China oferece sistema de navegação por satélite BeiDou a países árabes

33

PEQUIM — No dia 6 de julho, foi realizada a 9ª Reunião Ministerial do Fórum de Cooperação China-Estados Árabes por vídeo-link.

“O Sistema de Navegação por Satélite BeiDou (BDS) é a primeira infraestrutura espacial da China a fornecer serviços públicos para o mundo. Durante o desenvolvimento do sistema BeiDou-3, sempre mantemos nossos amigos árabes em mente”, Wang Zhaoyao, Presidente da China Comitê de Navegação por Satélite, a repórteres. “Hoje, uma ‘Rota da Seda Espacial’ China-Árabe está em formação. O BDS deve promover a cooperação entre a China e os países árabes a um nível mais alto.”

Em janeiro de 2016, a China assinou um memorando de entendimento sobre cooperação em termos de desenvolvimento do BDS com a Arábia Saudita, a Organização Árabe de Tecnologias de Informação e Comunicação (AICTO) e a Academia Árabe de Ciência, Tecnologia e Transporte Marítimo (AASTMT) para estabelecer um mecanismo de cooperação formal; em maio de 2017, foi realizado o primeiro Fórum de Cooperação BDS entre China e Estados Árabes para criar um fórum de cooperação de alto nível entre China e Estados Árabes em navegação por satélite; em abril de 2018, foi inaugurado na Tunísia o primeiro Centro BDS/GNSS China-Estados Árabes, servindo como uma plataforma aberta para a cooperação China-Árabe em navegação por satélite; em dezembro de 2018, a China otimizou seu plano de lançamento de satélites para fornecer serviços privilegiados aos países da BRI (Belt and Road Initiative), incluindo os países árabes, dois anos antes do previsto; em abril de 2019, foi realizado o segundo Fórum de Cooperação BDS entre China e Estados Árabes, marcando um mecanismo de longo prazo para o fórum desenvolvido; em setembro de 2019, a China e o Iraque assinaram um memorando de entendimento para cooperar na expansão do BeiDou, refletindo claramente uma cooperação abrangente na aplicação do BDS.

Wang Zhaoyao disse que a cooperação entre a China e os países árabes não deve permanecer no campo econômico e comercial. A China está disposta a compartilhar conquistas tecnológicas com os países árabes no campo da alta tecnologia e está pronta para fortalecer sua cooperação técnica e intercâmbio no campo da navegação por satélite com os países árabes por meio de várias maneiras de pesquisa e desenvolvimento conjuntos, colaboração industrial, educação e treinamento, alcançar progresso coletivo.

Nos últimos 20 anos, desde o lançamento bem-sucedido do primeiro satélite experimental BeiDou-1A em outubro de 2000 até a implantação do último satélite de rede global do sistema de satélite de navegação BeiDou-3 em junho de 2020, a China lançou sucessivamente quatro satélites experimentais BeiDou e 55 satélites da rede BeiDou-2 e BeiDou-3 em órbita.

Atualmente, o BDS foi aplicado em mais da metade dos países e regiões do mundo. Soluções baseadas no sistema de confirmação de direitos à terra, agricultura precisa, construção digital, serviço de temporização nos aeroportos, monitoramento e gerenciamento de veículos e navios e gerenciamento inteligente de portos foram aplicados com sucesso em países da ASEAN, Sul da Ásia, Leste Europeu, Ásia ocidental, África, etc.

Aprende-se que a precisão do posicionamento global do BDS atual é superior a 5m e também pode fornecer serviços de alta precisão e alta integridade aos usuários com posicionamento em tempo real em metros, decímetros e centímetros. Além dos serviços básicos de navegação e cronometragem, o BDS também pode fornecer diversos serviços, incluindo aumento da precisão por satélite, precisão em terra, comunicação por mensagens curtas, busca e salvamento internacionais e posicionamento preciso dos pontos.

“As três diferentes constelações mistas em órbitas, únicas do BDS, integraram a órbita da Terra Média (MEO), a órbita geossíncrona inclinada (IGSO) e a órbita geoestacionária (GEO) com maior precisão dos sinais de serviço e mais fortes capacidades anti-blindagem”. Wang Zhaoyao disse, acrescentando que o BDS é uma abordagem chinesa que contribui para o mundo.

FONTE: China Militar Online

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Penso que a Arabia Saudita poderia se beneficiar desse sistema. Lembrando que a força estratégica de misseis do Reino é composta por misseis e sistemas chineses.

Denis

Arábia Saudita? E a parceria deles com o Tio Sam?

Gabriel BR

Outro país que poderia se beneficiar é o Brasil.

Junior

O Brasil eu não sei, mas os sauditas com certeza, como você mesmo lembrou os misseis balísticos Sauditas são de origem chinesa, e os americanos jamais abririam o GPS militar deles para os sauditas utilizarem tais misseis.

Gabriel

Muito boa a iniciativa da China.

Será interessante observar como será conduzida a manutenção do Sistema, no passar dos anos, pois para manter “sozinho” tão complexa infraestrutura não será nada “barato”.

Outro detalhe é se a atual (e perfeitamente compreensível) falta de “confiabilidade do Sistema” não irá impedir, pelo menos no curto prazo, de “parceiros” migrarem para o BDS em substituição, por exemplo, ao GPS.

