O avião está em configuração de treinamento, portanto assim que o avião for incorporado será colocado o IRST. Quanto a camuflagem… acredito que ainda não esteja com a camuflagem pelo mesmo motivo que citei acima!
Eu nunca entendi a cor dos caças da FAB,eles acham que há florestas no céu?Se querem “camuflar” um avião,o certo seria desenvolver a tinta especial para isso,e não usar aquele verde tosco.
Um avião, muitas, mas muita vezes mesmo, é visto de cima, quando está voando. Se o inimigo estiver mais alto, o avião alvo deve se camuflar contra o chão que está sendo sobrevoado. A pergunta que vc fez já foi feita muitas vezes….mas, as coisas são como são por um motivo. Você e muitos outros podem achar a camuflagem da FAB feia….mas, funcional, útil para o que ela se destina, ela é!
Flanker,ok,mas o que adianta o avião ser camuflado visualmente,se ele será “visto” pelos radares e sensores do inimigo?Na minha opinião,nossos pilotos não iriam obter nenhuma vantagem prática,mas como eu não mando na FAB,terei que aceitar que irão deixar o Gripen mais feio com a pintura verde,só acho que deveriam aproveitar e jogar logo uma lata de tinta amarela em cima das aeronaves,para deixa-las com uma aparência bem carnavalesca,do jeito que o brasileiro gosta.
Eu estava caminhando na praia hoje quando ele decolou, não consegui ver nada, somente o ronco, tenho certeza que o tamanho e a camuflagem ajudaram, não estava a mais de 4 ou 5 Km de mim. Num dogfight isso deve ajudar.
Eu sabia que vc iria falar sobre detecção por radar e não adiantar nada a camuflagem. Se fosse por isso, avião nenhum precisaria de camuflagem…. Mas, é nos encontros próximos? No alcance visual? E qiando a aeronave está em terra? Tem muitas aituacpes em que a camuflagem é uril e necessária….Quanto à tinta amarela, vai do gosto de cada um….se agradar, podem pintar de preto com flakes, ou branco perolizado, ou prata tipo carro de locadora….vai do gosto de cada um……
Qual era a camuflagem de grande parte dos Viggen suecos? Quanto tempo as aeronaves dos EUA usaram camuflagem tipo SEA? E se tu não gosta da camuflagem da FAB, reclama com ela….eu sou apenas um entusiasta……e gosto sim, da camuflagem padrão FAB, como gosto tb dessa do Gripen….e gosto daquela de cor grafite que um dos Gripen E da Suécia usa….gostava tb dp padrão mais escuro qie os Mirage III da FAB usavam….mas, seja qual for, tem uma razão de ser….e precisa ser funcional…….o resto, é gosto e desejo pessoal…..
Quanto a camuflagem da FAB achei linda no AMX que foi capa da RFA, mas no F-5 e em outros meios já não é tão bonita. Tomara que pelo menos os Gripens do 1º GDA mantenham o esquema de superioridade aérea.
Olá Allan. A camuflagem serve para esconder o aparelho quando ele está no solo (apesar dela não funcionar contra câmeras na região do infravermelho) e para proteger a estrutura do avião da corrosão. Os helicópteros do EB são praticamente invisíveis contra um fundo escuro de uma selva, por exemplo. Alguns que estejam em linha formam uma imagem tão confusa que dependendo do ângulo fica impossível saber quantos aparelhos estão estacionados. Na década de 50 era comum aviões de combate com a superfície polida. Reduzia o atrito mas o avião se tornava um espelhinho, além de expor o avião á corrosão.… Read more »
Camargoer,mas quando o avião está no solo ele está coberto pelo teto do hangar,e quando ele está do lado de fora,a pintura verde,ao meu ver,fará apenas destacá-lo mais quando comparado ao cinza da pista. Eu também não vejo nenhuma outra força aérea adotar cores diferente do cinza em suas aeronaves. Não duvido dos seus argumentos,mas acho que o uso do verde nos aviões da FAB é apenas uma jabuticaba.
Na verdade, hoje em dia, tanto faz a cor do caça nos ceus. Radar e infravermelho, acham ele independênte da cor.
Agora, com o caça, no chão, operando em estradas na regiào norte, com floresta dos dois lados da pista, uma pintura camuflada, poupa ou ajuda no uso de redes de camuflagem.
