Lockheed Martin F-35A Lightning II

Lockheed Martin F-35A Lightning II

Lockheed Martin F-35A Lightning II
Lockheed Martin F-35A Lightning II

Reportagem diz que os Estados Unidos concordaram em vender 20 caças F-35A para a Grécia, seis deles serão jatos originalmente encomendados pela Turquia, mas não entregues

De acordo com o jornal Estia, durante a recente visita do secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo à Grécia, foi discutido e acordado o fornecimento de 20 caças F-35, seis dos quais serão adquiridos em 2022 e entregues juntamente com o primeiros seis caças Rafale ecnomendados à França.

De acordo com Estia, os EUA estão vendendo para a Grécia os F-35 encomendados pela Turquia com facilitações e com processos de “governo para governo”.

Parece que a compra e a ativação recente do sistema de defesa aérea S-400 por Ancara virou a mesa em favor da Grécia.

A reação dos EUA não se limita à entrega dos F-35 para a Grécia, mas também à possibilidade de os americanos moverem a base nuclear de İncirlik da OTAN na Turquia para Creta.

Subscribe
Notify of
guest

179 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aguiar Silva

EUA pouco perde sem a Turquia, quem depende mesmo são os europeus. Se a Turquia ameaçar abrir as suas fronteiras para a entrada dos islâmicos, adeus Europa. Turquia está muito certa, para ser aliado militar eles são úteis, mas quando é a vez da Turquia ganhar entrando na União Europeia os europeus não querem… Ironia, né?!

Rodrigo M

Seu pensamento não está errado. Mas é bom lembrar que se a Turquia abrir suas fronteiras, na outra ponta é só Grécia e Bulgária fecharem e pronto.. Ou seja, na prática não mudaria nada.

Kemen

Paises da U.E. (caso a Turquia entre na U.E.) não poderiam fechar as fronteiras a outro pais membro da U.E.__ A Europa já tem muitos seguidores de Maomé, com a Turquia seriam alguns a mais, isso na minha opinião aproximaria nosso mundo que tem sido dividido por questões religiosas desde a idade média, uma vergonha.__ A crença de cada um é um direito, mas querer impo-la aos outros não tem sentido.__ Matar por isso, não tem sentido.__ Já fizeram filmes em que Jesus Cristo seria gay outros em que teria tido muitas mulheres, mas e dai… alguém foi morto por… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
rui mendes

Pois ´´caso a Turquia entre na UE… boa tentativa, mas a Turquia, nunca será UE, e a verdade é essa, eles os Turcos já tentaram fazer entrar alguns refugiados na UE, mas aí a Grécia fechou a fronteira e reforçou o policiamento, com ajuda da Frontex. A UE têm mesmo que deixar de pagar aos Turcos pelos refugiados, fechar as fronteiras com a Turquia, e veremos quem perde mais, mas o problema é que a UE não quer ser vista como indiferente à situação dos refugiados, o que é compreensívél, embora alguns desses refugiados, não o são realmente, têm outros… Read more »

Last edited 3 anos atrás by rui mendes
Zeca

Sim, sim, que está bem o Brasil.

Astolfo

O Brasil não estar bem não invalida o fato da Europa ter problemas com imigrantes, Zeca. Não adianta ter raivinha de críticas à Europa, essa é a realidade, e falar mal do Brasil não muda isso em nada.

leonidas

A Europa dentro de alguns punhados de anos será uma califado…

Caio

Essas escatologias são demais jovem.
Nem se todos os muçulmanos do mais jovem ao mais velho, macho ou fêmea,rico ou pobre pegar em armas,eles não chegam a um décimo, nos países que mais possuem este contigente populacional. E principalmente os europeus não são brasileiros, que entregam suas riquezas aos de fora.

Tamandaré

Caro Sr. Caio, na Europa de 2016, os muçulmanos já eram 5% da população. Em alguns países, havia números acima dessa média: na França, 9% eram adeptos ao Islã. Já na Alemanha, 6,1% o eram. As estimativas – levando em consideração as taxas de natalidade, longevidade e curva reprodutiva – são de que, até 2050, os muçulmanos já sejam de 11% a 20% dos habitantes do Velho Continente. Nas projeções mais “desfavoráveis” – levando em conta que a migração e as taxas de natalidade continuem como já estão – Alemanha, França, Bélgica, Reino Unido, Áustria e Noruega ficariam beirando 20%… Read more »

Caio

Vocês não se atentam ao nacionalismo dos povos europeus.

rui mendes

E qual é o problema?
Qual é o mal?
Muçulmanos, são humanos, como cristãos, judeus e demais religiões.
O problema é se tivesse 20% de ignorantes, de xenófabos.

Kemen

Muçulmano instruido, que conhece realmente o Alcorão não cai nos ensinamentos de grupos extremistas que interpretam o Alcorão aos seus exclusivos propósitos formando terroristas e guerrilheiros.__ Deturpar os preceitos religiosos também aconteceu com grupos religiosos de seitas especificas no ocidente, onde doutrinavam os jovens para separa-los de suas familias com o único objetivo de molda-los a seus propósitos pessoais, um grupo até provocou um suicidio coletivo anunciando o fim do mundo.
P.S.- não sou muçulmano.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Mgtow

Essa balela de conspiracionistas chega a ser engraçada. Tipicas de que é espectador assiduo de canais como Ensinamento da Era de aquarios.”A operação Storm está chegando”.”A europa será muçulmana” e blablabla

rui mendes

O Mundo, para os ignorantes, só têm uma côr.

