Míssil MICA

Míssil MICA

O novo míssil MICA multi-alvo ar-ar adquirido da França foi testado com sucesso em uma missão secreta pela Força Aérea Indiana (IAF) a partir dos jatos Rafale recém-adquiridos

Ao largo da costa de Odisha, vários disparos de mísseis ar-ar foram conduzidos a partir dos jatos franceses e russos. “Todos os parâmetros da missão foram cumpridos quando o alvo foi destruído, validando o envelope de lançamento do míssil. O míssil equipará os caças Sukhoi e Rafale”, disse um oficial de defesa ao The Express.

Fontes da defesa disseram que o míssil MICA ar-ar de múltiplos alvos foi disparado do Sukhoi Su-30 MKI pela primeira vez, destruindo com sucesso os Expendable Aerial Targets (EATs), demonstrando suas capacidades.

Após a decisão de integrar o míssil com os jatos Rafale de origem francesa, a IAF testou dois mísseis ar-ar MICA Beyond Visual Range (BVR) na segunda e terça-feira. A aeronave decolou da base aérea de Kalaikunda, em Bengala Ocidental, e disparou o míssil que neutralizou com sucesso o drone aéreo, que imitava aeronaves inimigas em baixa altitude.

Su-30MKI da IAF
MICA – cabeças de busca EM e IR – foto MBDA

Desenvolvido pela MBDA, o MICA é um sistema de mísseis para todos os climas disponível para o Rafale e as versões mais recentes do Mirage 2000-5. O míssil de 3,1 metros de comprimento tem um diâmetro de 0,16 m e pesa cerca de 112 kg.

De acordo com o site oficial da MBDA, possui um alto nível de flexibilidade tática para atender aos mais exigentes requisitos operacionais: capcidade além do alcance visual (BVR), vários alvos/disparos múltiplos, desempenho de curto alcance (SR) aprimorado e flexibilidade máxima para aeronaves com funções múltipla/swing role. O MICA supera outros mísseis BVR com sua capacidade única de interceptação furtiva fornecida por seu buscador passivo.

“A IAF está em processo de atualização de seus esquadrões. Também está em processo de aquisição do míssil Meteor do fabricante europeu de armas MBDA. O Rafale será equipado com MICA e Meteor”, disse o oficial.

Na semana passada, a IAF também conduziu com sucesso dois disparos de teste do míssil ar-ar R-77 adquirido da Rússia. O míssil guiado ar-ar de médio alcance R-77 tem cerca de 3,6 metros de comprimento e 200 mm de diâmetro. Ele pesa cerca de 175 kg.

Ambos os testes foram habilitados pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO), que forneceu apoio logístico para a realização dos dois testes.

Míssil R-77
Míssil R-77

FONTE: The EurAsian Times

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

O Rafale é um excelente caça se os radares da índia, incluindo os E-99, conseguirem localizar os J-20 a coisa pode ficar interessante, mas se os J-20 não puderem ser localizados antecipadamente a coisa pode ficar feia para o Rafale.

Kemen

Como aeronave, sempre foi exelente. Os Rafale da India tem AESA e outras melhorias.

Com as exigências antigas 2010/2011 dos Emiratos Arabes nas negociações infrutiferas com a Dassault e tentando colocar o Rafale no mercado, muita coisa foi modernizada nos novos Rafale depois daquela época para poder enfrentar as futuras concorrências.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Marcelo

MICA lancado dos Su-30? Esta certo isso? A IAF deve ter ficado irritadissima com o desempenho dos misseis russos apos os eventos recentes de combates aereos com o Paquistao.

Peruchocvi

Na semana passada, a IAF também conduziu com sucesso dois disparos de teste do míssil ar-ar R-77 adquirido da Rússia. O míssil guiado ar-ar de médio alcance R-77 tem cerca de 3,6 metros de comprimento e 200 mm de diâmetro. Ele pesa cerca de 175 kg.

Pedro Rocha

Olá mestre Marcelo! Já vejo de forma diferente… A uma forma de ToT verdadeira é integração de qualquer armamento. Parabéns para a India

Fabio Araujo

É interessante mas complicado de se conseguir pois e creio que nem os russos e nem os franceses tenham cooperado na integração do Mica nos caças de origem russa pois envolvem segredos tanto do sistema dos mísseis quanto dos sistemas dos caças, o que torna o feito indiano mais digno de nota.

Lucianno

Mas porque os franceses não colaborariam? Eles estão muito interessados em vender mais MICA para os indianos. Em 2023 será lançado o moderno MICA NG, a expectativa da MBDA é que a Índia compre, afinal segundo os mesmos, a IAF comprou “apenas” 500 MICA que seria insuficiente para a frota atual de caças, portanto aguardam um pedido de um lote adicional.

rodrigo

A China vai ter que mostra na pratica que seus caças são realmente bons ou são só marketing barato….eu acredito na segunda opção ainda.

Soldadinho pmesp

Se os indianos conseguirem criar uma cadeia logistica sólida, com os vetores que tem e, com um nível de treinamento elevado, acredito que eles sejam totalmente capazes de “peitar” a China sozinhos, ou ao menos fazer com que eles pensem duas vezes antes de tentar qualquer besteira.

Kemen

O antigo Mica IR não tinha off-boresight, ainda bem que solucionaram os problemas não seguintes versões e este do teste também aparenta ser muito bom, pelos testes efetuados.

Leonardo M.

É pedir d+ um dogfight entre Rafale X F-16 e JF17 paquistaneses ?

JuggerBR

Se um dia houver esse conflito, o que vai definir os vencedores será o treinamento, mais que os equipamentos.

Nostra

Same as Mica which has both radar and IR versions

Astra Mk1 is currently equipped with a active radar seeker

Another Astra Mk1 variant equipped with IR seeker is currently under development.

Last edited 3 anos atrás by Nostra
André Zanatti

Kkkk vêm suave China que você vai achar o que é seu ?????