O Command: Modern Air Naval Operations (CMANO), conhecido como simplesmente Command, é um simulador de guerra aeronaval desenvolvido pelo estúdio grego Warfare Sims, publicado pela Matrix Games e lançado em 24 de setembro de 2013. Muitas vezes descrito como o sucessor da série Harpoon, o Command expande o escopo e os detalhes da simulação em comparação com o Harpoon e foi projetado para superar as limitações anteriores da antiga série.

No CMANO, os jogadores têm controle operacional sobre as unidades. Semelhante ao Harpoon, os jogadores podem comandar suas unidades usando missões predefinidas ou dando instruções diretas da variedade “Vá ali, faça isso”. O tamanho e a escala dos engajamentos dependem do cenário, com o jogo capaz de realizar pequenas batalhas de barcos-patrulha até a guerra global. Os cenários individuais variam de algumas horas a vários dias em tempo real, embora o tempo possa ser acelerado.

O jogo apresenta um editor de cenários que permite alterações em tempo real nos cenários em construção, permitindo que as batalhas no editor sejam executadas e alteradas instantaneamente.

Command foi projetado desde o início para ser altamente utilizável como uma ferramenta séria de jogos e análises, e tem sido frequentemente usado nessa capacidade. Uma tão aguardada “edição profissional” oficial foi lançada em maio de 2015, oferecendo funcionalidade avançada adaptada às necessidades de organizações e profissionais relacionados à defesa, think tanks etc.

Os recursos incluem acesso completo à edição de banco de dados, WEGO-multiplayer de estilo, modo Monte-Carlo (análise estatística), importação/exportação de dados e muito mais. As habilidades adicionais são oferecidas aos poucos para permitir que os clientes adaptem o Command às suas necessidades. Um dos primeiros clientes profissionais revelados foi a BAE Systems.

Command: Modern Operations

Command: Modern Operations é uma continuação lançada em 14 de novembro de 2019. Embora a jogabilidade e a mecânica principais sejam muito semelhantes às de seu antecessor (mantendo a compatibilidade com os cenários de Command: Modern Air Naval Operations), Command: Modern Operations é executado em uma versão mais recente do seu motor de 32 bits.

Suas principais características que o diferenciam de Command: Modern Air Naval Operations incluem: Integração com o software Tacview (que permite uma visão 3D ao vivo de um cenário, embora a gravação e reprodução de cenário não sejam suportadas para Command: Modern Operations neste momento), um gerador de batalha rápida, mapas de satélite detalhados de todo o planeta e busca automática de imagens para uma série de entradas comuns nos bancos de dados (uma conexão com a Internet é necessária para o download de imagens em tempo real de ambos), uma nova interface com o usuário, comunicação submarina realista e agora o terreno afeta as operações terrestres e o lançamento de armas; além de também incluir as versões mais recentes dos bancos de dados DB3000 e da Guerra Fria que Command: Modern Air Naval Operations e os jogos Harpoon anteriores utilizavam (os quais determinam a quantidade, propriedades e capacidades de todos os sistemas de armas e unidades do jogo.)

Assista abaixo um vídeo da versão Profissional do Command (Command PE/CPE), disponível para organizações comerciais, governamentais e militares.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Calmon

Estou muito mais interessado no Sea Power da Microprose.
Joguei muito o Harpoon e Harpoon 2 na epoca do DOS mas nao consegui por fe’ no Command: Modern Operations.

Marcelo

parece bacana! mais focado que o Command. legal que a Microprose esta de volta hein? Joguei muita coisa dela na decada de 90. Vi que o B-17 The Mighty eight vai voltar e com suporte aos oculos de realidade virtual.

Rui Chapéu

Bom dia.

Aproveitando, vejam esse video Sensacional sobre a Operação Tempestade do Deserto…

Mostra o time-lapse de toda operação, NMHO o melhor video demonstrando como foi a campanha aérea do primeiro dia.

Acredito até que merecia um tópico a parte de tão bom que é:

Video: Desert Storm – The Air War, Day 1 – Time-Lapse
Canal: The Operations Room

https://www.youtube.com/watch?v=zxRgfBXn6Mg

Marcelo

alguem aqui joga? me da impressao de ser meio “paradao”, pois as operacoes devem demorar horas ou dias, ate mesmo semanas. Parece ser meio que um simulador de tela de E-99 ! ou dos consoles dos navios ou submarinos.

Greyjoy

Tudo depende do cenário. Tem cenários que já começa com a pancadaria rolando. Outros você tem o escopo da missão e vai desdobrando os recursos e o inimigo vai reagindo conforme isso.

É um jogo muito bom, muito bem detalhado. Não o joguei muito porque só arranhei a superfície. Pra quem gosta de complexidade, é um prato cheio, digno sucessor do Harpoon.