Home Aviação Comercial Embraer deveria considerar China como parceira, diz Mourão

Embraer deveria considerar China como parceira, diz Mourão

7638
261

BRASÍLIA (Reuters) – A Embraer deveria considerar a China como parceira da unidade de aviação comercial após a Boeing cancelar o acordo de compra do controle da principal divisão da fabricante brasileira de aviões, afirmou o vice-presidente, Hamilton Mourão, nesta segunda-feira.

“Há males que vêm para bem”, disse Mourão durante videoconferência promovida pela consultoria Arko Advice. Ele afirmou que a Embraer continuará sob controle brasileiro e que a companhia poderá entregar um produto que a China precisa, conforme o país asiático amplia atuação na aviação doméstica.

“Nós temos o produto e eles têm a necessidade. Nós temos a tecnologia…É um casamento inevitável”, afirmou Mourão.

As ações da Embraer despencaram 7,5% nesta segunda-feira, pressionadas pelo cancelamento do acordo de 4,2 bilhões de dólares para vender o controle da divisão de aviação comercial para a Boeing no último final de semana.

O cancelamento do negócio pela Boeing é bastante negativo para a Embraer, que agora se vê sozinha tendo que disputar mercado com outras empresas mais bem estruturadas, como a Airbus, disse Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos.

“Mesmo a companhia negociando um novo acordo com outra empresa à frente, o que também pode implicar em termos menos vantajosos dada a atual conjuntura, a empresa precisará trabalhar sua musculatura de modo a retomar a competitividade de outrora”, afirmou Arbetman.

Em 2020, a ação da Embraer já acumula queda de mais de 60%.

Mourão afirmou na videoconferência que a Embraer cumpriu todos os passos previstos no acordo com a Boeing para a conclusão do negócio, anunciado em meados de 2018 e que ainda aguardava aprovação da União Europeia para ser efetivado.

Mais cedo, a Embraer anunciou que abriu arbitragem contra a Boeing e o presidente-executivo da companhia, Francisco Gomes Neto, disse em teleconferência que não acredita que o acordo com fabricante norte-americana possa ser ressuscitado. Executivos da Embraer também citaram que a fabricante brasileira encontrou pontos de economia de custos de 1 bilhão de dólares em 2020.

A Embraer não informou quanto investiu nas tratativas para conclusão do acordo com a Boeing, mas durante o final de semana o sindicato de metalúrgicos de São José dos Campos (SP), principal base fabril da empresa, citou dados da companhia sobre dispêndio total em 2019 de 485 milhões de reais.

Junto com a queda nas ações da Embraer nesta segunda-feira, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s colocou a nota de crédito da companhia em observação negativa, sinalizando que poderá cortá-la mais adiante.

“A ação indica que não há mais possibilidade de elevação dos ratings das notas no curto prazo, que seria possível caso a transação com a Boeing fosse concluída”, afirmou a S&P, apesar de citar que a Embraer tem reservas de caixa de 3,3 bilhões de dólares, “com uma dívida de curto prazo de apenas 215 milhões”.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest
261 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hélio
Hélio
29 dias atrás

Agora veremos a quais interesses aqueles que defendiam a venda para os americanos, com a desculpa da Embraer não ser brasileiras. Eu tenho certeza absoluta que os mesmos agora irão apelar ao nacionalismo e fazer acusações aos chineses que cabem unicamente aos americanos. Vão dizer que os chineses são desleais, mesmo sendo os americanos que primeiro queriam engolir a Embraer, depois deram uma facada nas costas da empresa, vão acusar os chineses de espionagem, quando o EUA tem o maior esquema de espionagem em massa do mundo, desde a industrial até a dentro da sua casa, inclusive, obrigando empresas estrangeiras… Read more »

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Reply to  Hélio
29 dias atrás

NÉ ISSO

“Vende logo pros EUA, pois a EMBRAER não é brasileira”

“Parceria com a China ? Ta louco? A Embraer é brasileira e os chineses vão nos copiar e roubar nossos segredos”

Vou dizer uma coisa: nem tendo os respiradores mecanicos roubados esse pessoal cria vergonha na cara

Se brincar, ainda acreditam em OCDE

Marcelo Lopes
Marcelo Lopes
Reply to  Rafa_Positronn
29 dias atrás

Esse negócio de dizer que a Embraer não é brasileira é coisa de brasileiro com síndrome de vira-lata! Quando é que muitos brasileiros vão parar de ser influenciados e massa de manobra do que pensam outros? Isso é coisa de gente fraca de personalidade!

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Marcelo Lopes
29 dias atrás

Pois eh… O problema hoje é que não temo massa critica política mais. O que importa é para onde vai a boiada se vai atrás. Complicado um país querer ser grande desse jeito!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Marcelo Lopes
29 dias atrás

Já viu a distribuição societária da EMBRAER ? Ali tem de tudo.. menos Brasil

Hélio
Hélio
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
29 dias atrás

Parece que quem nunca viu foi você, a maioria dos acionistas são brasileiros, além que, por estatuto, 51% dos votos sempre serão dos acionistas brasileiros.

Hélio
Hélio
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
29 dias atrás

“Quem é dono da Embraer”? Segundo a matéria, ninguém. Qual o seu ponto?

Canarinho
Canarinho
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
29 dias atrás

Ate o BNDESPar tem acoes na embraer, e nao sao poucas.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
29 dias atrás

A maior parte das ações pertence as estrangeiros. Ponto.
A empresa tem sede no Brasil, logo, é brasileira. Ponto.
Além disso, os acionistas brasileiros exercem o controle da empresa. Ponto.
Por fim, o governo brasileiro tem uma Golden Share que permite que ele vete certas decisões da empresa. Ponto.
O resto é gente falando o que não sabe e tampouco procura saber. Ponto.

Glasquis7
Reply to  Rafael Oliveira
28 dias atrás

A EMBRAER não é uma empresa brasileira, é de origem brasileiro (algo muito diferente), mas pertence ao setor público e este setor, não conhece fronteiras nem se rege por ideologias ou nacionalismos, apenas por lucro.

Se a China bancar, os acionistas dirão “amem”. Ponto.

marcus
marcus
Reply to  Glasquis7
28 dias atrás

Transferindo empregos para China, porque temos vagas sobrando no Brasil, ponto.
Perguntem aos americanos o que eles achariam se a GE, Boeing, LM fossem vendidas para qualquer país estrangeiro. Ponto.
Para a Boeing não quebrar devido ao Corona Virus e ao fiasco do projeto 737 Max, o governo americano vai injetar 60 bilhões de dolares na Boeing.Ponto.

glasquis7
Reply to  marcus
25 dias atrás

” o governo americano vai injetar 60 bilhões de dolares na Boeing.Ponto.”

Isso é EEUU em apoio à Boeing, muito diferente quanto ao relacionamento Brasil -EMBRAER.
Ponto.

marcus
marcus
Reply to  glasquis7
25 dias atrás

Explique para nós qual a diferença. No, (EEUU ????), é dinheiro publico, e no Brasil também.

glasquis7
Reply to  marcus
25 dias atrás

Se vc acha improvável, veja o que esta acontecendo com a ATMOS SISTEMAS.

Sergio
Sergio
Reply to  Marcelo Lopes
28 dias atrás

…..KKKKK gostei da Síndrome …….
Falta orgulho a estes caras. Nos somos capazes e MUITO capazes…..Só não temos recursos financeiros…..mas temos muita criatividade….

Sergio l Tavares
Sergio l Tavares
Reply to  Rafa_Positronn
29 dias atrás

Rafa Positronn, a França negou venda do laboratorio PSG que pesquisa motores de automoveis, fabricante do premiado motor Dow Size Puretech, tirou o primeiro lugar como melhor motor ano passado. Se os chineses comprasem, adquiririam a tecnologia de fabricaçao destes motores cobiçadissimos no mercado internacional.

Hélio
Hélio
Reply to  Sergio l Tavares
28 dias atrás

O que é interessante, porque o motor puretech foi desenvolvido pela PSA Peugeot/Citroen e o grupo já pertence aos chineses. A questão nesse caso não foi a tecnologia, porque os chineses já são donos desse capital intelectual, mas sim a capacidade de produção.