Como comparação, temos a União Europeia com Sistema Galileo, que apesar de todo investimento, ainda apresenta dificuldades para ser uma alternativa ao GPS.

Contudo, será interessante observar como a China vai conduzir a questão.

Fabio Araujo

Migrarem totalmente não é interessante, o ideal é outros sistemas backup’s.

Augusto L

Eu acho q nenhum sistema é uma alternativa a outro.

Se complementam. Tanto o GPS, o Galilei, BeiDou e o Russos q n lembro o nome

Antônio Palhares

O Russo é o GLONASS

Fabio Araujo

Quanto mais sistema você puder usar melhor, evita que alguma interferência que lhe deixe na mão.

Mattos

Os equipamento americanos não são compativeis com os do russos e chineses.

Karl Bonfim

Não precisa necessariamente usar esse sistema chinês, mas só a concorrência vai ser “benéfica”, o Tio Sam agora vai ter concorrente pro GPS!

Junior

Os americanos já tem concorrência há bastante tempo, existem 6 sistemas de navegação no mundo, 4 deles são globais ( GPS, GLONASS, BEIDOU E GALILEU) e dois são regionais ( sistema Indiano e sistema Japonês)

Antoniokings

Relaxa!
As ‘coisas’ não são tão tuins assim.

Antoniokings

A China está ‘amarrando’ tudo direitinho.
Estão considerando bastante as interações tecnológicas e econômicas na esteira da Iniciativa Belt & Road.
É assim que se faz. .

Nilton L Junior

Kings tudo vai bem no entanto as variáveis politicas não são uma ciência exatas, tem problemas em alguns lugares onde o Belt e Road esta pensado.

Antoniokings

Na hora, o dinheiro fala mais alto.
Tanto é verdade que os chineses estão operando, ou vão operar, portos no Irã, em Israel, na Europa, Brasil e, se não me engano, até nos EUA.

LeoL

Iniciativa já fadada ao fracasso, vários países cancelando projetos por perceberem que se tratava na verdade um instrumento de domínio econômico e subjugação aos chineses. Obras faraônicas sem utilidade construídas levando em consideração apenas interesses chineses e não o da população local e governos endividados sem poder pagar.

Thiago

Um dos maiores e mais importantes portos europeus já é chines, o Porto de Piraeus. A base de Djibouti ja é operativa . Outras duas operações revolucionárias e importantes na estratégia chines sera o escoamento de suas mercadorias e atividades militares através do Paquistão( Gwadar) e Myanmar/ Birmânia (Kyaukphyu e Yangon). Esses 2 são importantes para evitar os chokepoints ( pontos de estrangulamento na estratégia militar marítimas – a potência marítima por excelência são os EUA, e temos que admitir em plena e serena honestidade , dominam os mares e seus pontos cruciais) presentes nos mares da china meridional e… Read more »

JuggerBR

Complicado ver essas noticias de desenvolvimento tecnológico de ponta, enquanto aqui tudo é tão atrasado, e quem tenta fazer diferente tem zero apoio, quando não é atrapalhado até desistir.

Joanderson

Qual sistema de navegação tá mais avançado o Glonas da Rússia ou esse Beidou chinês ?
Alguém pode me responder ?

Thiago

Também não tenho conhecimento técnico suficiente para afirmar quais satélites tem melhor desempenho. Mas em chutometro, baseado pela experiência russa ( soviética) , a potência que até hoje lançou mais satélites em órbita ( mais de 3500 ) diria que a Rússia tem uma vantagem de know-how e numérica evidente.

Thiago

E o Glonass é operativo bem antes do seu rival chinês.

Marcelo Bardo

Lembrei da praga virtual Baidu kkkkkkk

Nilton L Junior

Os Chineses sabem fazer negócio quero ver se os Árabes sabem como negociar, tipo compartilhamos a tecnologia, auxiliamos na implantação da estrutura e quanto ao suporte a gente conversa.

leonidas

Os árabes farão o que sempre fizeram com os russos, entram com a vassalagem…

Nilton L Junior

Negócio é negócio, estado tem interesse não tem compromisso moral.

leonidas

Concordo, qualquer pais que tenha cuidado com sua soberania deve se preocupar com qualquer potência, mas com a China em especial…rs

Thiago

Mas isso os os amis do Norte já fazem, então a preocupação em relação esse risco é já conhecida .

Mattos

China? Vai chover caco de satelite.

Mattos

As aeronaves utilizam o americano GNSS e não são compatíveis com os chineses e russos da GLONASS. Esquecem os chinas no Brasil.

100nick-Elâ

A integração BeiDou e Glonass é uma realidade. Chorem na cama. É quentinho.

Jmgboston

Eu não sei qual é o sistema de GPS mais avançado atualmente. So sei que no Brasil o sistema americano funciona muito bem, dentro do States melhor ainda e se eu morasse no Brasil não conseguiria ver motivos para trocar. Precisão de metros para navegação em carros não tem a menor relevância.

Mgtow

Esses delirantes do terraplanismo são hilarios com essas conspirações chifrins deles…kkkk