A Grécia anunciou oficialmente sua intenção de adquirir 18 Dassault Rafales para equipar sua força aérea.

Em 12 de setembro de 2020, em meio a tensões entre Atenas e Ancara, desde o lançamento em agosto de uma campanha turca de exploração de gás em uma área disputada do Mediterrâneo oriental, a Grécia anunciou a aquisição de dezoito caças Dasault Rafale.

O anúncio de ontem do primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis ilustra a força da parceria que uniu a Polemikí Aeroporía (Força Aérea Helênica) e a Dassault Aviation por mais de 45 anos, e demonstra a relação estratégica duradoura entre a Grécia e a França.

Falando em Salónica, o primeiro-ministro grego Mitsotakis disse que a defesa do país também será reforçada com a aquisição de helicópteros Sikorsky MH-60R Seahawk, torpedos, mísseis antitanque e mísseis guiados e a modernização das fragatas da classe Hydra.

No passado, a Grécia encomendou 40 Mirage F1CG da Dassault Aviation em 1974, depois 40 Mirage 2000BG/EG em 1985 e, finalmente, 15 Mirage 2000-5 em 2000. O último contrato também incluiu a modernização de 10 Mirage 2000 para o padrão 2000-5 com uma grande contribuição da indústria grega.

Voando para a Força Aérea Helênica, o Rafale terá como objetivo realizar missões de supremacia aérea, interdição, reconhecimento aéreo, suporte terrestre, ataque em profundidade e ataque antinavio.

Clique na imagem para ver as armas do Rafale em alta resolução

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

140 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Doug385

Parabéns aos gregos pela aquisição, mas parabéns mesmo aos gauleses por estarem lucrando às custas da treta dos outros.

Kemen

He he he, Asterix vai ficar danado da vida, os bretões do norte da França não receberam seu parabens.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Eduardo Lima

Não sei como um País quebrado e um dos mais endividados da Europa, faz uma aquisição dessas.

Doug385

Simples: se endividando mais. De certo os franceses abriram um crédito especial para eles.

Kemen

Os lucros da Elf no mar grego cobrirão tudo.

rui mendes

A Grécia vai receber milhões da UE, como ajuda e relançamento da economia, sendo grande parte a fundo perdido.

Fabio Araujo

A Grécia recentemente descobriu reservas de petróleo que passam de 100 milhões de barris e esta começando a explorar essa nova fonte de riqueza!

Antoniokings

100 milhões?
Tem certeza?
Isso é praticamente nada.
Se extrair 1 milhão de barris por dia, que é considerado muito pouco em termos internacionais.
Dura cerca de três meses.

Fabio Araujo

Realmente isso é a previsão de um dos campos dos primeiros blocos.

Fabio Araujo

PETRÓLEOO petróleo pode tirar a Grécia da pobreza?
https://opetroleo.com.br/o-petroleo-pode-tirar-a-grecia-da-pobreza-2/

Antoniokings

Gostei do site.
Vou colocar no ‘meus favoritos’ do navegador.

MMerlin

Se seguir a média brasileira, sem dúvida. E como disse o Fabio, referê-se a um dos blocos. A Grécia tem tido crescimento, tímido, mas constante depois da intervenção. Tem uma dependência grande de petróleo. Dependendo da qualidades das áreas, pode diminuí-la. Ocorre que a Grécia chegou em uma das etapas mais críticas das privatizações, relacionadas aos meios energéticos. A pressão sobre o governo para garantir a segurança das plataformas e também da área exclusiva deve estar sendo pesada. Se não conseguir demonstrar propriedade, os preços de vendas podem despencar. O investimento militar, que algumas vezes vem casado com apoio político,… Read more »

Jadson Cabral

Dívida não é impedimento. Quando se quer fazer, se faz. Emite mais dívida e segue o jogo. Sem blá blá blá de concorrência e ToT. Vai e compra.

Last edited 3 anos atrás by Jadson Cabral
Silvano

Fácil falar, né? “”””dívida não é impedimento”… kkkkk… valente pra caramba…. kk

Peter nine nine

Não percebo o espanto… Os EUA fazem igual, são os mais individados do planeta. Por fim, o estar endividado é um problema se não houver geração de riqueza, havendo riqueza, a situação é sustentável. Note que países como a Grécia, Portugal Itália e Espanha quebraram, mas quebraram acima de tudo perante os padrões europeus. Aliás, desde 2008, são poucos, se é que ah algum, os países que não “quebraram” num momento ou outro. A situação económica do Brasil e da sua moeda também não é nada favorável, por exemplo, isto mesmo sendo “rico”. A reação é em cadeia. Note ainda… Read more »

Allan Lemos

O que mais existe é gente pobre comprando carro zero.

ednardo curisco

Água bateu no pescoço.

estão em crise com Turquia. E quando se compra produto militar, acaba comprando também algum apadrinhamento.

A França já deslocou navios para a região.

