Caça Gripen F-39E FAB 4100 a caminho do Brasil, cruzando o Atlântico a bordo do cargueiro Elke. Chegada prevista para o dia 20 de setembro às 7h no Porto de Navegantes – SC, segundo o site MarineTraffic.

O porto de Navegantes fica próximo ao Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, de onde o Gripen seguirá em voo para a Embraer.

O Gripen E 4100 é uma aeronave instrumentada (FTI – Flight Test Instrumentation) e dará continuidade às campanhas de ensaio realizadas na Suécia relativas ao Programa Gripen Brasileiro.

As entregas efetivas das aeronaves operacionais para a FAB se iniciam a partir de 2021 e serão operadas por unidades aéreas a partir da Ala 2, em Anápolis (GO).

O avião também deve voar sobre Brasília-DF no dia 23 de Outubro de 2020, Dia do Aviador.

Cronogramas do Gripen BR – F-X2, original e vigente

COLABOROU: Professor Luis Reis, do Canal Militarizando

Subscribe
Notify of
guest

139 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto

Me de papai, me de !!!

Veiga 104

Boa noite. Peço licença ao amigo para fazer uma pergunta. Nesse tipo de transporte a responsabilidade com a segurança é de quem ?

Veiga 104

TERCEIROS tem acesso ?

Mário Filho

Gente me responda por favor , esse navio está vindo de carroça ?

Denis

Quase isso, brother. A velocidade média de um navio cargueiro é de aproximadamente 13,5 nós (~25 km/h).

Last edited 3 anos atrás by Denis
Veiga 104

” TERCEIROS ” tem acesso?

Paulo Henrique

Fico imaginando, eu que estou ansioso pela entrega desta aeronave, já que acompanho assuntos militares a partir de 2016.
Imagina os veteranos que acompanham desde o Projeto FX.

Last edited 3 anos atrás by Paulo Henrique
Farroupilha

Caracas acabaram de chamar-nos de os veião, tiozão, dinossauro, matusalém…
É…
Somos as múmias da Trilogia.
Não tem o que fazer mesmo. Lembranças lindas da minha infância nas quais admirava voando nos céus, pois ainda não tinham sido extintos, bandos de pterodáctilos.

737-800RJ

Se nós, novos ou velhos, estamos ansiosos, como estão os caçadores da FAB? É tipo andar por anos com uma Honda CB750 da década de 70 e esperar chegar uma MV Agusta Brutale 800RR novinha em folha!

GuiBeck

Há quem prefira a CB Kkkkk abraço!

Flanker

Heheheh….partilho do seu sentimento…

carvalho2008

Mas vejo o lado bom do copo cheio meu caro mestre T-Rex….somente uma força descomunal e sideral tal como um asteroide para lhe apagar do mundo…então salvo novo asteroide…vais reinar sobre a terra ainda por milhões e milhões de anos….kkkk

Farroupilha

orsruoruhouru ohusrhusohs!
(risada na língua dos saudosos dinos)

Diego Tarses Cardoso

Eu acompanho essa história desde 2010 pelo menos kkkk

Rogério Mattos Novais

Eu acompanho desde a Época do FHC. rsrsrs

carvalho2008

Sabe qual é o meu AVATAR que nunca consegui indexar aqui? Era este o que sempre usei desde os tempos de outros Foruns….e me auto afirmei que somente mudaria quando o Novo FX sei la quantos estivesse em operação no Brasil…. era este avatar aqui ó!!!comment image

carvalho2008

meu codino antes de carvalho2008 era carvalho98….então….

Emerson

Acompanho esta novela desde o final dos anos 90, quando um SU-27 e um SU-30 vieram fazer demonstração para a FAB em Anápolis e os Mirage 2000-5 Mk2 no Rio Grande do Sul. Na época era para termos comprado os Mirage 2000-5 Mk2 e agora já estar engatilhando caças de quinta geração para comprar. Só espero que não fique só neste lote de 36 Gripen e que venham mais 36 pelo menos (ao meu ver o 2º lote já deveriam de ter assinado).

Rodrigo M

Emerson, eu cheguei a ver o SU-35 em voo sobre Anápolis.
Não me esqueço do barulho e da grande silhueta com os dois estabilizadores verticais enormes.. Eu estava no estacionamento do Anashopping na hora, e no outro dia a própria delegação russa passeou pelo shopping que por sinal fica bem ao lado da vila dos oficiais da FAB.
Na outra semana as fotos estavam em todas as revistas especializadas.