Jorge Ferreira
Jorge Ferreira
Reply to  Rafa_Positronn
28 dias atrás

Já fizeram isso quando negociamos uma fábrica na China… Eles ferraram a Embraer…

ODST
ODST
Reply to  Rafa_Positronn
28 dias atrás

Rafa_Positronn

Como assim acreditar em OCDE? Você sabe o motivo, o plano por trás da entrada do Brasil na OCDE? É criar boa práticas econômicas e evitar que futuros governos (principalmente socialistas) destruam essas boas práticas. “Ah, mas é só sair da OCDE”. Sim, mas até lá o Brasil já perdeu os benefícios que possui por NÃO estar na OCDE, o que vai tornar difícil a vida de qualquer governante que venha a fazer isso.

Hélio
Hélio
Reply to  ODST
28 dias atrás

A OCDE é uma instituição globalista que serve aos interesses do capital internacional, dita regras aos países e por consequência, faz com que esses percam a soberania pela própria economia. Me admira muito que um governo dito conservador e antiglobalista queria se amarrar a isso.
Quem é que cria as tais “regras de qualidade” da OCDE? Com quais interesses eles estão comprometidos? Por que você pensa que a OCDE é diferente de qualquer outra instituição internacional como a ONU?

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Hélio
29 dias atrás

Entreguismo é a ordem do dia…
Mas só pode para Washington porra!!!!!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Joao Moita Jr
29 dias atrás

Mas pra China ta tudo certo ou você vai protestar tb ?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
29 dias atrás

Não precisa ser para a China, especificamente.
Só não pode ser para uma empresa que está indo para o vinagre.

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/04/28/boeing-investigada-por-problemas-no-processo-de-produo-do-737-max-dizem-fontes.ghtml

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
29 dias atrás

Então dai uma sugestão fora a China…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
29 dias atrás

Como a China está, realmente, em franca ascensão e suas empresas estão conquistando quase todos os mercados, é difícil achar outra empresa que não seja de lá.
Fico devendo.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Antoniokings
29 dias atrás

Acho que, no momento, não tem ninguém em franca ascensão. A China está na maior recessão dos últimos 60 anos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Renato B.
29 dias atrás

É porque vc ainda não viu os dados da Europa e dos EUA.
Ao final do ano, espera-se que a China ainda cresça cerca de 2% contra uma queda de 6% dos EUA
No Brasil, a UBS estima que a queda no final do ano pode ser de até 10% no pior cenário.
De qualquer maneira, a China está controlando a epidemia e está reativando sua economia.
Vai sair muito na frente dos outros países.
Certeza absoluta disso.

marcus
marcus
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
28 dias atrás

Airbus.

Paladin
Paladin
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
26 dias atrás

Mitsubishi…!

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
29 dias atrás

Não, Rodrigo. Não deveria ser a China, v os Estados Unidos, a Rússia ou qualquer outro país. A Embraer é empresa estratégica, e por isso tem que ser 100% brasileira. Do jeito que andam as coisas aí, não vai sobrar outra coisa que plantações, e olhe lá.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Joao Moita Jr
29 dias atrás

Caro João. No atual contexto econômico, fico surpreso que qualquer pessoa ignore que o vice-presidente tenha uma visão alinhada com o sindicato dos funcionários da Embraer. O ano de 2020 está décadas distante do ano de 2019.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Camaergoer
26 dias atrás

Falou tudo Camargoer. ” O ano de 2020 está décadas distante do ano de 2019″. Parece que faz tanto tempo que apoiei um projeto apresentado e que tive um primeiro de janeiro esperançoso. Hoje, as lembranças daquele governo prometido, não passam de flashs.

Me estranha muito quem ainda não desceu desse bonde!

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Joao Moita Jr
29 dias atrás

Empresa privada não significa Washington mas estatal chinesa sim significa Pequim, mas aí acham normal.

Mauro
Mauro
Reply to  SmokingSnake 🐍
28 dias atrás

Sempre temi os comunas, agora mais.

Marcelo Lopes
Marcelo Lopes
Reply to  Hélio
29 dias atrás

O problema para mim é que não tenho certeza se de fato a Embraer precisa seguir nesse caminho (Fusão) na aviação comercial. O que leio, é que os especialistas dizem: não tem outro! Não sei. O fato é que essas corporações não estão nem aí para outro país! Veja o caso da Airbus que extinguiu o CSéries. Está certo! o programa da Bombardier foi comprado e o comprador faz o que quer! A própria China fez parcerias nesta área da aviação e assimilou a engenharia e agora faz os seus próprios aviões, naqueles seguimentos. Embraer deveria ter ao longo dos… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marcelo Lopes
29 dias atrás

Hoje sai o balanço da Boeing.
Aguardemos para podermos ter uma noção do desastre no setor de aviação.
Estarei acompanhando no MarketWatch.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Antoniokings
29 dias atrás

Preste mais atenção aos balanços das empresas que fazem os leasings do aviões… eles é que carregam o risco. Eles é que irão cancelar as encomendas de todos os fabricantes do mundo. Inclusive da Embraer.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
29 dias atrás

O balança de 2019 já está publicado no site da Boeing (busque “Investidores”.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ricardo Bigliazzi
29 dias atrás

É o balanço trimestral.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Marcelo Lopes
29 dias atrás

Sempre tem mas de antemão que já temos prejuízo com esse cancelamento e não é somente financeiro. Mas principalmente prejuízo de tecnologias pois a Boeing viu o que deveria ver e agora tá saindo fora! Agora dos males o menor… A Boeing termina de comprar a Embraer, se for o caso de restrição orçamentária, fecha a mesma mas pelo menos se recebe o valor da compra. E vou escrever o que escrevi no Facebook… Quem vai ser louco de comprar uma estrutura de fábrica de avião aonde seu melhor capital já foi colhido por outra empresa?!?

Panzim
Panzim
Reply to  Luiz Trindade
29 dias atrás

Galera, sério, vamos com calma. Não adianta ficar com suposição do tipo “eu acho que”, “com certeza isso”… Se você não estava dentro do acordo, você não tem como ter certeza de nada.

Quem foi que disse que a Boeing viu o que queria? A Boeing não viu nada, o acordo não foi finalizado, em nenhum momento nada da Embraer, nesse acordo, foi transferido pra Boeing, tirando o alto nível normal de uma negociação entre empresas. Vamos com calma em falar sobre o que a gente não conhece.. 😉

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Panzim
29 dias atrás

Panzim… Vc já ficou perto de gente que quando vender algo e acha que tá ganhando muito dinheiro só falta arriar as calças? Então… E outra a Boeing teve sim acesso as instalações da Embraer, aos computadores, aos projetos… Quem diz ao contrário ae eu digo que não sabe de nada. Para a Boeing era jogo comprar a Embraer quando mercado estava normal pois teria uma estrutura pronta, com capital humano pronto para ganhar dinheiro na aviação de médio porte e regional. Mas dae dizer que eles estão saindo de mão abanando?!? Sabe de nada inocente!!!

Teropode
Reply to  Marcelo Lopes
29 dias atrás

A china não precisa mais da Embraer, ja absorveram boa parte de sua tecnologia , basta verificar seus 2 projetos , o ideal é deixar a EMBRAER desidratar e promover os produtos da Comac.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Hélio
29 dias atrás

O contrário também é verdadeiro. Veremos os que eram contra para a venda da divisão comercial para a Boeing se esbaldaram em apoio à “entrega” para a COMAC.

