USAF instala carabina nos assentos ejetáveis dos seus caças

51

A Força Aérea dos EUA (USAF) recebeu recentemente o primeiro lote da carabina M4 projetada e adaptada para ser transportada nos assentos de ejeção tipo ACES II das aeronaves de caça e ataque. Veja mais detalhes dessa matéria no blog das Forças Terrestres.

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Uma boa ideia, se o piloto sobreviver ao abate e a ejeção com uma pistola ( que todo piloto costuma levar ) e uma carabina vão aumentar a chance de se defender e não ser capturado até ser resgatado se cair numa área hostil!

Alexandre Esteves

Precisam também atualizar a doutrina C-SAR. Se resgatar um piloto abatido, armado de pistola 9 mm, já é complicado – imaginem armado de carabina!

Sérgio Luís

Demorou até demais!!
Tem situação mais digna do que morrer lutando!?!

Lúcio Sátiro

Ele não afirmou isso, ele disse, com muita razão, que uma morte sem luta é uma morte indigna de um verdadeiro guerreiro. Se é para morrer, que se morra lutando, em combate, essa é a morte digna de um combatente.

Daniel Ricardo Alves

E vc acha que morrer apodrecido e comido por lepra foi algo digno? Que estranho . . .

Sérgio Luís

Roberto,
Vc precisa primeiro saber interpretar o que lê!!

Bille

Água e comida é um contexto de paz, na amazônia. Há relatos de pilotos de Apache no Iraque/Afeganistão que tiraram as rações pra colocar mais munição, pois caso abatidos, aumentariam a chance de durar até o resgate. Tudo depende do contexto.

Leandro Costa

O problema, de novo, é o contexto, Roberto. É bom lembrar de onde as aeronaves americanas andam operando com mais intensidade, e lembrar o que fizeram com alguns pilotos abatidos nessas regiões. Para muitos é preferível lutar até a última munição e ser morto em combate do que ser queimado vivo ou ser decapitado em transmissão ao vivo para seus familiares assistirem horrorizados.

Olhando por esse lado, a arma não é uma má ideia.

Leandro Costa

Sim, é provável que a captura aconteça sim. Porém não há mal algum em dar mais opções ao piloto e ele vai ter que julgar qual é o melhor à fazer devido às condições nas quais ele se encontra. Como sempre foi…

Bosco

No sobrevivencialismo tem a regra dos 4 quatros.
Uma pessoa morre em 4…
minutos sem ar;
horas sem proteção térmica;
dias sem água;
semanas sem comida.

*O que um piloto tem que ter além de armas para sua proteção é uma boa faca.

Silvano

Depende do local.

marcelo baptista

Poggio, 7 dias? Acho que é menos que isso, entre 3 e 5 dias.
Só se com treinamento de para aguentar mais, é isto?

JOAO VICTOR BUENO SOARES

Lembro me recentemente do piloto do SU-25 que morreu bravamente na Síria em combate em solo apos ter sua aeronave abatida!

Clésio Luiz

Hoje em dia acho que isso não rola mais. Ou você se esconde e passa desapercebido (como aconteceu com aquele piloto de F-117 abatido sobre a Iugoslávia) ou foge antes das patrulhas chegarem na área da ejeção. Lutar é garantia de perder a vida. Sinceramente não vejo um piloto, da nacionalidade que for, sobrevivendo a uma troca de tiros contra 5 ou 8 soldados inimigos. Nas últimas ejeções ocorridas na Síria, os pilotos estava recebendo tiro inimigo ainda descendo de para-quedas. A ideia de um piloto resistindo a um assalto inimigo é, para mim, apenas contos de propaganda militar para… Read more »

Leandro Costa

Tem um cara, cujo nome infelizmente eu não lembro, mas salvo engano era EWO de um B-52 abatido nos arredores de Hanói durante a Linebacker II no final de 1972. Como foi abatido à noite, ele conseguiu descer em segurança e esconder o pára-quedas e à si mesmo, evitando a captura. Acho que ficou coisa de 5 dias nos arredores de onde foi abatido, escondido em uma pequena colina e à noite ele tentava sair em busca de víveres, inclusive água nos arrozais que estavam logo adiante dele. Nem tentou seguir à pé para qualquer outro lugar porque estava MUITO… Read more »

Aurio

Entre ser queimado vivo ou afogado prefiro trocar tiro contra 50

Augusto Mota

Concordo plenamente com o Clésio. E na minha analogia piloto combatendo é como goleiro querendo sair jogando, não rola, perde a bola e toma gol, goleiro não foi feito pra driblar, assim como piloto não sabe combater, pode saber alguma coisinha básica em teoria, mas a prática é zero.

