(CNN) — Os caças F-22 dos EUA interceptaram quatro aeronaves de reconhecimento russas Tu-142 no sábado (27), entrando na Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca (ADIZ), informou o NORAD em comunicado.

A interceptação de sábado segue encontros semelhantes no início deste mês, nos quais os jatos F-22 dos EUA interceptaram bombardeiros russos com capacidade nuclear perto do Alasca em três ocasiões distintas.

O último anterior foi no dia 24, quando os caças F-22 dos EUA interceptaram dois aviões de patrulha marítima russa IL-38 que entraram na Zona do Alasca na quarta-feira.

ADIZ do Alasca

O NORAD também disse que as aeronaves russas chegaram a 65 milhas náuticas ao sul da cadeia de ilhas Aleutianas do Alasca e ficou na ADIZ por quase oito horas.

Ele acrescentou que os russos permanecem no espaço aéreo internacional e em nenhum momento entraram no espaço aéreo soberano dos EUA ou do Canadá.

“Somente neste ano, as forças do NORAD identificaram e interceptaram aeronaves militares russas, incluindo bombardeiros, caças e aeronaves de patrulha marítima em dez ocasiões distintas quando voaram para o ADIZ”, disse o comandante do NORAD, general Terrence J. O’Shaughnessy.

“Apesar do COVID-19, continuamos totalmente prontos e capazes de conduzir nossa missão de defesa nacional”, disse ele.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andre

Já que os EUA mandam aviões de 5 geração a Rússia deveria mandar os seus como escolta.

fresney

F-22 para interceptar esse ai, nao é caro demais? manda um F-16

MestreD'Avis

Não há F-16 estacionados no Alasca. E quando sai para interceptar não sabe o que vem lá.

Vinicius Momesso

O Tu-142 estava sem escolta. O B-52 quando da interceptação por parte da Rússia, também estava só.

Pedro Calmon

Os pilotos dos F-22 sao mais jovens que os avioes que estao interceptando.

Ricardo Bigliazzi

Os dois lados a flexionar os músculos. Segue a vida sem alteração na cotação do dólar. Um “zilhão” de dados gravados dos dois lados.

Edison viana

Eu tenho uma dúvida cera que não tão testando a furtividade dos caças furtivos

Nilton L Junior

Se tivesse um boteco eles estacionariam, entrava tomavam um café, falavam amenidades e depois um tapinha nas costas e iam embora

jonny BR

Águas internacionais, tudo certo, segue o jogo.