Kemen

Correto colega o Brasil foi e é uma benção para a maioria dos imigrantes, refugiados ou não, na America do Sul nós tivemos sempre o maior número de imigrantes e sempre os acolhemos.

rui mendes

Problemas tens tu, mas é de ignorância.

Carlos Campos

ambos estão lascados

Funcionario da Comlurb

A Turquia foi muito importante para a Otan, na época que os mísseis balísticos ainda eram perna curta, devido a tecnologia da época.

Blind Mans Bluff

O misseis em 62 nao era perna curta. A questao eh que a Turquia fazia fronteira com a Uniao Sovietica e por isso se fazia necessario misseis menores e de menor alcance ou misseis maiores com alvos em profundidade em menor tempo; mais importante, em menor tempo de resposta. O nemesis sovietico para os misseis na Turquia foi Cuba. Mas nao eh apenas isso, muito longe disso na verdade. A grande valia da Turquia para a OTAN eh a base aerea de Incirlik que permite acesso ao oriente medio pelo Norte. Durante a Guerra do Golfo, muitos voos com alvos… Read more »

Aguiar Silva

Não estou defendendo os turcos, apenas fiz uma análise. Só puxo torcida para o Brasil mesmo…

Blind Mans Bluff

Para entrar na EU, existem criterios bem definidos, muito deles, a Turquia nunca teve. Sendo uma ditadura tampouco nunca ajudou.

Kemen

Ledo engano, a Turquia não tem ditador, tem dirigente eleito por sufrágio universal.__ Não gostar dele como dirigente é seu direito, Entretanto escrever que ele é um ditador porque tem maioria do seu partido no govêrno turco esta incorreto.__ Assim sendo, dai todo dirigente eleito por “sufragio universal” de um pais, e que tiver maioria no seu govêrno seria um ditador.__ A lista sera enorme.

Carlos Campos

Uma coisa não tem nada a ver com a outra, OTAN e UE, a Turquia tem acorodos comerciais com a UE, já tá bom demais, o povo Turco apesar de uma parte estar na Europa, historicamente e culturalmente são invasores, ainda mais agora, se afastaram dos princípios Europeus.

Defensor da liberdade

Ah tah, e deixar os estreitos de Bósforo e Dardanelos de graça para os russos?

Kemen

O direito internacional asegura a livre passagem pelos estreitos a todas as nações do mundo, em caso de não existir guerra declarada é claro.

Ricardo Bigliazzi

Acho que a Turquia é muito relevante no balanço das forças naquela região. Joga pesado na tentativa de marcar presença em seu contexto geo-politico. Faríamos o mesmo se tivéssemos a vizinhança que Eles tem. A sorte do Ocidente é que a Russia nunca teve aliados, mas sim países subjugados agindo como fantoches, os Turcos sabem muito bem como a coisa funciona no “lado vermelho da força”, comprar armamento russo é uma coisa, ser aliado é outra coisa.

Datafire

A Turquia teve todo o ano de 2019 e finais de 2018 a tentar abrir a fronteira com a Europa e falhou.
A Europa colocou na Grécia policia e equipamentos de vários países que foram de Portugal à Alemanha e mesmo Austria.E todas as tentativas de inundarem a Europa com refugiados foram invertidas pelas forças de segurança gregas e do Frontex.

rui mendes

E quando lhe acabar a mama dos milhões de euros, enviados pela UE, aí perceberão melhor.

Nilton L Junior

O maior imbróglio para europa resolver são os salafista do daesh que se renderam após a recuperação dos territórios Sírios pelas forças do governo Assad com apoio dos Russos, salvo engano estão em campos de refugiados da ONU na fronteira da Turquia com Síria.

Kemen

Sim, estão assinando um acôrdo de paz e pagando indenizações. rsrsrsrs

rui mendes

Santa ignorância.

Fabio Araujo

Erdogan esta isolando cada vez mais a Turquia com seu sonho de reviver o poder do Império Otomano!

Antoniokings

Turquia: 82 milhões de habitantes e PIB de US$ 2,2 tri.
Grécia: 10,6 milhões de habitantes e PIB de US$ 299 bi.
Excelente escolha do Tio Sam.
Aliás, mais uma da série.

Fernando Turatti

Dados estilo livre, a gente encontra por aqui!
Cada vez que uma pessoa usa PPP pra comparar países e não qualidade de vida, eu penso em processar meus alfabetizadores.
No mais, só um dos dois países e povos em questão tem reais ligações com a cultura ocidental.

Antoniokings

Se vc está interessado em vender grande quantidade de produtos e desenvolver sue País, não estará interessado na qualidade de vida de Liechtenstein e sim no mercado gigantesco do Irã, Turquia, Indonésia e outros países que têm cerca de 100 milhões de habitantes ou mais.

Kemen

Exato, mas no que se refere aos F-35, agora o atual dirigente norte americano vai empurrar os mesmos para os paises mais ou menos submissos, mesmo que estejam quebrados economicamente e mesmo que já tenham comprado outros caças.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Andre

Diz ai Fernando, vc está interessado na qualidade de vida ou em vender…vender….vender….

oswaldo

Quem escolheu brigar com o Tio Sam foi a Turquia, e seu lider miope, Erdogan

Kemen

Eu acho que o dirigente turco se deu conta que os norte americanos fecharam os olhos à tentativa de golpe de estado dos militares, pois a CIA não os avisou.__ Em vista do ocorrido ele acusou os E.U.A.N. de estar apoiando o golpe de estado.__ Com a compra do S-400 em vez do Patriot para mostrar sua revolta ao fato e associando também que Israel comprou F-35.__ O dirigente norte americano castigou o submisso rebelde por não ter optado pelo sistema norte americano e não entregou os F-35.

