A-29 Super Tucano do Afeganistão

A-29 Super Tucano do Afeganistão

Piloto da USAF em segurança após acidente com A-29 no Afeganistão

Um piloto da Força Aérea dos EUA que pilotava um A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã (AAF) ejetou com segurança antes que a aeronave caísse durante um voo de treinamento em 9 de julho no Afeganistão.

As Forças dos EUA-Afeganistão disseram que o piloto foi recuperado após o acidente. Enquanto a causa do acidente está sob investigação, indicações preliminares mostram que o acidente ocorreu por problemas mecânicos. A USFOR-A não divulgou onde ocorreu o acidente.

O turboélice A-29, fornecido pela Embraer e Sierra Nevada Corp., é a principal aeronave de ataque leve da Força Aérea Afegã usada para apoio aéreo aproximado. Os A-29 têm dois assentos, mas podem voar com apenas um piloto.

A USAF lidera os treinamentos, aconselhamento e assistência com base em Cabul, que estão desenvolvendo as capacidades da AAF no A-29. As forças afegãs têm 25 aviões A-29 no país, e mais 10 na Base da Força Aérea de Moody, Geórgia, para treinamento. Quase 30 pilotos afegãos estão qualificados para pilotar a aeronave.

Este é o primeiro acidente do A-29 desde que um piloto morreu em um incidente de 22 de junho de 2018 perto da Base da Força Aérea de Holloman, MN, durante o experimento da USAF com aeronaves de ataque leve.

FONTE: Air Force Magazine

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sub urbano

Provavelmente foi fulminado por fogo de armas leves dos guerreiros Talibãs.

Nilton L Junior

Provavelmente vc não conhece o A-29.

Salim

Super tucano o limite do possível e do impossível e muito próximo. Qualquer deslize próximo disto e difícil corrigir. Muita potência, apto para operação militar, porém piloto tem que respeitar limites. Assento ejetavel funcionou, Csar funcionou, piloto salvo, agora ver o que deu errado e corrigir.

DOUGLAS TARGINO

Normal, segue o baile…

Jmgboston

Salim, nvestigações iniciais indicam falha da aeronave, não do piloto. Do jeito que voce escreveu subentende-se que o piloto fêz algo errado.

Claudio Severino da Silva

Assim como o piloto americano, em 2018.

FernandoEMB

No acidente ocorrido nos EUA, a investigação revelou que houve falha do piloto americano.

Salim

Sim e o que está texto, porém tem que ser investigado. Super tucano e arisco, leva piloto a ousar mais com risco passar limite. O piloto que caiu em treinamento usa tinha experiência em caça a jato, isto leva piloto a empurrar limite da aeronave que responde bem, porém tem seu limite. Super tucano devido às suas propriedades avançadas e treinador de transição para caça, mais tem seu limite. Somente comentário.

Luiz Antonio

“Investigações Iniciais” não dizem absolutamente nada em acidentes aeronáuticos. São apenas palpites.

Vinicius Momesso

Se foi falha mecânica mesmo, a culpa recairá sobre a Sierra Nevada que montou e testou o avião antes da entrega.

FernandoEMB

Porquê Vinicius, pode explicar???

Aliás, cabe um esclarecimento. A aeronave não é montada pela Sierra Nevada. É montada pela própria Embraer em sua unidade de Jacksonville. Depois de pronta a aeronave segue para a Sierra Nevada para a instalação de equipamentos de missão.

Rommelqe

Inclusive essa unidade certamente acumulou umas 500 horas de voo no Afganistão. Sem querer adivinhar nada nem fixar uma posição à priori, o fato é que eventuais manutenções /revisões sem o devido conhecimento ou competencia não devem ser descartadas, obviamente.

Salim

Visto histórico tucano, não acredito em problemas em projeto/fabricação. Investigação se conseguir ser feita a contento dirá o que aconteceu.

Felipe Morais

Bom dia Salim. Problemas no projeto realmente é difícil de ser, uma vez que o ST é uma aeronave mais do que testada, tendo alta taxa de sucesso e confiabilidade. Já o problema na fabricação da unidade específica que se acidentou, pode ter acontecido, mas é muito difícil ter sido isso, visto que a aeronave já possui várias horas de vôo no currículo. Já problemas mecânicos específicos da situação de vôo, sendo o ST ou F22, nunca podem ser descartados. Aeronaves, por mais testadas e provadas que sejam, sempre podem passar por um problema mecânico. O mesmo podemos dizer a… Read more »

Sincero Brasileiro da Silva

Soltou pecinha? Sem problemas! Antes esse do que um F-35…

OSEIAS

Cara do céu, como você pode levantar uma questão como essa “soltou pecinha”. Um projeto maduro de uma aeronave que voa em varias forças pelo mundo. Se solta-se pecinhas, isso já haveria acontecido vários acidentes, então não faça uma comentário tão maldoso como esse, isso me leva a questão: Ou você está sendo pago para espalhar isso, ou você deve ter 8 anos de idade mexendo no note do pai.

