A Tenente Aviadora Juliana Santos de Souza tornou-se a primeira mulher a ser qualificada como Instrutora de Voo na aeronave T-27 Tucano, utilizada no treinamento primário dos cadetes aviadores do 4º ano da Academia da Força Aérea (AFA), localizada na cidade de Pirassununga (SP). As missões tiveram início no dia 3 de fevereiro, quando começou o curso no 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) para a Turma Chronos, que está no seu último ano no Ninho das Águias, como é conhecida a AFA.

Pertencente à Aviação de Transporte, a Tenente Juliana também tem em seu currículo as aeronaves C-95 Bandeirante e C-97 Brasília pelo 4º Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão Carajá (4º ETA) e C-97 Brasília pelo Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte – Esquadrão Condor (1º/2º GT). Em 2019, retornou à AFA e tornou-se instrutora na aeronave T-25 Universal.

A mudança do T-25 para o T-27 vai além de questões técnicas, como o aumento da velocidade e a atenção às referências, por exemplo. A didática da instrução assume uma nova dimensão, uma vez que no Tucano o instrutor não fica ao lado do Cadete, e sim atrás dele, sem qualquer contato visual, apenas pelo sistema de comunicação entre os tripulantes. “É necessário um cuidado especial ao descrever em palavras as ações para o Cadete, com o objetivo de que ele consiga visualizar o que deve ser feito e atingir o nível esperado em cada fase da instrução”, explica a Tenente Juliana. O voo no 1º EIA também contempla etapas diferentes daquelas já vistas pelos cadetes, como navegação, voo noturno e formatura com duas e quatro aeronaves.

A missão do Instrutor de Voo apresenta-se como uma das mais nobres da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo ligações que remontam à criação do Ministério da Aeronáutica. “É muito gratificante poder participar da formação dos nossos jovens Cadetes e, ao final desse processo de quatro anos aqui na AFA, entregar para a FAB pilotos militares qualificados para a sequência operacional das suas carreiras. Espero continuar cumprindo bem esse meu papel de instrutora e, também, que eu inspire outras mulheres a buscar a carreira da aviação militar”, finaliza a Tenente Juliana.

FONTE: FAB

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JuggerBR

É absurdo o quanto é difícil para as mulheres conquistarem a igualdade. Parabéns à Tenente.

EdcarlosPrudente

“conquistarem a igualdade” será que ela não passou pelas mesmas provas e treinamento que seus companheiros de sexo masculino!?

Meus parabéns a Tenente Aviadora Juliana Santos de Souza!

Saudações!

JuggerBR

A quantos anos existe a formação de instrutores na FAB? Porque só agora uma mulher conseguiu esta distinção? O que aconteceu nos anos anteriores pra que outras colegas da Tenente não tivessem conseguido? Será que podiam ao menos se inscrever na Academia?

PauloOsk

Acho que eh mais uma questao cultural do que qualquer outra coisa..

Camargoer

Olá Paulo. O problema dos preconceitos contra a mulher, incluindo a violência doméstica, é bem mais complicado do que uma questão cultural. Acho que chega ao limite de ser uma questão criminal. O Rodrigo mencionou a inexistência de uma lei contra violência doméstica na Russia (coloquei a referência de dois relatórios sobre esse problema logo abaixo do comentário do Rodrigo). No Brasil, onde existe uma leu bem progressista sobre violência doméstica, é comum o tema ser tratado com piadinhas. O número de mulheres em cargos de chefia no Brasil ainda é menor do que o dos homens (deveria ser parecido);… Read more »

CLAUDIO DE LIMA SANTOS

Creio que o problema cultural seja muito pior, porque pode fazer com que a questão criminal seja amenizada, ou até mesmo anulada.

Leandro Costa

Fazem já vários anos que mulheres podem ser oficiais aviadoras. Por que nenhuma não havia se tornado instrutora? Sei lá. Para isso teríamos que ver também qual a proporção de cadetes homens que acabam retornando como instrutores, etc. Existe sempre a possibilidade de que não é exatamente essa a carreira que querem, e por aí vai. Na matéria falam de T-27, mas já existiu alguma que fora instrutora no T-25?

Marcelo Andrade

JuggerBR, tem que ser voluntária pra isso. Talvez as primeiras não quiseram. AFAB é a Força com maior número de mulheres em seus quadros. Desde 1982 as mulheres puderam entrar, junto com a MB. O EB foi mais tarde.

