Apesar de estar em desvantagem numérica, um piloto do Exército de Libertação Popular da China (PLA) voando um caça a jato recém-comissionado obteve uma vitória de 17:0 contra oponentes em um exercício de combate aéreo recente.

Muitas pistas sugerem que a aeronave que o piloto vou era provavelmente o J-20, o jato de caça stealth mais avançado da China. Se a especulação for verdadeira, o resultado do exercício demonstrou novamente a superioridade absoluta que o J-20 tem sobre seus homólogos da geração anterior, disseram a mídia e especialistas na terça-feira.

A mídia indiana anunciou anteriormente que os caças Rafale recém-adquiridos da Índia, que são uma geração mais velhos que o J-20, eram melhores do que os aviões chineses.

Enfrentando interceptações de múltiplas direções, Chen Xinhao, um jovem piloto vinculado ao Wang Hai Air Group sob o comando do Comando do Teatro Oriental do PLA , coordenou com seu colega de equipe e derrubou 17 caças adversários sem danos, apesar de estar em grande desvantagem numérica, relatou o PLA Daily na segunda-feira.

Chen havia mudado recentemente para voar neste novo tipo de avião de guerra e voou com ele por 100 horas, disse o jornal.

A reportagem do PLA Daily não especificou qual caça a jato Chen voou.

A Força Aérea do PLA (PLAAF) anunciou em 2019 que o Wang Hai Air Group estava equipado com o J-20 e, em janeiro, mostrou as primeiras imagens dos caças J-20 do Wang Hai Air Group conduzindo exercícios em cenários de combate real.

O Wang Hai Air Group é o primeiro do PLA a ter mudado totalmente para operar os jatos de combate J-20, o que evidencia que o jato pilotado por Chen deve ter sido o J-20, disse o site de notícias baseado em Xangai, eastday.com, na segunda-feira.

A revista de defesa Ordnance Industry Science Technology, de Xi’an, também disse na segunda-feira que Chen muito provavelmente usou o J-20. “Mesmo que o PLA Daily tenha usado uma ilustração de Su-30MKKs na reportagem, dada a capacidade desse tipo de caça a jato, ele não pode obter esse tipo de vitória esmagadora”, disse o documento.

Se a especulação for verdadeira, o exercício mais uma vez demonstrou a vantagem contundente que o J-20 tem sobre seus equivalentes da geração anterior, disse Fu Qianshao, um especialista em aviação militar chinês, ao Global Times na terça-feira.

Caça J-20 com mísseis ar-ar à mostra

De acordo com Fu, isso se deve às capacidades superiores do J-20 em áreas como furtividade, consciência situacional, capacidade de manobra e armas.

O treinamento atual da China é voltado para o combate real, e se o J-20 puder obter uma vantagem esmagadora em batalhas simuladas, fará o mesmo em combate real, previu Fu.

Em julho, quando a Índia recebeu os cinco caças Rafale, o ex-chefe da aeronáutica da Índia, B.S. Dhanoa afirmou que era “game changer, e o J-20 chinês nem chega perto”, relatou o Hindustan Times na época.

O Rafale é apenas um jato de combate de terceira geração (ou quarta geração na classificação ocidental), resultando em uma lacuna geracional com o J-20, e terá muita dificuldade em enfrentar um caça furtivo de quarta (quinta) geração como o J-20, disseram especialistas chineses na época.

A Forbes relatou em meados de agosto que dois J-20 apareceram momentaneamente no aeroporto de Hotan, na região autônoma de Uygur de Xinjiang, noroeste da China, a cerca de 320 quilômetros da fronteira entre a China e a Índia.

FONTE: Global Times

NOTA DO EDITOR: A marca que teria sido atingida pelo J-20 em treinamento de combate aéreo é similar à obtida pelo F-35 no Red Flag:

Caça F-35 domina mais uma vez o exercício Red Flag com taxa de kills de 20:1

Subscribe
Notify of
guest

114 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
V12 aero

17×0? Truco. kkkk…
Lutou contra o vento.

