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45 anos do F-5 na Força Aérea Brasileira

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Caça ultrapassou a marca de 285 mil horas de voo na FAB

O Northrop F-5E Tiger II foi o segundo caça supersônico da FAB, o Mirage IIIEBR foi o primeiro.

Em outubro de 1974, durante o governo Geisel, a FAB encomendou à Northrop 42 caças F-5 (36 do modelo E, Tiger II e 6 do modelo B), ao preço na época de 72 milhões de dólares.

Em 28.2.1975 teve início, em Palmdale, a “Operação Tigre”, o traslado dos primeiros F-5 da FAB para o Brasil.

Em 12.3.75 chegaram os 3 primeiros F-5 ao Brasil, do modelo B, biplace de treinamento, na Base Aérea do Galeão.

Em 3.10.1975 chegaram à Base Aérea de Santa Cruz os 6 primeiros F-5E, que já estavam no Brasil, mas em Anápolis, aguardando o término das obras na pista da BASC.

Em 22.4.1976 atiraram pela primeima vez, oficialmente, contra alvos no solo, no aniversário do 1o. Grupo de Aviação de Caça.

O primeiro reabastecimento em voo ocorreu (e 1º no Brasil) ocorreu em 4.5.1976, por um C-130 da FAB.

Alguns dos F-5E foram entregues com plataformas de navegação inercial.

F-5B 4802 1º GpAvCa, SC, 22 abr 90 – Foto: Camazano

Vida operacional

Ao longo desses 45 anos, o F-5 participou de diversas missões para a segurança do País, a exemplo da Guerra das Malvinas, quando um bombardeiro inglês Vulcan foi interceptado quando se dirigia ao Rio de Janeiro em emergência.

Já na Copa do Mundo, em 2014, as aeronaves também foram utilizadas para a defesa do espaço aéreo e de pontos estratégicos nas cidades-sede.

Com a aposentadoria dos Mirage, em 2013, o F-5 passou a ser a principal aeronave para defesa aérea do espaço aéreo brasileiro. Para isso, os F-5 passaram por um processo de modernização, com início em 2006 e conclusão em 2013, que incluiu a troca do radar, dos sistemas de bordo e dos armamentos. A aeronave conta hoje com equipamentos como um sensor de mira acoplado ao capacete, que pode ser utilizado para guiar os mísseis com o movimento da cabeça do piloto.

Hoje, modernizados, os F-5 integram quatro esquadrões da FAB: o Pampa (1°/14° GAV), sediado em Canoas (RS); o Pacau (1°/4° GAV), sediado em Manaus (AM); o 1° Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), sediado em Santa Cruz (RJ) e o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediado em Anápolis (GO).

F-5EM da FAB modernizado, com mísseis Rafael Python 4 para combate aproximado (WVR) e Derby, para engajamentos além do alcance visual (BVR)
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Antunes 1980
Antunes 1980
7 meses atrás

Alguém poderia informar quais países ainda operam o F-5.

Pablo
Pablo
Reply to  Antunes 1980
7 meses atrás

Chile, Suíça, Tailândia e a Usaf (pelo que sei, apenas como caças agressores em treinamento). Que eu saiba ( e lembre ), são esses.

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Pablo
7 meses atrás

Havia visto um vídeo da força aérea sul coreana operando os F-5 em conjunto com os F-4 Phantom.

João Souza
João Souza
Reply to  Pablo
7 meses atrás

Tem uns países lá pela Ásia Leste também, não me lembro quais, acho que Tailândia e Indonésia. Tem que lembrar do Irã também…

João Souza
João Souza
Reply to  Pablo
7 meses atrás

México também

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Reply to  João Souza
7 meses atrás

Verdade

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
Reply to  Pablo
7 meses atrás

E contaria o “Kowsar” – cópia fiel do F5 nessa relação?

Fight_Falcon
Fight_Falcon
Reply to  Pablo
7 meses atrás

Honduras estocou os deles.
México estava em vias de fazer isso também.

Siarom
Siarom
Reply to  Pablo
7 meses atrás

Taiwan também opera.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Pablo
7 meses atrás

a nasa tbm!

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Reply to  Pablo
7 meses atrás

Honduras

Taiwan (?)

Zé Mané
Zé Mané
Reply to  Antunes 1980
7 meses atrás

Apenas a título de curiosidade. Imaginemos que desse uma louca no comando da FAB e decidissem que a frota de combate do Brasil seria formada só por F5. Para isso, o Brasil compraria TODOS os F5 ainda em uso no mundo para modernizá-los e empregá-los operacionalmente. Quantos F5 teríamos (estimativa, claro)?

Vilela
Vilela
Reply to  Antunes 1980
7 meses atrás

Em 2018 haviam 403 ativos, sendo o 10° em quantidade de aeronave de combate, com cerca de 3% do total;
Barein, Botsuana, Brasil, Chile, Honduras (ja deve ter aposentado), Indonésia, México (já deve ter aposentado), Marrocos, Kenia, Irã, Suíca, Coréia do Sul, Espanha, Tailandia, Tunísia, Turquia, EUA, Iemem. Flight Global 2018

Zé Mané
Zé Mané
Reply to  Vilela
7 meses atrás

Obrigadíssimo.