Fighting_Falcon

O processo de escolha, após a indicação dos militares, passa por um conselho operacional da AFA para aprovação.
Tem alguns requisitos para cumprir, como quantidade de horas de voo, se já é instrutora, etc.
Após isso é feita a qualificação.
Pode ter acontecido que as demais não se habilitaram a participar ou não passaram nas fases de avaliação.
Isso não sei te informar.

Hélio

Simples, nunca tiveram capacidade para isso.
Para vitimistas é muito difícil entender que as pessoas tem que fazer por merecer os cargos que ocupam. Acha que a vida é um álbum de figurinhas que você completa com um de cada?
E mais, o que aconteceu com aquela aviadora, único pilota da aviação de caça, que a Dilma colocou para pilotar o sucatinha só por ser mulher?

Camargoer

Olá Hélio. Seria injusto tratar aquela que sai iguais de modo desigual, mas nesse caso o ,ônus seria daquele que segregou os iguais. Contudo tem sido muito mais injusto tratar aquele que são diferentes como se fossem iguais, pois esse tipo de segregação culpa a vítima e consegue premiar com falso mérito aquele que foi incluído.

CLAUDIO DE LIMA SANTOS

Faz sentido o comentário do JuggerBR.
A questão não é colocar em dúvida os méritos da Tenente Juliana, o que não faria sentido, mas sim pontuar que podemos ter perdido várias “Julianas” pela falta de oportunidade gerada pela desigualdade.
Tanto que a possibilidade de existirem mulheres como aviadoras não existe desde sempre na nossa Força Aérea. Um erro que felizmente tem sido corrigido.
Parabéns à Tenente Juliana. Muito sucesso em sua carreira.

GripenBR

Ainda as veremos no Gripen. Ainda as veremos no comando da FAB. Ainda veremos concurso com vagas destinadas aos melhores sem distinção de gênero, melhor ficarmos espertos, as mulheres se dedicam com muita seriedade, serão somente os melhores na ordem que preencherem as vagas homens ou mulheres. Aí poderemos imaginar que estamos no caminho certo.

Hélio

Pra começar que os critérios para entrada das mulheres nas forças armadas são muito mais brandos do que os para os homens.
Se não tivesse reserva de vagas para as mulheres, dificilmente alguma passaria, tanto na parte escrita, como na física e psicológica

Lucianno

Não é justo ter reserva de vagas para mulheres. E a igualdade como fica?

Camargoer

Caro Lucianno. Mais injusto que tratar os que são iguais de modo desigual (porque isso dá na cara e ônus fica com quem faz a segregação) é tratar os desiguais de modo igual (porque a exclusão fica por conta do falso-fracasso e a inclusão por conta falso-mérito).

Rinaldo Nery

Na parte escrita certamente não.

Camargoer

Olá Cel.Nery. fico feliz em ler seus comentários. Falta um bom tempo que não visitava o Aéreo. Já aproveito para mandar um abraço. Aqui na universidade, principalmente na pós graduação, as regras são baseadas no mérito, sem distinção. O ingresso e a concessão de bolsas depende do mérito. As disciinas são avaliadas por mérito. Os trabalhos publicados são por mérito. As bancas de avaliação focam o metrô. Contudo, as mulheres na pós-graduação tem o direito a 6 meses adicionais de bolsa como benefício maternidade. Assim, se uma mulher que estiver na pós-graduação engravidar e o parto ocorrer dentro do período… Read more »

Camargoer

Olá J. Concordo. A boa notícia é que elas continuam lutando. A má notícia é que tem muita gente que ainda está atrapalhando.

sub urbano

Brasil, em 2020, qualifica a primeira instrutora de um Turboélice cuja metade dos componentes é de fabricação estrangeira. Enquanto isso a URSS levou uma mulher ao espaço em 1963, Valentina Tereshkova orbitou o planeta Terra 48 vezes durante três dias. Taokey? kkk

Marco

Brasil ainda existe. Já a URSS…..

Leandro Costa

LOL

Marcelo Andrade

Aaaaiii

Camargoer

Olá Março. Paciência, pequeno gafanhoto, paciência. Ainda dá tempo de vermos esse colapso brasileiro antes de sermos fuzilados. Paciência e perseverança, ensinou o lenhador a quem perguntou o que aconteceu com a floresta que estava ali. Paciência e perseverança.

Fabio Araujo

Na Segunda Guerra Mundial ( A Grande Guerra Patriótica para os soviéticos ) já existiam mulheres combatendo lado a lado com os homens nas forças armadas soviéticas, inclusive várias foram condecoradas e atuaram das mais variadas formas foram atiradoras de elite, pilotas, comandantes de tanques e etc….