Last edited 3 anos atrás by V12 aero
V12 aero

Esse tipo de depoimento, tanto da China como a americana, são apenas para encher a bola dos respectivos aviões. Que são superiores a muitos aviões, isso é fato, mas falar que um piloto recém formado ou que voa a pouco tempo com essas aeronaves, saem atirando e derrubando tudo que tem na frente é forçar d+. Na simulação em que vc fez, que foi muito boa, o j20 apesar da Vitória chegou a sofrer baixas.

Denis

Bem, mas BVR, associado a uma grande quantidade de mísseis de grande kill rate, podem fazer isso. Ou não podem?

Gilmar

Parece que naquela Red Flag tambem tinha vento….

gordo

Infelizmente Sr Gilmar estamos vivendo na era do pós verdade, basta ter convicção. Quem agradece esse tipo de comentário em que se luta contra o vento e ganha é a própria China, segue o baile. Ignorar a competência Chinesa é similar a historia(falsa) da avestruz que enfia a cabeça no buraco para fugir do leão. Não fosse a China competente com certeza não haveria todo esse barulho por causa da tal telefonia 5G e outros assemelhados. Que existe uma carência de dados e observação externa quanto ao desempenho do caça Chines não discordo, mas isso passa muito longe dele não… Read more »

PACRF

De acordo. Lembro, ainda, que com a popularização da Internet e das redes sociais, fica difícil escolher no que acreditar. O poder das mídias baseadas na Internet é surpreende. Basta lembrar de dois fenômenos eleitorais: Trump e Bolsonaro.

MMerlin

Existem duas diferenças ai Galante:
A primeira é o nível técnico de equipamento agressor. Dos EUA foram f-16 e f-18. Da China foram “oponentes”.
A segunda é a fonte da notícia. Só Sputnik consegue ser tão parcial quanto o Global Times

Rodrigo

Verdade, o oponente poderia ser um 14-bis

MMerlin

Colega. No artigo também não existe o nome e data do exercício.
Uma notícia como esta tem tanto valor quanto se saísse uma como essa: “Nova versão do jato Pampa marca 11×0 contra oponentes em exercício de combate aéreo”.

Apenas uma lembrança: A última versão do pampa é um avanço comparado as versões anteriores que apenas utilizava como armamentos o canhão, bombas e foguetes. Este já permite utilizar praticamente todos os armamentos do A-4. Importante: O A-4 original.

PACRF

Os F-16 e F-18 foram oponentes realmente tenazes ou estavam apenas “fazendo número”? Esse evento foi projetado para realmente testar o F-35 em condições reais ou apenas uma pantomina para fazer propaganda do mesmo? Tá difícil acreditar nas informações tanto da China quanto dos EUA. Aliás, essa guerra de propaganda está mais interessante que as reais. Pelo menos não morre ninguém.

MMerlin

Se for colocar neste prisma, qualquer tipo de exercício militar, seja com divulgação pública ou privada, merece desconfiança.
Aqui estamos comparando um exercício, de conhecimento público, com múltiplos países envolvidos e diversos aviões de N especialidades atuando em conjunto, contra uma notícia, referente a um piloto, em um exercício totalmente desconhecido, com oponentes também desconhecidos.

Last edited 3 anos atrás by MMerlin
Gilmar

MMerlin, este tipo de noticia quando veículado pelo governo Chines não merece muito crédito, mas convenhamos. 20×01 para o F-35 não te parece tambem um exagero?

MMerlin

Tudo depende do exercício, principalmente referente a quantidade de f-35s, o engajamento utilizado e possibilidade de uso da furtividade.
Basta comparar a quantidade de missões um f-117 executou com sucesso até que um fosse abatido. Muito maior que este 20×1.
São tempos diferentes? Sim. O nível de detecção aumentou muito.
Mas volta e meia Israel não manda fotos das incursões com seus f-35 sobrevoando Teerã?

Gilmar

…e tenho dito.
Só faltou o espaço para eu assinar em baixo.

