Processo alia conhecimento técnico e científico

O Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), Organização Militar subordinada ao Comando de Preparo (COMPREP) e sediada no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), realiza, no período de 14 de setembro a 2 de outubro, a Avaliação Operacional (AVAOP) do Envelope Infravermelho (IR) da aeronave A-29 Super Tucano.

Uma AVAOP é um processo que alia o conhecimento técnico ao conhecimento científico, por meio do qual se desenvolvem as técnicas que serão utilizadas por forças combatentes. Trata-se de uma das principais atividades do IAOp, que também desenvolve táticas e soluções operacionais para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Nesta avaliação, o objetivo é mensurar as emissões de calor da aeronave, que ocorrem no espectro infravermelho, para que no futuro seja possível calcular qual a probabilidade dela ser detectada por armamentos guiados por este tipo de radiação. Este cálculo, realizado pelo MAISA, algoritmo desenvolvido pelo Instituto, permitirá desenvolver táticas de navegação que aumentem a probabilidade de sobrevivência dos pilotos em cenários onde haja a presença deste tipo de armamento.

“Esta avaliação, em conjunto com medições feitas nos anos anteriores, coloca-nos um passo mais próximo do objetivo de mapear o envelope infravermelho de toda a frota da FAB, fundamental para estimar sua probabilidade de sobrevivência em ambiente hostil e para desenvolver técnicas e táticas que se contraponham às possíveis ameaças”, informou o Gerente da AVAOP, Tenente-Coronel Aviador Daniel Ferreira Manso.

Voos

No intuito de cumprir com o objetivo operacional, ocorrerão voos de segunda a sexta-feira, por três semanas, com duração entre uma e três horas. Os voos serão basicamente passagens sobre a pista de pouso que compreenderá testes diurnos, com decolagens no período da tarde (às 14 horas), e noturnos. Espera-se que as operações diárias se encerrem antes das 22 horas. Caso as condições meteorológicas estejam desfavoráveis, poderão ocorrer voos nos sábados e domingos.

Espectro Eletromagnético

Envolvimentos

Apesar de ser uma atividade do IAOp, há também o envolvimento de militares do Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (3º/3º GAV) – Esquadrão Flecha, Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São José dos Campos (DTCEA-SJ) e supervisão da ALA 5 – Base Aérea de Campo Grande e do Comando de Preparo (COMPREP).

Esta é a segunda Avaliação Operacional conduzida pelo IAOp este ano. Anteriormente, o IAOp avaliou, junto com o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10 GAV), o sistema de lançamento de cargas da aeronave SC-105 Amazonas e, no futuro, conduzirá a avaliação do IGLA-S, sistema portátil de lançamento de mísseis terra-ar guiados por infravermelho, os quais equipam as unidades de artilharia antiaérea da FAB e do Exército Brasileiro (EB), aferindo sua respectiva capacidade de detectar e engajar alvos.

VÍDEO DO A-29 EM VOO NOTURNO PARA A AVAOP – ENVIADO POR ROGERIO LOUREIRO

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Excelente iniciativa. Combate com metodologia científica. Mas meio atrasada…

Matheus Augusto

Se o senhor que é oficial da FAB diz que estamos atrasados, então é por que o atraso deve ser imenso, pra um oficial comentar algo assim em um dominio público.

Rinaldo Nery

O avião foi implantado em 2004…

Rinaldo Nery

Não: 2003.

nonato

Mateus, deficiências e problemas sabemos que há muitos.
Vamos agradecer o privilégio de contar com a participação do coronel da reserva no forum nos brindando com comentários de quem entende do assunto em vez de pegar gancho nesses comentários para demonstrar espanto e fazer críticas à FAB a partir dos comentários dele.
É um privilégio tê-lo aqui.no fórum.

Denis

Verdade, coronel. Mas antes tarde do que nunca. Quem é responsável por esse tipo de empreendimento na FAB?

Rinaldo Nery

É o IAOp, conforme a matéria. O Instituto foi criado bem depois de 2004, mas havia outro setor no antigo COMGAR que cumpria a função. Cujos oficiais realizaram mestrado na Naval Postgraduate School, em Monterey, CA.