Tu me ajuda e eu te compro uns avião

Theo Gatos

A Grécia sempre foi um grande comprador de equipamento militar francês, alemão e americano principalmente… O suposto apadrinhamento não existe por conta da compra!
.
Sds

Emerson

Enquanto um Gigante deitado em berço esplendido não consegue nem fazer gestão correta de seu pessoal (80.000 militares em uma Força Aerea que nem avião direito tem), a Grécia tem 33.000 militares, aí sobra dinheiro para ter Rafales, Mirage 2000-5 Mk2, F-16C Block 50 Plus. Tirem como exemplo a força aerea francesa, com 40.000 militares e olhem o que eles operam. O Japão com 50.000 militares e operando F-15, F-16, F-35… Tudo no Brasil é superdimensionado, desde as forças armadas, empresas do governo, congresso, etc, etc, etc…

Luís Henrique

Além dos 18 Rafale foi anunciado a aquisição de 4 Fragatas. Os gregos estavam negociando 2 Fragatas FDI. Algumas fontes sugerem que as 2 FREMM AAW Alsace e Lorraine, que devem entrar em operação em 2021 e 2022 poderão ser adquiridas pela Grecia. Então, talvez o anúncio das 4 Fragatas sejam 2 FDI e 2 FREMM. (Chute meu). A Reuters chegou a escrever 4 fragatas Meko, mas em seguida apagou a palavra Meko, deixando somente 4 Fragatas. Outras fontes também sugerem negociações entre a Grécia e o Reino Unido para aquisição de algumas fragatas usadas Type 23. A Grécia também… Read more »

Lucianno

São 4 fragatas Belhara. A França irá emprestar duas FREMM ( Alsase e Lorraine) até a entrega das fragatas gregas.

Jean Jardino

Vai nada, o ministério ja falou que as duas FREMM ficam na Franca,

Theo Gatos

As 4 são Belh@rra, as 2 FREMM que viriam por leasing não virão mais a não ser que a situação mude muito e ambos os países cheguem às vias de fato, seja na mão dos próprios franceses ou alugadas aos gregos, provavelmente entrarão em combate se esse for o cenário…
.
Sds

sub urbano

A França se deu bem ao se opor as ambições turcas. Os gregos fizeram uma boa escolha, o Rafale é um caça muito capaz, além de bonito. É o F-15 europeu. Já nós escolhemos o F-16 europeu. Cada um com seus cada quais. Todo mundo quer ser chic, todos querem sair bonitos na foto, isso é algo que americanos e russos não podem oferecer.

Rival Sensor

Com defesa não se brinca, aqui se gasta com lagostas, vinhos e caviar, lá com aviões de última geração. Aqui temos estatais que viram cabides de emprego, planos de cargos e salários, licenças-prêmio, triênios, viagens, cursos, aposentadorias…Dinheiro tem, só é mal gasto.

Gabriel

Os Correios estão aí para comprovar tua afirmação.

Joao Moita Jr

Realmente. Faz pouco tempo fiquei sabendo da tal “rachadinha”, e depois de ter aprendido do que se trata, ou seja, do roubo de grande parte do salário do empregado público pelos próprios patrões, entendi que em um país aonde isso acontece com tanta frequência e chega até mesmo a presidência, só começando tudo de novo. O Brasil virou um enorme navio pirata.

Silvano

Saudade do cara que roubou até o último fio de cabelo de todos os brasileiros em nome de um projeto de poder megalomaníaco e corrupto?? é isso mesmo?

Antoniokings

Éramos felizes e não sabíamos.

pangloss

Eu era infeliz e sabia. Continuo infeliz, mas isso não muda minha perspectiva sobre aquele passado.

Rogério Loureiro Dhierio

Pelo contrário. Éramos cornos, não sabíamos. Agora continuamos cornos e continuamos sabendo.

Kemen

Pois é, antes e agora, seguimos na mesma, a ultima foi incompreensivel, o E.U.A.N. limitou a quantidade de aço brasileiro que importavam de nós e o sobretachou, e nós com excesso de alcool nos estoques, resolvemos não retaliar e importar o alcool de milho dos E.U.A.N., o que acharam os nossos produtores?___A esqueci é um ano decisivo para a reeleição do amiguinho do norte!___ Aja!

Antoniokings

Pois é!
E parece que pela primeira vez na História um americano vai comandar o BID.
E com apoio do …… Brasil.

Rodrigo M

Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, Rússia, China.. Todos esses seguem a mesma linha ideológica que tanto lhe atrai e estão logo ali…
Não perca tempo, escolha um e seja muito Feliz!

Antoniokings

Honduras, El Salvador, Guatemala, Congo, Guiné, Índia, Sri Lanka e dezenas de outros.
Escolha um e seja feliz.
Devo lembra que apenas EUA, Brasil e Hungria caíram no índice de bem-estar social.
E acentuadamente.
Será por quê?
https://www.marketwatch.com/story/the-us-drops-to-no-28-on-this-global-well-being-index-2020-09-10?cx_testId=51&cx_testVariant=cx_1&cx_artPos=1&mod=home-page-cx#cxrecs_s

Mudemos de assunto que esse é muito cansativo.