PACRF

Prezado Observador, propaganda com dados falsos é o que não falta. Perguntas: o que são pilotos “conhecidamente capazes” e em “circunstâncias divulgadas”? Os dados desses eventos são tabulados e entregues em forma de bancos de dados para análise isenta da imprensa, universidades, analistas militares, etc.? Esses encontros do tipo Red Flag, Cruzex, etc. são apenas simulações. Além do mais, você acha que os EUA iriam divulgar algum dado real sobre essas simulações? O que sabemos é apenas o que foi registrado pela imprensa ou por meio de algum “porta-voz oficial” durante esses eventos.

mauro silva

minha duvida é onde ele guarda os 17 misseis ???? cabe tudo isso dentro de um caça…então ele deve ser muito grande …tipo um SU-34?

Igor Lima

Pode ter sido o vetor ter abatido 17 oponentes, mas não necessariamente uma única aeronave na surtida. Quatro aviões J-20 carregam 24 mísseis no total.

Guina

Legal. Se o F-35 fizer isso é legítimo mas se o J-20 fizer não.

V12 aero

Também não acredito do depoimento sobre o f35, que são superiores a muitas aeronaves isso é fato, agora sair derrubando tudo que vê pela frente e sem sofrer baixar, ai é de duvidar mesmo, tanto j20 como f35.

Last edited 3 anos atrás by V12 aero
FABIANO ANDRE IAPPE

Hora da Índia comprar Uns 36 F-35.

Antoniokings

Quem mandou a Índia sair do programa do Su-57?
Bem feito!

Juvenal

A Índia que já possui aviões russos no arsenal não quis o Su-57. Eles entendem melhor que a gente.

Antoniokings

Esse mesmo.
Mas, a Índia ainda pode correr e encomendar algumas dezenas ou centenas.
Putin agradece.

Flanker

Quantos a própria rússia encomendou? Quantos já recebeu? Quantos estão operacionais?

Carlos Campos

India tá seguindo no projeto local, e como eles são de fazer e não de falar, acredito que antes do final dessa década já estejam com seu novo caça pronto.

Pablo

Comprar o que não está pronto? tu iria em uma montadora comprar um carro sem estar pronto???

Kleber Peters

Ammmm, mas não é isto que está acontecendo com o F-35? Ou com o F-39?

Pablo

O F-35 não está operacional? o F-39 é um projeto que tem demonstrado o que foi proposto em projeto, assim como o KC-390 por exemplo.
Já o SU-57 nem o motor original tem, segundo falam, o RCS dele é igual ao do Gripen. Um caça de 5 geração que não apresenta o que foi proposto, sem contar a sua absurda demora!

Andre

Quem mandou o foi comando da força aérea indiana, indicando que o Su57 não oferecia as capacidades propagadas pelo fabricante.

pgusmao

i

Last edited 3 anos atrás by pgusmao
PACRF

Parece que a Índia não gosta muito de se aliar com os EUA, pois o Paquistão, seu arqui-inimigo é quem costuma comprar material bélico dos EUA.

rodrigo

Infelizmente a fonte dessa noticia não e nada confiável…Mais ninguém pode negar a grande evolução tecnológica da China.

V12 aero

Jaja vem uma fonte russa também falando, que o su-57 teve Vitória 30×0. Hehehe…

Pedro

Imagine o adversário, deve ser um F-7 ou um A-5, ai ate os F-5 da FAB fazem isso!

sub urbano

Os F-7 chineses superam nossos F-5,o radar é bem superior.

Flanker

Isso!!! Hãhãm…..Já pediu teu presente para o Papai Noel ?

Pedro

Quando vc le esse tipo de noticia lembra do Brasil comandado pelo Tite “sem derrotas” e tal e ser chutado da Copa do Mundo do jeito que foi pelo primeiro adversario mais razoavel que pegou pela frente. No papel e em simulaçoes visando agradar cupula do PC, é facil.

Andre

Era esperado. Qualquer avião de 5 geração vai dar um cacete em um de 4.

Esse foi aproximadamente o kill rate do f14 na guerra Irã Iraque, quando o primeiro 4 geração enfrentou os mig de 3.

Anthony

Verdadeiramente…. Eu não consigo entender como alguém leva a sério notícias vindo da mídia (controlada ), da China…

PF né? Senhores! Aff

Marcelo Danton

Tem gente q gosta de passar vergonha oras! Ideologia e bom senso nunca andaram juntas e nem vão andar.

