Unidade Aérea realiza diariamente patrulhamento das fronteiras da Região Norte do País

No dia 28 de setembro, o Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3° GAV) – Esquadrão Escorpião, situado na Ala 7, em Boa Vista (RR), comemorou 25 anos de existência, momento que relembrou fatos e pessoas que marcaram a história da Unidade Aérea.

A cerimônia, presidida pelo Comandante da Ala 7, Coronel Aviador Newton de Abreu Fonseca Filho, contou com a presença de autoridades militares da Guarnição de Aeronáutica de Boa Vista, além dos integrantes do Esquadrão e de homenageados.

Criado em 28 de setembro de 1995, o Esquadrão Escorpião realiza, diariamente, missões de Defesa Aérea, o que garante o contínuo patrulhamento das fronteiras do Norte do País.

Além disso, atua na formação de Líderes de Esquadrilha da Aviação de Caça e mantém seus pilotos treinados para cumprirem ações de Ataque, Apoio Aéreo Aproximado, Interceptação, entre outras.

Atualmente, o 1º/3º GAV está equipado com a aeronave A-29 Super Tucano, avião que alia precisão na navegação e ataque, aviônica avançada e baixo custo de operação.

O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva, realizou a entrega de Distintivo de Condição Especial alusivo ao tempo de serviço em unidade de caça a militares do seu efetivo e do Grupo Logístico da Ala 7.

Na oportunidade, também foram revelados os novos membros da Ordem dos Escorpiões Honorários, título que é concedido a militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares, assim como a personalidades civis, que tenham prestado relevantes serviços ao 1º/3º GAV.

HISTÓRICO

Em 1º de agosto de 1993, vislumbrando as crescentes e inéditas exigências do final de século e a integração ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, percebeu-se a necessidade de ativar, na Amazônia, uma unidade de combate, recebendo assim aeronaves AT-27 Tucano.

No dia 18 de maio de 1995, foi criado o Núcleo do 1°/3° GAV, e a Unidade passou a ser subordinada a Terceira Força Aérea. O então Capitão Aviador Octacílio Giovannini Filho recebeu o título de Escorpião 01, assumindo oficialmente a função de Comandante. Finalmente, no dia 28 de setembro do mesmo ano foi ativado o Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação.

Em 5 de dezembro de 2001, por determinação do Comando-Geral de Operações Aéreas, o Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação tornou-se um Esquadrão de Caça da Força Aérea Brasileira, sendo atribuídas novas tarefas e missões, complementando as já realizadas pela Unidade.

A missão do Esquadrão Escorpião é “Formar Líderes de Esquadrilha da Aviação de Caça e capacitar o seu efetivo em ações de Ataque, Apoio Aéreo Aproximado, Reconhecimento Armado, Defesa Aérea e Controle Aéreo Avançado”. Atualmente, está equipado com as modernas aeronaves de fabricação nacional A-29 Super Tucano, recebidas a partir de outubro de 2005.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MATHEUS BORGES

Muito bom o grafismo do capacete do piloto! O acabamento está muito bom! Alguém sabe se é liberada (formalmente mesmo falando) a customização por parte dos pilotos?

Willber Rodrigues

Show de bola o capacete desse piloto, ein?

Clésio Luiz

O símbolo me parece familiar. Alguém sabe de onde é?

Willber Rodrigues

Curiosamente, o símbolo é da Aliança Rebelde, mas as cores são do Império Galático…

Rinaldo Nery

É sim.

Welington S.

O capacete do piloto ficou show de bola. Eu achava que viria aquele capacete dos pilotos Gripen como esse aqui que também é muito bonito.

Alexandre

Top, esses Super Tucanos são extraordinários.

Precisamos de mais aviões desses aí, atualmente temos 83 unidades em operação.

Rommelqe

Tenhp a curiosidde de ver uma foto de um A-29 ao lado do F-39. Os dois serão parceiros por longos anos….

Alexandre

logo eles publicarão 😉

Rinaldo Nery

A data correta de comemoração de aniversário de UAE é a data da criação do Núcleo. Até hoje não entendi porque mudaram pra setembro. Sou um dos fundadores do 2°/3°. Grifo 01 era o então Cap Av Edinei de Souza Nunes, Jaguar. Giovaninni era Jambock. Ambos foram meu 4° ano na AFA, e instrutores no 2°/5° em 1987. Recebi instrução dos dois lá.