado… Read more »

Antônio Leão

Fiquei na dúvida, a reportagem afirma ser unidade de testes, assim, esse gripen já faz parte dos 36 caças adquiridos ou será devolvido a Saab após a realização dos testes?

Fernando Turatti

Ele é um avião de testes e será um avião operacional. É caro demais algo assim pra só testar e jogar fora, ele só será “adaptado” depois do término dos testes, basicamente.

Hélio

Com a vitória do Biden, como fica esse motorzão GE aí?

Fernando Turatti

Tu acha mesmo que Biden é maluco a ponto de meter o boicote ao motor? Ele ia ter que mover coisas demais pra um resultado pra lá de duvidoso.
Somos um país claramente ineficiente, cujos militares, políticos e povo ignoram total e completamente as capacidades defensivas. 36 Gripens não significam absolutamente nada para os EUA. Barrar essas coisas, contudo, poderia mover um sentimento de necessidade armamentista e botar o Brasil pra realmente se preocupar. PIB e orçamento de defesa para sermos incômodos nós já temos…
Honestamente, a melhor coisa que poderia acontecer seria um boicote desses.

Hélio

Sim, eu acho e tenho plena certeza, por um pedido de um deputado lá de onde Judas perdeu as botas a Turquia foi colocada pra fora do F35. Por causa do motor do A29 os EUA embargaram a venda para a Venezuela. Ele não precisa mexer coisas demais, para eles é muito fácil.

Fernando Turatti

brother, a Turquia tava comprando o PRINCIPAL CAÇA DA OTAN pra meter no ar vigiado pelo PRINCIPAL SISTEMA ANTIAÉREO INIMIGO DA OTAN.
O GE F-414 não é NADA comparado a isso, não apresenta risco NENHUM. Nós somos incapazes até de copiar isso que não está nem perto de ser o topo da tecnologia de motores.
Eu queria ter essa sua fé num embargo, torço por ele, afinal, vai que assim a gente aprende, né? Mas não vai acontecer.

leonidas

Não, não aprenderemos nem assim…
Na AL as nações são absolutamente passivas e quando se bate nelas elas “gamam”
Veja a Argentina!
Nem tendo tomado uma surra de R@bo limpo e ter sido humilhada e ser vetadas em outras compras.
Melhorou?
-PIOROU! rs
Hoje as forças armadas da Argentina são piores do que as que ela tinha em 82…

RENAN

Essa venda eu não sabia

Pablo

Essa venda nao era pra Bolivia ou Colômbia?
Tenho quase certeza que não era pra Venezuela.

Nilson

Teoria da conspiração nascendo…

Tomcat

Concordo contigo Hélio. Temo que ele possa boicotar o motor para nós e o Gripen ser um natimorto por aqui.

Hélio

Falta de aviso de que isso poderia acontecer não foi. Na época do FX2 diziam que houve garantias de que isso não aconteceria, quais são as garantias e quem garantiu? Ninguém nunca disse.

Allan Lemos

Pode ser, mas acho que nesse caso seria a SAAB que teria que se entender com eles, já que o contrato já foi assinado. Os pagamentos, da nossa parte, ainda vão ser feitos e vários engenheiros brasileiros já treinaram na Suécia. Então acho que os suecos sairiam perdendo nessa história, enquanto que o Brasil poderia usar o dinheiro com que pagaria os Gripens para comprar caças russos de prateleira. Então acho que mesmo se o Sleepy Joe quiser lacrar contra o Brasil, os conselheiros militares podem alertá-lo de que seria melhor vender os motores, e deixar o Brasil dependente da… Read more »

Fernando Turatti

a turma adora falar como se tivéssemos pagado algo pra SAAB. Esse problema, felizmente, não é nosso.
Temos contrato com a SAAB e a SAAB com a GE, todos eles com toda a certeza incluem pesadíssimas multas por quebra. Em qualquer dia da semana, caso Biden resolva aloprar, dá pra ligar pra França e pedir pra descerem Rafales. Garanto: a França não boicotaria… E ainda teríamos equipamentos “”padrão OTAN””, sem componentes americanos. Isso pra não falar nos russos, claro, até porque ir de Rússia seria uma mudança BEM mais pesada.