Sagaz

É fanfarrão, tem iPhone, boné vermelho e tatoo de arco-íris

Clésio Luiz

Consta que a manutenção das aeronaves está caindo nas costas de terceirizados, porque tá difícil recrutar pessoal qualificado local para se juntar as forças armadas afegãs. O ST é o que há de mais simples uma força aérea pode ter em termos de aeronaves de combate. O Motor P&WC PT6 é famoso por ser confiável, vide o enorme número de aeronaves mono-motoras que confiam nele. Se os caras não conseguem manter nem isso, fica difícil. Tem muito americano achando que aquilo ali é causa perdida, melhor admitir logo e sair de lá. O índice de desertores que vão treinar nos… Read more »

Antônio Palhares

Clésio.
Eu estava pensando nisso. Esta guerra deu o que tinha de dar e já está enchendo o saco. Não existe mais interesse emocional de quem participa dela.

ZamZam_PamPa

Aeronave perigosa.Precisa de novas asas e refinamentos aerodinâmicos.Uma asa projetada para 1500 kg não pode ser bem aproveitada em uma aeronave de 3000 kg.

Last edited 3 anos atrás by ZamZam_PamPa
FernandoEMB

Ah é… A asa é a mesma do EMB-312???? O problema é a asa??? Qual é o problema já que sabe tanto?

ZamZam_PamPa

Consta que o super tucano foi condenado pelo próprio Josef kovac, que não admitia um motor de 1600 shp naquela aeronave. Os ingleses foram sábios, mantiveram o desenho original e apenas acrescentaram um motor de 1100 shp que é o limite daquele projeto.As qualidades acrobáticas assim foram preservadas. O Super Tucano é uma aleijão, um arremedo.Vejam a fuselagem grotescamente alongada para compensar o motor.Vejam aquele canopi fora de esquadro, gigantesco, que rouba-lhe desempenho e impede um bom funcionamento das superfícies de comando da empenagem, tornando-o uma aeronave pesada em acrobacias.A aeronave é uma acidente em potencial, um matador! Guardado as… Read more »

Last edited 3 anos atrás by ZamZam_PamPa
Fernando EMB

Saiba que o super Tucano A29 é uma aeronave de ataque, que não precisa ter as mesmas qualidades acrobáticas de um treinador. É pesadão sim, mas porque carrega muitos equipamentos.
E mostre onde o Kovacs condenou o ST. Aliás o 312H, que deu origem aí A29 foi o aviso de melhor desempenho mas família Tucano…. Melhor que Shorts Tucano.

ivo

Fernando, não alimente os trolls.

V12 aero

Cara corre lá contar para a Embraer, sierra nevada, os colombianos, a fab e todos os compradores do mundo que o avião não presta. Você deve saber muito mais que todos esses.

Fernando EMB

Corre contar também para as Filipinas… Eles vão receber 6 A29 novinhos este mês.

ZamZam_PamPa

Quem não pode comprar um Rolex (Pilatus PC21), compra um relógio chinês.

Fernando EMB

Ah… Se está comparando A29 com PC21, então está explicado. É ignorância sua mesmo!!

OSEIAS

Relaxa Fernando, tem pessoas que são pagas para espalhar mentiras. O cara fala com se tivesse propriedade, mas nunca chegou perto de uma aeronave de combate. Pergunta se ele é piloto para falar uma coisa dessas, qual o conhecimento que possui para tal afirmação, onde está o artigo cientifico dele com dados para corroborar suas alegações? Já pilotou as duas aeronaves de categorias diferentes a proposito para falar isso? O cara é pago ou tem 8 ou 9 anos de idade.

Tutu

Categorias diferentes….

Flanker

Quantos A-29 do EDA já caíram? Se ela é perigosa….um matador…acidente em potencial….por que não mata pilotos do EDA?

Carlos Alberto Soares

Fernando

Os problemas são as pecinhas

As pecinhas que comentam aqui.

Salim

Com todo respeito discordo de sua opinião. Tucano e um caça turboelice de guerra , o bicho e bruto. Visto a quantidade de aeronaves em operação observo que não é este problema. Quando piloto se empolga com sua performance passa do limite da aeronave e visto sua velocidade e difícil corrigir.

Luiz Antonio

Muito achismo.. as investigações é que valem.

Salim

Caro Luiz, estamos em um blog, aqui vale achismos. Imagine se todos pensassem igual, teríamos um comentário ” vamos aguardar final investigação’ ai teriam uns 200 likes e so. Concordo com você, temos que aguardar final investigação, se for posivel ser feita, porém todos crescemos com comentários inteligentes e plausíveis de ter ocorrido. Os pontos fora da curva, embora as vezes sejam insanos e repetitivos ate podem, as vezes, nos mostrar algo importante para nossa compreensão atual.