Bom dia, acho que a instalação do IRST deve acontecer antes da incorporação, pois também se deve testar (o) e treinar (com) IRST. Os pilotos precisam saber o quanto este equipamento é preciso na prática suas qualidades e deficiências.
Tudo bem JT, lembre-se que esta é uma aeronave de testes e, como tal, possui instrumentação para avaliação de parâmetros em voo. Por conta disso muita coisa “original” dele não está presente, caso do IRST.
JT8D, quanto ao IRST, é uma tecnologia muito nova, faz só uns 70 anos desde que foi inventado, requer muito tempo para testar e integrar a aeronave…rsrsrs
Já no quesito camuflagem, eu temo que a FAB tenha uma criatividade zero e aplique a mesma da Suécia, só mudando o cocar e o nome…
Os correios prometeram entregar assim que normalizarem os trabalhos de entrega, mas falaram que pode ser difícil rastrear está entrega devido ao volume de trabalho não prestado. A cor será alguma do espectro visível, provavelmente uma destas abaixo: Abóbora Açafrão Amarelo Âmbar Ameixa Amêndoa Ametista Anil Azul Bege Bordô Branco Bronze Cáqui Caramelo Carmesim Carmim Castanho Cereja Chocolate Ciano Cinza Cinzento Cobre Coral Creme Damasco Dourado Escarlate Esmeralda Ferrugem Fúcsia Gelo Grená Gris Índigo Jade Jambo Laranja Lavanda Lilás Limão Loiro Magenta Malva Marfim Marrom Mostarda Negro Ocre Oliva Ouro Pêssego Prata Preto Púrpura Rosa Roxo Rubro Salmão Sépia Terracota… Read more »
Não entendo o motivo dessa implicância justamente com o IRST. Quando ele foi entregue um ano atrás o MAWS não estava instalado e ninguém reclamou. Ainda nesse assunto, sugiro que comparem as fotos dos trilhos de lançamento das pontas das asas um ano atrás com os atuais.
Percebi também a mudança nos trilhos, que antes eram maiores nas pontas e agora estão com uma largura mais regular.
Poggio, você sabe se o Gripen terá um sistema de alertar laser? Não encontrei nenhuma informação sobre, mas notei que o MAWS na base do canard parece ser composto de dois sensores e sei que o PAWS-2 pode ser integrado a um LWS se o cliente quiser.
O G1 disse que entre os pontos negativos estão:” tecnologia de sistemas e sensores militares inferiores á dos concorrentes”.
Entre as fontes consultadas estavam “especialistas”. Fico aqui imaginando que tipo de “especialistas” são esses!
Eu tinha lido essa mesma coisa… Tá faltando preparo para toda mídia brasileira quando o assunto é armamento militar…
Uma reporter da Record de Itajai tava fazendo a corbertura ao vivo da decolagem do Gripen, e ela tinha falando que caça custou 36 milhões de reais, acho que ela confundiu com a quantidade que se comprou kkk
Não levo informações a respeito de temas militares que saem em sites não-especializados a sério. Até mesmo nos EUA,os principais veículos de mídia as vezes deixam a desejar nesse tema.
Não tem nada demais nisso, todo mundo sabe que o Gripen é um caça menos capaz do que um Rafale ou um F-18E, na verdade esse é o objetivo da Saab desde o início do projeto, criar um caça moderno e eficiente a um custo menor.
Sem polêmica nisso.
Não vou polemizar com relação ao Rafale, mas o Gripen é muito mais manobrável que um F-18E. A única vantagem do F-18E é a carga bélica maior, ou seja, é um “bomb truck”. Mas como caça de superioridade aérea não tem comparação. Além disso o F-18E tem o RCS de uma jamanta
“…mas o Gripen é muito mais manobrável que um F-18E.…” Isso não é bem assim. Depende do regime de voo (e também da quantidade de combustível nos aviões num determinado momento, e da configuração de combate com que ambos os caças são equipados…). Por exemplo, o Super Hornet é o melhor caça ocidental de 4.5 geração no regime de baixas velocidades e elevados AoA. https://youtu.be/r-_OWMDN64M https://youtu.be/pz2Cl3TnRyM “…Além disso o F-18E tem o RCS de uma jamanta” Ambos (Gripen E/F e F/A-18E/F) estão na mesma classe/categoria nesse quesito. Ambos tem RCS (frontal?) de ~0.1m² quando limpos. Mas muitos consideram o Super… Read more »
Opinião sem argumento ou embasamento não significa nada. A única coisa que se deduz do seu comentário é que você acha o Gripen um caça inferior ao F-18E. Por que, ninguém sabe. Talvez nem você mesmo saiba
O F18E possui um radar e sensores mais avançados, maior capacidade de carga, maior autonomia, e uma relação empuxo peso mais favorável,o que implica na maior capacidade de recuperar velocidade depois de manobras bruscas.
