Home Aviação de Caça IMAGENS: Caça F-39E Gripen faz passagem pela AFA em Pirassununga (SP)

IMAGENS: Caça F-39E Gripen faz passagem pela AFA em Pirassununga (SP)

4738
65

O primeiro caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira fez uma passagem hoje no Ninho das Águias, em Pirassununga (SP).

O avião não pousou, mas realizou procedimentos de voo por instrumentos na AFA – Academia da Força Aérea.

Subscribe
Notify of
guest
65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz
Clésio Luiz
3 meses atrás

E a pergunta que todo mundo vai perguntar é: quem estava pilotando?

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Clésio Luiz
3 meses atrás

Pergunta no Posto Ipiranga! Desculpa, não resisti… Hahahahahaha

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Rinaldo Nery
3 meses atrás

Podem me corrigir mas continuo achando ridículo se for piloto gringo

Funcionário da Petrobras
Funcionário da Petrobras
Reply to  Rene Dos Reis
3 meses atrás

Rene.
Por um breve momento até acho ridículo também, porém, a aeronave ainda é propriedade da SAAB, e pelo que já falaram, está assegurada. Acredito que também o piloto, em caso de acidente e indenização à família.
Já pensou emprestar seu carro para uma pessoa, e uma das cláusulas (perfil) só permitir indenização em caso de sinistro somente se você for o condutor?
Você ou eu até emprestaria nossos carros, mas lá fora, ainda mais na Suécia, eles têm a cultura de seguir e obedecer regras, diferente de nós aqui.

Last edited 3 meses atrás by Funcionário da Petrobras
FighterBR
FighterBR
Reply to  Clésio Luiz
3 meses atrás

Provavelmente o piloto sueco. O piloto de testes BR do Gripen ainda está em treinamento na Suécia.

Maurício.
Maurício.
Reply to  FighterBR
3 meses atrás

FighterBR, a menos que o piloto sueco tenha emprestado seu capacete para algum piloto da FAB, creio que seja o piloto sueco também, e eu acho que já tem piloto brasileiro qualificado para pilotar o Gripen aqui mesmo no Brasil.

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Clésio Luiz
3 meses atrás

A matéria não informa, mas nos comandos estava o piloto de testes da Saab, Marcus Wandt.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
3 meses atrás

Off topic: Alto Comando da Aeronáutica selecionou, hoje, a primeira mulher para a promoção a oficial general da história da FAB. Cel Médica Carla Lyrio Martins, atual Diretora do Hospital Central da Aeronáutica (HCA).

nonato
nonato
Reply to  Rinaldo Nery
3 meses atrás

Qual o significado disso?
Ela é da área da saúde.
Não deveria ser alguém da área militar propriamente dita?
Ela poderá comandar a FAB ou alguma missão aérea em tempos de guerra?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  nonato
3 meses atrás

Nonato.
Ela foi promovida ao quadro de oficiais generais na força.
Patente de Brigadeiro. Que equivale no Exército a General de Brigada e na Marinha a Contra Almirante.
Outra coisa. Não comandará a força em hipótese alguma.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  nonato
3 meses atrás

Nonato, as mulheres aviadoras entraram há pouco tempo mas, pelo tempo de serviço, provavelmente teremos Brigadeiros Aviadoras no futuro. Lembre-se que as mulheres entraram na FAB em 1982, nos quadros complementares. Tem que galgar os postos, mais de 40 anos de serviço amigo, fazer cursos de Estado-maior, etc.

Groselha Vitaminada Milani
Groselha Vitaminada Milani
Reply to  Rinaldo Nery
3 meses atrás

Então, General no Exército, Almirante na Marinha e BRIGADEIRO na Aeronáutica.

FAB Oficial Brigadeiro

Last edited 3 meses atrás by Groselha Vitaminada Milani
Rodrigo M
Rodrigo M
Reply to  Groselha Vitaminada Milani
3 meses atrás

Sim.

E TODOS esses que você citou são considerados Oficiais Generais.

Seria estranho um Cel. não saber disso não acha?

Groselha Vitaminada Milani
Groselha Vitaminada Milani
Reply to  Rodrigo M
3 meses atrás

Rodrigo M, e etc … simplesmente o texto foi copiado de outra fonte que escreveu General. E diversos sites consta exatamente o mesmo texto.

E Brigadeiro por acaso está errado?

Almirante está errado?

E nenhum momento estou corrigindo o Sr. Rinaldo Nery, nem foi essa a intenção.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Groselha Vitaminada Milani
3 meses atrás

Chama-se Generalato, o Quadro de Oficiais-Generais das FFAA: , MB começa em Contra-Almirante, EB começa em General de Brigada e FAB em Brigadeiro!

Flanker
Flanker
Reply to  Groselha Vitaminada Milani
3 meses atrás

Acima de coronel no EB e na FAB, e Capitão-de-Mar-e-Guerra na MB, é chamado de oficial general…..é o generalato. Cada Força, porém, tem sua denominação particular para as 3 patentes do generalato.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Flanker
3 meses atrás

Como é bom ver alguém querer pagar de sabichão e ser colocado em seu devido lugar. Tenta mais uma vez Groselha vitaminada.

