O objetivo é levar uma mensagem de esperança à população do Rio de Janeiro diante das dificuldades trazidas pela pandemia

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, na terça-feira (20/10), no Espelho D´Água do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), o Concerto Musical intitulado “O Amanhã nas Asas da Força Aérea Brasileira”, em homenagem ao Dia do Aviador e Dia da FAB, celebrados em 23 de outubro.

Durante o evento, serão respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19, conforme as orientações das autoridades de saúde.

Na ocasião, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) – conhecido como Esquadrilha da Fumaça – realizará sobrevoos nos principais pontos da cidade, com passagem pelo Museu do Amanhã. O objetivo é levar uma mensagem de esperança à população do Rio de Janeiro diante das dificuldades trazidas pela pandemia: é a Força Aérea abraçando a cidade por meio de seus aviadores.

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14 BIS, o aparelho mais pesado que o ar.

O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros, voando a cerca de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Serviço

Data: 20/10/20 a partir das 16h
Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Rio de Janeiro (RJ)

DIVULGAÇÃO: Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Funcionário da Petrobras

Por que só no RJ? A cidade de lá que pagará os custos?
Se não, também quero aqui em São Paulo.

Last edited 3 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Up The Irons

Entre os patrocinadores e mantenedores do museu estão Shell, Santander, IBM e Lojas Americanas, além da própria Prefeitura do Rio. Não posso afirmar, mas deve ter dinheiro da administradora do Museu do Amanhã; resta saber se público ou privado. De qualquer forma, será um baita espetáculo que eu gostaria de ir se estivesse por lá!

Zorann

Exatamente. A principal cidade/estado do país é São Paulo. Exatamente onde a pandemia fez mais estrago.

RPiletti

A Aeronautica Militare fez essas passagens em várias cidades italianas.

Leandro Costa

Quem me garante que não façam isso em São Paulo eventualmente?

Mas é bom lembrar que, exatamente por ser uma cidade tão bem sucedida, São Paulo tem um ‘probleminha’ de tráfego aéreo que pode inviabilizar uma apresentação maior do que uma passagem rápida.

Mas vocês estão crescidinhos, podem pegar ônibus/carro/whatever para darem um pulo na AFA quando tem portões abertos, e antes de fechar podiam dar um pulo em São Carlos para checar o ASAS do Amanhã, né? 😛

Tiro fotos com o celular e posto aqui para os colegas heheheheheh

Junior P.

“Durante o evento, serão respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19, conforme as orientações das autoridades de saúde.”
Isso mesmo, o pessoal do EDA já confirmou que vão manter uma distância mínima de um metro e meio entre as aeronaves. =P

Leandro Costa

Bom saber disso. Já ia ter que estar na rua mesmo, então vou esticar até lá e levar o cachorro para passear para ver a EDA.

Allan Lemos

Eles são excelentes,mas acho que deveriam voar com um avião melhor,como os Blue Angels,que usam o F-18.

Flanker

Qual o avião “melhor” que você indicaria para equipar o EDA?

Allan Lemos

Não sei,não sou especialista.Talvez Gripens C/D de segunda mão que eventualmente estejam à venda. Só acho que seria mais legal e bonito se eles usassem um avião a jato. Mas não estou dizendo que isso deva ser tratado como uma prioridade pela FAB.

Flanker

Allan, uma das principais funções institucionais do EDA é a de promover a indústria aeronáutica nacional. Se você observar, as equipes dos EUA, Reino Unido, França, Itália, Rússia, entre outras, utilizam aeronaves construídas em seus países…..e o mesmo se dá com o EDA. Não vejo muito nexo em substituir uma aeronave nacional por outra, só porque essa seria um jato. O EDA é, digamos, um cartão de visita do Brasil e de sua indústria aeronáutica.

Allan Lemos

Faz sentido.

Leonardo Roberto de Castro

No video abaixo o Major Conrado explica o motivo do EDA não operar aviões desse porte:
https://www.youtube.com/watch?v=OrIDWjGele0

Allan Lemos

Valeu.

