FC-31

Novas fotos de um protótipo do FC-31 (conhecido também como J-31), o segundo tipo de caça furtivo da China, têm aparecido com frequência nas mídias sociais chinesas desde maio, anos depois de desaparecerem dos olhos do público. Agora pintado em um revestimento cinza prateado, seu desenvolvimento está progredindo sem problemas, disseram especialistas no dia 25 de maio.

Um novo conjunto de fotos do que parece ser um avião de caça FC-31 em um voo de teste foi publicado no Sina Weibo no sábado. Esta não é a primeira vez que a aeronave apareceu recentemente, já que algumas fotos também foram postadas por outro usuário do Sina Weibo em 18 de maio, informou a agência de notícias de Shanghai eastday.com.

Ao contrário das fotos tiradas nos anos anteriores, o protótipo FC-31 nas novas fotos é pintado com revestimento cinza prateado, disse o eastday.com. Parece ser uma versão atualizada com modificações feitas em seu design aerodinâmico, assim como o protótipo que fez seu primeiro voo em 2016, em vez da versão original que fez sua estreia pública na Airshow China em 2014.

A autenticidade das fotos, incluindo a hora e o local em que foram feitas, não pode ser verificada.

As fotos logo provocaram discussões acaloradas entre entusiastas militares, quando foram publicadas em fóruns sobre assuntos militares e mídias sociais no exterior, como o Twitter.

Fu Qianshao, especialista chinês em defesa aérea, disse ao Global Times que a nova pintura poderia ser um sinal de que o FC-31 estava testando sua capacidade furtiva e de baixa observabilidade a olho nu.

Fu disse que, embora as fotos não mostrem exatamente quanto progresso foi feito, confirma-se que a aeronave está realizando novos voos de teste e dando passos significativos.

Com base nos resultados dos vôos de teste, protótipos aprimorados podem ser feitos, disse Fu.

Observadores militares há muito especulam que o FC-31 feito para exportação possa ser colocado em serviço militar doméstico. Alguns afirmaram que um FC-31 atualizado poderia servir como o caça de última geração da China baseado em porta-aviões.

A Força Aérea Chinesa, a Marinha e os clientes estrangeiros podem estar interessados ​​neste jato stealth avançado, disse Fu, observando que o FC-31 provavelmente continuará seu desenvolvimento e será equipado com novos motores e dispositivos no futuro.

O FC-31 é um jato de combate multifuncional bimotor, atendendo às demandas de futuros ambientes de campo de batalha. Tem 17,3 metros de comprimento e uma envergadura de 11,5 metros, de acordo com um folheto informativo da fabricante de aviação da China (AVIC) em 2018.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

1° foto, achei que fosse um F-22

OSEIAS

Eu pensei a mesma coisa, quando vi a foto sem ler, achei que era um F-22. Que falta de criatividade. kkkkkk

Karl Bonfim

No mundo da indústria aeroespacial e de defesa xing ling, não se cria quase nada, quase tudo se copia! Kkkkkkkkkkk!

Cristiano de Aquino Campos

No caso não e falta de criatividade, e problemas similares, soluções iguais. Exemplo o B-2 e uma asa voadora, assim como o exemplar alemão da 2° guerra mundial. E toda aeronave que quizer ser invisivel ao radar e ter longo alcance e levar muitas bombas vai ter que ser uma asa voadora.

Augusto Mota

Mas ocorre que os americanos estão sempre à frente, veja o F-35, F-117, U-2, B1, B52…Os chinos tem complexo de inferioridade, eles copiam tudo sim, e tudo que for americano eles ficam deslumbrados, pois eles queriam ser como aqueles, contudo a réplica nunca será igual ao original, o domínio americano é incontestável e os chinos só conseguem copiar através da espionagem e , sobretudo, por que mantém o povo oprimido sem liberdade. Interessante que há uma tese de que se houvesse liberdade, talvez estivessem lançando coisas próprias e originais sem precisar copiar, mas quem vai se levantar contra o governo… Read more »

Blayke

Que os americanos estão a frente é indiscutível, o chinês só está seguindo o caminho mais curto: ter a réplica melhor que não ter nada.

Mas veja quanto progresso eles tiveram nos últimos 20 anos, a distância vem sendo encurtada e o conhecimento aumentado.

Se um dia vai se igualar aí só vendo os próximos capítulos.