Joao Moita Jr

Poxa, eu sigo essa novela desde 2007, quando acessei o site pela primeira vez lá em Ramadi, pois o tédio na base me levou a me perguntar que meios a tal FAB teria, e nesse então fiquei empolgado, pois fiquei convencido que brevemente haveriam esquadrões de SU-35 ou Rafales no Brasil.
Se alguém me tivesse dito que 13 anos depois um único Gripen estaria a caminho, eu não teria acreditado.
Mas enfim, pelo menos algo se fez.

Antonio Palhares

Eu desde a década de noventa quando se cogitou o Projeto FX.
Acompanhava através da revista Força Aérea. Muita agua passou por debaixo desta ponte. Um presidente chegou a dizer que não compraria aviões para brigadeiros não ficarem brincando de guerra.

Kobáuca

Dois!!! Acompanho dês do governo FHC!!!
É osso…

Talisson

Eu desde 2000 mais ou menos. Num salao de barbeiro dei de cara com uma revista cuja capa era o FX, acompanho desde então.

Luigi

Me lembro quando torcia pelo Su-35.

Kemen

Nem é preciso ser veterano, existem muitas informações a respeito do projeto, como ele se desenrolou e também do FX2.

Tutu

Meu caso por exemplo, acompanhado desde 2013, mas já li quase todas as matérias sobre o FX aqui do PA.

DanielJr

Eu acompanho desde o ano 2000, fui em uma banca e tinha uma revista Força Aérea, a capa eram 2 mirages (acho que era o 2000-5) apontando para o céu. Havia matérias que falavam sobre a modernização do GDA, etc.

Luiz Antonio

Era o Mirage 2000BR. A Dassault e a Embraer estavam com contratos prontos, divulgação na mídia, etc. Então Enterraram tudo para começar tudo de novo. Um Lerda atrás da outra até então. Pelo menos o “Japa” fez um trabalho bem feito no FX2.

Mauro Cambuquira

Put`z! Podíamos dormir sem essa… Mas estamos aqui contando os minutos há quantas luas?

F-5

Só porque tem foto anos atrás com cartaz pedindo os caças em Fortaleza você me chama de obsoleto?????

Farroupilha

Para não ser obsoleto precisa ao menos ser F-5M.

Atirador 33

É por ai mesmo irmão, sempre fui entusiasta de assuntos milirares e acompanho essa novela desde 1999, quando o projeto se chamava FX, e os concorrentes eram, Boeing f-18, Dassault mirage 2000, Saab Gripen C, Lockheed Martin f-16,
Su-35 Super Flanker, da Sukhoi e o
Eurofighter Typhoon, naquela época, pesava contra o Gripen o fato do clima brasileiro ser diferente do clima sueco. Um sonho ver a novela caminhar para o seu fim.
Abs

Rogério Loureiro Dhierio

Eu nunca entrei aqui, nem da época do Poder Naval On-line em 1998… Caraca. Rodava no Windows 98. As matérias eram estilo feeds.

Links não vistos eram brancos
Os que ti já tinha visto ficavam azuis

Acho que era isso.

E os chats madrugada?

Meu pai. Tô ficando velho.

Curiango

Sou um desses! Desde os rumores do FX encroado.

L xavier

Quem aqui foi da época do Orkut, daquelas comunidades como: “aviões de caça – aviação”, etc…?

Cristiano GR

Acompanho a aviação de caça brasileira desde a Revista Força Aérea que vinha na capa 2 F5 e 2 A1 voando de frente para o leitor, foi a primeira que comprei.

Fabio Araujo

Na próxima Segunda ele chega!

GFC_RJ

Ih! Maneira a foto, hein!

Tutu

Caça formoso, caça bonito.

Ezequiel

Alguém está conseguindo rastrear o navio ?

Ricardo da Silva

Nossos F-39 não virão com o IRST mesmo ?

Flanker

Meu Deus……não passa um tópico sobre o Gripen que não façam a mesma pergunta……

Marcos Cooper

Demorou….

Crazy
Bueno
Edson

Esses dados são de 5 dias atrás, agora, se ele manteve a ultima velocidade que ele estava (por volta de 12 nós), já deve estar próximo da costa do nordeste (se meus cálculos estiverem corretos).