Ricardo Bigliazzi

Acidentes acontecem. Bom que o piloto se salvou. Favor colocar um pedido de compra para reposição. A Embraer agradece.

Glasquis 7

Só no cai quem não voa.

Luiz Antonii

Como alguns devem saber (ou não saber) as causas podem ser várias, associadas ou não. Como ninguém tem bola de cristal, sugiro aguardarmos o resultado das investigações. O que realmente enche o saco, são comentários parciais defendendo ou criticando o que ainda não sabem. Aqui está parecendo aquelas medíocres “mesas redondas” de “especialistas” de futebol. Deu.

Salim

Caro Luiz, estamos em um blog, aqui vale achismos. Imagine se todos pensassem igual, teríamos um comentário ” vamos aguardar final investigação’ ai teriam uns 200 likes e so. Concordo com você, temos que aguardar final investigação, se for posivel ser feita, porém todos crescemos com comentários inteligentes e plausíveis de ter ocorrido. Os pontos fora da curva, embora as vezes sejam insanos e repetitivos ate podem, as vezes, nos mostrar algo importante para nossa compreensão atual.

Yuri Dogkove

Soltou pecinha!

DarKnightBR

Pode ser que a “pecinha” não tenha sido bem fixada, pode ser que o piloto não tenha utilizado corretamente a “pecinha” ou, realmente, pode ser que tenha soltado “pecinha”, parecido com o que ocorreu com aquele Superjet 100, que soltou “pecinha” quando tomou um raio em voo (coisa que deveria ser trivial, aliás)…

Yuri Dogkove

Quem tem medo de raio é o F-35! kkkkkkk

DarKnightBR

Verdade ! E assim como os russos irão corrigir os defeitos do Superjet 100, creio que os americanos igualmente corrigirão os do F-35 ! Dois erros não fazem um acerto, certo ? Simples assim e vida que segue…

Sagaz

A diferença que o “projeto” russo pega fogo após parar em solo incinerado os passageiros enquanto o Embraer que caiu após o decolar no México em condições de tempo péssimas teve no máximo feridos. A esqueci, para a Rússia não faz diferença a vida, principalmente do próprio povo…

Maury Albarelly

Com mais um acidente com A29, coincidentemente pilotado por outro USA e com tanta discussão sobre as causas, penso aqui com meus botões” será que o pessoal que fabrica o AT6 Wolverine gostou de mais essa “coincidencia” ? Será que AT29 só cai com pilotos dos USA?

Fernando EMB

Está sugerindo uma absurda e ridícula teoria da conspiração… É isso???

ZamZam_PamPa

Cai com todos.É uma campeão de acidentes já a despeito da sua vida curta.

Fernando EMB

E você um campeão de ignorância

Fernando EMB

Uma resposta para você… USAF, Equador, Colômbia, República Dominicana, Chile, Nigeria, indonésia, Filipinas, Angola, Mauritânia, Mali, Afeganistão, Líbano…
Vários destes países comprando um segundo lote depois de operar por um tempo um primeiro lote… Se fosse ruim, se fosse porcaria não teria tantos clientes. E aí contrário do seu relógio chinês, o A29 é bem mais caro.

OSEIAS

Toda hora caiu um ST, impressionante como isso é frequente. Você está indo longe nisso, beira o ridículo, e a única explicação plausível para suas afirmações é que você é pago para falar isso em blogs.

Salim

Os USA boy pega um piloto que voa a trocentas horas jato, ai dão ST e o bicho começa a gostar pensando que esta no jato. Ai da acidente, o cara passa do limite.

Luiz Antonio

Visto discussões inúteis, pois as causas do acidente são desconhecidas e também pela necessidade de análises profundas dos profissionais que apuram acidentes aéreos, sugiro que aguardemos os resultados das análises de quem realmente entende. Ficar falando a toa, além de não agregar nada também aborrece quem procura informações sérias e livres de parcialidades. Discussões conjecturadas ficam para os que gostam de mesas redondas futebolísticas e tornam-se até certo ponto, infantis.

