Caças F/A-18 Hornet da Finlândia treinam com Mirages 2000 franceses

    3911
    20

    A cooperação internacional aprimora a capacidade de defesa da Finlândia e faz parte das atividades diárias da Força Aérea

    Em 15 de julho de 2020, a Força Aérea Finlandesa realizou treinamento de combate aéreo com o destacamento Mirage 2000-5F da Força Aérea Francesa implantado na Base Aérea de Ämari, na Estônia. Quatro caças finlandeses F/A-18 Hornet e quatro Mirages franceses participaram da missão de treinamento, que foi realizada na Finlândia a oeste e noroeste de Kuopio.

    Conhecidas como Eventos de Treinamento Suecos Finlandeses (FSTE – Finnish Swedish Training Events), as missões de treinamento de combate aéreo são uma forma estabelecida de cooperação entre a Força Aérea Finlandesa, a Força Aérea Sueca e os destacamentos da OTAN no Báltico. O conceito das missões FSTE, realizadas desde 2015, é semelhante à cooperação de Treinamento Transfronteiriço (CBT) entre as Forças Aéreas Finlandesas, Suecas e Norueguesas no Norte. As missões FSTE são realizadas mensalmente. Normalmente, a Força Aérea Finlandesa participa com 2-8 caças  F/A-18 ou 2‒4 treinadores Hawk.

    – O principal objetivo das missões FSTE é treinar nossos pilotos F/A-18 em cenários de combate aéreo com diferentes tipos de aeronaves. Planejar e executar as missões fornece aos nossos pilotos e controladores de caças uma valiosa experiência em cooperação internacional. Voamos nas missões FSTE como parte de nossas operações diárias de voo, para obter os benefícios do treinamento sem custos adicionais, diz o tenente-coronel Inka Niskanen, comandante do esquadrão de caça 31 do Karelia Air Command.

    Voadas no espaço aéreo finlandês, sueco e internacional, as missões FSTE fazem parte do plano internacional de treinamento e exercício das Forças de Defesa Finlandesas 2020, aprovado pelo Ministério da Defesa. A última vez que a Força Aérea Finlandesa treinou com o destacamento francês Mirage 2000-5F foi em 6 de maio.

    FONTE: Força Aérea Finlandesa