Home Aviação de Caça IMAGENS: Caça F-39E Gripen da FAB decola de Navegantes (SC)

IMAGENS: Caça F-39E Gripen da FAB decola de Navegantes (SC)

9322
91
Primeiro caça F-39E Gripen da FAB decola de Navegantes (SC) rumo a Gavião Peixoto (SP) – Foto: Saab

Em reprodução da TV local e vídeos feitos por spotters, o primeiro caça F-39E Gripen da FAB decola do Aeroporto Internacional de Navegantes em Santa Catarina.

Atualizaremos este post à medida que novas imagens forem chegando.

Subscribe
Notify of
guest
91 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anildo Silva
25 dias atrás

Bravo!!!!! Que se torne uma rotina nos ceus do Brasil!!!

Guilherme Poggio
Reply to  Anildo Silva
25 dias atrás

Fiquem ligados. Virão outras novidades ao longo do dia.

Falgo
Falgo
Reply to  Guilherme Poggio
25 dias atrás

Adianta aí!!!!

André Bueno
André Bueno
25 dias atrás

De arrepiar!

Leite
Leite
25 dias atrás

Seja bem vindo aos céus brasileiros…

Luiz Antonio
Luiz Antonio
25 dias atrás

E com o pós-combustor ON !!!

Ulisses
Ulisses
Reply to  Luiz Antonio
25 dias atrás

E sem tanques externos!

Thom
Thom
Reply to  Luiz Antonio
25 dias atrás

Se não me engano, o NG não precisa de pós-combustor, por isso se torna barato operar.

Flanker
Flanker
Reply to  Thom
25 dias atrás

Não confunda. Ele possui pós-combustor, tanto que decolou usando o mesmo. Não é obrigatório seu uso para decolar. O Gripen tb não necessita do mesmo para atingir velocidade supersônica. Ele consegue atingir e manter ao redor de Mach 1,1….1,2. Para acelerações mais rápidas e velocidades maiores, necessita do PC.

Reggi
Reggi
Reply to  Flanker
25 dias atrás

Tem que ser PC … não pode ser Mac?

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  Reggi
25 dias atrás

kkkkkkkkkkkkkk

Flanker
Flanker
Reply to  Reggi
24 dias atrás

Pode…só que daí fica mais caro…kkkkk

Denis
Denis
Reply to  Reggi
24 dias atrás

Linux: Bom, bonito, barato, seguro e, agora, fácil de operar. 😉

marcos
marcos
25 dias atrás

bravo ,bravo

Emerson Musskopf
Emerson Musskopf
25 dias atrás

Que venham muitos outros…

Escobar
Escobar
25 dias atrás

Tem um drone e em C-95 na região mas nada do Gripen ainda.

Entusiasta Militar
Entusiasta Militar
25 dias atrás

Bem vindo … 

Clésio Luiz
Clésio Luiz
25 dias atrás

Nem apareceu no Flightradar24…
🙁

GUILHERME NASCIMENTO
GUILHERME NASCIMENTO
Reply to  Clésio Luiz
25 dias atrás

Está voando junto ao Phenom E50P

RPiletti
RPiletti
Reply to  GUILHERME NASCIMENTO
25 dias atrás

Na altura de Guaratuba?

Dong Feng
Dong Feng
Reply to  GUILHERME NASCIMENTO
25 dias atrás
V12 aero
V12 aero
25 dias atrás

Um pequeno passo para a FAB e um salto gigantesco para o Brasil.

Last edited 25 dias atrás by V12 aero
Luiz Antonio
Luiz Antonio
25 dias atrás

E tem um SC-105 FAB6551 fazendo rotações no litoral de Peruíbe …. just in case !

Dimitrius
Dimitrius
25 dias atrás

Sei que em nosso país as coisas andam mais devagar porém me pergunto qual será o futuro da FAB com relação a diversidade de vetores. Irão padronizar a frota com contratos posteriores para novos F-39? Haveria espaço para uma aeronave como o AMX cumprindo uma missão específica?
Acompanho desde criança o processo de seleção que culminou com o Gripen, é muito legal, finalmente ver a escolha materializada voando nos céus do pais!

