Home Aviação Militar AFA adota tecnologia de Realidade Virtual para treinamento

AFA adota tecnologia de Realidade Virtual para treinamento

1012
8

Equipamento desenvolvido pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos, permite maior imersão em ambiente tridimensional nas situações de voo em instruções na Academia da Força Aérea

O Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) realizou, na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), na segunda-feira (3), a instalação dos primeiros Dispositivos de Treinamento de Voo baseados na tecnologia de Realidade Virtual (RV), intitulados de T3000RV pela AFA. Essa tecnologia, adotada por Forças Aéreas de diversos países, permite maior imersão em ambiente tridimensional nas situações de voo.

O treinamento nesse tipo de dispositivo, explica o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Rainer Ferraz Passos, pode proporcionar aos Cadetes Aviadores ambientação às áreas de instrução da AFA, ao voo por referências visuais e aos vários tipos de tráfego normal e de emergência. “Os usuários identificam rapidamente a aplicabilidade de dispositivos de treinamento, com uso de RV, na visualização de referências e atores externos à cabine da aeronave, com a vantagem de custo menor e de ocuparem menos espaço do que simuladores com projeção de imagens”, completa o Oficial. A equipe do CCA-SJ acredita que, por meio do aprimoramento pelo uso e identificação de possibilidades, o sistema poderá evoluir seu emprego para situações como acrobacias, voo em formação e percepção do pouso e decolagem.

Os dispositivos desse tipo são montados com equipamentos de prateleira (COTS, do inglês, Commercial Off-The-Shelf), o que facilita a aquisição de itens comuns aos mercados, além de implicar em custos mais reduzidos em relação aos componentes de hardware próprios da indústria de simulação. Ainda sobre o uso de soluções comerciais, o software utilizado para a simulação da aeronave T-27, com base no Simulador X-Plane 11, foi customizado pelo CCA-SJ para melhoria da representatividade do desempenho em voo e da instrumentação virtual completa da cabine, além da otimização do desempenho geral da simulação. Tanto esse software quanto o cenário de voo nele carregado são compartilhados para os demais dispositivos de treinamento em implantação na AFA.

Desenvolvimento do dispositivo de treinamento

Para a realização do trabalho, o CCA-SJ contou com o empenho da AFA, que disponibilizou seus Instrutores de Voo. Esses profissionais forneceram informações a respeito da aeronave e permitiram que o CCA-SJ gravasse, de voos reais, alguns parâmetros essenciais à simulação em RV, além de proporcionarem constante feedback a respeito do desenvolvimento e evolução dos trabalhos.

A previsão é que, em 2021, ao final do processo de implantação dos dispositivos para o treinamento de voo no Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea, a AFA terá, em seu projeto de Sistema de Treinamento Sintético, quatro dispositivos de RV que permitirão aos Cadetes Aviadores treinarem, repetidas vezes, o que seja recomendado por seus Instrutores de Voo num ambiente seguro, imerso, característico e tridimensionalmente apurado.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JuggerBR
JuggerBR
3 meses atrás

Equipamento muito bem vindo, visto que o orçamento vai ficar bem restrito com a crise do Covid, não substitui horas de voo reais, mas não deixa os cadetes aterrados sem a experiência da prática de suas atividades aéreas.

Luiz
Luiz
3 meses atrás

Não deixa de ser um ótimo passatempo. Deveria ter sido colocado na cantina ou sala de jogos.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Luiz
3 meses atrás

para quem nao sabe, a USAF, via Guarda Aerea nacional, usa o DCS para treinar seus pilotos no A-10C e a ultima versao do jogo recebeu os melhoramentos e novos armamentos que a USAF pagou para os desenvolvedores do jogo incluirem. Entao nao tem essa de fazer piada nao…

Fabio Araujo
Fabio Araujo
3 meses atrás

Esse tipo de tecnologia sempre é útil.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
3 meses atrás

Dois desses aqui pra casa, onde compro ? 😉

Marcelo
Marcelo
Reply to  Ricardo da Silva
3 meses atrás

no site da Oculus: http://www.oculus.com e no site da Thrustmaster: http://www.thrustmaster.com.
o software eh por escolha do cliente, existem varios. Para avioes modernos o mais famoso eh o DCS.

Felipe Augusto Batista
Felipe Augusto Batista
Reply to  Marcelo
3 meses atrás

No site do Oculus vai ser difícil. Eles não vendem oficialmente pro Brasil e importado perde a garantia. Eu comprei o Headset da Acer porque era vendido oficialmente aqui e tinha suporte.

Pedro Loyola Miranda
Pedro Loyola Miranda
2 meses atrás

Há muito tempo os simuladores têm ajudado o voo real… óbvio que não substituem horas de voo reais, mas ajudam muito, otimizam o treinamento real.

A pessoa que teve bom contato com simuladores realistas costuma chegar com uma boa vantagem no começo do curso teórico e treinamento inicial de voo. Na área civil, pelo menos, já vi muito isso acontecer.