Hélio
Hélio
Reply to  Marcos10
29 dias atrás

Até agora não vi nenhum agir assim, agora, dos lambe botas dos americanos já vi tudo.
Não existe isso de lambedor de botas russo-chinesas, isso é espantalho dos americanistas para chamar quem não é americanista de agente chinês.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Marcos10
29 dias atrás

Caro Marcos. Apenas para registrar, sou contra a venda da Embraer para qualquer empresa de outro país (talvez concordasse se ela fosse vendida para uma empresa brasileira. Vender para a Boeing, para os chineses ou para a Havan dá no mesmo). Minha relação com a Embraer é mais emocional que financeira. Há alguns anos, troquei a Latam pela Azul. Se posso escolher, prefiro voar em um Embraer ou então Airbus.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Hélio
29 dias atrás

Caro Helio. A venda da Embraer para outro país vai contra os interesses brasileiros. A Embraer serve como braço industrial da FAB, ela também contribui positivamente para a balança comercial (ela exporta praticamente o dobro do que importa), ela é a maior exportadora de produtos industrializados, a marca “Embraer” é a única grife brasileira de alta tecnologia reconhecida internacionalmente. O problema das vendas é conjuntural devido a paralisação da economia em escala mundial. O governo federal tem TODAS as ferramentas para evitar o fechamento da Embraer e de outras empresas brasileiras (micro, pequenas, médias e grandes). É impossível fazer qualquer… Read more »

uBurg
uBurg
Reply to  Camaergoer
29 dias atrás

Ola Camaergoer – concordo 100% no atual cenario acho dificil uma avaliacao. No minimo temos uma mudanca de mercado por 3-5 anos para a EMBRAER. Porem acho interessante que a EMBRAER eh lider mudial em jatos privados que deve ajudar em manter as operacoes girando um pouco. Porem acho uma aproximacao a China um erro enorme. A propria EMBRAER jah viu o que eh parceria com o governo Chines. As regras sao bem diferentes lah.

marcelo mariano
marcelo mariano
Reply to  Hélio
29 dias atrás

Se ligar com ching-ling é rabo de foguete ! Brabo.
Será que não aprenderam nada com essa nossa dependência suicida de equipamento médico e eletrônicos?

Peter nine-nine
Peter nine-nine
Reply to  Hélio
29 dias atrás

A minha frase “Só não gosta de europeu quem ainda não foi fodid0 por americano” já vos começa a fazer mais sentido não? Portanto, numa altura em que o mercado de aviação se encontra caracteristicamente volátil, aparece uma gigante americana para “salvar” a brasileira, mas depois percebe-se que afinal o salvamento foi um afogamento, ou tentativa de afogamento, que coloca a Embraer numa posição muito mais delicada da que estava, ferindo as finanças, assim como a reputação da mesma, cimentando um sentimento de rejeição da Embraer por incapacidade de cumprir requisitos (vergonhoso, no mundo dos negócios, mesmo que não seja… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Peter nine-nine
29 dias atrás

E ironicamente a americana está se afogando junto. Convenhamos, a água já batia no MAX. antes da pandemia. Eu só espero que deixem a empresa quieta por hora. Qualquer venda será a preço de banana.

Clebotic
Clebotic
Reply to  Hélio
28 dias atrás

Quem reclama das garras da águia não sentiu ainda os dentes do dragão.

Obi-Wan
Obi-Wan
Reply to  Hélio
17 dias atrás

fui contra vender para americanos, e sou contra vender para os Chines, e sou contra vender para qualquer outro pais.. o Pais já tem poucas industrias, e o Pouco que tem vai vender, ate quando esse pais vai ser dos comodes…

Pedro Calmon
Pedro Calmon
29 dias atrás

De 1o de Janeiro para ca’, a EMBRAER perdeu 75% do seu valor de mercado. Porque isso? Porque investidores simplismentem nao veem um futuro viavel para a empresa. Ela esta endividada, tem custos operacionais altos e suas fonte de receita praticamenet secaram.
Isso signiica que a empresa simplismente nao tem poder de negociacao nenhum quando for conversar com os Chineses. Ou ela arruma um salvador ou ela morre. Nao ha um posicao mais fraca para se negociar do que essa.

Andre
Andre
Reply to  Pedro Calmon
29 dias atrás

Tu leu a matéria???? Endividada???? Tirou de onde essa besteira?????

Marcelo Lopes
Marcelo Lopes
Reply to  Andre
29 dias atrás

Dá pra entender isso? Porque muitos brasileiros fazem um esforço danado pra ser “gentinha” pro mundo?

Pedro Calmon
Pedro Calmon
Reply to  Andre
29 dias atrás

EMBRAER EARNINGS RESULTS 4th QUARTER AND FISCAL YEAR 2019 (https://www.prnewswire.com/news-releases/embraer-earnings-results-4th-quarter-and-fiscal-year-2019-301030146.html)

Divida total Bruta – US$ 3,3 Bilhoes.

Guilherme Poggio
Reply to  Pedro Calmon
29 dias atrás

Finalmente alguém que olha os números.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Guilherme Poggio
28 dias atrás

kkkkkk
E por isso, é criticada !
Os torcedores de futebol são foda…

Esdras Gomes
Esdras Gomes
Reply to  Pedro Calmon
28 dias atrás

Olá Pedro,
A divida bruta é sim de US$ 3,3 Bi. Porém falta outra informação importante: O caixa da Cia é de US$ 2,8 Bi, o que deixa uma divida liquida de “apenas” US$ 0,5 Bi.

Anfibio
Reply to  Esdras Gomes
28 dias atrás

Acho que a traducao para ‘Debts’ em termos contabeis seria ‘passivo’… o que quer dizer despesas sem ser exatamente dividas…

Sergio
Sergio
Reply to  Andre
28 dias atrás

Não ! Não leu a matéria ….

Mauro Cambuquira
Reply to  Pedro Calmon
29 dias atrás

Sugestão, refaça sua leitura e tenha a chance de dizer que agora você entendeu…

Pedro Calmon
Pedro Calmon
Reply to  Mauro Cambuquira
29 dias atrás

Ta’ la’ no relatorio financeiro publicado pela propria empresa no link logo acima. Se voce continua achando que a EMBRAER nao tem US$3,3 bilhoes de dividas, va’ brigar com o depatamento contabel da empresa.

RODRIGO LAMONATO
RODRIGO LAMONATO
Reply to  Pedro Calmon
29 dias atrás

De primeiro de abril pra cá ocorre também uma gripezinha que atinge fortemente o mercado aeronáutico como um todo. Nos EUA a maior fabricante de aviação pede ao governo local uma ajuda de 12x o valor da EMB – apenas para chegar ao final do ano.

E você quer me dizer que o problema é a falta de futuro da EMB?

Entregar acima de tudo, é engraçada a falta de crença no Brasil dos que se dizem patriotas.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Pedro Calmon
29 dias atrás

Ledo engano. Recentemente a própria Embraer aponto que, se precisasse, teria dinheiro em caixa para sobreviver dois anos sem encomendas. Endividada não está, mas este dinheiro seria melhor gasto com pesquisa e desenvolvimento para novos produtos.
Algumas empresas do setor industrial estão estudando entrar no segmento de defesa civil, através de equipamentos e veículos para auxilio a população, segurança e contenção de multidões. Investimento este motivado pela crise econômica sem precedentes surgindo no horizonte e o crescente número de desempregados.

Renato B.
Renato B.
Reply to  MMerlin
29 dias atrás

Mesmo que esteja, dívida é um problema se fica claro que você não pode pagar. Caso contrário role a dívida até a situação melhorar.

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  Pedro Calmon
29 dias atrás

Na realidade esta em uma situação dificil mas não tão desesperadora assim:
The Company finished 2019 with strong liquidity with a total cash position of US$ 2,779.9 million. Embraer’s 4Q19 total debt of US$ 3,392.3 million had an average maturity of almost five years, yielding a net debt position of US$ 612.4 million vs. US$ 1,347.2 million of net debt in 3Q19;

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  Rommelqe
29 dias atrás

Meio copo: cheio ou vazio? Ta mais fácil de comprar e capitalizar…

PACRF
PACRF
Reply to  Pedro Calmon
29 dias atrás

Com certeza a situação da Embraer é menos pior que a da Boeing, que não consegue sequer tirar o 737 Max do chão e teve uma penca de pedidos cancelados por várias empresas aéreas do mundo, inclusive a Gol, senão me engano. Aliás, foi ultrapassada pela Airbus em quantidade de pedidos pela primeira vez. A China tem grana e a Embraer tem tecnologia. É possível que uma união com a China dê bons frutos para ambos os lados.