Glasquis7
Reply to  Vilela
7 meses atrás

O Chlle tem a sua Frota de F5 TIII ativos naquela que seria a sua terceira linha de caças e deverão permanecer operativos até 2030 já que foram trocadas as “peles” das assas pra garantir a sua perfeita operacionalidade.

Lucianno
Lucianno
Reply to  Antunes 1980
7 meses atrás

Só forças aéreas TOP:
Botswana, Etiópia, Honduras, Irã, Jordânia, Kenia, México, Marrocos, Malásia, Sudão, Suíça e Tunísia.
Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/Northrop_F-5

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Lucianno
7 meses atrás

Marrocos opera F16 modernissimos também…

Lucianno
Lucianno
Reply to  Peter nine nine
7 meses atrás

Chile, Marrocos e Jordânia tem F-16
Suíça tem F-18
Irã tem F-14 e F-4
Etiópia tem SU-27
Malásia tem SU-30, MIG-29 e F-18
Sudão tem MIG-29, SU-24 e SU-25

Alguns países usam o F-5 apenas como treinadores, como os USA.

Quem tem o F-5 como principal caça de combate:
Brasil, Botswana, Honduras, Kenia, México e Tunísia.

Flanker
Flanker
Reply to  Lucianno
7 meses atrás

Mas, o F-5 nunca foi pensado ou teve pretensão de ser um caça top. Foi feito para set barato de adquirir, operar e manter. E foi muito além do que seus projetistas idealizaram, sendo modernizado e atualizado em praticamente todos os países operadores. Bem mantido, e usado de maneira a potencializar seus pontos fortes, é um adversário a ser respeitado. Só quem não entende nada do assunto ou tem preconceito contra o modelo, o desdenha. Dificilmente um outro caça da FAB terá uma história tão rica, seja em missões, utilizações, perrengues e causos, como o F-5.

Pablo
Pablo
Reply to  Flanker
7 meses atrás

“só quem não entende nada do assunto ou tem preconceito contra o modelo, o desdenha”

Exatamente!!!

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Reply to  Lucianno
7 meses atrás

Chile, Suíça, Tailândia, Coreia do Sul, Taiwan e US Navy também operam.

Vilela
Vilela
Reply to  Antunes 1980
7 meses atrás

Complementando, conforme publicação do site Flight Global de 2018: Barein: 12; Botsuana: 13; Brasil: 45; Chile: 11; Honduras: 4 (provavelmente já foram p reserva); Indonésia: 9; México: 3 (também deve ter dado baixa do serviço ativo); Marrocos: 26; Kenia: 22; Irã: 48 (inclui a versão local); Suiça: 36; Coreia do Sul: 194; Espanha: 19; Tailandia: 34; Tunisia: 15; Turquia: 24; Estados Unidos: 13 Marines, 29 Navy mais 501 T-38 (origem do F5); Yemen 13. Posso ter cometido algum engano ao ler a publicação ou digitar, mas é basicamente isso ai. Recomento entrar no site, cadastrar e baixar o pdf, para… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Vilela
7 meses atrás

Só uma pequena correção: Na FAB, são 43 F-5EM e 5 F-5FM (pois o 4811 foi perdido em acidente em Santa Cruz e o 4806, mesmo “pousando” sozinho,; tb em Santa Cruz, até onde sei não foi desativado, estando no PAMA-SP).

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Reply to  Flanker
7 meses atrás

Ouvi conversa de que o 4811 vai voltar a voar em breve.

Flanker
Flanker
Reply to  Antunes 1980
7 meses atrás

Honduras tb.

M65
M65
Reply to  Antunes 1980
7 meses atrás

F-5 nos filmes: Top Gun sendo um ficticio MIG 29 e no filme de J C Van Dame denominado Inferno.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  M65
7 meses atrás

Ahem… MiG-28…

Juliano Lisboa
Juliano Lisboa
7 meses atrás

“Hoje, modernizados, os F-5 integram quatro esquadrões da FAB: o Pampa, sediado em Canoas (RS); o Pacau, sediado em Manaus (AM); o Jambock e o Pif Paf, sediados em Santa Cruz (RJ).”

E o GDA em Anápolis? Não conta? hehehe

Leonel Testa
Leonel Testa
Reply to  Alexandre Galante
7 meses atrás

Dos jordanianos so modernisaram os f ou os E tambem foram alguns ?

Zorann
Zorann
Reply to  Leonel Testa
7 meses atrás

Até onde eu sei, só os F

Flanker
Flanker
Reply to  Leonel Testa
7 meses atrás

Foram modernizadas as 3 células do modelo F ex-jordanianas – 4810, 4811 e 4812. O 4811 foi perdido em acidente, logo após decolar de Santa Cruz.