Fabio Araujo

Bom ver que a FAB esta investindo em conhecimento científico!

Rogério Loureiro Dhierio

Eu estou vendo de camarote este processo todo.

Da Minha janela eu vejo pelo período da tarde e da noite o Tucano fazendo a manobra de aproximação e passagem pela base.

Ele vira bem na minha janela e desacelera em cima do meu condomínio. E nesse exato momento o bicho passou em cima de nossas cabeças. Ontem eu enviei um vídeo noturno para o Galante.

Vou filmar agora a tarde se ele passar e mando TB.

Guilherme Poggio

Rogério, vídeo já carregado. Basta atualizar (F5) esta matéria.
.
Abrs

Rogério Loureiro Dhierio

Vpu mandar mais está estou fimando

Thiago

Parabéns Rogério, adorei o vídeo. Valeu mesmo. Abraços.

Rommelqe

Caro Rogério: reitero meus agradecimentos!

Diego Tarses Cardoso

Um trabalho para diminuir a assinatura infravermelha do A-29 seria muito bem -vinda, imagine não poder ser engajado por mísseis Igla e congêneres ?

Rogério Loureiro Dhierio

Ei tb tinha enviado está matéria para Galante sobre uma possível compra do A29 pela Ucraniana. Vejam aí

https://www.kyivpost.com/ukraine-politics/facing-tough-choice-ukraines-air-force-contemplates-buying-brazilian-attack-aircraft.html?cn-reloaded=1

Foxtrot

Será mesmo só para isso, ou será que estão desenvolvendo outras tecnologias ?
Tais como camuflagem IR, novo Sheeker de míssil IR nacional etc etc?
Mas no fundo é uma boa iniciativa, e precisamos cada vez mais de iniciativas científicas em nossas FAA,s como essa.
Só quando nossos militares e polícia perceberem que para sobrevivência de qualquer país e consequentemente suas forças militares é necessário muita tecnologia de domínio próprio, é que teremos soberania verdadeira.
Até lá só estamos pagando por nossa soberania !

Luis

O som do Super Tucano é lindo!
Na apresentação do EDA da até arrepio.
Show demais!

Rogério Loureiro Dhierio

Eu fiz o vídeo diurno, de hoje a tarde. Com close

Se quiserem posso mandar.

TB enviei ao e-mail do Galante. Da uma olhadinha aí Boggio.

Rommelqe

Prezado Rogerio Loureiro: muito obrigado mesmo por compartilhar esse seu video. Genial! Impressionante como a aviação é apaixonante, mesmo para as crianças!!!! Grande abraço e muitas felicidades para a sua família!

MGNVS

Eis ae um aviao do qual eu sou fan e tbm um orgulho para nosso país.

Rommelqe

Minha curiosidade é saber se o IAOp também levantou (ou está medindo) a assinatura espectral do Tucanão nas frequencias de radar. Entendo que a imagem no espectro infra vermelho é mais importante porque os Iglas da vida tem cabeça de guiamento nestas frequencias, mas no trajeto para as missoes típicas desta aeronave o quanto ela é visivel nos radares inimigos pode ser fundamental no traçado de rotas alternativas, definir altitude de voo e outras medidas do tipo. Por exemplo se um R99 identifica onde estão os radares do inimigo tais medições de RCS podem servir como base para definir critérios… Read more »

Rinaldo Nery

Você quer saber se a RCS do A-29 é conhecida? Confuso o seu comentário.

nonato

Morar colado numa base aérea.
Sorte (poder ver os aviões) ou azar (não dormir com o barulho)?

Leonardo

Consulta de atenção. DAS 00h58 até o final do vídeo uma pequena luz do tipo apontador laser é observada abaixo da aeronave do solo. Eles tem visto? Perto de aeroportos em todo o mundo há idiotas brincando com esses lasers contra aeronaves.
Saudações do Uruguay.

Rinaldo Nery

Isso é muito comum. E um perigo pra nós pilotos.