Matheus

A apresentação da esquadrilha da fumaça não deve em nada para as outras esquadrilhas do mundo. Nem blue angels, thunderbirds, frecce tricolore ou red arrows conseguem fazer uma demonstração tão dinâmica. Algumas manobras apenas o A29 faz (lancevak). A propósito, o recorde mundial com aviões em voo de dorso ainda é da esquadrilha.

Last edited 3 anos atrás by Matheus
Heitor

Esses aviões têm seguro anti roubo?

Flanker

Quem iria roubar um avião militar?

Heitor

Nunca se sabe.. hoje roubaram um trem no RJ.

Taso

no rio é complicado rs

José Norberto

Impagável….

Wagner

Fumaça, já! A primeira vez que eu vi o Fantástico EDA foi num domingo aéreo no Aeroclube de Rio Claro-SP lá pelos idos de 1994, quando eu estava tirando meu PP… Saudades! Nessa época ainda voavam o T-27 vermelho e branco. Um dia lindo, repleto de raridades voadoras e “A Esquadrilha da Fumaça” para fechar com chave de ouro! Me recordo que a após a apresentação das aeronaves e seus pilotos pelo mestre de cerimônias, eles desaparecem por alguns minutos. Bem no traves da pista, coisa de uns 600 m da lateral do aeroporto, havia uma plantacao de eucaliptos bem… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Wagner
Fabio

Belas palavras, o meu foi aqui, em 1990 em Catanduva SP, me lembro até hoje também da passagem de um elemento de xavante. Um bônus.

https://youtu.be/oONq85YtE7M

Wagner

Fabio! Que vídeo incrível! Eu nunca tive a oportunidade se ver o Cmt Braga e seu T-6, mas fico feliz por saber que você esteve lá! Você já tinha sido contaminado pelo virus aerococus ou foi nesse dia? Abraço!

Fabio

Pena que eu não baixei o vídeo quando foi postado, pois o áudio foi removido devido a direitos autorais, dava pra ouvir todo o ronco do motor e o som ambiente.

Madmax

Que vídeo espetacular!!!

Saudades dos tempos em que passagens baixas eram realmente baixas.

Edison Castro Durval

Eu moro em Volta Redonda e o Cmt Braga tinha amigos aqui, ele chegou a vir aqui algumas vezes com o seu T-6, fazia algumas biruetas e depois decía na pista do antigo aeroclube, anos 70/80 lembro bem dos seus vôos, saudades da minha infância.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Levando em consideração que hoje vários bandidos sequestraram um trem no RJ, temo pelo sequestro dos Tucanos kkkk…
Mais um governador caiu no estado. Se um estado pudesse resumir o Brasil ele seria o RJ.

Last edited 3 anos atrás by WELLINGTON RODRIGO SOARES
Leandro Costa

Moro no Estado do Rio. Concordo 1000% com o que você disse.

Edison Castro Durval

Wellington infelizmente a comparação não pode ser feita, aqui no Rio os ex-governadores estão pressos, no Brasil os ex- presidentes estão soltos!

Fabio Araujo

OFF – C-390 Millennium recebe o Grand Laureate de Defesa concedido pela Aviation Week

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1206802-c-390-millennium-recebe-o-grand-laureate-de-defesa-concedido-pela-aviation-week

Nostra

Offtopic

Final configuration of AMCA MK1.

New design changes over older designs
1. Incorporation of DSI
2. Swept back wings
3. Larger stinger
4. Larger stabilators
5. Inclusion of LERX
Etc

Roll out 2024
First flight 2025

Almeida

Acho que uma mensagem melhor de esperança seria os A-29 sobrevoarem, armados, Brasília.

juscelino

Lá no Pantanal só precisa da esquadrilha, fumaça já tem de sobra.

Fernando

Consegui ver um pouquinho enquanto estava preso no trânsito da Av. Brasil, ali pelas bandas de Manguinhos: Passaram em formação diamante mais ou menos por sobre o São Cristóvão.

Alexandre Pessoa

Deu pra ver algo em Laranjeiras, fizeram evoluções na direção da Lagoa Rodrigo de Freiras/Cristo Redentor, depois foram em formação na direção norte.

Cristina mesquita

Esse ano vai ter no rio de janeiro?

Cristina mesquita

Eu lembro que eu ia no aterro do flamengo eu gostava muito!