Groselha Vitaminada Milani
Groselha Vitaminada Milani
Reply to  Felipe Morais
3 meses atrás

Felipe Morais, O PROFESSOR DE DEUS, você sabe o que é um Brigadeiro? Um Almirante???

E Brigadeiro por acaso está errado?

Almirante está errado?

Vai tomar grozelha … Felipe, lacra menos, seu lugar tá aqui guardado.

Last edited 3 meses atrás by Groselha Vitaminada Milani
Luigi
Luigi
Reply to  Rinaldo Nery
3 meses atrás

Ótima noticia ! Minha mãe foi da primeira turma do Quadro Feminino de Oficiais.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Luigi
3 meses atrás

Olá Luigi. Que legal. Quando conversar com sua mãe, fala que eu queria parabeniza-la.

Luigi
Luigi
Reply to  Camargoer
3 meses atrás

Olá Camargoer. Pode deixar ! Tenho muito orgulho dela. Saiu do interior de Goiás e virou oficial da FAB chegou a tenente coronel e foi para a reserva.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Luigi
3 meses atrás

Legal Luigi, você seguiu a carreira militar tb?

Luigi
Luigi
Reply to  Marcelo Andrade
3 meses atrás

Opa Marcelo ! Na verdade não, acabei fazendo direito mas olhando para trás eu me arrependo de não tentar Epcar/AFA.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rinaldo Nery
3 meses atrás

Olá Cel.Nery. Sensacional. Parabéns para a FAB e para a Brigadeiro Carla. Há alguns anos, a MB promoveu uma mulher para Almirante e depois um segunda mulher. Agora, com a FAB são três mulheres “generais”. Já temos uma constelação. Sem qualquer surpresa, o EB continua atrasado.

RENAN
RENAN
3 meses atrás

Uma arma relevante para o Brasil
Aleluia
Que centenas sejam comprados

MCruel
MCruel
3 meses atrás

Penso que essa pintura de baixa visibilidade é muito boa! Realmente faz efeito..

MCruel
MCruel
3 meses atrás

Parece passagem de “portões abertos”! Deixa com vontade até quem não é cadete!

Maurício.
Maurício.
3 meses atrás

Tudo bem, o Gripen E é uma aeronave bonita e capaz, mas na época do FX-2, muitos malhavam o SH e o Rafale, e uma das principais críticas era sobre a hora de vôo desses aviões, eu só quero ver quanto que vai ficar a hora de vôo do Gripen, creio que não seja tão barata quanto alguns afirmavam na época, mas de qualquer forma, qualquer um dos três, teria a hora de vôo mais cara que um simples F-5, mas a FAB tinha que se modernizar, não poderia ficar parada na época do Vietnã para sempre.

Matheus
Matheus
Reply to  Maurício.
3 meses atrás

O custo da hora de voo do Gripen está em torno dos 5 mil dolares. Já o F18 fica em 11 mil e o Rafale 16 mil dólares.

Last edited 3 meses atrás by Matheus
marcos rissato
marcos rissato
Reply to  Matheus
3 meses atrás

Oh loco!! Só p ficar bem claro, valores de:

28 mil reais;
61 mil reais e pasmem;
89.600 reais.

Até o Gripem p realidade brasileira não é barato de se voar.

Maurício.
Maurício.
Reply to  marcos rissato
3 meses atrás

Marcos, é como eu disse antes, a FAB vai entrar em uma nova era, tanto na capacidade como nos gastos, quero ver como a FAB vai se portar.

Alfredo RCS
Alfredo RCS
Reply to  Maurício.
3 meses atrás

Como seriam os custos com um país inimigo dentro de nosso territorio?

Matheus
Matheus
Reply to  marcos rissato
3 meses atrás

Se cada Gripen que o Brasil comprar voar a média de 2000 horas em toda a sua vida útil, cada caça vai custar em torno de 50 milhões de reais, apenas pra manter voando. Isso se o dólar mantiver esse preço atual.

Last edited 3 meses atrás by Matheus
JSilva
JSilva
Reply to  Matheus
3 meses atrás

Isso aí é o valor que atribuíam ao Gripen C/D, para a versão E/F especula-se que deve ficar em torno de 8 a 10 mil dólares…

E esse custo do F/A-18 está muito baixo, talvez seja esse valor para a US Navy e sua enorme escala, mas para quem opera quantidades menores é bem maior, saiu uma matéria aqui no Aéreo, anos atrás, que falava em 24 mil dólares para os SH australianos.

Last edited 3 meses atrás by JSilva
nonato
nonato
3 meses atrás

Voo de teste?
Aproveitaram para passar por lá?
Em que pé estão os testes?

Pablo Maroka
Pablo Maroka
3 meses atrás

Duas coisas espetaculares nessa cidade: Gripen NG e a 51!

Nilo
Nilo
Reply to  Pablo Maroka
3 meses atrás

Maroka (congratulações) se tu não largar a 51 de lado vai continuar chamando Gripen E de Gripen NG…rsrsrsrrsrsrsrr….