GFC_RJ
GFC_RJ
7 meses atrás

Forever!

Clésio Luiz
Clésio Luiz
7 meses atrás

Embora muitos ignorantes façam chacota dessa aeronave, eu considero-a um dos mais revolucionários projetos de caça. Feito para quebrar a tendencia de aumento de tamanho, peso, complexidade e custo das novas aeronaves durante a década de 1950, é um fantástico exemplo do que a boa engenharia é capaz de alcançar: – Por exemplo, é um dos raríssimos caças com peso máximo de decolagem duas vezes e meia a do seu peso vazio; – Primeiro caça a empregar “LERX” como recurso de aumento de sustentação, simplificando sobremaneira o projeto das asas e ainda reduzindo peso e arrasto; – Sua motor turbojato… Read more »

pangloss
pangloss
Reply to  Clésio Luiz
7 meses atrás

Clésio, acho que a chacota que você mencionou não decorre da aeronave em si, mas do fato de ser o único vetor supersônico em operação na FAB, em quantidade reduzidíssima para a relevância do país, e mal armada.
Além disso, uma aeronave com 45 anos de uso pode ter muitos méritos, mas está evidentemente obsoleta.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Clésio Luiz
7 meses atrás

Clésio, tomara que os brigadeiros da FAB não leiam o seu comentário, ou corremos o risco de ficarmos outros 45 anos com ele. Um caça barato para países do 3o mundo com carga de armas pequena e curto alcance. Para países bem pequenos e pobres, serviu muito bem na década de 60, 70 e 80. Para países medianos serviu bem como caça de Segunda Linha, para ser o Low de um High/Low mix. Principalmente para países pequenos, e ou com conflitos próximos. Como um caça de defesa de ponto de curto alcance para combates WVR. E barato para ser adquirido… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Luís Henrique
7 meses atrás

Você criticar os tomadores de decisão e aqueles responsáveis pela grana, tudo bem. O que não se pode falar é do avião em si. Ele entregou, e entrega, tudo aquilo para o que foi projetado e muito mais. Tsnto que há em andamento, programas de modernização e/ou revitalização do modelo em pelo menos 2 países operadores.

francisco
francisco
Reply to  Flanker
7 meses atrás

Se essa porcaria prestasse os USA o teriam adotado como caça de sua força aérea. Foi um aviaozinho projetado para paisecos vassalos.

EDUARDO DE SOUSA PEREIRA
EDUARDO DE SOUSA PEREIRA
Reply to  Clésio Luiz
7 meses atrás

Excelente e informativo comentário Clésio Luiz !!!

Julio Hurth
Julio Hurth
Reply to  Clésio Luiz
7 meses atrás

Bobagem esse comentário, pegue o Spitfire como exemplo e ele também terá um rol de coisas boas e elogios rasgados, mas nem por isso se deve ter spitfire operacional na força aérea de algum país, o passado passou, o F-5 “FOI” um excelente caça, há 40/50 anos, hoje não é mais, acabou, somente forças aéreas miseráveis e mixurucas contam com ele atualmente, fico imaginando como riem da gente lá fora, é uma situação vexatória, ninguém deve se iludir a esse respeito.

Leandro Assis
Leandro Assis
Reply to  Clésio Luiz
7 meses atrás

excelente comentário Clésio, as pessoas se esquecem que o F-5 é um caça de terceira geração feito há décadas passadas e acabam querendo compará-los a vetores mais modernos de quarta geração ou que tiveram versões atualizadas pelos fabricantes. Vale lembrar que os F-5 brasileiros fizeram bonito em combate simulado contra os F/A-18 Super Hornet da USNavy

IBIZ
IBIZ
7 meses atrás

Na época não era viável uma produção sob licença para alavancar a industria aeronáutica do país e disponibilizar um número maior de aeronaves mais personalizadas a FAB?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  IBIZ
7 meses atrás

Não, infelizmente não era. A EMBRAER ainda estava engatinhando, mesmo que em passos firmes, mas ainda não estávamos nesse nível. Todo esse processo de envolver o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira com reequipamento da FAB remonta à década de 1950. A tração da indústria aeronáutica Brasileira só conseguiu ganhar tração com o avanço da EMBRAER em adquirir tecnologia através de parcerias (Xavante e AMX, por exemplo) e desenvolver em cima delas alguns projetos de extremo sucesso que acabaram nos levando até o patamar dos dias atuais.

sergio ribamar ferreira
Reply to  Leandro Costa
7 meses atrás

Sr Roberto F.S. respondeu a minha pergunta. O Talvez não pode ser entendido como um talvez sim desde que atenda as peculiaridades da tecnologia atual. Concorda? Temos condições para essa proeza hipotética? Obrigado e reitero apreço.

Wellington Rossi Kramer
Wellington Rossi Kramer
Reply to  Leandro Costa
7 meses atrás

A FAB, na época, deveria se interessar em comprar o projeto do F-20 e produzi-lo no Brasil.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Leandro Costa
7 meses atrás

A Embraer já estava produzindo o Xavante. Não creio que uma caça simples como o F-5 fosse um salto grande demais.

