Home Aviação de Ataque Saab anuncia parceiros do ‘Gripen for Canada’

Saab anuncia parceiros do ‘Gripen for Canada’

2123
17
Saab Gripen E 6002 da Força Aérea Sueca

A Saab está competindo no Future Fighter Capability Project (FFCP) do Canadá e anunciou ontem que as principais empresas aeroespaciais canadenses IMP Aerospace & Defense, CAE, Peraton Canada e GE Aviation são o time ‘Gripen for Canada’.

A Saab está oferecendo o Gripen E, com o apoio do governo sueco, para o futuro requisito de 88 novos aviões de caça do Canadá para substituir a frota de caças CF-18 Hornet da Real Força Aérea Canadense. A Solicitação de Proposta do Canadá exige que as empresas ofereçam benefícios industriais e tecnológicos de alta qualidade, como a Saab demonstrou com o Gripen no Brasil e está oferecendo os requisitos de caça da Finlândia e da Índia.

A oferta da Saab ao governo do Canadá incluirá uma proposta abrangente para oferecer esses benefícios, com empregos e tecnologia de alta qualidade, agregando maior valor econômico e conhecimento em toda a indústria canadense de costa a costa. O anúncio de ontem é o primeiro passo para alcançar esta oferta com a IMP Aerospace & Defense, CAE, Peraton Canada e GE Aviation como o time do ‘Gripen for Canada’.

“Nos últimos dois anos, a Saab e o governo sueco foram incentivados pela competição aberta e transparente do Canadá para substituir sua frota de caças. Hoje, temos o prazer de anunciar a equipe ‘Gripen for Canada’. Reunimos uma lista dinâmica de líderes inovadores na indústria aeroespacial do Canadá, em várias regiões para oferecer a melhor solução para o futuro caça do Canadá ”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios aeronáutica. Ele afirmou ainda que, “a Saab está comprometida em garantir relacionamentos de longo prazo no Canadá, que criarão um número significativo de empregos sustentáveis ​​e altamente qualificados para os canadenses nas cadeias de suprimentos domésticas e internacionais”.

A IMP Aerospace & Defense contribuirá com a produção no país e o suporte em serviço para a vida útil da frota canadense Gripen. A CAE fornecerá soluções de sistemas de treinamento e missão, enquanto a Peraton Canadá fornecerá manutenção, reparo e revisão de componentes aviônicos e de equipamentos de teste e gerenciamento de materiais. A GE Aviation fornecerá e manterá os motores do caça no Canadá.

O time ‘Gripen for Canada’ apresenta uma solução genuína ‘Made in Canada’ e espera demonstrar como o Gripen é o melhor valor para a indústria aeroespacial e os contribuintes do Canadá em termos de custos e manutenção do ciclo de vida durante a competição FFCP. O caça Gripen da Saab atende a todos os requisitos de defesa específicos do Canadá, oferecendo desempenho excepcional, recursos técnicos avançados, capacidade de atualização à prova de futuro e interoperabilidade da OTAN.

Saab Gripen E 39-9

FONTE: Saab

17
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
10 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
13 Comment authors
Leandro CostaBira LopesLeonardo de AraújoMMerlinOSEIAS Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Davi
Visitante
Davi

O Gripen ganhar a concorrência no Canadá seria como um de nós ganhar na mega sena.
Seria épico!
Estou na torcida

MMerlin
Visitante
MMerlin

Torço pelo Gripen mas espero que a partes estruturais produzidas do caça não sejam as mesmas que produziremos no Brasil. Ter o Canadá concorrendo para fornecimento de peças é páreo duro no que tange custo industrial.

Fabio Araujo
Visitante
Fabio Araujo

Pela matéria as partes feitas no Brasil não estão entre as partes que serão feitas no Canadá!

MMerlin
Visitante
MMerlin

Em nenhum local o artigo traz esta informação. A IMP e a CAE são grandes empresas que trabalham com um diversidade razoável de serviços bem como produtos, inclusive de alta nível tecnológico.
O Canadá é um dos nosso maiores problemas referente a exportação de técnicos especializados. O setor nacional de tecnologia perde, anualmente, uma quantidade enorme de técnicos para este país devido a alta demanda e investimento local.
Também acho que nem é necessário lembrar que o país abriga a Bombardier. Empresa esta que já enfrentou batalhas comerciais e jurídicas com a Embraer, o que inclusive interferiu no relacionamento entre dois países.