Ser manobrável deixou de ser primordial no combate aéreo moderno, agora se busca detectar o inimigo a longas distancias e atirar primeiro usando mísseis de longo alcançe.
Eu acho que não é tão simples a comparação. O fato do Gripen ter supercruise e uma velocidade máxima muito maior (Mach 2 contra Mach 1.6 do F/A-18E), além de um menor RCS dá a ele uma grande vantagem na função de superioridade aérea. Além disso, o Gripen E foi projetado para enfrentar um oponente muito superior ao F/A-18E, o Su-30
Com seu menor RCS o Gripen vai enxergar o F/A-18 antes de ser detectado por ele. E com o Meteor vai poder disparar antes de entrar no alcance dos mísseis do F/A-18
Discordo. Tirando a capacidade de carga, o Gripen é praticamente equivalente ou superior em termos de sensores. O radar do Gripen tem menos módulos T/R que o radar do F-18 mas tem mais que o do Rafale. além de cobrir um ângulo consideravelmente maior do que ambos. O F-18 tem o IRST preso num tanque externo, o IRST do Rafale foi retirado devido ao baixo desempenho ficando apenas um canal de tv e o Gripen terá seu IRST plenamente funcional, internamente. O Gripen é o único a utilizar tecnologia GaN nas antenas ECM, além de possuir o dobro de antenas… Read more »
Bjj, essa matéria é de 2007! Eu achei uma outra de 2012, na verdade, os franceses estavam achando o sensor IRST muito sensível e caro de manter, principalmente na versão naval do caça devido a salinidade.
Mas a Thales já atualizou o sensor, inclusive o Rafale da índia já conta com o sensor atualizado.
O radar Raytheon AN/APG79 do F-18E possui um alcance de detecção bem superior, capacidade de engajar 20 alvos simultaneamente e é bastante capaz em guerra eletrônica além de grande descrição de funcionamento,
Em relação ao Rafale o buraco é ainda mais embaixo, o radar do Rafale possui quase o dobro do alcance do Gripen, é capaz de engajar 10 alvos simultaneamente e também é eficaz em guerra eletronica, além de contar com o mais poderoso sensor IRST já instalado em um caça(THALES.
O alcance do radar do Gripen é desconhecido, existindo apenas suposições sobre isso. Não há como dizer então se é maior ou menor do que os concorrentes.
No mais, como pode o Rafale ter o IRST mais poderoso se como eu disse o mesmo foi retirado? De qualquer forma o IRST considerado mais poderoso em termos de alcance é o PIRATE, que inclusive é a base de desenvolvimento do Skyward-G do Gripen.
fewoz
Visitante
4 anos atrás
KC-390 e Gripen juntos no final do vídeo. Que visão maravilhosa!
Tenho acompanhado o PT-ZNG e o PT-ZNJ ultimamente no FlightRadar. Tenho a impressão que o ZNG é um dos protótipos e o ZNJ é o próximo a ser entregue. Mas é palpite apenas. Hoje mesmo o ZNJ estava dando um rolê pelos céus no entorno de G. Peixoto.
O ZNJ é o 2⁰ protótipo construído. O primeiro foi o ZNF, que vazou a pista e sofreu danos irreparáveis, sendo substituído na campanha de ensaios pelo ZNG, que é o primeiro de série para a FAB, recebendo a matrícula FAB 2852. O ZNJ deverá ser entregue à FAB no final do programa. Se vc disser que o ZNG é o próximo a ser entregue, aí pode ser.
Quando eu comecei a me interessar por aviação, nos anos 90, comecei pelos caças americanos. F-16, F-15, o clássico F-14. Depois veio a fase de gostar dos soviéticos, MiGs e Sukhois. Lembro da clássica coleção TOP GUN (que tenho até hoje) e descobrindo um avião novo por semana. Até que chegou o fascículo com o Drakken. Depois o Viggen. O Gripen não apareceu nessa coleção, e naquela era pré internet acabei sem saber da sua existência. Até que, num sebo, achei fascículos de uma coleção mais antiga (Aviões de combate) e num deles estava o Gripen, ainda como protótipo. Gostei… Read more »
“Aviões de combate”.