Carta Branca
Carta Branca
Reply to  Pedro Calmon
29 dias atrás

Pessoal que está entendendo errado a publicação da pŕopria Embraer. O endividamento está controlado pois não há dívidas a curto prazo e a empresa tem muito dinheiro em caixa, ou seja, todas as dívidas estão bem distribuídas sem ameaçar fluxo de caixa. Isso não quer dizer que a Embraer não está endividada, a empresa tem sim dívidas enormes perto do seu patrimônio e por isso a dificuldade para financiar projetos futuros, não há ameaça às operações diárias mas no mundo da aviação as empresas precisam estar sempre em constante desenvolvimento e isso que está ameaçado.

ednardo curisco
ednardo curisco
29 dias atrás

essa semana a China é do Satanás ou não?

Apesar de ser um país beeeem complicado, o fato é que eles tem dim dim. e muito.

e o Tio Sam nunca se importou muito com bandeira quando se fala de grana. Só dar uma olhada na balança comercial entre China e EUA e quanto de investimento um tem no outro.

E China comunista??? China é um fenômeno. Tem o pior e o extremo tanto do comunismo quanto do capitalismo.

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  ednardo curisco
29 dias atrás

E China é comunista? Sim, cara pálida, 100%. Industrialização, comércio, pessoas que se vestem e se alimentam (são seres vivos) necessitam de bens de consumo, em qualquer regime político. Não ela não é 100%, mas 1000% comunista, cara pálida. – Capitalismo é livre mercado. Sistema financeiro aberto. – Fenômeno do capitalismo? A China? Nos diga cara pálida se o PCC parou de controlar o sistema industrial, comercial, financeiro dos chineses. Se isso já aconteceu, ninguém está sabendo… O PCC caiu? – A China pode ser fenômeno do comércio mundial, isto sim. Mas fenômeno do capitalismo passa longe, é um grande… Read more »

Caio
Caio
Reply to  Farroupilha
29 dias atrás

Você Não leu as Histórias políticas e econômicas de Taiwan, Coreia do sul, Cingapura, Tailândia e Indonésia.
Dos últimos 60 anos.

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Caio
28 dias atrás

Cingapura, baita bom exemplo.

Augusto L
Augusto L
29 dias atrás

Dizem que a Embraer tem caixa pra 2 anos o que é uma coisa boa, mas as ações cairem é normal, elas subiram quando a Boeing anunciou a compra e agora está caindo com o não fechamento, pode ser um pouco pior por causa do Coronavirus e da crise política no pais. A Embraer se reduzir os custos pode sobreviver no mercado, não enfrentar a Airbus de igual pra igual e nem sera a líder no segmento mas poderá atuar, é so aceitar a nova posição. Quanto a China, eu acho difícil, so se fecharem um acordo com a Comac… Read more »

Pedro Calmon
Pedro Calmon
Reply to  Augusto L
29 dias atrás

“Junto com a queda nas ações da Embraer nesta segunda-feira, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s colocou a nota de crédito da companhia em observação negativa, sinalizando que poderá cortá-la mais adiante.”

Observacao negativa signfica que os analistas acham que as chances da EMBRAER nao conseguir cumprir com as suas obrigacoes financeiras sao significativas. E a tendencia e’ de cortar a nota de credito mais ainda, porque nao ha perspectiva dela ter fluxo de caxa positivo tao cedo.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Pedro Calmon
29 dias atrás

Pedro, se voce olhar no balanço que colocou aqui, vai ver que a mesma tem capital para 2 anos com baixas de vendas.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
29 dias atrás

Mesmo com um caixa negativo ela teria como aguentar por um tempo, alem de que teria a opção de se desfazer de ativos.

Voce tem q ver o todo, as ações da Embraer estão caindo não só porque a Boeing não fechou a joint venture mas também pelo momento do país e as classificações de risco seguem isso, não é so números que eles olham mas a avaliações qualitativas que também.

Pedro Calmon
Pedro Calmon
Reply to  Augusto L
29 dias atrás

Nao creio que essa seja a interpretacao correta. Ela tem capital para cobrir quase toda a divida bruta dela (menos US$600 milhoes). Mas se ela gastar esse dinheiro agora cobrindo suas despesas correntes, quando as notas vencerem em 5 anos, ela nao tem como pagar. E vale lembrar que a EMBRAER tinha uma margem de lucro baixissima quando era o melhor dos mundos e o mercado aeronautico estava bombando. Se houver uma recuperacao lenta e gradual do mercado (o que e’ o mais provavel), ela nao tera fluxo de caixa o suficiente para fazer investimentos e cobrir suas obrigacoes financeiras.… Read more »

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Augusto L
29 dias atrás

“Eu duvido muito que o governo deixe a Comac comprar a área comercial, por motivos geopolíticos, afetaria pesadamente todas as outras áreas.” De onde saiu essa informação? Que outras áreas seriam afetadas pesadamente? E por quê? Quanto a questão Geopolítica, essa é uma opinião e não informação, a compra de parte da EMBRAER pode ser sim um “verdadeiro negócio da China” e ainda estreitar relações com o Brasil, projetar poder geopolítico e ainda ser lucrativo (pois a EMBRAER já tem uma projeção e clientes nos quatro cantos do planeta). Afinal de contas, o mundo é uma bola, gira, as coisas… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Karl Bonfim
29 dias atrás

Karl, a China ter uma política externa e uma política interna totalmente oposta a não seria um bom motivo pra você não? O Brasil quer voce queira ou não é um pais que se beneficia com a ordem liberal e não o contrário. Apesar de alguns aqui detestarem

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Augusto L
28 dias atrás

Os chineses são práticos e pragmáticos como diria Deng Xiaoping, “não importa a cor do gato”, o capitalismo também é prático e pragmático, ou seja, liberal, neoliberal, de Estado com ditadura ou democracia, ele encontra caminhos para fluir, como as águas dos rios que sempre seguem seu caminhos para o mar. Afinal de contas para o capitalismo o que importa “é que gato pegue o rato”. Mais do que ninguém os chineses sabem disso!

Marcos
Marcos
29 dias atrás

Só pode tar de brincadeira

Anônimo
Anônimo
Reply to  Marcos
29 dias atrás

gado

Pedro
Pedro
29 dias atrás

Levando-se em conta que a visão do Mourão sempre é a oposta do Presidente e do governo como um todo, e ninguém a leva a serio, sabemos por exclusão que ninguém quer a venda a China da Embraer.

Larri Gonçalves
Larri Gonçalves
29 dias atrás

Parece num primeiro momento, que houve uma orquestração da Boeing com esse movimento de cancelamento da associação das duas empresas EMBRAER e Boeing, com nítido objetivo de desvalorizar a EMBRAER, ou até mesmo levá-la a falência já que não pode comprá-la como um todo, digo incluindo defesa e jatos executivos além é claro da aviação comercial; não existem santos neste mundo dos negócios. O Governo brasileiro neste momento deveria socorrer a EMBRAER em vez de falar em associação com chineses ou quem quer que seja, pois neste momento a EMBRAER está fragilizada economicamente e precisa do apoio do governo. Futuramente,… Read more »

André Luís
André Luís
29 dias atrás

Não vai considerar nada não, Mourão progressista-social-democrata! E há quem acredite que a China é contra os globlalistas. A China é a representante maior dos Globalistas e grupos financeiros internacionais.
Prudência e sofisticação… você curte, né Mourão.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
29 dias atrás

Não vejo com bons olhos uma parceria com a China, ela tem um imenso histórico de espionagem e cópia de produtos de seus clientes, nada garante que a Embraer não terá esse problema.

Vejo ainda com mais desconfiança o fato de a Embraer estar envolvida no desenvolvimento de fabricação do Gripen, não podemos correr o risco da China conhecer todos os segredos da aeronave, e duvido que a Saab também não pense assim.

André Luiz
André Luiz
Reply to  Diego Tarses Cardoso
28 dias atrás

“ela tem um imenso histórico de espionagem” como se os americanos não tivessem, a diferença é que a China não se importa em copiar.