Jefferson

Olhando os números eleitorais desse Biden, fica claro que na próxima eleição já não se reelege também, muito fraco…a mídia toda atacando o trump, artistas, elite empresarial e pandemia, diversas adversidades… mesmo assim o trump foi extremamente bem na eleição. Vai por mim, os democratas vão perder daqui 4 anos. Essa derrota foi excelente para os republicanos, na minha análise e de muitos outros pelo que li em sites americanos. Fiquei assustado como o jornalismo perdeu voz nos EUA, incrível como esse fenômeno é global, o jornalismo precisa renascer urgentemente, chega a dar medo. É como se as pessoas olhassem… Read more »

Allan Lemos

Essa eleição foi fraudada. Em Michigan, foram contabilizados 150k votos para o Biden, na calada da noite, e nenhum para o Trump, o que é estatisticamente impossível. Por todo o país, há relatos de irregularidades, como votos de pessoas que já morreram, pessoas mais velhas do que o ser humano mais velho vivo atualmente, e até mesmo o voto de uma pessoa que nasceu em 1823. Parece até mesmo aquelas eleições que havia no Brasil antigamente, onde votos surgiam e desapareciam simplesmente do nada. É fato que teve marmelada nessa eleição. O Deep State jamais iria permitir que o Trump… Read more »

oswaldo

Com certeza, essa eleicao nos EUA foi fraudada. Os Democratas sao sujos!

Allan Lemos

Aconteceu esse ano também. Inclusive também houve várias pessoas que nasceram no dia 01/01/1900, além de pessoas mortas. Até mesmo apuração de desfile de escola de samba é mais organizado do que a apuração das eleições americanas, lá é uma várzea.

Felipe Morais

Velho, que papo feio. Os apoiadores do Trump estão parecendo os petistas no Brasil. É um fenômeno natural, pelo visto, já que os Bolsonaristas, no Brasil, são a cópia dos petistas. Perdeu e ponto. Aceitem e que venham mais competitivos que no ano que vem. A postura do Trump, diante da Pandemia, com centenas de milhares americanos mortos, milhões de contaminados, foi o que está fazendo o Binden ter 4 milhões de votos a mais. E contanto. Torci para o Trump, mas beira ao ridículo essas teorias de fraude e de negação do resultado. Houve fraude em uma eleição de… Read more »

Allan Lemos

Sua análise da situação é extremamente superficial. Há muito mais em jogo do que apenas uma mera questão econômica. Trump era a última esperança do Ocidente de preservar os seus valores e protegê-los daqueles que almejam destruí-los em prol de ideologias nefastas.

Mas o Deep State jamais iria permitir que ele vencesse novamente, então fraudaram a eleição. Agora que ele está fora do jogo, o caminho deles está livre, Biden e Harris serão apenas os instrumentos que irão impor os interesses obscuros do globalismo e do socialismo sobre os EUA e consequentemente sobre todo o mundo ocidental.

Last edited 3 anos atrás by Allan Lemos
Felipe Morais

Pô Allan, respeito sua participação no site. Costuma trazer comentários que agregam à discussão. Mas, francamente, nesse ponto, para de viajar colega. Trump é última fronteira de que? Do protecionismo? De que valores você está falando? Jogar uns contra os outros? Olha o que ele está fazendo nesse momento cara. O país está plenamente dividido, com vários episódios recentes de enfrentamento. E ele de forma irresponsável e covarde está comentando tudo isso. Isso é enojante. Dividir a sua própria população em prol de um projeto político. Você me avisa de fazer uma análise superficial. Aceito essa crítica e concordo que… Read more »