Mgtow

Vc quer o que? Os EUA acolheram o olavão turco que incentivou aquele motim contra Erdogan. Tenho minhas diferenças com ele, porem apoio esse afastamento.

Conan

Canada com 1.8 tri -decima maior economia do mundo
Brasil com 1.9 tri – nona maior economia.
Da onde Mr. Reis tirou estes 2,2 tri da Turquia? Do tempo do império Otomano?
A Itália com 2.2 esta em oitavo lugar !!!

Antoniokings

CIA World Factbook.

marcus

Pib Turco.

marcus

E a renda Per Capita turca está caindo.

leonel

Essa foi demais
???

Slow

Queria saber da onde ele tirou jsso tmb kkkkk

marcus

Informações reais. Essas não vieram de FakeLand.
https://pt.countryeconomy.com/governo/pib/turquia

Andre

Pego mentindo de novo….essa é a única maneira de defender o indefensável.

MestreD'Avis

Não seja mentiroso!!! Onde está essa fonte??? O tio Google diz que o PIB Turco em 2019 foi de $US754 https://tradingeconomics.com/turkey/gdp Nem sabe a diferença entre Bi e Tri de dólares usando a terminologia norte americana. Mas se quiser saber, o PIB Chinês que tanto elogia são de $US14300 Bi. Segundo o seu delirio de agora, apenas 7 vezes o PIB Turco… https://tradingeconomics.com/china/gdp Já que é tão interessado em quem os EUA escolhem, veja se o próximo número ajuda: União Europeia: 495 milhões de habitantes e PIB de €16400 Bi Fonte: o site da EU. Vai pesquisar mas cuidado que… Read more »

Joanderson

De onde vc tirou que a Turquia tem um pib de mais de 2 trilhões de dólares?
Mais rico qui o Brasil

Antoniokings

Pelo critério utilizado pela Factbook, que é o mesmo do FMI, o PIB do Brasil é de US$ 3,25 tri.
Aliás, por este critério de valoração da produção, a China tem a maior economia do Mundo, conforme já postado aqui no site, semana passada.

Jefferson

Kings, essas tuas informações e tuas opiniões estão mais para facebook…pegar adolescente desinformado.
Turquia depende tanto da Europa que implorava para entrar na União europeia, inclusive o erdogan.

Rogério Loureiro Dhierio

Neste atual momento, dadas as reais necessidades e interesses americanos, sim está foi a melhor escolha.

Vale ressaltar que este escolha americana é reativa frente a escolha turca por sistemas antiaereos russos que em nada teem de haver com a Otan.

Andre

Tadinha da Turquia, não foi escolhida pelo menino mais rico da rua. Ela vai ter que ficar com aquele outro garotinho, que já foi o segundo mais rico…já foi….

tadinha da Turquia

Salim

A escolha foi da Turquia neste caso.

Theo Gatos

Impreciso… PIB Turquia USD 780 Bi, PPC que você trouxe para a Turquia tem muito valor para análises das relações no mercado interno principalmente e não para comparar economias… A Grécia ainda se recupera da crise, mas ao alcançar o patamar que tinha em 2010 chegará a USD 350 bi, metade do turco com 1/8 da população… Isso que a Turquia continua com graves problemas econômicos com inflação fugindo do controle e a Grécia estava em uma situação ascendente…
.
Ademais não são apenas econômicos os aspectos decisórios para uma decisão como essa…
.
Sds

Antoniokings

A medição que o FMI utiliza, atualmente, é por PPC que, segundo ele, é mais realista.
Na mesma toada está a postagem da semana que dá conta que a China já tem a maior economia do Mundo.
E tem mesmo.

Theo Gatos

Essa análise é realista para algumas coisas, como poder de compra dentro do mercado interno para ver algo como desenvolvimento da qualidade de vida, mas quando falamos de comparação do porte das economias, o mais indicado é o nominal em dólares constantes, pois passa a contar a capacidade de produção do país diante Dan economia mundial e não de acordo com o poder de compra local…
.
O FMI usa ambos os indicadores assim como o PNB também para uma série de análises diferentes…
.
Sds

Kemen

Pois é, tem muito grego e descendente deles nos E.U.A.N.,__ Uau… a Jennifer Aniston, por exemplo…

Theo Gatos

Sim, o lobby grego os EUA não é pequeno, inclusive com políticos de grande exposição nacional… Além de artistas e empresários…
.
Sds

mendonça

turquia com PIB de 2,2 trilhões ???
quase igual á do brasil ….
errado , o PIB da turquia não chega á 1 trilhão.
está em torno de 650 bilhões á 780 bi.

rui mendes

Pois então, vê o pib per capita, os Gregos têm um nível de vida muito superior ao Turco, e estando na Grécia estás na UE.

filipe

A Turquia vai ser Potência , mais cedo ou mais tarde, com entrada na União Europeia ou não, com OTAN ou não, a Turquia vai ser Potência, eles estão no meio entre o Ocidente e o Oriente, têm o apoio substancial da China e da Rússia (com algumas reticências ) , mas os Turcos não estão jogando assim atowa, as Guerras do Iraque e da Síria mostram que os Ocidentais no fundo no fundo querem derrubar o Erdogan alterando as fronteiras da actual Turquia com a criação do Curdistão, o Erdogan não esta se afastando atowa … Os EUA apoiaram… Read more »

Antoniokings

filipe

É isso aí.