EdcarlosPrudente

Certamente, mulheres excepcionais verdadeiras guerreiras e heroínas, estas mulheres lutaram no mais sangrento palco da guerra durante a WWII. Lembrando a todos que eu no desmereço qualquer um que tenha lutado durante a WWII seja de que lado for!

Saudações!

SmokingSnake ?

Então por que a grande maioria da população que foi dizimada foi a masculina? Até hoje a Rússia tem um desequilíbrio, lá tem bem mais mulher do que homem, se tinha mulheres combatendo eram poucas, o resto é propaganda.

Marcelo Andrade

po, vou pra lá… aqui tá estranho para os meus padrões dos anos 80, será que vocês me entenderam!!! rsrsrs

Hélio

Mulheres nunca combateram ao lado dos homens na segunda guerra. As mulheres que combatiam, o faziam fora da linha de tiro, em sua maioria como francoatiradoras.
É como no USMC. Por cota, tem muitas mulheres, mas apenas uma está na linha de frente.

André Sávio Craveiro Bueno

Não fui e não sou comunista mas sou apaixonado por astronáutica, principalmente da época áurea.
Feitos absolutamente notáveis dos americanos e soviéticos.
A URSS não existe mas a Rússia continua…

André Sávio Craveiro Bueno

Valentina Tereshkova (Vostok 6) não era piloto. Era operária e praticava paraquedismo. Sofreu um bocado durante o voo. Ao mesmo tempo voava Valery Bykovsky (Vostok 5 e outras 4 missões). Foi o primeiro voo conjunto, um dos “first” soviéticos e que Krushev tanto gostava. Mas não tinha a capacidade de manobra das Gemini americanas. Estas eram capazes de mudar sua órbita e encontrar (rendezvous).

sub urbano

Sim, as Gemini foram um projeto fantástico. Teve até estudos sobre uma “Lunar Gemini” que competiu no projeto Apollo e uma “Mars Gemini” onde um engenheiro (Dandrigge Cole) propôs que os Estados Unidos usassem a Gemini fosse utilizada para um flyby por Marte em um feito que chocaria os soviéticos.

Camargoer

Olá Andre. Concordo com você que a visão ideológica não pode cegar a visão do passado. A engenharia russa teve mais competência para desenvolver foguetes mais potentes que a V2 que os EUA. Ponto para os soviéticos.

André Sávio Craveiro Bueno

Essa capacidade das Gemini era propiciada pelos motores da cápsula e por possuir um radar. O primeiro encontro foi entre a Gemini 6A (Wally Schirra e Tom Stafford) e Gemini 7 (Frank Borman e James Lovell).
A técnica era vital para que os voos Apollo acontecessem. Tanto quanto a acoplagem. Em algumas missões Gemini usaram um veículo alvo denominado Agena.

André Sávio Craveiro Bueno

Dois comentários meus, anteriores a esse acima, e que introduzem ao assunto não aparecem.

groosp

A URSS só colocava mulheres em seus quadros para quebrar recordes e ou obter a marca de “primeira mulher” a fazer qualquer coisa. Não tinham mulheres nos quadros comuns. Pura propaganda.

Camargoer

Olá Groosp. A URSS colocava homens e mulheres para atuar nas mesmas funções por causa da ideia de igualdade que fundamentação o socialismo soviético. Se havia uma ideia de propaganda era em direção da imagem de igualdade.

Camargoer

Olá Sub. Já existem A29 made in us. Da tempo da FAB adquirir alguns para repor perdas.

Rodrigo Martins Ferreira

E na Rússia a lei permite bater na esposa, desde que não mate..

Bem adiantado um lugar destes… pqp

Camargoer

Caro Rodrigo. Entendo que a Rússia foi por muito tempo a principal república soviética, mas parece-me um erro usar as duas como sinônimos. Pode gerar uma confusão aos mais novos que desconhecem o que foi a guerra fria. Sobre o dispositivo legal citado, se eu achar algo sobre ele farei um comentário.

Camargoer

Olá Rodrigo. Obrigado por chamar a atenção para o problema da violência doméstica na Russia. Pelo que apurei, a legislação russa não tem uma lei sobre violência doméstica (algo parecido á Lei Maria de Penha no Brasil) nem considera a violência doméstica como um agravante na lei que trata sobre lesão corporal (a lei brasileira considera lesão contra uma pessoa com quem conviva ou tenha convido um agravante). Há um problema com as autoridade policiais russas que dão pouca atenção aos casos de violência doméstica (algo que também ocorre no Brasil nas delegacias comuns, o que obrigou ao Estado crias… Read more »

Fabio Araujo

Parabéns a tenente e a FAB, ambos vão ganhar muito com isso!