Henrique

Este Tonho vive de mimimi , O rei do cangaco ,

Henrique

Ou ARGENTINA

Mário Filho

EU NÃO !!!

Samuel Castro

“Hurr… Se você critica o atual é porque gostava do antigo Durr”

Pare de ver o mudo em preto e branco.

Kemen

Não tenho nada com essa vossa perrenga, mas nem um nem o outro, quem sabe o próximo, que Deus nos ajude.

Hellen

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou nesta quinta-feira, 27, o Banco Central repassar R$ 325 bilhões das reservas de resultado cambial ao Tesouro Nacional para o pagamento da dívida pública. Como adiantou o Estadão, o valor ficou abaixo do que foi pedido pelo Ministério da Economia porque o BC se mostrou resistente à operação. Em nota divulgada nesta quinta, o conselho informou ainda que o valor a ser repassado pelo BC ao Tesouro poderá ser ampliado “caso haja necessidade”. O repasse do lucro bilionário, obtido graças à valorização expressiva do dólar e seu efeito no valor em reais das reservas… Read more »

Rodrigo M

Como adiantou o Estadão” Parei de ler aqui.

Agressor's

Não precisa ser um especialista que manja de economia, é simples de entender: vende-se o patrimônio nacional a preço de banana, o serviço da dívida não nos deixa crescer e depois de tudo vendido o estado não tem mais poder algum de investimento e de competição, ficando assim à mercê do capital estrangeiro que não tem nenhuma responsabilidade social, ficando com a faca e o queijo na mão e ditando os rumos econômicos, os preços dos seus serviços ao seu bel prazer, sem que o estado tenha qualquer poder de competição e defesa do seu povo. É uma faca de… Read more »

Henrique

Os CORREIOS estao aceitando opinioes. Mande por CARTA.

Kemen

O colega sabe porque o dólar foi nas alturas não?___Pense um pouco… e com isso tudo que é preço no mercado nacional vai junto!

Luciano

É sempre a mesma justificativa! Faz quase quatro anos que os ladrões anteriores deixaram o poder, mas vcs insistem em usar isso pra justificar os roubos atuais! Por que são ladroes da extrema direita agora pode ? O povo aqui tem ladrão de estimação! Aquele papo de “se fizer algo errado a gente tira” era só balela! Tá cada vez mais escancarando que essa galera atual mama nas tetas do Estado com falcatruas há 30 anos e continuam com esse papinho de ” e os vermelhos, em?”…os vermelhos já eram! Agora é a mamata acima de tudo e de todos,… Read more »

silvom

Luciano, você falou bem. A justificativa desse atual é que o outro também fez no passado.

Leandro

Não…saudades quem disse que acabaria com isso em 2018 e hoje está fazendo a mesma coisa…

Rogério Loureiro Dhierio

Falou tudo. O certo seria devolver o Brasil aos índios e pedir desculpas.

Kemen

Não Rogério, porque podemos mudar o nosso pais votando naqueles poucos que são corretos, temos que examinar o seu passado, no que fizeram, como votaram nos projetos apresentados, isso não é garantia mas é melhor que votar somente olhando e ouvindo discursos sobre coisas que nunca se cunprem, vamos deixar a preguiça de lado, afinal é o destino da nossa patria.___ Sei que poucos brasileiros tem acesso à informação, mas cuidado com os currais eleitorais não se vendam.___ E tem gente que ainda vota em ex presidente que bloqueou a nossa poupança num ato ilegal e arbitrario. Aja senador!

Ricardo Bigliazzi

Caro Moita, os últimos 30 anos foram terríveis para o Brasil. Só ficaram algumas moedinhas em cima da mesa pois tinha um cidadão que tinha 9 dedos e não conseguiu rapelar tudo.

Atlântico

Bla,bla,bla só conversa fiada. Quando começa com o presidente etc, e só mímimi daquele povo da pátria educadora.???

Kemen

Na politica não escapa um, os que são descobertos é o mínimo, fazendo uma média estatistica e achando que os 35 milhões do ap do Gedel saia do desvio padrão, vejamos…
Por baixo, uns 5.000 politicos desviando uma média de 10 milhões cada um por ano, teriamos 50 bilhões por ano, depois de 5 anos, 250 bilhões, da para equipar decentemente as F.A.´s ou quantas bolsas de estudo seriam possiveis pagar para os estudantes pobres? Acorda Brasil !

gordo

Não seja injusto, ponha nessa sua conta nosso judiciário & MP e as próprias Forças Armadas. Provavelmente temos o Judiciário mais caro do planeta e um orçamento digno de Israel para nossas FA.
Quanto aos caças para a Grécia existe mais que divida e economia no balaio, o interesse da OTAN em colocar a Turquia no eixo (segundo a perspectiva deles) vai facilitar em muito aos gregos o acesso a equipamento.

