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KC-390 Millennium realiza missão humanitária no Líbano

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Embraer KC-390

Nesta quarta-feira (12), as aeronaves KC-390 Millennium e Embraer 190 (VC-2), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolam, de Guarulhos-SP, com destino a Beirute, no Líbano, para transportar a missão especial humanitária brasileira a Beirute, na República Libanesa.

O Governo brasileiro, conforme decisão do Presidente Jair Bolsonaro, enviará ajuda humanitária ao Líbano, em resposta às devastadoras explosões que atingiram o porto de Beirute, no dia 4 de agosto.

A decisão foi anunciada, no último domingo (09), pelo Presidente da República, em videoconferência com Chefes de Estado e de Governo para tratar das ações internacionais de apoio ao Líbano.

O trabalho está sendo coordenado pelos Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Saúde no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, cuja secretaria executiva cabe ao Itamaraty.

O KC-390, que realiza pela primeira vez missão de assistência humanitária internacional, transportará 6 toneladas de carga, que inclui medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde, doados pelo Ministério da Saúde e pela comunidade libanesa no Brasil.

A carga estará caracterizada como mala diplomática brasileira. Já a aeronave Embraer 190 (VC-2) transportará a comitiva da missão ao Líbano, chefiada pelo ex-Presidente da República Michel Temer, por convite do Presidente Jair Bolsonaro.

A comitiva é integrada por Senadores, autoridades federais e representantes da comunidade libanesa no Brasil, e também especialistas em assistência humanitária.

VC-2

O Ministério da Saúde enviará medicamentos e insumos básicos de saúde: antibióticos, corticoides, analgésicos e insumos como ataduras, seringas e cateteres; e mais 100 mil máscaras cirúrgicas e 300 ventiladores pulmonares mecânicos; e a comunidade de origem libanesa no Brasil, alimentos.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) continuam colaborando na elaboração de mapas com imagens satelitais de Beirute, utilizando o novo satélite brasileiro CBERS-4A.

Além das capacidades dos CBERS anteriores, este novo possui mais uma câmera, com resolução de 2 metros por pixel, que será muito útil nas atividades de mapeamento emergencial pós-desastres.

As duas aeronaves têm previsão de decolagem da Base Aérea de São Paulo (BASP), na tarde de quarta-feira (12/08), rumo a Fortaleza (CE), onde será realizado o primeiro intervalo técnico.

Na sequência, o KC-390 e o VC-2 seguem para a Ilha do Sal e prosseguem para Valência, Espanha. Após, decolam rumo a Beirute, com chegada prevista para a tarde da quinta-feira (13/08). No total, cada aeronave fará cerca de 30 horas de voo.

DIVULGAÇÃO: Ministério da Defesa

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JuggerBR
JuggerBR
1 mês atrás

300 ventiladores mecânicos? Esta certa esta informação? Me parece uma quantidade muito alta pra um país tão pequeno.

Detlev Weissmann
Detlev Weissmann
Reply to  JuggerBR
1 mês atrás

Também não entendi, está sobrando ventilador ? Outra coisa, este avião pode levar 26 toneladas, porque está levando 8 toneladas segundo a Globo?

Rawicz
Rawicz
Reply to  Detlev Weissmann
1 mês atrás

Primeiro, pela quantidade de insumos necessários/recolhidos, segundo pela autonomia…. Com carga máxima 1 520 m.n. (2 820 km), mais que dobra 3 310 m.n. (6 130 km)…… Mesmo com baixo peso (8 ton), eles terão de fazer 3 paradas técnicas para reabastecimento, até chegar lá…..

Definitivamente não temos aviões preparados para grandes deslocamentos. Vide o que fizemos nos repatriados da china no inicio do ano com o VC2, um embraer 190 fazendo 4 paradas para chegar e mais 4 para voltar.

Jean Jardino
Jean Jardino
1 mês atrás

Eita voo pinga pinga, uma vergonha demorar quase dois dias para chegar a Beirute, qdo que a FAB tera avioes com capacidade de transporte global…..alem da farra, um monte de gente que nao tem nada que fazer la, vai passear .

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Jean Jardino
1 mês atrás

Pois é Jean, imagina quanto será gasto com cada passageiro desse VC-2 apenas para desejar “boa sorte” ao povo libanês. Já que esses políticos querem ir passear, deixe que vão nos assentos laterais no compartimento de carga do KC, já economizaria uma boa grana.