Allan Lemos

Trump é última fronteira de que? Do protecionismo? De que valores você está falando? A defesa do nacionalismo, em detrimento ao globalismo. O respeito a família tradicional como a base da sociedade. O direito das pessoas portarem armas. O país está plenamente dividido, com vários episódios recentes de enfrentamento Essa divisão não é exclusiva dos EUA, em todo o mundo ocidental há uma racha entre aqueles que defendem os valores ocidentais e aqueles que querem eliminá-los. Mas você, da mesma forma superficial, fala coisas genéricas sob o rol de “obscuridade, interesses escusos, iniciativas nefastas”. Esclareça para nós, por favor, ao… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Allan Lemos
Hélio

Valores quais, camarada? Os valores ocidentais são justamente aquilo que você diz combater, isso sim é ideologia nefasta. Vá ver se na China tem criança de 5 anos fazendo mudança de sexo.

Allan Lemos

Valores como o nacionalismo e a família tradicional, por exemplo.

Hélio

E isso é valor ocidental desde quando, camarada? Valor ocidental é o liberalismo, que dentre outras coisas, rejeita a ideia de nacionalismo (orgulho das tradições) e no lugar coloca o patriotismo (culto ao Estado) e subverte o próprio conceito de família. Por que você acha que os países globalistas e com casamento gay estão no ocidente e não no oriente? Vá defender o casamento gay na China pra você ver, e é o ocidente que promove essas idéias no país dos outros.

Luiz Antonio

Eu não me preocupo, afinal, são 36 Gripens que vão demorar muito para serem operacionais e ainda poucas unidades. Temos (e teremos ainda os F5M para DA por muito tempo). Se der zebra no motor do F-39, temos F5M. Se demorar para preparar os esquadrões, temos o F5M. Se faltar dinheiro, o que certamente vai acontecer, temos F5M. Se o Trump perder, temos F5M e se ganhar também. Na boa tá?

Last edited 3 anos atrás by Luiz Antonio
paulo

Poie é, Hélio. São mais de 20 componentes e sistemas americanos que compõe o gripen brasileiro: Tranduscers, canopy, eletrical power systems, wheel brakes control system, fuel nozzles, passive eletronic components, avionics, engine ge… e assim vai.

Last edited 3 anos atrás by paulo
WELLINGTON RODRIGO SOARES

Seria burrice o Biden querer impor sanções contra o Brasil. Seria mais um país Sul Americano se alinhando economicamente e militarmente com China/Rússia.
Falar em discursos todos falam, mas fazer acontecer já é bem diferente.
Nesse caso em específico seria um fiasco para Suécia e a SAAB não conseguir vender seus caças, além de que teriam que pagar multas ao Brasil por quebra de contrato.
Sobre o herói do meio ambiente, eles deveriam peitar a China que são os maiores poluidores do mundo e acertar primeiro o seu país, que é o segundo mais poluente.

Rafael

Mas o próprio Biden esteve aqui no Brasil em 2013, quando era vice do Obama, tentando vender os F18.

Flanker

Interessante a marcação azul e amarela no alto da deriva do F-5FM. Diferente de todos os esquadrões que operam o modelo na FAB. Lembra a Blue Ribbon recebida pelo Grupo de Caça pela sua participação na WWII…..e tb lembra as marcas do Pacau aplicadas nas derivas de seus aparelhos, com os símbolos dos naipes de cartas, para designar suas esquadrilhas…..mas, pelo que sei, essa aeronave é do GDA….e naquele local fica um jáguar estilizado.

Welington S.

O F-5 monoplace é do mesmo tamanho do F-39? (Sim, eu sei que este F-5 é biplace)

737-800RJ

De acordo com a Wikipedia o F-5 tem 14.45 metros de comprimento, enquanto que o Gripen E, por ter sido alongado para caber mais combustível, possui 15.2 metros, de acordo com a página da SAAB. Ou seja, do mesmo tamanho do Rafale, ligeiramente mais comprido do que o F-16, próximo dos 16 metros do Typhoon e não muito distante dos 17 metros do F-18. O Gripen em sua versão F terá 15.9 metros.

https://www.saab.com/products/gripen-e-series

Sérgio Luís

Sinseramente Preocupadíssimo
Embargos a vista!
Será que vamos ficar neste único Gripen!?