Kemen

Rival, você foi reprovado nos concursos públicos?

Marcelo

Grécia teve que fazer uma reforma administrativa. Assim como fez Portugal. Só assim esses paises conseguiram respirar. Aqui a reforma adminstrativa é faz de conta. Se aplica só aos novos servidores e fará efeito em 30 anos.

Emerson

Bingo. Parabéns. É só olhar a nossa própria Força Aerea com 80.000 militares para nem avião ter para operar direito. Isso já responde tudo.

Oséias

Lá tambem se gasta com caviar. A Grécia é péssimo exemplo de gestão pública.
A diferença é que eles podem mandar a conta pro alemães pagarem.

Fabio Araujo

Investimento pesado, Rafale, MH-60R, torpedos, mísseis antitanques, mísseis guiados e modernização de fragatas! Algumas dessas aquisições podem até chegar rápido, mas algumas vão levar anos para serem concluídas pois não creio que tenham Rafale e MH-60R na prateleira e também uma modernização de uma fragata não é coisa rápida e do jeito que as coisas estão esquentando pode não dar tempo de chegar!

Theo Gatos

8 Rafale provavelmente virão das linhas francesas, não terão que esperar…
.
Algumas modernizações serão mais rápidas…
.
E essa aquisição não significa que a Grécia tenha um grande buraco nas suas linhas e tenha que esperar desarmada, mesmo entre os caças, opera F16 da mesma geração que os turcos… E as 4 Hydra a serem modernizadas até 2024 são Meko 200 da década de 90 (as duas mais recentes de 98) e mesmo hoje não são desprezíveis!
.
Sds

Gabriel BR

O caldo entornou para o Erdogan! o cara fez um expurgo nas forças armadas …só tem vinte pilotos de caças para 200 aviões-caça defasados…marinha tecnologicamente defasada. Restam as forças terrestres!
Grécia= Piloto treinado padrão IDF + força aérea com alta disponibilidade operacional + caças devidamente modernizados + Forças terrestres capacitadas e com material de ponta + Marinha de guerra moderna e bem treinada.
Chances da Turquia ? despejar uma quantidade massiva de refugiados na Europa afundando o continente no caos.

Fabio Araujo

O expurgo nas forças armadas foi em 2016 de lá para cá já deve ter formado alguns novos pilotos, tá certo que devem estar verdes, mas já deve ter bem mais que 20 pilotos!

Gabriel BR

O pessoal lá dentro tá falando a operacionalidade está bem baixa e que o mandatário turco não confia em seus militares.

Fabio Araujo

Como falei deve ter subido o número de pilotos, mas eles são verdes pois experiência só com o tempo!

Theo Gatos

A “chance da Turquia” ela já está fazendo há certo tempo…
.
Sds

Gabriel BR

Os europeus não viram nada ainda , amigo.

Theo Gatos

Mas os gregos estão vendo… O número de refugiados pode parecer pouco, mas concentrados em pequenas ilhas com populações reduzidas o impacto é gigantesco tanto operacionalmente em relação a recursos quanto culturalmente… E é mais difícil eles chegarem ao continente para irem andando até a Alemanha a partir dessas ilhas próximas à fronteira com a Turquia…
.
Sds

Gabriel

Simples.

Soma o que já foi gasto no Brasil com Copa do Mundo + Olimpíadas + “incentivo” a alguns artistas + salário família e auxílio emergencial a quem não necessita e teremos o valor para mais de 100 F – 15E…rsrs

Antoniokings

Mais aposentadoria integral para militares, esposas, filhas e etc (que estão mantidas, por enquanto).
Aí, explode. .

Sequim

Pois é, Kings. Thomas Piketty deu entrevista ao Estado de São Paulo dizendo que o Brasil é desigual demais pra se desenvolver. Esse é apenas um pequeno exemplo disso.

Antoniokings

Eu vi essa manchete, mas não consegui abrir a reportagem.
As pessoas estão brincando com coisa séria e achando que as coisas vão acontecer caindo do céu.
Depois não sabem porque a China está acelerando seu desenvolvimento e o Brasil está estagnado há décadas.

Rodrigo M

Tudo exposto pelo Gabriel acima eu concordo, mas qual o problema com a aposentadoria dos militares? Eles não merecem? Já não têm os mesmos direitos e garantias abrangidas pela CLT (FGTS, Seguro desemprego, jornada de trabalho estabelecida, feriados, etc etc.. etc..) São uma das pouquíssimas instituições ilibadas (Se não a única) e com a qual o país sempre contou e sabe que pode contar quando precisar, e agora não podem sequer ter aposentadoria integral após 35 anos de dedicação e exclusiva??? Falam como se os militares fossem um dos grandes problemas desse projetinho muito mal acabado de país.. Isso é… Read more »

Sequim

O “problema” é que se exige sacrifícios de todos, pois somos todos iguais, mas alguns se acham mais iguais que outros. Os trabalhadores da CLT vão ter que trabalhar pelo menos 40 anos para levar 100% da aposentadoria. A mídia corporativa nada tem de “esquerdista”, seja lá o que isso queira dizer. Ela apoia integralmente o projeto neoliberaloide deste (des)governo. Só não vê quem é cego.

