A-29: IAOp inicia Avaliação Operacional do Envelope Infravermelho

Processo alia conhecimento técnico e científico
O Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), Organização Militar subordinada ao Comando de Preparo (COMPREP) e sediada no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), realiza, no período de 14 de setembro a 2 de outubro, a Avaliação Operacional (AVAOP) do Envelope Infravermelho (IR) da aeronave A-29 Super Tucano.
Uma AVAOP é um processo que alia o conhecimento técnico ao conhecimento científico, por meio do qual se desenvolvem as técnicas que serão utilizadas por forças combatentes. Trata-se de uma das principais atividades do IAOp, que também desenvolve táticas e soluções operacionais para a Força Aérea Brasileira (FAB).
Nesta avaliação, o objetivo é mensurar as emissões de calor da aeronave, que ocorrem no espectro infravermelho, para que no futuro seja possível calcular qual a probabilidade dela ser detectada por armamentos guiados por este tipo de radiação. Este cálculo, realizado pelo MAISA, algoritmo desenvolvido pelo Instituto, permitirá desenvolver táticas de navegação que aumentem a probabilidade de sobrevivência dos pilotos em cenários onde haja a presença deste tipo de armamento.
“Esta avaliação, em conjunto com medições feitas nos anos anteriores, coloca-nos um passo mais próximo do objetivo de mapear o envelope infravermelho de toda a frota da FAB, fundamental para estimar sua probabilidade de sobrevivência em ambiente hostil e para desenvolver técnicas e táticas que se contraponham às possíveis ameaças”, informou o Gerente da AVAOP, Tenente-Coronel Aviador Daniel Ferreira Manso.
Voos
No intuito de cumprir com o objetivo operacional, ocorrerão voos de segunda a sexta-feira, por três semanas, com duração entre uma e três horas. Os voos serão basicamente passagens sobre a pista de pouso que compreenderá testes diurnos, com decolagens no período da tarde (às 14 horas), e noturnos. Espera-se que as operações diárias se encerrem antes das 22 horas. Caso as condições meteorológicas estejam desfavoráveis, poderão ocorrer voos nos sábados e domingos.

Envolvimentos
Apesar de ser uma atividade do IAOp, há também o envolvimento de militares do Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (3º/3º GAV) – Esquadrão Flecha, Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São José dos Campos (DTCEA-SJ) e supervisão da ALA 5 – Base Aérea de Campo Grande e do Comando de Preparo (COMPREP).
Esta é a segunda Avaliação Operacional conduzida pelo IAOp este ano. Anteriormente, o IAOp avaliou, junto com o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10 GAV), o sistema de lançamento de cargas da aeronave SC-105 Amazonas e, no futuro, conduzirá a avaliação do IGLA-S, sistema portátil de lançamento de mísseis terra-ar guiados por infravermelho, os quais equipam as unidades de artilharia antiaérea da FAB e do Exército Brasileiro (EB), aferindo sua respectiva capacidade de detectar e engajar alvos.
VÍDEO DO A-29 EM VOO NOTURNO PARA A AVAOP – ENVIADO POR ROGERIO LOUREIRO
FONTE: Força Aérea Brasileira
Excelente iniciativa. Combate com metodologia científica. Mas meio atrasada…
Se o senhor que é oficial da FAB diz que estamos atrasados, então é por que o atraso deve ser imenso, pra um oficial comentar algo assim em um dominio público.
O avião foi implantado em 2004…
Não: 2003.
Mateus, deficiências e problemas sabemos que há muitos.
Vamos agradecer o privilégio de contar com a participação do coronel da reserva no forum nos brindando com comentários de quem entende do assunto em vez de pegar gancho nesses comentários para demonstrar espanto e fazer críticas à FAB a partir dos comentários dele.
É um privilégio tê-lo aqui.no fórum.
Verdade, coronel. Mas antes tarde do que nunca. Quem é responsável por esse tipo de empreendimento na FAB?
É o IAOp, conforme a matéria. O Instituto foi criado bem depois de 2004, mas havia outro setor no antigo COMGAR que cumpria a função. Cujos oficiais realizaram mestrado na Naval Postgraduate School, em Monterey, CA.
Bom ver que a FAB esta investindo em conhecimento científico!
Eu estou vendo de camarote este processo todo.
Da Minha janela eu vejo pelo período da tarde e da noite o Tucano fazendo a manobra de aproximação e passagem pela base.
Ele vira bem na minha janela e desacelera em cima do meu condomínio. E nesse exato momento o bicho passou em cima de nossas cabeças. Ontem eu enviei um vídeo noturno para o Galante.
Vou filmar agora a tarde se ele passar e mando TB.
Rogério, vídeo já carregado. Basta atualizar (F5) esta matéria.
.
Abrs
Vpu mandar mais está estou fimando
Parabéns Rogério, adorei o vídeo. Valeu mesmo. Abraços.
Caro Rogério: reitero meus agradecimentos!
Um trabalho para diminuir a assinatura infravermelha do A-29 seria muito bem -vinda, imagine não poder ser engajado por mísseis Igla e congêneres ?
Ei tb tinha enviado está matéria para Galante sobre uma possível compra do A29 pela Ucraniana. Vejam aí
https://www.kyivpost.com/ukraine-politics/facing-tough-choice-ukraines-air-force-contemplates-buying-brazilian-attack-aircraft.html?cn-reloaded=1
Será mesmo só para isso, ou será que estão desenvolvendo outras tecnologias ?
Tais como camuflagem IR, novo Sheeker de míssil IR nacional etc etc?
Mas no fundo é uma boa iniciativa, e precisamos cada vez mais de iniciativas científicas em nossas FAA,s como essa.
Só quando nossos militares e polícia perceberem que para sobrevivência de qualquer país e consequentemente suas forças militares é necessário muita tecnologia de domínio próprio, é que teremos soberania verdadeira.
Até lá só estamos pagando por nossa soberania !
O som do Super Tucano é lindo!
Na apresentação do EDA da até arrepio.
Show demais!
Eu fiz o vídeo diurno, de hoje a tarde. Com close
Se quiserem posso mandar.
TB enviei ao e-mail do Galante. Da uma olhadinha aí Boggio.
Prezado Rogerio Loureiro: muito obrigado mesmo por compartilhar esse seu video. Genial! Impressionante como a aviação é apaixonante, mesmo para as crianças!!!! Grande abraço e muitas felicidades para a sua família!
Eis ae um aviao do qual eu sou fan e tbm um orgulho para nosso país.
Minha curiosidade é saber se o IAOp também levantou (ou está medindo) a assinatura espectral do Tucanão nas frequencias de radar. Entendo que a imagem no espectro infra vermelho é mais importante porque os Iglas da vida tem cabeça de guiamento nestas frequencias, mas no trajeto para as missoes típicas desta aeronave o quanto ela é visivel nos radares inimigos pode ser fundamental no traçado de rotas alternativas, definir altitude de voo e outras medidas do tipo. Por exemplo se um R99 identifica onde estão os radares do inimigo tais medições de RCS podem servir como base para definir critérios… Read more »
Você quer saber se a RCS do A-29 é conhecida? Confuso o seu comentário.
Morar colado numa base aérea.
Sorte (poder ver os aviões) ou azar (não dormir com o barulho)?
Consulta de atenção. DAS 00h58 até o final do vídeo uma pequena luz do tipo apontador laser é observada abaixo da aeronave do solo. Eles tem visto? Perto de aeroportos em todo o mundo há idiotas brincando com esses lasers contra aeronaves.
Saudações do Uruguay.
Isso é muito comum. E um perigo pra nós pilotos.