OSEIAS

Olá Cristiano, concordo sobre o conceito, mas copiar descaradamente até a aparência, ai é demais, veja o exemplo do black hawk copiado pelos chineses. Copiar é diferente de seguir conceito.

Fabio Araujo

Esse tem um jeitão de F-22, e não é coincidência. Os chineses ao contrário dos russos tomaram gosto pelos caças furtivos e investiram pesado em espionagem e desenvolvimento.

João Vitor

Outros projetos furtivos também apresentam desenhos similares ao f22 e f35. Questão de física, essa é igual para todos os humanos.

Fabio Araujo

Mas nesses casos foi espionagem mesmo, anos atrás os EUA descobriram que computadores informações a respeito de vários projetos militares tinham sido hackeados pelos chineses e entre esses projetos estavam os do F-22 e F-35, poucos anos depois os chineses apresentaram os projetos de seus caças furtivos.

PACRF

Normal quando se trata de equipamentos militares de última geração. A espionagem ocorre de forma despudorada em todas as direções. Não esquecer do caso Edward Snowden.

Cristiano de Aquino Campos

A única coisa que os Chineses queriam com espionar o projeto americano era o material do revestimento da fuzelagem, integração de sisemas e os motores. De resto eles ja dominavam.

Ricardo Bigliazzi

O grande problema da física é descobrir os seus segredos primeiro que os outros, é incrível como os Americanos sempre estão a frente do resto.

PACRF

Muita grana$$$$ investida em pesquisa e desenvolvimento, principalmente nas universidades. Enquanto aqui o CNPQ, a CAPES, a Fiocruz, o Instituto Butantã, o INPE, a Embrapa e as universidades federais e estaduais, dentre outras organizações de ensino e pesquisa, estão à mingua. Além disso, os EUA não têm nenhum traço de xenofobia quando se trata de acolher e financiar pesquisadores de altíssimo nível, exemplos clássicos: Albert Einstein, Kurt Gödel, Wernher von Braun e Peter Drucker, dentre outros.

Augusto Mota

Só faço um reparo ao seu comentário, esses órgãos de pesquisa q vc se referiu recebem BILHÕES do governo, mas o resultado é pífio, vai tudo pro bolso dos professores e reajustes de funcionários públicos, no Brasil a máquina pública precisa de dinheiro mais para se sustentar, o que o governo repassa quase todo é pra pagar salários, não sai nada útil desses órgãos de pesquisa, nossas universidades podem parar por décadas que não fazem a menor diferença para o Brasil, não produzem nada, quando fazem uma coisinha de nada fazem um estardalhaço, já viu que temos vacina pra tudo,… Read more »

PACRF

Resultado pífio é problema de gestão. Aliás, problemas de gestão é o que não falta nas três instâncias de poder, ou seja, na União, nos Estados e nos Municípios.

Cristiano de Aquino Campos

E isso ai.

Luiz Alberto Mezzomo

Investirão? Copiaram, vocês quis dizer.

Peter nine-nine

Copiar e investir é um processo mais semelhante do que inovar ou inventar.

Inovar e inventar ocorre uma vez ou outra, tudo o que vem a seguir, igualmente a custo de grande investimento, vem copiado pelo menos em conceito.

Atirador 33

Se os chineses roubaram os fontes do projeto F-22, esse caça merece respeito, se foi engenharia reversa de uma maquete maisto do F-22, esse avião chinês não valerá o que o “Gato enterra”.

Abs

Defensor da liberdade

Se não tiver medo de raio, chuva, poeira, velocidade acima de 1.000 km/H já é melhor que a banheira do F-35 kkkkkkkk

João Vitor

Essa de um avião supersônico “quebrar” em velocidade supersonica é de matar…pior é desculpa de que ele não precisaria ser rápido pois é furtivo…puts…

José

F-117 também era furtivo e subsonico
Aí….
Velho S-200 fez o serviço dele

Defensor da liberdade

Se subsônico já era terrivelmente instável em vôo, imagine supersônico…

Evgeniy (RF).

<span lang=”pt”>O F-117 foi abatido com o sistema de defesa aérea S-125 Pechora e o radar P-18. O sistema S-200 não tem nada a ver com a derrota do F-117.</span>

MestreD'Avis

Não foi um S-200… Enfim. Até ao fim dos tempos vamos ouvir que 1 F-117 foi abatido e ignorar as centenas ou milhares de missões cumpridas.