E no final das contas com certeza teríamos mais F-5 que Xavante operando na FAB.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  IBIZ
7 meses atrás

Eu acho que sim. Na época seria perfeito para isso. Suíça, Coreia do Sul e Taiwan construíram o F-5E/F sob licença.

Li por aí que a Embraer fabricou uns poucos intens da fuselagem do F-5E, como forma de compensação a compra. Nada demais, até porque o F-5 era uma aeronave de construção simples.

francisco
francisco
Reply to  IBIZ
7 meses atrás

Os USA não transferem tecnologias.

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Reply to  francisco
7 meses atrás

A Embraer produziu conjuntos de asas para o F-5 por encomenda da Northrop, quando recebeu tecnologia para produção de estruturas do tipo honeycomb, produziu partes em material composto para a Sikorksy e McDonnell-Douglas, para as quais recebeu tecnologia para a produção desses equipamentos “Made In USA”. Aí, você diz que “os EUA não transferem tecnologias”?

JRicardo
JRicardo
7 meses atrás

Pergunta de leigo.
Por que dois esquadrões no Rio de Janeiro?.
Não seria melhor ter um desses esquadrões no interior do Brasil?.

Kornet
Kornet
Reply to  JRicardo
7 meses atrás

Tb não entendo isso,tanto vazio nesse imenso país e concentram dois esquadrões no mesmo lugar.
Vai entender nossa FAB.

Ronaldo Fernandes Silveira
Ronaldo Fernandes Silveira
Reply to  Kornet
7 meses atrás

Srs. Na opinião de leigo, todas as guerras que já li e estudei, é ganha ( Se é que existe ganhador) através da infraestrutura e logística, e ao que consta, não temos o principal, que seria a defesa anti aérea em locais de suma importância, como FURNAS, Refinarias diversas, produção de aço, extração de minério de ferro, nióbio, redes ferroviárias importantes, industrias diversas, etc. Não fugindo do tema central, posso estar errado, mas se nas montanhas de Minas, interior de São Paulo, Espírito santo, tivéssemos uma segunda camada de similares aos S300, traria um pouco de alívio em se tratando… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  JRicardo
7 meses atrás

Salvo engano, ambos os esquadrões usam as mesmas aeronaves. Tudo bem que é uma quantidade maior de aeronaves, mas também não adianta deslocar aeronaves para o Acre se não vamos ter a logística de manutenção e operação dessas aeronaves lá. Ao mesmo tempo, se pensarmos em questão de ‘quantidade de possíveis alvos’ à qualquer agressão externa, temos São Paulo e Rio de Janeiro como alvos principais. Claro que isso não vai acontecer, mas em teoria são locais onde teríamos que proteger de qualquer maneira. Então não vejo problema, nem logístico nem estratégico, em se manter dois esquadrões no Rio.

M65
M65
Reply to  Leandro Costa
7 meses atrás

Felizmente (bem mais tarde basearam) F5 em Manaus. A pista da Base aérea (1o. Aeroporto da cidade) é curta sendo necessário paraquedas. Por isso usam também o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes que tem uma pista mais longa.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  JRicardo
7 meses atrás

O Rio de Janeiro era a capital, Roberto. Em nada tem a ver esse papo de carioca não querer abandonar o Rio. Ainda mais em se tratando de alguma força militar, que integram pessoas de todas as partes do país. O fato é que a logística toda já estava aqui. As bases no Nordeste foram barganhadas com os EUA justamente para se aumentar essa logística, até porque o NE na época era um local estratégico. E os EUA não criaram Parnamirim do nada também. Ali já havia um aeródromo, pequeno, mas que servia como escala para vôos com destino à… Read more »

M65
M65
Reply to  Leandro Costa
7 meses atrás

Base aérea do Nordeste foi denominada o trapolim da Vitória por sua posição estratégica.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  JRicardo
7 meses atrás

É um Esquadrão só: 1° Grupo de,Aviação de Caça. Dois Esquadrões só nas bolachas.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rinaldo Nery
7 meses atrás

Olá Cel.Nery. Acho que houve uma tentativa de mudar a denominação desses dois esquadrões, mas depois os nomes históricos da II Guerra fora retomamos, não e isso?

Márcio costa
Márcio costa
Reply to  JRicardo
7 meses atrás

Na verdade,os _ dois” esquadrões ocupam o mesmo espaço físico,as mesmas doutrinas,os mesmos aviões,as mesmas equipes de manutenção,enfim, são um só,sediados na ,antiga,Base Aérea de Santa Cruz ,no 1° grupo de aviação de caça.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  JRicardo
7 meses atrás

Parecia então a nossa Marinha de hoje

Rafael M. F.
Rafael M. F.
Reply to  JRicardo
7 meses atrás

1288 aeronaves, para ser mais preciso. A FAB entrou uma coisa em 1942 e saiu outra coisa completamente diferente em 1945.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rafael M. F.
7 meses atrás

Olá Rafael. A FAB foi criada para a II Guerra por Vargas com os aviões da MB e do EB. Aliás, a FAB e mais antiga que a USAF.

francisco
francisco
Reply to  JRicardo
7 meses atrás

Será porque no Brasil os militares só querem se fixar nas grandes cidades?
Na minha opinião o grosso exército deveria estar preferencialmente na região Norte e Centro-Oeste. Nos estados litorâneos bastaria a Marinha.

