Notícias da China dizem que o ex-comandante da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) e ás durante a Guerra da Coreia, Wang Hai, faleceu no dia 2 de agosto em Pequim. Ele tinha 94 anos.

Wang havia servido na 3ª Divisão de Aviação de Caça durante a Guerra da Coreia e abateu ou danificou nove aeronaves americanas.

Ele serviu como comandante da PLAAF de 1985 a 1992 e foi fundamental para a aquisição do caça Su-27 pela China para modernizar a força aérea.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joao Moita Jr

RIP. Sir.

Gabriel BR

Meus pêsames a família

Leandro Costa

RIP.

Será que deixou alguma auto-biografia ou algo assim? Deve ser algo interessante de se ler.

PACRF

Pouco provável, a não ser que seja “oficial”. Nada é publicado na China sem a autorização do governo, principalmente sobre um militar de alta patente.

Leandro Costa

Concordo. Ainda assim seria interessante ler um pouco mais sobre isso. Os arquivos Russos foram abertos, mas como também foram feitos naquela época, eles tem que ser utilizados com atenção.

Karl Bonfim

Muito legal esse filme de época, se fosse feito hoje em dia não teria esse padre dando a bênção!
https://www.youtube.com/watch?v=IpsqUHWZmeY

Last edited 3 anos atrás by Karl Bonfim
Alexandre Pessoa

Muito legal!

Ricardo Bigliazzi

Que Deus console os familiares

Luiz Antonio

Os Mig-15 versus F-86 Sabres, se envolveram em combates épicos. Segundo especialistas da época, o Mig-15 era superior, porém dois caças emblemáticos.

Rodrigo

As pessoas dando dislikes em comentários de pessoas dando suas condolências só mostra o quanto as pessoas estão infantilizadas hoje em dia, não importa o país, qualquer soldado deve ter um enterro digno com todas as honras.

Paulo V S Maffi

Exatamente… Vivemos um clubismo ideológico de dar nojo! É assim que se perde de vista as análises profundas, o reconhecimento a uma biografia que honrou sua pátria e também que se reduzem análises estratégicas ao pó do fanatismo. Justamente por causa disso, muitas batalhas e guerras já foram perdidas, motivadas pela cegueira ideológica e o desdém àqueles que estão ao redor.

Joao Moita Jr

Realmente. Isso se chama falta de honra. Em inglês existe a palavra Chivalry, que simplesmente se traduz como honrar aos combatentes caídos, mesmo que do lado oposto. O piloto falecido simplesmente foi um Ace, e lutou pelo seu país honradamente. Um bom exemplo de Chivalry foi que quando morreu o Marechal Erwin Rommel, os britânicos pagaram seus respeitos ao honrado combatente, e a RAF até lhe fez um voo de honra, e entregou uma coroa de flores. Mas alguns simplesmente nunca conhecerão o significado dessa honra entre combatentes porque nunca foram combatentes, e nunca puderam observar que os oponentes são… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Joao Moita Jr
Fabio

Pois e . Mas eu nunca vi você prestar homenagem a nenhum militar americano facelido aqui no portal . Pelo contrário . O que mais você faz e comentar contra os militares dos EUA , mesmo se dizendo ser do US Army . Hipocrisia e o que reina né .

Joao Moita Jr

Hipocrita é você, além de palhaço e infantil, pois já o fiz muitas vezes aqui no blog. Inclusive, em funerais, com viuvas e filhos órfãos presentes.

100nick-Elâ

João Moita Jr, tens meu respeito e admiração. Parabéns pela coerência e felicidades aí na US Army.

Joao Moita Jr

Obrigado, Nick.
Paz, saúde e vida longa pra você, e todos aqui no blog.
E que quando nos despedirmos daqui, seja com honra e cabeça erguida.

Abs

Edson Parro

Pois é!

Jadson Cabral

“Ai, nunca vi falando bem do país que eu puxo o saco, então vou falar mal dos que odeio”. Comentário que só prova a infantilidade

Antonio Palhares

João.
Faço minhas as suas palavras.
Fostes muito feliz.

Antonio Palhares

Um soldado que defende seu país é um homem honrado.
E merece consideração e respeito. Principalmente quando enfrenta inimigos de primeira qualidade, como foi o caso. É a qualidade do inimigo que destaca o valor do combatente. O dislike fica por conta daqueles que desconhecem honra.

Antonio Palhares

Conquistou o respeito e admiração dos inimigos.
Viveu como um guerreiro, sendo exemplo para seu país.
Como todo guerreiro deve ser.

filipe

Os EUA mesmo com as Bombas Nucleares nos Japas não atemorizaram os Chineses, dai esse cara , um ás , abateu 4 a 9 caças americanos, talvez hoje o resultado seria diferente com o combate BVR e misséis da dimensão do Meteor, mas pelo menos a ideia da aquisição do Su-27 veio dele, hoje a China fabrica os seus Su-27.

Leandro Costa

Nunca atemorizaram os Chineses? O acordo que fez o ‘cessar fogo’ na Guerra da Coréia ocorreu justamente porque os Chinas achavam que Ike jogaria as bombas na China para acabar com aquela palhaçada. Acrescente isso ao fato de que Stalin havia morrido e a China não tinha a bomba, e você tem um acordo, que estava sendo ‘embromado’ desde 1951, assinado rapidinho.

Edison Castro Durval

Leandro, você acha mesmo que um que tem a bomba atómica irá usá-la sem que isso gere uma repercussão astronômica, e com isso gerando a possibilidade da URSS, revidar em nome da China?
Desculpa mas se os EUA tivessem usado a bomba, nós não estaríamos aqui falando sobre o assunto.

João Bosco

RIP.

Jagderband#44

Ele não lutou pela China. Lutou pela Coreia do Norte.

tadeu54

Meus sentimentos aos familiares !