Wagner

Turquia potência? Regional pode ser, global… sem chances.

Kira

Daqui a pouco será apenas mais uma Venezuela. Pária, isolada e governada por um ditador burro. Acho o Putin um cara inteligente, peita os EUA e quem quer que seja, sem isolar seu país. Não é um democrata, muito menos bonzinho, mas sabe sobre geopolítica.

Andre

Vai ser uma super potência, pena que nem nós, e nem nossos filhos, e os filhos de nossos filhos, e talvez nem os filhos de nossos filhos de nossos filhos vejam isso acontecer…

Last edited 3 anos atrás by Andre
Wagner

Talvez nem os romulanos verão isso acontecer.

Alex Rocha

Como disse o capitão américa: “entendi a referência”. kkkkkkk, detonou.

Leandro Costa

Vou me arriscar à traduzir para benefício dos colegas daqui:

“atowa” = à toa.

Pelo menos é o que me parece depois de muito penar para entender que diabo era isso hehehehehe

Ricardo Bigliazzi

A grande questão (sendo bem repetitivo) é que Turquia tem seu protagonismo (pelo território e pela riqueza) em meio a uma região conturbada. Não pode se mostrar fraca para ninguém, não será um capacho da Russia e muito menos uma dependente da Otan. Tudo isso fruto de uma vizinhança nada confiável, seja por conflitos milenares de etnias, fluxos migratórios, guerras em vizinhos, interesses de potencias e tudo o mais. No final da historia os Turcos sobreviverão e darão um trabalho danado para quem tentar levar vantagem em cima deles, seja o lado “azul” ou o “vermelho”.

Kemen

Exato, parece que após a tentativa de golpe militar, o dirigente quer apaziguar os ânimos das Forças Armadas, criando alguns “falsos” problemas internacionais.__ Mas estamos no século 21, ele deve saber que existem limites que não podem ser ultrapassados.

Mgtow

Só se isola se quiser. Russia e China estão de braços abertos. Eu particularmente vejo muito mais vantagens para os turcos se aliarem a esses paises do que com o ocidente que os desprezam.

Victor Barros

Difícil dizer quem está certo ou errado neste cenário Geo-político, o planeta não comporta tantas super potências, isso jamais ocorreu na história, impérios surgem e caem a todo instante na história da humanidade, mas nunca tantos ao mesmo tempo neste mesmo planeta. O desejo de Erdogan de reviver o Império Otomano esbarrará no desejo das atuais super potências em manterem a sua hegemonia como tais, me refiro aos EUA, Rússia e China. Lucra quem assume o seu devido papel de coadjuvante, uns mais importantes, outros menos, acerta a Grécia em aceitar o seu papel, com isso ela sai lucrando e… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Victor Barros
Conan

Sorry mas a Rússia foi super potencia nos tempos da USSR. Não é mais.

Leandro Costa

Na verdade, o Mundo era considerado multi-polar na época do Conserto de Vienna. Estamos caminhando novamente para isso. Algumas potências globais que mantenham o equilíbrio de forças global, enquanto temos várias potências médias regionais.

Allan Lemos

Erdogan só faz m.

Marcelo M

Muito difícil acreditar que a Grécia tenha dinheiro para bancar a operação dessas aeronaves. Não apenas a hora de vôo do Rafale e do F35A é altíssima, como também eles terão um mix de três aeronaves distintas, junto com o F16, e uma cadeia logística e de suprimentos complexa. Vai ter mesmo que contar com o apoio da OTAN para segurar a ameaça do Erdogan.

DSC

“…como também eles terão um mix de três aeronaves distintas…”

*cinco
Eles também operam F-4E e Mirage 2000EGM/BGM e Mirage 2000-5 Mk2.

Mas os F-35 deverão substituir pelo menos os F-4E, portanto serão apenas *quatro caças distintos.

Last edited 3 anos atrás by DSC
Fernando Turatti

Eles tem, atualmente, Mirage 2000, F-16 e F-4.
A mania do brasileiro de achar que, já que nós somos o absoluto pináculo da incompetência, todos serão iguais, irrita. Irrita muito.
A Grécia não tem tão pouco dinheiro assim nas forças armadas, assim como eu também suponho que não joguem toda a sua verba no lixo como um certo país tropical.
Complexo de verdade é falar turco.

Marcelo M

O PIB da Grécia é menor que o de SP. Além disso, que sofre com altas despesas com servidores públicos. Sem chance de conseguirem bancar uma despesas dessas.

Fernando Turatti

Vai lá e avisa isso pros Mirage 2000, F-4 e F-16… Talvez seria uma boa avisar pra marinha deles também, que te recomendo dar uma olhada.

Carlos Campos

chega no quartel grego e diz: pode parar de usar esse Leopard aí kkkkkkk

Marcelo M

Para os incautos, a leitura é sempre um bom remédio. https://www.files.ethz.ch/isn/119104/BICC%20Focus_Griechenland_engl_fin.pdf

Jefferson Ferreira

Só serve de atestado de incompetência de como gastamos mal o orçamento… se um país com o PIB menor que o de SP consegue e a gente não… tem coisa errada com eles ou com nós ?!

Marcelo M

Tem isso, claro. Mas não apenas isso. A Grécia gasta um percentual absurdo do PIB com defesa. Bem acima da média europeia.

