Israel afirma oposição às vendas de F-35 no Oriente Médio

    2332
    65
    F-35I Adir da IAF
    F-35I Adir da IAF

    Israel declarou categoricamente sua oposição à venda de caças Lockheed Martin F-35 para os Emirados Árabes Unidos, apesar da recente normalização das relações diplomáticas entre os dois países.

    “O acordo de paz histórico entre Israel e os Emirados Árabes Unidos não incluiu o consentimento de Israel a qualquer acordo de armas entre os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos”, disse o gabinete do primeiro-ministro de Israel (PMO).

    “Desde o início, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se opôs à venda de F-35s e outros armamentos avançados para qualquer país do Oriente Médio, incluindo países árabes que têm acordos de paz com o Estado de Israel.”

    Em recentes intercâmbios diplomáticos de alto nível com autoridades dos EUA, Israel diz que ressaltou sua oposição à venda de “F-35s e outros armamentos avançados para qualquer país do Oriente Médio, incluindo aqueles com acordos de paz com Israel”.

    “O acordo de paz com os Emirados Árabes Unidos não inclui nenhuma referência à venda de armas e os Estados Unidos deixaram claro que sempre tomarão o cuidado estrito para manter a vantagem qualitativa de Israel”, diz o PMO.

    A declaração parece ser uma resposta a reportagens da mídia sugerindo a possibilidade renovada de uma venda do F-35 para Abu Dhabi.

    Em 2017, o governo dos EUA disse que manteve discussões preliminares com Abu Dhabi sobre uma potencial venda do F-35, mas posteriormente desistiu de qualquer negócio potencial, para se concentrar na atualização da frota de caças Lockheed F-16 Bloco 60 dos Emirados Árabes Unidos.

    Israel é o maior operador de equipamento de defesa dos EUA e o único operador do F-35 no Oriente Médio. Os dados de frotas Cirium indicam que o inventário da Força Aérea de Israel contém 21 caças F-35I ‘Adir’, com acordos para mais 23 exemplares.

    Os países árabes também operam uma variedade de aeronaves de combate ocidentais.

    FONTE: FlightGlobal