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737 MAX: Boeing encontra detritos em tanques de combustível das asas

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Na mais recente de uma série de problemas de controle de qualidade, a Boeing descobriu detritos que os mecânicos deixaram dentro dos tanques de combustível da asa de vários 737 MAXs não entregues durante o processo de montagem da aeronave.

A Boeing ordenou inspeções de todos os MAX não entregues, dos quais cerca de 400 estão armazenados em vários locais.

Com relação aos 385 MAX adicionais que foram entregues aos clientes, mas estão “groundeados” por quase um ano e estacionados em aeroportos de todo o mundo, o porta-voz da empresa, Bernard Choi, disse que a Boeing está recomendando inspeções para os aviões que estão em armazenamento há mais de um ano. “Ainda não foi decidido se vamos inspecionar o resto” da frota MAX entregue, acrescentou. “Obviamente, faremos o que é certo pela segurança”.

Mark Jenks, vice-presidente e gerente geral do programa 737 e sua linha de montagem de Renton, enviou uma mensagem para todos os funcionários que trabalham no 737 na terça-feira, descrevendo uma série de ações para lidar com o problema do que é referido no setor de aviação como “Foreign Object Debris” ou FOD.

“O FOD é absolutamente inaceitável”, disse sua mensagem. “Precisamos de toda a nossa equipe para fazer disso uma prioridade.”

O porta-voz da Boeing, Chaz Bickers, disse que, embora a Boeing agora deva inspecionar todos os MAX armazenados em busca de detritos semelhantes, “não achamos que isso mude nosso cronograma para o retorno do MAX ao serviço” até o meio do verão.

FONTE: The Seattle Times

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paulo cesar
paulo cesar
4 meses atrás

Que coisa.
Este projeto coleciona uma sucessão de problemas, alguns bem graves.
Mas detritos no tanque, vindos da fábrica…
Algo aconteceu no processo de controle de qualidade da Boeing, e estas notícias só estão massacrando a imagem da empresa.
Fora o prejuízo.
Triste.

Teropode
Reply to  paulo cesar
4 meses atrás

É só entrgar este setor para os caras da Embraer , a Boeing carece de mao de obra , os melhores estão no setor militar .

Washington Menezes
Washington Menezes
Reply to  Teropode
4 meses atrás

Mas pelo jeito não estão na LM.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  paulo cesar
4 meses atrás

Surgiu uma reportagem alguns meses atrás de que a culpa da queda da Boeing, seria de executivos herdados da compra da McDonnel Douglas. Numa tentativa de “modernizar” a administração da empresa e obviamente aumentar lucros, cortes de custos foram implementados por todo lado. O resultado está aí.

E diga-se de passagem, esses problema de controle de qualidade não estão limitados às aeronaves civis. A linha de produção do F-15 e F-18 também foram atingidas por sérios problemas de qualidade. Graças a Deus que o SH não levou o F-X2 e nos livrou daquela bomba.

Manock
Manock
Reply to  Clésio Luiz
4 meses atrás

Esse Deus aí podia ter ajudado só um pouquinho mais e impedido que eles tivessem levado a Embraer também… 🙁

Pedro
Pedro
Reply to  Clésio Luiz
4 meses atrás

Estão usando isso como desculpa. A realidade é que tudo que hoje é produzido no mundo tem um controle de qualidade inferior e esta mais suscetível a problemas. Se olharmos para os carros, notem que montadoras que jamais tiveram problemas, ou que eram poucos, hj colecionam problemas em projetos ou de qualidade (BMW, VW, Toyota e MB, isso é para vcs!). Isso esta muito ligado a busca incessável e também necessidade reinante no mundo atual por balanços de resultados, que virou a demanda numero 1 das empresas. Hoje nao se produz produtos para venda e sim se produz balanços para… Read more »

Junior
Junior
Reply to  Pedro
4 meses atrás

Isso tem muito que ver com os novos “donos” dessas empresas, eu já falei aqui, são esses fundos que ninguém sabe quem são os donos, que cobram lucros trimestrais absurdos e fora da realidade, o foco das empresas agora são cortes de custos e alta produtividade. O cuidado com a qualidade do produto foi posto como uma prioridade secundaria, o importante para os gerentes e trabalhadores é bater a meta trimestral, seja ela produtiva seja ela econômica, vi uma vez um repórter perguntando ao Elon Musk se ele não colocaria a Spacex na bolsa, ele disse de jeito nenhum, se… Read more »

