TAP Air Portugal suspende contrato de 90% dos funcionários

12

A companhia aérea TAP Air Portugal colocou 9.000 funcionários, cerca de 90% da empresa, em regime de lay-off (suspensão temporária de trabalho).

A informação é da CNN. De acordo com um porta-voz da empresa, os 9000 funcionários terão seus contratos suspensos por 30 dias a partir da próxima quinta-feira.

Os funcionários ainda continuarão a receber dois terços dos salários com ajuda do governo português. A medida pode ser prorrogada após os 30 dias. Os 10% restantes dos funcionários, cerca de 1.000 pessoas, seguirão trabalhando, mas com 20% de redução na carga horária e no salário.

A operação da TAP também sofrerá grande redução. Antes do surto de coronavírus, a companhia tinha mais de 3 mil voos por semana. Porém, a partir de amanhã, serão no máximo cinco voos por semana, dois para a Ilha da Madeira e três para os Açores.

A empresa também ajudará o governo português no repatriamento de cidadãos portugueses do exterior, além de auxiliará no transporte de cargas e esforços humanitário.

FONTE: UOL

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mattos

O mundo vai quebrar se continuar a quarentena.

Nilo Rodarte

O remédio vai ser bem pior que a doença.

Renato B.

Bem vindo a um dos dilemas básicos da medicina. Como dizia Paracelso a diferença entre remédio e veneno é a dose.

E já estudaram a relação custo x benefício. Existe um razoável consenso que manter o isolamento vai dar menos prejuízo do que deixar a doença correr solta. Até a mitigação sugere prejuízos maiores. Repare que usei o termo “menos” porque os prejuízos em escala global serão inevitáveis.

Chevalier

Não existe esse consenso aí não. Pára de assistir a Globo. Taiwan e Coreia do Sul bloquearam entrada de chineses, fizeram testes em massa e mandaram usar mascaras, porém não fizeram quarentena geral e tiveram os melhores resultados até aqui, muito melhores do que a histeria do Ocidente causada pela mídia e pseudo-cientistas. A quarentena está sim fazendo mto mal, milhões de pessoas já ficarma desemrpegadas e mais ficarão, isso equivale a suicídios, violência doméstica, famílias destruídas… Como diz uma velha máxima da medicina, primum non nocere (primeiro nao causar dano).

Leandro Costa

Existe consenso na comunidade científica Mundial sim. O que não significa que exista um entendimento completo do que está acontecendo, portanto ainda podem ocorrer diversas adaptações nos protocolos à serem seguidos conforme o conhecimento avança. E isso é absolutamente normal. Se a gente não gosta, o problema é nosso e devemos encontrar soluções para mitigar o desastre. E olha que estamos saindo na sorte. Pense que EUA, Rússia, Japão, Coréias, China, etc., todos passaram por situações pelo menos uma vez e não tiveram apenas que lidar com morte em massa, mas com ampla destruição de infra-estrutura. Vamos sair dessa sem… Read more »

PauloR

A solução é empilhar corpos de jovens e velhos pra salvar economia?

Joelson Cesário da Costa

Não é a solução, é parte da solução! O Chile sem corona deu um belíssimo exemplo do que é anarquia. Esperar pra ver!
Brasil é um ponto fora da curva, não veremos mortes a ponto de empilhar, há um exagero. Este site é a prova cabal que comparações são descabidas entre primeiro e terceiro mundo, assim também vale pra outra situações, entre elas, as doenças!!

Emerson Gabriel

Joelson, Empilhar corpos é parte da solução? Olha os EUA, 2/3 da população americana está trancada em casa, Nova York, a cidade mais rica do mundo virou uma cidade fantasma. O mundo está em isolamento, até a Índia decretou isolamento de mais de 1 bilhão de pessoas. Se o Isolamento não for mantido, sistemas de saúde vão entrar em colapso como aconteceu na Itália, Espanha e o estado de Nova York. Enquanto não for feito testes em massa como fez Coreia do Sul e Japão não será possível flexibilizar o isolamento. E a economia será prejudicada no MUNDO todo, mesmo… Read more »

Renato B.

De boa, explica essa prova cabal.

Fernando (Dragon44)

cara o que vai ter de empresa aérea falindo depois dessa! nunca se viu algo assim na história. Em um mundo tão globalizado os impactos estão sendo imensos quando comparado com surtos anteriores.

Tem países falando que vai ficar parado por meses

Como disse o amigo, o remédio vai ser bem pior que a doença!

Alessandro

Não é só empresas aéreas não, hotéis, empresas de viagens, parques temáticos, enfim todo o setor de TURISMO vai quebrar bonito se o proprietário não tiver feito o dever de casa e olhe lá, isso sem contar aquelas pessoas autônomas que de alguma forma tbm tirava seu sustento desse setor. E isso vai virando uma BOLA DE NEVE conforme vai passando o tempo, se um setor é muito afetado, um outro que depende ou está interligado diretamente de alguma forma sentirá o golpe, e isso pode virar uma pandemia de DESEMPREGO, na qual vai diminuir a arrecadação de impostos entre… Read more »

Marcelo Andrade

Tem um vídeo do canal Aviões e Músicas, do Lito Souza que mostra os aviões estacionados nos aeroportos! Acho que nem no 11 de setembro houve uma crise dessas. Aqui no RJ, se você passar pela Linha Vermelha ao lado do Aeroporto Tom Jobim, vai ver vários aviões da Gol e Latam estacionados. Acho que tudo isso vai provocar mudanças profundas desde as relações de trabalho (Home Office) até as Leis!