Nilton Reis Jr.
Nilton Reis Jr.
29 dias atrás

Sinceramente, não entendo esse desespero pela venda.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Nilton Reis Jr.
29 dias atrás

Viralatismo,entreguismo,incompetência de gestão,falta de visão estratégica,miopia geopolítica e um perturbador descaso com a soberania nacional.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  Nilton Reis Jr.
29 dias atrás

Dá uma olhadinha na quantidade de vendas do E-2 e do seu concorrente direto, agora vendido pela Airbus… o E-2 é um excelente avião mas até agora foi um fracasso de vendas.
Você acha que a Embraer consegue competir diretamente com a Airbus??? Depois, ainda tem os chineses e japoneses que estão entrando com tudo no mercado com aeronaves semelhantes, sendo que a fabricante chinesa é estatal e tem, portanto, recursos praticamente ilimitados e a Mitsubishi é várias vezes maior que a Embraer.

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
29 dias atrás

Ta certissimo

é MUITO MELHOR do que se entregar de mão beijada à massa falida da Boeing

Mas a priori sou a favor de o ESTADO investir pesado na empresa e a total preservação nas nossas mãos do setor de defesa

Ps: quem mandou roubar respiradores e mascaras dos outros ?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rafa_Positronn
29 dias atrás

O ideal seria uma parceira, com a EMBRAER vendendo alguns produtos aos chineses e montando e ajudando a desenvolver a ampla gama de produtos militares que a China possui.
Assim a EMBRAER poderia suprir parte do mercado do Terceiro-Mundo, principalmente da América Latina.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
29 dias atrás

Qual o produto da COMAC que a EMBRAER não tem melhor ?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
29 dias atrás

Vc é que está restringindo a parceria com a COMAC.
Estou me referindo à China como um todo.
A China que produz aviões, helicópteros, mísseis, foguetes balísticos, naves espaciais e etc.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
29 dias atrás

A EMBRAER é uma empresa de aviões comerciais..

A EDS é outra coisa e não faz parte do jogo.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Antoniokings
29 dias atrás

A Embraer já teve “parceria” com estatal chinesa no passado, e todo mundo sabe como terminou.

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Capa Preta
29 dias atrás

Pois é Capa.
E a outrora imensa indústria de calçados brasileira (ex: Franca e Novo Hamburgo) foi passar conhecimento para os chinas, ensinar eles a fazerem calçados de qualidade (brasileiro é tão bonzinho), o resto nem precisa falar…

Teropode
Reply to  Farroupilha
28 dias atrás

A desindustrialização do brasil se deve a ganância dos nossos empresários que querem ter lucros exorbitantes , o governo vê e nada faz , ignoram que o segundo setor é o que mais gera lucros agregando valores , o terceiro setor paga péssimos salarios ( na média pois wuem ta na ponta é minimista ) , brasil se transforma em uma grande feira de quitandas.

Marco A
Marco A
Reply to  Capa Preta
29 dias atrás

Bem lembrado Capa Preta. A Embraer se associou aos Chinas criando a HEAI – Harbin Embraer Aircraft Industries. Basicamente passou todo o Know-how aos Chinas e depois foi “convidada a se retirar”. Hoje muito do que a tal de COMAC é, se deve ao know-how roubado da Embraer. Mas para o Governo Federal da época isso era uma “parceria estratégica”.

Teropode
Reply to  Antoniokings
28 dias atrás

Descolado da realidade , a realidade é mais amarga , China não quer parceiros , china quer clientes , certamente adorariam comprar as cabeças pensantes da EMBRAER e depois aproveitar as instalações para servirem de depositos de bijuterias 😂.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rafa_Positronn
29 dias atrás

É só a parte comercial..

A EDS continua no mesmo marasmo de sempre.

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
28 dias atrás

Marasmo, Rodrigo ?

A Embraer fabrica todos os radares do SISFRON alem de ter lançado o novo radar M-200 que será a base do futuro sistema Antiaéreo da Avibras

Além disso está emprenhada no projeto Gripen NG e tem os super tucanos como um produto de exportação de sucesso

E tem o KC-390 promissor

Vc dizer que isso é marasmo é má fé

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rafa_Positronn
29 dias atrás

Você quer é a IMBEL 2.0

Já não basta a EDS que tem muita gente do Governo lá e vive de um projeto na média a cada 10 anos ?

Victor Filipe
Victor Filipe
29 dias atrás

A Boeing não cancelou o acordo com a Embraer porque ela é “malvadona” e queria sacanear a empresa brasileira (falando apenas da questão de mercado aqui, não estou comentando sobre valor da empresa para a segurança nacional e etc e talz…) Foi uma sequencia de fatores: A Airbus tinha comprado a Bombardier e isso criou uma instabilidade no mercado. não tinha como a Embraer competir contra Bombardier + Airbus e a Boeing poderia acabar perdendo fatias maiores do mercado, Ai veio a ideia da Boeing comprar a Embraer. A principio a compra da Embraer pela Boeing era uma boa para… Read more »

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Victor Filipe
29 dias atrás

A Boeing esta mal financeiramente e precisa de grana, o governo e o congresso americanos fizeram pressão para que o acordo com a Embraer fosse desfeito pois, eles disseram que não iam colocar dinheiro para salvar a Boeing enquanto ela gasta dinheiro em aquisições!

Junior
Junior
Reply to  Fabio Araujo
29 dias atrás

Nisso ai o governo americano não tá errado não, a Boeing pediu 60 bilhões de dinheiro público para se salvar, não faria o menor sentido, a mesma utilizar parte desses 60 bilhões para comprar uma empresa estrangeira.

Teropode
Reply to  Fabio Araujo
28 dias atrás

Será um erro semelhante ao ocorrido com o software do max , se deixarem a oportunidade de adquirir a EMBRAER a Boeing ja era , a arrogância não permitiu olhar a EMBRAER olho no olho .

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Victor Filipe
29 dias atrás

“não tinha como a Embraer competir contra Bombardier + Airbus”

Você deve acreditar no coelhinho da Páscoa.Amigo,isso foi uma mentira enfiada goela abaixo dos brasileiros inventada pelo capital estrangeiro em conluio com a cúpula de administração da Embraer.A empresa pode sobreviver sozinha sim,basta uma gestão competente e inteligente e um auxílio governamental.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
29 dias atrás

Tá difícil, a EMBRAER está entre a cruz e a espada, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, ou dá ou desce! Então eu acho melhor rezar, correr e dá pros xing ling, tentar evitar o pior neste momento, a perda total da EMBRAER. Desculpem os trocadilhos e ironias por favor! Eu sei que o momento é sério!

Fabio Araujo
Fabio Araujo
29 dias atrás

Por favor Mourão deixa disso, temos que achar outras opções melhores, a Europa já esta acordando e procurando evitar que a China continue comprando empresas por lá, o Japão vai gastar uma nota para tirar empresas que estão na China, não podemos entregar o ouro para a China!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Fabio Araujo
29 dias atrás

Tarde demais. ‘Inês é morta’.
A China já é a maior potência industrial do Mundo.
E com larguíssima vantagem.
Nada mais natural que nos unirmos a ela para tentarmos dar um ‘upgrade’ nas nossas capacidades.

MFB
MFB
Reply to  Antoniokings
29 dias atrás

Então, pra você, Tonho, ser vassalo da China é ok? Mas dos EUA não? Vassalo é vassalo “companheiro”

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MFB
29 dias atrás

Vassalagem seria relação com os EUA, como os americanos sempre fazem questão de ser.
Com a China seria uma parceria.

Paulo
Paulo
Reply to  Antoniokings
29 dias atrás

Você, pelo visto, não sabe a definição de parceria ou está com a visão diminuída pela ideologia anti-ianque.

Nilton Reis Jr.
Nilton Reis Jr.
Reply to  Antoniokings
29 dias atrás

@Antoniokings parceria das boas é 80/20!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nilton Reis Jr.
29 dias atrás

Nilton Reis Jr.

Já imaginou a EMBRAER fazendo parcerias com empresas chinesas e montando aqui o J-10, o J-31, o helicóptero Z-10 entre outros?
O J-20 eu não digo nada, pois deve ser exclusivo dos chineses.
Mas, a gama de oportunidades que eles podem nos oferecer e ainda vender nos mercados vizinhos seria enorme.

Jagderband#44
Jagderband#44
Reply to  Antoniokings
29 dias atrás

tonho fumou

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
29 dias atrás

Hahahahaha….e vender pra quem essas traquitanas?

