Motor RM12 que equipa o Gripen

Motor RM12 que equipa o Gripen

Para uma aeronave monomotor, a segurança do motor é de suma importância. Portanto, quando a Volvo Aero (agora GKN Aerospace) foi contratada para desenvolver ainda mais o motor F404 da General Electric (que antes só havia sido usado em aviões bimotores), conforme o primeiro requisito do Gripen na década de 1980, ela teve que reprojetar o motor para aumentar sua confiabilidade e potência.

O resultado da grande reformulação foi o RM12, um motor que atendeu a todos os requisitos de missão do Gripen, a um baixo custo de ciclo de vida. O RM12 também se vangloriava de um design relativamente mais simples e menor peso comparado ao seu antecessor. Com este poderoso motor, o Gripen voou por mais de 300.000 horas até agora, sem nenhum acidente relacionado ao motor.

“É verdadeiramente único e um grande atrativo para a Volvo Aero”, diz Robert Johannesson, gerente comercial da GKN Aerospace, com um passado nas Forças Armadas.

A GKN Aerospace é fornecedora de motores de caça para as forças armadas suecas desde 1930. A empresa hoje possui o certificado de tipo RM12, o que significa que é responsável pelo suporte ao produto durante toda a vida útil do motor. Os operadores do Gripen enviam seus motores para as instalações da GKN Aerospace em Trollhättan para serviços e manutenção.

RM12

“Temos uma oficina de manutenção muito precisa e essa é outra razão pela qual o RM12 nunca falhou. Quando se trata de serviço, não apenas examinamos o módulo específico que apresentou problemas, mas também verificamos todo o motor. Isso significa que detectamos erros que nem sequer foram descobertos pelo cliente ”, diz Robert Johannesson.

Em 2017, o motor RM12 alcançou outro marco ao demonstrar um excelente desempenho com biocombustível 100% renovável. O motor teve um bom desempenho tanto em voo quanto em terra.

A última variante do Gripen, o Gripen E, é equipado o sucessor do RM12, RM16. A GKN Aerospace também será responsável pela fabricação e pelo suporte ao produto do motor sucessor.

“A razão pela qual temos confiança para sermos responsáveis ​​pela manutenção do RM16 é em grande parte porque comprovamos nossa capacidade com o RM12. A Força Aérea está satisfeita com o suporte ao produto que possuímos e deseja o mesmo suporte para o RM16. O Gripen com o RM12 foi uma das aeronaves exportadas mais bem-sucedidas de todos os tempos. Espero que possamos continuar nesse caminho glorioso também com o RM16 “, conclui Robert Johannesson.

FONTE: Gripen Blog

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Davi

Essa empresa terá uma planta no Brasil dedicada aos motores dos Gripens brasileiros ou a FAB terá que enviar os motores para a Suécia quando necessário?

Augusto

Depois que a GE Aviation adquiriu a Avio do Brasil, passou a ser viável que ela faça a manutenção completa das turbinas do Gripen em Petrópolis. Depende de eventual acerto com a FAB, mas até agora nada foi divulgado.

Alessandro Vargas

O RM16 também é baseado no antigo F404, ou é um projeto com design e características novas?

Karl Bonfim

Alexandre, uma pergunta de leigo: O F414 e o F-18 super hornet tem capacidade super cruise como o RM12 e o gripen ng?
 

Last edited 3 anos atrás by Karl Bonfim
Italo Souza

O RM12 é baseado no F404, o RM16 baseado no F414.

Podemos dizer que o F414 é uma evolução do F404, igualmente o RM16 uma evolução do F414.

Eu colocaria dessa forma, isso deve responder sua pergunta.

DSC

O RM16 não é uma evolução do F414. É apenas uma das várias versões deste…
 
RM16 parece ser a designação que os suecos deram para o motor F414-GE-39E, que é simplesmente a versão do motor F414 adaptada para o Gripen E/F.
 
https://www.geaviation.com/sites/default/files/datasheet-F414-GE-39E.pdf

Italo Souza

O RM16 É uma versão do F414 com alterações moduladas, sim ele é uma evolução.