Last edited 3 anos atrás by Sequim
Kira

Parei de ler na palavra “ilibada”. Até 2 anos atrás concedia às forças armadas o benefício da dúvida. Hoje está no mesmo nível do congresso, executivo e judiciário.

Madmax

No dia que o problema do Brasil for auxílio emergencial é salário família estarei feliz

Astolfo

Entendo o seu ponto, mas convenhamos que 18 Rafale não são o mesmo que 100 F-15E… Por mais endividado que esteja um país, se ele tiver uma estrutura mínima, ele consegue adquirir e operar 18 caças assim, mesmo que sejam caros. Prova é a quantidade de países africanos operando SU-30.

Naturalmente, isso deve vir às custas de mais endividamento, porém esses 18 Rafale não serão a causa disso e nem o fim. Os problemas da Grécia são maiores, e ter um vizinho tão agressivo assim justifica ainda mais essas compras.

Pablo

So que nesse pacote de rafales, parece que tem mais navios e outras armas. Portanto o gasto e muito maior que de “apenas” 18 Rafales.

Pablo

So to dizendo que o gasto grego e muito maior, alem dos rafales, tem navios e outras armas.

rui mendes

Eles têm um pib oito vezes menor que o Brasil, mas em compensação têm uma população vinte vezes menor, logo acho que lhes sobra mais dinheiro que ao Brasil, depois de salários publicos, pensões, gastos com saúde e por aí.b

JSilva

Aguardando a resposta turca, será que comprarão o Su-35?

Theo Gatos

Já existem discussões em torno do Su35 e algumas em relação ao Su57, mas nada muito sólido ainda foi noticiado… Até agora foram declarações esparsas do próprio Erdogan no interesse e autoridades russas na disponibilidade, mas como Erdogan procura não apenas uma compra de prateleira, mas uma parceria em tecnologia, talvez o Su57 não seja a primeira aquisição a ser anunciada, mas o Su35 ou talvez um Su30SM “local” antes de um Su57 de prateleira… . Ah, os turcos tinham na mesa ainda os Typhoon ingleses, mas os desdobramentos mais recentes, além de restrições que os americanos poderiam trazer à… Read more »

Ivan

Theo Gatos, Você escreveu: “Talvez o Erdogan devesse ter esperado alguns anos a mais e a chegada de novos sistemas antes de partir para provocações tão agressivas como as que tem feito…” . Você tem razão, mas esquece que Erdogan está seguindo a agenda dele, seus interesses pessoais, pouco se importando com o que seria melhor e mais prudente para a Turquia e seu povo. . Faz alianças e inimigos em uma velocidade alucinante. Pouco tempo passado era amiguinho de Israel, que modernizou seus caças F-4E Phantom II Terminator, bem como seus MBTs M-60 para Sabra (com canhões de 120mm).… Read more »

Theo Gatos

Resumindo, se Erdogan tivesse feito isso, não seria o Erdogan…. hehehehehehe
.
Sds

Jadson Cabral

Se a FAB fosse tão competente quanto a força aérea helênica nós teríamos nós poderíamos fazer isso tbm

Pablo

Se a Fab fosse tao incopetente, pode ter certeza que ao invés dos gripens, hoje estariam aqui os rafales(que na epoca foram anunciados pra puxar o saco do Sarkosy sem o aval da mesma FAB que bateu o pé e fez o governo voltar atrás nessa puxaçao de saco) e parados no chão por conta do custo de operaçao.

M65

Sarkosy até passou a virada do ano aqui para conseguir esta venda.

Daniel

Falou tudo Pablo.
Confesso que estranhei de imediato a escolha do Gripen, até porque o meu preferido foi o Rafale, mas hoje dou graças a Deus por terem escolhido o Gripen, pois são caças equivalentes e tivemos a transferência de tecnologia, inversa inclusive (WAD).

Pablo

Os franceses tambem ofereciam a transferência, so que o pacote era bem mais caro. Qualquer um que fosse escolhido a Fab estaria bem servida, entretanto, essa escolha servirá por pelo menos 30 anos.
Agora faça as contas de quanto sairá por ano o custo de um único rafale e compare com um gripen e depois multiplique pelo tempo de serviço que esses vetores ficariam (no caso do rafale) a serviço da FAB ( pelo menos 30 anos). Ai vem o cara e me chama a fab de incopetente.

Daniel

Será que seria ao nível do que a SAAB transferiu para a EMBRAER? Tenho minhas dúvidas.