Francisco Braz
Francisco Braz
Reply to  Rafael Cordeiro
1 mês atrás

Poderiam substituir os “representantes da comunidade libanesa”, senadores e outros políticos por médicos, bombeiros e paramédicos. No lugar de um monte de ternos, mais remédios e alimento. Palhaçada de políticos que deveriam receber do povo brasileiro o mesmo tratamento que o povo libanês esta dando aos políticos locais.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Francisco Braz
1 mês atrás

Vai estudar um pouco, só um pouquinho de relações exteriores e geopolítica e depois leia seu comentário muchacho.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Tomcat4,2
1 mês atrás

Olá Tom. Creio que neste momento, o Francisco está certo. Tripoli está um caos. Não faz sentido enviar uma comitiva de autoridades principalmente em um momento de turbulência política após a queda do gabinete. Neste momento, o Líbano precisa de DUAS aeronaves KC390 com suprimentos para saúde, principalmente devido ao surto de Covid que deve começar agora. Aliás, Temer é um ex-presidente mas está respondendo a processos por corrupção. Se por um lado ele seria a maior autoridade brasileira descendente de libaneses, há um problema óbvio nele representar o governo brasileiro. Uma coisa seria se ele tivesse sido convidado pelos… Read more »

RODRIGO LAMONATO
RODRIGO LAMONATO
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Relações exteriores, projetar-se como um país sério. E não terceirizar tudo, e até a própria existência aos EUA, como querem nos fazer crer e ser.

Last edited 1 mês atrás by RODRIGO LAMONATO
Camargoer
Camargoer
Reply to  RODRIGO LAMONATO
1 mês atrás

Olá Rodrigo. Tenho criticado bastante a atuação do Itamaraty no atual governo. Há algo entre amadorismo e fanatismo difícil de explicar.

Flanker
Flanker
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Trípoli? Os aviões vão pro Líbano ou pra Líbia? Não seria Beirute?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Flanker
1 mês atrás

Olá Flanker. Você tem razao. Obrigado pelo correção. Beirute.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
1 mês atrás

Excelente!

Carlson
Carlson
1 mês atrás

Só tem que fazer uma vistoria para ver se não estão levando mais cocaína na comitiva brasileira…
Sem comenta que o sargento que foi pego ainda receber o salário e em dia o que é claro um absurdo.

Tutu
Reply to  Carlson
1 mês atrás

O processo contra ele já foi julgado em última instância?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Tutu
1 mês atrás

Dentro de mais ou menos vinte anos será. E a “justiça” será feita.

Marcilio lemos de Araujo
Marcilio lemos de Araujo
Reply to  Tutu
1 mês atrás

Bom dia Tutu, vamos respeitar a constituição, uma vez que a mesma preconiza que ninguém será condenado sem que sua sentença seja transitado em julgado, depois disso deverá ser aplicado o que o regulamento da aeronáutica explicita sobre o caso.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Tutu
1 mês atrás

Caro Tutu. O problema é outro. A capital do país está em estado de calamidade. Provavelmente passará por um surto de Covid devido a destruição da infraestrutura. O gabinete do governo caiu e o primeiro-ministro pediu demissão. O momento é inoportuno para enviar uma comitiva de autoridades. O melhor seria dois KC390 cheios de material humanitário.

Doug385
Doug385
Reply to  Carlson
1 mês atrás

Meu amigo, é um voo humanitário para um país que sofreu uma catástrofe. Tenha um pouco mais de respeito por esses profissionais.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Doug385
1 mês atrás

pois eh, acho que nunca tinha lido tanta m….junta. Mais respeito e humanidade fariam bem.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Doug385
1 mês atrás

Olá Doug. Os profissionais enviados serão úteis. As autoridades políticas neste momento é um estorvo.

Funcionário dos Correios
Funcionário dos Correios
1 mês atrás

Uma boa ação do nosso governo, em relação ao Líbano, já que o mesmo vive uma situação complicada a um bom tempo. Mas não entendi o porque do Dr Michel Temer fazer essa missão.