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Reply to  JRicardo
7 meses atrás

Temos em Anápolis (GO), em Manaus (AM), em Canoas (RS) e em Santa Maria (RS). Não são “interior” o suficiente? Além disso, forças aéreas precisam ser algo dinâmicas, não? O mesmo tipo de crítica fazem quando perguntam “por que a FAB vai concentrar inicialmente todos os Gripen em Anápolis?”. Ora, em caso de necessidade, essas aeronaves podem ser deslocadas para qualquer ponto do país onde se fizerem necessárias…

Guilherme Poggio
Editor
7 meses atrás

A foto que abre a matéria foi feita pela Northrop nos EUA quando o F-5 ainda estava em testes. Observem os mísseis nas pontas das asas.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Guilherme Poggio
7 meses atrás

Acho que ainda eram os ‘J’ que para a época era mísseis bem modernos.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Guilherme Poggio
7 meses atrás

E a primeira unidade de série está conosco, veio da compra nos anos 1980 dos excedentes do esquadrão Agressors.

Flanker
Flanker
Reply to  Clésio Luiz
7 meses atrás

Sim….o primeiro F-5E produzido. É o nosso F-5EM 4856. O segundo F-5E produzido tb é nosso….é o 4857.

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Reply to  Flanker
7 meses atrás

Na verdade, temos o primeiro (FAB 4856), o terceiro (FAB 4857) e o quarto (FAB 4858) F-5E de produção em série operando na FAB. o segundo de produção em série foi perdido ainda nos EUA em operação pela USAF bem antes da venda do lote para o Brasil.

Grozelha Vitaminada Milani
Grozelha Vitaminada Milani
7 meses atrás

Vida longa ao Rei dos Céus no Brasil.

Parabéns a FAB pelo empenho, disponibilidade, manutenção e otimização desse BRAVO GUERREIRO e todos que suportam a sua operação.

J R
J R
Reply to  Grozelha Vitaminada Milani
7 meses atrás

Vida longa não, pode ser um “salve”, um “viva”, mas vida longa não… já passou da hora desse passarinho voltar pro poleiro dele…

JuggerBR
JuggerBR
7 meses atrás

Pra mim o caça mais importante da história da FAB. O melhor ainda é o Mirage III, ao menos até a chegada dos Gripen. Isso considerando a época em que ambos atuaram.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  JuggerBR
7 meses atrás

Mirage 2000

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Rinaldo Nery
7 meses atrás

Mas o 2000 estava plenamente operacional quando chegou, todas as capacidades em uso? Pensei nele mas acho que já veio sem estar nas melhores condições, diferente do M.III que chegou aqui zero km…
O 2000 ainda era caça de primeira linha na época? o M.III era…

Camargoer
Camargoer
Reply to  JuggerBR
7 meses atrás

Olá J. Eu acho o M,2000 o mais lindo que operou na FAB, mas acho que o F39 será o mais importante para sempre.

Pedro
Pedro
7 meses atrás

Ótimo caça para 30 anos atrás. Que venham as vespinhas!

EDUARDO DE SOUSA PEREIRA
EDUARDO DE SOUSA PEREIRA
Reply to  Pedro
7 meses atrás

Nanão, que venham os Grifos!!!

Ricardo Cesar Martins Santos
Ricardo Cesar Martins Santos
7 meses atrás

Que desânimo!!!

Elías
Elías
7 meses atrás

Meu Deus, F5 já foi gente, voar em F5 a nível de defesa Aérea é a mesma coisa que andar de tamanco em ruas de paralelepípedos ladeira a baixo. Fui, já deu.

horatio nelson
horatio nelson
7 meses atrás

e ainda vão voar mais uns 30 anos na fab…

joel eduardo soares
joel eduardo soares
Reply to  horatio nelson
7 meses atrás

Agressor !

carvalho2008
carvalho2008
7 meses atrás

Um projeto de sucesso.

Repetindo a frase para melhor defini-lo:

– A V I Ã O B O M, É A V I Ã O Q U E V O A !

Esta é uma frase irmã daquele mantra que tantos citam, não basta ter, tem de operar.

Numa peneira de dificuldades e carência de estruturas ou orçamento, é o projeto que mais voou e foi capaz de voar nos céus do mundo e principalmente Brasil!!