OSEIAS
Visitante
OSEIAS

Caro MMerlin, tenho as mesmas ressalvas que você apresentou sobre o Canada. Esse país é sim um adversário nosso na área aeroespacial, e as vantagens que teremos com o TOT do Gripen, seria passado para esse nosso concorrente. A SAAB é soberana sobre essa venda, mas eu tenho minhas duvidas o quanto isso será benéfico para nós.

MMerlin
Visitante
MMerlin

Sim. Se a SAAB levar, devemos ficar atentos com a abrangência do ToT negociado e definido em contrato.
Se for um complementação com os serviços prestados pelos fornecedores nacionais e a SAM, acharei ótimo. Todos juntos na cadeia (no bom sentido) de projeto e construção.
Já se houver uma similaridade com nosso contrato neste segmento, é importante observar quem (empresas) serão as reais beneficiárias.
Como a SAM é da própria SAAB, acredito a mesma tentará o primeiro caminho. Mas quem tem a decisão final é o cliente.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Não há mesmo a informação detalhada sobre qual a responsabilidade das empresas Canadenses em relação à produção local de partes da aeronave. Porém, é interessante dizer que mesmo que o Canadá se prontifique à produzir seções estruturais da aeronave, caso resolva adquirir o Gripen F, por exemplo, royalties serão pagos ao Brasil, por exemplo. Empresas Canadenses ficarão à cargo de desenvolverem e implementarem sistemas de missão e aviônica específica para o Canadá também, o que era bem previsível. De qualquer forma, chegamos bem antes no programa do Gripen E/F e não há muito mais o que se desenvolver da plataforma… Read more »

JuggerBR
Visitante

Ganhar do F-35 vai ser muito difícil, por mais que o custo seja muito maior, o lobby americano deve levar essa disputa.

Gustavo
Visitante
Gustavo

os últimos atritos entre Canadá e EUA diminuíram essa relação positiva que havia por lá, tanto que se recusaram em comprar F-18 adicionais dos EUA e foram buscar os caças da Australia. Foi uma resposta e um puxão de orelha. O canadá nunca esteve 100% contente com o projeto F-35, ainda mais com os problemas que não são resolvidos do caça, então não acho que essa vantagem seja tão grande.

OSEIAS
Visitante
OSEIAS

Concordo, até porque os F-35 não serão ameaça aos canadenses.

Welt
Visitante
Welt

Eu vejo exatamente como o Gustavo, atualmente as diferenças políticas entre Canada e EUA acho que ajudam o Gripen. Tenho a impressão que o Canada gostaria de ser mais independente dos EUA e nada melhor que um caça Sueco pra isso.

MMerlin
Visitante
MMerlin

A ligação ali é quase umbilical. Possuem a maior fronteira entre dois países do mundo. Compartilham uma infinidade de costumes. Possuem, desde a década de 80, um tratado de livre comércio, similar ao existente na Europa. Ambos se beneficiam do convívio.
O problema do F-35 é o custo, e talvez uma fatia maior na participação. Mas nada além disso.

Carlos
Visitante
Carlos

A SAAB deve ganhar essa concorrência digo ninguém oferece uma oferta assim no mercado de caças
O Canada deve esta interessado em fazer um pacote parecido com o do Brasil.

nonato
Visitante
nonato

Estranho.
Só mencionam empresas de manutenção.
Não falam em fabricação de nada.
Acredito que o Canadá queira fabricação local.

Yuri
Visitante
Yuri

Nessa brincadeira sobraria algo pro brasil? O display só?

Leonardo de Araújo
Visitante
Leonardo de Araújo

Não, outras partes nos cabe em vendas internacionais tambem.

Bira Lopes
Visitante
Bira Lopes

Pelo jeito o Grippen está se transformando em plataforma padrão com maleabilidade para adaptação as peculiaridades de cada força em particular. Bom e barato? Vamos ver.