Rodrigo M

Esse país vem sendo desgovernado há mais de 30 anos por governos corruptos e incompetentes e agora a culpa é da FAB?

Caio

Tem certeza que a incompetência é só de 30 anos para cá? Ok éramos uma Inglaterra e nem sabiamos.

Rodrigo M

Um comentário em cima de uma resposta de um outro comentário..
Mas tentar entender o contexto, dá muito trabalho..
O importante mesmo é não perder a chance de tentar dar aquela resposta arrasadora de qualquer jeito.
Parabéns pequeno prodígio.

Caio

Contexto dos “meus”,! Não é contexto é só apologia rasa e triste.

Gabriel

Fato.

Fernando Turatti

Toda Santa vez que surge notícia grega a galera vem falar em dívidas, deficits e tudo o que diz respeito.
Se déficit fosse impeditivo, nos últimos anos só a Alemanha teria força aérea. Se dívida pública alta fosse impeditivo, talvez o Chile teria é olhe lá.
Só quem nunca viu o endividamento de Japão, EUA, China, UK etc acha que a dívida bruta é o problema.
No mais, a Grécia amplia sua vantagem aérea nos turcos graças à boa relação com os franceses.

Antoniokings

Dívida não é problema quando é usada para investimento PRODUTIVO.
Quando vc faz dívida para gastar com armas, ou dando auxílio emergencial como nos EUA, é sim um gravíssimo problema que mais cedo ou mais tarde vai estourar.

Sequim

Ou então dando socorro aos bancos sanguessugas ” grandes demais para quebrar”, como aconteceu em 2008.

Fernando Turatti

Chegou a viúva soviética.
Consagrado, dívida é SEMPRE um problema, seja ela financiando uma máquina de guerra 3x maior do que a necessária pra dominar o mundo, seja bancando um crescimento artificial.
Se seu país cresceu dois dígitos percentuais e AINDA ASSIM terminou devendo mais do que antes percentualmente, tá absolutamente tudo errado na sua matriz econômica.

Antoniokings

Bom, vê-se que vc nunca vai conseguir emprego em banco, né?
E muito menos estudou economia.
Se vc não tem capital, mas pode ir ao banco pegar ‘X’ para ganhar ‘2X’, é lógico que vale a pena pegar emprestado.
Isto é economia básica que até o Seu Manoel do botequim sabe.
Banco, não é só para ter cartão de crédito ou usar o cheque especial.
Serve também para pegar dinheiro para investir e multiplicar seu capital.

Fernando Turatti

Você acha que quem empresta pros governos são os bancos e eu não estudei economia… Erro o meu de discutir contigo.

Antoniokings

Melhor vc para por aqui que só está piorando as coisas.
SDS

Kemen

Tesouro direto? Aliás esta ruinzinho faz tempo, muita gente saiu. Os grandes investidores foram para o dolar, ai a razão da alta, pela redução da Selic rapida demais, deveria ter sido mais lenta, aos poucos para não gerar desconfiança dos grandes investidores. Tributação arcaica dos capitais investidos, que amarra os investidores com taxas que decrescem apenas com o passar do tempo. Claro que a captação de dinheiro pelo governo é pelos bancos, leia em detalhe onde aplicam alguns fundos de investimento, e as ações disponiveis no mercado das empresas estatais. De resto tem o FMI e outros, emprestimos dos bancos… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
JSilva

Os maiores detentores da dívida pública interna brasileira são as Instituições Financeiras (bancos), os Fundos de Previdência e os Fundos de Investimentos… cada um desses três tem entre 20 a 25% da dívida. As pessoas físicas, através do Tesouro Direto,constituem algo em torno de 5% da dívida total. Mas é sempre bom lembrar que no final é a pessoa física que está por trás… o dinheiro dos bancos na dívida pública é o dos correntistas, o dinheiro dos donos dos bancos está no composição acionária e nos dividendos que eles recebem dos lucros. Nos fundos de Previdência está o dinheiro… Read more »

gari

Gastar com armas quando em alto risco de ter uma guerra é investimento dos bons.
é gastar ou deixar de presente pro inimigo afinal.

Antoniokings

Os EUA gastaram em armas bilhões e bilhões de dólares e agora estão aí, com uma dívida estratosférica de US 26 trilhões e subindo totalmente fora de controle
Adoro quando eles anunciam que vão comprar mais armas, torrar milhões com exercícios militares ou ‘Elephant walk’.e outras coisas do gênero.

JSilva

Enquanto quem financia achar que eles tem riqueza para pagar a dívida está tudo certo, o Japão, onde a dívida equivale a mais de 200% do PIB, que o diga…

O problema é quem não gera riqueza suficiente se endividar, porque chegará o momento que quem empresta vai dizer, você não terá condições de me pagar, se quiser mais vou aumentar meu preço pra te emprestar…

Last edited 3 anos atrás by JSilva
JSilva

Tudo se trata de ter um nível de endividamento que você consiga suportar, o problema só existe quando você passa esse limite e começa a questionar que paga muita dívida, que deveria haver renegociação, etc…

ADRIANO MADUREIRA

A Comissão Europeia, braço executivo da UE, previu em maio um rácio dívida / PIB de 196,4% para a Grécia em 2020 e de 182,6% em 2021. Em 2019, a pilha de dívidas da Grécia era de 176,6% do PIB.