Eu tinha esta coleção. Um amigo meu tinha uma livraria, e vendias jornais, livros e revistas.
Todo mês ele guardava meu exemplar.
Eu os tinha bem guardado até pouco tempo, quando descobri que tinham sido atacados por cupim, e grande parte dos livros estavam parcialmente destruidos.
Um descuido que me custou caro.
RENAN
Visitante
4 anos atrás
Um dia histórico
Que cumpra o cronograma e logo tenhamos todos os pilotos treinados para operar os 36 gripens
Maurício.
Visitante
4 anos atrás
Linda essa imagem do Gripen com o logo da Embraer no fundo, eu sei, eu sei, alguns queriam que o logo fosse Boeing Brasil, mas…deixa prá lá…rsrsrs
editor; explica pela melessima vês que este avião é o primeiro a chegar para testes preliminares, e que esses itens visivelmente que está faltando no avião, tal como IRST, tanques externo, camuflagem, tinta stealth, sem a bandeira do Brasil na calda vertical e armamentos e outros ítens a mais vira nas entregas oficiais a serem feitas.
Paulo R T Fernandes
Visitante
4 anos atrás
Interessante observar que não precisou usar os “canards” para ajudar a freiar a aeronave (provavelmente pela extensão da pista).
Muito bom o vídeo, só faltou os caminhões do corpo de bombeiros terem feito o “batismo” da aeronave em Gavião Peixoto.
Parabéns à FAB e ao Brasil!
a pista de Gavião Peixoto é a maior da América Latina rs
ADRIANO MADUREIRA
Visitante
4 anos atrás
De acordo com o COPAC, a FAB não usará camuflagem padrão no Gripen-E, a força está dividida entre quatro opções de cores:
Bordô Borgundin, azul pastel, verde mango e bege Nilo…
Marcos Cooper
Visitante
4 anos atrás
O Gripen passando em frente ao KC-390!
Que imagem emblemática. Sera que existe um registro fotográfico disso?
FFerreira
Visitante
4 anos atrás
Muito legal essa foto do avião na frente do hangar com o logotipo da Embraer !
Como tenho orgulho da nossa Embraer !
Espero que com base no projeto desse avião, a Embraer desenvolva outros mais avançados no futuro.
Neste momento histórico eu só tenho duas perguntas: cadê o IRST e qual vai ser a cor da camuflagem?
O avião está em configuração de treinamento, portanto assim que o avião for incorporado será colocado o IRST. Quanto a camuflagem… acredito que ainda não esteja com a camuflagem pelo mesmo motivo que citei acima!
Desculpe, esqueci de avisar que a pergunta era irônica …
Por favor não respondam! Kkkkk
É porque essa pergunta é padrão em todo post em que diz respeito aos nossos Grifos, o bendito do IRST. Desculpe minha falta perspicácia! Hahahahaha
Tudo bem Gabriel. A minha intenção era fazer um comentário “boi de piranha”, pra que ninguém mais fizesse essas perguntas mais abaixo
Nosso Gripen-E não terá IRST, pois o mesmo é da versão LT, tal opcional só na versão top LTZ, kkkkk…
Espero que não coloquem camuflagem nenhuma! E o Gripen tem um RCS reduzido, a camuflagem não poderia aumentar o RCS?
Nessa cor fica parecendo o modelo de caças da Marinha.
Eu nunca entendi a cor dos caças da FAB,eles acham que há florestas no céu?Se querem “camuflar” um avião,o certo seria desenvolver a tinta especial para isso,e não usar aquele verde tosco.
Um avião, muitas, mas muita vezes mesmo, é visto de cima, quando está voando. Se o inimigo estiver mais alto, o avião alvo deve se camuflar contra o chão que está sendo sobrevoado. A pergunta que vc fez já foi feita muitas vezes….mas, as coisas são como são por um motivo. Você e muitos outros podem achar a camuflagem da FAB feia….mas, funcional, útil para o que ela se destina, ela é!