Justin Case

Olá, amigos. Pilotos que se ejetam de aviões de combate não podem ser abatidos no ar. Assim que pousam, devem ter oportunidade de se render. Isso não vale para os paraquedistas combatentes. Se o piloto estiver armado, talvez isso possa ser interpretado como “paraquedista de combate”. Convenção de Genebra: Article 42 – Occupants of aircraft 1. No person parachuting from an aircraft in distress shall be made the object of attack during his descent. 2. Upon reaching the ground in territory controlled by an adverse Party, a person who has parachuted from an aircraft in distress shall be given an… Read more »

Silvano

E desde quando a Convenção de Genebra é respeitada? Um piloto descendo de paraquedas é um excelente ‘alvo de treinamento’ para os soldados em terra. Infelizmente é assim.

Clésio Luiz

Imagino que você tenha lido o “Senta a Pua” Roberto. Tem o caso de um dos pilotos da FAB que saltou de paraquedas muito baixo, pousou no telhado de um estábulo e quebrou ambas as pernas. Dois soldados (ou milicianos do norte, não lembro) queriam matá-lo, mas um oficial alemão impediu e o encaminhou ao hospital de campanha da Wehrmacht. Lá, em cima de uma cadeira de rodas, acabou recebendo do oficial médico alemão uma pistola e a missão de resguardar a vida de soldados alemães que não podiam ser movidos na evacuação do hospital, por causa do avanço dos… Read more »

Clésio Luiz

Pois é Justin, contra forças profissionais você pode esperar um tratamento duro porém “dentro das regras”. Acho que essa atitude da USAF é uma reação aos acontecimentos na Síria, onde o negócio desceu ao nível do barbarismo. No Vietnã mesmo pilotos já eram mortos pela população civil, o que curiosamente levou o Vietnã do Norte a ameaçar agricultores de represália, caso pelo menos UM dos pilotos não fosse entregue vivo. Afinal, eram fonte de informação e moedas de barganha nas negociações. Mas o detalhe é que os agricultores levaram o “UM” a sério, então só eram obrigados a entregar apenas… Read more »

Rafael Cordeiro

A pergunta que fica é: Os combatentes do Estado Islâmico conhecem e respeitam a Convenção de Genebra?

Sinceramente eu não gostaria de ser o piloto responsável por fazer essa pergunta pessoalmente e principalmente se eu tivesse acabado de passar jogando bombas sobre eles. Nesse caso, gostaria de ter essa carabina no meu kit, pois ser capturado vivo pelos mesmos não seria uma opção para mim. Faria o máximo pra levar o maior número de combatentes possível pra vala junto comigo.

Leandro Costa

“…unless it is apparent that he is engaging in a hostile act.”

Acho que é bem simples o piloto ou não montar a arma, ou simplesmente jogá-la fora para ser caracterizado como person NOT engaging in a hostile act, como já aconteceram inúmeras vezes.

Infelizmente nem todo mundo é signatário ou até se importam com a Convenção de Genebra.

Rafael Oliveira

Essa regra não faz nenhum sentido.
Um piloto pode soltar uma bomba um míssil em um soldado ou civil indefeso no solo. Mas se ele estiver pousando de para-quedas não pode ser alvejado pelos demais, pois está indefeso.
De qualquer forma, como toda regra, acaba sendo violada.

Rafael Oliveira

Eu me referia a atacar os soldados com aviões. Um sentinela é irrelevante contra um ataque aéreo.
PS1: pressupondo a inexistência de defesa antiaérea, o que é a regra em países subdesenvolvidos.
PS2: o ataque dos EUA que matou o general iraniano foi criminoso? Ou ele estava dentro de combate?