Last edited 25 dias atrás by Dimitrius
Camargoer
Camargoer
Reply to  Dimitrius
25 dias atrás

Olá Dimitrius. Os AMX modernizados vão operar mais uns 15 anos. Para isso serviu a modernização. A FAB tem quase 50 F5M, alguns mais antigos com muitas horas de voo e outros mais novos. Provavelmente, pelos próximos 5 anos, a FAB vai manter os F5M e A1M operacionais enquanto desenvolve o emprego dos F39. Quando o F39 entrar em operação, provavelmente ele vai substituir os F5M mais antigos, com mais horas de voo e que apresentem algum problema ou avaria mais séria. Os F39 serão entregues a partir de 2021 até 2026. Acho que até 2030, 2035, a FAB vai… Read more »

Sequim
Sequim
Reply to  Camargoer
25 dias atrás

Professor, bom seria se a FAB contratasse logo um outro grande lote de 72 unidades, com pagamento nos mesmos moldes do primeiro lote, isto é, começando a pagar após a entrega da última unidade. O desembolso financeiro não seria tão intenso e haveria padronização da frota de uma vez.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Sequim
25 dias atrás

Olá Sequim. Uma dúvida que eu tenho seria sobre o desempenho da versão F. Isso vai determinar a composição da frota total de F39 na FAB. Ceio que os lotes posteriores, por envolverem apenas a fabricação do aparelho (já que os mecânicos foram treinados, os pilotos foram treinados, as oficinas estão capacitadas, os engenheiros estão treinados) pode ser feita por meio de lotes sucessivos pequenos sem que isso afete o preço da aeronave. O que poderia encarecer seria a interrupção da cadência e o desmonte das equipes técnicas. Um F39 puro (sem armas, sem treinamento, etc) deve custar uns R$… Read more »

Mayuan
Mayuan
Reply to  Camargoer
25 dias atrás

Gostaria muito de ver o primeiro F5 fabricado sair o quanto antes de vôo pelo valor histórico da aeronave.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Mayuan
25 dias atrás

Olá Mayuan. Eu concordo com você que quando ele for aposentado, deve ganhar um destaque dentro do Musal (ás vezes eu acho que ele nunca poderia ter sido modernizado, deveria ter sido retirado de serviço com todo o painel analógico).

Heinz Guderian
Heinz Guderian
25 dias atrás

Show de bola, esse delta Canard é lindo DEMAIS!

Antonio Palhares
Antonio Palhares
25 dias atrás

Para quem acompanhou o FX desde o inicio.
Quem viu os militares comprarem F5 e Mirages novinhos.
Vendo avião de alta tecnologia novos. É emocionante

WVJ
WVJ
Reply to  Antonio Palhares
25 dias atrás

É verdade, acompanho desde o FX1, com o Viegas querendo articular o Su-30 pra FAB.
Estou feliz com a decisão, espero que aprendamos a fazer e dar manutenção no máximo de sistemas do F-39.

GUILHERME NASCIMENTO
GUILHERME NASCIMENTO
25 dias atrás

Está voando junto ao Phenom 100 E50P

Daniel
Daniel
Reply to  GUILHERME NASCIMENTO
25 dias atrás

Como você sabe?

GUILHERME NASCIMENTO
GUILHERME NASCIMENTO
Reply to  Daniel
25 dias atrás

O que um Phenom 100 de propriedade da Embraer, está fazendo decolando de Navegantes, no mesmo horário do Gripen? Ambas indo em direção a GPX?

Fabio Araujo
Fabio Araujo
25 dias atrás

O primeiro de muitos voos no Brasil.

Bueno
Bueno
25 dias atrás

recolheu o trem de pouso!!! top D+

Rodrigo M
Rodrigo M
Reply to  Bueno
25 dias atrás

kkkkkkkkkkkk… Esse foi o melhor comentário.

GUILHERME NASCIMENTO
GUILHERME NASCIMENTO
Reply to  Rodrigo M
25 dias atrás

Rodrigo, o comentário do Bueno é válido. Depois de um translado de navio e de uma preparação rápida para voar para GPX, o piloto, por precaução, poderia ter escolhido voar “sujo”, sem guardar o TDP. Em voos de ensaio, mesmo com a aeronave já madura, é muito comum.

Silas
Silas
Reply to  GUILHERME NASCIMENTO
25 dias atrás

fato!

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
25 dias atrás

Vou controlar a euforia.
No aguardo do pouso agora!
Que seja apenas normal tudo o que se espera de uma aeronave de combate moderna.
Sucesso aos envolvidos.
Congratulações só depois do pouso.