Flanker,ok,mas o que adianta o avião ser camuflado visualmente,se ele será “visto” pelos radares e sensores do inimigo?Na minha opinião,nossos pilotos não iriam obter nenhuma vantagem prática,mas como eu não mando na FAB,terei que aceitar que irão deixar o Gripen mais feio com a pintura verde,só acho que deveriam aproveitar e jogar logo uma lata de tinta amarela em cima das aeronaves,para deixa-las com uma aparência bem carnavalesca,do jeito que o brasileiro gosta.
Eu estava caminhando na praia hoje quando ele decolou, não consegui ver nada, somente o ronco, tenho certeza que o tamanho e a camuflagem ajudaram, não estava a mais de 4 ou 5 Km de mim. Num dogfight isso deve ajudar.
Eu sabia que vc iria falar sobre detecção por radar e não adiantar nada a camuflagem. Se fosse por isso, avião nenhum precisaria de camuflagem…. Mas, é nos encontros próximos? No alcance visual? E qiando a aeronave está em terra? Tem muitas aituacpes em que a camuflagem é uril e necessária….Quanto à tinta amarela, vai do gosto de cada um….se agradar, podem pintar de preto com flakes, ou branco perolizado, ou prata tipo carro de locadora….vai do gosto de cada um……
Então tem que ver porque a USAF, a Armée de l’Air e a Flygvapnet, só pra citar 3 forças aéreas que devem saber o que fazem, não pensam como você
Qual era a camuflagem de grande parte dos Viggen suecos? Quanto tempo as aeronaves dos EUA usaram camuflagem tipo SEA? E se tu não gosta da camuflagem da FAB, reclama com ela….eu sou apenas um entusiasta……e gosto sim, da camuflagem padrão FAB, como gosto tb dessa do Gripen….e gosto daquela de cor grafite que um dos Gripen E da Suécia usa….gostava tb dp padrão mais escuro qie os Mirage III da FAB usavam….mas, seja qual for, tem uma razão de ser….e precisa ser funcional…….o resto, é gosto e desejo pessoal…..
Quanto a camuflagem da FAB achei linda no AMX que foi capa da RFA, mas no F-5 e em outros meios já não é tão bonita. Tomara que pelo menos os Gripens do 1º GDA mantenham o esquema de superioridade aérea.
E tbm serve para camuflar o avião no chão, quando estiver desdobrado. Tem fotos da guerra do Cenepa com Mirages na beirada de florestas.
Exato! Isso que quero dizer!!
Olá Allan. A camuflagem serve para esconder o aparelho quando ele está no solo (apesar dela não funcionar contra câmeras na região do infravermelho) e para proteger a estrutura do avião da corrosão. Os helicópteros do EB são praticamente invisíveis contra um fundo escuro de uma selva, por exemplo. Alguns que estejam em linha formam uma imagem tão confusa que dependendo do ângulo fica impossível saber quantos aparelhos estão estacionados. Na década de 50 era comum aviões de combate com a superfície polida. Reduzia o atrito mas o avião se tornava um espelhinho, além de expor o avião á corrosão.… Read more »
Camargoer,mas quando o avião está no solo ele está coberto pelo teto do hangar,e quando ele está do lado de fora,a pintura verde,ao meu ver,fará apenas destacá-lo mais quando comparado ao cinza da pista. Eu também não vejo nenhuma outra força aérea adotar cores diferente do cinza em suas aeronaves. Não duvido dos seus argumentos,mas acho que o uso do verde nos aviões da FAB é apenas uma jabuticaba.
Amigo, os caças tbm operam desdobrados, as vezes quase na mata, procure fotos da guerra do Cenepa e vai ver.
Tem esse exemplo:
Esse:
Esse:
Esse:
Esse:
Esse:
Na verdade, hoje em dia, tanto faz a cor do caça nos ceus. Radar e infravermelho, acham ele independênte da cor.
Agora, com o caça, no chão, operando em estradas na regiào norte, com floresta dos dois lados da pista, uma pintura camuflada, poupa ou ajuda no uso de redes de camuflagem.
Sem camuflagem? Vai ficar só no primer então? rsrs
Bom dia, acho que a instalação do IRST deve acontecer antes da incorporação, pois também se deve testar (o) e treinar (com) IRST. Os pilotos precisam saber o quanto este equipamento é preciso na prática suas qualidades e deficiências.
Está em configuração de treinamento e ainda não pertence à Fab mas à SAAB ainda..