Marco A
Marco A
Reply to  Nilton Reis Jr.
29 dias atrás

Não. Parceria boa é repassar tudo o que sabe e depois ser praticamente expulso. Lembra-se da HEAI – Harbin Embraer Aircraft Industries??? Pergunte ao Maurício Botelho, ex-CEO da Embraer o que ele pensa a respeito.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  MFB
28 dias atrás

MFB, não estamos na Idade Média nem no sistema feudal, estamos em tempos em que a praticidade é uma necessidade, podemos ser parceiros e sócios dos chineses sem ser fâmulos.

MFB
MFB
Reply to  Karl Bonfim
27 dias atrás

Karl, precisa praticar mais leitura para ter uma boa interpretação. Foi um comentário irônico e direcionado especificamente ao doutor Tonho. Não emiti opinião alguma sobre o modelo a ser seguido pela EMBRAER. Abraços.

Foxtrot
Foxtrot
29 dias atrás

Caraca sério que o mourão disse isso?
Será que ele pensa assim mesmo ou é contra informação?
Principalmente vindo de militares nacionais não creio muito viu.
Particularmente acho que o GF deve adquirir esses 60% das ações da Embraer, mas dar total autonomia e nenhuma interferência na administração comercial da empresa.
Se não ela vira outro elefante branco igual a Inbel.

Hélio
Hélio
Reply to  Foxtrot
29 dias atrás

“mas dar total autonomia e nenhuma interferência na administração comercial da empresa”
Então nós devemos salvar a Embraer sem nenhuma contrapartida do lado deles? E aquela estória de não ter almoço grátis? Só serve para o povão?
Se a Embraer for salva, o que eu espero que não seja, ela terá que atender aos interesses brasileiros, não continuar como “empresa global” que recusa até mesmo a usar no nosso alumínio.

Flanker
Flanker
Reply to  Hélio
29 dias atrás

Você é contra a venda da Embraer e ao mesmo tempo quer que ela não seja salva…….além disso, tem vários que querem a reestatização da empresa (Deus nos livre)…..enquanto isso, a dívida da mesma é de mais de 3 bilhões de dólares….quase o valor que seria pago pela Boeing…..de os o que querem….ou só reclamam por reclamar?

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Flanker
28 dias atrás

Primeiro Flanker, você não tem moral alguma para criticar, pois era um dos que queria o acordo com a Boeing. Segundo, se a dívida da empresa é de mais de 3 bilhões como diz e ela fatura 56 bilhões em vendas e opções , basta fazer as contas e ver que tem algo errado aí. Terceiro, sou contra a venda sim, mas reconheço que o estado brasileiro e burrocrático, incompetente, corrupto e ineficiente de mais para gerir uma empresa como essa. Para mantermos a Embraer nacional só seríamos sócios majoritários sem direito a interferir nós rumos da empresa (meio difícil… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Hélio
28 dias atrás

Tem uma grande diferença caro Hélio, em salvar e deixa empresários comerciais ferirem o destino da empresa de burocratas existenciais que não entende nada de comércio . O que o estado ganharia como sócio majoritário é o bilhões de dólares que a empresa ganha mundialmente, e desses bilhões de dólares 60% iria para o estado nacional. Não adianta salvar a empresa para depois transforma lá em um cabide de empregos para políticos e ex militares incompetentes a afundarem novamente. Veja o exemplo dos vídeos no YouTube sobre aviões oferecidos a FAB na década de 80 e que a mesma ignorou.… Read more »

G SILVA
G SILVA
Reply to  Foxtrot
29 dias atrás

Já pensou quantos votos valem no “centrão” a diretoria da Embraer? Ia ajudar em muito; pai, filhos e até o espírito santo !!!

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  G SILVA
28 dias atrás

Tenho que concordar com você caro G Silva.
E olhando por essa ótica, fico obrigado a concordar que a venda seria melhor, até o Brasil ser um país realmente sério, ou seja nunca rsrs.

ted
ted
Reply to  Foxtrot
29 dias atrás

INBEL elefante branco? alguma vez vc entrou em algum centro de pesquisa desta fabrica? é coisa de primeiro mundo. Acredite! quem já viu sabe.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  ted
28 dias atrás

Centro de pesquisa que não consegue fabricar um simples fuzil decente ? Centro de pesquisa para te inventar a 1911 ? Centro de pesquisa para fabricar fuzil de precisão com ação Mauser, pois não sabem fazer semi automático? Fazer fuzil de precisão sem freio de boca, trilho Picatilly etc, absurdo. A Inbel é tão eficiente que do acordo com empresa sul africana para nacionalizar o MGL 40mm, até hoje não entregou nenhuma unidade ao EB (se é que ao menos conseguiu nacionalizar ). É tão eficiente que está buscando parcerias com empresas americanas, Taurus e outras para modernizar sua linha… Read more »

Marcelo Lopes
Marcelo Lopes
29 dias atrás

Deve ser corrigido aí a informação de que a Airbus é bem “mais estruturada” que a Embraer. Negativo! em termos de estrutura a Embraer é o que é por causa de sua excelente estrutura, e não poderia ser diferente, considerando que na indústria aeronáutica a sobrevivência depende da estrutura da companhia. O que a Airbus tem é mais força no mercado, tanto é que segundo os especialistas os aviões da Embraer que disputam o mercado com o A200, são bem superiores.

Zorann
Zorann
29 dias atrás

Pelos comentários, o pessoal não entendeu ainda como a banda toca.

A empresa está perdendo valor de mercado por vários motivos, inclusive a redução de pedidos firmes que vinha ocorrendo antes da crise de Covid-19.

Com esta crise a situação só piorou.

Há de se estudar uma solução para salvar a empresa e mante-la relevante no mercado.

JSilva
JSilva
Reply to  Zorann
29 dias atrás

Essa solução não poderia ser o fortalecimento de setores com o da defesa, buscando diversificar as receitas da empresa?

Antes do FX-1, há 20 anos atrás, segundo a mídia, era costurado pelos brigadeiros da FAB uma parceria entre Saab e Embraer, onde cada uma passaria a ter 20% das ações da outra, infelizmente a Embraer se precipitou e fechou parceria com a Dassault, o que na época irritou a FAB. Será que uma parceria nesses moldes ainda seria possível?

JSilva
JSilva
Reply to  JSilva
29 dias atrás
JSilva
JSilva
Reply to  JSilva
29 dias atrás
Plinio Jr
Plinio Jr
29 dias atrás

Falei em outro tópico e volto afirmar neste, esta pandemia vai custar caro para todo mundo, incluindo os chineses…a Embraer vai ter que se virar com seus esforços e tocar o barco….assim como muitas empresas….

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
29 dias atrás

Com o perdão do Sr. presidente e do Vice, mas essa decisão caberá aos acionistas ok? A golden Share valerá mais para defender a área de Defesa e Segurança.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marcelo Andrade
29 dias atrás

Se a EMBRAER continuar nesse ritmo, entrará em default.
Aí, certamente, o Governo irá encampá-la.
E terá os destinos da empresa em suas mãos.
Acho que isso que as pessoas já estão projetando.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Marcelo Andrade
29 dias atrás

Marcelo boa pelo que me lembro, a GS serviria também para a comercial, tanto é que o presidente aceitou a entrega para a boeing usando a mesma.

guilherme santos
guilherme santos
29 dias atrás

Boa, mourão.
Toca esse país, o biroliro não sabe o que ta fazendo e tá muito preocupado tentando salvar sua família das investigações.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  guilherme santos
29 dias atrás

Que nada, ficou maluquete mesmo… Perdeu o controle do estado…

ted
ted
Reply to  guilherme santos
29 dias atrás

sem chance! cai os dois e assume rodrigo maia

Maurício.
Maurício.
29 dias atrás

Ué, mas a Embraer não é brasileira mesmo, vende logo para os chineses, simples assim!
Quero ver o pessoal que defendia com unhas e dentes o tal do “mercado livre”…Essas horas devem estar tudo desesperado, ou, chorando na cama quentinha como sugeriram alguns para quem era contra a parceria caracu da Embraer com a Boeing.