Eduardo Ribeiro

Foi.. esqueceram de informar aos Sérvios que o F-117 era furtivo.

José Neto

O que entrou para a História foi um F-117 Abatido, mas, ninguém lembra do Numero de Detalhes e quebras de Protocolos que convergiram para isso: Um Único F-117 na Missão, Falta de Aviões de Apoio e de Jatos que fizessem ataques nas Linhas de Defesa… Enfim, uma situação que jamais se repetirá!!

Bardini

“O FC-31 é um jato de combate multifuncional monomotor, atendendo às demandas de futuros ambientes de campo de batalha.”

.

Monomotor?

.

“e os clientes estrangeiros podem estar interessados ​​neste jato stealth avançado”

.

Paquistão.

Paulo Lahr

Venefavela

Coreia do Norte

Persia (podem ser bons clientes)

Adriano RA

Paquistão vai adorar.

Lu Feliphe

O Paquistão já se mostrou interresado nele, eles tem ótimas parcerias com os Chineses, eles tem um programa de desenvolvimento de caça de 5 geração chamado azm o azm busca desenvolver um caça de 5 geração na qual os Chineses já disseram que gostariam de ajudar.

Defensor da liberdade

Fosse o Irã compraria uns 50 desses + 50 Su-35 + AEW&C quando acabar o embargo de armas, quero ver Israel ir passear lá com a banheira do F-35.

Salim

F35 tem mais 500 em operação em dezenas forcas aéreas no mundo, qual parâmetro VC tem para compartilhar conosco que esta aeronave tem condições de se sobrepôr ao F35,!?!!?! Alem da impossibilidade de Ira comprar este tipo equipamento visto embargo mundo ocidental conforme sua observação, Coréia norte e Venezuela náo tem dinheiro, Paquistão adquirindo esta aeronave implicaria em Índia também correr para caças quinta geração na divisa de Rússia e China. Mundo e complicado.

Antoniokings

Estou vendo dezenas dele no Irã.

Seria perfeito para os iranianos.

Basta trocar por petróleo com a China;

Vai dar ‘match’.

SPQR

Está vendo longe pra quem não costuma enxergar além da ponta do nariz, xing. Seus delírios aumentaram nesta quarentena. rsrsrs

Antoniokings

Ah! É verdade!

Esqueci do ‘embargo’ americano.

Plinio Jr

E porque não o fazem agora ?? Os J-10s chineses em teoria seriam superiores a qualquer coisa que os iranianos possuem em operação ….ou mesmo o JF-17 Thunder produzido para os paquistaneses….entre outros equipamentos….porque os chineses não o fazem agora Kings ??

Antoniokings

Porque a ONU aprovou a proibição de vendas de armas ao Irã..

Proibição essa que acaba agora em outubro para desespero de americanos e israelenses.

Plinio Jr

Se os chineses e os russos fossem o que vc alega, não seria necessário esperar fim de embargo e venderiam o que lhe fosse conveniente sem se importar com a postura da ONU….acorda Kings…bem vindo ao mundo

Adriano Madureira

Plínio Jr, chineses e russos não são idiotas, eles querem dar um aspecto de legalidade, não irão querer demonstrar que estão se lixando para a ONU e seus embargos..

Irão esperar ele cair, certamente americanos e israelenses irão votar para renovar e Pequim e Moscou irá vetar, fim do assunto e Teerã poderá ir ao shopping Moscou – Pequim.

Antoniokings

Adriano Madureira.

Perfeito.

É exatamente isso.

E com isso, russos e chineses cravam o pé de vez no Golfo Pérsico.

Defensor da liberdade

Beleza fera, contra barbudinhos de ak-47 em espaço aéreo amigo até eu com um teco-teco deito e rolo.

PCOA

Como ouvi outro dia, 500 protótipos

Italo Souza

F35 quando está em seus 99% é uma piada pronta, se tiver chovendo é possível que nem levante vôo, vôos supersônico ? Isso só luxo curto.

Em seus 1% ele pode até brilhar, mas ainda é um mistério que ninguém sabe se realmente ele funciona.

Antoniokings

‘Pergunta pro Iraque o resultado dos ‘passeios’ de Israel, pergunta…rsrsrsrs’

Isso foi no Século passado.

Plinio Jr

Verdade…no momento o passeio é na Síria…..

Antoniokings

Roda, roda pelo Líbano.