Daniel

Sim.
Está na altura da costa do RN, já em águas “brasilis”

Rodrigo M

Daniel, vc está acompanhando pela versão paga do aplicativo?

Joanderson

So uma pergunta se o Brasil conseguisse colocar pelos menos 2% do seu pib pra defesa e investissem na indústria de defesa nacional a nossa Embraer conseguiria desenvolver um caça como este ou nos não tem tecnologia para isso,visto que até países de avançados como Coreia do Sul tem problemas na HR de fazer seu próprio caça.

Farroupilha

Temos condições de fazer até UFOS, nosso problema são nossos políticos Predadores.

Michel C

E nossos politicos são todos eleitos por uma maioria de eleitor predador

Kemen

Michel, interesante a sua colocação, tempos atrás contratei uma obra, os caras deixavam os refugos na rua, alertei o empresario a respeito de contratar uma caçamba, a resposta dele foi essa: “Onde você pensa que está? Aqui é Brasil!“.___Contratei eu mesmo a caçamba.___O que menos precisamos é de brasileiros assim!

Pablo

Acredito que não seja só esse motivo, também há a concorrência e mercado para isso.
Imagina gastar bilhões para desenvolver um caça dessa categoria e depois concorrer com caças americanos, russos e europeus, fica muito difícil.

Roberto

Acredito que até conseguira, mas não teríamos um avião competitivo como outros porque seriamos iniciantes na construção desses aviões.

Pra mim, o melhor agora é colar na SAAB e embarcar com eles nas atualizações do Gripen E/F e procurar fortalecer a parceria (e principalmente participar do programa de um “gripen 5ª ou 6ª geração” no futuro)

Emerson

Acho que se o Brasil colocar 2% do nosso PIB em defesa, nossos militares iriam criar mais cargos para assim “comerem” todo o orçamento em salários… kkkk… piadas a parte, mas, é possível sim. Mas tem que mudar muita coisa antes até chegar lá.

Filipe Prestes

Se o AMX não tivesse sido abandonado quiçá talvez tivessemos hoje um “desenvolvimento colateral” ao menos de um treinador/ataque do quilo de um FA-50.Só espero que a história com o Gripen não se repita e que de fato possamos no futuro construir algo advindo dessa ToT pela qual (gostamos) pagamos bem caro.

Fernando Garcia

Tiraram as “sardas” da pintura das asas?

Cleber

Aja coracao . Acompanho este FX desde os anos 90 .

Gabriel

Não vou “resistir”.

Já foi feita a encomenda do 2° Lote?

Por que não veio voando?

Por que está sem o sistema IRST, de busca e rastreio por infravermelho?

kkkkkkk

Luiz Antonio

Esqueceu da pintura mas logo em seguida já postaram. Isso é chamado “.T.O.C.”

Last edited 3 anos atrás by Luiz Antonio
Camargoer

Olá Gabriel. Faltou o Phanlax

Antonio Palhares

Coisa linda.
Estaremos esperando a realização deste fato histórico.

Gilson

se não estou enganado ouvir uma reportagem que o avião veria com as asas desmontadas, mas pela foto o avião está inteiro.

Last edited 3 anos atrás by Alexandre Galante
LUIS NATAL

Gilson pelo que conheço de Navegantes, a aeronave vai ter que entrar por cima através de guincho. Não lembro de acesso pavimentado com 9m de largura! Estou curioso com esta logística!

Ghutoz

Vai ser retirado por guindaste provavelmente pois não teria como usar o portainer nele, o que me deixa encucado é por onde ele vai entrar no aeroporto, está tudo em obras com a construção do binário do aeroporto, bem complicado o acesso neste momento, provavelmente terão de fazer uma operação especial de transito, além disso o terminal do aeroporto está em obras tb!

Daniel

Se levantará voo no aeroporto ao lado do porto, não seria possível vir com as asas desmontadas.
Reportagem editada por estagiário ou gente que está totalmente por fora.

Rommelqe

Os profundores foram removidos para não interferir com os cabos (ou fitas) de içamento que ligam o chassi de de transporte (é aquela espécie de plataforma azul onde o avião está fixado) ao guindaste no(s) porto(s).