João Bosco Furtado
João Bosco Furtado
29 dias atrás

A China tem necessidade da experiencia e tecnologia da Embraer que ajudaria a mesma se desenvolver mais rapidamente o C919 que esta tendo problemas básicos e erros de calculo estrutural da nacela dos motores por exemplo alem da dificuldade para certificar aeronaves. Então acredito que uma parceria onde a Embraer possa ter mais controle no negocio não como seria com a Boeing, e maior participação de capital pelo menos na divisão comercial seria bem vindo. Quem sabe a Embraer poderia ter uma participação na fabricação e comercialização do comac c919 também.

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  João Bosco Furtado
29 dias atrás

Não meu caro, os chineses não são confiáveis. Vão sugar e tirar o que podem e depois que se dane o Brasil… Enfiado, sem tecnologia competitiva, bem no meio de terceiro mundo. Como é difícil para muitos entenderem que o dragão não está nem aí para indefesos e ingênuos. Ele já foi massacrado várias vezes na sua História, e a lição que tirou, é que deve agora fazer o mesmo com os outros, conforme for ganhando mais poder. Pena que um vírus (deles) veio estragar seus planos de conquista global. – Acorda Mourão! Heleno! Mito!

Renato B.
Renato B.
Reply to  Farroupilha
29 dias atrás

E quem é confiável?

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Renato B.
28 dias atrás

Os suecos estão sendo bons parceiros há décadas com nosso país.
Mas confiável 100% isto não existe.

Renato B
Renato B
Reply to  Farroupilha
26 dias atrás

Exatamente o meu ponto.

Ivanmc
Ivanmc
29 dias atrás

Olha o J-10 na FAB.

Gabriel BR
Gabriel BR
29 dias atrás

Entreguismo é a politica da casa, ou é para os americanos ou deixa falir! Estatizar não é opção.
Não há nada mais patético que um brasileiro adepto da “Doutrina do Destino Manifesto norte americana” , pensem numa gentinha Apátrida.

Sérgio Luís
Sérgio Luís
29 dias atrás

Uai a Boeing ñ quer então tem quem quer!!!
Simples assim!

Jagderband#44
Jagderband#44
29 dias atrás

Eu vivi para ver o pessoal da esquerda ovacionar um General do Exército Brasileiro que tem visão liberal.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Jagderband#44
29 dias atrás

Caro Jagder. Mais que isso, estou lendo gente de direita criticar um general do EB que tem visão liberal.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Camaergoer
29 dias atrás

O que tem de liberal ser a favor de entregar a preço de banana uma empresa estratégica para uma estatal estrangeira? (Que e muito diferente de um acordo com uma empresa privada de capital aberto e que aceitou manter o setor de defesa. A parte do negócio) Estatais estás de um país que já deu um pé na Embraer no passando de forma traiçoeira. E como fica o acordo com a Saab com seus executivos sabendo que vai ter chumpim do partido chinês expecislista em engenharia reversa enfiados dentro das linhas de produção da Embraer?

Nilton Reis Jr.
Nilton Reis Jr.
Reply to  Camaergoer
29 dias atrás

@Camaergoer tem gente que 1. inventa coisa pra criar uma falsa equiparação; 2. confunde opostos ideológicos com joguinho de certo/errado; 3. esquece que a Direita Steve Bannon que tomou conta do brazil não ganha cara ou coroa nem do Tiririca.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Nilton Reis Jr.
29 dias atrás

Caro Nilton. Concordo com você em vários pontos. Aproveito para incluir outros pontos importantes, como a inexistência de uma posição de “centro” em política; que uma democracia depende do confronto de ideias entre a centro-esquerda e a centro-direita; que a extrema-esquerda e a extrema-direita existem e quando chegam ao poder não admitem contestação (são totalitárias); que o principal embate político é entre DEMOCRACIA X DITADURA; que o capitalismo liberal pode existir tanto em em um regime democrático quando em um não-democrático (aliás, o Capital historicamente recorre aos regimes não-democráticos quando a democracia começa a exigir mais democracia); e que quem… Read more »

Farroupilha
Farroupilha
29 dias atrás

“Mesmo a companhia negociando um novo acordo com outra empresa à frente, o que também pode implicar em termos menos vantajosos dada a atual conjuntura, a empresa precisará trabalhar sua musculatura de modo a retomar a competitividade de outrora”, afirmou Arbetman.” Análise rasteira no mesmo teor de milhares das feitas a favor da venda para a Boeing (pilantramente) chamada de “cooperação”. Ainda, a pilantragem continua… “Mesmo a companhia negociando um novo acordo com outra empresa à frente” À frente, o mesmo que venda, né cara pálida?!!!! – A Embraer deve continuar sendo o que vinha sendo (brasileira). Parem com essa… Read more »

orivaldo
orivaldo
29 dias atrás

Se a China fosse uma Democracia descente com é os EUA, todos que apoiavam a venda para BOING apoiariam para a china. Só que no mundo real a coisa é bem diferente..

Alexandre Barros
Alexandre Barros
Reply to  orivaldo
28 dias atrás

Isso não vem ao caso, países sérios são pragmáticos, seus negócios não são ideológicos. Os EUA não fazem negócios há décadas com a Arábia Saudita ? E o que a “democracia” Saudita interfere nesta equação ?

Queremos ser grandes ? Então vamos, pelo menos, tentar agir como tal.

Quem não sabe brincar, não desce pro playground.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
29 dias atrás

“Ele afirmou que a Embraer continuará sob controle brasileiro e que a companhia poderá entregar um produto que a China precisa, conforme o país asiático amplia atuação na aviação doméstica. “Nós temos o produto e eles têm a necessidade. Nós temos a tecnologia…É um casamento inevitável” A afirmação do mourão para mim está bem explícita… O governo ficará com o controle e fará parceria e não venda, entrega ou doação… Tomara que assim seja Mourão… Que o governo a mantenha, mas administre-a como multi, com executivos de mercado e não por indicação política e que os dividendos que virão, porque… Read more »

marcos
marcos
29 dias atrás

Mourão ficou louco ou agora mostrou verdadeiramente quem é ?

ted
ted
Reply to  marcos
29 dias atrás

caiu a mascara

forummw
forummw
29 dias atrás

Um parceiro chines resultaria na perda de boa parte do mercado dos EUA e Europa. As vendas da KC-390 iram para zero.

Ou o Mourao é burro (mais provavel) ou está fazendo apenas uma chantagem (inteligente demais pra ele).

A Embraer precisa de ajuda do governo brasileiro pq o cartel Boeing-Airbus vai jogar pesado pra quebrar a Embraer. Pressao politica para conseguir uma boa grana nessa arbritagem é essencial.

A Embraer tem bons produtos e com o cambio atual está altamente competitiva. Passada a crise tem tudo para crescer

Augusto L
Augusto L
Reply to  forummw
29 dias atrás

“Um parceiro chines resultaria na perda de boa parte do mercado dos EUA e Europa. As vendas da KC-390 iram para zero.“

Exato, teria consequências geopolíticas.

Mas em contrapartida poderia se ganhar o mercado chinês.

Eu ate agora não vi ninguém da Embraer falando nessa hipótese chinesa, foi mais é do governo mesmo, eu aposto na área dos militares desenvolvimentistas como o Mourão.

TeoB
TeoB
29 dias atrás

resumindo: EMBRAER era estatal brasileira, depois virou empresa privada e agora vai ser estatal chinesa!
mais uma vez parabéns pra nois}
deixar claro que não sou contra a venda para minguem! se ta pra vender quem tem dinheiro leva… mas é é inegável que da uma dorzinha, pra mim é a principal empresa que vende valor agregado do país.

Dr. Telêmaco
Dr. Telêmaco
29 dias atrás

Esperar o que desse nosso vice presidente comunis… não péra!!! kkkkkkk

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
29 dias atrás

Digamos que o Mourão esteja certo…

Vou esquecer que a COMAC é chinesa…

A COMAC vem aqui compra a EMBRAER e ai ? Os produtos dela são de capacidade semelhantes aos da EMBRAER.