Paulo

Muito ‘boa’ a reportagem.

Deve servir como um ‘estudo de caso’ de como “propalar mentiras e fazer propaganda”.

rui mendes

Era imprescindível saber contra qual caça foi esse teste.

Luiz C Amorim

Mig-21 kkkk

Fabio Araujo

Isso esta mas para propaganda, mas bem que poderiam ser mais realísticos e afirmar que os 17 foram abatidos em vários voos durante o treinamento, mas a matéria dar a entender que foi num único voo, mas o J-20 leva armamento suficiente para abater 17 aeronaves numa única ação? Não duvido que o J-20 é superior aos caças de geração 4,5 e que com sua furtividade pode abater caças de geração anterior antes de ser detectado, mas para levar armamento suficiente para abater 17 aeronaves ele teria que estar levando muitos mísseis nas baias externas e isso aumentaria o RCS… Read more »

Rodrigo M

Fábio, talvez tenha sido em mais de uma surtida mesmo, mas como se trata apenas de uma >>simulação<< talvez tenha sido em uma só mesmo.
O mesmo caça teria travado os 17 inimigos no radar em condições de atirar, caso hipoteticamente fosse possível levar 17 mísseis claro..
É apenas um palpite.

Cristiano de Aquino Campos

Exatamente. E tambem, tem aquela questão, de simulação e treino e uma coisa e na vida real e outra.
São muitas condicionantes que mudam de um para outro.

rui mendes

Mas muito importante, saber o oponente, até porque, à poucos dias, aqui mesmo, numa simulação, um grupo de J20 ganhou um combate contra um grupo de Rafales Indianos, mas com várias perdas de J20, sobrando poucos J20 no final, mas ganharam, e agora com essa informação de 17/0 era importante saber o oponente.

Rodrigo M

Sim, concordo.

WVJ

Amigo, no texto fala que ele estava com um companheiro no exercício, então devia haver dois caças (J-20); também não está cravado que o 17 x 0 foi em apenas um vôo.
Sei que é difícil pra nós aceitarmos que uma nação que em 1980 era bem ‘menor’ que a nossa, hoje faça tudo isso. Mas basta ver o que fazem em tecnologia civil e inferir que também fazem militarmente.
Sinceramente, estou quase desejando uma guerra pra ver a real.
Mentira

Fabio Araujo

Não duvido na capacidade do J-20 em fazer 17×0 em várias surtidas, mas o texto da a entender que foi numa só, e mesmo que tenha sido dois teriam que levar vários mísseis externos o que comprometeria a capacidade stealth.

pangloss

Também tive essa impressão do texto, que é claramente exagerado.
O J-20 deve ter qualidades a exaltar, mas o tom triunfalista da propaganda arruína a credibilidade da matéria.

Cristiano de Aquino Campos

Usaram o mesmo tom triunfo do F-35 em situação similar.

rui mendes

Mas o F35, disseram quem foram os oponentes, isso faz toda a diferença.

Cristiano de Aquino Campos

Cada j-20 leva 10 misseis internamente, sendo 8 de médio/longo alcance guiados por radar.
Cada F-35 hoje, só leva 2 misseis de médio/longo alcance guiados por radar. Tem planos de no cabide interno de bombas, instalar no lugar mais 2 missis em cada, levabdo no caso, 6 misseis. Maia que isso, só externamente, expondo o caça.
Mas, um F-35 conseguii 20/0 em teste/treinamento.

carvalho2008

bem colocado…

MMerlin

Concordo.

MestreD'Avis

Caros, nestas simulações e exercicios não se disparam misseis. Teoricamente, enquanto tiver combustivel, o J-20 simulou diversos engajamentos com adversários penso que em várias situações. Normalmente, quando obtem uma localização do adversário, o piloto comunica que “travou” no radar e que “lançou” um missil. Se for minimamente realsita, deve até indicar que lançou 2 para ter uma melhor probabilidade de acerto.
O estranho aqui é um piloto com 100 horas neste avião já dominar por completo um combate aéreo. São precisos anos de treino para tirar partido de todas as capacidades de um avião 5G

Fabio Araujo

Sim não lançados mísseis, são simulados eletronicamente os lançamentos, mas para ser algo mais realista o caça não deveria lançar mais mísseis que sua carga, e os caças ainda podem levar mockup dos mísseis para tornar mais realista ainda a simulação do ponto de vista do comportamento do caça armado. Tá certo que pode-se terminado um engajamento zerar os contadores e recomeçar o próximo engajamento com a carga completa já quer é tudo simulado eletronicamente.