Matheus
Matheus
Reply to  Funcionário dos Correios
1 mês atrás

Temer é quase como se fosse um embaixador da comunidade libanesa no Brasil. Ele é muito próximo com muitas pessoas influentes do Libano, politicos, empresários etc…

Camargoer
Camargoer
Reply to  Matheus
1 mês atrás

Olá Matheus. Eu entendo que o Temer seja a mais alta autoridade brasileira descendente de libaneses, mas o momento é inoportuno para enviar uma comitiva de autoridades.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Funcionário dos Correios
1 mês atrás

Rapaz, bacana mesmo por parte de nosso governo, quem não foi ainda, visitem Foz do Iguaçu onde fica a segunda maior colônia de árabes(onde creio se incluírem os libaneses) do Brasil, cheio de restaurantes árabes e vendem uma tal de shawarma ,que coisa deliciosa, comi isso uma semana inteira todo dia a noite,rs.
Michel Temer é descendente de libanês.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Funcionário dos Correios
1 mês atrás

É por que ele virou o Henry Kissinger deste governo fadado ao fracasso.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Funcionário dos Correios
1 mês atrás

ele eh filho de libaneses e eh ex-Presidente da Republica. Se nao fosse pelos processos que responde estaria tudo muito bom. Espero que nao decida ficar por la como o Carlos Ghosn ex-renault, senao vai ficar feio para o Governo Federal…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Marcelo
1 mês atrás

Pela idade o Temer tem risco zero de pegar cadeia..

Matheus S
Matheus S
1 mês atrás

Não se trata disso. Usar o avião em missões humanitárias dará uma visualização melhor da aeronave mundo afora e mostra que o KC-390 está plenamente operacional, o governo aproveitando dessas situações, usará a imagem da aeronave para conquistar potenciais clientes. Bom, acredito eu né.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Matheus S
1 mês atrás

Pois é Matheus mas vai explicar isso ,e outra, se não temos o A-330 ,Kc-767 e etc temos que transportar com nosso melhor transportador uai, poderiam usar o C-130 mas , deixar passar essa oportunidade de mostrar a robustez e qualidades do Kc-390 operacional em ação seria uma lástima. Vamo que vamo!!!

Matheus S
Matheus S
Reply to  Tomcat4,2
1 mês atrás

Exatamente.

Matheus S
Matheus S
Reply to  Matheus S
1 mês atrás

Só uma pergunta: Nesse momento, hoje dia 12/08/2020, você acha que o KC-390 teria mais visibilidade atuando no transporte humanitário para o Líbano ou treinando no Brasil em condições específicas do cargueiro? Acredito que você deva concordar com a questão do Líbano. Mais: O KC-390 é do Brasil, não temos tanta visibilidade militarmente mundo afora, temos que correr atrás de oportunidades. E essa é uma oportunidade. Os russos são extremamente eficientes em sua abordagem na venda de produtos militares. Quando acontece algo de ruim com produtos militares ocidentais, a propaganda russa cai em cima desse fato e destaca as qualidades… Read more »

Matheus
Matheus
1 mês atrás

Depois reclama que a aeronave não consegue vendas. Já ouviu falar em marketing e propaganda?

OSEIAS
OSEIAS
1 mês atrás

Ótima iniciativa do governo, dará mais visibilidade ao nosso KC, até porque haverá vários operadores na região ajudando o Líbano, um grande aceno para toda a comunidade árabe pois são grandes parceiros comerciais do agronegócio brasileiro e 10 milhões de brasileiros com ascendência libanesa. Ótima escolha enviar um ex-presidente brasileiro chefiando a missão que é descendente libanês e mostra nossa seriedade em ajudar um povo amigo. Quem critica não tem noção de geopolítica e humanidade.

Silva
Silva
Reply to  OSEIAS
1 mês atrás

Ufa, ao menos um comentário sensato que abordou todos os pontos desta ação de ajuda ao povo libanês.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Silva
1 mês atrás

Caro Silva, agradeço o seu comentário, mas ainda temos vários pontos a favor dessa ação. O ex-presidente Temer tem uma rua com seu nome no Líbano, ele tem grande influencia no meio politico brasileiro e até mesmo pasmem no próprio Líbano, isso abre portas para nosso conturbado governo que precisa de apoio para coisas que julgamos serem corretas e proveitosas ao nosso país. Temos grandes lideres aqui no país e no meio politico descentes de libaneses que podem ajudar a votarem com as matérias mais urgentes para o país sair dessa crise. A imagem do nosso país estava meio arranha… Read more »

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  OSEIAS
1 mês atrás

“Somos sabidamente um dos maiores produtores de alimentos do mundo, não enviar alimentos para acalente o sofrimento desse povo irmão, seria de m egoísmos tal”. Essa é uma questão muito importante. Levar duas das pouquíssimas coisas que na geopolítica podemos pôr o bilau na mesa no cenário mundial: Agro e Aeronáutica. Sabemos que aquele armazém de Beirute explodiu junto. O porto está quase (ou total) inoperante. Está havendo escassez e inflação de produtos alimentícios básicos. O Brasil, como abriga a maior comunidade libanesa no mundo, dentro do cenário geopolítico, tem a obrigação de levar ajuda. Nessa, nem a oposição pode… Read more »

Matheus S
Matheus S
Reply to  GFC_RJ
1 mês atrás

Sobre o ex-presidente… Se a ex-primeira dama estiver na comitiva, o poder brando (ou bruto) é bastante potencializado.”