Yuri Dogkove

“Pode ser que a “pecinha” não tenha sido bem fixada, pode ser que o piloto não tenha utilizado corretamente a “pecinha”” Nossa, vivi pra ver os cultuadíssimos engenheiros e pilotos da USAF sendo acusados de imperícia! E eu achando que essas “infelicidades” eram exclusivas de russos e chineses…

DarKnightBR

Yuri, “…sendo acusados de imperícia…” Acho que você não entendeu… Eu não acusei ninguém de imperícia, até mesmo porque não tenho absolutamente nenhuma informação sobre as investigações preliminares. Portanto, até que a investigação seja finalizada, podemos apenas supor o que pode ter ocorrido. E sim, falha de manutenção pode perfeitamente ser uma delas…; “…infelicidades exclusivas de russos e chineses…” Não posso falar por ninguém aqui, mas eu, particularmente, nunca achei tal boçalidade… Chineses e Russos, assim como os Americanos, fazem máquinas fantásticas. Nunca duvidei disso… Agora, da forma como você colocou, parece estar dizendo que nós, Brasileiros, não conseguimos fazer… Read more »

Sagaz

Você namora um russo ou chinês lavrador? Só curiosidade mesmo…

sergio ribamar ferreira

A 29 é uma excelente aeronave já comprovada e vários países a utilizam. acidente. fato que será apurado. Segue a vida. Espero que mais aeronaves sejam vendidas.

Antunes 1980

Era uma região de domínio do taleban.Provavelmente foi abatido.
Todos os governos do mundo só confirmam perda em combate quando o inimigo mostra imagens.Caso não haja este tipo de evidência, a possibilidade de abate jamais será confirmada.
Ficando as versões de problema técnico ou erro humano.

Last edited 3 anos atrás by Antunes 1980
Fernando EMB

Muito mais provável a aeronave ter problemas mecânicos ou erro de piloto, do que o abate. Dado que se tratava de uma missão de treinamento e não de combate.

Sérgio Luís

Assim pega mal!

ADRIANO MADUREIRA

“As Forças dos EUA-Afeganistão disseram que o piloto foi recuperado após o acidente. Enquanto a causa do acidente está sob investigação, indicações preliminares mostram que o acidente ocorreu por problemas mecânicos. A USFOR-A não divulgou onde ocorreu o acidente”. Dos males o menor,o piloto esta vivo para voar mais um dia… Certamente grana não faltará ao Afeganistão para adquirir novas aeronaves,afinal os eua não ajudam ou dão nada de graça. Ainda mais quando o próprio estados unidos está de olho nas reservas de gás afegãs,que de acordo com estudos feitos pelo Pentágono,USGS( United States Geological Survey) e da USAID,que para… Read more »

Salim

IndustriA petróleo esta definhando, o futuro sera elétrico, só náo morreu porque tem grupos que sustentam este lobby. Infelizmente Brasil esta amarrado neste lobby. Náo da acreditar que estão diminuindo incentivo para quem produz energia fotovoltaica e enquanto 20a30% meios locomoção no mundo inteligente e hibrida ou elétrica, aqui praticamente náo temos nada. Quanto ao lítio náo sei, porem qualquer guerra tem um interesse, isto concordo com você.

Luiz Trindade

De qualquer forma gente… Todo acidente é muito ruim para o marketing da aeronave. Ainda mais com o AT-6 Wolverine no cangote do A-29 querendo tomar potenciais clientes. Esperemos que esse seja o último acidente, pelo menos por um bom tempo!

Salim

F22, sukoi, MiG, f15, f16 todos tem risco cair pois são feitos, usados e treinados para guerra. O limite destas aeronaves e testado constantemente . O AT6 ainda náo emplacou nada semelhante ate momento e quantidade em vôo e pequena.

Rinaldo Nery

Interessante como apareceu tanto ¨instrutor de A-29, Líder de Esquadrilha¨ pra comentar a matéria. Fernando, esquenta não.

Nilton L Junior

Cel depois que a terra ficou plana especialista em dar palpite é o que mais tem aparecido, o lado bom é que divertido.

Salim

Caro Cel Nery, sua opinião e importante para nos pois senhor conhece bem aeronave. Embora aguardar conclusão investigação e o mais sensato, o sr tem alguma opinião a respeito deste e dos acidentes registrados por esta aeronave.

Rinaldo Nery

Até aonde sei, o piloto era afegão. Ou estou errado? Todos os acidentes tiveram motivos distintos. O do EDA foi falha do autorudder. Boletins técnicos foram implantados depois desse acidente, e os problemas corrigidos. O do teste nos EUA foi manicacada do gringo. Não é um avião fácil como o T-27, requer cuidados, não significando que seja um ¨avião ruim¨. Vários aviões mundo afora requerem cuidados adicionais, devido características aerodinâmicas, de projeto, tamanho, peso etc. Como foi pontuado, esperemos o relatório final.

Nilton L Junior

Muito provável que haverá uma investigação para determinar o que levou ao acidente e posteriormente as recomendações para que não ocorra, o lado positivo é que não houve vítima.

Entusiasta Militar

Na minha opinião muitas coisas podem ter acontecido, possíveis falhas mecânicas, eventuais pequenas manutenções/revisões mal feitas localmente ou ate mesmo uma suposta pilotagem agressivas.

Vamos esperar …

Sergio

…É !!!! Uma coisa tenho a dizer……Melhor tombar na frente de batalha do que fazer parte “daquela” listinha do F-35……