Leandro Costa

Rafael, assim, sendo bem chato, acho que nenhum piloto que se preze iria gastar munições contra apenas um sentinela à menos que exista algum propósito muito forte por trás dessa ação, o que normalmente não é o caso. Se esse sentinela guarda algum tipo de instalação importante, é mais provável que o piloto concentre suas atenções em destruir a instalação em si, certo? E se for uma instalação importante, é de se supor que haveria algum tipo de defesa anti-aérea. Ataques de aeronaves contra soldados geralmente ocorrem durante ações de apoio aéreo aproximado, por motivos óbvios, e ataques de interdição,… Read more »

Rafael Oliveira

Leandro, O ataque não seria apenas contra um sentinela, mas contra as tropas que ele “resguardava”. Um acampamento ou um quartei desprotegido. Em países subdesenvolvidos é comum essas instalações não possuírem defesa antiaérea. Usei sentinela no sentido dele ser incapaz de frustrar o ataque, refutando o argumento do Roberto de que se tem um sentinela eles estão em combate. Reitero. Para mim são alvos válidos e podem ser atacados. O que eu acho bizarro é quererem proibir de atacar os pilotos. O piloto passa jogando napalm em tropas militares e aldeias vietnamitas aí tem algum problema, cai e a população… Read more »

Leandro Costa

Rafael, existe uma diferença entre soldados alojados em um acampamento ou quartel aguardando ordens. Esses soldados estão sendo bem alimentados, sendo treinados, equipados e podem estar estudando a melhor forma de serem usados como ferramentas de combate em algum local que possa lhes dar vantagem, e portanto são alvos legítimos, mesmo que estivessem dormindo em seus alojamentos. Da mesma forma que, uma vez que esses soldados entrassem em combate e por algum motivo de combate, seja por artilharia, morteiros, metralha, falta de munição ou o que fosse, tivesse seus equipamentos inutilizado e estivesse cercado e à mercê do inimigo, a… Read more »

Rafael Oliveira

Por que atacar um soldado é sempre lícito (mesmo que ele esteja indefeso diante do ataque) e atacar um piloto em seu paraquedas não é lícito?
A vida do soldado vale menos que a do piloto (oficial)?
Percebe a contradição?
Se o piloto está em piores condições de se defender é problema dele e não dos soldados em solo. No avião ele tinha grande vantagem. No paraquedas, grande desvantagem. Um dia é da caça. Outro do caçador.
Um inimigo dever ser sempre um alvo válido numa guerra.

Rafael Oliveira

Um piloto de paraquedas não é o mesmo que um prisioneiro. Ele está em combate, ainda que momentaneamente em desvantagem. Carrega arma(s), chama o C-SAR e, se salvo, pode voltar atacar com outro avião. Ou seja, não está rendido e nem indefeso, assim como um soldado em solo contra um avião não está (ou os dois estão indefesos ou não estão; senão você está usando dois pesos e duas medidas). Enfim, sua comparação com um prisioneiro rendido e desarmado é inválida. Como você bem disse, o objetivo da guerra é vencer. Se você fala: pilotos, podem me bombardear a vontade,… Read more »

Thiago

Roberto, a ação não possui legitimidade e não existia a prévia autorização das autoridades iraquianas. Pode-se concordar ou discordar, mas enxergar legitimidade naquela ação é complicado. Logo depois do acontecimento o parlamento iraquiano aprovou e pediu o retiro das tropas norte-americanas, justamente pela grave violação de soberania sofrida, onde cidadãos iraquianos perderam a vida. Os yankees não apenas se recusaram mas ameaçaram até represálias.

Leandro Costa

Thiago, a ação foi perfeitamente legítima contra um alvo militar (liderança é alvo legítimo). Se estava em solo Iraquiano, azar o dos Iraquianos. Não deveriam ter perdido a guerra. E sim, é simples assim. Teatro de operações é assim mesmo.

Helio #lula tá preso

O piloto russo q se mato com a própria granada na Síria deve discorda de vc ,

Joe Leite

Morrer de sede com 2 dias na floresta amazônica? Já deu pra perceber que você só conhece a maior região do seu país pela TV!

Bosco

Joe,
Beber água contaminada é pior do que ficar sem beber. Mata mais rápido por desidratação devido à diarreia e vômitos. Na Amazônia realmente tem muita água… contaminada.
Água não contaminada só direto da chuva ou de alguns cipós. A água coletada de fontes ou do rio precisa ser filtrada e purificada (Sol, iodo, cloro, fervura).