Com certeza.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
1 mês atrás

É uma ótima demonstração do 390, porém, fica claro que sim, deveríamos ter um cargueiro com maior capacidade e alcance, tipo um 400, por exemplo.

JSilva
JSilva
Reply to  Alexandre Galante
1 mês atrás

Então dentro dessa argumentação, que está correta, precisamos na verdade é de 3 a 4 reabastecedores de longo alcance para que o KC-390 possa utlizar sua capacidade de reabastecimento.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Alexandre Galante
1 mês atrás

Galante,
A informação é que KC390 irá transportar 5 toneladas de materiais. Esse peso é por conta porque é o que esta sendo doado ou por conta do limite de peso em função da distância?

FERNANDO A F SOARES
FERNANDO A F SOARES
Reply to  Marcos10
1 mês atrás

Ou quem sabe pelo volume da carga transportada: volumosa mas leve!

Camargoer
Camargoer
Reply to  FERNANDO A F SOARES
1 mês atrás

Olá Fernando. Acho que você tem razão. Medicamentos e material médico (como máscaras) são fornecidos em embalagens grandes mas geralmente o peso é pequeno.

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Alexandre Galante
1 mês atrás

Galante, discordo da sua colocação. Fazendo uma analogia, seria o mesmo que uma transportadora dizer que não precisa de uma carreta, pois poderá usar 10 VUCs para fazer o transporte da mesma carga. Agora pensa pelo lado econômico da situação, 10 VUCs precisariam de 10 motoristas (fora equipe de apoio), o custo com pessoal aumenta, o custo com combustível aumenta e por aí vai. A meu ver uma aeronave de maior capacidade é indispensável para uma Força Aérea que almeja alguma capacidade de transporte estratégico, sendo que essa capacidade poderia estar atrelada a um reabastecedor de longo alcance, ou seja,… Read more »

Fabio Araujo
Fabio Araujo
1 mês atrás

O KC-390 mostrando a sua capacidade, não é o tipo de missão que é boa de se fazer por conta de acontecer após situações graves, mas esse tipo de missão é uma para a qual ele foi projetado.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 mês atrás

Como sempre…

O que faltou no KC que foi para o Líbano foi uma imensa bandeira do Brasil pintada tremulando em toda a deriva dele.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
1 mês atrás

Embora eu aplauda a iniciativa de enviar ajuda imediata, eu aplaudiria mais se enviassem um navio com diversos tipos de grãos para lá, porque boa parte do estoque deles estava naquele porto e já era. Eles importam boa parte da comida consumida pela população. Sem comida a crise só vai ficar pior.

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Clésio Luiz
1 mês atrás

Já foi anunciado pelo Governo Federal que isso será realizado, resta saber, quando?

Fabio
Fabio
1 mês atrás

Off topic
Um Gripen cabe dentro de um kc390?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Fabio
1 mês atrás

Acho que teria que retirar as asas, mas eu não sei se o Gripe pode fazer isso.

FERNANDO A F SOARES
FERNANDO A F SOARES
1 mês atrás

Melhor ter um ex-Presidente representando o Brasil em uma missão humanitária, do que outros ex-presidentes e ex-presidentA, que só fazem denegrir a imagem do Brasil no exterior. Todos ainda são renumerados, e muito bem, por verbas públicas.

Camargoer
Camargoer
Reply to  FERNANDO A F SOARES
1 mês atrás

Caro Fernando. O problema neste momento seria enviar uma comitiva de autoridades para uma cidade em estado de calamidade e logo após o gabinete do governo ter caído. Em situações normais, poderia ser uma comitiva com qualquer um que o presidente considerasse razoável para representar o governo, até o vice-presidente. Neste momento uma comitiva será apenas um estorvo. Tudo o que eles vão fazer um loco poderiam fazer por vídeo conferência.

Wellington
Wellington
Reply to  FERNANDO A F SOARES
1 mês atrás

quem mais denegre é o atual mesmo.