MestreD'Avis

O comportamento do caça armado deve ser igual visto que os misseis são internos. Para que levar mock ups?

Fabio Araujo

Tive a impressão de ver alguns com mísseis externos, mas se todos os mísseis são internos não teria grande diferença.

Carlos Campos

aí que vc se engana, não precisa de anos, precisa de meses, os caças 5G são computadores ambulantes, que dão tudo mastigado para o Piloto, que alvo atirar, que direção está, quais sensores capitaram a ameaça, que míssil usar, e por aí vai.

Cristiano de Aquino Campos

Não dúvido, tendo em vista que a simulação, como dito por você, deve ter sido no estilo quem viu no radar e travou primeiro, ganhou. E um caça de 5 geração, óbvio que vai ver sempre primeiro. Não precisa de muita exeriência de vôo para voar em linha reta e adquirir caças pelo radar a longa distância e disparar.
Agora se simularam combate a curta distância, a experiência de vôo e fundamental. Más a essa distância e a única em que as gerações se igualam

Cristiano de Aquino Campos

O mesmo vale para o F-35 que diga-se de passagem, e menor e leva menos rmas internamente que o J-20.
Más e o caso de ser uma simualação mesmo. Tipo, treino com um esquadrão de 18 caças, em um determinado parametro e se vê quantos desse caças você abate.

Andromeda1016

Uma verdade da publicidade: Não é necessário fazer publicidade de bens essenciais, mas bens supérfluos sim.

Felipe Augusto Batista

Eu já vi propaganda de arroz…

Andromeda1016

Não se trata de uma lei da natureza, que são absolutas, mas serve para ilustrar a natureza das publicidades.

Rodrigo M

Teoricamente é esse o resultado esperado para combate BVR entre um 5G e um 4G.
Quem vê primeiro atira primeiro.
Se realmente chegaram nesse nível ou pelo menos próximo, parabéns.
Mas agora vamos aos vereditos dos brigadeiros aviadores de teclado.. kk

rui mendes

Não é bem assim, importa também e muito a suíte de guerra eletrônica do caça, o míssil, e outros vários sensores, mas como é lógico, o caça stealth leva muita vantagem, mas quanto ao não sofrer baixas nenhumas, aí depende muito qual é o caça oponente.

OSEIAS

Fiquei muito curioso para saber qual seria o adversário.

LEONARDO CORREIA BASTOS

Mesma credibilidade do numero de mortos pela COVID-19 no país asiático…

pangloss

Esse piloto é mais letal do que o vírus, se levarmos a sério as notícias chinesas.

Adriano

Hahaha, exatamente.

VICTOR DE AZEVEDO MEYER

O J20 tinha que ganhar… senão o piloto e o programador do combate iriam passar o resto da vida plantando arroz no charco.

pangloss

Não necessariamente. Basta um editor suficientemente fiel ao governo. Isso não falta, a julgar pelo teor das matérias que vêm de lá.

Falken666

Confirmado. O avião adversário era o SPAD S.VII.
Senhores, PLA Daily? Por favor né…

MMerlin

A notícia é tem uma veracidade forçada, mas colocar um avião que faz parte da história da nossa aviação militar não combina.
Tem uma matéria bem legal na revistas Asas sobre ele, lançada em 2018 se não me engano.

sub urbano

Engraçado que a galera taxa a noticia de propaganda.Mas quando Israel afirma que abateu 80 aviões inimigos e não perdeu nenhum esses mesmos caras acreditam e ainda postam termos hebraicos: amém, shalom,alahuakbar etc kkk esses caras são uma piada. Eles ainda não perceberam que estão lidando com uma superpotência.A próxima vez que o time chinês entrar em campo será como os americanos na Guerra do Golfo, uma vitória tão acachapante que quem assistir aquilo tudo não vai acreditar. O governo brasileiro que não se atreva a bloquear a linha de suprimento para a China, soja, carne, etc Operação Tempestade Tropical:1… Read more »