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Pouco provável Sérgio. Seria uma tremenda burrice para os EUA terem o Brasil como inimigos, pois haveria um alinhamento cada vez maior com a China e EUA.
Sobre os caças, como já temos contrato assinado, a empresa SAAB e a Suécia iriam se ferrar para pagar a quebra de contrato, além do que já houve transferências de tecnologias.
E o pior, o Brasil foi o único país que comprou o caça Sueco e eles estão usando isso como marketing.

Sérgio Luís

A Turquia é OTAN e tem bases de mísseis dos EUA e mesmo assim os turcos ficaram sem o F-35!
E aí!?!?!

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Foi um contexto totalmente diferente. Eles iriam receber o F35 e quiseram comprar o sistema S400, o que seria um prato cheio para testar o sistema baseando o travamento dos seus radares nos caças F35, deixando os Russos com muitas informações sobre a furtividade dos F35. O contrato do Brasil é com a SAAB e Suécia, inclusive já assinado e os caças em produção, com boa parte da tecnologia já passada para nós. Hoje a SAAB e Suécia utilizam essa venda do novo Gripen para o Brasil como marketing, aliás fomos o único comprador externo até o momento. Biden não… Read more »

Flanker

O F-35 é um caça com um monte de novas tecnologias….e os turcos queriam operar ele em conjunto com o S-400…..daí, para vazar os seus dados ao operar em conjunto com o S-400 seria um pulo….por isso o F-35 foi vetado para os turcos ..no caso do F414 e o Brasil não tem nada disso….eu não vejo possibilidade de embargo nenhum. E se o nosso presidente parar de fazer declarações de amor ao Trump, também ajuda……

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Felipe Morais

Wellington, acho que essa questão que estão levantando é uma bobagem.
Caso viesse a acontecer, de fato, iria prejudicar as atividades da SAAB e a Suécia iria chiar.
Mas, mesmo não concordando com essas besteiradas que estão falando, acho que a SAAB conseguiria se livrar da multa de quebra de contrato, afinal, se enquadraria no chamado Fato do Príncipe.
Provavelmente a ação judicial deveria ter que ser contra a GE, que também tentaria se esquivar sob essa argumentação.

Felipe Morais

cara que viagem. Uma coisa é a Turquia, com a postura agressiva do Erdogan e a aquisição do S400. Outra coisa é a maior economia dos EUA. Parem de viajar e escrever besteira aqui. O Binden pode até querer fazer algo, embora eu ache que nunca vá chegar a algo tão drástico assim, mas vocês acham mesmo que os americanos iam jogar o maior país e economia da América do Sul, nos colos da China e da Rússia dessa forma? Vocês acham que eles iriam se indispor dessa forma, prejudicando todas as relações comerciais entre os países e, de quebra,… Read more »

Felipe Morais

Maior economia da América Latina****

sergio ribamar ferreira

Um caça. Mesmos ovos numa única cesta. Caso Biden ganhe haverá embargo, façam suas apostas. Creio que sim. Só dependendo de armamento de preferência americano . Jamais cogitou comprar ou fazer parcerias com Rússia, China…Isso aí. Jamais tentou andar com as próprias pernas sempre de muletas. Projetos que ficam sempre à espera de uma atitude. mudar jamais.

Major Uchoas

somos referência na América do Sul, eventual embargos = aproximação com China e Rússia! ESQUEÇAM…

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Exatamente, os EUA e Europa fariam uma baita cagada em querer aplicar sanções no Brasil. Sobraria para nós cada vez mais parcerias com a China.
Lembrando que a China hoje já é de longe nosso principal parceiro comercial.
EUA estão cheios de problemas internos, protestos, corona e vai ter um quebra quebra se Trump perder.
Florida pega fogo todos os anos e ninguém fala nada.