É nóis gosta é das coisas pra comentar.. Rsrsrs… Impaciência é nossa marca.. Rsrsr…
Tudo bem JT, lembre-se que esta é uma aeronave de testes e, como tal, possui instrumentação para avaliação de parâmetros em voo. Por conta disso muita coisa “original” dele não está presente, caso do IRST.
Até tu André?! Kkkkk
JT8D, quanto ao IRST, é uma tecnologia muito nova, faz só uns 70 anos desde que foi inventado, requer muito tempo para testar e integrar a aeronave…rsrsrs
Já no quesito camuflagem, eu temo que a FAB tenha uma criatividade zero e aplique a mesma da Suécia, só mudando o cocar e o nome…
Tomara…
Os correios prometeram entregar assim que normalizarem os trabalhos de entrega, mas falaram que pode ser difícil rastrear está entrega devido ao volume de trabalho não prestado. A cor será alguma do espectro visível, provavelmente uma destas abaixo: Abóbora Açafrão Amarelo Âmbar Ameixa Amêndoa Ametista Anil Azul Bege Bordô Branco Bronze Cáqui Caramelo Carmesim Carmim Castanho Cereja Chocolate Ciano Cinza Cinzento Cobre Coral Creme Damasco Dourado Escarlate Esmeralda Ferrugem Fúcsia Gelo Grená Gris Índigo Jade Jambo Laranja Lavanda Lilás Limão Loiro Magenta Malva Marfim Marrom Mostarda Negro Ocre Oliva Ouro Pêssego Prata Preto Púrpura Rosa Roxo Rubro Salmão Sépia Terracota… Read more »
Não entendo o motivo dessa implicância justamente com o IRST. Quando ele foi entregue um ano atrás o MAWS não estava instalado e ninguém reclamou. Ainda nesse assunto, sugiro que comparem as fotos dos trilhos de lançamento das pontas das asas um ano atrás com os atuais.
Pois é Poggio, haja paciência com a falta de criatividade das perguntas …
Percebi também a mudança nos trilhos, que antes eram maiores nas pontas e agora estão com uma largura mais regular.
Poggio, você sabe se o Gripen terá um sistema de alertar laser? Não encontrei nenhuma informação sobre, mas notei que o MAWS na base do canard parece ser composto de dois sensores e sei que o PAWS-2 pode ser integrado a um LWS se o cliente quiser.
Para quem quer guardar imagens com qualidade profissional desse dia histórico, o portal da FAB no Flickr está postando imagens em alta resolução:
https://www.flickr.com/photos/portalfab/
E bota profissional nisso. Não conhecia o Flickr deles. Todas as fotos estão incríveis. Já virou plano de fundo aqui.
Acompanhp há muito tempo o flickr da FAB…..tem milhares de fotos….muito bom!
Imagens maravilhosas, valeu a dica
O G1 disse que entre os pontos negativos estão:” tecnologia de sistemas e sensores militares inferiores á dos concorrentes”.
Entre as fontes consultadas estavam “especialistas”. Fico aqui imaginando que tipo de “especialistas” são esses!
Pois é, hahahaha
Mas o G1 é um site humorístico!
Eu pelo menos só entro lá para dar risada kkkkk
Olá Conan. Provavelmente, eles se referiam à ausência do IRST.
Os especialistas que eles escolheram rsrs
Essa grande imprensa é tipo praga do Egito.. Meu Deus!!
Eu tinha lido essa mesma coisa… Tá faltando preparo para toda mídia brasileira quando o assunto é armamento militar…
Uma reporter da Record de Itajai tava fazendo a corbertura ao vivo da decolagem do Gripen, e ela tinha falando que caça custou 36 milhões de reais, acho que ela confundiu com a quantidade que se comprou kkk
G1 e um site com matérias cheias de erros de português. ninguém deveria levar aquilo a serio.
Não levo informações a respeito de temas militares que saem em sites não-especializados a sério. Até mesmo nos EUA,os principais veículos de mídia as vezes deixam a desejar nesse tema.
Não tem nada demais nisso, todo mundo sabe que o Gripen é um caça menos capaz do que um Rafale ou um F-18E, na verdade esse é o objetivo da Saab desde o início do projeto, criar um caça moderno e eficiente a um custo menor.
Sem polêmica nisso.