Mauro
Mauro
Reply to  Wellington
1 mês atrás

Primeiro turno.

Motivo é simples, sem concorrência, em suma, W.O.

Somando os dois canhotos mais votados da eleição passada não chega no segundo turno, e o X9 teria que levar uns 80% de votos desses canhotos para chegar lá.. tu acha?

Camargoer
Camargoer
1 mês atrás

Caro Roberto. O KC390 tem capacidade de carga e está disponível. É mais barato usa-lo do que arrendar um avião comercial. Usar o KC390 está correto. O erro é levar uma comitiva de autoridades para um país em estado de calamidade.

Leonardo M.
Leonardo M.
1 mês atrás

Nada contra o KCtão 390 mas um 747 cargueiro ou um 767 cargueiro faz falta para a FAB em

Camargoer
Camargoer
Reply to  Leonardo M.
1 mês atrás

Olá Leonardo. Creio que um 767 ou 747 cargo ficaria a maior parte do tempo parado. Um pequena frota de 767 ou de Airbus 330 poderiam ser operados em consórcio com a Argentina e o Chile, por exemplo. Eles seriam usados mais e os custos rateados segundo a hora voada por cada país.

Rodrigo M
Rodrigo M
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Consórcio com argentina? Tá falando sério?? Me diz que foi uma ironia, porque se não pra mim já chega de internet por hoje…

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rodrigo M
1 mês atrás

Caro Rodrigo. Na dúvida, não é ironia. Por exemplo, alguns países da OTAN muito menores que a Argentina ou Chile (em tamanho e PIB) operam C17 em consórcio. Atrás de uma árvore se esconde uma enorme floresta..

Bardini
Bardini
1 mês atrás

O KC-390 é uma bela gambiarra, para levar carga pra lá. Aeronave de carácter tático cumprindo missão de envelope estratégico. Isso sem falar na aberração do VC-2… . Se alguém vier me falar que: “é o que tem pra hoje”, “serve pra promover a imagem do KC-390” e outras lamurias sem sentido, desejo o meu mais sincero VTNC!!! . Uma aeronave como o 767 que tinham, poderia realizar o serviço dessas duas aeronaves com folga. Capacidade estratégica de fato. Cadê o 767 ???? . É o mesmo caso da vergonhosa missão pinga-pinga da FAB, para ir até a China buscar… Read more »

Mauro
Mauro
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Já te saquei faz tempo… não esquenta, Gilmar vai livrar a barra do teu parça e tu vota nele na próxima.

Bardini
Bardini
Reply to  Mauro
1 mês atrás

Continua pagando teu babão pra político. É disso que o BR precisa mesmo.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Infelicidade absurda sua ao usar o termo “VTNC” gratuitamente pra quem discorda de sua opinião(meu caso ,como mencionado acima e o de muitos outros). Nessa perdeu muito do apreço que tinha por ti por meio de suas opiniões expressas e conhecimento compartilhado(mesmo discordando muito as vezes).

Obs. CADÊ A MODERAÇÃO QUE PERMITIU TAL FALTA DE RESPEITO AOS DEMAIS ???

Rodrigo M
Rodrigo M
Reply to  Tomcat4,2
1 mês atrás

Pois é… Já tive comentário retido por muito menos, mesmo sem palavrões ou termos chulos. Parece que a moderação aqui tem dois pesos e duas medidas.. Lamentável.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Tomcat4,2
1 mês atrás

Olá Tom. Concordo com você sobre a importância de moderação nos comentários. O debate ocorre por muitos colegas terem pontos de vista contrários, complementares e até conflitantes, mas de modo algum a discussão deve ser tomada como um embate pessoal.

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
1 mês atrás

De acordo com o Flightradar24 o FAB2855 (KC-390) acaba de decolar de Fortaleza, código de voo BRS55.

Jose Cleudo Oliveira da Silva
Jose Cleudo Oliveira da Silva
Reply to  Rafael Cordeiro
1 mês atrás

Também estou acompanhando! O VC-2 não apareceu pra mim ainda!

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Jose Cleudo Oliveira da Silva
1 mês atrás

Também não apareceu pra mim, fiquei pensando se não seria uma questão relacionada a segurança, pois existe membros do Governo no voo, imagino que por isso o voo do VC-2 não poderá ser acompanhado pelo Flightradar24.