Sendo uma variação, no se exclui a parte que ele é modificado e atualizado, simplificado e com maior potência.

JSilva

Pelo que li anteriormente, a atualização que a antiga Volvo Aero fez no F404 da General Electric, inclusive aumentando sua potência, para o Gripen C/D, não houve no F414. Entendi que o RM16 seria apenas a designação sueca para o F414 GE sem nenhuma alteração no mesmo.

Denis

É evolução sim, caro. No sentido lato.

DSC

Karl,
 
Não, o F/A-18 Super Hornet não tem capacidade supercruise.
 
E o motor do Gripen E/F não é o RM12.
O RM12 é o motor dos Gripen C/D e é uma versão adaptada e mais potente do F404-GE-402 usado nos F/A-18C/D Hornet.
 
O motor do Gripen E/F é o F414-GE-39E (mas possui o mesmo empuxo que o F414-GE-400 usado nos F/A-18E/F Super Hornet):
https://www.geaviation.com/sites/default/files/datasheet-F414-GE-39E.pdf
 

Last edited 3 anos atrás by DSC
marcus

Porque a SAAB não optou pelo F414 Enhanced Engine, para equipar o Gripen E?
26 mil libras de potência.

Zorann

Existe uma entrevista no site da SAAB a respeito dessa pergunta. A resposta foi simples: a SAAB escolheu a versão mais madura do motor, mas está aberta a clientes que desejem usar o F414 Enhanced Engine

Ricardo Bigliazzi

Um belo motor.

JuggerBR

Suécia, um país muito menor e mais ´pobre´que o Brasil, consegue desenvolver motores a jato, mesmo que por licença, apenas porque leva a sério sua defesa aérea…

NashArrow

Suécia não é mais pobre que o Brasil, muito pelo contrário. Você não pode comparar uma família que ganha 10 mil e possui dez membros, contra uma família de um membro que ganhe 9 mil. O Brasil assim como a China e a Índia são países pobres que possuem uma grande população

Last edited 3 anos atrás by NashArrow
Edmilson Sanches

Tem um PIB menor,mas é muito mais rica que o Brasil.

Ederson Joner

Eles não desenvolvem não, este motor é da GE, eles o fabricam sob licença e podem até ter dado algumas ” editadas “, mas nada sério, ou nada que a GE não tenha participado.

Vinicius Momesso

Então quer dizer que não haverá ToT dos motores, pois o mesmo não e desenvolvido pela SAAB?

Mano Jô

Acredito que ToT de motores nunca foi uma opção. O que lembro foi a possibilidade de manutenção aqui.

marcus

 

Carlos

O Motor É Americano, não fale o que Você não Sabe .
Falar sem saber o que está falando e fazer Críticas sem Critérios e a quem não Merece , não Ajuda em Nada o Debate .
Traga Argumentos Construtivos , a Turma aqui é Conhecedora do Assunto , não Subestime Esse TIME Não , o pessoal Estuda e Lê muito sobre Aviação Militar,
 

Last edited 3 anos atrás by Alexandre Galante
JuggerBR

Pena que não é o seu caso, aprende a escrever primeiro

MMerlin

Ela não leva a sério apenas a defesa. Assim como os demais países da Europa, um dos principais investimentos é em educação, e de qualidade. Isto não vemos aqui, um país aonde a maioria dos país paga um colégio para ensinar lições de cidadania, terceirizando um papel que deveria ser familiar.
 
O Brasil também tem uma carência enorme de engenheiros. Mas como equilibrar a formação com a demanda em um país que investe pouco em pesquisa e desenvolvimento como foco científico?