Rommelqe

Onde se le “removidos” leia-se “rebatidos”……

FERNANDO

Gostei da Pintura.
Pelo amor de meus filhos, FAB, não faça cagada!!!!!!!!!
Não vão mexer no treco deixa do jeito que está!!
Não vão colocar aquela pintura horrível.
O negócio está SHOW, MUITO BONITO, CORES VIVAS E LINDAS.
Gostei da bandeira do Brasil bem destacada.
ESTÁ SHOW e PARABÉNS!

Solskhaer

Talvez vão tirar a bandeira e deixar a insígnia padrão da FAB. Já a cor, esta perfeita!

Luigi

E para os que estavam em dúvida em relação a cor. Ficou o cinza mesmo.

Sérgio Luís

Se a camuflagem vem de fábrica então tá aí!

filipe

Será o dia mais importante da FAB… Ansiedade , imaginem se fosse um F-35 , imaginem só, a gente nem iria dormir, eu faria o track desse navio 24 sobre 24 horas, mas é um Gripen , já fico contente,,, Sonho meu, se fosse um F-35.

Tomcat4,2

Pra quem achava que o bichão estava desmontado hein, só colocar no lombo de um caminhão ,descer no aeroporto , dar um ON no motor fazer um taxi na pista e sentar a botina no Grifo.

Henrique Augusto Lobo

Vou estar la, de qualquer jeito. Segunda que vem vou ter que compensar hora no serviço…

Solskhaer

Estou ansioso também porque acompanho desde o FX-1. Cheguei a ver o F-18 rasgando o céu de Brasília. O Sukhoi não consegui ver!

Antonio Neto

o Gripen E é cerca de 1m maior que o Gripen C. Dá pra ver que foi exatamente na sessão central do avião. As demais sessões parecem ter mantido suas dimensões. Isso explica o aumento na capacidade interna de combustível, que vai além do reposicionamento do trem de pouco principal.

A C

De acordo com a ultima atualizacao (ontem), a previsao de chegada eh para Domingo, dia 20, as 7:00 AM (local).

Reported ETA: 2020-09-20 07:00 LT (UTC -3)

Daniel

Sim, previsão de chegada no domingo.
Mas até desembarcar e rebocar até o aeroporto, creio que voe na segunda-feira.

Crazy
MATHEUS BORGES

Grandes amigos da trilogia!

Sou um daqueles leitores que visita todos os dias a trilogia mas nunca fez uso dos comentários 😉

Uma dúvida sobre nosso gripen: Esta será a pintura padrão das aeronaves? Trabalho no Aeroporto de Fortaleza e recentemente recebi o KC-390 aqui com aquela belíssima (pelo menos é minha opinião) pintura padrão dos Super Tucanos e dos F5.

>=D

Thiago

O pessoal não tem certeza, estão esperando que sim e só tirando a bandeira do Brasil da cauda. Mas 90% não quer a mesma pintura do F5

MATHEUS BORGES

Hum, me parece estranho termos uma pintura padrão no F5, Super Tucano, AMX… entre outros, e não aplicarmos nele! Mas, vamos observar.

Camargoer

Caro Matheus. Essa pintura da FAB foi inspirada em um desenho do Pica-pau.

MATHEUS BORGES

Show! Eu também entendo dessa forma e convenhamos: é uma excelente pintura! A dúvida aqui é, a decisão de seguir um padrão além dos demais! Não sei se, existe alguma doutrina ou metodologia para deixar o GDA com uma pintura exclusiva! Lembro-me que na época dos Mirage 2000 (tampão) eles estavam com a pintura padrão daquela aeronave, comum em vários países. Valeu pela resposta meu caro!

Elmar Ortiz

Olá ! Estou acompanhando o navio ELKE pelo Marine Traffic . Faz uns 3 dias que não se mexe . O que estaria acontecendo ? Tem algum oficial da FAB neste navio ?

Daniel

O navio estava no “ponto cego” do oceano, local onde não são detectados.
Daqui a algumas horas ele aparecerá na altura do RN ou PB.

Last edited 3 anos atrás by Daniel
Kemen

Venha o primeiro F-39, o primeiro a defender os céus da pátria.___ Bonito não?

Gabriel BR

É uma grande satisfação ver essas fotos!

Obs: Eu pensava que vinha todo envelopado igual os caças que a Argentina comprou recentemente.