Nilton L Junior

Vamos ver quando teremos uma instrutora no J-39

Camargoer

Olá Nilton. De fato o F39 poderá mudar muita coisa na FAB. Acho que será comum vermos mulheres, negros, mulheres negras, nikeis e até mulçumanos ou judeus pilotando esses caças. Também espero ver mulheres competente de brigadeiro. A MB já teve mulheres com patente de almirante. O EB e.a FAB estão disputando quem não será a última força a promover mulheres as patentes máximas.

groosp

Parece jovem. Menos de 30 anos? Sempre que penso em instrutores, penso em pessoas mais velhas mas parece que a regra dos instrutores, tanto homens quanto mulheres, é ser jovem.

Rinaldo Nery

O aviador é promovido a Capitão em torno dos 31 anos de idade.

MFB

Enquanto a mulher citada da uma lição de força E persistência para conquistar seus objetivos, podemos ver aqui nos comentários alguns fracassados machistas destilando veneno. Nao conseguem nem dar instrução de cg150 mas nao perdem a chance de escrever asneiras.

Delfim

Eu vejo que as mulheres enxergam as coisas de forma diferente dos homens, de forma mais racional, telúrica. Elas enxergam meios e conceitos como recursos. O feminismo é um recurso, homens, também. Conheci mulheres que batalharam estudo e trabalho, mas ao conhecerem homens com $tatu$ abdicaram em torno de “situação”.
Poucas são as que acreditam realmente em ideais, a pouco de cometer sacrifícios, isso é considerado para elas “tóxico”, mas isto acaba sendo a vantagem masculina na disputa de poder.

Camargoer

Olá Delfin. A primeira coisa séria lembrar que dados estatísticos mostram uma visão geral e uma ideia probabilística. Seria um erro tentar encaixar todas as mulheres nos dados médios. Há um valor médio mas com uma variação para cima e para baixo em torno da média. Se média de altura são 1m70 seria comum encontrarmos pessoas com 1m,75 e 1m65… Outro erro e usar um caso limitado para avaliar a média (já que o correto seria o contrário). Uma pessoa pode ser vizinho de uma familia de atletas de basquetebol, e dizer que sua experiência do que o dado estatístico… Read more »

Rinaldo Nery

Corrigindo algumas asneiras que foram escritas acima, não faz muito tempo que o CFOAV abriu vaga para mulheres. A maioria, simplesmente NÃO QUIS ser movimentada para a AFA. Simples assim. A Juliana, salvo melhor juízo, foi a única. Se há outras, talvez quiseram permanecer no T-25. Nas Forças Armadas o único critério de diferenciação chama-se MERITOCRACIA. Não importa se é homem, mulher, branco, negro, asiático, gay (sim, há gays nas Forças Armadas). O único erro foi reservar vagas para candidatos do sexo feminino. As vagas devem ser direcionadas ao CFOAV! Quem passar passou, homem ou mulher. E, não há qualquer… Read more »

Leonardo Guerreiro

Os exames de admissão de mulheres ao serviço militar são mais brandos; só espero que os exames de seleção de seleção para instrução de vôo, também não sejam mais brandos para mulheres.
O melhor deve ocupar o cargo, independentemente de ser negro, branco, mulher, homem, periquito, papagaio…

mendonça

eu acho que o serviço militar obrigatório deveria ser tambem as mulheres ,pois são tão capazes ou até melhores do que certos homens.
um exemplo disso ,vejo mulheres conduzindo onibus no transporte publico,dirigem melhor do que homens.

Camargoer

Olá Mendonça. Temos colegas que defendem o fim do serviço militar obrigatório, devendo ser apenas voluntário. Já vi um general do EB defendendo o serviço obrigatório para evitar um viés no perfil do soldado que não representaria a sociedade, mas esse mesmo general também disse que devido o excesso de contingente, os 100 mil convocados anualmente são praticamente todos voluntários. Contudo, concordo que para muitas tarefas, a questão do gênero é neutra. Geralmente, a habilidade individual é mais importante, sem que isso signifique que homens e mulheres são iguais. Não são. Isso significa que as diferenças entre duas pessoas (independente… Read more »

Marcilio

T27 é instrução básica . A instrução primária é o T25