Silas
Silas
Reply to  Marcelo Silveira 75
25 dias atrás

Cadê o Galante pra colocar o vídeo do Darth Vader aqui??? kkkkkkkk

Matheus
Matheus
25 dias atrás

Fiquei impressionado com a razão de subida da aeronave. Pra quem tá acostumado com F5 o Gripen parece um foguete.

Berga
Berga
Reply to  Matheus
25 dias atrás

Notei isso também!! Ganhou altitude muito rápido!

SJ1
SJ1
25 dias atrás

Haha, eu tava caminhando na praia qdo ouvi o barulho, mas rapidamente sumiu no céu e nem consegui ver. A camuflagem e o tamanho ajudam. Minutos antes um BH passou voando sobre o mar, mas não consegui distinguir de quem era.

Last edited 25 dias atrás by SJ1
Tomcat
Tomcat
25 dias atrás

Pelo jeito havia várias pessoas em Navegantes antenadas no que estava acontecendo! Muito bom ver esse tipo de interesse no Brasil.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Tomcat
25 dias atrás

Existem pessoas que gostam do país, de suas forças armadas e do imperativo destas contarem com material de elevado conteúdo tecnológico.

Valdez Oliveira de Araujo
Valdez Oliveira de Araujo
Reply to  Tomcat
25 dias atrás

Sempre teve…o pouso do An225 aqui foi um evento…

Maurício.
Maurício.
25 dias atrás

Parece mentira, mas essa eterna novela mexicana está tendo o seu fim.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
25 dias atrás

Sem palavras. Emocionante.

Moisés Veloso
Moisés Veloso
25 dias atrás

“Se a defesa da Pátria é a meta, pode a seta veloz sibilar, que do abrigo decola alerta, ao combate o possante Jaguar”.

Gilson
Gilson
25 dias atrás

vi um comentário perguntando? e o tanque de combustível externo. o avião não vai voar até os EUA.

Solskhaer
Solskhaer
25 dias atrás

Subiu rápido meu querido F-39 para uma longa história nos céus desse pais!

MMerlin
MMerlin
25 dias atrás

Seguem algumas fotos.
Os entusiastas que estavam no aeroporto infelizmente puderam perceber a característica da aeronave para decolagem em pista curta. Foi possível ver o F-39 levantando voo mas ficou ruim de filmar.
comment image
comment image

Overandout
Overandout
Reply to  MMerlin
25 dias atrás

Infelizmente? Não entendi

MMerlin
MMerlin
Reply to  Overandout
24 dias atrás

Infelizmente porque alguns entusiastas (me incluo nesta lista) estavam apontando as câmeras do meio para o fim da pista, uma vez que algumas aeronaves comerciais estavam escondendo a visão de uma boa parte do início pro meio da pista.
E o F-39 decolou rápido, razoavelmente antes do meio. O piloto foi “ansioso”, rs.
Mas quem deve ter chorado foi o pessoal que estava lá esperando a decolagem lá no fim da pista, sem equipamento apropriado e sobre um monte de areia colocado dentro da casa de um vizinho do aeroporto.

Last edited 24 dias atrás by MMerlin
Overandout
Overandout
Reply to  MMerlin
23 dias atrás

Bah mas que “azar” kkkkk ainda assim invejo vocês

Hilton
Hilton
25 dias atrás

Será que a Fab ou Embraer vão filmar o vôo e o pouso em Gavião Peixo?

Daniel
Daniel
Reply to  Hilton
25 dias atrás

Acredito que já deve ter pousado.

Berga
Berga
Reply to  Hilton
25 dias atrás

Certeza que será realizado todo o registro do voo! Logo veremos nas redes…

Berga
Berga
Reply to  Berga
25 dias atrás

Nesse momento inclusive, deve estar havendo uma sessão de fotos e filmagens…

Gripen.jpg
MCruel
MCruel
25 dias atrás

44 anos no esqueleto e me encheu os olhos de lágrima… Que coisa linda! Obrigado Deus por me permitir ver esse dia histórico!

Bueno
Bueno
Reply to  MCruel
25 dias atrás

estou no F5 kkkk
so atulizando as paginas para ver as novidades………

JT8D
JT8D
Reply to  MCruel
25 dias atrás

Duas coisas que eu queria ver antes de partir daqui. Um caça supersônico de ponta fabricado no Brasil e o lançamento do SN-BR Álvaro Alberto. Uma delas Deus já me concedeu

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  JT8D
25 dias atrás

2,

Santiago
Santiago
25 dias atrás

E assim voa o 1º Gripen- E da Fab. Bem- vindo ao espaço aéreo brasileiro.