Zorann

Esta bandeira na pintura é feia demais… Que mal gosto

Tipo colocar aquela Bandeira como um adesivo para o primeiro voo lá atrás, é compreensível, mas já passou da hora de tirar ela dali.

Thiago

Ele vai ser usada em campanha de teste ainda, isso aí deve ser temporário, até porque ainda vai ter muito vôo de marketing.

Zorann

Sim, temporária… mas eu acho muito feia… não combina. Retiraram aquele padrão de pintura das asas, deixaram a aeronave mais sóbria e a bandeira não combina. Isto aí não é um Super Tucano do EDA. Está carnavalesco demais

Allan Lemos

Deve ser só temporário,essa unidade além de ser a primeira,vai ficar sendo usada como plataforma de testes. Eu só espero que os demais não venham naquele verde tosco que a FAB gosta de usar para “camuflar” os aviões no ar.

Rodrigo M

Concordo Zorann,
Nossa bandeira é linda e todos nós a amamos.
Mas ali daquele jeito, não rolou..
Obviamente é só durante essa fase de teste para marketing, no serviço operacional é outra história.

Funcionário dos Correios

Que coisa mais linda!!

Cleber

O pessoal comenta : matador de Su 30 , mas se esquecem do S 300 . E ai ?

Rodrigo M

Pergunte para os israelenses..

rui mendes

O que têm o s300???

Allan Lemos

O Gripen tem um pouco de stealth devido à sua forma e ao seu tamanho(apesar de não ser um caça de 5º geração) e também possui tecnologia de guerra eletrônica. Então é possível que ele possa destruir os S-300 antes de ser detectado. Se falhar,é só usar os Astros para destruir as baterias.

sub urbano

Tiraram o plástico bolha pra tirar a foto e depois colocaram de novo.

Dong Feng

O SU-30 ja estaria aqui faz tempo

Farroupilha

Lá, em priscas eras, eu torcia pelo Sukhoi, depois torci pelo F-18. Mas quando fiquei sabendo que a FAB queria total controle de integração de armas e de manutenção, passei a torcer pelo Gripen, pois os suecos aceitaram esta condição contratual. – Rafale e Thypoon jamais gostei, por uma série de fatores (inclusive acredito que a Índia pisou na jaca com a aquisição dos Rafales). – F-35 então, qualquer versão, nem pensar, conseguiu superar o Rafale em termos de custos infinitos. – E, vejam, passei a gostar ainda do GripenC, a partir do momento que ficou consolidado o GripenNG, com… Read more »

rui mendes

A Índia está muito contente com o Rafale, normalmente quem diz mal dos Rafale e Typhoon, também diria do Grippen, só não dizem, porque o vão ter, mas quem desdenha do Rafale e do Typhoon, é quem nada sabe de caças, e quem não os têm, pois quem os têm, adoram-nos.

Alexandre Esteves

É um excelente caça, mas tão caro que a França quase não consegue pagar.

Mauro

O miserável que sai colocando um negativo pra todo mundo sem nem ler o comentário voltou no modo full power.

Ele já estava com comichão de tanto não negativar mais ninguém há alguns dias. Imagino quem seja.

_________

O Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder fica a menos de seis km do porto de Itajaí.

Se chegar no domingo pela manhã, talvez vá para Embraer no mesmo dia, pois vem montado.

Rommelqe

Note que há vários itens desmontados….

Osvaldo serigy

Show!!! Vem montadinho! Logo logo estará voando pelos céus do nosso Brasil! Que não acabe apenas as 36 aeronaves. Tenhamos muitos outros!

Kelson

Eu quero é saber por que maquete do Gripen não foi exibida em todos os estados como foi divulgado pela Fab?

Jean Jardino

Eita pintura baiana essa emmmm, pronto para o carnaval, rissssssss

Rogério Loureiro Dhierio

Naval On-line em 1998… Caraca. Rodava no Windows 98. As matérias eram estilo feeds.

Links não vistos eram brancos
Os que ti já tinha visto ficavam azuis

Acho que era isso.

E os chats madrugada?

Meu pai. Tô ficando velho.

