Home Aviação de Ataque Esquadrão Escorpião da FAB celebra 25 anos

Esquadrão Escorpião da FAB celebra 25 anos

1189
10

Unidade Aérea realiza diariamente patrulhamento das fronteiras da Região Norte do País

No dia 28 de setembro, o Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3° GAV) – Esquadrão Escorpião, situado na Ala 7, em Boa Vista (RR), comemorou 25 anos de existência, momento que relembrou fatos e pessoas que marcaram a história da Unidade Aérea.

A cerimônia, presidida pelo Comandante da Ala 7, Coronel Aviador Newton de Abreu Fonseca Filho, contou com a presença de autoridades militares da Guarnição de Aeronáutica de Boa Vista, além dos integrantes do Esquadrão e de homenageados.

Criado em 28 de setembro de 1995, o Esquadrão Escorpião realiza, diariamente, missões de Defesa Aérea, o que garante o contínuo patrulhamento das fronteiras do Norte do País.

Além disso, atua na formação de Líderes de Esquadrilha da Aviação de Caça e mantém seus pilotos treinados para cumprirem ações de Ataque, Apoio Aéreo Aproximado, Interceptação, entre outras.

Atualmente, o 1º/3º GAV está equipado com a aeronave A-29 Super Tucano, avião que alia precisão na navegação e ataque, aviônica avançada e baixo custo de operação.

O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva, realizou a entrega de Distintivo de Condição Especial alusivo ao tempo de serviço em unidade de caça a militares do seu efetivo e do Grupo Logístico da Ala 7.

Na oportunidade, também foram revelados os novos membros da Ordem dos Escorpiões Honorários, título que é concedido a militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares, assim como a personalidades civis, que tenham prestado relevantes serviços ao 1º/3º GAV.

HISTÓRICO

Em 1º de agosto de 1993, vislumbrando as crescentes e inéditas exigências do final de século e a integração ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, percebeu-se a necessidade de ativar, na Amazônia, uma unidade de combate, recebendo assim aeronaves AT-27 Tucano.

No dia 18 de maio de 1995, foi criado o Núcleo do 1°/3° GAV, e a Unidade passou a ser subordinada a Terceira Força Aérea. O então Capitão Aviador Octacílio Giovannini Filho recebeu o título de Escorpião 01, assumindo oficialmente a função de Comandante. Finalmente, no dia 28 de setembro do mesmo ano foi ativado o Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação.

Em 5 de dezembro de 2001, por determinação do Comando-Geral de Operações Aéreas, o Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação tornou-se um Esquadrão de Caça da Força Aérea Brasileira, sendo atribuídas novas tarefas e missões, complementando as já realizadas pela Unidade.

A missão do Esquadrão Escorpião é “Formar Líderes de Esquadrilha da Aviação de Caça e capacitar o seu efetivo em ações de Ataque, Apoio Aéreo Aproximado, Reconhecimento Armado, Defesa Aérea e Controle Aéreo Avançado”. Atualmente, está equipado com as modernas aeronaves de fabricação nacional A-29 Super Tucano, recebidas a partir de outubro de 2005.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MATHEUS BORGES
MATHEUS BORGES
1 mês atrás

Muito bom o grafismo do capacete do piloto! O acabamento está muito bom! Alguém sabe se é liberada (formalmente mesmo falando) a customização por parte dos pilotos?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  MATHEUS BORGES
1 mês atrás

Show de bola o capacete desse piloto, ein?

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  MATHEUS BORGES
1 mês atrás

O símbolo me parece familiar. Alguém sabe de onde é?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Clésio Luiz
1 mês atrás

Curiosamente, o símbolo é da Aliança Rebelde, mas as cores são do Império Galático…

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  MATHEUS BORGES
1 mês atrás

É sim.

Welington S.
Welington S.
1 mês atrás

O capacete do piloto ficou show de bola. Eu achava que viria aquele capacete dos pilotos Gripen como esse aqui que também é muito bonito.

gripen-helmet_19728.jpg
Alexandre
Alexandre
1 mês atrás

Top, esses Super Tucanos são extraordinários.

Precisamos de mais aviões desses aí, atualmente temos 83 unidades em operação.

Rommelqe
Rommelqe
1 mês atrás

Tenhp a curiosidde de ver uma foto de um A-29 ao lado do F-39. Os dois serão parceiros por longos anos….

Alexandre
Alexandre
Reply to  Rommelqe
1 mês atrás

logo eles publicarão 😉

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
1 mês atrás

A data correta de comemoração de aniversário de UAE é a data da criação do Núcleo. Até hoje não entendi porque mudaram pra setembro. Sou um dos fundadores do 2°/3°. Grifo 01 era o então Cap Av Edinei de Souza Nunes, Jaguar. Giovaninni era Jambock. Ambos foram meu 4° ano na AFA, e instrutores no 2°/5° em 1987. Recebi instrução dos dois lá.