Existiram melhores no combate ar-ar, mas vejam…enquanto o M-III e M-2000 tiveram de parar de voar, lá esteve o velho F-5 voando…

PACRF
PACRF
Reply to  carvalho2008
7 meses atrás

O VW Fusca também foi um projeto de sucesso!

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  PACRF
7 meses atrás

É por isto que foi dos mais vendidos e usados, quer seja na cidade, na fazenda ou na guerra…

Camargoer
Camargoer
Reply to  PACRF
7 meses atrás

Olá P. Mas o Fusca não boa (mas tem design Porsche)

Pedro
Pedro
7 meses atrás

Pessoal, vou fazer a pergunta aqui para não poluir o “Forte”, com o advento dos drones e vants, será cadê vez menor o uso de caças e aviões bombardeiros? Acho que sim, vide o uso empregado hoje na Síria.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Pedro
7 meses atrás

Pedro, só o tempo dirá, mas acredito que não muda muita coisa para caças e bombardeiros. Quando se precisa de caças, drones não dão conta. Quando se precisa de bombardeiros, drones também não dão conta. O que pode diminuir é o uso de algumas plataformas tripuladas geralmente usadas para ISR e ataque à alvos de oportunidade em ambientes operacionais permissivos. Ou seja, aonde antes normalmente não havia qualquer aeronave, ou poucas aeronaves, hoje em dia temos a possibilidade de se utilizar drones para isso. Então, acho que o que vai ser mais usado é o espaço aéreo em si, com… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Leandro Costa
7 meses atrás

Obrigado. Acho que a longo, prazo, vide os caça de 5ª e até 6º geração, tudo vai ser tripulado por jovens.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Pedro
7 meses atrás

Normalmente, aeronaves militares já são tripuladas por jovens.

Pedro
Pedro
Reply to  Leandro Costa
7 meses atrás

Você entendeu o que que quis dizer. Jovens com joystick, aparelhos nos dentes e gamers.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Pedro
7 meses atrás

Pedro, você ficaria surpreso em saber quantos pilotos da FAB atualmente são gamers. Claro que não serão gamers profissionais, mas muito dos que conheci são gamers hardcore. Mas não, o perfil do profissional não muda tanto só porque ele pode estar pilotando um drone.

E não, eu não tinha entendido o que você tinha dito.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Pedro
7 meses atrás

Ocuparão cada vez mais espaço, mas não acredito em substituição nos proximos 30-40 anos.. Num BVR, é essencial ter: a) velocidade supersonica, pois um mesmo missil lançado a mach 1.6 a 2.0 tem um alcance extremamente maior do que lançado a 800 km/hora b) Alcance, pois é implicita a capacidade de interceptação a longa distancia afim de manter o adversario o mais longe possivel do objetivo a ser defendido. Então, da´-lhe capacidade de combustivel. c) Consciencia situacional e capacidade de migrar do BVR para WVR. Dá-lhe um senhor radar e sensores, lembrando que a visão espacial do piloto no wvr… Read more »

Renato
Renato
7 meses atrás

Bom descanso! Passou da hora.

Luciano
Luciano
7 meses atrás

Uma grande marca para um grande avião. Que venham os próximos 45 anos! 🙃

Binho
Binho
Reply to  Luciano
7 meses atrás

Pelo cronograma de entrega dos Gripen

É pra 45 anos pra mais

EDUARDO DE SOUSA PEREIRA
EDUARDO DE SOUSA PEREIRA
7 meses atrás

Com base nesta última e belíssima foto do F-5 com 4 mísseis para combate(superioridade aérea) aéreo eu digo que somado ao E-99(ainda mais agora sendo modernizado) não teria chances pros Su-30 do Maduro não viu,com a chegada dos Grifos eu nem comento mais este super trunfo!!!

Glasquis7
Reply to  EDUARDO DE SOUSA PEREIRA
7 meses atrás

Pergunta pro Cel Nery o que acha do seu comentário. Ou melhor, explica como faz um F 5 pra fugir de um R 27.

Helton
Helton
7 meses atrás

Daqui a pouco seremos a USAF de 45 anos atrás.
O avião está obsoleto e ponto final

Pablo
Pablo
Reply to  Helton
7 meses atrás

Então a USAf está parada no tempo, F-5 é empregado lá até hoje!!

pampapoker
pampapoker
Reply to  Pablo
7 meses atrás

E sem modernização

Camargoer
Camargoer
Reply to  Pablo
7 meses atrás

A USAF usa aquela aberração da guerra fria… Como se chama? Ahhhh B52, nome de banda New wave.

Fabio Mayer
Fabio Mayer
7 meses atrás

Mesmo que venha um segundo lote de Gripens, tenho a nítida impressão de que a FAB manterá os F-5 voando, talvez até por meio de modernização, ainda por uns bons 20 anos.

Glasquis7
Reply to  Fabio Mayer
7 meses atrás

E por que não?
São supersonicos que tem uma boa logística desenvolvida na FAB e são baratos de operar. Como interceptadores de curto alcance são bons, tem uma assinatura radar discreta e suas capacidades de combate foram evoluídas pra uma arena BVR.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

e no ar-ar, são tão bons ou melhores que os mais modernos LIFTs…..