Groselha Vitaminada Milani
Groselha Vitaminada Milani
Reply to  Pablo Maroka
3 meses atrás

Tá falando do Mondial do Palestra? kkkkkkkk

Fabio
Fabio
Reply to  Pablo Maroka
3 meses atrás

Se for a Gavião Peixoto, vá até Bueno de Andrade e coma as melhores cozinhas.kkkkk

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Fabio
3 meses atrás

A melhor coxinha do mundo

André Bueno
André Bueno
Reply to  Fabio
3 meses atrás

Coxinhas? 😀

Camargoer
Camargoer
Reply to  Fabio
3 meses atrás

Oi Fábio. Antes, vá almoçar em Araraquara no “Salto Grande”…. é ali pertinho também.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Pablo Maroka
3 meses atrás

Confirmo a informação. Em Bueno de Andrade tem as melhores coxinhas do mundo.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Pablo Maroka
3 meses atrás

Só não pode abastecer com a 51.

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
3 meses atrás

postei no lugar errado foi mal

Last edited 3 meses atrás by Rene Dos Reis
Dod
Dod
3 meses atrás

O gripen pode usar pod weapons, para aumentar a furtividade ?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Dod
3 meses atrás

Dod, você está falando daquela gambiarra que a Boeing apresentou para o SH? Acho que ninguém comprou aquela idéia não.

Groselha Vitaminada Milani
Groselha Vitaminada Milani
3 meses atrás

Esse Gripen já vem tunado … olha o tamanho das rodas e pneus

Groselha Vitaminada Milani
Groselha Vitaminada Milani
3 meses atrás

É o começo de uma nova era na FAB e para os Fabianos ….

Gostaria de ver a versão bi-place. Se possível uma versão Naval e uma específica para guerra eletrônica (como eram os A6 Intruders e o F18 Growler) …. sonhar ainda não paga imposto, ainda …

Flanker
Flanker
Reply to  Groselha Vitaminada Milani
3 meses atrás

Os A-6 Intruder é a versão de ataque. A versão de guerra eletrônica é o EA-6 Prowler.

Grozelha Vitaminada Milani
Grozelha Vitaminada Milani
Reply to  Flanker
3 meses atrás

Obrigado.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Flanker
3 meses atrás

Na verdade… quase isso hehehehe. O EA-6B foi batizado como ‘Prowler.’ Mas o EA-6A ainda era ‘Intruder,’ ou às vezes chamado de ‘Electric Intruder.’ Poucos EA-6A foram feitos, apenas 28, e todos para o USMC. O último EA-6A foi aposentado no início dos anos 90.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Leandro Costa
3 meses atrás

Isso me lembra de um filmão, Flight Of The Intruder. Quem viu???
https://youtu.be/4aWLk36djRE

Rommelqe
Rommelqe
3 meses atrás

Por falar em trens de pouso, rodas e pneus: dotar a triquilha com uma única roda é uma tendência que pode ser vista em vários outros aviões modernos, entre os quais o F22 e o F35.

Matheus
Matheus
Reply to  Rommelqe
3 meses atrás

F35 naval tem duas.

Funcionário da Petrobras
Funcionário da Petrobras
Reply to  Matheus
3 meses atrás

Faz sentido, afinal o impacto é bem maior ao pousar em porta aviões, em vertical ou não.

Last edited 3 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Flanker
Flanker
Reply to  Matheus
3 meses atrás

F-35C tem 2 rodas no trem dianteiro. Acredito que seja mais pelo uso com as catapultas. O F-35B, que também opera embarcado, mas sem as catapultas, tem 1 roda só.

Last edited 3 meses atrás by Flanker
Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
3 meses atrás

Quando vira a São José dos Campos?
Estou com o celular apontando para a base kkkkkkkkk

alex faulhaber
alex faulhaber
3 meses atrás

Por que só uma passagem? Custava fazer a volta e passar de novo?

Nilson
Nilson
Reply to  alex faulhaber
3 meses atrás

O fato de no vídeo ter uma passagem não impede que tenha havido outras. Mas quem iria ficar filmando a pista vazia enquanto o avião fizesse a volta?

alex faulhaber
alex faulhaber
3 meses atrás

Imagino os cadetes dentro das salas de aula e escutando o som lá fora rs

Antonio Palhares
Antonio Palhares
3 meses atrás

Roberto.
Nem fala. Imagina adrenalina subindo e os corações dos cadetes disparando.

A C
A C
3 meses atrás

De fato uma passagem bastante signitificativa que traz motivacao para os cadetes. Mas o que mais chamou atencao foi o desleixo do patio tomado de mato relativamente alto por toda a parte. Dificil de acreditar em tamanha falta de cuidado e percepcao de abandono eh clara.

A C
A C
Reply to  A C
3 meses atrás

Como cresceu tanto mato, tem que cortar e arrancar. Para prevenir, basta borrifar uma solucao de agua + vinagre nos regos entre as placas de concreto 1x/mes.

kaleu
kaleu
3 meses atrás

Música para os ouvidos !!!!!!!!!!!!