Ricardo Bigliazzi

Esse é o grande problema do Pais. A Coreia do Sul na década de 50 optou por um padrão de ensino “americano” e depois de 70 anos é uma referencia de “milagre econômico e social”. Sólidos valores morais ensinados em casa aliados a uma estrutura de educação robusta em todos os níveis de ensino são capazes de realizar verdadeiros milagres. Hoje parece que somos muito fracos nesses dois aspectos o que nos leva a amargar mais algumas décadas de atraso em relação ao resto do mundo. Até acredito que o nosso atual Presidente se preocupa muito com isso, pena que… Read more »

MMerlin

Existe uma teoria que diz que é mais fácil reconstruir quando alguém já fez o papel sujo de destruir.   No caso da Coréia da Sul, o país estava destruído fisicamente e moralmente pós WW2. O processo de reconstrução precisou de quase uma década de formulação e abrangeu todos os segmentos administrativos. Some a isso o apoio de uma população em recuperação psicológica pós-guerra.   No Brasil, enquanto houver esta polarização política misturada com as cegas ideologias contaminando o meio educacional, nenhum gestor administrativo vai mover uma palha para a restruturação. O resultado final alcançado com o sistema educacional atual… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Prezado Jugger, o motor é tão Sueco que o Gripen não pode ser vendido para qualquer Pais sem o aval dos EUA.

Fabio Araujo

Esse motor é o que equipa as versões C/D, as versões E/F vão usar esse mesmo motor ou vão usar uma versão nova com mais potência?

nonato

A princípio passe do GE 404 para o 414.
Mais potente e moderno.

Tutu

Os Gripen C/D usam uma versão modificada do GE F-404 (RM12)
Os E/F vão usar uma versão modificada do GE F-414 (RM16).

Rommelqe

Prezado Alexandre: os Gripens brasileiros vão de GE 414 ou de RM16 ? Há alguma diferença significativa entre os dois?

Tomcat4,2

Pelo que se vê no texto as modificações/adaptações no motor F-404(para ser usado em um caça mono turbina) para RM-12 foram devido ao motor ter sido desenvolvido para trabalhar em conjunto (dois motores) no F-18. Creio que o mesmo se dá na questão do F-414 para o RM-16.

Fabio Araujo

Mas depois dos Gripens outros monomotores também optaram pelo F404 como os coreanos T-50 e FA-50.

DSC

Rommelqe,
 
RM16 acho que é a designação sueca da versão do F414 para o Gripen E/F, que é o F414-GE-39E.
https://www.geaviation.com/sites/default/files/datasheet-F414-GE-39E.pdf
 

bjj

O Typhoon e o Rafale já contam com versões mais recentes e com mais potência das suas respectivas turbinas (EJ-2000 e M88) desde que entraram em operação. Será que o Gripen E/F poderá evoluir para a F414-EPE nas atualizações futuras? Nestes casos é possível atualizar a turbina antiga trocando apenas alguns componentes para elevá-la de padrão ou é necessário adquirir uma turbina inteiramente nova?

Fabio Araujo

Ele já vem com a versão sueca feita sob licença do F414.

DSC

Um resumo/esclarecimento sobre a família de motores F404 e F414 para quem tem dúvidas e/ou está simplesmente curioso   Versões do F404 F404-GE-102: 17,700 lb, usado no T-50/TA-50/FA-50; F404-GE-402: 17,700 lb usado no F/A-18C/D Hornet; F404-GE-IN20: 19,000 lb, usado no Tejas LCA Mk1; RM12: 18,100 lb, usado no Gripen C/D;   Versões do F414 F414-GE-400: 22,000 lb, usado no F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler; F414-GE-INS6: 22,000 lb, usado no Tejas LCA Mk2; F414-GE-39E: 22,000 lb, usado no Gripen E/F; F414 Enhanced Engine ou F414-EPE: 26,000 lb (ninguém ainda o usa/comprou) https://www.geaviation.com/sites/default/files/datasheet-F414-Enhanced.pdf http://thumbnail.egloos.net/600×0/http://pds26.egloos.com/pds/201603/21/60/f0205060_56efa785d0a21.jpg     Há também uma nova versão do… Read more »

Last edited 3 anos atrás by DSC
nonato

O F 414 já é uma evolução do F 404.
Aí a Volvo ainda quer mexer?
Para quem não domina acho mais complicado mudar do que projetar do zero.
O nosso terá esse RM 16?
Até porque o fato de a GE ter aceitado o negócio no passado não significa que tenha de aceitar de novo agora…

Dexter

Com certeza, isso foi acertado e contratado no início do projeto do Gripen E.
A Saab não deixaria um ítem tão importante sem um acordo pronto no início do projeto.
Pense um pouco.