Ocorreu ontem a primeira cerimônia de voo do F-16 A/B Block 15 OCU da Força Aérea da Indonésia (TNIAU), depois de passar pelos programas/atualizações do Falcon STAR e eMLU.

Essas atualizações foram realizadas localmente na Base Aérea de Iswahjudi pelo 42nd Technical Sq e pela empresa Dirgantara Indonesia, supervisionados pela Lockheed Martin.

O Falcon STAR (STructural Augmentation Roadmap) é um programa para reparar e substituir componentes críticos da estrutura da aeronave em todas as aeronaves F-16A/B/C/D.

Como o Falcon UP, o Falcon STAR visa garantir uma vida útil de 8.000 horas, mas é baseado em estatísticas de uso operacional mais recentes.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JuggerBR

Apesar da reforma seguem sendo versões A/B. Ou seja, bem defasadas em relações a uma versão V, por exemplo…

Adriano Luchiari

Boa opção da Força Aérea da Indonésia o up-grade dos seus F-16. Com mais de 4.600 unidades produzidas, a “víbora” é provavelmente o caça de maior sucesso da história. Verdadeiro multi-role, é a única aeronave capaz de empregar todas as armas do arsenal da USAF.

EduardoSP

Maior sucesso da história dos caças de quarta geração. Há vários outros caças com produção superior à do F-16. Se incluirmos a II GM então, a lista aumenta muito.

Tiger 777

A pergunta é se ele consegue parar os caças Chineses???

J R

Mas nesse padrão de eletrônica não agregam muita coisa…

J R

Pra transformar esses A/B no padrão Viper (que é o único que se aproxima do E/F) vai muito dinheiro heim…

Guilherme Poggio

Só dinheiro não faz milagre. Essa primeira geração do F-16 (A/B Block 15 OCU) é muito limitada. Não pode ser atualizada no mesmo padrão das versões mais recentes.

Mauricio R.

O que será que está doendo mais, no cotovelo:

A reforma sendo feita com ToT da LM, ou o fato de serem F-16A/B Block 15 OCU e não F-5E????

sergio ribamar ferreira

Sr Maurício. Disse tudo. Grande abraço.

Leandro Costa

Se o Brasil estivesse localizado aonde Singapura está, os EUA já teriam feito ofertas muito, mas muito mais generosas para nos fornecer equipamentos militares de ponta à um precinho bem camarada.

MadMax666

E tem mais. Na epoca que venderam F-16 para Indonesia, Venezuela e Paquistao, ninguem imaginava que o caca seria o sucesso que virou. Provavelmente acharam que estavam vendendo o novo F-5 para aliados de 2a linha.

sergio ribamar ferreira

Sr. Terapode . A pedra é o F16 e continuará sendo uma grande pedra. Grande abraço. Desculpe o incômodo.