De acordo com a Comissão Europeia, não teremos o maior aumento da dívida em relação ao PIB em 2020, seremos o quarto maior aumento, mas teremos a maior redução dessa proporção em 2021”, disse Staikouras à CNBC, dizendo que a dívida grega é sustentável.

ADRIANO MADUREIRA

Fernando Turatti, por exemplo, se levasse em consideração o tamanho da dívida,a federação russa teria mais caças do que os estados unidos,já que a dívida russa corresponde a 17,8% do PIB.

No nosso caso,nossa dívida chega a 90% do PIB,mas apesar disso estamos adquirindo os Gripen,Guarani,KC-390 e futuramente as Tamandarés,mesmo que em doses homeopáticas.

Fernando Turatti

O meu ponto é esse: a sustentabilidade de uma dívida. Os países caíram na armadilha do endividamento, uns levados pelo populismo democrático, outros pela necessidade de propaganda dentro de um sistema repressivo, até chegarem a níveis absurdos de endividamento, seja ali rondando os 100% como Brasil, EUA, UK… Seja atingindo os 50% mesmo com duas décadas de crescimento do PIB avassalador, como no caso da China… Ou como o caso mais absurdo de todo o planeta: o Japão. São raros os países com alguma responsabilidade fiscal, como é o caso alemão, onde por vários anos seguidos tiveram superávit nas contas… Read more »

ADRIANO MADUREIRA

O engraçado Fernando é que no caso de Moscou,já faz bem uns três anos que ouço nos sites militares especializados e nas comunidades do facebook ,que de acordo com os russofóbicos que ainda acham que moscou é comunista,que o país está quebrando… Mas conseguiu pagar toda a dívida da URSS,está sempre comprando e aumentando as reservas de ouro,foi o maior comprador em 2019,comprando 159 toneladas de ouro, elevando as reservas do metal a 2.270,56 toneladas. o país se tornou o maior comprador de ouro monetário do ano, acumulando 20% das transações globais. E em 2020,as reservas de ouro e moeda… Read more »

Last edited 3 anos atrás by ADRIANO MADUREIRA
JSilva

“Ou como o caso mais absurdo de todo o planeta: o Japão.”

Sim, um caso atípico, como atípico é o nível de poupança dos japoneses, eles pouco consomem, eles poupam… Pra eles é sustentável essa relação dívida/pib… Pro Brasil, que tem um nível de poupança baixíssimo e 2/3 da população economicamente ativa endividada e com pouca renda, 100% já é muito…

Last edited 3 anos atrás by JSilva
Welington S.

A compra desses caças caríssimos não soa como irresponsabilidade do governo grego já que a Grécia está com um problema gigantesco no que tange a economia do país?

Fabio Araujo

A questão é o segurança financeira ou segurança física, os gregos não confiam nos turcos, foram invadidos pelo Império Otomano nos anos 1600 e só reconquistaram a independência nos anos 1800, não querem se arriscar com os turcos!

Salim

Franceses mostraram eficiência em politica externa. Encostaram porta aviões na costa grega, fazem exercício conjunto e peita Turquia em apoio a Grécia. Resultado, venda bilionária aviões e navios. Espero qiue Itamaraty aprenda um pouco. Se fizéssemos o mesmo america sul e africa, teríamos vendas enormes a estes continentes. Infelizmente destruímos industria nacional militar e Itamaraty virou vira lata EUA .

Gabriel BR

Sugiro que você dê um revisada nos livros de História da politica externa brasileira.

sub urbano

Quem fizer isso vai constatar que estamos no pior momento da nossa Política Externa.

Gabriel BR

Não mesmo…

Salim

Gabriel, da década 60 ate 2000 eramos neutros e náo alinhados. Compravam os armas e vendiam os armas de praticamente todos. Depois alinharam esquerda, agora direita. Neutro e náo alinhado e o melhor mundo. Esta politica iniciou com o cancelamento acordo EUA no governo militar, dali foi auge de nossa politica de vendas itens industrializados e militares exterior, depois começamos a tender pra esquerda/direita e hoje vendemos só itens primários com baixo valor agregado. Precisamos mostrar apoio a paises america sul e africa que são clientes potenciais a nossos produtos industriais e militares.

Gabriel BR

Neutralidade na politica externa nós só tivemos no governo Geisel …o resto foi tudo americanismo.

Gabriel BR

Aliás analisando friamente , nem no governo Geisel!