Sergio Cintra
Sergio Cintra
Reply to  Pedro
4 meses atrás

No final dos anos 80,criou-se uma mística onde cada funcionário de empresa deveria gerar “x” Us$ de acordo com o ramo de negócio que estava envolvida. Isso veio de uma tese japonesa de eficiência e eficácia, tanto vendida aos 4 ventos e abraçada globalmente. Em cima disso as empresas começaram a fazer um rapa no pessoal indireto, automações sobre os diretos e racionalizações nos processos e procedimentos produtivos. Foram em busca da Qualidade Total e fornecimentos garantidos diretos nos abastecimentos das linhas. Uma das causas desse processo foi a redução e a eliminação do Controle de Qualidade dos recebimentos dos… Read more »

EVERTON SBRISSE
EVERTON SBRISSE
Reply to  Pedro
4 meses atrás

Pedro, isso e relativo, pois antigamente saia produtos com qualidade duvidosa, fabricava se e não se preocupava com o pós venda, hoje não, os fabricantes tem que acompanhar seus produtos por muito tempo, fazendo recall se necessário.

SPQR
SPQR
Reply to  Pedro
4 meses atrás

Sem contar que estão contratando não mais com base na capacitação profissional e no mérito do candidato, mas com base em cotas de diversidade. Sou a favor de maiores oportunidades, mas estão exagerando.

Cesar
Cesar
Reply to  Pedro
4 meses atrás

VW com qualidade?
Para vai. Agora fala sério.
Tiveram que trocar mais de 450 mil motores por especificação errada do óleo. Todo mundo reclama de barulhos no Polo e Virtus, água entra pelo porta-malas do Virtus e água do radiador derrama nos pés do carona e para fechar com chave de ouro: O T-Cross saiu com o eixo traseiro trincado.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Clésio Luiz
4 meses atrás

O negócio entre MD e Boeing ocorreu tem vinte e cinco anos atrás. A não ser eventuais adolescentes, todos já se aposentaram.
Quanto a problemas em aeronaves militares, todos derivados da MD.

EVERTON SBRISSE
EVERTON SBRISSE
Reply to  Clésio Luiz
4 meses atrás

Clésio, é uma possibilidade, em épocas de corte de gasto o primeiro setor atingido é a qualidade, infelizmente os executivos e diretores pensam que essa areá é dispensável. Tenho um amigo que presta serviço de consultoria, com a chegada da crise, ele perdeu vários clientes, era sempre a mesma resposta coisa, que não ia precisar do serviço pois tinha que cortar gasto.

nonato
nonato
Reply to  paulo cesar
4 meses atrás

Sabotagem?

Eduardo de Castro
Eduardo de Castro
Reply to  paulo cesar
4 meses atrás

Em breve, vamos ter uma matéria com o título “Boeing encontras resíduos de 737-MAX em suas linhas de montagem”.

Jota Ká
Jota Ká
Reply to  paulo cesar
4 meses atrás

Os kc-46 tiveram problemas semelhantes.

Pedro
Pedro
4 meses atrás

O F-35 da aviação civil!

Marcos10
Marcos10
4 meses atrás

Isso aí tá com cara de sabotagem.

André Sávio Craveiro Bueno
André Sávio Craveiro Bueno
Reply to  Marcos10
4 meses atrás

Não duvido, também pensei o mesmo.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Marcos10
4 meses atrás

Empresa enorme, produto complexo, corte de gastos, sobrecarga de trabalho, prazo apertando. A chance de besteira aumenta e elas acontecem.

Sabotagem é a hipótese mais improvável e se o controle de qualidade está bom ela é muito mais difícil de ocorrer.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
4 meses atrás

A Boeing precisa urgentemente fazer uma reestruturação na sua cadeia de produção, rever procedimentos, fornecedores, treinar melhor os funcionários e ter um melhor cuidado na revisão final.

JuggerBR
JuggerBR
4 meses atrás

Problema parecido ao relatado nos K-46 rejeitados pela USAF.
Difícil acreditar que essa empresa é uma das duas maiores empresas aéreas do mundo.
As maiores dificuldades pra ela são internas, e não a concorrência, como é comum em qualquer outra empresa mundo afora…

Daniel
Daniel
4 meses atrás

De um problema surgiram outros, seria falha no controle de qualidade da Boeing?
Até que ponto podemos colocar nossos bumbuns nos assentos dos outros aviões da empresa e voar com tranquilidade?

Gustavo
Gustavo
4 meses atrás

Rapaz…. que coisa! Deveriam ter parado a linha de produção lá atrás. Imagina agora arrumarem todos…

Antoniokings
Antoniokings
4 meses atrás

E a Being se orgulhava de bater constantemente recordes de produção.
A esse preço.
Agora sabemos, com péssimo controle de qualidade.

Aêdo Rocha
Aêdo Rocha
Reply to  Antoniokings
4 meses atrás

Gostaria de conhecer seu conhecimento sobre controle de qualidade usados na manufatura de aeronaves, eu com 20 anos de experiência sei pouco.
Antes de comentários infundados que sou isso ou aquilo eu prefiro Airbus.