Carlos Campos

vão trazer os porta aviões para o Brasil de onde? vão deixar a India passear em tudo? 1 milhão de chineses no Brasil? o que eles iam comer? vento? Como eles iam passar pelo Estreito de Malaca ou Magalhães? A Austrália e os Países Africanos ia se aproveitar e aumentar os preços de alimentos para chineses, que já teriam que pagar pela logística de envio de tropas para longe do país, chegando aqui, a infra estrutura que eles iam ter seriam das capitais na costa, uma merd@ se comparada as capitais chinesas, o EB ia levar uma guerra de atrito… Read more »

Allan Lemos

Diferente de alguns eu não subestimo a qualidade das armas chinesas,mas treino é treino,jogo é jogo.

rafaehl

Bota 30 num simulador contra os nossos Tucanos que cai tudo, e olha que não estou falado do supertucano

Jacinto

Resultado esperado: a tecnologia stealth não torna um avião imbatível, mas confere uma vantagem competitiva em relação aos que não têm esta tecnologia, que utilizada de forma inteligente aumenta sua efetividade.

Saldanha da Gama

Muito bom j-20, mas não consegui achar contra qual ou quais caças foram estas vitórias e nem a quantidade de oponentes….Gostaria muito de saber, se por acaso alguém tiver a informação, por favor repasse. Um excelente dia a todos!

Kemen

17 a 0___ ou___ 20 x 0___ Só no joguinho mesmo… anos atrás tive um jogo de ataques aéreos e combates, os aviões eram outros, as armas que se escolhiam existem até hoje, era pura brincadeira, nada a ver com a realidade.___Bom…alguém também pode ter acordado e acreditado que seu sonho era real.

Andre

Na guerra Irã Iraque, os F14, sem apoio dos EUA e com peças de reposição fabricadas localmente, tiveram um kill rate de pouco mais de 20:1 contra os MIGs de terceira geração do Iraque, com pouco mais de 100 aeronaves abatidas pelos F14, para 4 ou 5 F14 perdidos.

Embate entre aviões de gerações diferente gera essas grandes vantagens em guerras reais também, não apenas no joguinho.

Agressor's

Os EUA que se cuidem com seus caças de quarta geração, porque eles ainda continuam a ser a espinha dorsal da força aérea deles.

Carlos Campos

kkkk os EUA, já tem mais 5G que qualquer país no mundo, acho que esse aviso foi para o país errado

Andre

Os EUA tem mais f22+f35 que a China tem de j10+j11+j20+su35 ou a Rússia tem de su30 + su35+mig29+mig35, apesar que o mig29.

rui mendes

E muito mais então na força aérea Chinesa, os EUA têm mais caças da 5g, que o resto do mundo juntos, e com essa mesma tecnologia de caças 5g, muito mais evoluída e com mais maturidade, as verdades têm que ser ditas.

Gabriel

O resultado de 17 x 0 pode ser até verdadeiro.

Porém ao não serem citados os adversários, fica muito difícil dar maior credibilidade a informação.

Assim, tudo como dantes no quartel de abrantes.

Emilio

“É veldade esse bilete, né??”

João Bosco

Iai uma coisa que eu DUVIDO!!!!!!!

Lucianno

Piada! São uns fanfarrões mesmo!

Sérgio Luís

Não sei porque esses chineses não aumentaram logo para 20 à zero!!!
Que avião feio viu!!

Last edited 3 anos atrás by Sérgio Luís
Roberto

……no papel, simulação, qualquer número, escore, é aceitável, factível, ainda mais vindo está notícia da onde veio, “credibilidade total” do Império do Meio. Quero ver os números, escores deste vetor, e outros tantos tão alardeados pela mídia “vermelha” no dia em que os mesmos estiverem em combate real, fora do mundo “TikTok” onde estão operando.