Não vou polemizar com relação ao Rafale, mas o Gripen é muito mais manobrável que um F-18E. A única vantagem do F-18E é a carga bélica maior, ou seja, é um “bomb truck”. Mas como caça de superioridade aérea não tem comparação. Além disso o F-18E tem o RCS de uma jamanta
“…mas o Gripen é muito mais manobrável que um F-18E.…” Isso não é bem assim. Depende do regime de voo (e também da quantidade de combustível nos aviões num determinado momento, e da configuração de combate com que ambos os caças são equipados…). Por exemplo, o Super Hornet é o melhor caça ocidental de 4.5 geração no regime de baixas velocidades e elevados AoA. https://youtu.be/r-_OWMDN64M https://youtu.be/pz2Cl3TnRyM “…Além disso o F-18E tem o RCS de uma jamanta” Ambos (Gripen E/F e F/A-18E/F) estão na mesma classe/categoria nesse quesito. Ambos tem RCS (frontal?) de ~0.1m² quando limpos. Mas muitos consideram o Super… Read more »
falou o brigadeiro de ar condicionado.
Muito bom seu argumento. Não rebateu nada do que eu disse, apenas me ofendeu. Parabéns
Nenhum momento eu ofendi, você falou algo sem conhecimento algum. F-18 muito mais completo.
Falou o ixpecialista, com doutorado em zapzap
Difícil o pessoal aceitar que é um caça inferior porém bom para o Brasil.
Opinião sem argumento ou embasamento não significa nada. A única coisa que se deduz do seu comentário é que você acha o Gripen um caça inferior ao F-18E. Por que, ninguém sabe. Talvez nem você mesmo saiba
O F18E possui um radar e sensores mais avançados, maior capacidade de carga, maior autonomia, e uma relação empuxo peso mais favorável,o que implica na maior capacidade de recuperar velocidade depois de manobras bruscas.
Ser manobrável deixou de ser primordial no combate aéreo moderno, agora se busca detectar o inimigo a longas distancias e atirar primeiro usando mísseis de longo alcançe.
Eu acho que não é tão simples a comparação. O fato do Gripen ter supercruise e uma velocidade máxima muito maior (Mach 2 contra Mach 1.6 do F/A-18E), além de um menor RCS dá a ele uma grande vantagem na função de superioridade aérea. Além disso, o Gripen E foi projetado para enfrentar um oponente muito superior ao F/A-18E, o Su-30
Agora ter maior velocidade é sinônimo de melhor ? uau.. pesquisa por aí os que os pilotos falam, dificilmente usam velocidade alta.
Matador de SU ? um caça que não é comprovado em nenhuma batalha, tu anda lendo muita notinha da Saab.
Com seu menor RCS o Gripen vai enxergar o F/A-18 antes de ser detectado por ele. E com o Meteor vai poder disparar antes de entrar no alcance dos mísseis do F/A-18
Eu não sou técnico, mas as informações estão por aí, é só procurar.
Discordo. Tirando a capacidade de carga, o Gripen é praticamente equivalente ou superior em termos de sensores. O radar do Gripen tem menos módulos T/R que o radar do F-18 mas tem mais que o do Rafale. além de cobrir um ângulo consideravelmente maior do que ambos. O F-18 tem o IRST preso num tanque externo, o IRST do Rafale foi retirado devido ao baixo desempenho ficando apenas um canal de tv e o Gripen terá seu IRST plenamente funcional, internamente. O Gripen é o único a utilizar tecnologia GaN nas antenas ECM, além de possuir o dobro de antenas… Read more »
Bjj, o IRST do Rafale foi retirado? Você poderia postar a fonte?
Mauricio
Aqui tem uma, mas há também outros sites falando sobre o assunto.
https://www.flightglobal.com/radar-and-optronics-will-define-future-rafale/74375.article
Bjj, essa matéria é de 2007! Eu achei uma outra de 2012, na verdade, os franceses estavam achando o sensor IRST muito sensível e caro de manter, principalmente na versão naval do caça devido a salinidade.
Mas a Thales já atualizou o sensor, inclusive o Rafale da índia já conta com o sensor atualizado.
O radar Raytheon AN/APG79 do F-18E possui um alcance de detecção bem superior, capacidade de engajar 20 alvos simultaneamente e é bastante capaz em guerra eletrônica além de grande descrição de funcionamento,
Em relação ao Rafale o buraco é ainda mais embaixo, o radar do Rafale possui quase o dobro do alcance do Gripen, é capaz de engajar 10 alvos simultaneamente e também é eficaz em guerra eletronica, além de contar com o mais poderoso sensor IRST já instalado em um caça(THALES.