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Rafael Cordeiro
1 mês atrás

KC-390 deve pousar em Beirute nos próximos minutos.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Rafael Cordeiro
1 mês atrás

O BRS55 está no ar indo de Valencia para Beirute agora. Na verdade ao que parece ele já está no aeroporto Beirute Rafic Hariri. To apanhando deste fligthRadar.

Last edited 1 mês atrás by Tomcat4,2
Mauro
Mauro
1 mês atrás

Gol de placa geopolítico, gol de placa em política interna, gol de placa diplomático, gol de placa para nossa indústria de defesa.

Fácil entender os comentários da turma do ódio do bem.

Golaço.

Luiz Floriano Alves
Reply to  Mauro
1 mês atrás

Só não convidem ex presidente bebum que os arabes não gostam de quem bebe destilados alcoólicos. Sabem que o cara que bebe faz parte do time do Capeta.

carcara_br
carcara_br
1 mês atrás

Estão tentando provocar a França?

Sérgio Luís
Sérgio Luís
1 mês atrás

Fiquei sabendo que muitos figurões foram sentados no banco de lona!

Johnny
Johnny
1 mês atrás

Tanto o envio do kc 390 quanto o da comitiva no emb 190 são bastante oportunos. Vale destacar que um pessoal que perdeu a eleição passada denigre constantemente a imagem do Brasil, e de seus atuais governantes, ora via direitos humanos da ONU, ora via outro setor, igualmente politizado, daquela organização. Teremos agora um fato positivo internacional para o Brasil e seu presidente.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Johnny
1 mês atrás

Caro Johnny. A crise no Líbano seria grave demais para achar que vale a pena transforma-la em política partidária. Todos são a favor da ajuda humanitária. Não há divergência quanto a isso. Um das questões em debate seria a conveniência de enviar uma comitiva de autoridades em um momento no atual momento de crise.

Rodrigo M
Rodrigo M
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Camargoer, o sentido disso é puramente simbólico mas de grande importãncia geopolítica sim!
Putz.. Tá difícil entender isso heim..
De toda forma, fique tranquilo, não será esse gasto com o VC2 que quebrará o Brasil. Felizmente isso nem os desgovernos passados conseguiram.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rodrigo M
1 mês atrás

Olá Rodrigo. Eu entendo o sentido simbólico, o problema é o momento. Beirute (não Tripoli, já me corrigindo) está sob um estado de calamidade. O governo do Líbano caiu. Provavelmente está ocorrendo uma onda de contágio do coronavírus. É um momento inoportuno para a uma comitiva de autoridades ir para Beirute (não Tripoli, preciso ficar atento). A ajuda humanitária é fundamental agora e nos próximos meses. A comitiva de autoridades agora é um estorvo. Sobre os governos passados, o Brasil tem um longo histórico de ajuda humanitária e missões de paz, anterior até á CF88, inclusive recebendo refugiados. A MB,… Read more »

Rodrigo M
Rodrigo M
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Bom, em relação aos desgovernos do passado recente, não me referia especificamente em relação ao histórico de ajudas humanitárias mundo afora, mas sim aos… (melhor deixar pra lá)
Enfim, como sua opinião é irredutível e a minha também, ficamos assim então.
Abraço.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rodrigo M
1 mês atrás

Olá Rodrigo. Ao longo destes anos, vários colegas mostraram que eu estava errado. O debate não é um jogo de vitoriosos e derrotados (aqui mesmo o Flanker apontou minha confusão entre Tripoli e Beirute. Eu estava errado). Para isso é preciso colocar os argumentos e os fatos. Quais governos brasileiros negaram ajuda humanitária? Quando?. Sobre a comitiva, acho que todos aqui concordam na necessidade de enviar profissionais médicos e da área de saúde para colaborar no esforço de ajuda e é correto envia-los de modo confortável e seguro no VC2. Contudo, por que é necessário enviar autoridades neste momento ao… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Falando nisso já houve alguma explicação de por que a comitiva foi enviada para lá?

RICARDO RODRIGUES RIBAS
RICARDO RODRIGUES RIBAS
1 mês atrás

KC 390 FAB 2855 cruzando través de Gibraltar a bombordo e Ceuta a boreste, FL360, track 45.

Marcos10
Marcos10
1 mês atrás

Muita firula para pouca coisa. Pega e faz. Pronto!
Tá parecendo inauguração de pedra fundamental do projeto de recuperação de poste danificado.

Ulisses
Ulisses
1 mês atrás

Por que não comentam que dos turistas comandados pelo Temer tirou espaço do avião que transportava remédiso e equipamentos?