Willber Rodrigues

Hum…. Gécia opera Mirage, um caça que, dizem, não é barato pra voar. E comprou Rafale, um caça que também não tem a hora-voo barata. Aqui, qualquer meio que a gente compre, é sempre a discussão “ah é muito caro pra nós, não precisamos disso em nosso T.O” E lembrando que, embora a Grécia tenha um T.O totalmente diferente do nosso, isso não muda o fato de que o PIB deles é menor do que a maioria ( ou todos ) dos Estados do Brasil. Igual a Polonia, que também tem uma Economia menor do que a nossa, comprou F-35.… Read more »

Fernando Turatti

Você sabe que 200 bilhões de dólares(PIB da Grécia) são mais de um trilhão de reais né? Acima disso no Brasil só tem São Paulo, com seus ignorantes 2,1 trilhões de reais. O segundo maior é o RJ com 671b, seguido por MG com 576b. Muda o fato de que gastamos mais do que deveria numa força total e completamente irrelevante quando comparada à grega? Não, não muda, mas vale a correção.

Fernando Turatti

As forças armadas no Brasil estão de sacanagem não é de hoje, convenhamos. Aí quando resolvem gastar mais do que deveriam o fazem como? Indo direto pra submarino nuclear, bem antes de COGITAR ter uma quantidade razoável de submarinos convencionais ou escoltas de superfície. Isso tudo enquanto dos 5 submarinos atuais, nenhum está empurrando água de verdade.

fewoz

É o que falo. E o problema é a megalomania. Espero que não, mas muito provavelmente, o sub nuclear terá apenas uma unidade. É muito tempo, dinheiro e mão de obra investida num projeto feito por um país com péssimo histórico em não terminar coisas. Dá um bocado de medo… É o que falo: é melhor ter um gol andando do que uma Ferrari parada. É melhor primeiro fazer bem o básico.

De qualquer modo, ainda me parece muito positiva a padronização dos meios.

filipe

Depois do FX o Rafale virou moda, Egipto + India + Grécia + EAU + Qatar , o Brasil poderia hoje estar nessa grande familia.

Willber Rodrigues

Eu lembro que, na época em que o FX-2 ainda não tinha sido decidido, todo mundo chamava o Rafale de “Le Jaca” e “invendável”.
Que diferença, ein?

filipe

O Brasil ajudou a promover o produto, se a FAB esta interessada é porque deve ser bom , foi assim que todas as Forças Aereas pensaram, e foram atrás do produto francês.

Willber Rodrigues

Acho que essa lógica faria mais sentido se fosse o Gripen quem disparasse em vendas após o FX-2….

DSC

EAU não.

Os EAU não possuem e nunca compraram jatos Rafale.

Leonardo M.

Rafale só comendo pelas beiradas

Egito
Catar
Índia
Grécia

Se a Argentina tivesse com uma economia boa com toda certeza estaria na FAA e se duvidar na MB Argentina com excocet

Luiz Floriano Alves

A Grécia vai receber esses aviões em curto prazo, seguramente. Isso é comprar de uma grande fábrica, e um bom produto. Garantia de suprimento de armas e sobressalentes de fonte confiável.

Theo Gatos

Muito se fala da dívida grega, mas é preciso entender o perfil da dívida no que tange taxa de juros (que é baixíssima então a dívida quase não cresce e não há grandes despesas com o serviço de dívida) e o prazo que é alongado e tem demonstrado poder se alongar mais… . É um país endividado que pagará em prestações não tão pesadas a ponto de estrangular sua economia (não era bem essa a intenção da Alemanha na época, mas a maioria dos credores aceitou e a Grécia hoje consegue colocar dívida nova com juros bem baixos). O endividamento… Read more »

Sérgio Luís

Opinião
A Grécia realmente não tem dinheiro para essa compra mas o governo francês tem interesse em barrar os interesses de Ancara principalmente no mediterrâneo.
Sendo assim as “relações” são facilitadas para a Grécia!
A Turquia sempre procurou e ainda procura confusões!

IBIZ

Até a conclusão do programa FX com a escolha do Gripen eu acreditava que o Dassault Rafale seria o vencedor. Ainda hoje acredito que o caça francês era a melhor opção, mas entendo e concordo com a escolha da FAB.

Filipe

A midia franceza dis que a grecia ainda nao decidiu se compra 12 novos e 6 usados ou 10 novos e 8 usados o que e certo e que vao ser entregues armados scalp meteor etc…

Theo Gatos

Pode vir mais quantidade, mas a Grécia já opera com MICA, R550 Magic – 2, Exocet 39 Block II e Scalp EG com seus Mirage… Se vier o meteor será um grande lucro!!
.
Sds

Jagderband#44

E agora? Turquia vai de su 35?
Mas a Rússia é adversária na questão da libia…

Henrique

Este site militar atrai os DEMOCRATICOS PROGRESSISTAS de plantao, 16 anos mamando e agora tiraram a chupeta. EXORCISMO lento e doloroso, o diabo grita e chora. Mas uma hora cansa.