RENAN

Estou muito curioso para saber se todos os especialistas que foram para a Suécia terá que trabalhar 10 anos para FAB/ Embraer defesa e segurança para compensar o investimento.
Se todos ainda estão trabalhando para FAB / Embraer, ou já arrumou trabalho melhor e mudaram de emprego

RENAN

O governo deveria encomenda até o final do ano um novo lote de Gripen aproveitar o Trump e comprar o que poder dos EUA. Pois nós próximos 4 anos é ruim de fazer acordos com o bilden

Nick

Poderá existir um esfriamento nas relações Brasil-EUA mas não imagino eles fazendo boicote de peças, mesmo porque a maioria dos componentes foi pensado dessa forma (COTS).

ADRIANO MADUREIRA

Comprar oque puder dos eua também pode ser embargado amigo,você acha que fazer isso seria inteligente?! Não,não seria…

Seria um tiro no pé,uma estupidez gigante.

RENAN

Amigo o ciclo lá nos EUA dura no máximo 8 anos, pode ter certeza que os contratos ativos não será cancelado ou embargado neste período.
Porém novos contratos podem ser mais difícil de serem fechados.
Portanto vale a pena pensar em comprar o que se pode enquanto a relação é amistosa.
Pois nossa industria não tem a capacidade de produção dos itens necessário para os itens de defesa.
Então encomenda o que se precisa para os próximos 8 anos e evita problema com o novo presidente.
Ele nem vai lembrar que compramos um pouquinho de armas dele

Felipe Morais

Não compraram nada em 02 anos, pq comprariam em 01 mês?
kkkkkkkkkkkkk

Charles

O Gripen Vai percorrer o Brasil todo? Irá em todas as unidades aéreas, testando seus sistemas em diferentes climas, como na Amazônia e no Sul do Brasil, como em Santa Maria e Canoas…(tomara que sim rsss) aí poderei ver essa beleza nos céus aqui

Carlos

Gostei da 3ª foto.

João Adaime

Aos amigos que estão preocupadíssimos com uma possível vitória do Biden. A posse será em 20 de janeiro. Mas isto não quer dizer que ele, saindo da cerimônia, vai ordenar um boicote ao Brasil. Ele terá muitos outros problemas mais importantes, como a China, a Covid-19, a Rússia, o Irã, a Coréia do Norte e por aí vai, além dos seus problemas internos. Quando tiver tempo, vai tentar juntar aquele fundo de 20 bilhões de dólares e perguntar ao Brasil (Bolsonaro). – Aceita? É pegar ou largar. Daí, conforme a resposta do governo brasileiro, é que ele pensará em boicotes.… Read more »

Mayuan

Feliz de ver que ainda tem alguns que pensam com o cérebro ao invés do fígado por aqui.

ADRIANO MADUREIRA

Biden não terá vida fácil,ele tem a maioria dos deputados,mas oque é mais importante é o senado,sem ele seus projetos podem ter dificuldade para passar.

Vai ser difícil !

Felipe Morais

Aiai Esse fundo ai de U$ 20 bilhões foi pra eleição amigo. Como o Juarez dizia por aqui, mudo meu nome se isso aí sair. Não que eu vá fazer isso, mas duvido e muito que o Bindem volte a falar isso. O governo brasileiro deveria criar um plano contemplando, inclusive, a aquisição de KC390, justificando a utilização no combate aos incêndios, e fazer uma cobrança pública ao Binden. “Olha aí, criamos o plano para o combate ao desmatamento, quando vão enviar os U$ 20 bilhões??” Pega 10% dessa grana e coloca pra comprar KC 390, daria pra comprar umas… Read more »

sj1

Pega os 20 Bi desse othário e investe na bomba atomica kk

Valdez Oliveira de Araujo

Já poderia testar tb os mísseis né?