CHARLES
CHARLES
7 meses atrás

Um pouco de lenha na fogueira, que aliás já tá virando cinzas com a proximidade do gripen, mas vamos lá…Na época nos anos 70 a FAB estudava as seguintes aeronaves

Douglas A-4F Skyhawk; Aermacchi MB.326K; Harrier Mk.50 (versão de exportação do Harrier GR.1); FIAT G.91Y; SEPECAT Jaguar e se não me falha memória o English Electric Lightning.

Considerando os aviões acima caso um deles fosse escolhido ao invés do F-5, o A-4 e o Jaguar até que não seria má escolha.

Marcos Cooper
Marcos Cooper
Reply to  CHARLES
7 meses atrás

O Lightining chegou a ser negociado com os ingleses,num esquema que envolvia a troca por algodão. Mas foi cancelado e depois disso a FAB comprou o Mirage lll.

Flanker
Flanker
Reply to  Marcos Cooper
7 meses atrás

Olha, que eu lembre, o negócio envolvendo algodão foi na compra dos Gloster Meteor, qie foram pagos com toneladas e
mais toneladas de algodão brasileiro.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Marcos Cooper
7 meses atrás

Olá Marcos. Sou fã do Lighting, do Victor e do Ninrod

Flanker
Flanker
Reply to  CHARLES
7 meses atrás

Só para você pensar e para comparar: de todos os modelos citados, qusntos ainda operam mundo afora? E aqueles que ainda operam, tem quantas unidades em operação? Imagina o Brasil com Lightning! Já foram aposentados há décadas no Reino Unido. A-4 só na Argentina (pouquíssimos) e na MB (menos ainda). Jaguar eu acho que só restam na Índia.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Flanker
7 meses atrás

Como so dispunhamos de 12 a 16 mirage, a 2a linha tinha de ser um supersonico para complementar esta pouca quantidade

Camargoer
Camargoer
Reply to  Carvalho2008
7 meses atrás

Olá Carvalho. Os EUA negaram a venda de caças supersonicos para a FAB. Quando o Brasil comprou os MirageIII eles cederam o F5. Caso contrário, a FAB poderia ter adquirido outros dois ou três esquadrões de Mirage III EBR

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  CHARLES
7 meses atrás

Depende da combinação.

Veja que o F5 era o complemento dos Mach 2 Mirage III. Eram focados para o combate aereo. Aqui quem fazia o papel do faz tudo A4 era o Xavante…entao, a Fab adotava um perfil de 16 Mirage III como superioridade aerea, 36 F5E para combate aereo e 126 xavantes para o ataque…

Da sua lista, so o Jaguar faria o mesmo papel do F5 satisfatoriamente, mas a cadeia produtiva de um e outro era incomparável a epoca.

jagderband#44
jagderband#44
7 meses atrás

A última foto é realmente rara.

Halley
Halley
7 meses atrás

Caça fenomenal pelo preço, disponibilidade, simplicidade, que se adaptou às mudanças do tempo e ainda é nossa espinha dorsal de defesa. Por mais obsoleto que esteja, creio que é o tipo de aeronave polivalente a qual podemos operar de verdade. Tivéssemos uma mentalidade mais desenvolvida poderíamos ter evoluído este caça e construído outro de baixo preço para complementar uma aviação de primeira linha. A fab nunca mais terá a quantidade de caças como foi o conjunto de mirages III, f-5 e a1. Caças modernos como o gripen não cabem no nosso bolso até uma quantidade crítica, que imagino ser o… Read more »

Nilson
Nilson
Reply to  Halley
7 meses atrás

Acho que teremos que aceitar a redução. A FAB vai ter que investir o que puder no Gripen, desviar recursos para outro projeto será difícil. É o tudo que puder ainda representará 36 Gripen mais alguns a conta gotas, está tudo muito caro. Por isso, melhor não acelerar a aposentadoria dos F5.

Reinaldo
Reinaldo
7 meses atrás

Tenho boas lembranças do F5. Lembro de quando menor, vê-los passando sobre o Rio Grande na altura de Itutinga/MG, vindos provavelmente de Barbacena/MG.

Era fenomenal, escutava o barulho e já corria pra janela, eram frames de segundos, sua visualização, passavam baixíssimos. Infelizmente o tempo passou.

Espero poder conhecer os novos Gripens, e mostrá-los aos meus filhos. Talvez para tentar fazer com que eles tenham o mesmo amor pelos Gripens que eu tive pelos F5’s.

saudações

Fabio Araujo
Fabio Araujo
7 meses atrás

Um belo avião e um excelente projeto, e a prova disto é o tempo de vida dele!

Carlos Campos
Carlos Campos
7 meses atrás

ThankYou Forevis 5, todo seu trabalho aqui foi muito proveitoso até o momento

Zorann
Zorann
7 meses atrás

Alguém sabe informar quantos F-5 de fato passaram/voaram pela FAB? B, E e F?