Theo Gatos

Vão bancar, pode ter certeza! Vão operar Rafale, F16 B70 e F35A e não será nada de outro mundo pra eles essa conta… Os Mirage não são tão baratos assim e sairão do jogo quando chegarem todos os Rafale…
.
Sds

Willber Rodrigues

Man, só porque as FA’s brasileiras não tem capacidade e competência de gerir com eficiência seus próprios recursos, não significa que outros países tambem façam o mesmo…

Kira

O melhor comentário até agora. Comparar as forças armadas de outros países observando o PIB brasileiro é difícil de chegar a um resultado satisfatório. Temos uma forca inchada, perdulária, mal estruturada etc. A maior culpa é dos militares ….

Marcelo Mendonça

Desculpa mas vou discordar. Pegue o valor que efetivamente as nossas FA possuem para investimento e modernização e veja os resultados, depois me faça uma crítica . Não vou entrar no mérito de que temos altas despesas com pessoal, um país com a quantidade de pessoas que temos mais os avanços da medicina prolongando a vida das pessoas, fazem com que as despesas com pessoal aumentem ano a ano. E não dá para comparar no nossas despesas com pessoal com países que não possuem o nosso número de habitantes. Então repito, depois de ver o que sobra para investimento e… Read more »

Willber Rodrigues

Man, se você for no portal da Transparencia e pegar a média da verba do Min. da Defesa nos últimos 4 anos, fica, em média, 100 bilhões de reais por ano. Você mesmo fala que, desse montante, a verba pra modernização e aquisições é irrisória. “Não vou entrar no mérito de que temos altas despesas com pessoal” E como não tocar nesse assunto, se é ESSE o cerne do problema? “Então repito, depois de ver o que sobra para investimento e aquisição no orçamento de nossas FA, dizer que as mesmas não possuem ‘capacidade e inteligência acho um pouco fora… Read more »

sergio ribamar ferreira

Falta de gestão, incompetência, megalomania, fanfarronices. Poucas são as unidades de pronto emprego. Maioria com equipamentos obsoletos dos anos setenta. Atraso. Não entrei no mérito da corrupção.

groosp

O dinheiro faz falta em outras áreas mas a Grécia está preocupada com sua existência física. Para melhorar as condições de vida de um país vc precisa ter um país. Não foi o Erdogan que inventou isso de reviver o Império Otomano, isso está enraizado no sentimento de boa parte da população e conta com muitos intelectuais. Erdogan só é a parte visível desse sentimento.

Theo Gatos

Eh exatamente esse o pensamento do grego… E eles sabem na prática que a ameaça não é um espantalho, mas bem real…
.
Sds

Theo Gatos

Grécia leva sua defesa muito a sério… Quem teve sua independência a base de muito sangue e tem um vizinho belicoso como a Turquia, precisa levar! Claro que os gregos (naturalmente com tendências mais à esquerda no espectro político) prefeririam mais bebesses do Estado ao povo, mas entendem que precisam de Estado para conseguir as bebesses e o vizinho ameaça a própria existência desse Estado. . Sobre os diferentes vetores, provavelmente os Mirage não receberão outro upgrade e serão substituídos pelos Rafale mesmo e o outro vetor é o F16 da LM que tem uma planta de manutenção já montada… Read more »

Rafael costa

A Grécia não estava passando por uma crise econômica ?? Eles vão pagar como ??

Márcio

Brazuka tem que olhar pro próprio umbigo.

A6MZero

Crise em partes, mesmo com grande queda entre 2008 e 2015 a economia grega vinha reagindo e crescendo, mas deve ter uma queda nesse ano já que é muito dependente do turismo.

Carlos Campos

eles na m… ainda continuam comprando em Euro, não em banana currency

Theo Gatos

Sim! Ainda estão, estavam em recuperação até o Corona vírus… Vão pagar com financiamentos camaradas a juros de economia desenvolvida, acordos governo a governo ligados ao aumento da presença americana no país e manutenção dos gastos com defesa em um percentual elevado do PIB…
.
Sds

Hellen

Os americanos agirão rapido para atravessar nos negocios dos franceses e tambem participar da venda de avioes para grecia f-35 em tempo record !!!!!
Assim que si proteje suas empresas e os empregos do cidadao americano !!!!

Nerudarruda

perfeito,belo texto.

Theo Gatos

Não atravessaram, os gregos comprarão os 2, e muitas outras armas francesas…
.
As negociações pelo F35 são anteriores às do Rafale, na verdade acho que os franceses se aproveitaram da indecisão americana pelos largos investimentos que as empresas do Trump tem na Turquia, em responder positivamente para a Grécia pra oferecer os Rafale no momento certo da escalada das atividades turcas em águas da ZEE grega e a Grécia que antes falava em comprar de 24 a 36 F35, agora ficaram em 20…
.
Sds

Last edited 3 anos atrás by Theo Gatos
rodrigo

Turquia deu um blefe igual no jogo de truco, ai na hora de mostra as cartas se deu mal…Cada dia mais isolada, conseguiu unir Otan e Russia contra ela…

Wagner

Tomaram um zap na testa!

Fernando Turatti

Toda santa notícia da Grécia é a mesma coisa: “nossa, eles não estavam falidos?”
Sim, estavam. Estão.
Na verdade mesmo, dependendo do quão generoso você é, é possível dizer que todos os grandes países estão, com curvas de endividamento explodindo há décadas em relação ao PIB.
Sabem a única coisa pior do que fazer dívida para a Grécia? Isso mesmo: falar turco.

Matheus

Você tá muito mordido sobre isso, és Grego por acaso?
Toma um chá de camomila, seu país favorito não vai morrer não por causa de algumas opiniões meu caro.