Tenha juízo e fique por lá.

Plinio Jr

Seja na Síria ou no Libano, o passeio continua o mesmo, continuam acertando seus alvos sem oposição alguma,,

Rogério Loureiro

Estive no Líbano em 2017. Perto da fronteira com a Síria.
Via-se muitas aeronaves que voavam muito alto. Dava para ouvir de muito longe os roncos dos motores, quase imperceptíveis.

Eu perguntei ao guia da viagem de quem eram aquelas aeronaves.

Ele respondeu que eram do mundo todo, desde russos a americanos, franceses etc.
Tocar no assunto Israel era delicado alí mas assim mesmo perguntei. E Israel, faz voos por aqui?
A resposta foi não, eles voam pelo mar ou pela Jardania para entrar na Síria.

Nilton L Junior

Isso não vai rolar DF pois existe um intricado jogo naquele tabuleiro, os interesses Persas na região se chocam com os interesses estratégicos Russos e Chineses, nem China nem Russia querem um Iran com uma capacidade aérea desse quilate na região, é mais fácil a argentina ter uma aviação melhorada do que os Persas.

737-800RJ

Olhando rápido, parece até a mistura de dois caças de quinta geração de um país do hemisfério norte que não está muito distante de nós. Devo estar vendo coisas, afinal, a China não rouba projetos civis e militares na cara dura… Com certeza desenvolveram de maneira autônoma e orgânica. De qualquer forma, ponto para eles novamente por estarem conseguindo armar suas forças com materiais modernos. O Ocidente já acordou, um pouco tarde, mas pelo menos acordou.

nonato

Será que copiaram com os defeitos também?

737-800RJ

Nonato, não sei, mas caso tenham feito, então as aeronaves não vão voar nem 2 horas sem apresentar problemas, porque seria um mix de defeitos do F-22 e do F-35! ?

Last edited 3 anos atrás by 737-800RJ
Marcelo R

Parece aquela velha estória, do pais que cópia tudo…mas copia vai e copia vem a china foi esperta , o F 35 deles deve ter ficado fraco com um só motor… mas na China…. um so motor cai….. mas com dois motores…sabe como é motor lá na China….

Yuri Dogkove

Por isso que o F-35 tá caindo! Falta outro motor…

Yuri Dogkove

Bem melhor do que comprar sucatas da Jordânia… Resto do resto.

Yuri Dogkove

Grande Dragão! Diferentemente de um certo país que não tem “inteligência” pra “desenvolver” e sequer “copiar”, a China merece todos os aplausos.

Jeferson

Misturaram os desenhos do F-22 com o F-35.

Antoniokings

O fato inegável é que a China está avançando muito.

E sem competidores.

Marcos

Os roubos de dados por hackers deu resultado kkkk

Tallguiese

Não é por nada não mas ficou bonito essa nave heim?

Paulo César

Copiou de novo…..mais um!

glasquis7

É impressionante como eles tem evoluído.

José

Povo fala muito que China copia tudo
Blz
Se o Oriente não tivesse copiado fórmula da pólvora F-35 iria disparar flechas

Yuri Dogkove

Melhor comentário!!!

Rogério Loureiro

Ri muito….

Matheus Santiago

“Observadores militares há muito especulam que o FC-31 feito para exportação possa ser colocado em serviço militar doméstico. Alguns afirmaram que um FC-31 atualizado poderia servir como o caça de última geração da China baseado em porta-aviões. A Força Aérea Chinesa, a Marinha e os clientes estrangeiros podem estar interessados ​​neste jato stealth avançado, disse Fu, observando que o FC-31 provavelmente continuará seu desenvolvimento e será equipado com novos motores e dispositivos no futuro.“ Normalmente, se uma aeronave tiver uma designação “J”, significa que a PLAAF é o cliente(com exceção do J-15 se estivermos falando em bimotor). Se tiver a… Read more »

Nilton L Junior

Mas bonito que o Su-56

Italo Souza

Algo me cheira a produção em larga escala

Rodrigo

FC-31 = multifunção?

J-20 = Supremacia aérea?

Rodrigo Alves Correia

O F35 Xing-ling… Haja tecnologia roubada.

Clodorencio

Achei até bonito esse LAPTOR.
Se tem coisa que chinês sabe fazer bem é cópia. Se bai soltar pecinha, só o tempo dirá.