Farroupilha

W-95, já era muito bom aí ficou melhor com o 98, depois a coisa apenas rolou ladeira abaixo, com recursos demais que servem apenas para sobrecarregar e ter que quase todos os dias se fazer reinicialização do sistema. Ainda nesta época… O inigualável MIRC (depois apareceu o Ninja, a mesma coisa mas com uns enfeites ao gosto do usuário), primeira e, até hoje, melhor rede social da internet. E ainda tinha o CADÊ, melhor buscador de todos, inteligentemente adquirido pela Google em seus inícios. (tudo isto com internet discada, que no fim era lenta apenas para imagens, áudios e vídeos,… Read more »

Farroupilha

Detalhe: Naquela época eu já não aguentava mais nossos F-5, enquanto a pequena Venezuela voava de F-16.

Rommelqe

Meu caro, quando troquei o DOS por Win 3.1 foi uma alegria….rsrsrsr
Em 1968 o poster que tinha encima de minha cama era de um Harrier….

Camargoer

Olá Rommelq. Eu tinha um Bandeirulha na parede.

Farroupilha

Inda bem ki num era 1 poster d A-4. – Antigas alegrias continuadas… rsrs!.. .Trocar a onipresente máquina de escrever manual (das inesquecíveis secretárias datilógrafas) pela incrível máquina de escrever elétrica, mas que durou pouco, pois logo depois chegou o computador pessoal. .Ter uma calculadora* básica (tinha professor que proibia), aí chegou as científicas (sonho de todo estudante), e os professores tiveram que dar o braço a torcer. – *Acredito que, em termos de choque cultural, as calculadoras foram mais radicais do que os celulares. Sua aceitação plena foi alvo de inúmeras críticas que duraram muito tempo. – Mas, na… Read more »

Alexandre

200 caças desse daria um excelente reforço para a defesa do nosso espaço aéreo.

Rodrigo M

Pelo que eu entendi, o navio mesmo quando longe da costa transmite sua posição via satélite, mas apenas assinantes do aplicativo MarineTraffic têm acesso a essas informações, alguém sabe dizer se confere?

Pablo Maroka

Estou chorando copiosamente vendo essa noticia!

Johnny

Só eu tava imaginando ele em caixas, todo desmontado, quase um kit da revell, durante o transporte? Grata surpresa vê-lo viajando de primeira classe, todo montado.

JESUAN

Alguém pode me dizer se essa pintura verde na cauda vai ser definitiva?

Tutu

Provavelmente não.

Welington S.

Claro que não. Isso é só durante a campanha. Após isso irão retirar.

Overandout

Quem quiser comprar compre agora, antes que vire produção nacional e venha sem freio de mão elétrico, assistente de partida em rampa, sensor crepuscular e acabamentos em metal cromado

AlFredo

Impressão minha ou tem GOTEIRA EM CIMA DO MEU AVIÃO???

carvalho2008

Sabe qual é o meu avatar que não sei porque nunca consegui configurar aqui? Era este aqui…desde o tempo de outros foruns que frequntava e meu nick name era Carvalho98…

comment image

carvalho2008

quando o FX sei lá qual numero entrar em operação…eu mudo o avatar…

Alexandre Esteves

Não deveria estar “embrulhada” a aeronave, como prevenção à maresia, aos sistemas eletrônicos, ao “olho grande” de tripulantes abelhudos?

Daniel

Não vejo ameaça da maresia, devido ao curto período do tempo no mar.
Quanto aos curiosos, creio que esteja sob vigilância de alguns militares a bordo.

ghutoz

só reparar um container na foto onde estão monitorando

ghutoz

solicitei informações a assessoria de imprensa da portonave sobre o traslado até o aeroporto (horário e trajeto) me informaram que por cláusula de sigilo não podem informar rsrsrsrs

sj1

O porto não possui contato direto com o terreno do aeroporto, então terá que transitar aprox. 1Km pela BR-470 até chegar. Vai ter que interditar vários pontos, provavelmente será na madrugada.Acredito que vão quebrar uma parte do muro pra entrar, pois não conheço nenhum outro acesso com razoável espaço de manobra pra entrar.

ghutoz

2,9km para ser exato de portão a portão, moro ao lado, os acessos estão em obras mas já verifiquei uma possível rota para acompanhar, irei ficar de tocaia rsrsrrs

Cristiano GR

Na foto é possível ver que o Gripen não está com aquela bonita camuflagem. Será que vai ficar assim?

Denis

O meu cacinha é show, é show papai!!

Daniel

Neste momento está no Espírito Santo.