Zeca

Vai ter indiano olhado pra força aérea grega e pensando: “Cara, por que tanta mistura? “

Andre

hahahahaa….ri alto

Theo Gatos

Não há tanta mistura… Há vetores franceses e americanos e só! Em alguns anos haverá vetores de apenas dois fabricantes, LM e Dassault… porque tanto os F4 quanto os Mirage sairão de cena com o final das entregas das novas encomendas…
.
É uma diversificação de fornecedores, mas sem exagero nenhum… Nesse quesito o Brasil tem muitos mais fornecedores do que a Grécia…
.
Sds

Zeca

Os indianos têm caças russos ou franceses e quase têm um nacional, mas o termo que eu usei é mais voltado pro humor. E tem mais uma, se o Erdogan encher muito o saco do Putin é capaz de os gregos ainda receberem alguns Su-57.

Theo Gatos

Perdoe-me meu caro se não entendi seu sarcasmo logo de cara… Coisas de ler muitos comentários de uma só vez… ?
.
Sds

Zeca

Theo, é o seu desejo ardente de discordar de todo mundo. Você é o Edilson Capetinha do PA

OSEIAS

maior base militar americana na Europa não está na Turquia?

Antoniokings

E não é só isso.
Apesar de eu não achar que seja um suprassumo, sem o enorme Exército turco, aquela fronteira da OTAN ficará totalmente debilitada.
E pior, se a Turquia se voltar totalmente para Rússia e China, o caldo entorna de vez.

MestreD'Avis

A mesma Turquia que apoia a Arménia contra o Azerbeijão e o seu pacto de defesa com a Russia?
A mesma Turquia responsável por abater aviões Russos voando no espaço aéreo da Siria?
A mesma Turquia que apoia grupos anti Iranianos na região,Irão que você tanto elogia como forte aliado da China?

Sabe que os Janizaros ás portas de Viena foi há 400 anos?

Oráculo

“A mesma Turquia que apoia a Armênia contra o Azerbaijão e o seu pacto de defesa com a Rússia?”

Creio que vc trocou as bolas.
Os turcos apoiam o Azerbaijão.
A Armênia tem pacto de defesa com a Russia

MestreD'Avis

Oráculo, tem razão. Tirei daqui na pressa

https://www.forte.jor.br/2020/10/07/guerra-no-caucaso/

Mas acho que entendeu o que quis dizer em relação ao resto do comentário

Antoniokings

Essa mesma.
Não confunda. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.
Se os EUA continuarem a puxar a corda, a Turquia vai aopiar a Rússia e a China, independentemente do que ocorre com os aviões russos, com a Síria e etc.
Essa sempre foi a tônica na História Universal.
O inimigo do meu inimigo é meu amigo.

MestreD'Avis

Quero ver esse seu raciocionio quando a China começar a aumentar a sua presença na Sibéria…
Já são quase 100 milhões de chineses vivendo perto da fronteira norte…

Wagner

Debilitada contra quem, cara pálida?

Antoniokings

Contra a horda de bárbaros que está chegando do Leste.

Theo Gatos

Aquela fronteira ainda terá a presença da Grécia que não é nada debilitada e mais ao sul de Israel que é a verdadeira potência militar da microrregião… . A Rússia perdeu muito da sua presença das décadas de 60-80 naquela região (restando a Síria basicamente) e não seria esse o flanco de avanço “soviético” sobre a Europa.. . A China por sua vez ainda estará mais focada na atuação nos mares ao Sul de seu país antes de expandir suas forças para um eventual ataque à Europa que torne a Grécia um player pequeno demais… E será assim ainda por… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Theo Gatos
Ricardo Bigliazzi

Os Turcos nunca seriam capachos dos Russos (lembrando sempre que a Russia nunca teve aliados, somente países subjugados).

Nunca se esqueça que no Governo do Erdogan nunca foi derrubado um avião americano ou da Otan, mas da Russia… acho que sim.

Os Turcos sempre foram grandes negociadores…

Last edited 3 anos atrás by Ricardo Bigliazzi
Conan

Se İncirlik é a maior eu não sei mas atualmente, a guarnição do Exército dos EUA na Baviera, com quartel-general em Grafenwöhr, perto da fronteira com a República Tcheca, é a maior base do Exército americano no exterior, tanto em número de militares quanto em superfície, espalhando-se por mais de 390 quilômetros quadrados.

Slow

Maior numero de militares fora dos eua que eu saiba está no japão ..

MestreD'Avis

Não, a base turca de Incirlik não é nem na Europa nem a maior da região. A sua importância deve-se ao facto de ser um dos locais onde estão armazenadas bombas nucleares B-61, mas como essa há várias
A maior base da USAF na Europa é Ramstein na Alemanha que é HQ da USAF na Europa e do NATO Strategic Air Command

Theo Gatos

Turquia não é Europa… Tem apenas um pedacinho mínimo do territorio do lado europeu. Ademais não faz parte dos acordos europeus mais relevantes…
.
A Rússia, que poderia ser um possível “inimigo” da Europa pelo seu histórico recente é muito mais Europa do que a Turquia…
.
Provavelmente a maior base americana na Europa está na Alemanha…
.
Sds

Renan

Seria este um “presente grego”?

Theo Gatos

Os gregos poderão usar os F35 para dar sentido literal a essa ilustre frase se necessário contra o mesmo território cujo conflito originou a mesma frase…
.
Sds

Rui Chapéu

oiahiaehioehieoioae

Erdogan deu as armas pro seu principal inimigo.

Mas só faz caca esse cara.