Flanker
Flanker
Reply to  Zorann
7 meses atrás

Essa é fácil: – 6 F-5B novos de fábrica, recebidos em 1975. 1 perdido em acidente e os 5 restantes foram desativados no final da década de 1990. Matrículas 4800 a 4805 – 36 F-5E novos de fábrica recebidos em 1975/76. 13 perdidos em acidentes até hoje. Os outros 23 foram modernizados. Matrículas 4820 a 4855. – 4 F-5F recebidos de 2a mão da USAF em 1989. 1 perdido em acidente. 3 modernizados. Matrículas 4806 a 4809. – 22 F-5E recebidos de 2a mão da USAF em 1989/90. 2 perdidos em acidentes. 20 modernizados. Matrículas 4856 a 4877. – 3… Read more »

Diego
Diego
7 meses atrás

O F-5 é lindo e cumpriu seu papel, mas realmente já passou da hora de ser substituído… pouca capacidade de carga de mísseis ar-ar, pouca autonomia e certamente a idade já pesa, acho lamentável ver que até agora só temos a encomenda de 1 lote de gripen. Se não tem $$ para comprar mais dois lotes para substituir as baixas doando mirage e dos F-5 então aproveita a camaradagem aí com o trump e compra uns F-15E usados armazenados no deserto para substituir a lacuna dos mirage e aumenta um pouco a encomenda dos gripen para garantir a substituição de… Read more »

Alexandre Fontoura
Alexandre Fontoura
Reply to  Diego
7 meses atrás

O segundo lote de Gripen virá. Pode ter certeza disso. Tanto que oi comandante da FAB e o Ministro da Defesa confirmaram isso na apresentação do primeiro F-39E da FAB, em setembro de 2019. Acredito que a encomenda deste lote saia antes do final do atual mandato de Jair Bolsonaro.

Delfim
Delfim
7 meses atrás

Ainda acho que o F-5 tem um lugar válido para missões em tempo de paz como exercícios e alerta aéreo, dada a estabilidade de nossa região. Li alhures que sua hora de voo custa US$ 7000,00, valor irrisório frente a suas capacidades. Tenho dúvidas se o F-39, mesmo mais capaz, vai ficar abaixo de US$ 10.000,00 como dizem. A Celma cuida do motor, a Embraer da fuselagem e aviônicos. Temos certa independência para operá-lo. Pode servir até 2035. O P-40 ficou em ordem se batalha na FAB até 1953. E o F-5 tem seus “sucessores espirituais” como os FA-50, JF-17… Read more »

Luiz Trindade
Luiz Trindade
7 meses atrás

Tá na hora de aposentar os mesmo neh?!?

PAULO ROBERTO R. LEÃO.
PAULO ROBERTO R. LEÃO.
7 meses atrás

Vcs do poder aéreo são 10 nas notícias, sempre os acompanho!

carvalho2008
carvalho2008
7 meses atrás

O F-5 foi um excelente projeto e chegou a possuir varios pensamentos de versões ou atualizações, bem como bancada de testes

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
7 meses atrás

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carvalho2008
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7 meses atrás

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carvalho2008
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7 meses atrás

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carvalho2008
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7 meses atrás

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carvalho2008
carvalho2008
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7 meses atrás

Esta era uma tentantiva da Northrop de emplacar um caça leve naval nos anos 60.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
7 meses atrás

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carvalho2008
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7 meses atrás

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carvalho2008
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7 meses atrás

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carvalho2008
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7 meses atrás

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carvalho2008
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7 meses atrás

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carvalho2008
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7 meses atrás

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carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
7 meses atrás

De todas estas versões, acho a mais interessante a Super Tiger de 1978, ela conferia 9 pontos duros para um caça levissimo.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
7 meses atrás

O F-20 foi o abandono do airframe do F-5 por considerar que apesar das melhorias que seriam obtidas, seria melhor abandonar o modelo porém manter o conceito.

O F-20 era asa e fuselagens totalmente novas, sem compartilhar peças.

Ássim como o F-20 está para o F-5, o JF-17 está para o Mig-21…

mantiveram o conceito do caça leve mas projeto totalmente novo, de asas, fuselagem, empenagens e motor…tudo…

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  carvalho2008
7 meses atrás

Hummmm certeza mestre? Achava que não..

carvalho2008
carvalho2008
7 meses atrás

Existia uma empresa com proposta de comercializar KIt´s da seção dianteira convertendo o F-5E em F5-F.
http://tigercenturyaircraft.com/turnkey-aircraft/tf-5-agile-talon/
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Hugo
Hugo
7 meses atrás

Os F-5 da FAB também já foram utilizados para missões, digamos, menos nobres, como interceptar um King Air da Polícia Militar de Minas Gerais, que estava utilizando um aeródromo irregular: https://defesaweb.blogspot.com/2020/03/o-dia-em-que-fab-interceptou-pm-de.html