Felipe Maia
Felipe Maia
25 dias atrás

Parece que voou ou está voando ao lado de um Embraer E175-E2.

Gilson
Gilson
25 dias atrás

amigo quando o avião estava preste a entrar na pista de decolagem tinha um pássaro na pista pertinho do avião, o GRIPEN inicia a entrada na pista e o pássaro voa para o lado esquerdo, ainda bem que deus é brasileiro, imagina se esse pássaro voa em direção a entrada de ar da turbina e entra. fiquei assustado com as consequências.

Odair Botelho
25 dias atrás

Que emoção meus amigos!!! Coisa linda de se ver e ouvir. Parabéns a FAB e a todos nós.

Fernando EMB
Fernando EMB
25 dias atrás

A Embraer já divulgou fotos dele em GPX.

Fernando
Fernando
25 dias atrás

Já está no solo em GPX.

Escobar
Escobar
25 dias atrás

Tem um Embraer VC 99B e chegando agora um C-99A pela região tb.

Last edited 25 dias atrás by Escobar
André
André
25 dias atrás

Chorei papai

Rommelqe
Rommelqe
25 dias atrás

Já pousou em Gavião Peixoto!!!
O 4100 demonstrou ser um verdadeiro integrador das Forças Armadas: chegou como marinheiro, marchou como infante e agora voou como aeronauta!
É isso que queremos: união em alto nível agregando muito valor aos brasileiros assegurando paz e prosperidade com muita ordem e devido progresso. Seja muito benvindo.

Rodrigo Maçolla
25 dias atrás

O Gripen NG é um caça puro sangue, Bonito D+ Bem vindo !!! Parabéns, Primeira decolagem de incontáveis nesse céu abençoado,

Que Voe cada vez mais alto !!!

Silas
Silas
25 dias atrás

putz… caiu um cisco aqui no canto do olho…

orgulho de ser brasileiro, nas adversidades e também nas conquistas!

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Silas
25 dias atrás

2

alex faulhaber
alex faulhaber
25 dias atrás

Seria legal se um F-5 tivesse acompanhado até Gavião Peixoto.

Rodrigo M
Rodrigo M
Reply to  alex faulhaber
25 dias atrás

Foi noticiado que ele seria escoltado por F-5’s que estavam na Base Aérea de Florianópolis,só não sei se até Gavião Peixoto. Vamos aguardar talvez algumas fotos ou vídeos..

Alexandre
Alexandre
25 dias atrás

Queremos os 36 Gripen pra ontem.

Escobar
Escobar
25 dias atrás

Temos uma aernonave EMBRAER20 “under test” sobrevoando Gavião Peixoto!! Seria o Gripen??

Capture.PNG
Rommelqe
Rommelqe
Reply to  Escobar
25 dias atrás

Quem sabe hein Escobar? Mas acredito que não seja pois havia acabado de pousar. De qualquer forma o tempo voa…então qualquer momento é significativo. Já trabalhei algumas vezes na Suécia e posso te garantir que eles são muito disciplinados, trabalhadores e competentes. Nós, brasileiros, muitas vezes também somos assim. Estes trabalhos são realizados por profissionais de muitíssima competência e porque não dar continuidade natural aos procedimentos? Afinal, é uma tarde de quinta feira e há muito o que fazer! E pra ser um pouco menos “frio”: o 4100 deve estar alegre com o sol do Brasil….lá na suécia quando começa… Read more »

Daniel
Daniel
25 dias atrás

Tenho outro video, como posso mandar?

Allan Lemos
Allan Lemos
25 dias atrás

Dia histórico.

Nilo Rodarte
Nilo Rodarte
25 dias atrás

É, tá aí o avião de papel. Bom negociar com gente séria!

José Netto
José Netto
25 dias atrás

Pancada esse ronco e essa velocidade em take off!!!

CLAUDIÃO
24 dias atrás

Esperamos tanto pra ver isso …até emociona…

João Ricardo
João Ricardo
24 dias atrás

O piloto estava usando a potência máxima na decolagem? Se não estava, o motor é muito potente pq parece q levantou pouso com uns 500 metros de pista apenas