O mais provável é que fechem as fábricas aqui e nos EUA e absorvam a “tecnologia” da EMBRAER nos seus produtos. A Boeing não previa isto.

A EMBRAER tinha uma fábrica na China uns anos atrás.. Fechou ? O que foi feito disto ou em que pé anda ?

Augusto L
Augusto L
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
29 dias atrás

O governo chinês tirou os incentivos e jogou tudo pra Comac

Arariboia
Arariboia
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
29 dias atrás

Eles possuem parceria com a Rússia em uma nova família de aeronaves. Seria uma boa juntar com a Rússia e China e assim ter volume e tecnologia no âmbito dos Brics…

Fabio Araujo
Fabio Araujo
29 dias atrás

A Embraer é que vai montar os Gripens no Brasil , como vai ficar essa fabricação se os chineses entrarem no negócio? A Saab vai entregar para os chineses os segredos dos Gripens?

Renato B.
Renato B.
Reply to  Fabio Araujo
29 dias atrás

A negociação sempre foi com a parte comercial, a parte de defesa nunca fez parte do negócio.

André Bueno
André Bueno
29 dias atrás

Algumas considerações. Não valem apenas para a EMBRAER mas ela é o que está em evidência aqui. ————————————– A EMBRAER é uma empresa privada transnacional, predominantemente brasileira, tanto pela maior parte de suas instalações estarem em solo nacional quanto por sua força de trabalho ser brasileira. Mas seu capital também é transnacional. ————————————– Sua importância, como a maioria das empresas, está no fato de gerar empregos, impostos e lucros. Sobre os empregos, gera postos de pequena, média e grande e qualificação. com relação aos de grande qualificação, sem desmerecer outros cargos, estão as pessoas que projetam as aeronaves e suas… Read more »

Augusto L
Augusto L
29 dias atrás

Mas eu tenho um perfil do Mourão de nacionalista desenvolvimentista, ele é ideologicamente igual o Geisel, só é mais polido e amistoso nas suas declarações.

Não creio que ele disse em vender a Embraer mas sim em o governo fechar acordos de venda de jatos como partes de acordos e negociações de econômicos.

Capa Preta
Capa Preta
29 dias atrás

A famosa parceria caracu. Eles e sua escala de produção barata e 24 horas por dia fundada em seus 1 bilhão de escravos entram com a cara , e nos entramos com o….

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Capa Preta
29 dias atrás

O interesse do partido chinês e manter o seu fazendão desindrustrializado e produzindo raçã..ops, comida para seus um bilhão de escravos em suas fábricas de engenharia reversa e nós inundar de Ching linha produzidos com nossas próprias matérias primas.
Mas os canhotos não ligam, afinam: “se eles ferraram o capitalismo ocidental já vão realizar meu sonho de viver como funcionário público abonado vivendo as custas dos ferrados que geram demanda de impostos no setor de serviços e no consumo”

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Capa Preta
29 dias atrás

nós o que cara pálida?
Você é acionista de Embraer por acaso?

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Gabriel BR
29 dias atrás

Nós nação “jênio”
A nação brasileira está sendo desindustrialização e relegada a fazendão de matérias primas pelo capital estatal chinês.
Preciso desenhar?

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Capa Preta
29 dias atrás

Quando eram os americanos você não reclamou , seu pseudo-nacionalismo não me engana.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Gabriel BR
28 dias atrás

A diferença e que a Embraer estava negociando com uma empresa privada e não com uma estatal. Iria responder as leis de mercado e não ser colonizada por um estado estrangeiro.

Capa Preta
Capa Preta
29 dias atrás

Uma vez disseram :
“Quando sentirem a mordida do dragão, vão perceber que as traiçoeiras bicadas da águia era até leves”

Mauro
Mauro
29 dias atrás

É um poeta.

Chevalier
Chevalier
29 dias atrás

Ah não, a gente falava que o Mouriscão era um tucano enrustido e agora ele se entrega assim tão fácil!! Hahaha. Que ótima idéia, entregar umas das nosssa maiores empress estratégicas na mão do Partido Comunista Chinês, o que poderia dar errado?? E não, eu sempre fui contra a venda da Embraer para qualquer outro país.

Fernando de Oliveira
Fernando de Oliveira
29 dias atrás

Sinceramente, cortina de fumaça. O Brasil nunca foi tão “zona de influência norte americana” como agora. Essa ideia não bate. Acredito muito mais em algo vindo da Europa. Simples assim.

Desconhecido
Desconhecido
29 dias atrás

Pois, é, eu vivo comentando aqui no blog.
O que temos são um bando de puxa sacos dos Estados Unidos.
Se tirar uma foto do cacete do Thumpy, tem metade do blog aqui lá mamando, deve ser por causa do green card.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Desconhecido
29 dias atrás

Daí vc prefere um chinês?! Entendi.

horatio nelson
horatio nelson
29 dias atrás

MELÂNCIA!

groosp
groosp
29 dias atrás

Europa e Japão querendo impedir a compra de empresas estratégicas pela China e nós na contramão.

α Tau
α Tau
Reply to  groosp
29 dias atrás

Sentados em cima de uma montanha de recursos maior do que a maioria dos povos possui, estagnados, uma população, um largo grupamento humano que se auto-denomina ‘brazileiru’, definha, apodrece…

Marcos10
Marcos10
Reply to  α Tau
28 dias atrás

Um resumo de nosso país!

Marcos10
Marcos10
Reply to  α Tau
28 dias atrás

Nunca na minha vida tinha visto um resumo tão bem definido de nosso país, de nosso povo.

Vincenzzo Almeida
Vincenzzo Almeida
29 dias atrás

Não era favor da venda da Embraer aos americanos e não sou a favor da vendar aos chineses! Entre o imperialismo chinês e americano fico com o meu NACIONALISMO! Ciro Gomes já alertou sobre a atuação chinesa na África!

PETERSON MONTEIRO DA SILVA
PETERSON MONTEIRO DA SILVA
29 dias atrás

Olá boa tarde. Faço uma pergunta, com a crise mundial do coronavírus, o cancelamento da compra pela Boeing, o possível processo de afastamento do presidente, a falta de demanda em médio e longo prazo de novos pedidos e a crescente movimentação de acordos nacionalista entre as grandes empresas, pode a Embraer correr o risco de se tornar uma empresa falida em 2035??? Digo isso pois uma empresa no porte da Embraer tem gastos elevados,e se as coisas continuarem neste ritmo ( pois a cada 2 ou 3anos sempre tem uma crise aérea no mundo) temo até mesmo por não conhecer… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
29 dias atrás

Eu sempre defendi que a Embraer deveria ser brasileira. Querem que eu soletre? brasileira. Agora, se for para vender, só se for para os EUA, para China não vale? A opinião de quem defende o Brasil é a seguinte: empresa de alta tecnologia, nas mãos de brasileiros, viva a indústria nacional. Mas se tiver que acontecer essa tragédia de ter que vender, que seja para qualquer um, Turquia, Alemanha, Japão, Portugal – menos EUA, nossos algozes.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  100nick-Elã
29 dias atrás

Existe diferença. Se vc ver ela ter negociaçõescom uma empresa dos EUA, Japão ou Coreia do Sul, vc , Alemanha etc, pode ter certeza que vai estar vendo ela sendo alinha com empresas de capital aberto, e natural, a Fiat comprou a Chrysler , a Nissan comprou a Reanout isso e tudo natural. Agora você ver a presa estratégica de seu país ser absorvida ( em um momento muito estranho e duvidoso de algo que veio de lá ) por uma empresa ESTATAl chinesa, em que se sabe quem tem o histórico de aquisição, enhenharia reversa e desmantelamento, algo a… Read more »

α Tau
α Tau
29 dias atrás

Se você é brazileiru e sente enjoo, mal-estar, embrulho no estômago, peso e sensação de pressão na cabeça, um aperto no peito e sensação de angústia e desânimo…é a sua nacionalidade atacando você…Não tem cura…Procure tratamentos alternativos e de redução de danos…Em suma…desvie a atenção disso…procure distrair-se e não sentir tanta dor…

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
29 dias atrás

Tá mais do que cabalmente (com)provado que nós sabemos fazer festa…Só não sabemos fazer um país…