Plinio Jr

Vale a pena ver de novo, no início dos anos 80s, F-16s encomendados pelo Irã foram parar em Israel, nenhuma novidade…os turcos tem muito mais perder em termos tecnológicos ficando fora o F-35, uma decisão errada do Erdogan

Agressor's

Se livraram de um grande de um abacaxi, isso sim. Olha o presente de grego da pobre Grécia. Provarão do próprio veneno agora.

Rodrigo

99% das forças área do mundo queriam ter no seu arsenal F35…o maior sucesso de venda de uma aeronave ate hoje…

Cinturão de Orion

Muito bom. A Turquia é, para a Europa, o “Lobo em pele de Cordeiro”.

Agressor's

Os russos agradecem também.

Wagner

Mais para cordeiro em pele de lobo.

Agressor's

Agora dá pra entender bem porque os russos vendem tanto apesar de seu pós-venda.

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Agressor's

Su-57 neles, Turquia! Putin curtiu 🙂

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Carlos Campos

nem pensar que a Rússia vai dar SU 57 pra eles

Andre

Olha ai Zeca, mais uma dos indianos olhando e rindo.

Adriano RA

Se for isso mesmo, F-35 na Grécia e base em Creta são dois enormes tapas na cara do ditador Erdogan. O fiasco turco na investida contra os armênios da região de Artsakh será a cereja do bolo.

Sérgio Luís

Os turcos vão surtar quando verem os gregos desfilando com f-35.

filipe

O Turcos dominam a tecnologia do F-35, logo podem repassar para qualquer inimigo dos EUA, a Turquia fabrica componentes do F-35… Isso pode sair caro para os EUA também, acho melhor Erdogan e Trump negociarem e pacificaram as relações para o bem da OTAN, de lembrar que a Turquia esta no meio entre o Oriente e o Ocidente, logo não é um país qualquer, não se esqueçam que os Mísseis Nucleares instalados na Turquia levaram a URSS a instalar Mísseis em Cuba na década de 60, hoje a Turquia segura o Iraque e a Síria, é uma região importante no… Read more »

Astolfo

Olha o nível de insanidade do cidadão… dizer que os turcos dominam a tecnologia do F-35 é algo tão absurdo que só me resta rir. Os turcos podem saber fazer alguns componentes do F-35, mas entre isso e dominar a sua tecnologia há alguns anos-luz de distância. Você confunde completamente fabricar componentes de um projeto com saber fazê-lo. Se eu te der todos os componentes de um motor turbohélice PT-6 desmontado, você conseguirá montá-lo? Pior, conseguirá fabricar um igual? Ainda pior, e se você só souber fazer/tiver alguns componentes desse motor, saberá fabricar um igual a partir do zero? Percebeu… Read more »

Wagner

Comentário perfeito. Aliás, um adendo: a Turquia está numa região entre o ocidente e o oriente, sim, e daí? Se hipoteticamente todo o exercito turco for desmobilizado, quem vai invadir a Europa? O Irã? O Iraque? A Síria? Com que meios? A última vez que os países da região se uniram para tentar invadir um país (um do tamanho de Sergipe e com aprox. 30% do efetivo militar dos invasores) tomaram uma piaba da qual nunca se recuperaram. Ninguem aqui tem os meios, os recursos, nem a vontade de tentar uma invasão convencional da Europa. E se o papo for… Read more »

Wagner

Para complementar, uma coisa que interessa muito na geografia da região é a possibilidade de se passarem oleodutos ligando os reinos da península à Europa. #Ficadica

Mauro Cambuquira

A China até hoje não conseguiu fazer um motor para seu consumo, mesmo com toda disponibilidade para cópia dos atuais equipamentos fornecidos pelos russos. Não dá pra fazer CTRL C e CTRL V.

Slow

Se a turquia espalhar algo da tecnologia do f-35 ou alguma coisa do tipo ai a briga dela vai ser direto com os eua .. sera que ela vai ter peito pra isso ?

Carlos Campos

dominam em dimensão parelela

SmokingSnake ?

Turquia fabrica o trem de pouso e já teve problema de F-35 tendo o trem de pouso quebrado por sinal.

Wagner

Pensei a mesma coisa. Imagina aparecer uma foto de um F35 grego dando uma passeada sobre Istambul?

rfeng

Segue abaixo uma reportagem sobre os custos maquiados do F35, acho que os gregos estão recebendo um presente deles próprios,
https://www.defense-aerospace.com/articles-view/feature/5/213908/selective-arithmetic-hides-the-f_35%E2%80%99s-true-costs.html

Andre

O chefe da força aérea de Israel, da Coréia do Sul, do Japão, da Polonia, e de tantos outros países, acham que não

Blind Mans Bluff

Dedao sujo na ferida aberta.

Entusiasta Militar

Belo caça … um dia veremos muitos F-35B voando com as cores da Marinha do Brasil pousando e decolando de nosso novo porta-aviões, que sera construído na próxima década

Caio

Agora o Erdogan não deu like.
Esse cara pegou uma nação estável, correndo para o desenvolvimento, potencia militar regional e a transformou em uma terra de desconfiança, para muitos vizinhos, até para quem já foi aliado.

Last edited 3 anos atrás by Caio
Theo Gatos

Nação em vias de ingressar na UE diga-se de passagem… Mesmo sob protestos de alguns países membro…
.
Um dos pontos nevrálgicos era eles desistirem da invasão do Chipre e isso estava na mesa de negociações…
.
O resultado é esse aí…
.
Sds

Luís Henrique

Eu cantei a pedra quando saiu a notícia da aquisição dos Rafale. Pelo menos 1 esquadrão de Rafale e 1 de F-35.
A Turquia está apostando em seu caça próprio, mas duvido que consigam produzir um caça tão bom quanto o F-35.

