Em 29 de outubro de 2020, a Força Aérea Francesa anunciou a capacidade operacional inicial do pod de designação a laser Talios na aeronave Rafale F3-R.

O Talios (TArgeting Long-range Identification Optronic System) é um pod eletro-óptico multifuncional fabricado pelo fabricante francês de equipamentos Thales. É um pod de designação a laser de nova geração (PDL-NG) que é uma evolução do pod Damocles atualmente em serviço e usado em teatros de operação estrangeiros. O Talios pode detectar e identificar alvos no solo e lançar armas com grande precisão.

Este novo pod irá equipar gradualmente todos os esquadrões Rafale da Força Aérea e Espacial e será implantado em teatros de operação estrangeiros. O Talios é perfeitamente adequado para as operações estrangeiras atuais, como Operação Chammal no Levante e Operação Barkhane na faixa Sahelo-Sahariana. É particularmente adequado para missões de apoio de fogo (CAS: Close Air Support) ou de reconhecimento armado (SCAR: Strike Coordination And Reconnaissance).

O gimbal do Talios apresenta qualidade de imagem muito mais alta com seus novos sensores infravermelho (IR) e infravermelho, permitindo que a aeronave permaneça a uma distância segura. A resolução e as sobreposições táticas adicionais permitem uma melhor interpretação da imagem e facilitam a utilização (busca, identificação, perseguição e designação de alvos) e o processo de decisão.

Seus principais usos serão a coleta de inteligência, busca, identificação, monitoramento e designação de alvos no solo para armas transportadas pelo Rafale. Para isso, também se beneficia da precisão de sua geolocalização, uma interface homem-sistema moderna e aprimorada e uma capacidade Rover integrada, permitindo a troca de imagens com tropas em terra. Também possui recursos de manutenção integrados que facilitarão seu suporte.

Junto com o pod Damocles, o Talios formará a espinha dorsal dos pods de mira usados ​​pelas aeronaves de combate Mirage 2000 D e Rafale (Aéreo e Marítimo) e tem potencial significativo para desenvolvimento posterior.

FONTE: Força Aérea e Espacial Francesa

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rui mendes

Muito bom, esse poder, com a função de trocar imagens entre os caças e pessoal no solo, a pé, dentro de um Leclerc ou em um Caráter, é excelente.

Kemen

Finalmente vão utilizar um POD ao nivel de um Rafale, abandonando o superado Damoclés, que é inferior, por exemplo ao Litening III.

Antunes 1980

Qual POD irá equipar o nosso Gripen E/F?

Kemen
  • POD de designação a Laser, provavelmente o mesmo POD usado nos AMX, o Litening III.__ Depende do que a FAB vier a comprar em relação aos já integrados no F-39, também o EAJP (Arexis) POD de jamming que atua junto com o sistema próprio do Gripen, e o POD de reconhecimento da SAAB, o MRPS.
Rogério Barcelos Midão

Será que este Pod da Thalia poderá ser empregados por outros caças como o Gripen É da FAB??

Last edited 3 anos atrás by Rogério Barcelos Midão