Andre

Roberto, o site migflug fez um belo levantamento dos combates das aeronaves que ainda estão em uso:

https://migflug.com/jetflights/the-combat-statistics-for-all-the-aircraft-currently-in-use/

Da para ver bem como as aeronaves soviéticas são muito melhores de propaganda do que de combate.

Rodrigo

Parece que o J-20 tem superioridade aérea absoluta contra o 14-bis. Curioso para saber como ele se sairia contra um avião de verdade….

Gabriel BR

O GAP tecnológico é muito grande o que faz esse números serem bem criveis. Mas 5 geração compensa só para superioridade aérea , no mais os caças multi-missão de 4+ geração fazem tudo a um custo bem mais baixos.

USS Independence

J-20 vs. Hongdu.L-15 e esse último desarmado… kkkkk

Luiz Trindade

Puro marketing…

GuilhermeCandido

Pura Propaganda.

Caravaggio

“Comentarista” tipico do blog Forças de Defesa:

  • F-35 faz 19-1 de vitorias em combate simulado – silêncio
  • J-20 faz 20-0 de vitórias em combate simulado – mimimi, mimimi e mimimi

O nível dos comentários deste grupo só irá melhorar e se tornar interessante para os amantes do tema quando ele passar a atrair mais interessados técnicos em Defesa e menos politiqueiros rastaqueras e fanáticos apenas curiosos no assunto.

Rodrigo M

Concordo totalmente.
Aliás bato em vão nessa mesma tecla há muito tempo.
Acompanho este site desde sua criação, infelizmente o nível dos comentários caiu tanto que os bons comentaristas do passado se foram todos.
Hoje o nível é esse mesmo, torcedores fanáticos e politiqueiros de botequim.

Bjj

Até o padrão de propaganda foi copiado dos americanos com o F-35: é sempre um piloto novato aniquilando os mais experientes com sua máquina insuperável.

No mais, sem saber as circunstâncias não é possível concluir muita coisa. Por exemplo: os Gripens C tailandeses deram 4 x 0 nos J-11 chineses, resultado de prováveis 4 engajamentos, ou seja, 100% de vitórias. Será que se houvessem 17 engajamentos entre o Gripen C e o J-11 o resultado não teria sido semelhante ao do J-20 contra seus adversários desconhecidos?

Luiz C Amorim

Isso me lembra as falácias da União Soviética, pura propaganda socialista, a começar pela premiação do design do J-20 dada por um escritório estatal chinês que ninguém ouviu falar. Mas como blefar faz parte do jogo…..Chinaaaaaa in Box!!!!!

João Ricardo

Como seria o resultado de um exercício desses entre o Gripen com outros caças existentes na América Latina ??

Nilton L Junior

Bem bem se fez 17 ou não a questão mas relevante é que os Chineses tem um caça de 5 geração.

MGNVS

É impressionante como alguns comentaristas aqui subestimam as capacidades tecnologicas e militares da China enquanto os proprios EUA nao fazem isso.
Um país que igual a China constroi um navio de guerra por ano tem que ser levado a serio e monitorado.
Mas na cabeça da pachecada bolsolete se o armamento nao for estadiunidense ou israelense entao nao presta.
Ainda bem que os EUA nao subestimam a China.

Rodrigo Maçolla

Não acredito, mais também não duvido

Carlos Alberto Soares

Cabeça de bacalhau.

Italo Souza

Isso está cada vez mais interessante, que venha mais informações como essa e mais detalhadas.

jrsalvador

17 x 0 só se foi contra um J7

Last edited 3 anos atrás by jrsalvador
ROGERIO D. MAESTRI

Pois é meu caro, enquanto a China foi do j7 ao j20 os norte-americanos não conseguem colocar o F-35 em capacidade operacional?

ROGERIO D. MAESTRI

Se o J-20 é superior a alguma coisa, isso não importa, o que é importante é a velocidade com que os chineses partiram de aviões que não serviam para nada e agora estão fazendo aviões que incomodam o norte-americanos. Enquanto isso o projeto do F-35 vai rastejando e agora a USAF já está pensando em remodelar os vetustos e bons F-15 e F-16. Parece que enquanto os chineses aceleram os USA está com pé no freio.