Joli Le Chat
Joli Le Chat
Reply to  Antoniokings
4 meses atrás

Esse avião é provavelmente o que mais voa no mundo há vários anos. Essa falha de detritos no tanque já não deveria ter surgido? Ou outra com causa raiz em controle de qualidade?

Fernando EMB
Fernando EMB
4 meses atrás

Este tipo de problema ocorre com todos os fabricantes. Como não se sabe nada sobre qual era o resíduo ou sua quantidade, então pode se supor qualquer coisa. Mas uma coisa é certa… Quando se está sobre a lupa do mundo, seus erros são todos graves e são só seus… Mesmo que todos os outros fabricantes também tenham os mesmos erros. O processo produtivo de uma aeronave é muito “sujo”… Resíduos dos processos são sempre encontrados. Trabalhei com manutenção de aeronaves, Boeing, Airbus e MD… em todas encontrei resíduos de processos de manufatura que, na teoria, não deveriam estar lá.… Read more »

Aêdo Rocha
Aêdo Rocha
Reply to  Fernando EMB
4 meses atrás

Concordo 100%, isto é fato independente do fabricante. Pode acontecer durante a produção e durante a vida útil da aeronave quando passa por manutenção. Os sistemas de qualidade são bons mas não são perfeitos, onde há a mão humana pode haver erro. Onde eu assino meu velho?

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Fernando EMB
4 meses atrás

Lembrei de uma reportagem sobre o Lynx na Marinha Brasileira. Aparelho de origem britânica fabricado pela Westland. Um oficial tinha dito que, ao fazer o recebimento da aeronave, foram encontrados vários detritos oriundos do processo de fabricação. Na época eu não liguei muito, até porque a fama da qualidade de fabricação britânica 20/30 anos atrás não era das melhores (veículos Leyland… parte elétrica Lucas “Prince of Darkness”), mas agora com esses problemas da Boeing acabei lembrando que isso não é algo novo. Mas também não serve de desculpa. Se a Boeing está sendo malhada agora, os concorrentes que se mexam,… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Clésio Luiz
4 meses atrás

Clesio, por acaso essa reportagem não foi na Revista Força Aérea sobre a chegada dos Lynx em 1978? Me lembro de um depoimento que durante uma chuva forte entrava água a beça na cabine, com goteiras em cima dos trupulantes.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Marcelo Andrade
4 meses atrás

Foi sim Marcelo. Mas faz muito tempo que li, não lembro dos detalhes.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Clésio Luiz
4 meses atrás

Veículos Rolls-Royce, Jaguar, Aston-Martin, Land-Rover, etc …

Aêdo Rocha
Aêdo Rocha
4 meses atrás

A pergunta é: o que foi encontrado? onde exatamente? qual a quantidade? “dentro do tanque” é muito vago. O fato de ser avião novo ajuda a achar o problema pois não passou por mais empresas, como as MRO. Fácil fácil achar o “step” onde houve a falha.

pgusmão
pgusmão
4 meses atrás

Nunca imaginei que veria isso, a Boeing com problemas de detritos deixados por seus mecânicos dentro dos aviões, que controle de qualidade é esse???

ROBERTO CAMPOS FREIRE
ROBERTO CAMPOS FREIRE
4 meses atrás

Tá difícil defender a Boeing com esse projeto! Esta destruindo a reputação dela e do 737 ao mesmo tempo!

José
José
4 meses atrás

Já trabalhei em muitas empresas grandes e vi pessoalmente pessoas e setores sendo culpados por decisões tomadas pelos “chefes” .
Mas isto é outro assunto
O que quero saber é se vcs têm alguma informação sobre o prejuízo desses aviões parados em relação às empresas
São bilhões de dólares parados no chão
As empresas recebem uma compensação da Boing?

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
4 meses atrás

Embraer dando um show de engenharia em cima da Boeing. Concordo com o ”Teropode”, entrega esse projeto para os caras da Embraer.

Luiz Floriano Alves
Luiz Floriano Alves
Reply to  Gustavo Henrique
4 meses atrás

Nas escolas de gerenciamento modernas, advindas da Qualidade Total ou de Excelência, não existe mais o departamento de Controle de Qualidade. Ford deve se revirar na tumba ao ouvir isso. Atualmente cada setor produtivo é seu próprio inspetor de qualidade. Isso reduz custos, mas tem o seu preço se for aplicado sem um gerenciamento de alto nível. Os padrões de desempenho dos produtos devem ser auditados para conferir as qualidades da produção. Acabar, simplesmente com o Quality Control Dept. não é a solução.

Jota Ká
Jota Ká
4 meses atrás

A solução para estes problemas está na Apple.
Transfere toda a manufatura para a China (mais barata e de melhor qualidade).
Nos Estados Unidos permanecem o desenvolvimento de projetos e pesquisas.
Bem simples! 😊