O alcance do radar do Gripen é desconhecido, existindo apenas suposições sobre isso. Não há como dizer então se é maior ou menor do que os concorrentes.
No mais, como pode o Rafale ter o IRST mais poderoso se como eu disse o mesmo foi retirado? De qualquer forma o IRST considerado mais poderoso em termos de alcance é o PIRATE, que inclusive é a base de desenvolvimento do Skyward-G do Gripen.
KC-390 e Gripen juntos no final do vídeo. Que visão maravilhosa!
Olá Fewoz. Também reparei nisso. Ficou muito legal os dois juntos.
Olha aê
Será que aquele KC-390 estacionando é o quarto pássaro da FAB?
Tenho acompanhado o PT-ZNG e o PT-ZNJ ultimamente no FlightRadar. Tenho a impressão que o ZNG é um dos protótipos e o ZNJ é o próximo a ser entregue. Mas é palpite apenas. Hoje mesmo o ZNJ estava dando um rolê pelos céus no entorno de G. Peixoto.
O ZNJ é o 2⁰ protótipo construído. O primeiro foi o ZNF, que vazou a pista e sofreu danos irreparáveis, sendo substituído na campanha de ensaios pelo ZNG, que é o primeiro de série para a FAB, recebendo a matrícula FAB 2852. O ZNJ deverá ser entregue à FAB no final do programa. Se vc disser que o ZNG é o próximo a ser entregue, aí pode ser.
pensei o mesmo
no vídeo não vi nenhuma matricula na calda
Quando eu comecei a me interessar por aviação, nos anos 90, comecei pelos caças americanos. F-16, F-15, o clássico F-14. Depois veio a fase de gostar dos soviéticos, MiGs e Sukhois. Lembro da clássica coleção TOP GUN (que tenho até hoje) e descobrindo um avião novo por semana. Até que chegou o fascículo com o Drakken. Depois o Viggen. O Gripen não apareceu nessa coleção, e naquela era pré internet acabei sem saber da sua existência. Até que, num sebo, achei fascículos de uma coleção mais antiga (Aviões de combate) e num deles estava o Gripen, ainda como protótipo. Gostei… Read more »
“Aviões de combate”.
Eu tinha esta coleção. Um amigo meu tinha uma livraria, e vendias jornais, livros e revistas.
Todo mês ele guardava meu exemplar.
Eu os tinha bem guardado até pouco tempo, quando descobri que tinham sido atacados por cupim, e grande parte dos livros estavam parcialmente destruidos.
Um descuido que me custou caro.
Um dia histórico
Que cumpra o cronograma e logo tenhamos todos os pilotos treinados para operar os 36 gripens
Linda essa imagem do Gripen com o logo da Embraer no fundo, eu sei, eu sei, alguns queriam que o logo fosse Boeing Brasil, mas…deixa prá lá…rsrsrs
Onde assino?
editor; explica pela melessima vês que este avião é o primeiro a chegar para testes preliminares, e que esses itens visivelmente que está faltando no avião, tal como IRST, tanques externo, camuflagem, tinta stealth, sem a bandeira do Brasil na calda vertical e armamentos e outros ítens a mais vira nas entregas oficiais a serem feitas.
Interessante observar que não precisou usar os “canards” para ajudar a freiar a aeronave (provavelmente pela extensão da pista).
Muito bom o vídeo, só faltou os caminhões do corpo de bombeiros terem feito o “batismo” da aeronave em Gavião Peixoto.
Parabéns à FAB e ao Brasil!
Não houve batismo porque essa aeronave não é da FAB ainda, pertence à SAAB.
a pista de Gavião Peixoto é a maior da América Latina rs
De acordo com o COPAC, a FAB não usará camuflagem padrão no Gripen-E, a força está dividida entre quatro opções de cores:
Bordô Borgundin, azul pastel, verde mango e bege Nilo…
O Gripen passando em frente ao KC-390!
Que imagem emblemática. Sera que existe um registro fotográfico disso?
Muito legal essa foto do avião na frente do hangar com o logotipo da Embraer !
Como tenho orgulho da nossa Embraer !
Espero que com base no projeto desse avião, a Embraer desenvolva outros mais avançados no futuro.
Contagem regressiva para o 4102 ,4103,4104 ….
E o 4101? Heheje
Por que na reportagem e’ melhor nao colocar o nome do piloto e onde ele nasceu?