Rogério Loureiro

LAPTOR
KKKKKKKKK

Thiago

Ainda com essa conversinha de “copiar ” como fosse algo inédito e nunca feito por outras nações. Começando pelos EUA e os britânicos que praticamente sugaram tudo o que podiam dos alemães depois do conflito . Em 1966 Konrad Adenauer denunciava : “De acordo com uma declaração feita por um especialista americano, as patentes anteriormente pertencentes à IG Farben deram à indústria química americana uma vantagem de pelo menos 10 anos. Os danos assim causados ​​à economia alemã são enormes e não podem ser avaliados em números. É extremamente lamentável que as novas invenções alemãs também não possam ser protegidas,… Read more »

JOÃO MANUEL LIMA

Qualquer semelhança com o F 22 é mera coincidência…

Junior galvao

Linhas harmoniosas mais sera que voa bem?

Eduardo Ribeiro

Caramba, é identico ao F-35 ! Esse negócio só pode ser fruto de espionagem

Jhon

Externamente até pode parecer, mas gostaria de ver o cockpit , os sistemas eletrônicos e o que tem embaixo dessa aparência de caça furtivo! Nem tudo que parece é.

Jagderband#44

Excelente cópia.

Lucianno

Sempre fico impressionado com a alta qualidade das informações que você posta aqui. Fantástica esta foto comparando o tamanho dos 5G.

Tomcat4,2

Se existe um lugar onde ser hacker = carreira promissora é na China viu. Como copiam, este avião cada vez mais parecido com o F-22 ,externamente só faltam os bocais das turbinas.

OSEIAS

Eu imagino que esse a tecnologia furtiva chinesa não é investir em tecnologia de sistemas e interferência, mas se misturar na multidão para enganar os americanos, se bobear vão pousar em bases americanas fingindo ser F-22. Um famoso cavalo de troia. kkkkkkkkk

Brincadeiras a parte, mas a impressora 3D dos chineses é bem grande para copiar um F-22. Desculpa, não resisti.

André Gonsalves

Agora sei de onde copiaram o F22 kkkkk

Cavalo-do-Cão

Faço coro com o Lucianno…a foto comparando os caças elucida bem como o FC-31 não tem nada de igual ou de parecido com os outros…não tem nada de cópia dos rivais…pelo menos no designe das formas…

Rodrigo LD

É o F-22XL, de Xing Ling. Balato mas não plesta. kkkkk

Nilton

Como sempre a China a nação do contr. C, contr. V.
Kkkkkk.
Vamos respeitar

Rogério Loureiro

Nesta comparação dos 5G para mim ao menos fica evidente o quanto o Su-57 é meio estilo banheira né?

Parece um Camaro ou Maverick antigos perto de SUV’s modernos e compactos.

Alexcg

Não importa se é copia o que importa é que eles tem e agente vai compra um quando compra pq fazer um é outra historia ou ate copiar tem que ter dinheiro.

Last edited 3 anos atrás by Alexcg
J-20

O interessante desse caça é que ele foi iniciado completamente pela iniciativa da Shenyang, uma vez que o governo chinês deu prioridade máxima ao J-20, ignorando o que as outras fábricas da Avic tinham como proposta. Ao que parece, eles conseguiram convencer principalmente as pessoas da marinha chinesa para tocar o projeto para frente na busca por uma solução furtiva para seus novos porta-aviões.

XFF

Quando será que o Brasil vai começar a desenvolver um Caça nacional?

Yuri Dogkove

Dia 31 de fevereiro de 2154!

Up The Irons

Se roubarmos os projetos do F-35, pegarmos nossos melhores engenheiros e investirmos uma grana pesada, em 5 anos já teríamos alguma coisa…

Gabriel BR

Palpite de clientes interessados: Tailândia , Birmânia , Paquistão , Irã e etc.

Elcimar menassa

rsrsrsrrs…F22

filipe

F-35A BIMOTOR, copia perfeita.

Foxtrot

É não tem jeito, país sérios e comprometidos com a verdadeira independência é outra coisa.
Os cara compraram alguns projetos internacionais para aprender e agora não precisam mais fazer isso.
Enquanto que aqui no Brasil vivem reinventando o “vôo da galinha”.
Parabéns a China !

Foxtrot

Muitos estão satirizando.
Mas quem me dera meu Brasil tivesse coragem para copiar um F-18, SU-27, M-2000 !
Já estaria de ótimo tamanho.