Theo Gatos

Nem quanto ao F16 Block70 grego… Rafales e infinitamente menos quanto ao F35
.
Sds

Last edited 3 anos atrás by Theo Gatos
Antunes 1980

Como assim? RECEBERÁ?

E depois na matéria diz, de acordo com o jornal…..
Então o que temos aqui, pode ser classificado como fake news, correto?

Last edited 3 anos atrás by Antunes 1980
Theo Gatos

A fonte ainda é um periódico grego, não chega a ser fake news de alguma fonte desclassificada…
.
Geralmente é assim que as notícias são noticiadas quando o jornalismo é “investigativo”, antes do fato anunciado oficial… Obviamente jornalistas também se equivocaram no passado, isso acontece (que o diga os Rafales no Brasil), não significa que eram fake news, apenas que algumas suspeitas não se concretizaram…
.
Sds

Last edited 3 anos atrás by Theo Gatos
Emmanuel

O pessoal fala da Turquia como se fosse uma potência.
Lembrar que eles tomaram um “pau” de meia dúzia de britânicos na Primeira Guerra.
E de lá pra cá, só ladeira abaixo.
É melhor a Turquia fazer igual o Irã…latir e ficar por isso mesmo. Porque se não, apanha.

Caio

Na primeira guerra mundial nem os EUA e a Rússia eram grande coisa militarmente, mas essa guerra já foi a mais de cem anos, se não estou enganado.

Emmanuel

A Rússia era grande coisa. Só o maior império que existia no mundo. Maior até do que o inglês. Lutou, se deu mal e ainda virou comunista.
Os Estados Unidos não o era e virou o centro do mundo.
O Império Otomano acabou e dela nasceu uma Turquia bem quebradinha. E que tomou umas boas lapadas dos gregos.
Uma guerra que foi há mais de cem e que mudou toda a geopolítica como conhecemos hoje, somente.

Caio

Mas então você entende, que a Turquia é um país em desenvolvimento, e assim como os EUA e a Rússia não tomaria hoje ” pau de meia dúzia” de britânicos.

Emmanuel

De uma dúzia sim.

Billy

Auf Kreta!

Sérgio Luís

Turquia ficou sem o F-35 por adquirir o S-400 e a Grécia ganhou de bandeja os f-35 que iriam para a Turquia.
Partes do território Grego esta dentro do envelope do S-400 da Turquia.
Daí para frente a Rússia ficará esperando de camarote e nós também!

Emmanuel

A maior caça ao rato desde Tom e Jerry.

Sergio Machado

Mas daí o S 300 grego não é problema pro F35? ?

Theo Gatos

Não… Esses S300 foram adquiridos na verdade pelo Chipre e por pressão e protesto justamente da Turquia a Grécia (em alinhamento com a EU e EUA que estavam nas negociações) aceitou ficar com os S300 para si resolvendo os problemas… Mas não foi ela quem encomendou o sistema… Aliás vários países “ocidentais” em especial Israel, se aproveitaram do fato e treinaram muito com os S300 gregos para aprender como combatê-los adequadamente… . É que já não eram o sistema mais moderno disponível aos russos naquela época, man quem saiu perdendo mesmo foram eles, pois o ocidente teve chance de aprender… Read more »

Gustavo

Vão falir a Grécia outra vez… rs

Theo Gatos

Quem faliu a Grécia foram os elevadíssimos custos de uma política econômica anticíclica do PASOK que governava o país na época, somados a um Estado pesadíssimo com muitas pensões e quadro de funcionalismo público inchado para a realidade econômica da economia grega…
.
Sds

Ricardo Bigliazzi

Venda para a Grécia? Geo-politica com lucros, resumindo… tudo não passa de grana! Acho que sou um dos poucos que não acha estranho o que a Turquia anda fazendo, com aquela vizinhança, com aquele caldeirão étnico (que extrapola as fronteiras físicas constituídas), com a tensão politica em toda a vizinhança é mais do que natural que Eles tentem se fortalecer cada vez mais em seu posicionamento de consolidação da Turquia como ator com muito protagonismo na região. Se estivéssemos naquela região, com nossas riquezas, com o nosso poder econômico e com aquela vizinhança tenho certeza que não agiríamos de maneira… Read more »

Nilton L Junior

Negócios são negócios, problemas grande? nossos interesses primeiros.

Luiz Floriano Alves

Com essa venda Trump dá uma martelada nos dedos de Erdogan. Os Gregos agradecem. Sei que farão bom uso desse magnífico vetor. Pene que estamos mal de caixa. Ou poderiamos comprar alguns do contrato Turco. Isso que seria compra de opórtunidade. Não teria para mais ninguém, na AL.

Alberto Lopes

A Turquia tem história, não é o Erdogan que quer reviver o Império Otomano, esse sentimento de orgulho está na grande maioria da população, o Oriente Médio sempre teve predomínio sobre a Europa, o Império Árabe dominou portugueses e espanhóis por 800 anos, só saíram em 1492, o Império Otomano em 1683 estavam em Viena…, os europeus obtiveram sucesso por duas vezes, nas cruzadas, quando ocuparam o Levante por volta de 100 anos, e tb agora nos últimos 100 anos desde a derrota do Império Otomano na I guerra mundial, que por sinal impuseram tb significativas derrotas aos britânicos em… Read more »

Mgtow

Turquia deveria tomar uma postura e sair logo dessa OTAN. Alia-se de vez com China e Russia.