Clésio Luiz

Lembrei do making-off do filme Platoon, onde eles relatam o treinamento de 1 semana que os atores receberam de um consultor ex-militar (curiosamente o general que aparece no final ordenando o ataque aéreo).

Eles se embrenharam na mata (nas Filipinas, de clima semelhante à Amazônia) e tiveram de fazer atividades típicas de soldado, como cavar trincheiras e montar acampamento.

Uma coisa que era proibido era beber água dos riachos, coisa que um dos atores fez, só para depois descobrir que tinha um suíno morto DENTRO do riacho, uma centena de metros antes de onde ele bebeu a água…

Nei

Boa tarde pessoal. Bosco, comentário perfeito. Já participei em diversas operações simuladas com profissionais da área de sobrevivência em mata fechada. Vou dizer, não é fácil. Você só continua porque é obrigado a sobreviver mesmo, mas é cansativo ao extremo. Fome, sede, dores no corpo, calor, insetos (olha é de ficar maluco), mas a esperança e fé de sempre conseguir sair de lá. O problema é que nesse caso da aviação, uma ejeção nem sempre você sai ileso, mesmo sendo feita antes de um míssil ou tiro atingir a aeronave, pois o local de pouso pode ter árvores e conseguir… Read more »

EdcarlosPrudente

Olá, sou nascido, criado e moro na Amazônia, bem no interior mesmo. Eu já passei situações de sede, não mais que 24H, cercado de água. Era período de chuvas e as estradas estavam intrafegáveis. Beber agua de empossada e suja não é uma boa ideia, o resultado pode ser mais doloroso e mortal que uma simples sede. Agora uma coisa eu garanto, um dia de sede é muito doído!

Saudações!

Marcão

Trabalho na amazonia, sou extensionista rural, presto assistencia a castanheiros a até 5 dias subindo o rio Maraca, nunca levei agua, 200 ml de hipoclorito e vc passa 3 meses na mata, se não tiver paciencia, 2 dias de diarreia e pronto, se quiser ser cuidadoso, faz um buraco ao lado do rio.
O que mata na amazonia não é onça, se vc se livrar de cobras e outros peçonhentos vai sofrer e morrer por conta de carapana, pium, pernilongo, tucandeira, e outros, insetos que ninguem se preocupa mas eles te levam ao desespero em 3 dias.

EdcarlosPrudente

Olá amigo Marcão, receita caseira para repelente, cravo da índia, óleo mineral e álcool. Esse é o melhor repelente de insetos testado e aprovado. É só colocar o cravo no álcool para extrair a essência depois misturar com o óleo mineral.

Saudações!

Valgo

E o Luladrao entregou o Brasil prá família ficar+rica, né? O maior Raton das Américas!;!

JuggerBR

Curiosidade, qual o kit da FAB? Imagino que seja voltado à sobrevivência, com ração e um equipamento de comunicação, faca, primeiros socorros e no máximo uma pistola pra eventual ataque de vida selvagem.
Quem souber, responda, por favor.

Rafael Oliveira

Meu palpite:
Deve ter uma Pistola Taurus modelo 92, uma faca Tramontina, um sinalizador, água desmineralizada, jujubas e mais alguma coisa.

nonato

Dúvida:
O piloto chega no solo grudado no assento?
Ou o assento cai separado?
O
No chão, o piloto terá de procurar o assento pra encontrar a carabina?

Guilherme Poggio

Nonato, poucos segundos após a ejeção da aeronave o piloto se separa do assento ejetor e o paraquedas é acionado. Ele chega ao solo separado do assento.

Justin Case

Olá, Nonato.
O sistema mais comum prevê que o piloto seja separado da cadeira ao abrir o paraquedas principal. Ainda assim permanecerá conectado a seu kit de sobrevivência (selva, mar, misto ou especial) por uma fita com alguns metros de comprimento. Ele pode continuar assim, desconectar esse kit ou tentar puxá-lo para si durante a descida de paraquedas.
Abraço,
Justin

Ilan

É muito importante, eu não dispensaria uma M4. Só quem já passou por algo sabe.